Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Os meus agradecimentos. Kikoff
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dividendo Bruto: 0,1497€
25/5/25
25/5/25
Olá pessoal, alguém de boa vontade, que me relembre o valor do Dividendo bruto e a data do Ex Dividendo.
Estou a ficar esquecido,
Obrigado.
CumPrim/
ValeAquilino
Estou a ficar esquecido,
Obrigado.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Rolling_Trader Escreveu:J.f.vieira Escreveu:Decidi encerrar totalmente a minha posição em Mota-Engil após identificar sinais claros de exaustão na tendência de subida recente. A ação aparenta estar a formar um padrão de duplo topo, o que fez quando chegou a 5.96...sinal clássico de possível reversão, o que levanta dúvidas quanto à continuidade do movimento ascendente no curto prazo.
A nível macroeconómico, há factores adicionais que reforçam a minha decisão:
A queda do preço do petróleo poderá condicionar negativamente os investimentos públicos e privados em infraestruturas, sobretudo em mercados onde a Mota-Engil tem uma presença relevante.
A desvalorização do dólar pode impactar receitas indexadas a essa moeda, enquanto a depreciação do kwanza angolano aumenta os riscos cambiais nas operações africanas da empresa, nomeadamente em Angola, um mercado-chave.
Acresce ainda a crescente incerteza geopolítica e comercial, com os Estados Unidos a ponderarem novas tarifas sobre produtos e sectores estratégicos. Este clima de instabilidade pode afetar a confiança dos investidores e provocar uma retração no investimento internacional, penalizando empresas com grande exposição externa como a Mota-Engil.
Com este enquadramento, considero prudente sair temporariamente da posição e observar a evolução dos próximos dias. Em mercados voláteis e influenciados por fatores externos, preservar capital é muitas vezes a melhor estratégia. Estarei atento a novos sinais técnicos e fundamentais que possam justificar um eventual reingresso em condições mais favoráveis.
J.f.vieira
Olá j.f.vieira, não consigo mesmo visualizar qualquer duplo topo na tendência da Mota Engil desde o início do ano.
Note que um duplo topo (ou triplo topo) é um dos padrões técnicos mais claros que existem de exaustão de tendência ascendente, tal como descrito em Double Top: Definition, Patterns, and Use in Trading
Três premissas são fundamentais para um duplo topo clássico ocorrer:A única premissa verdadeira, no gráfico da Mota, é a primeira. Efetivamente, estamos em uptrend bullish, porém não ocorreu nenhum duplo topo verdadeiro com inversão ou exaustão da tendência principal.
Existir uma tendência ascendente (uptrend ou bullish trend) (há quem veja duplo topos em gráficos lateralizados ou com tendência principal descendente, o que é, no mínimo, bizarro);
Existir o atingimento de um máximo seguido de uma inflexão e nova subida a esse máximo (isso não está visível no gráfico atual da Mota-Engil);
E o mais importante é existir confirmação do duplo topo, caracterizado pelo cruzamento, em baixa, de uma linha suporte (neckline)
Repare no gráfico da investopedia (do link que forneci acima) e verá um duplo topo "falso", seguido de um verdadeiro... esse padrão "verdadeiro" não se está a formar no gráfico da Mota.
Quanto aos fundamentais, vamos fazer como o Jack o Estripador... vamos por partes:
Primeiro, de acordo com o RC de 2024 da Mota Engil, no final do ano passado, a apreciação de 1% do Kwanza face ao euro teria um impacto de 312 mil euros no resultado líquido enquanto que a apreciação de 1% do dólar face ao euro teria um impacto (um pouco menor) de 257 mil euros, portanto a sua análise que a desvalorização do Kwanza e Dólar face ao euro são negativos para os resultados da Mota é verdadeira... mas o que não fez foi dimensionar verdadeiramente esse impacto.
Eu dou uma ajuda:
Note que a desvalorização do kwanza angolano foi mais expressivo durante 2023, tendo contribuído ativamente para um impacto negativo de 5.5M€ por efeito de variações cambiais ao custo amortizado. Mas desde 2024 que o kwanza angolano ficou relativamente lateralizado face ao euro (conforme se verifica no gráfico abaixo) e já não teve esse impacto nas contas de 2024.
