Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
https://aviation.direct/en/Bidding-proc ... -shortlist
Mais uma que considero interessante para a Mota-Engil e que está a passar um pouco ao lado.
No megaprojeto do novo aeroporto de Bishoftu, na Etiópia, avaliado em cerca de 12,5 mil milhões de dólares, a Mota-Engil entrou na shortlist para dois dos quatro grandes pacotes do concurso, incluindo as ligações ferroviárias e rodoviárias.
Ainda não ganhou nada, é verdade. Mas já passou a pré-qualificação e está na fase seguinte, em consórcio com empresas chinesas.
É mais uma prova de que a Mota continua posicionada nos grandes projetos de infraestruturas de África. Agora é esperar pela adjudicação.
J.f.vieira
Mais uma que considero interessante para a Mota-Engil e que está a passar um pouco ao lado.
No megaprojeto do novo aeroporto de Bishoftu, na Etiópia, avaliado em cerca de 12,5 mil milhões de dólares, a Mota-Engil entrou na shortlist para dois dos quatro grandes pacotes do concurso, incluindo as ligações ferroviárias e rodoviárias.
Ainda não ganhou nada, é verdade. Mas já passou a pré-qualificação e está na fase seguinte, em consórcio com empresas chinesas.
É mais uma prova de que a Mota continua posicionada nos grandes projetos de infraestruturas de África. Agora é esperar pela adjudicação.
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
4,65 como primeiro alerta, 4,85 como o mais decisivo para mim, numa confluência de spike ups que não deram em nada. Quando passar isso, acordará.
Aquilo que podia ter sido um simpático IHS a valer 1 euro para cima transformou-se num longo pullback in time de 4 meses… pelo menos lateralizou
Aquilo que podia ter sido um simpático IHS a valer 1 euro para cima transformou-se num longo pullback in time de 4 meses… pelo menos lateralizou
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
https://eco.sapo.pt/especiais/carlos-mo ... a-duvidas/
Depois de ler a entrevista do Carlos Mota Santos, fico ainda mais convicto daquilo que tenho vindo a defender aqui no fórum: a Mota-Engil está a construir uma empresa para valer bastante mais do que aquilo que o mercado hoje lhe atribui.
Uma carteira de encomendas acima dos 16 mil milhões de euros e uma ambição de chegar aos 9 mil milhões de faturação em 2030 não são números de uma empresa estagnada. São números de uma empresa que está a ganhar escala e a posicionar-se em mercados com enormes necessidades de infraestrutura.
Agora falta a parte mais importante: transformar essa escala em margens, lucros e geração de caixa.
É aí que, para mim, está o verdadeiro potencial da Mota-Engil. Se a execução do FOCUS 2030 corresponder ao que a administração está a projetar, tenho dificuldade em justificar a avaliação atual.
A cotação pode continuar a contrariar os fundamentos, mas os fundamentos não desaparecem só porque a ação não sobe.
E agora temos o próximo momento importante: dia 27 saem os resultados. Aí veremos os números e, em boa parte, serão eles a tirar as dúvidas sobre se este crescimento está realmente a chegar aos resultados.
Continuo muito bullish. E quanto mais conheço a empresa, mais convicto fico.
J.f.vieira
Depois de ler a entrevista do Carlos Mota Santos, fico ainda mais convicto daquilo que tenho vindo a defender aqui no fórum: a Mota-Engil está a construir uma empresa para valer bastante mais do que aquilo que o mercado hoje lhe atribui.
Uma carteira de encomendas acima dos 16 mil milhões de euros e uma ambição de chegar aos 9 mil milhões de faturação em 2030 não são números de uma empresa estagnada. São números de uma empresa que está a ganhar escala e a posicionar-se em mercados com enormes necessidades de infraestrutura.
Agora falta a parte mais importante: transformar essa escala em margens, lucros e geração de caixa.
