Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 8/10/2025 13:29

@nmv! Escreveu:da mesma forma que o méxico quando chegar a altura de pagar, se algo corre mal, paga em tacos e guacamole :lol:

E sombreros :lol:

Queria ver a cotação da Mota-Engil se estivesse fora do mercado africano e mexicano.

Riscos haverá sempre, mas são as geografias que dão mais rentabilidade à empresa, paguem em Tacos ou em Títulos do Tesouro... desde que pagem, estamos bem :wink:

Registado: 1/1/2024 14:39

por Rolling_Trader » 8/10/2025 13:26

SA Traffic Escreveu:Mais uma vez a intenção foi indicar que um contrato foi adjudicado à empresa por um valor próximo de 1000 milhões, e não que esse valor vai ser reconhecido na totalidade nas contas. Pela mesma ordem de ideias se o câmbio que vai ser considerado for 1% diferente daquele que usaste na data de assinatura ou quando os resultados forem apresentados, o que não é nada de extraordinário, estamos a falar de quase 10 milhões o que é um valor considerável pela tua lógica… Em relação a consolidação, inicialmente referiste a possibilidade de só ser reconhecido 1/2 do valor do contrato, o que é impossível qualquer que seja a distribuição, agora pode ser um 2/3 o que é possível, mas também pode ser 3/4 ou outro valor qualquer entre de 50 e tal e 90 e tal % temos que esperar para ver, na verdade não sabemos estar a especular sobre esse ponto hoje é apenas isso especular, e lançar números e valores para o ar, é um call out válido mas estar a assumir qualquer valor nesta fase com a informação que temos pode ser usado de acordo com a nossa convivência ou desejos. Sorry mas estar a falar em precisão dos números agora com a informação que temos é um exercício quase anedótico. No vim o que importa é a alta probabilidade de mais um contrato por valor considerável e uma referencia aproximada do valor do mesmo, essa é a informação que temos e que é importante dar conhecimento. Quanto ao resto temos de aguardar.

Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África", a única detida a 100% pela Mota Engil, mas sim, temos de aguardar.

Como eu disse, a notícia é boa, mas a sua frase "São mais 1.000 milhões de euros" foi demasiado vaga para não ficar sem uma clarificação e foi isso que eu fiz (você é que não gostou da clarificação, problema seu).

E agora, se não se importa, o fórum ganha mais se pararmos esta discussão estéril. Creio que ambos os pontos de vista estão esclarecidos.

por @nmv! » 8/10/2025 13:16

da mesma forma que o méxico quando chegar a altura de pagar, se algo corre mal, paga em tacos e guacamole :lol:

Registado: 2/4/2025 19:55

por SA Traffic » 8/10/2025 12:45

Mais uma vez a intenção foi indicar que um contrato foi adjudicado à empresa por um valor próximo de 1000 milhões, e não que esse valor vai ser reconhecido na totalidade nas contas. Pela mesma ordem de ideias se o câmbio que vai ser considerado for 1% diferente daquele que usaste na data de assinatura ou quando os resultados forem apresentados, o que não é nada de extraordinário, estamos a falar de quase 10 milhões o que é um valor considerável pela tua lógica… Em relação a consolidação, inicialmente referiste a possibilidade de só ser reconhecido 1/2 do valor do contrato, o que é impossível qualquer que seja a distribuição, agora pode ser um 2/3 o que é possível, mas também pode ser 3/4 ou outro valor qualquer entre de 50 e tal e 90 e tal % temos que esperar para ver, na verdade não sabemos estar a especular sobre esse ponto hoje é apenas isso especular, e lançar números e valores para o ar, é um call out válido mas estar a assumir qualquer valor nesta fase com a informação que temos pode ser usado de acordo com a nossa convivência ou desejos. Sorry mas estar a falar em precisão dos números agora com a informação que temos é um exercício quase anedótico. No vim o que importa é a alta probabilidade de mais um contrato por valor considerável e uma referencia aproximada do valor do mesmo, essa é a informação que temos e que é importante dar conhecimento. Quanto ao resto temos de aguardar.

