Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 8/8/2025 23:50

Rolling Trader,
A Mota não vai também lançar em breve o novo plano estratégico até 2030?
Isso vai também de certeza impulsionar a cotação.

Registado: 7/9/2024 8:51

por Bar38 » 8/8/2025 17:28

A subida já vai longa e os indicadores já demasiadamente esticados...

Imagem

Registado: 20/6/2011 21:37

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 8/8/2025 17:20

E porque hoje é sexta-feira...

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA horárioi.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Luzemburg » 8/8/2025 16:57

E os Curtos? Será que a vão deitar abaixo novamente?

Registado: 2/1/2024 11:03

por Investor Tuga » 8/8/2025 16:44

Investor Tuga Escreveu:Não me parece que as subidas dos últimos dias se deva a esta OPA na Martifer (embora esta possa ter ajudado).
A subida começou bem antes e consolidou-se nos últimos dias.
Amanhã (minha previsão) será dia de correção à Mota.
Antes de continuar a subida até... (quem sabe? :roll: ).
A grande dúvida a curto prazo é: como serão os resultados do 1 SEM 25?
E, a maior dúvida ainda, como reagirá o mercado (sobretudo os tubarões curtos e longos) aos mesmos.
A seguir atentamente...

Não aceitei na previsão...faço a minha mea culpa :wall:
Ensaiou um novo disparo mas ficou-se pelo ensaio.
Mas resistiu muito bem a tentativas de a fazer descer, parece forte...ajudada também pelo contexto externo e pelo bom momento dos mercados.
Comprei algumas algures pelo meio.
A previsão (minha) é de continuar a subir, com alguma eventual correção pelo meio (se eventualmente houverem fatores externos com impacto negativo).
A seguir os próximos capítulos...

por Aqui_Vale » 8/8/2025 0:19

Apenas uma atualização... optimista... \:D/

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 7Agosto.png

José Ortega Y Gasset

por luislobs » 7/8/2025 21:49

Investor Tuga Escreveu:
@nmv! Escreveu:amanhã vai descer porquê?
:arrow: não me parece, que amanhã seja dia para descidas!

Vai descer porque é a Mota…é preciso mais alguma razão?
A ver vamos quem tem razão meu caro…

É capaz de acertar, pelo menos tem 33.33% de hipótese de acertar, mas o colega fundamentou com grafico, cmps

Eu acho q sobe
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por Dragon56 » 7/8/2025 20:59

Penso que amanhã será dia de correção para a ME , devido ao facto dos acionistas actuais da Martifer não estarem muito interessados que a ação venha ao valor proposto pelos oferentes da OPA de 2,05 €....

Registado: 28/5/2025 23:55

por Investor Tuga » 7/8/2025 20:16

@nmv! Escreveu:amanhã vai descer porquê?

Vai descer porque é a Mota…é preciso mais alguma razão?
A ver vamos quem tem razão meu caro…

por luislobs » 7/8/2025 19:06

Pode estar já com boas subidas mas pelos indicadores tem folga para pe,o menos ir aos 5.80 -6!

Mesmo o contexto neste momento é de euforial internacional, logo deixar rolar os lucros..
.

por @nmv! » 7/8/2025 18:57

amanhã vai descer porquê?
Anexos
Screenshot 2025-08-07 at 18.54.02.png
Screenshot 2025-08-07 at 18.54.29.png

Registado: 2/4/2025 19:55

Re: Agosto animado na Mota Engil

por Massao1 » 7/8/2025 18:51

Rolling_Trader Escreveu:
Massao1 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:
(...)

Foi por isso que, no meu cenário 1, eu referi que essa projeção de 180M€ passaria para 180M€ + 75M€ = 255M€ caso a Mota-Engil vendesse a posição que tem na Martifer ao valor estabelecido para a OPA.

Tenho uma duvida

O ativo que a ME tem no seu balanço relativamente à participação na Martifer é neutral, seja a sua venda ou a sua manutenção no balanço. De recordar factos permutativos ou modaficativos.

fatos contábeis permutativos implicam trocas entre elementos considerados ativos e passivos, porém em nada alteram o patrimônio líquido, como, por exemplo, a compra de um maquinário.

Os fatos contábeis modificativos influenciam diretamente o patrimônio líquido da empresa (para mais ou para menos), como, por exemplo, valor recebido por pagamento de aluguel.

