Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 20/5/2026 15:38

previsor Escreveu:Bem, li o resto, mesmo que me tenhas acusado de coisas falsas e idiotas e tenhas dado uma resposta aparentemente culta, mas com conteúdo pobre.

O que eu quis dizer, e que mostrei com exemplos reais, é que, apesar da leitura dos resultados positivos ou negativos, às vezes o preço mostra o oposto, seja no próprio dia, nos meses seguintes ou até nos anos seguintes.

Previsor, o facto de não teres percebido não significa que seja pobre. Há muitos fatores que fazem movimentar uma ação no dia seguinte aos resultados, e a ideia que tem que subir se forem bons é errada - um exemplo, se a nvidia subir 300% num trimestre, entre apresentações de resultados, apresentar excelentes resultados que confirmam o crescimento da empresa e a tese de investimento, mas cair 5% no dia seguinte porque muita gente decide tirar mais valias desses 300%, os resultados foram maus?

Ps: tinhas concluido que os resultados foram maus, porque a ação caía de manhã. Se eventualmente acabar positiva, os exatos mesmos resultados passam a ser bons? E se cair mais 5% esta semana, e na próxima subir 20%?

Registado: 28/12/2015 16:15

por previsor » 20/5/2026 15:26

Bem, li o resto, mesmo que me tenhas acusado de coisas falsas e idiotas e tenhas dado uma resposta aparentemente culta, mas com conteúdo pobre.

O que eu quis dizer, e que mostrei com exemplos reais, é que, apesar da leitura dos resultados positivos ou negativos, às vezes o preço mostra o oposto, seja no próprio dia, nos meses seguintes ou até nos anos seguintes.

Registado: 15/3/2023 3:21

por trend=friend » 20/5/2026 15:19

O senhor chegou à secretária e foi de 4,81 para 4,90 em 2 minutos e meio. Hoje atrasaram-se com o latte no dunkin :lol:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por previsor » 20/5/2026 15:17

Rolling, perdi-me a meio. Antes de ler o resto, podes exemplificar quando eu disse o que dizes que eu disse?

por Rolling_Trader » 20/5/2026 15:01

previsor Escreveu:
trend=friend Escreveu:
previsor Escreveu:Acho que resultados bons são quando a ação sobe 10% ou 20% no dia em que são divulgados. Quando o preço desce, são resultados maus ou irrelevantes

Se trabalhares com o mercado americano verás que em múltiplas situações não é assim.

Nao dou muita importância aos resultados. Noto mais quando sobem ou descem muito no dia em que são divulgados. Por exemplo a Curi desceu cerca de 20% e a visn subiu cerca de 20% no dia da divulgação. Então quer dizer que a Curi teve maus resultados e a visn teve bons resultados.

E às vezes os resultados são enganadores. Por exemplo, o exemplo da Egl que coloquei de 2014.
E um exemplo contrário da visn, que desceu mais de 20% na apresentação de uns resultados em 2015 e depois subiu mais de 100%

Previsor, já tinha referido aqui no fórum que o meu falecido avô (paz à sua alma) achava que a lua era tão quente como o sol.

Ainda ponderei explicar a diferença entre uma estrela e um satélite natural, a produção de energia das estrelas na forma de fusão nuclear e a respetiva libertação de luz e calor e o facto da lua apenas refletir a luz do sol, mas .... depois pensei que o meu avô tinha tido várias oportunidades para perceber mais de ciência, porém continuava a querer acreditar no que queria e deixei-o ser feliz com as suas convicções.

Como o previsor não é o meu avô e não gosto de ver espalhado por estes fóruns desinformação financeira... não posso deixar passar as suas mensagens sem um merecido contraditório: O facto de uma cotada ter bons ou maus resultados é do domínio da matemática financeira, uma ciência exata. Estabelece-se por comparação com os resultados das congéneres, comparação com os resultados estimados pelos analistas e alinhamento com as expetativas dos investidores que são geridas pelo guidance da empresa.

Achismos à parte (o previsor pode achar o que bem entender), em termos financeiros não há nada negativo a apontar nem que dê para interpretar que os resultados tenham sido maus, bem pelo contrário, como já referi foram excelentes.

Quanto à divulgação dos resultados consolidados de 2025 e a subsequente queda da cotação da Mota-Engil... caso não tenha visto as notícias existe uma guerra em curso que ameaça TODAS as economias mundias e, consequentemente, o negócio da maioria das cotadas em bolsa.

