Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por previsor » 24/4/2026 11:02

Não acho que desça imenso, mas ir fechar o gap é uma possibilidade. A TDSA já foi fechar o gap.

Acho que ela vai subir antes de fazer novos mínimos do ano mas posso estar errado

A hipótese que o J Alves colocou há uns dias parece-me possível caso ela desça para fechar o gap

https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 0#p1959504

Registado: 15/3/2023 3:21

por MADPIX » 24/4/2026 10:34

Bom dia, 75% da minha posição já foi, o remanescente para já fica, mas é interessante verificar que em duas semanas onde se verificaram reduções significativas de posições a descoberto relevantes, estando em 2,19% atualmente, a cotação apresentou este desempenho, para os curtos reduzirem as suas posições e evitar o short squeeze foi o momento ideal...
Agora vou aguardar pela próxima onda :wink:
Bons Negócios
Anexos
1.jpg

Registado: 29/11/2007 3:13

por previsor » 23/4/2026 14:59

Por enquanto a ma50 parece continuar a servir de suporte. Recuperou parte do que esteve a descer hoje

por previsor » 23/4/2026 14:03

Por enquanto está a aguentar-se junto da ma50 que serviu de suporte à poucos dias antes de subir até à linha de resistência descendente

por MADPIX » 23/4/2026 13:03

Boas pessoal, comecei ontem a alienar parte da posição que tenho, não mostrou força para ultrapassar os 5,10€, apesar das posições shorts relevantes terem vindo a diminuir nos últimos dias, aliás esta questão das posições curtas terem reduzido, implica também numa menor força compradora potencial no curto prazo, diminuindo o potencial de short squeeze.
Olhando para o boneco, prefiro ir tomando algumas mais valias, pois a possibilidade de ir aos 4,40€ em breve ou até testar a linha ascendente de longo prazo tem alguma probabilidade. Percebo a exposição da Mota em obras para países produtores de petróleo, mas o petróleo acima de 100$ de forma consistente irá afetar os resultados da Mota. Obviamente que se o conflito termina, todos sabemos como irá desenvolver a cotação... basta ver a reação na passada semana.
Apenas uma curiosidade, a Mota está dentro de um canal ascendente desde novembro de 2024 e formou um canal descendente desde outubro de 2025.
Bons Negócios.
Anexos
1.jpg

Registado: 29/11/2007 3:13

por J.f.vieira » 23/4/2026 12:53

Vale o que vale!
Comprei mais umas quantas a 4,75€. Mediante a quantidade que tenho, comprarei mais se cair — o que, a estes preços, me parece pouco provável. Ainda assim, mantenho alguma liquidez de lado para aproveitar eventuais correções do mercado.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por J.f.vieira » 23/4/2026 12:14

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por J.f.vieira » 23/4/2026 10:57

Aqui_Vale Escreveu: Cada um com a sua estratégia. Eu prefiro ir reforçando na subida.

CumPrim/
ValeAquilino

........... ................ ...............

Percebo perfeitamente a tua estratégia, e faz sentido.

No meu caso, também tenho ido reforçando na subida, precisamente até atingir a quantidade e o valor que defini. Não estou a tentar adivinhar o mínimo nem a fazer “timing” perfeito; estou simplesmente a construir posição com base na tese que tenho para a Mota-Engil.

Enquanto continuar a ver potencial no negócio e os sinais forem consistentes com essa visão, vou mantendo a estratégia. Agora, também acho importante não ficar preso à ideia inicial: se começarem a surgir sinais contrários de forma clara, aí a prioridade tem de ser preservar capital. No fim de contas, uma boa tese também se mede pela capacidade de ajustar quando o mercado começa a contar outra história.

Cumprimentos

J.f.vieira

por Aqui_Vale » 23/4/2026 10:24

Cada um com a sua estratégia. Eu prefiro ir reforçando na subida.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por J.f.vieira » 23/4/2026 9:20

Mais umas a 4,77€ — e continuo na mesma lógica: enquanto o mercado for dando estas oportunidades, vou reforçando com alguma disciplina até atingir o tecto máximo de investimento na Mota-Engil até aos dividendos.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 22/4/2026 14:21

Mais umas a 4,806€ — e, sinceramente, enquanto o mercado continuar a oferecer este tipo de quedas, vou continuar a reforçar com calma.

