Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 10/10/2025 18:42

:lol: É o que estou esperando, com short, com tudo no Vermelho :-k :-k :!: :!: :mrgreen: :mrgreen: Bom fim de semana,lol
8-)
BullDuck Escreveu:Acho que vai revisitar valores abaixo de 5 euros novamente....
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 10/10/2025 16:59

Porque hoje é sexta feira...

Curiosidades.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA chávenas.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por tami » 10/10/2025 15:31

Tantos stops a serem comidos, porque quando cai um bocado "vai de volta aos 3€"... :roll:

Registado: 28/12/2015 16:15

por yggy » 10/10/2025 15:16

@nmv! Escreveu:ainda vai fechar no verde :lol:

já esta acima do que abriu :D

Registado: 29/11/2007 11:56

por @nmv! » 10/10/2025 14:05

ainda vai fechar no verde :lol:

Registado: 2/4/2025 19:55

por BullDuck » 10/10/2025 10:07

Acho que vai revisitar valores abaixo de 5 euros novamente....

Registado: 28/7/2013 12:28

por iniciado1 » 10/10/2025 9:36

Vendi as a 5,64 e estou tentado a entrar outra vez , mas com o volume que leva , não sendo exagerado , tenho receio que as quedas se prologuem.

Registado: 12/4/2021 11:59

por yggy » 10/10/2025 9:31

Hoje ja esta a malhar muito bem.

Vai anular a subida de 5 dias em apenas 24 horas?

Registado: 29/11/2007 11:56

por luislobs » 9/10/2025 20:22

Ca esta nos 5.80 antigo maximo,

Digamos que target atingido, em principio indicadores com margem para ir mais um pc acima ..picar os 6 para depois consolidar no suporte 5.80( antiga resistencia).

Espero ver se mais algum short reduziu a posição para alem da de terca, quando eles fogem é bom sinal e o volume aumenta.

Quem tem aguenta e quem nao tem faz o mesmo, o sentido é para cima mas tem escadas...

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por Shimazaki_2 » 9/10/2025 12:35

A ME está com uma pujança :clap: :clap:
Será que vai ser à primeira ?? :-k

Registado: 16/9/2014 15:30

por Rolling_Trader » 8/10/2025 23:59

@nmv! Escreveu::arrow: gabo do verbo gabar
isso são certezas a mais, que não são verdades insofismáveis!
perdeu neste trade, mas, há perdas que são necessárias cometer, num trader profissional!
acresce, que não saber a estratégia e plano de trade, e falar jocosamente não me parece bem, pois quem entra curto faz falta no mercado, caso contrário era um marasmo.
o que interessa num trade é haver um plano e “executar”
:arrow: ademais, a Millennium International Management LP pode ter perdido neste trade, mas sabes o track record deles no global?
não, não sabes!
:arrow: nem tão pouco sabes se essa empresa, poderá ter filiais por trás de quem está longo na mota, usando algumas para fazer hedge.
uma coisa é certa, os €7 estão cada vez mais perto.
:arrow: estão mais perto os €7, que os €9

Parece-me muito difícil que este trade da Millennium International Management LP não tenha sido um tiro no pé e o tom jocoso é porque gosto tanto de shorters como de um dia de chuva quando estou a planear ir à praia (sei que a chuva é necessária, mas não me estraguem os planos de praia :lol:)

Lá por o track record de um fundo ser positivo no global, não quer dizer que, de vez em quando, não cometam asneiras e pareceu-me ser esse o caso.

Aliás, quem entrar curto na Mota agora está claramente a ir contra a tendência do mercado...

Registado: 1/1/2024 14:39

por Rolling_Trader » 8/10/2025 23:44

Shimazaki_2 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:(...)
Se alguém procurava melhor oportunidade para tramar os shorters, é agora... dificilmente qualquer um dos 3 estarolas restantes terá vendido a descoberto acima dos 5.90€, pelo que, a partir desse valor para cima, vão-se sentir cada vez mais pressionados para fazer o "buy to cover" (aumentando ainda mais a cotação no processo).

