Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 16/6/2026 16:52

A inevitabilidade da necessidade da subida de juros, divide muitos profissionais da área, pelo que não se vislumbra que possa vir a ocorrer outro aumento, pelo menos nos tempos mais próximos, salvo por motivos imprevisiveis que possam vir a ocorrer a nível mundial.

A ser assim, uma pequena subida de juros, que poderá afectar negativamente as concorrentes mais directas da Mota-Engil, nomeadamente as grandes construtoras espanholas, que dependem muito de crédito concedido directamente pela banca (até por uma política de Espanha e da banca em promoverem as empresas do país, aliás facto que a própria Mota-Engil já tem apontado como um factor que a empresa tem que concorrer quando confrontada com empresas espanholas que se apresentam a concurso numa situação de vantagem. No entanto, com uma subida da Euribor, os bancos por muito que queiram proteger as empresas no mesmo país, terão que passar esse custo para as empresas a quem emprestam, salvo risco para os próprios bancos). Ora isto não afectará muito significativamente a Mota-Engil, pois a mesma, muito habilmente coloca grande parte da sua dívida np retalho, onde a procura por dívida da empresa chega a ser mais do dobro da oferta. Acrescendo ainda o facto que a Mota-Engil tem vindo a fazer rotação de dívida, garantindo a mesma taxa por vários anos.

A correção de hoje é normal, sobretudo a seguir a um dia de grande subida; e mesmo sem bola de cristal, parece ser tomada de mais valias, por parte de pequenos investidores, que eventualmente tenham "entrado" para fazer um pequeno negócio de ocasião, e se deem por satisfeitos com um pequeno lucro, e sempre com a dúvida "ah e tal já foi feita a paz 40 vezes, e durou 2 dias, vele mais sair com um pássaro na mão". Os chamados, na gíria, os mãos fracas. Mas que é uma atitude humanamente compreensível. Ou apenas e simplificando a questão, e citando o grande Ulisses, é mais um dia normal de Bolsa. Ao que eu acrescentaria, "isto" não é sempre a subir, e as correções são saudáveis.

Registado: 17/5/2021 15:59

por Dragon56 » 16/6/2026 15:59

Já ontem dava para pwrceber esta queda , de manha subiu e após o anuncio da Lagarde da subida dos juros desceu vertiginosamente até ao fecho, e a subida de juros para as construtoras nao é nada de positivo

Registado: 28/5/2025 23:55

por previsor » 16/6/2026 14:47

pmlcastanho Escreveu:Correção técnica depois da subida em cunha

Também é assim que descrevo tanto a subida como a descida, ou diria que subiu depois do preço ter formado uma cunha e desceu depois de ter chegado à resistência

Registado: 15/3/2023 3:21

por pmlcastanho » 16/6/2026 14:19

Correção técnica depois da subida em cunha, com sorte amanhã fecha o segundo gap, e recomeça a montanha russa. : )

Registado: 9/12/2025 16:04

por Dragon56 » 16/6/2026 14:18

previsor Escreveu:Hoje a EGL desceu. Talvez tenha sido por causa do Trump ter dito que o acordo com o Irão já foi assinado electronicamente. Compra-se no rumor e vende-se no facto. Ou então não tem nada a ver com isso e é apenas uma consequência de vendas junto de resistências técnicas. Acho mais provavel a segunda opção

Fundos shorters a rentabilizar à custa da subida de juros do BCE.

por previsor » 16/6/2026 13:04

Hoje a EGL desceu. Talvez tenha sido por causa do Trump ter dito que o acordo com o Irão já foi assinado electronicamente. Compra-se no rumor e vende-se no facto. Ou então não tem nada a ver com isso e é apenas uma consequência de vendas junto de resistências técnicas. Acho mais provavel a segunda opção

Registado: 15/3/2023 3:21

por AlfaTrader » 15/6/2026 14:23

Espero que sim, tenho as minhas à espera dessa subida. :pray: :pray:

BN
AlfaTrader

Registado: 29/4/2016 17:00

por J.f.vieira » 15/6/2026 14:15

Há uma altura em que o mercado deixa de premiar a pressa e começa a premiar a paciência.

Na Mota-Engil, depois de uma correção já significativa, com resultados sólidos, carteira de encomendas em máximos e uma estratégia de crescimento cada vez mais visível, começa a parecer-me que o preço já descontou demasiada prudência e pouca expectativa.