Os fatos contábeis mistos, por sua vez, resultam tanto em trocas entre os ativos e passivos quanto em mudanças no patrimônio líquido. Tem-se como exemplo o recebimento de duplicatas com juros.

Massao,

Sim é verdade, acho que me pus aqui a fazer contas de merceeiro. O encaixe seria de 75M€ mas efetivamente, em termos contabilísticos, na apresentação de resultados apenas seria contabilizado como mais valia líquida o Valor de venda - Valor contabilístico do ativo - Custos diretamente atribuíveis à transação.

No relatório de contas de 2024 da Mota-Engil, a Martifer é uma associada com valor de balanço de 28M€, pelo que o contributo da mais valia para o resultado líquido rondaria os 75M€ - 28M€ = 47M€ (desprezando custos).

Mas efetivamente o cenário da venda não me parece ser o mais provável, tal como referiu há pouco o forista que justifica as suas afirmações com sinais de pontuação escritos por extenso (deve ser algum loophole nas regras do fórum).

Em vez de usar sinais de pontuação, prefiro citar fontes. Reparem nesta notícia, de hoje, do Jornal de Negócios:

In Jornal de Negócios

Irmãos Martins estão de saída da Martifer

(...)

Com a OPA, querem adquirir o "free float" - que representa 12,6% dos direitos de voto e 14,5% do capital - de forma a que Visabeira e Mota-Engil fiquem, cada uma, com 37,5% da empresa, enquanto a “holding” dos irmãos Carlos e Jorge Martins desce a sua participação dos atuais 48% para 25%.

O Negócios sabe que se trata do princípio do fim dos irmãos Martins na Martifer, que fundaram em 1990 e de onde estão de saída, sendo que desde há muito tempo que Jorge Martins manifestava a intenção de abandonar a companhia liderada pelo irmão mais velho, que continuará a ocupar o cargo de “chairman”, pelo menos até à saída da empresa do mercado de capitais. A redução da posição agora acordada é apenas uma primeira fase da sua saída gradual.

O acordo tripartido determina o direito de preferência dos sócios pelos 25% da I’M. Para já, os três sócios estão “amarrados” ao compromisso de não venderem as suas ações durante dois anos, havendo penalizações para o caso de violarem o acordado.

(...)

Pelo menos durante dois anos não devem existir alterações a esta estrutura de controle, depois disso não teria tanta certeza. Reticências.

Em 2024 a Martifer gerou um ganho operacional de 7.9M€ à Mota-Engil e prevê-se efetivamente que este valor venha a crescer substancialmente nos próximos anos. Ponto e vírgula.

Segundo a notícia, aparentemente há rumores que os irmãos Martins acabarão por vender a sua posição e nessa altura a Mota pode mesmo até reforçar sua posição na Martifer, ou vender, tudo depende da conjetura e estratégia da Mota na altura.

Ponto final.

Martifer ganha nova vida com controlo da Mota Engil e Visabeira e deixa irmãos Martins minoritários
Com lucros a ganhar expressão, depois de uma fase de recuperação, a Visabeira vai passar a ser acionista da Martifer em pé de igualdade com Mota-Engil. Duas empresas fundadas por empresários portugueses que entram no capital de outra empresa fundada por portugueses. Uma OPA à mistura e um grande cliente que já foi acionista, o dono da TVI e da Dpuro Azul, Mário Ferreira

Registado: 5/10/2009 12:35

por Investor Tuga » 7/8/2025 17:13

Não me parece que as subidas dos últimos dias se deva a esta OPA na Martifer (embora esta possa ter ajudado).
A subida começou bem antes e consolidou-se nos últimos dias.
Amanhã (minha previsão) será dia de correção à Mota.
Antes de continuar a subida até... (quem sabe? :roll: ).
A grande dúvida a curto prazo é: como serão os resultados do 1 SEM 25?
E, a maior dúvida ainda, como reagirá o mercado (sobretudo os tubarões curtos e longos) aos mesmos.
A seguir atentamente...

por Rolling_Trader » 7/8/2025 15:08

Massao1 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:
(...)

Foi por isso que, no meu cenário 1, eu referi que essa projeção de 180M€ passaria para 180M€ + 75M€ = 255M€ caso a Mota-Engil vendesse a posição que tem na Martifer ao valor estabelecido para a OPA.