É aí que, para mim, está o verdadeiro potencial da Mota-Engil. Se a execução do FOCUS 2030 corresponder ao que a administração está a projetar, tenho dificuldade em justificar a avaliação atual.
A cotação pode continuar a contrariar os fundamentos, mas os fundamentos não desaparecem só porque a ação não sobe.
E agora temos o próximo momento importante: dia 27 saem os resultados. Aí veremos os números e, em boa parte, serão eles a tirar as dúvidas sobre se este crescimento está realmente a chegar aos resultados.
Continuo muito bullish. E quanto mais conheço a empresa, mais convicto fico.
J.f.vieira
Eduardo, ser jovem é porreiro. Com urbanidade ainda é melhor.
E antes que digas que no decorrer de 2026 a Mota se portou melhor do que o ouro, apenas lateralizando, concordo já que sim, apesar de se ter seguido ao que é exibido. Mas o meu ponto é o arranque do ouro e o arranque da Mota no final de 24/início de 25. Dois ativos o mais diferentes possível em perfil de risco: volatilidade vs refúgio. Mas onde para mim houve correlação evidente. Podes usar outro termo de que gostes mais.
E antes que digas que no decorrer de 2026 a Mota se portou melhor do que o ouro, apenas lateralizando, concordo já que sim, apesar de se ter seguido ao que é exibido. Mas o meu ponto é o arranque do ouro e o arranque da Mota no final de 24/início de 25. Dois ativos o mais diferentes possível em perfil de risco: volatilidade vs refúgio. Mas onde para mim houve correlação evidente. Podes usar outro termo de que gostes mais.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
A Mota é um produtor de ouro. Se tem minas próprias, não tem, está desde as 13:18. Honestamente, não vale a pena mais. Vou só colocar um gráfico para mostrar a tal correlação aos restantes. Não é estatística, como já disse há uns dias, pois a Mota é muito mais do que ouro. Mas para o que me interessa, e para quem se interesse em AT, é suficiente.
Bons negócios e antes de falares em má-fé ou termos ainda mais infelizes, sê um pouco céptico em relação a ti próprio que és seguramente mais jovem.
Bons negócios e antes de falares em má-fé ou termos ainda mais infelizes, sê um pouco céptico em relação a ti próprio que és seguramente mais jovem.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:Quando disseste às 16:48 que “dentro da fase de produção”, eles são contratados...
Portanto de algo inexistente chegou a existente.
A Mota é um produtor de ouro. Se tem minas próprias, não tem, está desde as 13:18. Honestamente, não vale a pena mais. Vou só colocar um gráfico para mostrar a tal correlação aos restantes. Não é estatística, como já disse há uns dias, pois a Mota é muito mais do que ouro. Mas para o que me interessa, e para quem se interesse em AT, é suficiente.
Ahahah
Na fase de produção, a Mota é responsável por escavar e transportar o minério. Quem o produz - isto é, quem retém o valor económico da exploração - é a empresa mineira que detém a mina. Da mesma forma que quando a Mota faz manutenção em instalações industriais, o valor económico dessas instalações não passa para a Mota. No GDX tens empresas que desenvolvem e exploram minas de ouro (os tais customers do slide que partilhaste), independentemente de quem presta efetivamente o serviço de mineração. Nesta fase, já só andamos em círculos...
Ok, vais continuar na tua. Sou jovem sim senhor, e tenho orgulho de ao longo dos últimos anos ter aprendido muito em diferentes fóruns e redes sociais sobre investimento. E não quero roubar a oportunidade a outros jovens de aprenderem da mesma forma ao ignorar teses que estão assentes em dados falsos. Não era nada contra ti pessoalmente, até ao momento em que preferiste laborar no erro e não admitir que te tinhas expressado mal, ou algo do género.
Fico a aguardar o gráfico, mas de pé atrás quando leio "não é estatística". Correlação não é estatística? Estamos mal...
Editado pela última vez por Eduardo R. em 20/8/2026 18:36, num total de 1 vez.
