Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vi que na mesma altura que foram divulgados os resultados do leilão de Santos Guarujá surgiram outras notícias que a Mota Engil em consórcio com outra empresa ia estar envolvida no negócio assinado entre o governo do Paquistão e dos Estados Unidos na exploração de terras raras. O deal entre o Paquistão e US foi de 500M, achei curioso porque a Ásia é um continente onde a Mota Engil não tem negócios no dias que correm. No entanto essa notícia não foi muito divulgada a nível interno quase toda a informação que existe é de média internacional.
https://tribune.com.pk/story/2565638/go ... tion?amp=1
https://timesofindia.indiatimes.com/bus ... 784472.cms
https://tribune.com.pk/story/2565638/go ... tion?amp=1
https://timesofindia.indiatimes.com/bus ... 784472.cms
- Registado: 24/9/2025 20:13
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Podem ler sobre o mesmo aqui
Conjugando a análise fundamental com a técnica, diria que este padrão tem uma alta probabilidade de ter o esperado breakout, com uma projeção acima do price target dos 6,20€.
Esse breakout será duplo visto que coincidirá também com o breakout do padrão Cup and Handle (C&H) que já inúmeras vezes referi nos meus posts. Esse C&H tem projeção acima dos máximos históricos, de todo o sempre da Mota-Engil (acima dos 8€).
"Rolling_Trader", Gosto da discordância, quando fundamentada, isso ajuda-me a aprender.
Não identifico um "triangulo ascendente", como indicas, mas sim um triangulo simétrico a não ser que esteja a ver mal o meu Boneco.
Se romper para cima e com volume a projeção poderá ir até aos 6,55; Se for em sentido contrário (como acredito) teremos um valor da ordem dos 4,14. Independentemente dos fundamentais
Isto é o que me parece, mas não passa da opinião de um Bonequeiro.
CumPrim/
ValeAquilinio
Foi lapso meu, Vale.
Efetivamente queria escrever triângulo simétrico, obrigado pela chamada de atenção.
Quanto ao padrão Cup & Handle (C&H), tenho uma visão diferente do teu boneco Vale, tal como fundamentei neste meu anterior post.
Nesse meu post parecia que a Mota ia disparar e fazer uma "handle" minúscula de um "cup" gigante (o que achei estranho). O facto da cotação ter caído novamente só ajudou a formar uma "handle" mais consistente (que poderá estar prestes a completar a sua formação).
A minha visão do C&H é diferente da do Vale porque, na mais canónica das teorias, o C&H é um padrão de continuação, logo é apenas relevante se ocorrer no topo de uma tendência ascendente (em contraponto, o C&H invertido já só faz sentido ocorrer no fundo de uma tendência descendente).
O "C&H do Vale" está ainda distante dos máximos de médio prazo o que lhe retira alguma validade canónica e isso ficou expresso nesta nova inflexão corretiva que o vale denominou por "asa partida".
O mesmo se aplica aos padrões de inversão de tendência como o Head & Shoulders (clássico e invertido), que muitos investidores teimam em querer identificar a meio de tendências de curto prazo. Os padrões de inversão têm significado quando ocorrem nos máximos de médio/longo prazo (padrões clássicos como o H&S, Duplos e Triplos Topos), ou nos mínimos de médio/longo prazo (os homólogos invertidos).
O certo é que a estes preços já não há gente a comprar. Neste momento o risco de descambar o SPX é enorme. E ainda estamos em setembro, e por tal tudo pode acontecer.
Os pequenos investidores estão com medo à espera de melhores preços.
Os pequenos investidores estão com medo à espera de melhores preços.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 24/9/2025 11:12, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Para ginasticar o miolo...
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Conjugando a análise fundamental com a técnica, diria que este padrão tem uma alta probabilidade de ter o esperado breakout, com uma projeção acima do price target dos 6,20€.
Esse breakout será duplo visto que coincidirá também com o breakout do padrão Cup and Handle (C&H) que já inúmeras vezes referi nos meus posts. Esse C&H tem projeção acima dos máximos históricos, de todo o sempre da Mota-Engil (acima dos 8€).
"Rolling_Trader", Gosto da discordância, quando fundamentada, isso ajuda-me a aprender.
Não identifico um "triangulo ascendente", como indicas, mas sim um triangulo simétrico a não ser que esteja a ver mal o meu Boneco.
Se romper para cima e com volume a projeção poderá ir até aos 6,55; Se for em sentido contrário (como acredito) teremos um valor da ordem dos 4,14. Independentemente dos fundamentais
Isto é o que me parece, mas não passa da opinião de um Bonequeiro.
