Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MADPIX » 13/5/2026 16:46

Caros Moteiros, a cotação está ficando espremida, entre a LTD que vem de outubro de 2025 (topo de 6,20€) e a EMA200, e não menos relevante as Bandas de Bollinger em modo squeeze também. Todos sabemos que vêm datas relevantes para o desenvolvimento da cotação.
Entretanto 40% da minha posição foi stopada, regras são regras, e já reforcei 20% a preço inferior.
Bons negócios
Anexos
1.png

Registado: 29/11/2007 3:13

por trend=friend » 13/5/2026 8:18

Kiko_463 Escreveu:fábrica da CALB em Sines será construída pela Mota-Engil

2Bi em Portugal não é todos os dias!! Se mantiverem os 15-20% de margem num projeto sem grande risco…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Kiko_463 » 13/5/2026 8:02

fábrica da CALB em Sines será construída pela Mota-Engil

Registado: 2/1/2024 11:03

por trend=friend » 12/5/2026 15:24

Dragon56 Escreveu::shame: primeiro apresentacao dos resultados 1 trimestre só depois data dividendos....

Então porquê? (Não digo o pagamento, só a data). Resultados é só a 20
Clint Eastwood

por Dragon56 » 12/5/2026 15:15

:shame: primeiro apresentacao dos resultados 1 trimestre só depois data dividendos....

Registado: 28/5/2025 23:55

por trend=friend » 12/5/2026 14:25

Parece-me mais o habitual afundanço pré dividendos para corrigir parte da subida precedente e dar oportunidades aos mais tardios. Deve estar para sair a data.
Clint Eastwood

por MADPIX » 12/5/2026 13:29

Ainda me vem limpar os stops antes da tempestade :wall:

J.f.vieira Escreveu:
MADPIX Escreveu:A Calmaria antes da Tempestade :-k

.............. ................. ...........

Concordo, Madpix… pode muito bem ser a calmaria antes da tempestade — mas espero que da boa :D

E olhando para o calendário, não me admirava nada. Estamos a poucos dias do Trading Update do 1.º trimestre e o mercado costuma antecipar antes dos números saírem.

Depois da recente “limpeza” provocada pela venda dos 1,41%, parece-me que muito desse ruído já foi absorvido. Agora, com o título a recuperar tecnicamente e os resultados à porta, o foco começa naturalmente a mudar: menos ruído de curto prazo e mais atenção ao que realmente interessa — a execução.

Se o update vier em linha com o que a empresa tem mostrado — backlog forte, crescimento e boa rentabilidade — então esta “calmaria” pode mesmo estar a anteceder um movimento bem interessante.

J.f.vieira

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 11/5/2026 16:49

De acordo com o meu Boneco, e para lhe fazer a vontade, recomprei um primeiro lote de meia dúzia.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 11Maio.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por J.f.vieira » 11/5/2026 14:50

MADPIX Escreveu:A Calmaria antes da Tempestade :-k

.............. ................. ...........

Concordo, Madpix… pode muito bem ser a calmaria antes da tempestade — mas espero que da boa :D

E olhando para o calendário, não me admirava nada. Estamos a poucos dias do Trading Update do 1.º trimestre e o mercado costuma antecipar antes dos números saírem.

Depois da recente “limpeza” provocada pela venda dos 1,41%, parece-me que muito desse ruído já foi absorvido. Agora, com o título a recuperar tecnicamente e os resultados à porta, o foco começa naturalmente a mudar: menos ruído de curto prazo e mais atenção ao que realmente interessa — a execução.

