Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 19/12/2025 12:05

Ence e faziam um maior player já com capacidade para outros campeonatos. Tem as suas questões, mas nada que a NVG não resolva como está a fazer com os ingleses.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4620
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por SalvaFP » 19/12/2025 11:38

não vaoter pressa..para não comprarem mal!!
não vejo valia em pagarem premio para terem 100% navigator
mas antes um div especial e entrada em novo negocio..não tem de ser obrigatoriamente numa cotada ou em Portugal
 
Mensagens: 1087
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Kiko_463 » 19/12/2025 11:10

Vendi. Entrei na Navigator . A Secil representava 24% dos lucros. Onde irão compensar esta quebra?
- dividendo extra?
- OPA à Navigator?
- outras aquisições? no setor do papel? ou indústria? Com ou sem sinergias?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 246
Registado: 2/1/2024 11:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 19/12/2025 10:34

trend=friend Escreveu:Mixed feelings quanto a este negócio.

A curto prazo é excelente e recebem o equivalente ao que a Semapa está a valer em bolsa, 1,4 Bi. Portanto participação largamente maioritária na Navigator está de borla.

A longo prazo, será que existirá critério na utilização do cash? Para irem em coisas com múltiplo gigante, ou de nicho, e numa fase de fim de festa nos mercados, apenas facilitando exits sem desenvolver negócios de raiz, mais valeria ficar com a Secil que nesta fase era outra cash cow.


Vendo os ultimos investimentos, duvidosos em relaçao ao que pagaram por eles, também tenho algumas dúvidas... Vao ter aqui bastante cash para investir, a ver que decidem fazer. Pagamento dividendo extraordinário por parte talvez... Mas só parte. Ou gastam metade na NVG e o resto em novos negócios
 
Mensagens: 3995
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por Thunder2 » 19/12/2025 10:28

+ 25% ... que brutalidade, parece um foguetão!
Username "original":
Thunder (Registo 03/2007)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 42
Registado: 19/7/2013 20:57

Re: Semapa - Tópico Geral

por SalvaFP » 19/12/2025 10:28

é a prova da fraco valor a que negoceia algumas cotadas em Portugal face ao real valor..
exemplo a SNC ao valor a que está hoje a NOS vale 4,5 por ação ..está a 2.90
o benfica ..se compararmos com o recente negocio do A: Madrid..valerá quanto?!

Na Semapa julgo que pagam div extraordinário e siga..
 
Mensagens: 1087
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por SalvaFP » 19/12/2025 9:54

as herdeiras do FCP ainda compram o banco que era do primo !!!
 
Mensagens: 1087
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por tami » 19/12/2025 9:50

Por este preço absurdo é bem vendida. Como bem disseste, venderam um negócio que vale cerca de 40% do VN (porque a Navigator está em baixo, em anos normais teria um peso bastante inferior) pelo equivalente ao valor total da Semapa, o que só realça a valorização deprimida e potencial de valorização da holding. Acredito que paguem um dividendo extraordinário engraçado, e gosto destes negócios que obrigam fundos a fazer contas.
 
Mensagens: 590
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 19/12/2025 9:42

Mixed feelings quanto a este negócio.

A curto prazo é excelente e recebem o equivalente ao que a Semapa está a valer em bolsa, 1,4 Bi. Portanto participação largamente maioritária na Navigator está de borla.

A longo prazo, será que existirá critério na utilização do cash? Para irem em coisas com múltiplo gigante, ou de nicho, e numa fase de fim de festa nos mercados, apenas facilitando exits sem desenvolver negócios de raiz, mais valeria ficar com a Secil que nesta fase era outra cash cow.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4620
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 21/11/2025 11:59

Hoje cai mais que a Altri. O mercado nunca para de surpreender...

Dito isto, andava demasiado cara vs NVG como bem indicas. Nem percebo como nao corrigiu antes
 
Mensagens: 3995
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 21/11/2025 11:45

Já foi aos 15sh.

Só quando chegar aos 13,50/13 é que estará na paridade de Abril com a Navigator, considerando o que esta caiu.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4620
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por akadama0x » 9/10/2025 13:08

A redução de 1% do IRC está a animar a festa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 458
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Eduardo R. » 8/10/2025 10:24

trend=friend Escreveu:Pouco se fala da Semapa, mas enquanto a Navigator está praticamente ao mesmo nível do fundo de Abril, a Semapa nessa altura estava a cerca de 13,60 e agora a cerca de 18,50.

O enorme desconto/ineficiência que a holding apresentava começa a esbater-se com estes mais de 40% de subida.


O que é bastante curioso. A Semapa tem andado a investir noutras empresas muito menos rentáveis, e seria de esperar que o desconto aumentasse ainda mais. Creio que após a apresentação dos resultados de ambas, haja uma conversão, e dada a queda do papel, é possível que passe por uma consolidação da NVG e queda da Semapa.
 
Mensagens: 363
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 7/10/2025 12:08

Goya777 Escreveu:
trend=friend Escreveu:Pouco se fala da Semapa, mas enquanto a Navigator está praticamente ao mesmo nível do fundo de Abril, a Semapa nessa altura estava a cerca de 13,60 e agora a cerca de 18,50.

O enorme desconto/ineficiência que a holding apresentava começa a esbater-se com estes mais de 40% de subida.