Muitos continuam a olhar para o passado recente, mas eu prefiro olhar para o enquadramento atual e para aquilo que a empresa tem vindo a construir. E, sinceramente, penso que estamos numa zona em que omercado pode estar prestes a reconhecer isso de forma mais evidente.

Na minha leitura, a pressão vendedora perdeu força e o potencial de surpresa está agora claramente mais do lado da subida. Quem acompanha a ação com atenção percebe que esta fase pode estar a preparar um movimento que muitos ainda não estão a querer ver.

Posso estar enganado, como qualquer investidor, mas não me admiraria nada que a Mota-Engil começasse já hoje, a iniciar uma subida mais consistente e capaz de apanhar muita gente desprevenida.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por Kiko_463 » 15/6/2026 13:49

Participação na Duro Felguera a valorizar +40% num dia. Qual o impacto nos resultados trimestrais da Mota?

Claude AI responde que....

"Se a Duro Felguera valorizar 40% hoje, o impacto nos resultados da Mota-Engil é nulo — a Mota-Engil já não é acionista. O capítulo Duro Felguera está encerrado para o grupo português, com um desfecho claramente negativo para os investimentos realizados entre 2023 e 2025."

Registado: 2/1/2024 11:03

por J.f.vieira » 15/6/2026 10:39

por Pageup » 15/6/2026 9:38

Não me inspira a entrar....

Registado: 1/4/2019 10:52

por Kiko_463 » 15/6/2026 9:12

Ponto da situação: Rompeu o triângulo. Está com volume elevado e interesse renovado. Indicadores técnicos favoráveis.
Anexos
Screenshot_20260615_090813_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg

por Rolling_Trader » 12/6/2026 21:12

Dragon56 Escreveu:Rolling Trader. o meu receio é que depois desta vaga de boas intencoes do Trump edos iranianos, após o Camp. do Mundo de Futebol, nao volte novamente o conflito.....
BN

Dragon,

Não entendo bem a relação do conflito com o futebol.

Não me parece que, após selar um acordo, e se este for cumprido pelo Irão, que Trump faça algo novo antes das eleições intercalares de Novembro nos EUA.

Antes disso provavelmente Trump concentrar-se-á em Cuba e voltará a fazer investidas à Gronelândia (a primeira não me preocupa, a segunda sim).

Mas se formos a viver com "receios", mais vale não investir em bolsa. Riscos existirão sempre.

Registado: 1/1/2024 14:39

por Dragon56 » 12/6/2026 21:02

Rolling Trader. o meu receio é que depois desta vaga de boas intencoes do Trump edos iranianos, após o Camp. do Mundo de Futebol, nao volte novamente o conflito.....
BN

por Dragon56 » 12/6/2026 20:36

Rolling Trader. o meu receio é que depois desta vaga de boas intencoes do Trump edos iranianos, após o Camp. do Mundo de Futebol, nao volte novamente o conflito.....
BN

por Rolling_Trader » 12/6/2026 19:30

Tenho ficado silencioso até hoje, porque como tenho dito, o cenário geopolítico estava demasiado tenso para fazer previsões (ou bujardas como diz alguém).

As recentes ameaças de Trump de bombardear o Irão e invadir a ilha de Kharg, pareceram-me mais um bluff final do que uma ameaça séria.

E desta vez parece-me que temos efetivamente "fumo branco", vindo diretamente de um post no X, do Paquistão, que está a mediar o acordo EUA-Irão:

In CNN Portugal

breaking_news.jpg

O gráfico (linear) de médio prazo da Mota continua a desenhar um triângulo simétrico e a prespetiva de finalização do acordo de paz trouxe o preço novamente ao limite superior do triângulo.

chart_mota.jpg
chart_mota.jpg (40.9 KiB) Visualizado 3419 vezes

A projeção de preço, com um breakout pelo upside, é de 7€ \:D/

Se o acordo for efetivamente assinado este fim de semana, dado o interesse que o título já teve no dia de hoje por parte dos investidores, creio que o breakout pelo upside com volume seja "garantido".

