Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 21/8/2026 16:41

Boa tarde,

Relendo o artigo que partilhei á umas semanas em que considerava que a REN valeria entre os 4 - 4,30 euros concluo que o que escrevi estava certo. nos argumentos que utilizei. O Estado pagou 4,40 euros por cada acção na transação que veio a publico.

É interessante perceber que a REN está em tribunal em alguns diferendos contra o próprio estado, que é hoje accionista da REN.

Os juizes do constitucional deverão ter ficado confusos, Estado conta Estado!?

Existirá alguma agenda nesta matéria quando decide adquirir uma participação na REN? Abafar os diferendos.

Volto a partilhar o link do artigo publicado.
https://open.substack.com/pub/paulomart ... medium=ios

Disclaimer: Mantenho uma participação na REN que representa 3,5% da minha carteira.

Registado: 12/1/2008 0:35

por yaya » 20/8/2026 15:08

Montenegro admite que entrada do Estado na REN pode baixar fatura da luz

https://www.noticiasaominuto.com/econom ... ura-da-luz

Ou seja está preocupado com o preço da luz, mas em relação ao preço dos combustíveis é irrelevante.
Não sei se isto vai acontecer, dado que muitas das previsões deste governo, invariavelmente, resultam ao contrário.

Já desmentido

https://zap.aeiou.pt/montenegro-desment ... luz-760546
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet

Registado: 28/8/2013 22:19

por traderh » 19/8/2026 14:39

Kiko_463 Escreveu:Era mais inteligente o estado ir comprando por exemplo 2000 ações todos os dias num prazo de 1 ano. Ficava mais barato ao estado.
Um prêmio de 17% por uma pequena posição que não dá controlo nenhum, acho demasiado. O Governo deixou-se levar pelos espanhois.

2000 accoes por dia para chegar aos 91 milhões so no dia de santa Engrácia.

Registado: 10/6/2014 9:24

por Kiko_463 » 19/8/2026 12:55

Era mais inteligente o estado ir comprando por exemplo 2000 ações todos os dias num prazo de 1 ano. Ficava mais barato ao estado.
Um prêmio de 17% por uma pequena posição que não dá controlo nenhum, acho demasiado. O Governo deixou-se levar pelos espanhois.

Registado: 2/1/2024 11:03

por caganixo7 » 19/8/2026 12:17

Compraram a 4.10€???! Estamos entregues à bicharada!
Oxalá o tribunal chumbasse

Registado: 19/4/2018 17:10

por MarcoAntonio » 19/8/2026 11:37

Estado paga 380 milhões por 13,7% da REN, com prémio de 17% - Energia - Jornal de Negócios

Parpública vai pagar cerca de 55 milhões de euros acima do valor em bolsa da participação da Pontegadea à data do anúncio. Operação aguarda visto do Tribunal de Contas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rg7803 » 17/8/2026 14:19

Goya777 Escreveu:A quanto tinha entrado a Pontegadea? Pura curiosidade.

Tambem nao percebo bem a necessidade do Estado entrar, embora em Espanha penso que parte do capital da Redeia é publico. E funciona mal na mesma, basta ver caso do apagao...

2.35 em 2021 (12%)
depois comprou mais um pouco para fazer os tais 13.7%, a cerca 3.30
ou seja agora despachou a REN com um ganho próximo de 50%, fora os dividendos no período...não foi mau!
pessoalmente acho que o valor próximo de 4 que vimos uns meses atrás foi um "topo", não vejo racional a grandes subidas no horizonte, pelos motivos que já expliquei atrás....mas cada acredita no que quiser
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Goya777 » 17/8/2026 11:37

A quanto tinha entrado a Pontegadea? Pura curiosidade.

Tambem nao percebo bem a necessidade do Estado entrar, embora em Espanha penso que parte do capital da Redeia é publico. E funciona mal na mesma, basta ver caso do apagao...

Registado: 17/7/2014 22:33

por caganixo7 » 17/8/2026 10:53

Dragon56 Escreveu:
rg7803 Escreveu:A REN ao valor presente não é nenhum "saldo".