A minha ideia mantém-se: acumular até aos dividendos e dentro da margem que defini para a Mota-Engil. Não estou a correr atrás do preço, estou a construir posição.

Para mim, estes recuos não mudam a tese — até a reforçam. Quando tens uma empresa a melhorar resultados, com mais previsibilidade e ainda assim sujeita a correções destas, começo a olhar mais para oportunidade do que para risco.

Posso estar errado, claro. Mas prefiro ir comprando na fraqueza do que tentar adivinhar o momento “perfeito” que quase nunca chega.

Vamos ver como evolui — mas, para já, continuo confortável deste lado.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 22/4/2026 12:19

Vale o que vale!

Mais umas pouquitas a 4.83€

J.f.vieira

por tami » 22/4/2026 8:41

Entre suportes e resistencias, a Perbak desceu abaixo dos 0,5% e desapareceu da lista de posições curtas declaradas, e a capital fund management também aproveitou para reduzir na segunda-feira.
Amanhã temos a AG, e iremos saber a data de ex-dividendo (apostaria na 3ª semana de Maio), vamos ver quais as posições que se aguentam até lá.

Bons negócios

tami Escreveu:
J Alves Escreveu:Foi pena não deixarem abrir posições curtas

Os gajos da Perbak devem dizer o contrário nesta altura, depois de terem aumentado as posições curtas até chegarem a 1,1% a 20/3 (a ironia de ter sido o dia em que houve minimos do ano, fecho a 4,05), têm vindo a fechar rapidamente até chegar aos 0,69% no dia 10/4.

Só falta o Diogo Mendo Fernandes do Negócios fazer notícia com o tema, como tem feito (repetidamente) quando as posições curtas aumentam.

Registado: 28/12/2015 16:15

por J.f.vieira » 22/4/2026 8:09

por J.f.vieira » 22/4/2026 8:05

1- Acredito que se Ormuz não tivesse aberto, o buraquinho nos 4,52 já estaria fechado
2- Também acredito nisso, mas quando se fizer esse acordo, e a procissão ainda poderá estar no adro.
3- Também não te posso desejar sorte, e tu compreendes, porque estamos do lado contrário da coisa. Eu estou com os: “feios, porcos, maus e parvos”.

Abraço
ValeAquilino

............... ..................... ....................

ValeAquilino,

Percebo perfeitamente o teu ponto — e sim, o tal “buraquinho” nos 4,52 parece daqueles que fica a piscar no gráfico como quem diz “hei-de lá voltar”. Mas a verdade é que a coisa não é assim tão linear quanto isso. Se olharmos com um pouco mais de frieza, não temos apenas esse gap em aberto: há também um mais abaixo, na zona dos 4,354, e outro bem mais acima, nos 5,72.

Ou seja, o mercado neste momento está numa espécie de encruzilhada técnica interessante: há “trabalho por fazer” tanto em baixo como em cima. E é aqui que entram as convicções — e também as teimosias — de cada um de nós.

Tu assumes que o movimento natural seria fechar já o gap dos 4,52 (e eventualmente o de baixo), especialmente se certos fatores externos
não tivessem interferido. Faz sentido dentro de uma leitura mais conservadora ou até prudente. Mas, por outro lado, também não é nada estranho ver o mercado ignorar completamente esses “buracos” mais próximos e ir atrás de níveis mais ambiciosos, sobretudo quando há narrativa, fluxo ou simplesmente vontade.

E é aqui que entra a parte irónica disto tudo: se me perguntares qual fecha primeiro, eu até sou capaz de apostar — com aquele sorriso de canto de boca — que ainda vamos ver o dos 5,72 tratado antes dos de baixo. Não porque seja o mais lógico à primeira vista, mas precisamente porque o mercado raramente escolhe o caminho mais óbvio.

No fundo, estamos todos a olhar para o mesmo gráfico, mas com lentes diferentes. E a realidade é que, neste jogo, podemos todos estar certos… e todos errados ao mesmo tempo. Depende
apenas da ordem com que o mercado decide “arrumar a casa”.