- Registado: 29/3/2022 14:04
Quando disseste às 16:48 que “dentro da fase de produção”, eles são contratados...
Editado pela última vez por trend=friend em 20/8/2026 18:33, num total de 2 vezes.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:Eduardo R. Escreveu:Esquece, isto é mesmo má fé. Não tem produção nenhuma, onde é que eu escrevi isso?
Eh pa, se é só distração sobre o que eu escrevo é uma coisa.
Mas não vês que escreveste “A Mota Engil não detém a produção de mina nenhuma”???
Exatamente. Eu disse que não tinha produção nenhuma, e perguntei-te onde é que eu escrevi em resposta a "Já evoluímos desde as 12:53. Positivo. Afinal já detém qualquer produçãozinha.".

Eduardo R. Escreveu:Esquece, isto é mesmo má fé. Não tem produção nenhuma, onde é que eu escrevi isso?
Eh pa, se é só distração sobre o que eu escrevo é uma coisa.
Mas não vês que escreveste “A Mota Engil não detém a produção de mina nenhuma”???
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Esquece, isto é mesmo má fé. Não tem produção nenhuma, onde é que eu escrevi isso?
Não existe correlação nenhuma entre GDX e Mota Engil: nos últimos 12 meses, a correlação é -0.29. Ou seja, não só a Mota parece não beneficiar com as variações do preço do ouro, como até parece comportar-se ligeiramente de forma inversa (provavelmente iria convergir para próximo de 0 num horizonte temporal maior). O GDX tem tido uma subida consistente desde 2024, com anos de consolidação desde 2020. A Mota disparou duas vezes desde 2022, ambas depois da troca da administração, novo plano de negócios e sequência de novos contratos. Mas mostra aí os teus cálculos, por favor, quero ver em que te baseias.
Quanto ao benefício da Mota Engil, claro que pode existir. Um preço mais alto nos metais pode desbloquear minas que até aqui não tinham viabilidade económica. Mas como qualquer pessoa pode ler para traz o que escreveste, o teu ponto é que a Mota era um produtor de ouro e isso, como já vimos, é falso.
Não existe correlação nenhuma entre GDX e Mota Engil: nos últimos 12 meses, a correlação é -0.29. Ou seja, não só a Mota parece não beneficiar com as variações do preço do ouro, como até parece comportar-se ligeiramente de forma inversa (provavelmente iria convergir para próximo de 0 num horizonte temporal maior). O GDX tem tido uma subida consistente desde 2024, com anos de consolidação desde 2020. A Mota disparou duas vezes desde 2022, ambas depois da troca da administração, novo plano de negócios e sequência de novos contratos. Mas mostra aí os teus cálculos, por favor, quero ver em que te baseias.
Quanto ao benefício da Mota Engil, claro que pode existir. Um preço mais alto nos metais pode desbloquear minas que até aqui não tinham viabilidade económica. Mas como qualquer pessoa pode ler para traz o que escreveste, o teu ponto é que a Mota era um produtor de ouro e isso, como já vimos, é falso.
Editado pela última vez por Eduardo R. em 20/8/2026 18:24, num total de 1 vez.
Eduardo R. Escreveu:trend=friend Escreveu:Entretanto o HUI (gold bugs) teve ontem a maior subida diária de sempre, acima de 9%.
E sobe mais de 40% desde meados de Julho. O ouro definitivamente acordou novamente.
O marketing vai chegar em breve… dentro de uma pequena construtora de um pequeno mercado está a maior mineradora de África e a quinta maior do mundo, que por sinal vai ser autonomizada. O GDX dos gold miners foi de 70 a 97 usd também desde meados de Julho.
E nestas 4 semanas a Mota dorme tranquilamente. Que maravilha a eficiência habitual do mercado português.
Jovem, convém começar a ler uns R&C antes de meter o dinheiro a arder. A Mota Engil não detém a produção de mina nenhuma. É simplesmente o operador. A ideia de criar uma nova empresa é, presumo eu, adquirir algumas minas próprias.