A cotação de TODAS as cotadas do PSI caíram (à exceção das que beneficiavam diretamente do conflito, como a Galp) e as de TODAS as cotadas do setor da construção também (porque quando a economia mundial ameaça espirrar, o setor da construção apanha uma pneumonia).

Registado: 1/1/2024 14:39

por previsor » 20/5/2026 14:36

trend=friend Escreveu:
previsor Escreveu:Acho que resultados bons são quando a ação sobe 10% ou 20% no dia em que são divulgados. Quando o preço desce, são resultados maus ou irrelevantes

Se trabalhares com o mercado americano verás que em múltiplas situações não é assim.

Nao dou muita importância aos resultados. Noto mais quando sobem ou descem muito no dia em que são divulgados. Por exemplo a Curi desceu cerca de 20% e a visn subiu cerca de 20% no dia da divulgação. Então quer dizer que a Curi teve maus resultados e a visn teve bons resultados.

E às vezes os resultados são enganadores. Por exemplo, o exemplo da Egl que coloquei de 2014. Com bons resultado desceu.
E um exemplo contrário da visn, que desceu mais de 20% na divulgação de uns resultados em 2025 e depois subiu mais de 100%

por tami » 20/5/2026 14:01

Dragon, acho que estás a bater demasiado com a cabeça na parede, e parece que já te está a fazer mal. Como me parece que tu é que não percebeste a minha pergunta, vou-te responder e terminar o assunto por aqui para não continuar a fazer spam no tópico - perguntei-te se tinhas pedido satisfações à tua fonte misteriosa que te tinha dito que os resultados seriam apresentados à tarde, e não ao inicio da madrugada.
Não sei o que isso tem a ver com hoje teres reforçado ou não, mas admito que o problema possa ser meu, não vale a pena tentares explicar.

por previsor » 20/5/2026 13:58

2014
Lucros da Mota-Engil aumentam 50% face a 2013
https://www.idealista.pt/news/imobiliar ... ace-a-2013

Desceu nesse ano 36% em relação ao fecho do ano anterior.
Em relação ao máximo desse ano desceu 58%. E também desceu nos 2 anos seguintes

por trend=friend » 20/5/2026 13:54

Clint Eastwood

por Dragon56 » 20/5/2026 13:53

:wall: 2
tami Escreveu:
Dragon56 Escreveu:Bom dia a todos,
Pelos comentarios que tenho lido aqui hoje, parece me que há uma certa unanimidade de que os resultados apresentados no trading update do 1 trim., sao francamente bons.
Senao vejamos, um crescimento de 31% nos lucros comparativamente ao periodo homologo de 2025 é francamente bom, um record na carteira de encomendas na minha opiniao é excelente, quanto à performance da acao, como alguem disse aqui e muito bem é o mercado a funcionar.
Aproveitei hoje para comprar mais algumas para " engordar" os dividendos.

Agora mais em particular para o Tami:
JÁ AGRADECI A "DICA" AO PRIMO DA CUNHADA DA EMPREGADA DA LIMPEZA DO MOTORISTA DO CEO.
Bons negocIos a todos

Dragon

Agradeceste ou pediste satisfações? Ou não podes revelar? :D

Bons negócios.

Tami, o que é que nao percebeste?
Eu disse que reforçei hoje a minha posicao na ME!!! Que te parece? Se fosse pedir satisfacoes eu ia comprar mais açoes???
Cumps
Dragon

Registado: 28/5/2025 23:55

por previsor » 20/5/2026 13:28

Acho que resultados bons são quando a ação sobe 10% ou 20% no dia em que são divulgados. Quando o preço desce, são resultados maus ou irrelevantes

por trend=friend » 20/5/2026 13:24

Ainda muito controlada… interessante ver o perfil dos despejos durante a manhã.
Em dias de manhãs fracas, as tardes têm sido bem mais animadas, quando a costa leste acorda, ali pelas 14/14h30. Vá-se lá saber o que acontece aos despejos.
Clint Eastwood

por tami » 20/5/2026 13:10

Dragon56 Escreveu:Bom dia a todos,
Pelos comentarios que tenho lido aqui hoje, parece me que há uma certa unanimidade de que os resultados apresentados no trading update do 1 trim., sao francamente bons.
Senao vejamos, um crescimento de 31% nos lucros comparativamente ao periodo homologo de 2025 é francamente bom, um record na carteira de encomendas na minha opiniao é excelente, quanto à performance da acao, como alguem disse aqui e muito bem é o mercado a funcionar.