J.f.vieira

por Kiko_463 » 22/4/2026 7:24

A gente tem é de se pôr do lado da empresa , do apoio à administração e criar uma relação de confiança a longo prazo .

O apoio dos investidores à administração de uma empresa é um dos pilares centrais para a sua estabilidade e crescimento sustentável. Esse apoio reflete-se sobretudo na confiança que os acionistas depositam na capacidade da equipa de gestão para tomar decisões estratégicas acertadas, gerar valor e enfrentar desafios do mercado.

Quando os investidores acreditam na administração, tendem a manter ou até reforçar as suas posições, o que contribui para a valorização das ações e reduz a volatilidade. Esse alinhamento é frequentemente sustentado por uma comunicação transparente, resultados consistentes e uma estratégia clara de longo prazo. A administração, por sua vez, deve garantir que os interesses dos acionistas estão alinhados com os objetivos da empresa, respeitando princípios de boa governação corporativa.

Por outro lado, o apoio não é incondicional. Investidores institucionais e individuais monitorizam de perto indicadores financeiros, execução estratégica e riscos. Caso surjam sinais de má gestão, falta de transparência ou desempenho abaixo do esperado, esse apoio pode rapidamente transformar-se em pressão, exigindo mudanças na liderança ou na orientação estratégica.

Assim, o relacionamento entre investidores e administração é dinâmico: baseia-se na confiança, mas também na responsabilização. Empresas que conseguem manter este equilíbrio tendem a atrair mais capital, melhorar a sua reputação no mercado e assegurar uma trajetória de crescimento mais sólida ao longo do tempo.

Registado: 2/1/2024 11:03

por Aqui_Vale » 22/4/2026 0:33

Provavelmente porque alguns se acham detentores da sapiência absoluta. Eu sinceramente gosto do contraditório porque os que acham que sabem tudo, acabaram por não aprender...a ponta de um cauda

Abraço

José Ortega Y Gasset

por Rolling_Trader » 22/4/2026 0:18

Aqui_Vale Escreveu:Rolling_Trader
Ambos temos os nossos argumentos para fundamentar as respetivas opiniões, e não vamos fazer disto cavalo de batalha.

Cavalo de batalha? Nada disso :lol:

Contrapor opiniões e argumentos não é batalha é discussão "saudável", mas todos a levam muito a peito (ainda não percebi bem porquê).

Abraço.

Registado: 1/1/2024 14:39

por Aqui_Vale » 21/4/2026 23:41

Rolling_Trader
Ambos temos os nossos argumentos para fundamentar as respetivas opiniões, e não vamos fazer disto cavalo de batalha.
Cabe ao Mercado dar a orientação, mas posso garantir-te que se eu estiver enganado vou atrás do papel. Por enquanto estou de fora.

por Rolling_Trader

1- (acredito que, se Ormuz tivesse continuado aberto, provavelmente a Mota valorizaria outros 6% hoje).
2- Acredito que o canal descendente será quebrado, pelo upside, quando se fizer um acordo entre o Irão e os EUA.
3- Não te desejo boa sorte porque estou do lado da torcida que quer que suba (e não do lado dos feios porcos e maus )

Abraço

1- Acredito que se Ormuz não tivesse aberto, o buraquinho nos 4,52 já estaria fechado
2- Também acredito nisso, mas quando se fizer esse acordo, e a procissão ainda poderá estar no adro.
3- Também não te posso desejar sorte, e tu compreendes, porque estamos do lado contrário da coisa. Eu estou com os: “feios, porcos, maus e parvos”.

Abraço
ValeAquilino
Anexos
MOTA 21Abril.png

José Ortega Y Gasset

por J.f.vieira » 21/4/2026 15:02

Estava a preparar isto! mas já vou um pouco tarde.