Já evoluímos desde as 12:53. Positivo. Afinal já detém qualquer produçãozinha.
Desmentir o único dado que sim, fui eu a apontar, e não a própria Mota, é que era bom: correlação com o hui, gdx ou mesmo ouro no anterior ciclo de subida. Mas esse não dá, não é? Achar que um player com a dimensão da Mota é comoditizável e que não vai beneficiar ou ser prejudicada pela oferta e procura do ouro é de grandíssima ingenuidade (ou outra coisa).
Edit: basta até pensar nos filões demasiado caros para escavar ab initio e que se tornam lucrativos com a subida do ouro, estilo shale/petróleo. Nem falo em extensões do período de vida útil da mina ou negociações para contratos futuros. Mas enfim…
Edit: já me chamaram a atenção para o facto do user nem sequer ter lido o que eu escrevi às 13:18, onde obviamente reconheci que queriam minas próprias (se assim é, é porque não as têm no negócio atual de produção que ainda assim é excelente em resultados/margens. E… existente)
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Deve ser algum tipo de autismo, de certeza. Dentro da fase de produção, eles são contratados para fazer aquelas operações logísticas: perfuração, escavação e transporte de materiais. Está literalmente no cabeçalho do slide. Basta pesquisar no Google o que significa Contract Mining:
"Uma empresa de contract mining (mineração por contrato) é uma prestadora de serviços especializada contratada por companhias de mineração para executar e gerir operações minerais em seu lugar.Em vez de a dona da mina comprar equipamentos pesados e contratar pessoal próprio, ela delega essas tarefas para a contratada."
Não vale a pena insistir mais, como dizes, está lá de forma explícita, cada um que aja como bem entender.
"Uma empresa de contract mining (mineração por contrato) é uma prestadora de serviços especializada contratada por companhias de mineração para executar e gerir operações minerais em seu lugar.Em vez de a dona da mina comprar equipamentos pesados e contratar pessoal próprio, ela delega essas tarefas para a contratada."
Não vale a pena insistir mais, como dizes, está lá de forma explícita, cada um que aja como bem entender.
Eduardo R. Escreveu:Analisa então os slides e diz-me o que eles querem dizer com Contract Mining. Ou então o que querem dizer com "Contract Mining focus: Drilling, Charging, Loading, Hauling". Ou o que querem dizer, na tabela, com "Backlog". Ou o que querem dizer com Customer quando enumeram as diferentes minas. Eu ajudo:
Lydian Armenia CJSC - "Lydian Armenia is a mining company registered in the Republic of Armenia."
Black Mountain Mining - "Black Mountain Mining (Pty) Ltd holds Vedanta Zinc International’s South African operations, Deeps, Swartberg, and Gamsberg mines."
Allied Gold - "Allied Gold Corporation (TSX: AAUC, NYSE: AAUC) is an international gold mining company with a diversified portfolio of long-life assets that have significant near-term growth upside. "
etc etc
Continuas a insinuar que a atividade mineira da Mota Engil é diferente dos contratos de engenharia na construção, ou de manutenção na indústria. É nojento induzir as pessoas em erro e continuar a fazê-lo mesmo quando provado o contrário.
Continuo a afirmar (não insinuo, isso é para fracos) que a Mota tem produção. Se não é no teu sentido paciência.
Estão lá identificadas de forma bem clara as dimensões onde intervêm, entre umas seis ou sete possíveis. Production. Em boneco autoexplicativo para (quase) todos. Mais claro não pode ser. Tu é que afirmaste que não existia produção… cada um tire as suas conclusões, paciência acabou. Também é o que dá dar trela a quem começa a falar como malta do bairro…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Analisa então os slides e diz-me o que eles querem dizer com Contract Mining. Ou então o que querem dizer com "Contract Mining focus: Drilling, Charging, Loading, Hauling". Ou o que querem dizer, na tabela, com "Backlog". Ou o que querem dizer com Customer quando enumeram as diferentes minas. Eu ajudo:
Lydian Armenia CJSC - "Lydian Armenia is a mining company registered in the Republic of Armenia."