CumPrim/
ValeAquilinio
- Anexos
-
- MOTA triangulo simétrico.png (59.68 KiB) Visualizado 5284 vezes
José Ortega Y Gasset
Rolling_Trader Escreveu:Dragon56 Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Rolling, pelo que entendi da tua análise tecnica, o chamado triângulo ascendente, complementado com o breakout do padrão ( C& H),poderá pressupor uma subida da cotação a curto medio prazo, confirmas?
Sim, curto prazo é o que me quer parecer (não sei até se não será já hoje).
A menos que a NATO invoque o artigo 5º, aí vendam tudo
Efetivamente , neste momento a situação a lestr mantem se perigosa e conturbada, vamos esperar que a diplomacia prevaleça
- Registado: 28/5/2025 23:55
Dragon56 Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Rolling, pelo que entendi da tua análise tecnica, o chamado triângulo ascendente, complementado com o breakout do padrão ( C& H),poderá pressupor uma subida da cotação a curto medio prazo, confirmas?
Sim, curto prazo é o que me quer parecer (não sei até se não será já hoje).
A menos que a NATO invoque o artigo 5º, aí vendam tudo
Rolling_Trader Escreveu:
Ilustração gráfica do Cup and Handle da Mota-Engil:
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Rolling_Trader Escreveu:O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
O gráfico do Vale mostra um padrão técnico conhecido, de continuação, chamado triângulo ascendente.
Nao invisto em expectativas, grafico q mostraste tem la tudo, lta continuam inquebraveis e mesmo o rsi tem margem p subir, dai achar estranho o teu pessimismo.
.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
Aqui_Vale Escreveu:luislobs Escreveu:Contrasendo, mostras um gráfico Bull com comentários negativo?
Não sei porquê.?!
Tens todo o direito ao contraditório. Apresenta o teu gráfico, eu agradeço.
Segundo parece, no teu entender estas cotações só teem um sentido...para cima. Até onde?
CumPrim/
ValeAquilino
Eu também sou da opinião que a ação tem todas as condições para valorização a curto prazo, basta ver o concurso em janeiro do 2 troço do TGV, se for atribuído, como tudo indica ao consórcio liderado pela ME, vai disparar para os 6 € ....
eu identifico as mesmas LTA no meu gráfico e não me parece que nenhuma delas tenha sido para já quebrada.
nesse sentido, eu acompanho a estranheza do luislobs e não percebo o motivo para estar pessimista.
o tempo de escolher um rumo parece-me estar a acabar, é seguir de perto.
no link, grafico horário à esquerda e semanal à direita : https://www.tradingview.com/x/kHtZFSRG/
nesse sentido, eu acompanho a estranheza do luislobs e não percebo o motivo para estar pessimista.
o tempo de escolher um rumo parece-me estar a acabar, é seguir de perto.
no link, grafico horário à esquerda e semanal à direita : https://www.tradingview.com/x/kHtZFSRG/
Editado pela última vez por serdom em 22/9/2025 22:19, num total de 1 vez.
- Registado: 21/8/2011 19:31
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
luislobs Escreveu:Contrasendo, mostras um gráfico Bull com comentários negativo?
Não sei porquê.?!
Tens todo o direito ao contraditório. Apresenta o teu gráfico, eu agradeço.
Segundo parece, no teu entender estas cotações só teem um sentido...para cima. Até onde?
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Contrasendo, mostras um grafico Bull com comentários negativo?
.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Isto é o que me parece.
Creio que o potencial de valorização do papel, já se foi... e isto não tem nada que ver com os fundamentais
CumPrim/
ValeAquilino
Creio que o potencial de valorização do papel, já se foi... e isto não tem nada que ver com os fundamentais
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Dragon56 Escreveu:
Não esquecer um dado muito importante, depois do Natal em Janeiro temos o concurso para o segundo troço do TGV e a ME vai estar lá. ..
Acredito que para além de lá estar, seja a favorita a ganhar, especialmente mantendo o consórcio.. Qualquer outro player deverá apresentar preços mais elevados
- Registado: 25/8/2025 9:20
Rcrd Escreveu:Rcrd Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:Quem esteve atento ontem às ordens de compra/venda reparou concerteza num "tamponamento" da cotação. Pura e simplesmente não a deixaram cair nem a deixaram subir. Na profundidade de mercado, a 10 níveis, a média de ações para compra e venda superava, em média, as 300 mil ações. E isso foi constante logo desde a primeira hora de negociação.
Já vi duas coisas acontecerem depois de um dia como o de ontem. Ou a cotação despenca, ou a cotação dispara.
