Caldeirão da Bolsa

Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PC05 » 28/2/2026 18:13

Iran's revolutionary guards tell ships passage through Strait of Hormuz 'not allowed', EU naval mission official says

https://www.reuters.com/world/middle-ea ... 026-02-28/

Registado: 5/12/2005 21:28

por djovarius » 28/2/2026 16:52

Agora há pouco, segundo a AFP, grande explosão no Dubai, EAU, já confirmada por um colega hoteleiro que trabalha lá.
Parece que querem encerrar o Aeroporto, mas isto é só rumor, para já...
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por PMP69 » 28/2/2026 16:36

Normalmente, os grupos terroristas são Sunitas, não Xiitas.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por previsor » 28/2/2026 15:57

Quando houve a Guerra do Iraque, a Europa participou, e isso levou a ataques terroristas na Europa. Agora a Europa não está a participar nas guerras dos EUA e acho que isso é já positivo para a Europa

Registado: 15/3/2023 3:21

por rg7803 » 28/2/2026 14:24

PC05 Escreveu:
rg7803 Escreveu:Parece uma comédia, abri a TV, num canal o filho do antigo Xá Reza Pahlavi, que tem vivido uma vida faustosa , cheia de luxo nos USA, a pedir a sublevação....

Mudo canal, vejo essa voz do mundo livre, cânone da paz no Médio Oriente, o PM de Israel Benjamin Netanyahu a pedir a sublevação do povo.

Daqui a um par de semanas, quando ambos agressores se cansarem ou a conta ficar demasiado alta (o que ocorrer primeiro), teremos o fim habitual que este tipo de golpes já nos acostumaram: um país em cacos, provavelmente mais unido que anteriormente contra o agressor (a velha rábula árabe, ou persa no caso, "nós contra o estrangeiro") e mais umas dezenas de milhar de refugiados a sonhar com o paraíso.....Europa.

O verdadeiro agressor é aquele que alimenta o terrorismo e assassina milhares de manifestantes! O Irão fornece dinheiro, armas e treinamento a grupos terroristas como:

- Hezbollah (Líbano)
- Hamas (Gaza)
- Houthis (Iêmen)

PC completamente de acordo com o que escreveste.

Contudo, da mesma forma, não invalida o que escrevi. Mesmo com eventual queda regime vai ser outra Lídia, e no final a conta sobra para a Europa.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por PMP69 » 28/2/2026 14:01

Têm milhares, e os EUA transferiram no passado recente, sistemas de defesa aérea para as suas bases na região.

Ao contrário de 2025, o Irão respondeu de imediato, o que era expectável.

Ninguém foi apanhado de surpresa, pois as reuniões do Almirante Brad Cooper com as IDF, intensificaram-se no último mês.

Descartava o sábado, por ser o Sabbath, mas acreditava que não passava de domingo.

Pedro

por PC05 » 28/2/2026 13:54

Imagens impressionantes e assustadores de um destroço de míssil balístico iraniano caindo no Catar. Não temos informações de vítimas.

https://x.com/areamilitarof/status/2027726863087317334

por PC05 » 28/2/2026 11:57

rg7803 Escreveu:Parece uma comédia, abri a TV, num canal o filho do antigo Xá Reza Pahlavi, que tem vivido uma vida faustosa , cheia de luxo nos USA, a pedir a sublevação....

Mudo canal, vejo essa voz do mundo livre, cânone da paz no Médio Oriente, o PM de Israel Benjamin Netanyahu a pedir a sublevação do povo.

Daqui a um par de semanas, quando ambos agressores se cansarem ou a conta ficar demasiado alta (o que ocorrer primeiro), teremos o fim habitual que este tipo de golpes já nos acostumaram: um país em cacos, provavelmente mais unido que anteriormente contra o agressor (a velha rábula árabe, ou persa no caso, "nós contra o estrangeiro") e mais umas dezenas de milhar de refugiados a sonhar com o paraíso.....Europa.