Esse buy to cover ( a recompra) é visivel no volume diario?

Shimazaki_2, as vendas a descoberto são reguladas, a nível europeu, pelo Regulamento 236/2012 que diz, na alínea b) do n.º1 do seu art.º2 (Definições) que

1. Para efeitos do presente regulamento, entende-se por:
(...)
    b) «Venda a descoberto», relativamente a uma ações ou a um instrumento de dívida, qualquer venda da ações ou do ins trumento de dívida de que o vendedor não seja titular no momento em que celebra o acordo de venda, incluindo vendas em que, no momento em que celebra o acordo de venda, o vendedor tenha tomado de empréstimo ou acor dado em tomar de empréstimo as ações ou o instrumento de dívida para entrega na liquidação, excluindo-se:

i) vendas efetuadas por qualquer das partes num acordo de recompra em que uma parte tenha acordado em vender à outra valores mobiliários a um preço determinado com a promessa de revenda pela outra parte desses valores mobiliários numa data futura a outro preço de terminado,

ii) transmissões de valores mobiliários efetuadas no âmbito de acordos de empréstimo de valores mobiliários, ou

iii) a celebração de um contrato de futuros ou outro con trato de derivados no qual se acorde a venda de valores mobiliários a um preço determinado numa data futura;

Pela própria definição (descartando as exclusões), pressupõe-se que existe a venda da ação no mercado, logo deveria sim contribuir para o volume diário registado.

Agora... conseguir distinguir entre uma ordem de compra ser um "buy to cover" duma posição curta ou uma mera compra de uma posição longa... isso já não há maneira de saber (face à informação transmitida ao trader comum, já o regulador e as equipas de monitorização da Euronext deverão conseguir distinguir os dois... pelo menos deveriam, senão regulam às cegas).

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 8/10/2025 22:51

Ainda por aqui...
Pelas minhas contas, vai para os: 6,355. Mas ainda não tem muito tempo era para baixo que eu acreditava.

Quem havia de pensar que depois de 7 fechos abaixo do triangulo e, sempre a descer, iria saltar à vara?!

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA projeção 6.355€.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por @nmv! » 8/10/2025 22:46

:arrow: gabo do verbo gabar
isso são certezas a mais, que não são verdades insofismáveis!
perdeu neste trade, mas, há perdas que são necessárias cometer, num trader profissional!
acresce, que não saber a estratégia e plano de trade, e falar jocosamente não me parece bem, pois quem entra curto faz falta no mercado, caso contrário era um marasmo.
o que interessa num trade é haver um plano e “executar”
:arrow: ademais, a Millennium International Management LP pode ter perdido neste trade, mas sabes o track record deles no global?
não, não sabes!
:arrow: nem tão pouco sabes se essa empresa, poderá ter filiais por trás de quem está longo na mota, usando algumas para fazer hedge.
uma coisa é certa, os €7 estão cada vez mais perto.
:arrow: estão mais perto os €7, que os €9

por Shimazaki_2 » 8/10/2025 22:22

Rolling_Trader Escreveu:Para quem acha que os short sellers não se enganam ou não perdem dinheiro, saiba-se que o "Millennium International Management LP", que comunicou um short sobre 0.5% do capital da Mota-Engil aberto na passada segunda-feira, dia 6, acabou hoje por comunicar à CMVM que ontem, dia 7, reduziu a posição curta para 0.4% (isto até fica confuso de ler e escrever, abrem num dia, comunicam no seguinte, fecham dois dias depois, comunicam 3 dias depois... tivessem quietos faziam melhor :lol: ).

short_e_foge.jpg

amadores'r'us.jpg

O short da "Millennium International Management LP" deixará portanto de estar listado como interesse a descoberto relevante no site da CMVM, ficando apenas os 3 estarolas que lá estavam antes.