Registado: 24/9/2025 20:13

por Rolling_Trader » 8/10/2025 11:05

SA Traffic Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:
SA Traffic Escreveu:Exato, não sei por que ainda não há notícias em Portugal. Devem estar à espera que o contrato seja assinado, o que terá de acontecer até dia 10 de Out. São mais 1.000 milhões de euros.

A notícia é boa, mas calma lá com as contas, é que 20 203 milhões de pesos mexicanos não chegam a 1.000 M€ (fica lá perto).

Acresce ainda que o consórcio designado por "PARTICIPACIÓN CONJUNTA DE: MOTA - ENGIL MÉXICO SAPI DE C.V., MOTA- ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO, S.A., MOTA ENGIL AEROPUERTOS DEL NORTE SAPI DE C.V. Y MONTA-ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO ÁFRICA, S.A." não refere o quanto cabe a cada um dos elementos do consórcio.

Mesmo assumindo uma distribuição proporcional (ou seja 1/3 a cada um), a percentagem de consolidadação, nas contas da Mota-Engil, das empresas com sufixo "SAPI de C.V." (Sociedade Anónima Promotora de Inversión de Capital Variable) (uma forma jurídica mexicana) pode variar.

Por exemplo, no último relatório de contas intercalar a "Mota-Engil Aeropuertos del Norte SAPI de C.V." estava consolidada a 51%.

Portanto quanto destes 942M€ caberá aos acionistas da Mota-Engil (ou seja, quanto não se perderá nos interesses minoritários), ainda é uma questão por apurar.
(...)

:shock: os 1000 milhões é um número redondo, acho irrelevante, por print para ir ao cêntimo, se estás a usar uma taxa de câmbio hoje e amanhã o câmbio Mex/Eur sobe ou desce 0,5% tens uma
diferença de milhões….
(...)
O que corresponde a cada empresa do consórcio é desconhecido, certo é que são todas empresas detidas pela Mota Engil SGPS umas a 100%, e todas a mais de 50%, acho válido o call out mas nesta fase não me parece seja o mais relevante.

No fim de contas foi uma obra com um valor a bater nos 1000 milhões de euros adjudicada a Mota Engil, foi isso que quis transmitir, acho que o objetivo aqui passa por ajudar e partilhar informação que possa ser importante, foi o que tentei fazer. E espero ser corrigido para não cometer error nas minhas interpretações o que aliás agradeço, mas não é minha intenção entrar em preciosíssimos, que praticamente não acrescentam em nada ao que foi dito ou que estão errados e não façam sentido.

Se o contrato vai ser assinado no dia 10, o câmbio do peso mexicano face ao euro não vai variar quase nada, portanto dizer "São mais 1.000 milhões de euros. euros" está errado e causa falsas expetativas a quem ler o seu post.

A precisão nos números é crucial, entre 942M€ e 1000M€ está quase o triplo do dinheiro que a Mota está em risco de perder na Duro Felguera, se para si 58M€ é pouco dinheiro, para a Mota não é (e também não devia ser para os seus acionistas e demais foristas que podem estar a ler a informação aqui veiculada).

Por fim, a questão da consolidação das empresas que fazem parte do consórcio é o mais importante. Note que mesmo que os pesos de distribuição sejam equitativos, no máximo, nas contas da Mota-Engil vão ficar atribuídos 2/3 do valor total da obra, ou seja 628M€.

O seu valor impreciso, dista 372M€ do que na realidade pode ser contabilizado nas contas da Mota Engil e isto não é um preciosismo como você refere.