Se o update vier em linha com o que a empresa tem mostrado — backlog forte, crescimento e boa rentabilidade — então esta “calmaria” pode mesmo estar a anteceder um movimento bem interessante.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por MADPIX » 11/5/2026 12:50

A Calmaria antes da Tempestade :-k
Anexos
1.jpg

por Kiko_463 » 8/5/2026 22:58

Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a quadruplicação da Linha do Minho entre Contumil e Ermesinde à Mota-Engil. O investimento, que supera os 200 milhões de euros, permitirá assegurar, numa primeira fase, a ligação de alta velocidade ferroviária entre Porto e Vigo.

por Dragon56 » 8/5/2026 21:32

\:D/
E porque hoje é sexta
Só para reflexao, esta semana com um conflito latente entre EUA/ IRAO, mercados americanos, S&P 500 e Nasdaq em 5 sessoes fecharam 4 no verde a bater recordes.
Bolsas europeias , DAX, CAC, IBEX e PSI
em 5 sessoes fecharam 4 no vermelho.
..

por J.f.vieira » 8/5/2026 14:51

tami Escreveu:Há volume? Menos de 300k ações ao meio-dia, a meio da sessão? Há sempre leituras subjetivas, e há que respeitar cada uma, mas a menos que os dados que eu vejo estejam errados, parece-me objetivo que o volume é residual.

J.f.vieira Escreveu:A leitura que faço desta sessão é simples: não me parece um mercado sem interesse, parece-me antes um mercado em disputa. Há volume, há blocos grandes, mas também há pausas longas e uma dificuldade clara em deixar a cotação ganhar tração para cima.

Quando aparecem negócios repetidos em lotes relevantes e a ação fica depois quase imóvel, isso costuma significar que há absorção de oferta numa zona específica. Ou seja, alguém está a vender, mas alguém também está claramente a comprar. E esse tipo de comportamento normalmente não é sinal de fraqueza “limpa”; é sinal de equilíbrio forçado.

Isso não me leva automaticamente a concluir que seja short. Pode haver pressão de realização, pode haver um institucional a sair por fases, pode haver um market maker a dar liquidez, ou até uma mão forte a travar o preço enquanto recolhe papel. O que é certo é que a dinâmica não parece aleatória.

Na minha opinião, esta situação é mais de compressão do que de ruptura. E quando uma ação entra neste tipo de zona, ou resolve em alta quando a oferta seca, ou resolve em baixa se aparecer uma vaga vendedora mais consistente. Para já, o comportamento ainda me parece mais construtivo do que destrutivo.

J.f.vieira

......... ............. ...............

Tami...

Olhando apenas para o volume ao meio-dia, ele ainda é residual para a dimensão da sessão. O meu ponto não era dizer que há “muito volume” em termos absolutos, mas sim que a forma como ele está a entrar — em blocos, com pausas e com a cotação a ficar parada — sugere mais disputa do que desinteresse.

J.f.vieira

por tami » 8/5/2026 14:36

Há volume? Menos de 300k ações ao meio-dia, a meio da sessão? Há sempre leituras subjetivas, e há que respeitar cada uma, mas a menos que os dados que eu vejo estejam errados, parece-me objetivo que o volume é residual.

J.f.vieira Escreveu:A leitura que faço desta sessão é simples: não me parece um mercado sem interesse, parece-me antes um mercado em disputa. Há volume, há blocos grandes, mas também há pausas longas e uma dificuldade clara em deixar a cotação ganhar tração para cima.

Quando aparecem negócios repetidos em lotes relevantes e a ação fica depois quase imóvel, isso costuma significar que há absorção de oferta numa zona específica. Ou seja, alguém está a vender, mas alguém também está claramente a comprar. E esse tipo de comportamento normalmente não é sinal de fraqueza “limpa”; é sinal de equilíbrio forçado.

Isso não me leva automaticamente a concluir que seja short. Pode haver pressão de realização, pode haver um institucional a sair por fases, pode haver um market maker a dar liquidez, ou até uma mão forte a travar o preço enquanto recolhe papel. O que é certo é que a dinâmica não parece aleatória.

Na minha opinião, esta situação é mais de compressão do que de ruptura. E quando uma ação entra neste tipo de zona, ou resolve em alta quando a oferta seca, ou resolve em baixa se aparecer uma vaga vendedora mais consistente. Para já, o comportamento ainda me parece mais construtivo do que destrutivo.

J.f.vieira

Registado: 28/12/2015 16:15

por J.f.vieira » 8/5/2026 14:26

A leitura que faço desta sessão é simples: não me parece um mercado sem interesse, parece-me antes um mercado em disputa. Há volume, há blocos grandes, mas também há pausas longas e uma dificuldade clara em deixar a cotação ganhar tração para cima.