Como referi hoje de manhã, este fundo perdeu dinheiro com um short mal feito, todos estamos com pena deles concerteza :twisted:

Estamos apenas a 1.81% da quebra do neckline do padrão Cup & Handle, target 9€, a meu ver atingíveis no primeiro semestre do ano que vem dada a euforia da Mota nas subidas, especialmente quando se antecipa saída de novo plano estratégico.

Se alguém procurava melhor oportunidade para tramar os shorters, é agora... dificilmente qualquer um dos 3 estarolas restantes terá vendido a descoberto acima dos 5.90€, pelo que, a partir desse valor para cima, vão-se sentir cada vez mais pressionados para fazer o "buy to cover" (aumentando ainda mais a cotação no processo).

Esse buy to cover ( a recompra) é visivel no volume diario?

Registado: 16/9/2014 15:30

por Rolling_Trader » 8/10/2025 22:12

Para quem acha que os short sellers não se enganam ou não perdem dinheiro, saiba-se que o "Millennium International Management LP", que comunicou um short sobre 0.5% do capital da Mota-Engil aberto na passada segunda-feira, dia 6, acabou hoje por comunicar à CMVM que ontem, dia 7, reduziu a posição curta para 0.4% (isto até fica confuso de ler e escrever, abrem num dia, comunicam no seguinte, fecham dois dias depois, comunicam 3 dias depois... tivessem quietos faziam melhor :lol: ).

short_e_foge.jpg

amadores'r'us.jpg

O short da "Millennium International Management LP" deixará portanto de estar listado como interesse a descoberto relevante no site da CMVM, ficando apenas os 3 estarolas que lá estavam antes.

Como referi hoje de manhã, este fundo perdeu dinheiro com um short mal feito, todos estamos com pena deles concerteza :twisted:

Estamos apenas a 1.81% da quebra do neckline do padrão Cup & Handle, target 9€, a meu ver atingíveis no primeiro semestre do ano que vem dada a euforia da Mota nas subidas, especialmente quando se antecipa saída de novo plano estratégico.

por Rolling_Trader » 8/10/2025 18:58

SA Traffic Escreveu::wall:

Como assim ao dizeres :"Note que, mesmo que os pesos de distribuição sejam equitativos, no máximo, nas contas da Mota-Engil ficarão atribuídos dois terços do valor total da obra, ou seja, 628 M€.” Aqui estás, na verdade, a utilizar o método da equivalência patrimonial, de forma pura e simples… lol

Por “detidas” quer dizer-se que a Mota-Engil tem de apresentar os resultados pelo método de consolidação, j'a que a empresa-mãe detém o controlo das restantes empresas.

"EBITDA e o lucro líquido atribuível na adjudicação do México serão sempre inferiores ao total que se conseguiria se estas empresas fossem efetivamente detidas a 100% pela Mota-Engil SGPS." Isso nunca foi colocado em causa, é completamente aleatório.

"Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África"
como mencionaste, peço que, por favor, nos ilustres financeiramente, utilizando o método que preferires, como chegas a esse valor, tendo em conta que a participação da Mota-Engil SGPS é de 100% na ME E&C África e 100% Mota-Engil Engenharia e Construção, S.A., e superior a 50% nas restantes.

É apenas para me esclareceres mesmo, espero nao te ter insultado mais :wink: :shame:

"E pare lá de me tratar por tu, se faz favor, que não andei consigo na escola," vou-me abster de comentar fica a classe deste magnifico comentário :| :lol: :lol:

Acho que chega nao comento mais

O esclarecimento que eu fiz era dirigido ao fórum e está dado:

O impacto nos resultados líquidos do contrato de 942M€ no México vai ser diluído por interesses minoritários, porque o consórcio integra duas empresas que são detidas a pouco mais de 50% pela Mota-Engil SGPS.

A forma mais simples de o fazer (sem perder metade da "audiência" deste fórum) era de proporcionalizar, à cabeça o valor bruto do contrato e não estar a fazer uma aplicação literal das normas contábeis e você sabe perfeitamente bem disso.