Note-se que os price targets confirmados no MarketScreener colocam o preço perto dos 7€ (numa projeção a um ano).

analysts_consensus.jpg
analysts_consensus.jpg (17.2 KiB) Visualizado 3419 vezes

Note-se também que o EPS (Earnings Per Share, ou Lucro por Ação em português) estimado pelos analistas para 2026, 2027 e 2028 teve um significativo aumento pós apresentação do plano estratégico de 2030.

eps_estimates.jpg
eps_estimates.jpg (26.91 KiB) Visualizado 3419 vezes

Se as hostilidades ficarem efetivamente por aqui, creio que o impacto económico do que aconteceu até à data será limitado e a inflação será contida com um aumento ligeiro das taxas de juro pelo BCE, que desta vez agiu atempadamente.

O impacto nas contas da Mota-Engil será muito limitado se o preço do petróleo estabilizar e a inflação ficar contida com uma intervenção mínima do BCE.

Os catalisadores continuam aí, nomeadamente o expressivo aumento do volume de negócios no Brasil e no México e a potencial entrada da Mota na Arábia Saudita (que iria catapultar os price targets possivelmente para os dois dígitos).

PS: Não esquecer que Trump não quer estragar o IPO do "amigo" Musk cuja SpaceX estreou hoje em bolsa e já vai com 25% de valorização face aos 135$ de preço de entrada. Por isso estou mesmo convicto no selar de um acordo este fim de semana.

Registado: 1/1/2024 14:39

por Apramg » 12/6/2026 19:02

Acho que o volume indica o caminho para cima.

Registado: 5/9/2013 12:26

por silva_39 » 12/6/2026 16:48

Pageup Escreveu:Depois desta subida, ficar com mota para o fim de semana é um risco muito elevado, as minhas já foram todas!

Fiz o mesmo. Nâo acredito que haja qualquer acordo.
A paciência é a chave do negocio

Registado: 5/11/2002 13:18

por Pageup » 12/6/2026 14:47

Depois desta subida, ficar com mota para o fim de semana é um risco muito elevado, as minhas já foram todas!

por Dragon56 » 12/6/2026 14:25

Goya777 Escreveu:
Pageup Escreveu:Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...

Ontem disse que ia atacar forte à noite, e meia duzia de horas depois anunciou o fim da guerra, que já so falta assinar. Hoje deixa mercados subir, e à noite anuncia que afinal nao se assina nada, para que desçam na segunda.

Pelo menos durante mês e meio vamos ter sossego nas bolsas, depois em novembro pode ser que o vento norte nos states ajude ( eleicoes intercalares)

por J.f.vieira » 12/6/2026 12:24

Kiko_463 Escreveu:Abriu com Gap!

........... .............. ................

O problema dos gaps é que muita gente olha para eles como uma inevitabilidade: "mais tarde ou mais cedo vai fechar". Depois vê uma subida forte, assume que o preço vai recuar para fechar o gap e vende.

Mas os gaps também podem ser sinais de mudança de tendência. Se houver volume e a ação recuperar resistências importantes, quem vende à espera do fecho do gap arrisca-se a ficar a ver o comboio partir da estação.

Na Mota-Engil, mais importante do que o gap é perceber se a recuperação dos 4,66€ e depois dos 4,80€ confirma força compradora. Se isso acontecer, o mercado pode começar a olhar para cima e esquecer o gap durante bastante tempo.

J.f.vieira

por Kiko_463 » 12/6/2026 11:58

Abriu com muita força, e com Gap!
Anexos
Screenshot_20260612_120011_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg
Editado pela última vez por Kiko_463 em 12/6/2026 12:25, num total de 1 vez.

por MADPIX » 12/6/2026 11:09

Caros Moteiros, ontem consegui duplicar as motas no stand, e ainda deixei mais duas encomendas para esta manhã, mas era +/- pelo preço de fecho de ontem :wall:
Primeiro objetivo: 5,05€ topo do canal da lateralização
Segundo objetivo: 5,72€
Bons Negócios
Anexos
1.jpg

Registado: 29/11/2007 3:13

por Goya777 » 12/6/2026 11:00

Pageup Escreveu:Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...

Ontem disse que ia atacar forte à noite, e meia duzia de horas depois anunciou o fim da guerra, que já so falta assinar. Hoje deixa mercados subir, e à noite anuncia que afinal nao se assina nada, para que desçam na segunda.

Registado: 17/7/2014 22:33

por Pageup » 12/6/2026 10:34

Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google Adsense [Bot], jcovas77, malakas, Manchini888, tami, TheKuby e 170 visitantes