J.f.vieira

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 8/5/2026 10:35

E porque hoje é sexta feira...

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 8Maio.png

José Ortega Y Gasset

por MADPIX » 7/5/2026 11:31

Kiko_463 Escreveu:Com esta vela verde de hoje e volume, muita coisa mudou nos indicadores técnicos ou não?

Esta manha também abriu com volume significativo, a nível dos indicadores técnicos, na minha ótica estão criadas as condições para mais uma corrida, com o topo do megafone como objetivo, mas antes tem resistências fortes no ponto onde está atualmente, também entre os 5,04€ e 5,10€!
Bons Negócios
Anexos
1.jpg

por J.f.vieira » 7/5/2026 11:16

A cotação está a baralhar muita gente e agora perguntam se é para cima ou para baixo. O que eu acho é que agora é claramente mais para cima do que para baixo.

J.f.vieira

por Kiko_463 » 6/5/2026 23:16

Com esta vela verde de hoje e volume, muita coisa mudou nos indicadores técnicos ou não?
Anexos
Screenshot_20260506_231008_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg

por MADPIX » 5/5/2026 16:36

Um pequeno update, a MOTA está a tocar novamente na LTA no gráfico horário, que vem de 23 de março. Atenção que neste período ocorreu uma redução significativa das posições curtas relevantes, pelo que estou na expetativa a ver como irá reagir durante o resto da semana a este toque na LTA.
Bons Negócios
Anexos
1.jpg

por Kiko_463 » 30/4/2026 22:59

Há um pormenor no gráfico do Vale, que são as Bandas de Bollinger a estreitar. Isso tem um significado bastante claro no mercado:
...A volatilidade está a diminuir e o preço está a entrar em consolidação.

A Isto chama-se muitas vezes: “Bollinger squeeze”, Ou seja:
- o mercado está “comprimido”, está a acumular energia, e
normalmente antecede um movimento forte que, Pode ser para cima
Ou para baixo .

por Pageup » 30/4/2026 21:10

Eu vendi um terço da minha posição a 4,8640, está a ir mais material bélico americano para a zona...o trump é maluco e o fim de semana é grande, meti algum ao bolso, e estou a ganhar 4 cêntimos desde o preço e venda, amanhã é outro dia.

Registado: 1/4/2019 10:52

por Dragon56 » 30/4/2026 20:24

:clap:
Boa noite Vale,
Se me permites eu como,sou optimista por natureza acredito no teu boneco com espaço para cima
Comps
Dragon 56

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 30/4/2026 19:47

E porque hoje é véspera de sexta-feira, e amanhã é feriado...

Ficam aqui dois Bonecos, com espaço para ir para cima, para baixo, e até para o lado.
Cada um que escolha.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 30Abril.png
MOTA semanal.png

José Ortega Y Gasset

por J.f.vieira » 30/4/2026 15:23

Hoje a Mota-Engil deu um sinal técnico que, na minha opinião, não deve ser ignorado.

No diário, o papel ultrapassou as médias móveis de 20, 50 e 100 dias, e ontem já tinha deixado uma mini cruz dourada a antecipar esse movimento. Ou seja, não estamos a falar apenas de uma recuperação pontual, mas de uma mudança de comportamento técnico que começa a ganhar consistência.

Claro que uma sessão não faz tendência por si só, mas este tipo de confirmação costuma ter mais valor quando aparece depois de uma fase de pressão e dúvida. O mercado esteve a testar a paciência de muita gente, mas
agora começa a mostrar que a zona de suporte pode estar a transformar-se em base de reação.

Para mim, este é precisamente o tipo de sinal que interessa: não é euforia, é confirmação. E quando o preço volta a recuperar médias importantes em conjunto, a leitura passa a ser outra. Se houver continuidade, esta poderá muito bem ser a fase em que o título deixa para trás o ruído e começa a olhar para níveis mais altos com mais sustentação.

J.f.vieira

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, jprgodinho, lito, lsmsimoes9, m-m, malakas, Manchini888, pmlcastanho, Shift72, VALHALLA, yggy e 194 visitantes