Tenho uma duvida

O ativo que a ME tem no seu balanço relativamente à participação na Martifer é neutral, seja a sua venda ou a sua manutenção no balanço. De recordar factos permutativos ou modaficativos.

fatos contábeis permutativos implicam trocas entre elementos considerados ativos e passivos, porém em nada alteram o patrimônio líquido, como, por exemplo, a compra de um maquinário.

Os fatos contábeis modificativos influenciam diretamente o patrimônio líquido da empresa (para mais ou para menos), como, por exemplo, valor recebido por pagamento de aluguel.

Os fatos contábeis mistos, por sua vez, resultam tanto em trocas entre os ativos e passivos quanto em mudanças no patrimônio líquido. Tem-se como exemplo o recebimento de duplicatas com juros.

Massao,

Sim é verdade, acho que me pus aqui a fazer contas de merceeiro. O encaixe seria de 75M€ mas efetivamente, em termos contabilísticos, na apresentação de resultados apenas seria contabilizado como mais valia líquida o Valor de venda - Valor contabilístico do ativo - Custos diretamente atribuíveis à transação.

No relatório de contas de 2024 da Mota-Engil, a Martifer é uma associada com valor de balanço de 28M€, pelo que o contributo da mais valia para o resultado líquido rondaria os 75M€ - 28M€ = 47M€ (desprezando custos).

Mas efetivamente o cenário da venda não me parece ser o mais provável, tal como referiu há pouco o forista que justifica as suas afirmações com sinais de pontuação escritos por extenso (deve ser algum loophole nas regras do fórum).

Em vez de usar sinais de pontuação, prefiro citar fontes. Reparem nesta notícia, de hoje, do Jornal de Negócios:

In Jornal de Negócios

Irmãos Martins estão de saída da Martifer

(...)

Com a OPA, querem adquirir o "free float" - que representa 12,6% dos direitos de voto e 14,5% do capital - de forma a que Visabeira e Mota-Engil fiquem, cada uma, com 37,5% da empresa, enquanto a “holding” dos irmãos Carlos e Jorge Martins desce a sua participação dos atuais 48% para 25%.

O Negócios sabe que se trata do princípio do fim dos irmãos Martins na Martifer, que fundaram em 1990 e de onde estão de saída, sendo que desde há muito tempo que Jorge Martins manifestava a intenção de abandonar a companhia liderada pelo irmão mais velho, que continuará a ocupar o cargo de “chairman”, pelo menos até à saída da empresa do mercado de capitais. A redução da posição agora acordada é apenas uma primeira fase da sua saída gradual.

O acordo tripartido determina o direito de preferência dos sócios pelos 25% da I’M. Para já, os três sócios estão “amarrados” ao compromisso de não venderem as suas ações durante dois anos, havendo penalizações para o caso de violarem o acordado.

(...)

Pelo menos durante dois anos não devem existir alterações a esta estrutura de controle, depois disso não teria tanta certeza. Reticências.

Em 2024 a Martifer gerou um ganho operacional de 7.9M€ à Mota-Engil e prevê-se efetivamente que este valor venha a crescer substancialmente nos próximos anos. Ponto e vírgula.

Segundo a notícia, aparentemente há rumores que os irmãos Martins acabarão por vender a sua posição e nessa altura a Mota pode mesmo até reforçar sua posição na Martifer, ou vender, tudo depende da conjetura e estratégia da Mota na altura.

Ponto final.

Registado: 1/1/2024 14:39

por luislobs » 7/8/2025 13:53

A Star is born"

Ou explode(divida) ou vira tubarão gigante (obras aprovadas e q virao).

Bem gerido e com economia ajudar tem.tudo para subir forte.
.

por Massao1 » 7/8/2025 13:52

NirSup Escreveu:A Rocket Stock / Moonshot Stock Is Born

A Mota-Engil não vai vender a sua participação na MARTIFER. Ponto.
A Mota-Engil NUNCA pensou vender a sua participação na MARTIFER. Ponto.
A MARTIFER está a preparar-se para altos voos, nomeadamente com a ferrovia em alta velocidade e com o eólico off-shore.
Com a nova estrutura acionista, a MARTIFER ganha músculo financeiro que não tinha antes. E essa pode ser a razão da recente reestruturação acionista.
By Nirvana

Concordo
Se a ME vender a sua participação na Martifer tem uma mais valia que não se repete no anos futuros.