A minha intenção não era corrigi-lo mas sim chamar à atenção ao real valor que poderá vir a ser contabilizado no relatório de contas que é 37% abaixo do que você referiu.

por @nmv! » 8/10/2025 11:05

a empresa ilustrada abaixo é uma construtora, que em 2010 | 2011 andava nos preços que a mota está hoje.
olhar para o gráfico faz lembrar o SP500 :lol:
:arrow: em 15 anos o preço aumento 10 bags
poderá a mota reproduzir a mesma performance?
Anexos
Screenshot 2025-10-08 at 11.01.07.png

por SA Traffic » 8/10/2025 10:41

Rolling_Trader Escreveu:
SA Traffic Escreveu:
Massao1 Escreveu:El fallo fue anunciado anoche por la Agencia Reguladora del Transporte Ferroviario (ARTF) que encabeza Andrés Lajous, que determinó adjudicar al consorcio un contrato por 20 mil 203 millones de pesos.

Exato, não sei por que ainda não há notícias em Portugal. Devem estar à espera que o contrato seja assinado, o que terá de acontecer até dia 10 de Out. São mais 1.000 milhões de euros.

A notícia é boa, mas calma lá com as contas, é que 20 203 milhões de pesos mexicanos não chegam a 1.000 M€ (fica lá perto).

peso_to_eur.jpg

Acresce ainda que o consórcio designado por "PARTICIPACIÓN CONJUNTA DE: MOTA - ENGIL MÉXICO SAPI DE C.V., MOTA- ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO, S.A., MOTA ENGIL AEROPUERTOS DEL NORTE SAPI DE C.V. Y MONTA-ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO ÁFRICA, S.A." não refere o quanto cabe a cada um dos elementos do consórcio.

Mesmo assumindo uma distribuição proporcional (ou seja 1/3 a cada um), a percentagem de consolidadação, nas contas da Mota-Engil, das empresas com sufixo "SAPI de C.V." (Sociedade Anónima Promotora de Inversión de Capital Variable) (uma forma jurídica mexicana) pode variar.

Por exemplo, no último relatório de contas intercalar a "Mota-Engil Aeropuertos del Norte SAPI de C.V." estava consolidada a 51%.

Portanto quanto destes 942M€ caberá aos acionistas da Mota-Engil (ou seja, quanto não se perderá nos interesses minoritários), ainda é uma questão por apurar. Mas é possível que seja contabilizado cerca de metade deste valor.

Talvez tenha sido o catalisador para um novo frenesim de compras que começou ontem (a adjudicação foi na segunda-feira).

Segue post com a a análise técnica que acho mais relevante no imediato (num novo post que este já vai longo).

:shock: os 1000 milhões é um número redondo, acho irrelevante, por print para ir ao cêntimo, se estás a usar uma taxa de câmbio hoje e amanhã o câmbio Mex/Eur sobe ou desce 0,5% tens uma
diferença de milhões….
A adjudicação aconteceu, segunda ao fim do dia no México, são menos 7 horas que em Portugal, aqui os mercado já estavam fechados faz tempo, por isso só a partir de ontem pode ter tido efeito.
O que corresponde a cada empresa do consórcio é desconhecido, certo é que são todas empresas detidas pela Mota Engil SGPS umas a 100%, e todas a mais de 50%, acho válido o call out mas nesta fase não me parece seja o mais relevante.

No fim de contas foi uma obra com um valor a bater nos 1000 milhões de euros adjudicada a Mota Engil, foi isso que quis transmitir, acho que o objetivo aqui passa por ajudar e partilhar informação que possa ser importante, foi o que tentei fazer. E espero ser corrigido para não cometer error nas minhas interpretações o que aliás agradeço, mas não é minha intenção entrar em preciosíssimos, que praticamente não acrescentam em nada ao que foi dito ou que estão errados e não façam sentido.