O verdadeiro agressor é aquele que alimenta o terrorismo e assassina milhares de manifestantes! O Irão fornece dinheiro, armas e treinamento a grupos terroristas como:

- Hezbollah (Líbano)
- Hamas (Gaza)
- Houthis (Iêmen)

por rg7803 » 28/2/2026 11:37

Parece uma comédia, abri a TV, num canal o filho do antigo Xá Reza Pahlavi, que tem vivido uma vida faustosa , cheia de luxo nos USA, a pedir a sublevação....

“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por PMP69 » 28/2/2026 11:30

Os caças israelitas estão a voar via Síria e Iraque, e são reabastecidos por vários KC-46 e KC-135 americanos, que levantaram voo do aeroporto Ben Gurion, em Israel.

Assim, permite que não levem tanques externos.

Pedro

por PC05 » 28/2/2026 10:08

A GUERRA COMEÇOU

por previsor » 28/2/2026 9:30

As bolsas vão provavelmente abrir negativas na segunda feira.

As negociações parecem que eram só para distrair.

“Ao grande e orgulhoso povo do Irão, digo-vos que a hora da vossa liberdade está a chegar. Abriguem-se, não saiam de casa, é muito perigoso, bombas vão cair em todo o lado. Quando terminarmos de derrubar o vosso Governo, ele será vosso para o ocuparem”, afirmou Donald Trump no final de um vídeo de oito minutos, publicado na sua Truth Social, em que anuncia o ataque militar.

"Esta será provavelmente a vossa única oportunidade durante [várias] gerações", afirmou. "Durante muitos anos, pediram a ajuda da América, mas nunca a obtiveram. Nenhum Presidente esteve disposto a fazer o que eu estou disposto a fazer esta noite. Agora têm um presidente que vos está a dar aquilo que querem, por isso vejamos como respondem."

Registado: 15/3/2023 3:21

por PC05 » 28/2/2026 9:12

O presidente Trump confirmou que o objetivo do ataque é derrubar o regime ditatorial dos Aiatolás no Irã.

“Quando terminarmos, tome o governo. Será seu para tomar. Será a sua única oportunidade em gerações.”

https://x.com/hoje_no/status/2027657298911400356

por PC05 » 28/2/2026 9:00

BREAKING: United States and Israel have attacked Iran.

https://x.com/i/status/2027643480042860993

Começou ....

por PMP69 » 27/2/2026 21:04

É melhor adiares a viagem.

O Irão está a lançar alguns dos seus submarinos, pelo menos um da classe Kilo (Rússia) e os Fateh e Ghadir, estes últimos otimizados para as águas rasas e confinadas, como o Estreito de Ormuz.

Os EUA retiraram os 15 KC-135 Stratotanker da base aérea de Al Udeid (Catar).

Pedro

por Sertorio » 27/2/2026 20:06

Geralmente andam sempre dois F - 16 , agora 4 não é normal .

Na próxima semana estou na Terceira , e vou para o o maior hotel e só consegui reservar até ao 10 , os dias seguintes tenho que ir para um hotel mais pequeno , porque o maior está completo até ao 16 de março ....

Registado: 1/6/2025 14:58

por PMP69 » 27/2/2026 16:33

Provavelmente F-16 da FAP.

Pedro

por Apramg » 27/2/2026 16:20

Passaram agora 4 caças aqui na região do grande Porto. 2+2. Isto deve ter algum significado.

Registado: 5/9/2013 12:26

por PMP69 » 27/2/2026 9:41

No aeroporto Ben Gurion (Tel Aviv), acumulam-se reabastecedores KC-135 e KC-46. Neste momento são mais de uma dúzia, e é uma área onde Israel tem enormes lacunas.

O Gerald R. Ford CSG chegou a Israel (Haifa).

Recordar o que é que os EUA estão a exigir ao Irão:

- Destruir as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, mantendo a de Teerão;
- Entregar todo o urânio enriquecido aos EUA;
- Inexistência de clásulas de caducidade do acordo;
- Fim do enriquecimento de urânio.

Em troca, alívio progressivo das sanções.

Imagem

Imagem

Pedro

por BearManBull » 26/2/2026 19:05

Agora sim começo a acreditar mais na guerra.

Um dia que perdia 3% está a ganhar 2%...