Em ambas as situações, o movimento que se assiste nos dias seguinte costuma-se perpetuar.
Hoje subiu, em contra-ciclo com o mercado. E houve muito pouco interesse vendedor (entre ontem e hoje).
Será que começam a ser dados indícios para um "rally de Natal" para a Mota?
Reparei exactamente no mesmo.. considerando que a maioria das posições curtas foi fechada, calculo que seja alguém a segurar para conseguir comprar um volume grande sem a fazer disparar.. Mas isto posso ser eu a ser demasiado optimista
Repetidamente, movimentos de compra de uns milhares (ou dezenas de), seguidas de pequenos movimentos, meio centimo de cada vez, 500/700 acções, para baixo.. Temos dois movimentos claros desse as 10.29 e as 14.46, por exemplo.. há mais.. Temos visto o mesmo no leilão repetidamente.. Cheira-me que alguém está a agarrar muito papel deste para depois tirar o pé do travão.. a julgar pelo volume de negócio, parece ser peixe graúdo
Não esquecer um dado muito importante, depois do Natal em Janeiro temos o concurso para o segundo troço do TGV e a ME vai estar lá. ..
- Registado: 28/8/2020 21:46
Rcrd Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:Quem esteve atento ontem às ordens de compra/venda reparou concerteza num "tamponamento" da cotação. Pura e simplesmente não a deixaram cair nem a deixaram subir. Na profundidade de mercado, a 10 níveis, a média de ações para compra e venda superava, em média, as 300 mil ações. E isso foi constante logo desde a primeira hora de negociação.
Já vi duas coisas acontecerem depois de um dia como o de ontem. Ou a cotação despenca, ou a cotação dispara.
Em ambas as situações, o movimento que se assiste nos dias seguinte costuma-se perpetuar.
Hoje subiu, em contra-ciclo com o mercado. E houve muito pouco interesse vendedor (entre ontem e hoje).
Reparei exactamente no mesmo.. considerando que a maioria das posições curtas foi fechada, calculo que seja alguém a segurar para conseguir comprar um volume grande sem a fazer disparar.. Mas isto posso ser eu a ser demasiado optimista
Repetidamente, movimentos de compra de uns milhares (ou dezenas de), seguidas de pequenos movimentos, meio centimo de cada vez, 500/700 acções, para baixo.. Temos dois movimentos claros desse as 10.29 e as 14.46, por exemplo.. há mais.. Temos visto o mesmo no leilão repetidamente.. Cheira-me que alguém está a agarrar muito papel deste para depois tirar o pé do travão.. a julgar pelo volume de negócio, parece ser peixe graúdo
Rolling_Trader Escreveu:Quem esteve atento ontem às ordens de compra/venda reparou concerteza num "tamponamento" da cotação. Pura e simplesmente não a deixaram cair nem a deixaram subir. Na profundidade de mercado, a 10 níveis, a média de ações para compra e venda superava, em média, as 300 mil ações. E isso foi constante logo desde a primeira hora de negociação.
Rolling_Trader Escreveu:Quem esteve atento ontem às ordens de compra/venda reparou concerteza num "tamponamento" da cotação. Pura e simplesmente não a deixaram cair nem a deixaram subir. Na profundidade de mercado, a 10 níveis, a média de ações para compra e venda superava, em média, as 300 mil ações. E isso foi constante logo desde a primeira hora de negociação.
Mais uma montanha russa?
O meu coração não aguenta. ..kkk
Quem esteve atento ontem às ordens de compra/venda reparou concerteza num "tamponamento" da cotação. Pura e simplesmente não a deixaram cair nem a deixaram subir. Na profundidade de mercado, a 10 níveis, a média de ações para compra e venda superava, em média, as 300 mil ações. E isso foi constante logo desde a primeira hora de negociação.

Assinado contrato com Mota Engil para obra de proteção costeira de São Roque do Pico
Avança a obra de proteção costeira da baía do Porto de São Roque do Pico.
Já está assinado o contrato com a Mota Engil no valor de 43 milhões de euros.
Avança a obra de proteção costeira da baía do Porto de São Roque do Pico.
Já está assinado o contrato com a Mota Engil no valor de 43 milhões de euros.
- Registado: 5/10/2009 12:35
A desvalorização do USD terá impacto nas receitas das empresas que recebem em USD. Até que no relatório de contas está patente como riscos, as "operações em moeda estrangeira" e "risco cambial".
A ver até onde vai.
A ver até onde vai.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, AAA_, Aqui_Vale, bigest, cali010201, Google Adsense [Bot], HFCA, hugob0ss, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, SerCyc, Shimazaki_2, trilhos2006 e 462 visitantes