O Amancio Ortega, melhor dizendo a equipa de gestão dele, vendeu por um motivo muito simples. Eles não sabem se a REN vai subir/descer; o que eles sabem é que há melhor oportunidades de alocar o capital, e assim sendo executam essa prática.

O Estado Português compra por motivos distintos, Não é para criar mais valias naturalmente, Compram porque deter REN é deter algo estratégico para uma nação. Algo que provavelmente nunca devia ter sido vendido, e só o foi por pura necessidade e ausência alternativas.

Deter o quê? 13,7% ??? Nao brinquem comigo, amanhã na abertura vai tudo ao melhor preço..

Nem tanto ao mar nem tanto à serra...

por Dragon56 » 16/8/2026 22:29

rg7803 Escreveu:A REN ao valor presente não é nenhum "saldo".

O Amancio Ortega, melhor dizendo a equipa de gestão dele, vendeu por um motivo muito simples. Eles não sabem se a REN vai subir/descer; o que eles sabem é que há melhor oportunidades de alocar o capital, e assim sendo executam essa prática.

O Estado Português compra por motivos distintos, Não é para criar mais valias naturalmente, Compram porque deter REN é deter algo estratégico para uma nação. Algo que provavelmente nunca devia ter sido vendido, e só o foi por pura necessidade e ausência alternativas.

Deter o quê? 13,7% ??? Nao brinquem comigo, amanhã na abertura vai tudo ao melhor preço..

Registado: 28/5/2025 23:55

por rg7803 » 16/8/2026 21:44

A REN ao valor presente não é nenhum "saldo".

por carlosdsousa » 16/8/2026 21:35

carlosdsousa Escreveu:
Andre.pt Escreveu:...

Boas,
Mas essa "carteira" que falas não foi comprada fora de bolsa a outro accionista? Acho que o reflexo dessa transação é muito residual, e não directa.

Ola,

A forma como a "carteira" foi formada não sei...
A bolsa Portuguesa no que toca a notificações, alertas e avisos, não é muito famosa.
Não sei se vamos ficar a saber.

cumprimentos

Pequena pesquisa... estes 13,7% eram de Amancio Ortega. My bad :oops:

Registado: 4/6/2008 10:19

por Dragon56 » 16/8/2026 20:29

Boa tarde, só vim aqui para deixar uma pergumta à consideracao de todos os acionistas da Ren, como eu.
Se é assim tao bom investimento porque será que o Ortega vendeu????

Registado: 28/5/2025 23:55

por carlosdsousa » 16/8/2026 17:32

Andre.pt Escreveu:...

Boas,
Mas essa "carteira" que falas não foi comprada fora de bolsa a outro accionista? Acho que o reflexo dessa transação é muito residual, e não directa.

Ola,

A forma como a "carteira" foi formada não sei...
A bolsa Portuguesa no que toca a notificações, alertas e avisos, não é muito famosa.
Não sei se vamos ficar a saber.

cumprimentos

por Andre.pt » 16/8/2026 15:58

carlosdsousa Escreveu:Acho que percebo o que quis dizer. Esta recente valorização da ren, deve-se á formação desta carteira de 13,7%.
Se não for para aumentar esta carteira, isso vai-se refletir nas próximas sessões, onde haverá menos procura e alguns acionistas vão se desfazer da ren aproveitando a valorização que obtiveram nestes últimos tempos.

Boas,
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por carlosdsousa » 15/8/2026 20:01

BenjaminMartins Escreveu:Boa tarde,

Não compreendo essa relação.
A Parpublica adquiriu 13,7% do capital social. Não lhe confere o controlo.

Se a empresa continuar a aumentar os seus lucros e a aumentar os dividendos, é expectável que continue a valorizar-se no mercado.
...

Acho que percebo o que quis dizer. Esta recente valorização da ren, deve-se á formação desta carteira de 13,7%.
Se não for para aumentar esta carteira, isso vai-se refletir nas próximas sessões, onde haverá menos procura e alguns acionistas vão se desfazer da ren aproveitando a valorização que obtiveram nestes últimos tempos.

por BenjaminMartins » 15/8/2026 18:19

Acho que não devo ter sido o único a não compreender. Quando faço um comentário, gosto de fundamentar a minha tese para que o auditório perceba.