Black Mountain Mining - "Black Mountain Mining (Pty) Ltd holds Vedanta Zinc International’s South African operations, Deeps, Swartberg, and Gamsberg mines."
Allied Gold - "Allied Gold Corporation (TSX: AAUC, NYSE: AAUC) is an international gold mining company with a diversified portfolio of long-life assets that have significant near-term growth upside. "
etc etc
Continuas a insinuar que a atividade mineira da Mota Engil é diferente dos contratos de engenharia na construção, ou de manutenção na indústria. É nojento induzir as pessoas em erro e continuar a fazê-lo mesmo quando provado o contrário.
etc etc
Ok já percebi, estaria a mandar atoardas para influenciar papalvos e fazer subir o preço. Não acho que eu ou o Caldeirão tenham esse poder.
Para os restantes, basta analisar os slides que não são meus, sim da Mota, em particular os da “production” (a tal que não existe…) e ver o histórico das minas envolvidas/pipeline. Como já referi há uns dias, a indexação do preço da Mota ao ciclo do ouro foi espantosamente próxima na anterior run. E ao gdx , hui gold bugs. etc.
Podia entrar em discussões sobre production stricto sensu ou lato sensu vis-a-vis as entidades componentes desses índices e o âmbito das suas atividades, mas não valeria o typing das letras.
Slides da Mota + gráficos, tem lá info que chegue para o meu ponto: quando se iniciar o marketing da nova entidade mineira da Mota, logo se verá. E cheira-me que não demorará muito, talvez infelizmente para quem esteja short.
Para os restantes, basta analisar os slides que não são meus, sim da Mota, em particular os da “production” (a tal que não existe…) e ver o histórico das minas envolvidas/pipeline. Como já referi há uns dias, a indexação do preço da Mota ao ciclo do ouro foi espantosamente próxima na anterior run. E ao gdx , hui gold bugs. etc.
Podia entrar em discussões sobre production stricto sensu ou lato sensu vis-a-vis as entidades componentes desses índices e o âmbito das suas atividades, mas não valeria o typing das letras.
Slides da Mota + gráficos, tem lá info que chegue para o meu ponto: quando se iniciar o marketing da nova entidade mineira da Mota, logo se verá. E cheira-me que não demorará muito, talvez infelizmente para quem esteja short.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:Eduardo R. Escreveu:trend=friend Escreveu:Entretanto o HUI (gold bugs) teve ontem a maior subida diária de sempre, acima de 9%.
E sobe mais de 40% desde meados de Julho. O ouro definitivamente acordou novamente.
O marketing vai chegar em breve… dentro de uma pequena construtora de um pequeno mercado está a maior mineradora de África e a quinta maior do mundo, que por sinal vai ser autonomizada. O GDX dos gold miners foi de 70 a 97 usd também desde meados de Julho.
E nestas 4 semanas a Mota dorme tranquilamente. Que maravilha a eficiência habitual do mercado português.
Jovem, convém começar a ler uns R&C antes de meter o dinheiro a arder. A Mota Engil não detém a produção de mina nenhuma. É simplesmente o operador. A ideia de criar uma nova empresa é, presumo eu, adquirir algumas minas próprias.
Agradeço o elogio, mas já fui in illo tempore…
Entretanto, pág 32 e segs para quem quiser compulsar. Não detém a produção e é o operador? Oxímoro? E os turn-keys?
https://www.mota-engil.com/app/uploads/ ... July-1.pdf
Antes de se “presumir”, mais vale ler qualquer coisa antes. Se for preciso mais detalhes e/ou em português é só dizer. O facto de quererem minas próprias não invalida os resultados e as margens atuais do negócio.