Se mantiver a Martifer e com a valorização ao longo do tempo os ganhos serão sucessivos..

por NirSup » 7/8/2025 13:48

A Rocket Stock / Moonshot Stock Is Born

A Mota-Engil não vai vender a sua participação na MARTIFER. Ponto.
A Mota-Engil NUNCA pensou vender a sua participação na MARTIFER. Ponto.
A MARTIFER está a preparar-se para altos voos, nomeadamente com a ferrovia em alta velocidade e com o eólico off-shore.
Com a nova estrutura acionista, a MARTIFER ganha músculo financeiro que não tinha antes. E essa pode ser a razão da recente reestruturação acionista.
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Massao1 » 7/8/2025 13:19

Rolling_Trader Escreveu:
nuuuuno Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:
:arrow: Cenário 1: A Venda da Participação à Visabeira no curto prazo

A Mota-Engil poderia simplesmente vender a sua participação de 37,5% à Visabeira. Se a OPA for bem-sucedida e o preço de 2,057 euros por ação se mantiver, o encaixe financeiro para a Mota-Engil seria bastante significativo.

Para colocar em perspetiva, a Martifer tem 97 784 090 ações em circulação, uma participação de 37,5% representa 36 669 033 ações. Multiplicando isto pelo preço da OPA, a Mota-Engil encaixaria mais ou menos 75 milhões de euros, uma brutalidade de mais valias não recorrentes que colocariam o projetado (e prometido) lucro líquido de 180M€ nos 255M€ em 2026.

essa projecao de lucro 180mEUR espera-se ser devido a melhoria da rentabilidade e nao de surpresas / efeitos extraordinários.

Nuno,

Caso não tenha lido os relatórios de contas dos últimos 3 anos, a Mota-Engil tem vindo a fazer rotação de ativos, vendendo concessões maduras e reinvestindo o dinheiro nas suas operações core mais rentáveis.
Em mais valias não recorrentes (efeitos extraordinários como lhe chamou), a Mota-Engil encaixou, em 2022, 49M€, em 2023, 40M€ e em 2024, 80M€.

A continuidade da política de rotação de ativos foi vincada pela Mota-Engil como sendo para continuar em 2025 da seguinte forma: "Política em curso de rotação de ativos a extrair consistentemente valor das concessões e a impactar positivamente o resultado líquido".

A Mota-Engil ainda tem várias concessões em desenvolvimento com um valor de balanço de 277M€, os quais pretende vender por um valor 1.88x superior, prevendo liberar mais valias na ordem dos 245M€.

Parte deste valor oculto nas concessões será certamente liberado em vendas de concessões em 2025 e será sem dúvida determinante para atingir a meta do resultado líquido de 180M€ em 2026.

Espero que tenha ficado mais claro para si agora.

Tenho uma duvida

por Rolling_Trader » 7/8/2025 12:01

nuuuuno Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:

A Mota-Engil poderia simplesmente vender a sua participação de 37,5% à Visabeira. Se a OPA for bem-sucedida e o preço de 2,057 euros por ação se mantiver, o encaixe financeiro para a Mota-Engil seria bastante significativo.

Para colocar em perspetiva, a Martifer tem 97 784 090 ações em circulação, uma participação de 37,5% representa 36 669 033 ações. Multiplicando isto pelo preço da OPA, a Mota-Engil encaixaria mais ou menos 75 milhões de euros, uma brutalidade de mais valias não recorrentes que colocariam o projetado (e prometido) lucro líquido de 180M€ nos 255M€ em 2026.

essa projecao de lucro 180mEUR espera-se ser devido a melhoria da rentabilidade e nao de surpresas / efeitos extraordinários.

Nuno,

Caso não tenha lido os relatórios de contas dos últimos 3 anos, a Mota-Engil tem vindo a fazer rotação de ativos, vendendo concessões maduras e reinvestindo o dinheiro nas suas operações core mais rentáveis.
Em mais valias não recorrentes (efeitos extraordinários como lhe chamou), a Mota-Engil encaixou, em 2022, 49M€, em 2023, 40M€ e em 2024, 80M€.

A continuidade da política de rotação de ativos foi vincada pela Mota-Engil como sendo para continuar em 2025 da seguinte forma: "Política em curso de rotação de ativos a extrair consistentemente valor das concessões e a impactar positivamente o resultado líquido".

A Mota-Engil ainda tem várias concessões em desenvolvimento com um valor de balanço de 277M€, os quais pretende vender por um valor 1.88x superior, prevendo liberar mais valias na ordem dos 245M€.