Que grande camelagem que os republicanos se vão meter... parece que não sabem que é uma guerra contra China/Rússia que dificilmente têm condições de ganhar.

Se os USA têm o infortúnio de perder um porta aviões vai ser um terramoto global.
Anexos
crude.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por PMP69 » 26/2/2026 16:31

Sendo muito dificil advinhar, não exluo-o um ataque ao Irão este fim-de-semana. Por norma excluo o sábado, dado que também envolve Israel.

AS IDF estão a efectuar ataques aéreos na região de Al-Bekaa (Líbano), contra a Força Radwan (Hezbollah).

1 C-5M "Super Galaxy", 13 C-17A "Globemaster III" e 2 reabastecedores KC-46A "Pegasus".

Imagem

Pedro

por PMP69 » 26/2/2026 14:27

Opcard33 Escreveu:Eu não fui piloto mas como nome indicada aqui OPCARD era :

Operador de Controlo Aéreo, Radar e Deteção

Sem pensar haverá outras vantagens mas digo o piloto no F-22 pode reagir a ameaças no ar mais rápido do que um operador terrestre, porque está “no teatro de operações” e recebe dados em direto do caça.

É esse o objectivo do NGAD (Next Generation Air Dominance).

Pedro

por BearManBull » 26/2/2026 13:55

Opcard33 Escreveu:Eu não fui piloto mas como nome indicada aqui OPCARD era :

Nice :shock: :clap:

Opcard33 Escreveu:Sem pensar haverá outras vantagens mas digo o piloto no F-22 pode reagir a ameaças no ar mais rápido do que um operador terrestre, porque está “no teatro de operações” e recebe dados em direto do caça.

Permite-me ser céptico mas à partida parece-me mais uma distração do que uma mais valia.

Nem me parece ser o jacto indicado para isso.

Os russos sim que descolam em Moscovo e são visiveis em Paris. Esses necessitam de voar com um esquadrão de drones á volta.

Aproveito para partilhar o canal que sigo para tecnologia bélica.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por Opcard33 » 26/2/2026 13:35

Eu não fui piloto mas como nome indicada aqui OPCARD era :

Sem pensar haverá outras vantagens mas digo o piloto no F-22 pode reagir a ameaças no ar mais rápido do que um operador terrestre, porque está “no teatro de operações” e recebe dados em direto do caça.

Registado: 9/9/2013 15:13

por BearManBull » 26/2/2026 13:10

Opcard33 Escreveu:Uma primeira ,

“A Força Aérea dos EUA deu mais um passo em direção ao futuro do combate aéreo. Durante um teste realizado na Base Aérea de Edwards, no deserto de Mojave, um caça F-22 Raptor, pilotado por um humano, assumiu o controlo de um drone autónomo MQ-20 Avenger em pleno ar.
Durante este exercício de prontidão para combate, as duas aeronaves trocaram dados com sucesso em tempo real e coordenaram as suas manobras táticas, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira, 23 de fevereiro, pelo fabricante do drone, a General Atomics.

O F-22, um caça de quinta geração, serviu como piloto. A partir do cockpit, o piloto emitiu comandos para o drone, que alterava o rumo a seu bel-prazer, realizava patrulhas aéreas e até simulava combates contra ameaças fantasmas.

Overengineering? Ou gold plating?

Qual é a lógica de um piloto operar um drone? Porque não ter um operador terrestre?
A menos que o drone esteja ligado por um cabo está igualmente exposto a jamming.
Outro pitfall é que perde algum stealth ao ficar exposto pelo drone.

Faz-me lembrar a minha tv da LG cada vez que quero mudar o input manda-me para uma porcaria que faz um preview de cada input em real time. O preço é que fica tudo mais lento, um interface que agrega 0 valor excepto perder tempo.
Editado pela última vez por BearManBull em 26/2/2026 13:38, num total de 1 vez.
― Leon C. Megginson

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bráscubas, caganixo7, carlosdsousa, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, karaya75, m-m, Metalor, Minsk, Mymous, niceboy, Olhar Leonino, Opcard33, peterteam2, Phil2014 e 762 visitantes