Caricato é você fazer primeiro um arredondamento, por excesso, de 58 milhões de euros na conversão do câmbio e depois vir pedir rigor e demonstrações financeiras relativas às normas contabilísticas de incorporação da receita bruta nas contas, o que é totalmente secundário para o ponto que eu estava a clarificar, que se centrava no lucro e não na receita bruta.

por SA Traffic » 8/10/2025 17:56

:wall:

Como assim ao dizeres :"Note que, mesmo que os pesos de distribuição sejam equitativos, no máximo, nas contas da Mota-Engil ficarão atribuídos dois terços do valor total da obra, ou seja, 628 M€.” Aqui estás, na verdade, a utilizar o método da equivalência patrimonial, de forma pura e simples… lol

Por “detidas” quer dizer-se que a Mota-Engil tem de apresentar os resultados pelo método de consolidação, j'a que a empresa-mãe detém o controlo das restantes empresas.

"EBITDA e o lucro líquido atribuível na adjudicação do México serão sempre inferiores ao total que se conseguiria se estas empresas fossem efetivamente detidas a 100% pela Mota-Engil SGPS." Isso nunca foi colocado em causa, é completamente aleatório.

"Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África"
como mencionaste, peço que, por favor, nos ilustres financeiramente, utilizando o método que preferires, como chegas a esse valor, tendo em conta que a participação da Mota-Engil SGPS é de 100% na ME E&C África e 100% Mota-Engil Engenharia e Construção, S.A., e superior a 50% nas restantes.

É apenas para me esclareceres mesmo, espero nao te ter insultado mais :wink: :shame:

"E pare lá de me tratar por tu, se faz favor, que não andei consigo na escola," vou-me abster de comentar fica a classe deste magnifico comentário :| :lol: :lol:

Acho que chega nao comento mais

Registado: 24/9/2025 20:13

por iniciado1 » 8/10/2025 15:55

E pare lá de me tratar por tu, se faz favor, que não andei consigo na escola,

lol , Isso era mesmo preciso?

Registado: 12/4/2021 11:59

por Rolling_Trader » 8/10/2025 15:26

SA Traffic Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:
SA Traffic Escreveu:Mais uma vez a intenção foi indicar que um contrato foi adjudicado à empresa por um valor próximo de 1000 milhões, e não que esse valor vai ser reconhecido na totalidade nas contas. Pela mesma ordem de ideias se o câmbio que vai ser considerado for 1% diferente daquele que usaste na data de assinatura ou quando os resultados forem apresentados, o que não é nada de extraordinário, estamos a falar de quase 10 milhões o que é um valor considerável pela tua lógica… Em relação a consolidação, inicialmente referiste a possibilidade de só ser reconhecido 1/2 do valor do contrato, o que é impossível qualquer que seja a distribuição, agora pode ser um 2/3 o que é possível, mas também pode ser 3/4 ou outro valor qualquer entre de 50 e tal e 90 e tal % temos que esperar para ver, na verdade não sabemos estar a especular sobre esse ponto hoje é apenas isso especular, e lançar números e valores para o ar, é um call out válido mas estar a assumir qualquer valor nesta fase com a informação que temos pode ser usado de acordo com a nossa convivência ou desejos. Sorry mas estar a falar em precisão dos números agora com a informação que temos é um exercício quase anedótico. No vim o que importa é a alta probabilidade de mais um contrato por valor considerável e uma referencia aproximada do valor do mesmo, essa é a informação que temos e que é importante dar conhecimento. Quanto ao resto temos de aguardar.

Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África", a única detida a 100% pela Mota Engil, mas sim, temos de aguardar.

Como eu disse, a notícia é boa, mas a sua frase "São mais 1.000 milhões de euros" foi demasiado vaga para não ficar sem uma clarificação e foi isso que eu fiz (você é que não gostou da clarificação, problema seu).