Na minha leitura, a Mota-Engil está numa fase clara de consolidação acima dos 4,90€, com sinais de absorção nessa zona. Depois da recuperação desde os 4,05€, o título está agora a ganhar força para testar novamente resistência dos 5,10€. Vejo algum suporte intermédio na zona dos 4,78€/4,67€, mas o nível que realmente importa está mais abaixo, nos 4,57€, que já provou ser suporte sólido. Enquanto se mantiver acima dessa zona, continuo a favorecer um movimento em direção aos 5,10€ no curto prazo. Para já não vejo sinais de distribuição, parece-me mais preparação para novo teste à resistência. Não me surpreendia uma aproximação aos 5,10€ ainda hoje ou nos próximos dias e, caso haja aumento de volume nessa zona, vejo boas probabilidades de quebra em alta e continuação do movimento.

J.f.vieira

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Rolling_Trader » 20/4/2026 22:37

Aqui_Vale Escreveu:Independentemente da conjuntura temporal, pode subir claro que sim. Mas enquanto não invalidar o Canal de Queda, não vejo outro Caminho.

A Tendência de Longo Prazo já deixou de o ser.

Os Suportes que coloquei no meu Boneco, já o foram e servem de referência,nada mais do que isso. Mas por enquanto continuo a acreditar que o próximo será por volta dos: 3,56.

O Mercado faz-se todos os dias a cada negócio, e eu faço por o acompanhar. Mudo de idéias sempre que veja motivos para isso.
Não sou de ideias fixas, adapto-me às situações sempre que verifique que elas estão reunidas.

CumPrim/
ValeAquilino

Vale,

A quebra da Tendência de Longo Prazo (TLP) com 7 fechos ocorreu em escala logarítmica, não em escala linear.

Mota_Linear.jpg

Aceito (e até é mais correto) analisar as TLP em log, no entanto a quebra que referes tem duas particularidades que me inclinam a dizer que foi apenas um spike, ou falso breakout, ou bear trap:

:arrow: A quebra ocorreu com pouco volume (limpeza de stops)
    :arrow: A recuperação que se seguiu teve um volume muito mais elevado que a quebra
    :arrow: O preço foi mais acima da TLP e está lá sustentada há bem mais de 7 dias, com pressão compradora

Acredito que o canal descendente será quebrado, pelo upside, quando se fizer um acordo entre o Irão e os EUA.

Os 3,5€ só serão atingidos em caso de escalada grave do conflito e destruição de infraestruturas energéticas críticas (Kharg por exemplo) que deixem o barril de petróleo bem acima dos 100 dólares por alguns anos.

Os shorters estão a fazer buy to cover, por isso, a menos de escalada do conflito, a probabilidade aponta para uma subida e não descida. eu nunca jogo contra as probabilidades ... mas cada um tem a sua estratégia.

Não te desejo boa sorte porque estou do lado da torcida que quer que suba (e não do lado dos feios porcos e maus :lol: )

Abraço

por Kiko_463 » 20/4/2026 17:36

Só para lembrar que a operação no Brasil é consolidada a 100% e as resistências e canais existem, mas apenas até serem violados.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 21/4/2026 1:53, num total de 1 vez.

Registado: 2/1/2024 11:03

por J.f.vieira » 20/4/2026 17:23

Há coisas no mercado que não aparecem nos comunicados… mas começam a notar-se no comportamento.

A Mota-Engil tem vindo a apresentar números cada vez mais sólidos, margens a melhorar e um discurso estratégico mais afinado. Nada de extraordinário à primeira vista — até se olhar para a estrutura acionista e para o timing. É aqui que a história fica interessante.

Quando uma empresa entra numa fase de maior previsibilidade, geração de caixa consistente e ambição internacional clara, normalmente deixa de ser apenas “mais uma cotada” e passa a ser um ativo apetecível. A questão é: apetecível para quem?

E é aqui que entram os tais “zuns-zuns”… nada de concreto, nada confirmado — mas começam a ouvir-se aqui e ali, sobretudo entre quem
acompanha o papel mais de perto. Pode não ser nada, claro. Mas também raramente este tipo de ruído surge completamente do nada.

Quem anda nisto há alguns anos talvez se lembre do que aconteceu com o BCP: durante muito tempo, antes de movimentos mais visíveis no capital, também houve fases de burburinho, reposicionamento e entrada progressiva de investidores relevantes. Na altura, muitos ignoraram… até deixar de ser ignorável.

