Caldeirão da Bolsa

Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 26/6/2026 23:07

Um grande erro é ver o Médio Oriente com os olhos da Europa, está a passar na RTP 2, um excelente filme.

A Conspiração do Cairo.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 26/6/2026 22:33

O Irão está mais forte e o apoio da China, Rússia e Coreia do Norte, vais diminuir os 5 anos que eu dava.

Os únicos países que perceberam isso foram Israel e a Arábia Saudita.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Goya777 » 26/6/2026 22:09

Este acordo de cessar fogo é uma palhaçada. O único que me surpreende é o Trump não estar enfurecido dos Iranianos irem provocando, porque já viram que o podem fazer sem demasiadas represálias. Depois de 40 ameaças que á próxima o Irão ia ser destruído, já perceberam que é mais bluff que outra coisa.
 
Mensagens: 4002
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 26/6/2026 11:42

Inside the $3.8 Billion Crypto Pipeline Moving Blacklist Iranian Capital Globally

Blockchain intelligence reveals how cryptocurrency exchange CoinEx became a vital conduit for billions of dollars in illicit Iranian capital, processing funds linked to state-backed hacks and sanctioned networks seeking to evade U.S. economic controls.


https://clashreport.com/world/articles/inside-the-38-billion-crypto-pipeline-moving-blacklist-iranian-capital-globally-u1y9encp3ed

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 26/6/2026 8:58

BearManBull Escreveu:Já agora o que mobilizou os ucranianos foi o livre mercado puro. O desenvolvimento de drones foi estabelecido em garagens de privados um pouco por todo o país num programa de micro financiamento. Agora está tudo a ser incorporado em estruturas maiores e não tardam muito vão padecer do mal de todo o ocidente que é o extermínio do liberdade e da iniciativa privada dos pequenos.


O que mobilizou os ucranianos, foi não querer viver sob uma ditadura às mãos da qual, durante 70 anos, sofreram horrores inimagináveis.

Calro que sim, porque se afastaram da doutrina militar soviética, que assenta na burocracia.

Se não fosse a coragem e resiliência do povo ucraniano, hoje eramos nós que estavamos a combater os russos.

Afinal, temos posições próximas, somos anti-Putin, anti-Kim Jong-un, anti-Aiatolas ......, defensores do direito internacional e do direito à defesa.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 25/6/2026 21:18

A IMO (International Maritime Organization) suspendeu a evacuação dos navios retidos no Golfo Arábico, depois de um ataque iraniano (IRGC-N) a um navio com bandeira de Singapura, no Golfo de Omã.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 25/6/2026 17:38

PMP69 Escreveu:A Ucrânia está na vanguarda dos drones, quer aéreos, quer navais, e começa a ser um caso sério nos mísseis de médio e longo alcance.



Na vanguarda de drones até o Hezbollah anda a criar problemas sérios a Israel. Há mutos anos que os israelitas não sofriam tantas baixas como neste momento. De um momento para o outro deixaram de ter o domínio completo aéreo que sempre tiveram.

E os russos? Continuas a ver tudo como tiro aos patos que não é.


Já agora o que mobilizou os ucranianos foi o livre mercado puro. O desenvolvimento de drones foi estabelecido em garagens de privados um pouco por todo o país num programa de micro financiamento. Agora está tudo a ser incorporado em estruturas maiores e não tardam muito vão padecer do mal de todo o ocidente que é o extermínio do liberdade e da iniciativa privada dos pequenos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11933
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 25/6/2026 17:31

PMP69 Escreveu:Quem é o tirano? Para ti claro :lol:


Putin, Costa, Sanchez, Guterres, Von Der Layen.... há muitos por esse mundo.

Trump só entra no lote se negar abandonar o cargo no final do segundo mandato. É corrupto isso sim.

Aqui quem idolatra tirania é a tua pessoa que está sempre alinhada com tudo que seja concentração de poder.

PMP69 Escreveu:Já vi o fim do teu ídolo, mais longe.

Pedro


Eu não vi nada. Honestamente vejo ainda mais 3-4 anos de guerra pela frente. Talvez mais algumas centenas de milhares mortos para cada lado.
Estratégias de mer## resultados do mesmo nivel.
Editado pela última vez por BearManBull em 25/6/2026 17:38, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11933
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 24/6/2026 15:41

BearManBull Escreveu:[European Commission President von der Leyen told EU leaders it is time to be prepared and consider an EU mandate to negotiate with Russia on Ukraine, as Costa's controversial Kremlin outreach draws pushback.

Ainda vao assinar algo pior do Trump com o Irao...


Achas que os ucranianos andam a dormir?

Hoje, empresas europeias de defesa, incluindo a MBDA e a Rheinmetall, já precisam de empresas ucranianas, para reformular as suas indústrias de defesa, como a Ukrainian Armor, Luch, Fire Point, UDI .....

A Ucrânia está na vanguarda dos drones, quer aéreos, quer navais, e começa a ser um caso sério nos mísseis de médio e longo alcance.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 24/6/2026 15:23

BearManBull Escreveu:Sim a guerra chegou a Moscovo mas nunca chegou a Teerao...

