Caldeirão da Bolsa

Análises e carteiras nas bolsas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Análises e carteiras nas bolsas

por previsor » 15/10/2025 19:45

Na carteira dos EUA, vou fechar o TQQQ e o URTY no fim da sessão. Tenho receio de que o mercado abra em baixa amanhã e caia um pouco.
Vou também comprar 240 unidades do inverse ETF PSQ. O meu objetivo neste momento com o PSQ é mais fazer hedging, porque vou manter as ações, do que ganhar com a descida.

Não sei se o mercado vai cair, mas como não fiz nada nesta carteira há muito tempo e vejo algum risco, decidi fechar hoje, apesar de andar a evitar fazer operações de curto prazo nestas carteiras.

Registado: 15/3/2023 3:21

por previsor » 14/10/2025 16:12

CA.png

NE.png
NE.png (27.67 KiB) Visualizado 202 vezes

Preço médio EDPR: 102 ações a 9,09 € + 169 ações a 12,82 € = 271 ações da EDPR a um preço médio de 11,416 €

por previsor » 14/10/2025 1:07

Vou atualizar a carteira europeia e amanhã vou fazer alterações.
Vou fechar a ALTR, a NOS e os CTT, e com esse dinheiro comprar mais ações da EDPR.

ct.png

div.png

por previsor » 12/10/2025 12:40

Estávamos a 24/01/2025, às 12:50, quando escrevi isto

previsor Escreveu:Penso que a subida da EDPR no dia 31 de dezembro não foi por acaso. Parece ter sido um movimento intencional, para o gráfico apresentar uma tendência positiva no longo prazo e favorecer uma subida este ano.
Nem todos os movimentos acontecem de forma aleatória, e há situações importantes em que os movimentos parecem ser manipulados.

Vejo a descida no início deste ano como semelhante à que já disse que aconteceu em março de 2020 em que desceu 29%. Como disse essa descida serviu de mola, e a ação acabou por subir mais de 100% nesse ano. Não sei se este ano a EDPR vai subir tanto, mas acho que vai ter uma boa subida, e a EDP também.

Posso estar errado, nem sempre acerto, mas ainda acho que não estou. Ainda estamos em janeiro, e até Dezembro ainda muita coisa vai acontecer.

A descida deste ano foi maior do que em 2020, mas a situação é semelhante. Acho até que por a descida ter sido maior, a subida poderá ser mais forte do que em 2020, embora não vá acontecer tudo este ano.
Eu disse que a descida em 2020 serviu de mola, e agora como a descida foi ainda mais acentuada, é como se a mola tivesse mais amplitude e força para levar o preço ainda mais alto.
O resto da subida deve acontecer no próximo ano ou nos seguintes, pois ainda está longe do objetivo da cunha.

IMG_4944.jpeg

por previsor » 12/10/2025 10:35

Foi assim que o objetivo da cunha foi superado na EGL

IMG_4943.jpeg
IMG_4943.jpeg (315.24 KiB) Visualizado 779 vezes

por previsor » 8/10/2025 14:49

Shimazaki_2 Escreveu:
Tinha uma previsão bastante interessante para a EDPR

A previsão mantém-se igual, com a mesma formação (cunha de alargamento descendente) e o mesmo objetivo

IMG_4901.jpeg
IMG_4901.jpeg (279.72 KiB) Visualizado 1148 vezes

por Shimazaki_2 » 8/10/2025 14:32

previsor Escreveu:Já há vários meses que não actualizo a "lista das cunhas". Comecei-a no tópico anterior a este, e a última atualização foi neste tópico, acho que em Janeiro deste ano. Ontem lembrei-me de ir ver e comecei a atualizar, mas não fiz tudo, porque para fazer mais sentido é melhor ajustar os preços, pois desenhei as cunhas em gráficos ajustados com dividendos e com a distribuição de dividendos os gráficos e os preços mudam, embora na maioria nao tenha mudado muito.. Ainda vou demorar um pouco a fazer isso, porque vou fazer aos poucos. Mas já vi que a maioria ou todas as ações mantém as formações que desenhei e que a EDP já atingiu o objetivo, e a EGL também superou claramente o objetivo. Daqui a uns dias ou semanas atualizo a lista.