JÁ AGRADECI A "DICA" AO PRIMO DA CUNHADA DA EMPREGADA DA LIMPEZA DO MOTORISTA DO CEO.
Bons negocIos a todos

Dragon

Agradeceste ou pediste satisfações? Ou não podes revelar? :D

Bons negócios.

por Dragon56 » 20/5/2026 13:07

Bom dia a todos,

Bons negocIos a todos

Dragon

Registado: 28/5/2025 23:55

por previsor » 20/5/2026 13:01

A 3 de março foram divulgados os resultados anuais de 2025 da EGL, e foi dito que teve o “melhor resultado de sempre”. A ação tinha fechado a 5,12 € no dia anterior e no dia da divulgação desceu para 4,63 € (-9,57%). Mesmo após vários meses, ainda nunca conseguiu chegar ao valor que estava antes da divulgação dos resultados.

Hoje também foi dito que teve um “recorde de rentabilidade” no primeiro trimestre de 2026 e a ação voltou a descer.

3 de março
A construtora anunciou os resultados anuais de 2025, reportando lucros de 133 milhões de euros, mais 9% face aos 123 milhões de 2024. Este representa o melhor resultado de sempre da cotada.
https://www.jornalnegocios.pt/mercados/ ... utm_source

20 de maio
A construtora reportou um recorde de rentabilidade no primeiro trimestre de 2026, com 35 milhões de euros de resultado líquido e reforço da carteira de encomendas para 16,9 mil milhões de euros, reforçando a convicção no cumprimento dos objetivos definidos para 2026.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... -2026/?utm
Editado pela última vez por previsor em 20/5/2026 13:22, num total de 1 vez.

por previsor » 20/5/2026 12:53

Bem, retirei uma parte do que escrevi porque achava que estava mal, mas afinal estava certo. Daqui pouco coloco de novo.

por previsor » 20/5/2026 12:34

Hoje desceu até à antiga linha de resistência, que em teoria pode funcionar como suporte, mas é o mercado que decide se isso acontece ou não

IMG_6596.jpeg

Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '

por Aqui_Vale » 20/5/2026 12:34

J.f.vieira Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Se o papel tivesse subido muito nas sessões anteriores entendia a queda de ontem e hoje, como isso não aconteceu e com os resultados apresentados, não sou capaz de entender, por enquanto, mas é o Mercado a funcionar.

CumPrim/
ValeAquilino

......... .............. ............

Quando até um “velhinho” experiente, com muitos anos disto e muita estrada de bolsa, olha para a cotação da Mota-Engil e fica momentaneamente em dúvida… é porque o mercado está a fazer bem o seu trabalho: testar-nos a todos.

Às vezes esquecemo-nos que o mercado, no curto prazo, gosta precisamente disto — criar dúvida onde aparentemente há poucas razões para ela existir. Obriga-nos a pensar duas vezes, a rever convicções e, acima de tudo, a manter humildade.

Na minha leitura, não é a empresa que está a falhar — é o mercado a fazer-nos a pergunta habitual: “tens mesmo convicção no que tens?”

E convenhamos… se até o ValeAquilino fica a coçar a cabeça, então a Mota-Engil desta vez está mesmo a caprichar na brincadeira :lol:

(Claro que a parte do “velhinho” é dita com todo o respeito e estima — é apenas uma brincadeira para quem já viu muito mercado e certamente ainda tem muito para ensinar.)

Cumprimentos
J.f.vieira

Não me falta papel para vender, mas a estes preços, continuo a reforçar, e o dia ainda não acabou

CumPtim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Rolling_Trader » 20/5/2026 11:35

Estou sem tempo para grandes deambulações sobre os resultados, por isso vou ser muito direto.

Primeiro, os resultados foram excelentes.
Segundo, o padrão é haver mais valias e sell off nos dias pós apresentação de resultados.
Terceiro, a qualidade dos resultados acaba sempre por prevalecer e a cotação ajusta-se aos mesmos.

