Espetacular bull market nos Metais
23 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Espetacular bull market nos Metais
Espectaculares as subidas e descidas em activos supostamente refúgio. Até as cripto parecem menos voláteis.
- Registado: 17/7/2014 22:33
O " Corner " que a família Hunt fez na prata correu mal .
Estamos na época das corridas ...
Estamos na época das corridas ...
- Registado: 1/6/2025 14:58
Os indicadores técnicos, como o RSI, estavam extremamente demasiado comprados no gráfico diário. É normal que depois de dias consecutivos a subir com indicadores demasiado comprados o preço depois desça mais rápido.
Tenho dúvidas de que seja já o fim da bolha, mas não vou dizer mais do que isso porque não quero fazer muitas atualizações sobre o ouro e a prata
Tenho dúvidas de que seja já o fim da bolha, mas não vou dizer mais do que isso porque não quero fazer muitas atualizações sobre o ouro e a prata
Cem pt Escreveu:O futuro, pois, com toda esta volatilidade presente, promete ganhos e perdas milionárias, uma vez que parece mais que evidente que houve aqui manipulação da grossa provocada pelos institucionais de mãos fortes que estavam maioritariamente curtos
Como é que se manipula um mercado com uma dimensão mundial como é o dos metais?
Quando temos uma volatilidade deste nível como no ouro, depois de vários anos em bull market, não se pode falar de outra coisa que não seja efeito bolha, independentemente do activo inerente.
Resta saber se é o rebentar da bolha como em 1980 ou se vai continuar a festa. A vela mensal não convence e a queda foi demasiado abrupta para assustar mãos fortes. Agora ou mercado entra em pânico ou volta a testar os máximos para inchar ainda mais a bolha, como se não tivéssemos activos suficientes em preços completamente desligados da realidade...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
RFPB Escreveu:Sem stops neste tipo de activo? Com uma parede destas, só contra a tendência principal!
A minha plataforma só permite ordens ao melhor, por isso esticado como está, nunca deixo nada aberto de um dia para o outro, é preferível perder uma parte do movimento do preço.
Se recuperar os 95$ é correcção, senão afunda até aos 50$.
É obvio que foi um erro. As posições eram pequenas e como estava com uma posição curta, os primeiros 4% estavam cobertos. Talvez tenha sido isso que me levou a ser complacente e a facilitar. serve de lição.
Sem stops neste tipo de activo? Com uma parede destas, só contra a tendência principal!
A minha plataforma só permite ordens ao melhor, por isso esticado como está, nunca deixo nada aberto de um dia para o outro, é preferível perder uma parte do movimento do preço.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
Amigo Kooc,
De facto, tivemos até agora um espetacular rali e uma também espetacular correção!!!
O futuro, pois, com toda esta volatilidade presente, promete ganhos e perdas milionárias, uma vez que parece mais que evidente que houve aqui manipulação da grossa provocada pelos institucionais de mãos fortes que estavam maioritariamente curtos, apesar do preço físico da Prata se encontrar bem acima do preço atual do metal nos contratos em papel, mas adiante!
Uma vez que pessoalmente atuo em time-frames bastante diversificadas, diria que no cômputo geral o melhor agora é ficar sensivelmente neutral, aguardando melhores dias.
Evidentemente que cada um negoceia de acordo com as suas análises, projeções e feelings, mas no meu caso o sistema de trading somado nos diversos períodos retorna apenas uma posição longa bastante pequena ou conservadora, resultante do posicionamento ainda comprado no gráfico das 4 horas para cima e vendido das 2 horas para baixo. Como os períodos mais extensos possuem um valor ponderado superior, diria que estou ligeiramente otimista para o futuro...
Fica abaixo o gráfico das 4 horas com os sinais do sistema de trading que tenho usado neste mercado.
BN
De facto, tivemos até agora um espetacular rali e uma também espetacular correção!!!
O futuro, pois, com toda esta volatilidade presente, promete ganhos e perdas milionárias, uma vez que parece mais que evidente que houve aqui manipulação da grossa provocada pelos institucionais de mãos fortes que estavam maioritariamente curtos, apesar do preço físico da Prata se encontrar bem acima do preço atual do metal nos contratos em papel, mas adiante!