Na pág 33 tem um boneco a cores sobre a tal “produção” que é capaz de ajudar.
Qual é o objetivo, fazer das pessoas parvas? Está literalmente nos slides que mencionas. A Mota Engil vende serviços para empresas que detêm a exploração das minas. São contratos com valores fixos, e a empresa não recebe mais por o ouro estar valorizar. O teu post fala em GDX e maior mineradora de África como se a ME tivesse alguma coisa a ver com o índice de empresas que desenvolvem e exploram as minas (Newmont, Agnico, etc.). Não sei se é ignorância ou apenas uma tentativa de enganar uns papalvos, mas é a mesma coisa que escrever que uma empresa que arrenda petroleiros é comparável a uma Shell ou Chevron.
EDIT: vou completar o meu post com um exemplo, não porque ache que vás admitir que tinhas uma ideia errada, mas para quem possa ter interesse em perceber como funciona a dinâmica.
Existe uma empresa canadiana chamada Cerrado Gold. Essa é uma empresa mineira - isto é, detém os direitos de exploração de várias minas em diferentes geografias: Lagoa Salgada em Portugal, outra na Argentina e outra no Canadá. Estas empresas compram os direitos de exploração, tratam dos estudos de viabilidade financeira e ambiental, tratam das permissões, buscam financiamento, etc.
O ciclo de vida de uma mina passa por duas fases principais: o desenvolvimento, isto é, adquirem os direitos de exploração e tratam das permissões; a exploração, onde é feita a extração dos minérios. Esta empresa tem uma mina em produção (Argentina) e as restantes em desenvolvimento (Lagoa Salgada e Canadá). Salvo alguns gigantes do setor (as tais que estão cobertas no GDX), a maior parte destas empresas não tem competências para gerir a própria extração. É aqui que são contratadas empresas como a Mota Engil para fazer as escavações e tratar de todo o processo logístico.
O contrato com as Mota Engil desta vida é um fator de custo, previamente acordado. A valorização dos metais é capturado pela empresa que detém a exploração da mina, pois é ela a dona dos metais extraídos que vão ser vendidos no mercado (muitas vezes também já pré-vendidos a um preço fixo).
Todas estas notícias que têm saído só contribuíram para uma desvalorização das ações. Para já Valem menos 10% que há um ano.
Todas estas notícias que têm saído só contribuíram para uma desvalorização das ações. Para já Valem menos 13% que há um ano.
Eduardo R. Escreveu:trend=friend Escreveu:Entretanto o HUI (gold bugs) teve ontem a maior subida diária de sempre, acima de 9%.
Agradeço o elogio, mas já fui in illo tempore…
Entretanto, pág 32 e segs para quem quiser compulsar. Não detém a produção e é o operador? Oxímoro? E os turn-keys?
https://www.mota-engil.com/app/uploads/ ... July-1.pdf
Antes de se “presumir”, mais vale ler qualquer coisa antes. Se for preciso mais detalhes e/ou em português é só dizer. O facto de quererem minas próprias não invalida os resultados e as margens atuais do negócio.
Na pág 33 tem um boneco a cores sobre a tal “produção” que é capaz de ajudar.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:Entretanto o HUI (gold bugs) teve ontem a maior subida diária de sempre, acima de 9%.
Entretanto o HUI (gold bugs) teve ontem a maior subida diária de sempre, acima de 9%.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
O per é mais baixo porque o lucro vai ser mais alto.
- Registado: 5/9/2013 12:26
Em saldos, abaixo de 4,5€, com PER de 10,2x.
A empresa divulga os resultados do primeiro semestre de 2026 (incluindo o 2.º trimestre) a 27 de agosto de 2026, antes da abertura do mercado.
A empresa divulga os resultados do primeiro semestre de 2026 (incluindo o 2.º trimestre) a 27 de agosto de 2026, antes da abertura do mercado.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 19/8/2026 22:58, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 93 visitantes