Tinha uma previsão bastante interessante para a EDPR

Registado: 16/9/2014 15:30

por previsor » 8/10/2025 13:47

Já há vários meses que não actualizo a "lista das cunhas". Comecei-a no tópico anterior a este, e a última atualização foi neste tópico, acho que em Janeiro deste ano. Ontem lembrei-me de ir ver e comecei a atualizar, mas não fiz tudo, porque para fazer mais sentido é melhor ajustar os preços, pois desenhei as cunhas em gráficos ajustados com dividendos e com a distribuição de dividendos os gráficos e os preços mudam, embora na maioria nao tenha mudado muito.. Ainda vou demorar um pouco a fazer isso, porque vou fazer aos poucos. Mas já vi que a maioria ou todas as ações mantém as formações que desenhei e que a EDP já atingiu o objetivo, e a EGL também superou claramente o objetivo. Daqui a uns dias ou semanas atualizo a lista.

por previsor » 6/10/2025 14:09

previsor Escreveu: Estive a pesquisar, por curiosidade, que ETFs existem para o índice espanhol, para ver se há muitos ou se era parecido com Portugal, onde não há nenhum. Para além de existirem vários, há em euros e em dólares. Acabei também por ver que a bolsa espanhola está a subir mais do que a portuguesa e a alemã, cerca de 35% este ano, enquanto Alemanha e Portugal cerca de 27%. Eu acho que a bolsa portuguesa também deveria estar a subir mais do que a alemã, por estar mais atrasada, e as recuperações tenderem a ser mais rápidas. Apesar de estar a subir bem, acho que estaria ainda melhor se existissem ETFs disponíveis.

Em relação a isto que escrevi, a bolsa portuguesa está, de facto, a subir mais do que a bolsa alemã este ano, tal como eu achava que deveria acontecer. Os 27% que disse que a bolsa alemã estava a subir não estavam certos. Retirei esse valor das carteiras que criei no tópico, mas lembrei-me que esse valor diz respeito ao período desde que iniciei a carteira europeia no tópico, ou seja, desde 1 de novembro, e não desde o início do ano.

Eu adicionei agora desde o início do ano, e vi que o PSI está a subir 28,09%, enquanto o DAX sobe 22,63%. Então, a bolsa portuguesa está a subir mais este ano.

Independentemente disso, é verdade que a bolsa espanhola está a subir mais do que a portuguesa, e continuo a achar negativo o facto de não existirem ETFs para a bolsa portuguesa, e que isso faria com que mais investidores investissem em Portugal.

por previsor » 5/10/2025 20:55

Os bilionários da bolsa são ovelhas?

A resposta é clara: não. Bilionários do trading, como Paul Tudor Jones, George Soros, Stanley Druckenmiller e Ray Dalio, não seguem cegamente a multidão. Eles tomam decisões com base em análise própria, observando o comportamento do mercado para identificar oportunidades, mas agindo de forma estratégica, não automática.

Paul Tudor Jones afirma:

“Where you want to be is always on the side of the minority that’s becoming the majority.”

Ele procura o lado da minoria que está prestes a tornar-se a maioria, identificando tendências emergentes antes de se tornarem predominantes, sem se deixar levar pelo rebanho atual.

George Soros reforça esta abordagem ao dizer:

“The prevailing wisdom is that markets are always right. I take the opposition position. I assume that markets are always wrong. Even if my assumption is occasionally wrong, I use it as a working hypothesis. It does not follow that one should always go against the prevailing trend. On the contrary, most of the time the trend prevails; only occasionally are the errors corrected. It is only on those occasions that one should go against the trend.”

Soros parte do princípio de que os mercados estão frequentemente errados, mas não age contra a tendência todo o tempo. Ele só contraria a maioria estrategicamente, quando identifica falhas significativas, aproveitando essas ocasiões para obter lucro.