Parte deste valor oculto nas concessões será certamente liberado em vendas de concessões em 2025 e será sem dúvida determinante para atingir a meta do resultado líquido de 180M€ em 2026.

Espero que tenha ficado mais claro para si agora.

por nuuuuno » 7/8/2025 9:45

Rolling_Trader Escreveu:

Registado: 10/11/2011 10:05

Agosto animado na Mota Engil

por Rolling_Trader » 6/8/2025 23:33

Coincidência ou não, agosto, o mês típico da lateralização da Mota-Engil, está-se a revelar rico em notícias especulativas positivas para a Mota.

E nada como uma OPA para levantar o véu da especulação.

In Jornal de Negócios

OPA à Martifer: Visabeira e Mota-Engil ficam com 37,5% cada e irmãos Martins com 25%

A Visabeira Indústria, a I´M, dos irmãos Martins e a Mota-Engil assinaram esta terça-feira um acordo de acionistas e um acordo parassocial tripartido na Martifer que obrigou ao lançamento de uma oferta pública geral e obrigatória de aquisição (OPA)

(...)

No âmbito deste acordo tripartido, a Visabeira Indústria ficará com 37,5% da empresa, a Mota-Engil mantém os seus 37,5% e a holding dos irmãos Carlos e Jorge Martins descem a sua participação para 25%, sabe o Negócios.

(...)

A OPA à Martifer é dirigida aos 12,3% de free-float (dado que a Martifer detém 2,22% em ações próprias), encabeçada pela VisaBeira, mas vai deixar a Mota com a mesma percentagem sobre a empresa.

Esta OPA é claramente estratégica e deixa algumas questões em aberto sobre o futuro da Martifer, o investimento que a Mota vai fazer nesta operação e o destino a curto/médio prazo dessa mesma participação.

Estratégica porque a Martifer é uma espécie de galinha dos ovos de ouro, muito bem posicionada para crescer orgânica e inorgânicamente face ao previsível boom de investimento na defesa e ao seu posicionamento também como fornecedora de soluções nessa área:

In Jornal de Negócios

Martifer na corrida à concessão dos estaleiros navais que estão nas mãos da Lisnave

Uma dúzia de anos depois da morte da gestão pública dos estaleiros navais de Viana do Castelo, a West Sea, concessionária detida pelo grupo Martifer, emprega mais de 1.200 pessoas e não tem mãos a medir: está cheia de encomendas para os próximos anos, somando a construção de navios cruzeiro e de expedição polar, militares e dragas, para além da reparação de diversas tipologias de embarcações.  

(...)

Com Viana do Castelo a abarrotar e vistas sobre o ambicioso plano de reforço estratégico de investimento do Estado português em Defesa, a Martifer, que também detém os estaleiros da Navalria, em Aveiro, navega para sul para ganhar dimensão. Nesse sentido, manifesta-se interessada em concorrer ao concurso para a concessão dos estaleiros navais da Mitrena, que estão atualmente concessionados à Lisnave.

(...)

É nos estaleiros da West Sea que serão construídos seis Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa, com o primeiro a ser lançado à água no próximo ano, num contrato global de 300 milhões de euros.

Entretanto, os responsáveis militares nacionais já deram conta que veriam com muito bons olhos que o grupo Martifer viesse também a ganhar o concurso internacional, a lançar em breve, para a construção de oito Navios de Patrulha Costeira (NPC), no valor de 15 milhões de euros por embarcação.

(...)

Agora, a grande questão é: o que fará a Mota-Engil com a sua participação a curto/médio prazo? Vejo 2 cenários possíveis

:arrow: Cenário 2: A Compra Conjunta do Free-Float e retirada da Martifer da bolsa

O acordo parassocial tripartido já indica a intenção dos acionistas em manter e consolidar o controlo da Martifer, portanto não seria de estranhar que a Mota-Engil financiasse (parcialmente) a operação com o objetivo de a retirar de bolsa, com a contrapartida de aumentar gradualmente a sua participação na Martifer (sem ficar sujeita a regras da CMVM para nova OPA)

Independentemente de futuras mudanças de mãos, a retirada da Martifer da bolsa, permite que a gestão se concentre na estratégia a médio/longo prazo, sem as pressões e obrigações dos mercados financeiros, e assim, mesmo mantendo os seus 37,5% a Mota-Engil garante a manutenção da sua participação num setor em crescimento exponencial e que pode gerar lucros significativos nos próximos anos.