Concordo em absoluto com o tami, se o primeiro trimestre foi 31% acima do período homólogo e os 3 trimestres seguintes mantiverem percentagem semelhante então os 180M€ de lucro "prometido" para 2026 é tudo menos uma miragem (não entendo quem faz contas ao valor absoluto de 35M€ de lucro multiplicado por mais 3 trimestres, até porque o lucro por trimestre não é, nem nunca foi, igual na Mota, aliás o primeiro trimestre até costuma ser o pior em termos líquidos).
Relembro que o que faltar para atingir o limiar dos 180M€ de lucro, deverá ser facilmente compensado pela rotação de ativos referentes à venda de concessões (como tem vindo a ser hábito nos últimos anos e continua a fazer parte do guidance até 2030).

Importa referir que o aumento do preço do petróleo não vai fazer os petroestados pagarem em "sombreros", bem pelo contrário. As alturas em que isso aconteceu (com Angola por exemplo) foi precisamente quando houve excesso de oferta e o preço do crude crashou e manteve-se baixo por vários anos.

Os resultados de 2026 não serão comprometidos, mesmo que Trump continue os ataques no Irão, especialmente porque já vamos quase a meio do ano e este trading update reflete o otimismo que o próprio CEO já referiu em entrevista sobre os resultados esperados para o ano corrente.

O México está a voltar a arrancar em termos de receita e o Brasil parece ser a nova galinha dos ovos de ouro.

Claro que se a guerra continuar e o petróleo for acima dos 150 dólares pode-se esperar estagflação e isso não é bom para empresa nenhuma.

Mas Trump deixar isso acontecer seria suicídio político... estou cada vez mais convencido que um acordo EUA/Irão estará para breve.

TACO ... Trump Always Chickens Out

Registado: 1/1/2024 14:39

por tami » 20/5/2026 11:23

@nmv! Escreveu:sim sou accionista da mota há alguns anos.
contudo, não quer dizer que concorde com tudo aquilo, que por aqui se vai escrevendo.
apenas envidei no contraditório, pois por aqui vou vendo que muitos pensam que o mercado vai reagir, sempre, como vaticinam.
pese embora, reconheça a força e ambição, desta administração, em alterar o status quo da empresa, a realidade é que há eventos que não controlam, tais como o contexto geopolítico e a crise energética em desenvolvimento.
a deterioração do mercado dos fertilizantes irá impactar negativamente na cadeia de distribuição alimentar, em breve, daqui decorre, talvez nem os 4x35M reduzidos ao resultado daquela conta, consigam prever os resultados futuros da mota.

Nisso concordamos, evidentemente que também não me revejo em tudo o que se escreve, e o facto de sermos acionistas não implica que sejamos membros da claque. Gosto do contraditório, e nessas trocas de argumentos saudáveis por vezes vemos o que nos passava ao lado, e há que ter espirito aberto para isso.

Também sou acionista da Mota sensivelmente desde a entrada da CCCC no capital da empresa (tem sido a minha maior posição desde então), admito que não está tão subavaliada como estava na altura, mas não me parece discutível que, não sendo perfeita, também é hoje uma empresa bastante mais sólida e confiável do que era na altura.

por MADPIX » 20/5/2026 11:17

Muita volatilidade nesta fase, existem diversas expetativas de diferentes tipos de investidores, ontem estive a conjeturar, não será descabido a cotação vir aos 4,6x€ com o desconto do dividendo.

Aqui_Vale Escreveu:Se o papel tivesse subido muito nas sessões anteriores entendia a queda de ontem e hoje, como isso não aconteceu e com os resultados apresentados, não sou capaz de entender, por enquanto, mas é o Mercado a funcionar.

CumPrim/
ValeAquilino

Registado: 29/11/2007 3:13

por @nmv! » 20/5/2026 10:52

sim sou accionista da mota há alguns anos.
contudo, não quer dizer que concorde com tudo aquilo, que por aqui se vai escrevendo.
apenas envidei no contraditório, pois por aqui vou vendo que muitos pensam que o mercado vai reagir, sempre, como vaticinam.
pese embora, reconheça a força e ambição, desta administração, em alterar o status quo da empresa, a realidade é que há eventos que não controlam, tais como o contexto geopolítico e a crise energética em desenvolvimento.
a deterioração do mercado dos fertilizantes irá impactar negativamente na cadeia de distribuição alimentar, em breve, daqui decorre, talvez nem os 4x35M reduzidos ao resultado daquela conta, consigam prever os resultados futuros da mota.