Stanley Druckenmiller é claro sobre o risco de seguir a maioria:

“The crowd is usually wrong on the market.”

Seguir a multidão, afirma ele, geralmente leva a erros, mostrando a importância de uma análise independente e de pensar por si próprio ao investir.

Da mesma forma, Ray Dalio declara:

“To make money in the markets, one needs to be an independent thinker who bets against the consensus and is right.”

Ele destaca que o sucesso depende de pensamento independente, não de seguir a massa.

Em resumo, os bilionários da bolsa não se comportam como ovelhas. Eles estudam o comportamento da massa, compreendem os exageros do mercado e utilizam essas informações para tomar decisões estratégicas e informadas. Não é uma questão de estar sempre contra a manada, mas de agir com discernimento e oportunidade quando surgem falhas no consenso. Se a maioria é a ovelha, eles são os pastores que conhecem perfeitamente os movimentos do rebanho.

por previsor » 3/10/2025 1:09

Para exemplificar uma sequência de máximos e mínimos sucessivos e a tendência ascendente. Os máximos e mínimos correspondem aos preços assinalados no gráfico.

Desde abril, os máximos e mínimos têm subido continuamente, pelo que a tendência é ascendente
IMG_4871.jpeg
IMG_4871.jpeg (125.18 KiB) Visualizado 2032 vezes

por previsor » 2/10/2025 21:16

Gráfico mensal de linha do índice EuroStoxx50
IMG_4867.jpeg
IMG_4867.jpeg (400.17 KiB) Visualizado 2090 vezes

Gráfico mensal de velas (candles) do índice EuroStoxx50
IMG_4868.jpeg
IMG_4868.jpeg (395.52 KiB) Visualizado 2090 vezes

por previsor » 2/10/2025 20:43

A Origem da Definição de Tendência

A definição clássica de tendência como uma sequência de máximos e mínimos sucessivos tem origem na Teoria de Dow, formulada no final do século XIX. Foi Charles Dow (1851–1902), fundador do Wall Street Journal e criador do índice Dow Jones, quem primeiro descreveu que uma tendência de subida se caracteriza por máximos e mínimos sucessivos ascendentes, enquanto uma tendência de descida se distingue por máximos e mínimos sucessivos descendentes, baseando-se em gráficos de linha simples com preços de fecho. Esses gráficos eram rudimentares, mas já permitiam visualizar claramente a direção predominante do mercado e identificar os máximos e mínimos sucessivos.

Mais tarde, William Peter Hamilton aprofundou esta ideia no livro The Stock Market Barometer (1922), explicando como identificar e seguir tendências através da sucessão de movimentos ascendentes e descendentes. A formulação foi consolidada por Robert Rhea em The Dow Theory (1932), tornando-se a base de toda a análise técnica moderna.

Posteriormente, outros autores expandiram a análise técnica, introduzindo ferramentas e metodologias que complementam a leitura de tendências, mas sem alterar a definição original de máximos e mínimos sucessivos:
• Richard Wyckoff (1873–1934) detalhou o comportamento de oferta e procura, acumulação e distribuição, oferecendo formas de interpretar movimentos de preço dentro de uma tendência.
• Edwards & Magee (1948) sistematizaram as formações clássicas (triângulos, bandeiras, cunhas), reforçando a observação de padrões que ocorrem dentro de tendências.
• Martin Pring (anos 70–80) popularizou indicadores e métodos para analisar tendências em diferentes timeframes, mantendo a sequência de máximos e mínimos sucessivos como referência central.
• Steve Nison (anos 80) introduziu os candlesticks japoneses no Ocidente, fornecendo mais detalhes de preços, mas a identificação de tendências continua baseada na sucessão de máximos e mínimos sucessivos, facilmente visível em gráficos de linha.

por previsor » 2/10/2025 18:58

Gráficos de Linha: A Base

Os gráficos de linha são a forma mais antiga de representação de preços no Ocidente e serviram de base para a análise técnica clássica. A sua função é simples: ligar os preços de fecho de um ativo ao longo do tempo, permitindo visualizar a tendência predominante do mercado.