Enquanto os investidores especulam, o preço sobe rapidamente, o que me leva a repescar a minha projeção do padrão Cup & Handle, de há uns meses atrás (neste post).
A minha "previsão" para o fecho do cup seria em abril de 2025, junto da apresentação de resultados consolidados de 2024, mas os shorters e o Trump, fizeram o favor que tal não se concretizasse.

Agora, com os devidos ajustes da realidade mais recente, não me admiraria que a completa formação do "cup", ocorresse nos 5,90€ muito em breve, e que o "cume" da "handle" ocorresse perto dos 6,20€ antes da apresentação de resultados de 27 de agosto.

cup__no_handle.jpg

Para quem não conhece o padrão "cup and handle", podem ler aqui sobre o mesmo.

Este padrão surge tipicamente num período de 7 a 65 semanas (no caso da Mota estaria-se a formar há 76 semanas, um pouco mais do que no "padrão clássico", mas não deixa de estar balizado pelas linhas fundamentais deste padrão, pese embora tenha quase quebrado em maio passado).

Segundo "os livros" este padrão tipicamente precede um movimento significativo, ascendente, do preço quando o padrão é confirmado e a resistência da "handle" é quebrada.

Cruzando isto com a análise fundamental (dos meus inúmeros posts anteriores que não irei repetir pois mantêm-se válidos) e com o facto da Mota ter "prometido" resultados muito visíveis, do seu programa de OPEX (de otimização do lucro operacional), nos resultados do segundo semestre de 2025, somado à avultada rotação de ativos esperada para este ano e aliado ao facto de, para o ano ser apresentado um novo plano estratégico até 2030. É bem possível que (a menos do estalar de nova crise financeira, guerra ou pandemia) os investidores levem a ação para um patamar perto dos 8,70€, em março de 2026, o que alinharia o lucro de 180M€ com o PER médio do setor.

Mas isto sou eu a especular :lol:

Uma coisa é certa... os shorters devem-se estar a sentir um pouco "squeezed" :-"
    :arrow: A Muddy Waters não pode ter um short aberto acima dos 5,90€ por isso deve-se estar a "ver um pouco aflita" neste momento
    :arrow: Já a Algert Global, quase de certeza que já estará a perder dinheiro

Diria que o fecho dos shorts pode estar eminente, mas, novamente... isto sou eu a especular.

por Shimazaki_2 » 6/8/2025 9:26

e uma visão ainda mais optimista :-k

C&H :?: :idea: :!: :mrgreen:

seria um salto pros 7€ ...
Anexos
ch me06082025.png

Registado: 16/9/2014 15:30

por NirSup » 6/8/2025 7:04

Qual é o preço justo da Mota-Engil SGPS (MOTA), empresa cotada na Bolsa de Lisboa?

A margem EBITDA está em cerca de 16% e o Rácio Dívida Líquida/EBITDA ronda 1,8x–2x, sinais positivos de controlada alavancagem (à cotação de €4,18).

Carteira de encomendas robusta (15,6 mil milhões €) oferece visibilidade até 2026, reforçando confiança em execução futura.

By ChatGPT

Screenshot_2025-08-06-06-37-57-688_com.openai.chatgpt-edit.jpg

Legal Disclaimer: estou investido! (longo) na Mota-Engil.
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Aqui_Vale » 6/8/2025 2:15

Parece que é de vez... \:D/

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA a caminho 6€.png

José Ortega Y Gasset

Re: Gráficos

por luislobs » 5/8/2025 11:55

Dragon56 Escreveu:Esqueçam os gráficos e os shorters concentrem se na performance e nos resultados da empresa

Analise tecnica é composta por isso mesmo, eu, o joao, o antonio, os fundos, todos juntos compramos ou vendemos e isso mesmo sobe ou desce e cria um grafico, agora saber enterpretar o mesmo.

Em 20 e tal anos comecei a respeitar os patamares, pelo menos os indicadores sao fundamentais e quando chega aquela zona nao á volta dar.

Quanto a mota eng nao compreendo estes shorts, a Mota em breve se tornará um gigante, basta olhar a carteira de obras....
.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Burbano, Google [Bot], icemetal, paulosantinhoamado, Phil2014, rg7803 e 80 visitantes