E agora, se não se importa, o fórum ganha mais se pararmos esta discussão estéril. Creio que ambos os pontos de vista estão esclarecidos.

O que dizes não faz sentido algum e revela um desconhecimento total sobre as demonstrações financeiras de uma empresa e das suas subsidiárias. Há uma diferença enorme entre o método da equivalência patrimonial (equity method) e o método de consolidação (consolidation method) todas as emprsas sao detidas pela mota engil, é impossível ser 50% o valor reconhecido.

Acho lindo você vir dizer que eu tenho desconhecimento total e depois meter os pés pelas mãos na sua linha de argumentação.

Primeiro, a "Mota-Engil Aeropuertos del Norte SAPI de C.V." e a "Mota-Engil México SAPI de C.V." não são detidas pela Mota-Engil SGPS como você diz. Estas empresas são subsidiárias, ou seja, são detidas parcialmente em mais de 50% com controlo efetivo da gestão.

Segundo, eu nunca disse que a faturação das subsidiárias eram contabilizada pelo método de equivalência patrimonial, porém os interesses minoritários têm de ser deduzidos quando se reconhece o lucro da subsidiária no relatório de contas.

Terceiro, O EBITDA e o lucro líquido atribuível na adjudicação do México será sempre inferior ao total que se conseguria se estas empresas fossem efetivamente detidas a 100% pela Mota-Engil SGPS.

Por isso é que o contrato de 1100M€ do túnel imerso Santos-Guarujá no Brasil é sobejamente mais importante que este contrato de 1000M€ (usando os seus número redondos).

No Brasil a obra foi adjudicada à ECB que é detida a 100% pela Mota-Engil SGPS, logo o reconhecimento do posterior lucro não será deduzido de interesses minoritários como acontecerá com esta obra no México.

SA Traffic Escreveu:Enfim, não se trata de não gostar de clarificações, o meu problema é quando se corrigem coisas com falsos statements, para “clarificar”, quando na verdade apenas se estão a dar informações erradas e a criar falsas expectativas. :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Quem criou expetativas erradas foi você, eu apenas clarifiquei.

Pior que criar expetativas erradas é ter ficado ofendido por uma clarificação, especialmente uma que você ainda não conseguiu desmontar financeiramente... e não é a insultar-me que o irá conseguir fazer.

E pare lá de me tratar por tu, se faz favor, que não andei consigo na escola,

por SA Traffic » 8/10/2025 14:22

SA Traffic Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:
SA Traffic Escreveu:Mais uma vez a intenção foi indicar que um contrato foi adjudicado à empresa por um valor próximo de 1000 milhões, e não que esse valor vai ser reconhecido na totalidade nas contas. Pela mesma ordem de ideias se o câmbio que vai ser considerado for 1% diferente daquele que usaste na data de assinatura ou quando os resultados forem apresentados, o que não é nada de extraordinário, estamos a falar de quase 10 milhões o que é um valor considerável pela tua lógica… Em relação a consolidação, inicialmente referiste a possibilidade de só ser reconhecido 1/2 do valor do contrato, o que é impossível qualquer que seja a distribuição, agora pode ser um 2/3 o que é possível, mas também pode ser 3/4 ou outro valor qualquer entre de 50 e tal e 90 e tal % temos que esperar para ver, na verdade não sabemos estar a especular sobre esse ponto hoje é apenas isso especular, e lançar números e valores para o ar, é um call out válido mas estar a assumir qualquer valor nesta fase com a informação que temos pode ser usado de acordo com a nossa convivência ou desejos. Sorry mas estar a falar em precisão dos números agora com a informação que temos é um exercício quase anedótico. No vim o que importa é a alta probabilidade de mais um contrato por valor considerável e uma referencia aproximada do valor do mesmo, essa é a informação que temos e que é importante dar conhecimento. Quanto ao resto temos de aguardar.

Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África", a única detida a 100% pela Mota Engil, mas sim, temos de aguardar.