No século XVII, nos Países Baixos, comerciantes de mercadorias e tulipas já registavam os preços em gráficos simples, ligando os fechos diários. Esses primeiros gráficos de linha rudimentares ajudavam a perceber movimentos gerais de mercado, apesar da simplicidade da técnica.

No início do século XX, analistas como Charles Dow e William Peter Hamilton utilizaram gráficos de linha para desenvolver a Teoria de Dow, estudando os movimentos de preços e definindo tendências de alta, baixa e lateral. A partir destes gráficos, foi possível identificar padrões de topos e fundos, que mais tarde influenciaram a formalização de linhas de tendência e formações clássicas, como cunhas, triângulos e ombro-cabeça-ombro.

Hoje, alguns autores modernos desvalorizam os gráficos de linha. Mas, na prática, eles continuam a ser essenciais: permitem identificar tendências e padrões clássicos com clareza, eliminando oscilações secundárias e mostrando de forma direta a direção predominante do mercado.

por previsor » 2/10/2025 14:31

Estive a pesquisar, por curiosidade, que ETFs existem para o índice espanhol, para ver se há muitos ou se era parecido com Portugal, onde não há nenhum. Para além de existirem vários, há em euros e em dólares. Acabei também por ver que a bolsa espanhola está a subir mais do que a portuguesa e a alemã, cerca de 35% este ano, enquanto Alemanha e Portugal cerca de 27%. Eu acho que a bolsa portuguesa também deveria estar a subir mais do que a alemã, por estar mais atrasada, e as recuperações tenderem a ser mais rápidas. Apesar de estar a subir bem, acho que estaria ainda melhor se existissem ETFs disponíveis.

por previsor » 30/9/2025 23:16

Tenho acompanhado com alguma frequência o PSI, mesmo que, atualmente, e apesar das carteiras que tenho no tópico, esteja mais focado em produtos com alavancagem que seguem os índices dos EUA. Acompanho o índice por causa de alguns padrões que tenho seguido e porque acredito que, enquanto estiver otimista nele, a bolsa dos EUA também não deverá cair no médio/longo prazo.

Dito isto, algumas curiosidades sobre o índice: o máximo histórico de sempre do PSI foi cerca de 15 080 pontos em março de 2000. Atualmente, está em 7 957,62 pontos, pelo que precisa de subir cerca de 89,5 % para atingir novamente esse máximo.
Desde a subida entre 2003 e 2007, o índice não estava tão “demasiado comprado” como está atualmente no longo prazo.
Apesar disso, estou otimista nele e, como já disse, tenho como objetivo 9 500 pontos, que provavelmente até vou aumentar daqui a uns meses.
Para atingir esse valor, o índice precisa subir 19,4 %. Provavelmente, até lá, ainda vai ter algum mês de descida. Neste momento, sobe há 9 meses consecutivos, como disse há dias.

por previsor » 29/9/2025 23:33

jls1 Escreveu:Olá, sou, desde há algum tempo, um pequeno investidor neste mercado bolsista, sempre na base dos meus palpites e dos comentários de outros foristas aos quais, desde já agradeço . No entanto, não sendo eu da área económica, há muitas siglas e análises que "são chinês" para mim. Há algum livro ou outro tipo de informação a que eu possa aceder, que me recomendem para eu poder fazer as minhas próprias análises?

Sugestão do ChatGPT:

Investing for Dummies – Tony Levene
“Para leigos”. Explica o básico de forma acessível, útil se quiseres começar do zero.
https://www.fnac.pt/Investing-for-dummi ... Y/a1168850

Se quiseres, também podes colocar a tua pergunta diretamente no ChatGPT ou no Grok, que te respondem e podes continuar a perguntar. Eu aprendi muitas coisas com o Google. Agora com ChatGPT e Grok, acho que é ainda mais fácil pesquisar. E depois é uma questão de experimentar e testar

por jls1 » 29/9/2025 18:14

Olá, sou, desde há algum tempo, um pequeno investidor neste mercado bolsista, sempre na base dos meus palpites e dos comentários de outros foristas aos quais, desde já agradeço . No entanto, não sendo eu da área económica, há muitas siglas e análises que "são chinês" para mim. Há algum livro ou outro tipo de informação a que eu possa aceder, que me recomendem para eu poder fazer as minhas próprias análises?