Para meu azar existem tiranos e uma guerra que nao parece estar sequer perto de acabar. O mais provavel è que dure ainda mais alguns anos.


Quem é o tirano? Para ti claro :lol:

Já vi o fim do teu ídolo, mais longe.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 24/6/2026 15:22

PMP69 Escreveu:A tua obesessão por Putin roça o ridículo.


:lol:

European Commission President von der Leyen told EU leaders it is time to be prepared and consider an EU mandate to negotiate with Russia on Ukraine, as Costa's controversial Kremlin outreach draws pushback.

Ainda vao assinar algo pior do Trump com o Irao...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11933
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 24/6/2026 15:19

PMP69 Escreveu:Para teu azar, a guerra chegou a São Petersburgo e a Moscovo ......


Sim a guerra chegou a Moscovo mas nunca chegou a Teerao...

Para meu azar existem tiranos e uma guerra que nao parece estar sequer perto de acabar. O mais provavel è que dure ainda mais alguns anos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11933
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 24/6/2026 9:03

A tão adiada mobilização, deve acontecer até outubro de 2026.

Recordar que a mobilização parcial de setembro de 2022, mobilizou 300.000 reservistas.

To Mobilize or Not to Mobilize: Will Russia See A New Wave of Military Mobilization in 2026?


https://fronts.co/article/to-mobilize-or-not-to-mobilize-will-russia-see-a-new-wave-of-military-mobilizati/?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=russia-mobilization-2026

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 24/6/2026 8:31

BearManBull Escreveu:Obviamente que com 3 ucranianos e uma ps5 tinha desbloqueado o estreito. Alias como sempre a Russia continua a invadir a ucrania porque estàs com vontade de deixar de brincar senáo já tinhas vendido a estratégia para dominar o Kremlin de cuecas.

Morrem meia duzia de civis a cada duas por tres mas é por uma boa causa de matar mais ruskies. Tem funcionado bem, so morrem civis em cada numero impar do mes. De resto vitorias avassaladoras para quem esta a fazer zap com uma cerveja na mao.


A tua obesessão por Putin roça o ridículo.

Para teu azar, a guerra chegou a São Petersburgo e a Moscovo ......

Ontem, fez 3 anos que Prigozhin chegou a 200 kms de Moscovo, e só não completou o trabalho, porque foi traído por alguns generais.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 24/6/2026 7:47

BearManBull Escreveu:Como é que se destroi o IRGC sem boots on the ground?

Bem, como sempre seria enviar 3 ucranianos 1 iuma ps5 e estava o serviço feito.


Tens que perguntar ao Trump :wink:

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 24/6/2026 6:50

PMP69 Escreveu:
O problema é esse, os EUA perderam a iniciativa na primeira semana, e depois andaram a improvisar, mas é verdade que tem capacidade para bloquer o Estreito, e que o fizeram com 15.000 marinheiros.


Obviamente que com 3 ucranianos e uma ps5 tinha desbloqueado o estreito. Alias como sempre a Russia continua a invadir a ucrania porque estàs com vontade de deixar de brincar senáo já tinhas vendido a estratégia para dominar o Kremlin de cuecas.

Morrem meia duzia de civis a cada duas por tres mas é por uma boa causa de matar mais ruskies. Tem funcionado bem, so morrem civis em cada numero impar do mes. De resto vitorias avassaladoras para quem esta a fazer zap com uma cerveja na mao.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11933
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 24/6/2026 6:47

PMP69 Escreveu:
Os EUA nunca controlaram o espaço aéreo, e prova disso, foram os caças F-5 Tiger II, que penetraram nas defesas dos EUA e Koweit, os caças e helicópteros americanos abatidos ....


Claro poque eliminar o lider supremo de um paìs atingido. om. bisnagas e fisgas.

E obviamente que um país com 500.000 no activo dominar o espaço àereo è eliminar 500.000 que nas contas da ONU seriam pelo menos 4-5 milhoes de civis.

Tudo muito facil para o general CdB.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11933
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 24/6/2026 6:42

PMP69 Escreveu:
O "objectivo" militar era destruir o IRGC, o que não foi, nem de longe, nem de perto, conseguido, e que era fácil de prever, por vários factores.


Ja todos sabemos que es o maior especialista do universo em FAs.

Como é que se destroi o IRGC sem boots on the ground?

Bem, como sempre seria enviar 3 ucranianos 1 iuma ps5 e estava o serviço feito.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11933
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 23/6/2026 17:00

BearManBull Escreveu:Uma coisa são objectivos militares em que as FAs americanas conseguiram aquilo no geral o que lhes foi pedido que era controlar o espaço aéreo.

As FAs americanas nunca foram instruídas a ocupar/controlar o estreito nem a qualquer outro objectivo militar excepto o embargo que também tiveram sucesso com muitos poucos navios iranianos a conseguirem passar.


O "objectivo" militar era destruir o IRGC, o que não foi, nem de longe, nem de perto, conseguido, e que era fácil de prever, por vários factores.