A desvalorização do dólar face ao euro também tem impacto na Mota, mas também esta cotação está contida num canal lateral desde 2023, tendo "ameaçado" quebrar o canal em alta quando Trump foi eleito, e em baixa face à recente asneira das tarifas para o mundo. Fazendo alguma futurologia, não me parece que a estratégia de Trump seja desvalorizar o dólar (apesar de isso até não ser mau para gestão da astronómica dívida americana).
O segundo ponto importante é que a estratégia das tarifas americanas já devia ser sobejamente descontada pelos investidores da Mota-Engil que já viram este filme com o "braço de ferro", EUA e México/Canadá que acabaram por ficar suspensas (Tarifas: EUA não aplicarão taxas de 10% ao México e ao Canadá).
Na minha opinião, Trump quer apenas alavancagem negocial e as tarifas nunca foram talhadas para entrar definitivamente em vigor.
Isso pode-se verificar com o mais recente acordo efetuado com o Reino Unido (e divulgado hoje nesta notícia Trump baixa tarifas sobre aço e carros do Reino Unido. Londres facilita importações dos EUA) que detalha que as mega tarifas ao UK foram revertidas mediante alguns acordos comerciais que beneficiam os EUA (para mim é claro que esta sempre foi a verdadeira intenção de Trump desde início, com todos os países do mundo).
Uma coisa que eu sei: Estas subidas não vêm do nada...
Enquanto uns se preocupam com as posições a descoberto declaradas de +/- 1% sobre o capital da Mota-Engil por parte de fundos "abutres", ninguém se dá ao trabalho de procurar que outros fundos ou investidores institucionais andam a reforçar desde o início do ano e que já têm uma posição longa bem superior a essa "mísera" percentagem.
No gráfico da titularidade da Mota Engil, constante na DeGiro, referente a posições longas abertas até 31 de março, podemos constatar que, excluíndo os 2 acionistas de referência e a posição quase fixa da IMG, já temos 7 fundos a deter 3.5% do capital da Mota-Engil e a maioria não tinha ações da empresa no final de 2024, agora cada um tire as suas conclusões daqui![]()
................................... ........... ........
Olá, Rolling_Trader
Agradeço o teu comentário detalhado, particularmente a explicação técnica sobre o duplo topo — é sempre bom ter contrapontos fundamentados.
De facto, tens razão ao referir que o padrão clássico requer confirmação pela quebra da "neckline", algo que, até ao momento, não se verificou no gráfico da Mota-Engil. Admito que a minha leitura pode ter sido antecipada, talvez enviesada por sinais de hesitação na zona dos 4€ e pela divergência em alguns indicadores de momentum que sigo de perto. Nesse sentido, reformulo: não um duplo topo confirmado, mas um possível sinal de esgotamento da tendência, que para mim, aliado aos fatores externos, justificou prudência.
Quanto ao enquadramento macroeconómico, tens razão em pedir a quantificação dos impactos — e agradeço por teres trazido esses dados do RC 2024. O meu ponto principal, porém, não era tanto o impacto imediato e direto, mas sim o risco acumulado: petróleo em queda, pressão cambial em mercados-chave, e um ambiente internacional onde qualquer faísca política pode desencadear retrações rápidas no investimento. Sabemos que a perceção dos investidores muitas vezes antecipa os dados duros — e foi essa perceção que me levou a adotar uma postura mais defensiva neste momento.
Claro que estas subidas não acontecem por acaso — e é precisamente isso que me mantém atento. Caso surjam novos sinais técnicos ou uma estabilização dos fatores de risco, estou perfeitamente aberto a reentrar na posição. Tal como referiste, preservar capital é fundamental quando o contexto é mais incerto.
A troca de ideias é o que enriquece este espaço, por isso obrigado pelo teu contributo e pela forma detalhada como expuseste a tua visão.
Cumprimentos,
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
iniciado1 Escreveu:Sinedrio Escreveu:cristianosantos85 Escreveu:vais comprá-las depois mais caras...