Uma vez que pessoalmente atuo em time-frames bastante diversificadas, diria que no cômputo geral o melhor agora é ficar sensivelmente neutral, aguardando melhores dias.
Evidentemente que cada um negoceia de acordo com as suas análises, projeções e feelings, mas no meu caso o sistema de trading somado nos diversos períodos retorna apenas uma posição longa bastante pequena ou conservadora, resultante do posicionamento ainda comprado no gráfico das 4 horas para cima e vendido das 2 horas para baixo. Como os períodos mais extensos possuem um valor ponderado superior, diria que estou ligeiramente otimista para o futuro...
Fica abaixo o gráfico das 4 horas com os sinais do sistema de trading que tenho usado neste mercado.
BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Se alguém acredita em Linhas de Tendência, é agora....Mas é preciso ter coragem...
Quedas bem violentas na prata (+ de 20%). Ontem tinha deixado um pequeno longo e um pequeno curto, tudo sem stops
Quando acordei, tinha vendido o curto e estava a levar pancada forte no longo. já o fechei e já levo mais uma lição para casa.....
Quando acordei, tinha vendido o curto e estava a levar pancada forte no longo. já o fechei e já levo mais uma lição para casa.....
Finalmente zsl positivo. Apostei cedo demais.
- Registado: 5/9/2013 12:26
RFPB Escreveu:Para mim, este tipo de activo abre às 8h e fecha às 16h35m.
Daí não ligar muito à vela diária e semanal, na tendência principal!
Contra a tendência principal, já é diferente.
No horário, qualquer vela que se aproxime de uma resistência, a mesma desaparece, vamos ver amanhã se esta escala horária mantém-se ou não.
Evidentemente cada um deverá ajustar a sua forma de atuar no mercado ao horário que pratica e onde se sinta mais à vontade para controlar os movimentos.
Voltando ao meu sistema de negociação que aqui trouxe, o "ADX 2026", vou dar umas pequenas dicas, para quem estiver menos familiarizado com esta história sobre como aplicar indicadores técnicos, acerca do disparo das ordens tendenciais e oscilatórias que tenho vindo a mencionar.
Um dos quadros do meio apresenta 3 linhas: uma azul que representa o ADX (Average Directional Index), uma verde que representa a linha positiva dos máximos de cada sessão e uma vermelha representativa dos mínimos.
Sempre que o valor da linha azul subir em relação à sessão anterior significa que estamos numa fase de aceleração tendencial. Nesse caso olhamos para as posições relativas das linhas verde e vermelha, se a primeira estiver acima da segunda abrimos uma posição longa ou comprada, se a vermelha estiver acima da verde tomamos uma posição vendida ou curta no mercado.
Se a linha azul baixar significa que vamos entrar numa fase de lateralização ou corretiva e aí estaremos num cenário favorável para poder abrir posições oscilatórias a favor da posição tendencial existente.
Outra questão que pode ser interessante focar é não confiar cegamente no número de sessões standard que em geral acompanha o software que disponibiliza estes 3 indicadores de cores diferentes.
No caso do Metastock o número de sessões era de 14 por default para cada um destes indicadores técnicos, é demasiado baixo e permite muitos sinais ou arranques em falso.
Aconselho portanto a que não usem este número de 14, façam as vossas pesquisas de backtests e utilizem uma quantidade claramente superior a 14, em geral devo sugerir que o número a adotar deverá depender do tipo de ativos utilizado e da sua volatilidade histórica em períodos de calmaria e de explosões.
Vejam por exemplo abaixo o caso do período de 10 Minutos da Prata e dos seus sinais mais recentes neste sistema de trading.
BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Acho que só quebrando os 95$, pode indicar qualquer mudança, até lá os 200$ não são impossíveis de alcançar.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
Para mim, este tipo de activo abre às 8h e fecha às 16h35m.
No horário, qualquer vela que se aproxime de uma resistência, a mesma desaparece, vamos ver amanhã se esta escala horária mantém-se ou não.