E eu que esperava correcçao, a alinhar com a performance da Navigator, vendi a 17.50 e nao voltei a entrar. Mas com Semapa a 18.50 e NVG a 3.1X, estou mais inclinado a reforçar na NVG que a entrar de novo aqui


Muito bem jogado, "rotação de setores" no mesmo grupo :D Compras agora mais 1/3 de NVGs do que antes poderias comprar com o mesmo capital
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4620
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 7/10/2025 10:51

trend=friend Escreveu:Pouco se fala da Semapa, mas enquanto a Navigator está praticamente ao mesmo nível do fundo de Abril, a Semapa nessa altura estava a cerca de 13,60 e agora a cerca de 18,50.

O enorme desconto/ineficiência que a holding apresentava começa a esbater-se com estes mais de 40% de subida.


E eu que esperava correcçao, a alinhar com a performance da Navigator, vendi a 17.50 e nao voltei a entrar. Mas com Semapa a 18.50 e NVG a 3.1X, estou mais inclinado a reforçar na NVG que a entrar de novo aqui
 
Mensagens: 3995
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por trend=friend » 7/10/2025 10:18

Pouco se fala da Semapa, mas enquanto a Navigator está praticamente ao mesmo nível do fundo de Abril, a Semapa nessa altura estava a cerca de 13,60 e agora a cerca de 18,50.

O enorme desconto/ineficiência que a holding apresentava começa a esbater-se com estes mais de 40% de subida.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4620
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Semapa - Tópico Geral

por PXYC » 3/8/2025 23:43

Tendo em conta que já sabia que a vaca leiteira tem dado menos leite, faltava saber do resto. :roll: Isto é, o aumento de resultados na SECIL compensou de alguma forma a redução de resultados na Navigator, o que é precisamente o que quero ver numa holding com negocios diferenciados.

Os investimentos noutras unidades (ETSA, Triangles) não produzem resultados expresivos, nem lucros, mas o volume de negócio continua a aumentar e as margens também, de facto comparado a 2024 duplicou o volume de negócios. E vai continuar a aumentar pelas novas aquisições em 2025: Barna em janeiro (não encontrei o valor da compra) e Imedexa em julho (148M€). A destacar também a contrução de uma nova planta de produção para a ETSA, que aumentará a capacidade de produção.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 677
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Semapa - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 31/7/2025 22:28

Navigator penaliza lucro da Semapa, que recua 32% até junho - Indústria - Jornal de Negócios

A holding registou uma quebra do resultado líquido para 89,5 milhões até junho. O volume de negócios manteve-se nos 1,4 mil milhões, com a subida registada pela Secil e pelos outros negócios. O investimento ascendeu a 169 milhões.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 41979
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 30/7/2025 8:35

Amanha apresenta resultados, já se sabe que serao relativamente fracos, está em zona de resistencia :-k

Quer-me parecer que é altura de vender. Nao vejo que pode fazer a acçao quebrar a resistencia amanha com resultados menos bons
 
Mensagens: 3995
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por mjcsreis » 29/7/2025 15:54

https://ranking-empresas.eleconomista.e ... ADURA.html

Se o que estiver aqui for correto, em 2023 o EBITDA foi de 11M€, o que daria um múltiplo muito elevado, bem acima de 10 e isto sem saber qual a dívida líquida que certamente não será zero. Mas é possível que em 2024 o EBITDA tenha subido significativamente, e é esse que interessa nesta transação.
 
Mensagens: 17
Registado: 22/7/2025 21:48

Re: Semapa - Tópico Geral

por Goya777 » 29/7/2025 11:37

Gostava de saber o EBITDA mas tem pinta que os multiplos pagos terao sido elevados.

Já na compra das bicicletas tem toda a pinta que pagaram a mais, com as vendas inflacionadas pelo Covid.
 
Mensagens: 3995
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Semapa - Tópico Geral

por Opcard » 28/7/2025 20:36

Nunca gostei , prefiro que uma empresa invista naquilo que conhece , não é o caso vão estar= numa área significativamente diferente daquela a que estavam habituados

Segundo li o forte são estruturais para torres eólicas (onshore e offshore) e pelos números não pagaram barato .
 
Mensagens: 4972
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por fatura.pt » 28/7/2025 19:29

Adoro estes movimentos:

Semapa paga 148 milhões pela Imedexa na primeira compra fora do país
Indiretamente já tinham sido realizadas aquisições no exterior, mas esta é a primeira feita diretamente pela “holding”. Diversifica geograficamente, mas também em termos de negócio, passando a controlar a empresa de estruturas metálicas para redes de energia.


https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ra-do-pais

Mas... nao sei de momento se é bom ou mau!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 1/9/2023 20:06

Re: Semapa - Tópico Geral

por iniciado1 » 17/7/2025 9:13

Só que fosse aos 18 par eu me livrar delas....
 
Mensagens: 409
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sinedrio » 17/7/2025 8:44

Continua discretamente a fazer o seu caminho de subida. Continuo a dizer que não me admirava nada, ver a Semapa na casa dos 30 euros, num futuro não muito distante.
 
Mensagens: 424
Registado: 20/11/2015 17:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, fincas, Google Adsense [Bot], m-m, niceboy e 58 visitantes