Registado: 11/1/2020 17:01

por previsor » 28/9/2025 23:37

previsor Escreveu:De 2020 até dezembro de 2024, o PSI nunca subiu mais de 3 meses seguidos.
Agora já tem 8 meses seguidos de subida.

Isto aconteceu muito poucas vezes desde 2000.
Houve mais duas vezes em que subiu também vários meses seguidos:
De junho de 2006 a fevereiro de 2007, 9 meses.
De julho de 2013 a março de 2014, também 9.

Escrevi isto no tópico do PSI no mês passado e decidi trazer para aqui e atualizar.
Agora já leva 9 meses seguidos.
Desde 2000 nunca subiu 10 meses seguidos.
Subi o objetivo para 9500.

IMG_4830.jpeg

por previsor » 9/7/2025 20:52

Só para explicar melhor em relação às carteiras, elas continuam, mas não vou fazer como estava a fazer, com várias entradas e saídas para tentar acertar no timing. Isso não quer dizer que nunca vou fazer timing. Posso vir a fazer, mas na maior parte do tempo não vou fazer e posso estar vários meses sem fazer nada

por previsor » 9/7/2025 20:16

Este gráfico já vem desde 2023, foi na altura que criei um tópico a dizer que o PSI ia subir mais de um ano. Também disse algumas vezes já neste tópico que achava que não ia haver um bear market antes do PSI subir mais de três meses seguidos e nos últimos meses cheguei a dizer que podia acelerar e isso aconteceu.
Uma coisa que continuo a achar mal é não haver um ETF para o PSI e que o governo podia criar condições para que isso acontecesse, mas mesmo sem isso está a subir bem

IMG_4558.jpeg

por previsor » 9/7/2025 19:50

Já não atualizo o tópico a algum tempo, mas as carteiras continuam com os mesmos negócios
Um dos motivos porque não fiz nada foi porque há umas pessoas que seguem o tópico e com quem não simpatizo e até queria/quero que pensassem/pensem que isto ia/vai correr mal. Podia explicar isto melhor, mas fica assim.
Independentemente disso, isto continua. Às vezes posso estar meses sem escrever, mas isto só acaba quando disser que acabou

por previsor » 3/3/2025 15:10

b.png

a.png
a.png (10.21 KiB) Visualizado 19146 vezes

por previsor » 2/3/2025 22:23

Vou trocar a SEM pela ARAMI. A SEM desceu e já não está entre as que mais sobem no período de um ano. Já tive a ARAMI antes, fechei numa altura, mas ela não tem tido correções grandes e está mais alta do que da última vez que a tive.

Últimos Sinais de Negociação para a Próximo Abertura - EU Market Timing

Sem - Semapa SGPS SA
Ação: Venda para fechar
Quantidade - 32

ARAMI (FR) - Aramis Group SAS
Ação: Compra para abrir
Montante: ≈ €495

por previsor » 2/3/2025 22:21

previsor Escreveu:Depois do crash de 1929, o S&P 500 ficou 22/23 anos sem fazer novos máximos históricos. E o Nikkei depois do crash de 1990 ficou 34/35 anos sem fazer novos máximos, só fez no ano passado. O PSI 20 está há 25 anos sem fazer novos máximos históricos e acho que nao vai demorar mais 20 anos para conseguir fazer. Acho que a partir de uma altura vai acelerar. Pode ser em breve ou ainda demorar.

Pode já ter começado a aceleração, mas 6993,53 e 6870,81 são resistências

PSI20_6_800_10_▼_−0_64__Unnamed_1.png

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Ferreiratrade, Google [Bot], Hawk66, jeronimovaldemars, Luísbeirao, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1 e 156 visitantes