Registado: 2/4/2025 19:55

por J.f.vieira » 20/5/2026 10:50

CumPrim/
ValeAquilino

......... .............. ............

Quando até um “velhinho” experiente, com muitos anos disto e muita estrada de bolsa, olha para a cotação da Mota-Engil e fica momentaneamente em dúvida… é porque o mercado está a fazer bem o seu trabalho: testar-nos a todos.

Às vezes esquecemo-nos que o mercado, no curto prazo, gosta precisamente disto — criar dúvida onde aparentemente há poucas razões para ela existir. Obriga-nos a pensar duas vezes, a rever convicções e, acima de tudo, a manter humildade.

Na minha leitura, não é a empresa que está a falhar — é o mercado a fazer-nos a pergunta habitual: “tens mesmo convicção no que tens?”

E convenhamos… se até o ValeAquilino fica a coçar a cabeça, então a Mota-Engil desta vez está mesmo a caprichar na brincadeira :lol:

(Claro que a parte do “velhinho” é dita com todo o respeito e estima — é apenas uma brincadeira para quem já viu muito mercado e certamente ainda tem muito para ensinar.)

Cumprimentos
J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por tami » 20/5/2026 10:24

@nmv! Escreveu:simplista :lol:
certo,
:arrow: caso ORMUZ continue tal e qual está, o choque energético irá fazer com que a inflação fique prevalente por muito tempo, prejudicando o crescimento económico.
:arrow: poderá julgar-se numa primeira fase, que preço do OIL elevado é positivo para a mota, mau julgamento, pois no médio prazo o crescimento económico colocado em causa prejudicará a mota a nível de recebimento das responsabilidades adjudicadas com os seus clientes.
:arrow: tal como no passado a mota, poderá vir a receber em notes do tesouro, sombreros, e em cana de açucar
:arrow: se não conseguir os 3% de margem líquida, como os 180M de resultados líquidos, e o mercado precificar isso, os curtos irão esfregar as mãos podendo a mota no médio prazo, vir testar os € 3,50.
:arrow: os mercados na generalidade estão esticados em demasia, não balanceando esse preço com a realidade de resultados Buffet Indicator, no imediato em 230%
dito isto, a simplicidade de 4x35M poderá até não conseguir acertar no resultado final da mota em 2026

Quando disse que era simplista não quis por em causa ou desvalorizar a tua opinião, só quis alertar para o facto dos resultados anuais não serem uma regra de 3 simples, que me pareceu ter sido a tua base quando o referiste. Em relação aos restantes argumentos, fazem sentido mas são obviamente suposições, umas mais aplicáveis à Mota que outras - e acima de tudo, transversais ao mercado, logo se acreditas mesmo nisso tudo, a opção é vender a carteira toda?
A gestão reiterou o guidance transmitindo anteriormente, tendo conhecimento de todos os fatores que referes acima, e de mais alguns que não fazemos ideia. Podes dizer que é wishfull thinking, mas enquanto acionista da Mota, parto do principio que confias na gestão (para mim é um dos fatores fundamentais para estar investido numa empresa), e o que é factual é que até agora não só nunca falharam a entregar, como até superaram. Se não cumprirem, estaremos cá para avaliar e decidir o que fazer com a tese de investimento.

por @nmv! » 20/5/2026 10:11

simplista :lol:
certo,
:arrow: caso ORMUZ continue tal e qual está, o choque energético irá fazer com que a inflação fique prevalente por muito tempo, prejudicando o crescimento económico.
:arrow: poderá julgar-se numa primeira fase, que preço do OIL elevado é positivo para a mota, mau julgamento, pois no médio prazo o crescimento económico colocado em causa prejudicará a mota a nível de recebimento das responsabilidades adjudicadas com os seus clientes.
:arrow: tal como no passado a mota, poderá vir a receber em notes do tesouro, sombreros, e em cana de açucar
:arrow: se não conseguir os 3% de margem líquida, como os 180M de resultados líquidos, e o mercado precificar isso, os curtos irão esfregar as mãos podendo a mota no médio prazo, vir testar os € 3,50.
:arrow: os mercados na generalidade estão esticados em demasia, não balanceando esse preço com a realidade de resultados Buffet Indicator, no imediato em 230%
dito isto, a simplicidade de 4x35M poderá até não conseguir acertar no resultado final da mota em 2026

Registado: 2/4/2025 19:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 464 visitantes