Como eu disse, a notícia é boa, mas a sua frase "São mais 1.000 milhões de euros" foi demasiado vaga para não ficar sem uma clarificação e foi isso que eu fiz (você é que não gostou da clarificação, problema seu).

E agora, se não se importa, o fórum ganha mais se pararmos esta discussão estéril. Creio que ambos os pontos de vista estão esclarecidos.

O que dizes não faz sentido algum e revela um desconhecimento total sobre as demonstrações financeiras de uma empresa e das suas subsidiárias. Há uma diferença enorme entre o método da equivalência patrimonial (equity method) e o método de consolidação (consolidation method) todas as emprsas sao detidas pela mota engil, é impossível ser 50% o valor reconhecido. Enfim... Acho que ficou claro :wall: não se trata de não gostar de clarificações, o meu problema é quando se corrigem coisas com falsos statements, para “clarificar”, quando na verdade apenas se estão a dar informações erradas e a criar falsas expectativas. :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

por Rolling_Trader » 8/10/2025 14:20

@nmv! Escreveu:vamos ver se a Millennium International Management LP não está a apostar em pagamentos em chilli e afins :mrgreen:
:arrow: 2,16% de curtos, se sobe acima dos €6 vai ser uma festa

Muito interessante, por duas razões:

1. A CMVM ainda deve ter pessoal de férias, a comunicação foi feita ontem, mas hoje de manhã consultei as posições curtas no site da CMVM e essa do "Millennium International Management LP" não estava lá ainda... se calhar o "gajo" que comunica as comunicações chegou atrasado ao trabalho hoje... tristeza de regulador.

2. O que realmente é interessante é o facto do "Millennium International Management LP" ter aberto a posição no dia 6, em que a Mota fez um máximo de 5.065€, o que, à cotação atual, significa que já estão a perder mais de 10% :lol: .

Claramente os curtos estão a apostar contra o mercado e contra as projeções e contra as notícias de mais e melhores adjudicações (melhores em termos de rentabilidade)... mas cada um sabe de si.

Os longos estão claramente a ganhar a luta 8-)

por SA Traffic » 8/10/2025 14:19

Rolling_Trader Escreveu:

O que dizes não faz sentido algum e revela um desconhecimento total sobre as demonstrações financeiras de uma empresa e das suas subsidiárias. Há uma diferença enorme entre o método da equivalência patrimonial (equity method) e o método de consolidação (consolidation method) todas as emprsas sao detidas pela mota engil, é impossível ser 50% o valor reconhecido. Enfim, não se trata de não gostar de clarificações, o meu problema é quando se corrigem coisas com falsos statements, para “clarificar”, quando na verdade apenas se estão a dar informações erradas e a criar falsas expectativas. :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

por @nmv! » 8/10/2025 13:51

vamos ver se a Millennium International Management LP não está a apostar em pagamentos em chilli e afins :mrgreen:
:arrow: 2,16% de curtos, se sobe acima dos €6 vai ser uma festa
Anexos
IMG_9301.jpeg

por Rolling_Trader » 8/10/2025 13:29

@nmv! Escreveu:da mesma forma que o méxico quando chegar a altura de pagar, se algo corre mal, paga em tacos e guacamole :lol:

E sombreros :lol:

Queria ver a cotação da Mota-Engil se estivesse fora do mercado africano e mexicano.

Riscos haverá sempre, mas são as geografias que dão mais rentabilidade à empresa, paguem em Tacos ou em Títulos do Tesouro... desde que pagem, estamos bem :wink:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 15mil, AAA_, Ano nimus, Bing [Bot], cali010201, Gioes, Google Adsense [Bot], Goya777, joao garcao, m-m, malakas, MG2, Mr.Warrior, MR32, niceboy, Nuno V, nunorpsilva, O Magriço, Olhar Leonino, PATDAVsun, Pedro1974, SerCyc, Simplório, Tosta mista, Zorza e 345 visitantes