Entretanto deixem-me atualizar a informação anterior, uma vez que o sistema de trading passou a tendência na escala horária para negativa, obrigando ao fecho da posição longa oscilatória na escala Horária.
Nesta altura o sistema "ADX 2026" apenas aconselha deter posições do tipo tendencial compradas na Prata nas escalas Semanal e Diária.
BN
Nesta altura o sistema "ADX 2026" apenas aconselha deter posições do tipo tendencial compradas na Prata nas escalas Semanal e Diária.
BN
Outro ponto que poderá ser interessante considerar é a forma como poderemos negociar o ativo.
O problema com estas commodities que negoceiam quase 24 horas por dia é o facto de não podermos prestar a atenção integral diária ao papel em causa.
Qualquer que seja o sistema de trading empregue, usando obviamente indicadores em tempo real de Análise Técnica, o ideal é utilizar preferencialmente os gráficos das escalas semanal e diária para verificar no final de cada sessão se a posição é para continuar, fechar ou reverter.
No meu caso pessoal uso cada gráfico como se fosse um papel independente separado e apenas escolho os períodos semanal e diário para me fornecerem indicações sobre a tendência e posição oscilatória que devo adotar.
No caso das escalas sub-horárias de 4 horas, 2 horas, 1 hora, 30 minutos, 20 minutos e 10 minutos, uso apenas a indicação oscilatória que é dependente da respetiva tendência, isto é, só compro ciclos se a tendência na referida escala estiver ascendente e só vendo ciclos, assumindo posições curtas, se a tendência do período estudado estiver descendente. No final da sessão de Wall Street, às 21 horas de Lisboa, as posições oscilatórias seriam encerradas por precaução nas escalas mais baixas até surgirem novos sinais de abertura no dia seguinte quando estivermos ao leme de nova sessão de day trading.
Atualmente a Prata permite dispor de posições longas tendenciais nas escalas semanal e diária e ainda duma posição comprada oscilatória na escala horária, conforme podem constatar abaixo.
BN
O problema com estas commodities que negoceiam quase 24 horas por dia é o facto de não podermos prestar a atenção integral diária ao papel em causa.
Qualquer que seja o sistema de trading empregue, usando obviamente indicadores em tempo real de Análise Técnica, o ideal é utilizar preferencialmente os gráficos das escalas semanal e diária para verificar no final de cada sessão se a posição é para continuar, fechar ou reverter.
No meu caso pessoal uso cada gráfico como se fosse um papel independente separado e apenas escolho os períodos semanal e diário para me fornecerem indicações sobre a tendência e posição oscilatória que devo adotar.
No caso das escalas sub-horárias de 4 horas, 2 horas, 1 hora, 30 minutos, 20 minutos e 10 minutos, uso apenas a indicação oscilatória que é dependente da respetiva tendência, isto é, só compro ciclos se a tendência na referida escala estiver ascendente e só vendo ciclos, assumindo posições curtas, se a tendência do período estudado estiver descendente. No final da sessão de Wall Street, às 21 horas de Lisboa, as posições oscilatórias seriam encerradas por precaução nas escalas mais baixas até surgirem novos sinais de abertura no dia seguinte quando estivermos ao leme de nova sessão de day trading.
Atualmente a Prata permite dispor de posições longas tendenciais nas escalas semanal e diária e ainda duma posição comprada oscilatória na escala horária, conforme podem constatar abaixo.
BN
Por agora a mantém-se a tendência, as posições curtas ainda não acompanham o movimento de queda, na integra.
Se está replicar por 3, ainda só faz um movimento de 1,5 ou 2x.
Se está replicar por 3, ainda só faz um movimento de 1,5 ou 2x.
Cem pt Escreveu:Pessoalmente creio que o nível 1 de Fibonacci que marcaste poderá ser facilmente estilhaçado para cima quando o preço lá chegar.
Da forma que se encontra o mercado real da oferta e procura do Ouro, enquanto o dólar estiver ameaçado de ser bombardeado pelos grandes players mundiais através dos triliões de securities em bonds americanos detidos por essas entidades
Por muito que sonhem em matar os USA, ainda acredito que matar os USA é suicido garantido para qualquer um dos antagonistas dos americanos.