por @nmv! » 8/10/2025 9:39

não esquecer que, os padrões técnicos apenas validam, quando se materializam, por ora €9, não passa dum desejo.
:arrow: se em 2026 os € 180 milhões com recorrentes ou não recorrentes se conseguirem verificar, a zona dos €9 será uma certeza
:arrow: caso a mota faça novos máximos em 2025, acima dos € 5,94 passados, a zona dos €7 talvez em meados do 1T 2026, será real

por Rolling_Trader » 7/10/2025 22:06

Bem, em termos de análise técnica, como tinha dito antes, os limites de um triângulo, ou de qualquer outro padrão delimitado por linhas pode ser algo difuso.
Neste post o Aqui_Vale optou por um traçado rígido de acordo com regras próprias e validou o breaktrough do padrão pelo lado descendente com a confirmação de fecho de 3 dias.
No entanto, tal como referi, ser muito rígido com o traçado dos padrões, pode por vezes levar a interpretações erradas.

Espero que tenhas reentrado Vale. :pray:

Olhando novamente para o gráfico, consigo retraçar o triângulo simétrico com pelo menos 3 pontos de contacto na linha inferior.

breakout_triangle.jpg

O que interessa mesmo é o inequívoco breakout do triângulo (pelo lado ascendente), acompanhado de 2 sinais de compra relevantes, o do indicador "Parabolic SAR" (bearish há 19 sessões) e o crossover das linhas no indicador MACD.

O breakout foi em volume, 177% superior ao volume médio dos últimos 180 dias e em contra-ciclo com o PSI (que fechou negativo) e com as principais praças europeias.

O setor da construção europeu teve alguns ganhos expressivos, especialmente nas construtoras nórdicas, já as espanholas ficaram na linha de água e a FCC até fechou 1,59% negativa.

Pelo padrão do intraday, pareceu-me que podemos estar a assistir ao fecho de alguns shorts massivos.

Notem que o breakout do triângulo simétrico permite traçar uma projeção de subida equivalente à base do triângulo, ou seja, até aos 6.43€, um ganho de 17.41%.

Se repescarem este meu antigo post reforço a iminência do breakout do neckline do que eu ainda insisto ser um padrão Cup & Handle com projeção perto dos 9€.

Amanhã, a neckline do padrão C&H situar-se-á nos 5.747€ (+4.87% face ao fecho de hoje), pelo que se a cotação subir acima deste valor, poderá despoletar novas compras e servir de short squeeze (definitivo :pray: )

por Rolling_Trader » 7/10/2025 21:45

SA Traffic Escreveu:
Massao1 Escreveu:El fallo fue anunciado anoche por la Agencia Reguladora del Transporte Ferroviario (ARTF) que encabeza Andrés Lajous, que determinó adjudicar al consorcio un contrato por 20 mil 203 millones de pesos.

Exato, não sei por que ainda não há notícias em Portugal. Devem estar à espera que o contrato seja assinado, o que terá de acontecer até dia 10 de Out. São mais 1.000 milhões de euros.

peso_to_eur.jpg
peso_to_eur.jpg (51.42 KiB) Visualizado 5049 vezes

Portanto quanto destes 942M€ caberá aos acionistas da Mota-Engil (ou seja, quanto não se perderá nos interesses minoritários), ainda é uma questão por apurar. Mas é possível que seja contabilizado cerca de metade deste valor.

Talvez tenha sido o catalisador para um novo frenesim de compras que começou ontem (a adjudicação foi na segunda-feira).

Segue post com a a análise técnica que acho mais relevante no imediato (num novo post que este já vai longo).

por Àlvaro » 7/10/2025 19:50

Essa fixação? Política pura, nada mais. A Mota tem um P/L de 9. Das 7 magníficas algumas têm perto de 200! É por isso que essas posições a descoberto são tão frágeis e é tbm por isso que facilmente desatam a comprar com receio de perder a mão. Com o índice a apontar para cima não me surpreenderia que num ápice se aproxime de 6.