Os EUA nunca controlaram o espaço aéreo, e prova disso, foram os caças F-5 Tiger II, que penetraram nas defesas dos EUA e Koweit, os caças e helicópteros americanos abatidos ....

O problema é esse, os EUA perderam a iniciativa na primeira semana, e depois andaram a improvisar, mas é verdade que tem capacidade para bloquer o Estreito, e que o fizeram com 15.000 marinheiros.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 23/6/2026 16:28

macau5m Escreveu:Continuas a ver o Rambo, a matar os inimigos todos e pensas que a realidade americana também é assim.


Uma coisa são objectivos militares em que as FAs americanas conseguiram aquilo no geral o que lhes foi pedido que era controlar o espaço aéreo.
As FAs americanas nunca foram instruídas a ocupar/controlar o estreito nem a qualquer outro objectivo militar excepto o embargo que também tiveram sucesso com muitos poucos navios iranianos a conseguirem passar.

As perdas humanas de um lado e do outro são incomparáveis. 16 vs pelo menos 3000 no do Irão. Nota mais negativa foi o número de feridos que chegam a estimar em 500 para os USA.

Não sei o que se espera de umas FAs que sejam Rambo, obviamente que há baixas mas há heróis reais como os que foram resgatar os pilotos abatidos em terreno inimigo onde se arriscaram dezenas ou centenas de homens para salvar 2.

Há uma vitória militar para o Irão que é o custo da guerra. Os USA (e Israel) têm de desenvolver e instalar novas techs para se adaptar aos drones de forma a não derreter $kM em misseis.

No final do dia pelo menos os USA ainda levantam armas contra o Irão, aqui pela Europa limitam-se a mandar umas bocas.

Mas prontos o Trump fiel ás promessas de acabar com os USA policias do mundo foi-se meter em guerras no médio oriente... :wall:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11933
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 22/6/2026 16:50

Segundo a Tasnim, as afirmações Scott Bessent não correspondem à realidade e o Irão nunca aceitou elementos da IAEA no Irão, e vetou a presença do Rafael Grossi (Diretor-Geral da AIEA) na Suiça.

Under President @realDonaldTrump and @VP, we continue to make the world safer and more prosperous.

In line with the ongoing productive talks in Switzerland, Iran has committed to free and open transit in the Strait of Hormuz and to permit International Atomic Energy Agency (IAEA) inspectors into their country.

As part of the framework, Treasury has issued a temporary 60-day general license authorizing the production, delivery, and sale of Iranian oil.


https://x.com/SecScottBessent/status/2069048901185810867

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por macau5m » 21/6/2026 17:14

BearManBull Escreveu:Foi uma vitória militar convertida em derrota politica.


Derrota militar de quem?

Continuas a ver o Rambo, a matar os inimigos todos e pensas que a realidade americana também é assim.

Nem o estreito conseguiram abrir. Essa é a realidade.

Eu pensava que o Irão já tinha sido derrotado militarmente o ano passado, ou já esqueceste as tuas montanhas transformadas em piscinas.

A vitória militar, foi igual à do ano passado, nunca mais tinham capacidade da bomba nuclear, passou apenas 1 ano para a realidade desfazer a tua/vossa narrativa.

O Irão, derrotou Trump em toda a linha. Infelizmente temos um lider da maior potência mundial, com uma cabeça que pensa pior que o meu neto com 8 anos.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 692
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 21/6/2026 7:55

O Estreito de Ormuz está novamente aberto.

A Delegação Turca já chegou à Suíça, amanhã devem começar as negociações entre EUA e Irão, mediadas pela Turquia e Catar.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 20/6/2026 18:34

BearManBull Escreveu:ps2: nao refere a ajuda da China e Russia, a primeira com entregas diarias de material (ha quem diga que o MANPAD que abateu o F18 era chines) e a segunda com serviços de inteligencia.


Os EUA não perderam nenhum F-18 Hornet, perderam um F-15E Strike Eagle, sobre o Irão, provavelmente, abatido pelo sistema de defesa aérea iraniano Bavar-373, ou o russo S-300 PMU-2, pois estes caças operam a médias/altas altitudes (acima 10 mil metros).

O F-15E é um caça-bombardeiro, que quanto mais alto é o lançamento das bombas, mais longe é o seu alcance.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4762
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Goya777 » 20/6/2026 16:33

Goya777 Escreveu:
PMP69 Escreveu:As IDF tiveram 4 mortos e 17 feridos ao tentar tomar uma colina em Ali al-Taher (Líbano).

A IRGC-N anunciou que o estreito de Ormuz está fechado até nova indicação, devido aos ataques no Líbano.

Isarel e o Hezbollah, concordaram com um cesar fogo a partir das 4 horas de hoje.

Pedro


Abro estreito, fecho estreito, á hora que eu quiser... (By Joaquim Barreiros)


Ora aí está. Fecha de novo. Abre amanhã? Fecha terça? Logo veremos...
 
Mensagens: 4002
Registado: 17/7/2014 22:33

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, mjcsreis, Sertorio e 192 visitantes