Concordo que com a REN não fiques rico mas também não ficas pobre. Aliás estou com rentabilidade bastante assinalável acima do PSI.
Para quem comprou a 2,17€ da ultima vez que veio a esses valores praticamente está a dobrar o capital o que não é nada mau.

rg7803 Escreveu:Obviamente era uma piada. Que tu não entendeste.
O Estado é pródigo em fazer maus negócios, é esse o historial. Comprar mal, vender pior. Daí a piada.

Mais a sério comprar Ren a 3,50 para mim não é entusiasmante. Melhor que a 4 obviamente. Porém não vejo esse potencial de valorização que pretendes ver. O negócio gás não irá crescer muito numa UE apostar na descarbonizacao. O negócio da distribuição de EE em MAT, que é o que a REN faz, também continuará a dar $$$, naturalmente por ser um monopólio, mas nada transcendente. O negócio do Chile também não foi um Euromilhões. Assim presumir que o crescimento dos dividendos é um dado adquirido é somente uma falácia, melhor dizendo "wishfull thinking".

Ter REN é melhor que um certificados aforro? Claro que sim. Mas ninguém fica rico com REN...

por rg7803 » 15/8/2026 17:10

Obviamente era uma piada. Que tu não entendeste.
O Estado é pródigo em fazer maus negócios, é esse o historial. Comprar mal, vender pior. Daí a piada.

Mais a sério comprar Ren a 3,50 para mim não é entusiasmante. Melhor que a 4 obviamente. Porém não vejo esse potencial de valorização que pretendes ver. O negócio gás não irá crescer muito numa UE apostar na descarbonizacao. O negócio da distribuição de EE em MAT, que é o que a REN faz, também continuará a dar $$$, naturalmente por ser um monopólio, mas nada transcendente. O negócio do Chile também não foi um Euromilhões. Assim presumir que o crescimento dos dividendos é um dado adquirido é somente uma falácia, melhor dizendo "wishfull thinking".

Ter REN é melhor que um certificados aforro? Claro que sim. Mas ninguém fica rico com REN...

por caganixo7 » 15/8/2026 15:08

Segunda-feira vai subir ou descer, caso contrário vai ficar na mesma.
Este movimento do Estado na Ren e noutras cotadas portuguesas já tinha sido anunciado há algum tempo. O objetivo anunciado ontem é baixar preços e duvido que com isso aumentem os lucros. Resumindo: entrou um acionista novo com o objetivo de reduzir o dividendo que já não é grande coisa.

por BenjaminMartins » 15/8/2026 13:16

BenjaminMartins Escreveu:Boa tarde,

Se a empresa continuar a aumentar os seus lucros e a aumentar os dividendos, é expectável que continue a valorizar-se no mercado.

Será que a empresa vendedora não comprará posteriormente ao negócio em mercado aberto 2 ou 3% fazendo a cotação subir? Cerca de 40% das acções da REN podem ser adquiridas em mercado a quem esteja disponível para vender.

rg7803 Escreveu:
Apramg Escreveu:Estado entrou na Ren.

Sinal evidente de topo :mrgreen: ...

por BenjaminMartins » 15/8/2026 13:09

Boa tarde,

rg7803 Escreveu:

por rg7803 » 15/8/2026 10:44

por Apramg » 14/8/2026 22:51

Estado entrou na Ren.

Registado: 5/9/2013 12:26

por BenjaminMartins » 18/5/2026 11:39

Bom dia,

A mim parece me ter fundamentos para ir aos 4€! Com lucros a subir e mantendo-se todos os fundamentos parece me mais que veio testar suportes.

Das últimas vezes que escrevi tenho acertado.

Tosta mista Escreveu:A Ren parece querer corrigir

por Tosta mista » 18/5/2026 8:48

A Ren parece querer corrigir
Anexos
Captura de ecrã 2026-05-18 084722.jpg

Registado: 9/11/2021 15:08

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Anélito, Google [Bot], m-m e 115 visitantes