E há um detalhe curioso: nessa fase, o BCP tinha também uma presença significativa de posições short. Ou seja, enquanto alguns começavam a posicionar-se para um cenário mais positivo, outros apostavam no sentido contrário — o que acabou por amplificar os movimentos quando o sentimento mudou.

Não quer dizer que vá acontecer o mesmo — os contextos são diferentes. Mas há padrões de mercado que tendem a repetir-se, sobretudo em bolsas pequenas como a portuguesa.

Num mercado como o nosso, estas mudanças não são anunciadas — são antecipadas.

Vale a pena pensar nisso.

J.f.vieira

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 20/4/2026 17:17

Independentemente da conjuntura temporal, pode subir claro que sim. Mas enquanto não invalidar o Canal de Queda, não vejo outro Caminho.

A Tendência de Longo Prazo já deixou de o ser.

Os Suportes que coloquei no meu Boneco, já o foram e servem de referência,nada mais do que isso. Mas por enquanto continuo a acreditar que o próximo será por volta dos: 3,56.

O Mercado faz-se todos os dias a cada negócio, e eu faço por o acompanhar. Mudo de idéias sempre que veja motivos para isso.
Não sou de ideias fixas, adapto-me às situações sempre que verifique que elas estão reunidas.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 20Abril.png

José Ortega Y Gasset

por Rolling_Trader » 20/4/2026 15:42

Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades, para refrescar a memória...Sem guerra no Médio Oriente.

MOTA ciclos.png

CumPrim/
ValeAquilino

Há que contextualizar Vale, que a queda de 2024-03-04 a 2024-09-30 se deveu à conjugação de 4 fatores:

:arrow: Início de uma abertura concertada de shorts
    :arrow: Perspetivas dos resultados consolidados de 2024 serem de abrandamento do crescimento e consolidação dos resultados
    :arrow: Redução significativa das posições longas da maior parte dos fundos e institucionais, que acompanharam a subida verteginosa desde 2021, e que inevitavelmente iriam tomar mais valias na primeira consolidação
    :arrow: O short da Muddy Watters, que provoca sempre quedas violentas em todas as ações que shortam pois criam dúvida razoável sobre a solvabilidade da empresa (este foi o pior dos eventos)

Qual é a diferença para a "queda atual" que ocorre desde 2025-10-27?

:arrow: Apesar de termos mais shorts qualificados que em 2024... não conseguiram produzir mossa razoável na cotação (sinal de força)
    :arrow: Apesar do evento geopolítico relevante da guerra do Irão, a queda tem sido de uma amplitude muito menor que a de 2024 (há dúvida razoável sobre o impacto deste evento na economia global e nas contas da Mota Engil que, no limite, até pode sair beneficiada com a subida do preço do petróleo)
    :arrow: Se o CEO já veio dizer que a guerra não terá impacto nos resultados de 2026 (a ver vamos), e forem atingidos os 180M€ de lucro líquido, então a Mota está com um PER baixo

A Mota-Engil voltar a cotar nos 3,5€ deixaria-a com um PER ridiculamente baixo. Não é à toa que esta ação foi a que disparou mais aquando do anúncio da reabertura do estreito de Ormuz na sexta feira.

Está tudo com o "dedo no gatilho", tanto os shorters (para fazerem "buy to cover") como os potenciais longos.

Não esquecer que já vários foristas aqui referiram que não conseguiam abrir posições curtas na corretoras que usam, tal significa que as mesmas já não conseguem garantir a devida cobertura a mais posições dessa natureza.
Portanto, já não haverá tantos shorteres oportunistas (particulares especialmente) a pressionarem a cotação para baixo quando surgem oportunidades como a de hoje. Isto deixa mais caminho aberto para os longos e para um eventual short squeeze violento (acredito que, se Ormuz tivesse continuado aberto, provavelmente a Mota valorizaria outros 6% hoje).

A volatilidade deve continuar até existir um acordo firmado entre as partes (EUA e Irão entenda-se).

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, malakas e 81 visitantes