Registado: 31/5/2014 23:07

por luislobs » 7/10/2025 15:16

Estava tudo no grafico, aliviou ate a lta e subiu em frexa, volume muito acima da media com obviamente shorts a reduzir,,

Guerra estará ali nos 5.80...se passar temos tourada
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por tami » 7/10/2025 15:12

SA Traffic Escreveu:https://periodicocorreo.com.mx/vida-publica/2025/oct/07/consorcio-portugues-construira-ferrocarril-apaseo-irapuato-139975.html

Mais um contracto a justificar a subida de hoje ainda n saiu a not'icia em Portugal parece-me.

Obrigado SA Traffic, tinha-me escapado essa notícia. Por mais que os riscos a queiram atirar para os 3€, a atividade real da empresa há-de prevalecer a longo prazo.

Registado: 28/12/2015 16:15

por SA Traffic » 7/10/2025 13:40

por Massao1 » 7/10/2025 13:25

El fallo fue anunciado anoche por la Agencia Reguladora del Transporte Ferroviario (ARTF) que encabeza Andrés Lajous, que determinó adjudicar al consorcio un contrato por 20 mil 203 millones de pesos.

Registado: 5/10/2009 12:35

por SA Traffic » 7/10/2025 13:17

https://periodicocorreo.com.mx/vida-pub ... 39975.html

Mais um contracto a justificar a subida de hoje ainda n saiu a not'icia em Portugal parece-me.

por NirSup » 7/10/2025 13:16

FOMO = Fear Of Missing Out

Alguma vez sentiste FOMO?
O medo de estar a perder algo ou de ficar de fora pode levar-te a tomar decisões emotivas e irracionais.
Não será certamente o caso da Mota-Engil com oscilações impróprias para cardíacos.
A grande subida de hoje (e com volume) estará ligada a compras dos shorts?

Mota-Engil.png
Mota-Engil.png (51.68 KiB) Visualizado 4501 vezes

By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por Àlvaro » 7/10/2025 11:03

Com o índice a apontar para cima de 8300, a Mota deverá ir mesmo para cima.

Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 7/10/2025 9:51

Parece que...

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 07Out.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Shimazaki_2 » 7/10/2025 9:38

Bom arranque matinal para quebrar a LTD
Anexos
ME07102025.png

Registado: 16/9/2014 15:30

por @nmv! » 6/10/2025 20:57

quem acredita na probabilidade de conseguir comprar na zona dos €3,50.
:arrow: eu acredito que antes do preço visitar essa zona, conseguir-se-á vender e comprar 1 mota por €7.

por serdom » 6/10/2025 20:31

eu continuo com a minha fezada, mas o raio do triângulo está farto de ser martelado.
era bom que o momento de consolidação acabasse e tomasse um rumo definitivo rápido, que isto não faz bem ao coração.
com o aumento de volume de hoje, os 10% até ao último máximo mantém se como objetivo.
Anexos
TradingView_Screenshot_1759778765779.jpg

Registado: 21/8/2011 19:31

por Massao1 » 6/10/2025 14:13

Caros, Segue em anexo o comunicado sobre a adjudicação de novos contratos no Brasil, com os seguintes destaques: Novo contrato assinado com a Petrobras no valor de aproximadamente € 700 milhões (participação de 33% no consórcio): Duração estimada de 50 meses; O contrato abrange o projeto, construção, montagem, comissionamento, operação assistida e integração com a Refinaria Duque de Caxias no Rio de Janeiro. Outro contrato para a extensão de cinco meses de um contrato atualmente em andamento, no valor de cerca de € 35 milhões: Prestação de serviços de coleta, beneficiamento, destinação final e descarte para as linhas flexíveis dos “Armazéns Submarinos” da Bacia de Campos. Com estes contratos, a MOTA-ENGIL reforça a sua carteira de encomendas e a sua presença na América Latina

Registado: 5/10/2009 12:35

por Sinedrio » 6/10/2025 12:01

Grande contrato. Não me admirava de ver um dia a Mota-Engil a dez euros.

Registado: 20/11/2015 17:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Google [Bot], Goya777, latbal, Lisboa_Casino, macau5m, malvada, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, rg7803, SalvaFP, yggy e 154 visitantes