De resto como sempre foi, toda esta informação já anda na boca do smart money há muito tempo.
Nos mercados não há bolha que não rebente e os metais também eventualmente irão cambalear.
Dito isto, como se tem discutido no outro tópico as bolhas serão bolhas até rebentarem entretanto é seguir a maré e estar preparado para alta volatilidade.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
A prata a fazer uma vela horrorosa. esteve a subir cerca de 14% e agora está negativa.
Entrei hoje no ZSL. A ver se a prata respira um bocadinho...
- Registado: 5/9/2013 12:26
Amigo Alves,
Thanks pela tua visão no gráfico do Ouro.
Pessoalmente creio que o nível 1 de Fibonacci que marcaste poderá ser facilmente estilhaçado para cima quando o preço lá chegar.
Da forma que se encontra o mercado real da oferta e procura do Ouro, enquanto o dólar estiver ameaçado de ser bombardeado pelos grandes players mundiais através dos triliões de securities em bonds americanos detidos por essas entidades, sejam os Bancos centrais orientais ou até mesmo europeus e canadianos recentemente ofendidos pelas ações geopolíticas do Trump, dificilmente quem tem liquidez trocará aceitar comprar ativos de renda fixa americana por ativos de refúgio. E, ainda por cima, com elevada procura nos atuais moldes do mercado industrial.
Thanks pela tua visão no gráfico do Ouro.
Pessoalmente creio que o nível 1 de Fibonacci que marcaste poderá ser facilmente estilhaçado para cima quando o preço lá chegar.
Da forma que se encontra o mercado real da oferta e procura do Ouro, enquanto o dólar estiver ameaçado de ser bombardeado pelos grandes players mundiais através dos triliões de securities em bonds americanos detidos por essas entidades, sejam os Bancos centrais orientais ou até mesmo europeus e canadianos recentemente ofendidos pelas ações geopolíticas do Trump, dificilmente quem tem liquidez trocará aceitar comprar ativos de renda fixa americana por ativos de refúgio. E, ainda por cima, com elevada procura nos atuais moldes do mercado industrial.
Amigo 100
Mais coisa menos coisa a ver como o preço se comporta quando atingir a projeção de 1

Mais coisa menos coisa a ver como o preço se comporta quando atingir a projeção de 1
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!
Espetacular bull market nos Metais
Aparentemente não existe um tópico de Análise Técnica específica sobre uma classe muito específica de commodities que poderá dar muito que falar, refiro-me particularmente aos Metais.
A explosão do Ouro e da Prata, falo apenas para já dos principais, começou já há uns meses bem jeitosos mas em termos técnico os respetivos bull markets parecem não ter fim à vista, muito pelo contrário os seus "momentuns" ou velocidades de aceleração ascendente cada vez esticam mais e mais.
Um belo mercado técnico para quem estiver dentro comprado mas ao mesmo tempo muito perigoso porque esta volatilidade crescente seguramente vai provocar correções de verdadeiro pesadelo quando o inevitável ricochete tiver de eliminar uma parte significativa de especuladores!
Para dar início a este tópico deixo o gráfico da Prata, de todos os metais parece ser aquele que possui maior potencial de subidas, visto que para já todos os indicadores tendenciais apontam apenas para cima...

A explosão do Ouro e da Prata, falo apenas para já dos principais, começou já há uns meses bem jeitosos mas em termos técnico os respetivos bull markets parecem não ter fim à vista, muito pelo contrário os seus "momentuns" ou velocidades de aceleração ascendente cada vez esticam mais e mais.
Um belo mercado técnico para quem estiver dentro comprado mas ao mesmo tempo muito perigoso porque esta volatilidade crescente seguramente vai provocar correções de verdadeiro pesadelo quando o inevitável ricochete tiver de eliminar uma parte significativa de especuladores!
Para dar início a este tópico deixo o gráfico da Prata, de todos os metais parece ser aquele que possui maior potencial de subidas, visto que para já todos os indicadores tendenciais apontam apenas para cima...
Editado pela última vez por Cem pt em 26/1/2026 18:10, num total de 1 vez.
23 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Phil2014 e 964 visitantes