Certinho. Opah, se há coisa na Mota-Engil que um gajo sabe é que quando está bull, é comprar e ficar quieto. Dito isto, na história dos Bull da Mota, ela foi uma vez aos 8 euros, outra passou os 6 euros e outra quase lá chegou. Parar antes dos 4 seria estranho...e uma novidade.
Bem verdade , tambem cometi o erro de as despachar a 3,98 á espera de uma correção , certo que ela ontem corrigiu ,poderia ter entrado , mas pensei que a correção ia mais longe.
Maldito vicio dos dedos a mexer no teclado.......![]()
![]()
As compras ainda estão disponíveis.
No meu caso, ontem comprei a 3,66, e assim aumentei o PM que ficou a 3,15.
- Registado: 5/10/2009 12:35
Sinedrio Escreveu:cristianosantos85 Escreveu:vais comprá-las depois mais caras...
Certinho. Opah, se há coisa na Mota-Engil que um gajo sabe é que quando está bull, é comprar e ficar quieto. Dito isto, na história dos Bull da Mota, ela foi uma vez aos 8 euros, outra passou os 6 euros e outra quase lá chegou. Parar antes dos 4 seria estranho...e uma novidade.
Bem verdade , tambem cometi o erro de as despachar a 3,98 á espera de uma correção , certo que ela ontem corrigiu ,poderia ter entrado , mas pensei que a correção ia mais longe.
Maldito vicio dos dedos a mexer no teclado.......

- Registado: 12/4/2021 11:59
cristianosantos85 Escreveu:vais comprá-las depois mais caras...
- Registado: 20/11/2015 17:22
Aqui vai o Boneco, espero que seja útil.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Aqui_Vale Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:cristianosantos85 Escreveu:vais comprá-las depois mais caras...
Cada negócio, é um negócio e estas Mais Valias já cá cantam.![]()
![]()
CumPrim/
ValeAquilino
E foi o que aconteceu...![]()
Dei cumprimento a uma das minhas regras, sobe mais ou menos 3% , com Volume: Compra...![]()
Haja coerência e capacidade para assumir os próprios erros
CumPrim/
ValeAquilino
Pode postar um quadro a 4,07.
Obrigado
Aqui_Vale Escreveu:cristianosantos85 Escreveu:vais comprá-las depois mais caras...
Cada negócio, é um negócio e estas Mais Valias já cá cantam.![]()
![]()
CumPrim/
ValeAquilino
E foi o que aconteceu...

Dei cumprimento a uma das minhas regras, sobe mais ou menos 3% , com Volume: Compra...

Haja coerência e capacidade para assumir os próprios erros
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Aqui_Vale Escreveu:Para mais tarde recordar...![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Em formação de um novo canal.
Quando as meninas da secretaria vendem, abre-se caminho para voos mais altos. Adeus cotação abaixo de 4€.
Editado pela última vez por Luzemburg em 9/5/2025 11:42, num total de 3 vezes.
Relembrar a subida do inicio de 2023 e simultaneamente sair porque "dá sinais de exaustão" não é lá muito coerente. Em 2023 também teve algumas paragens para "respirar", mas quem saiu a meio dificilmente a apanhou mais em baixo (e provavelmente já não voltou a entrar, por estar muito "esticada"). E se for para repetir o padrão (não faço ideia do comportamento nos próximos dias, tenho a bola de cristal avariada) dessa altura, a subida ainda está no inicio.
- Registado: 28/12/2015 16:15
J.f.vieira Escreveu:Decidi encerrar totalmente a minha posição em Mota-Engil após identificar sinais claros de exaustão na tendência de subida recente. A ação aparenta estar a formar um padrão de duplo topo, o que fez quando chegou a 5.96...sinal clássico de possível reversão, o que levanta dúvidas quanto à continuidade do movimento ascendente no curto prazo.
A queda do preço do petróleo poderá condicionar negativamente os investimentos públicos e privados em infraestruturas, sobretudo em mercados onde a Mota-Engil tem uma presença relevante.
A desvalorização do dólar pode impactar receitas indexadas a essa moeda, enquanto a depreciação do kwanza angolano aumenta os riscos cambiais nas operações africanas da empresa, nomeadamente em Angola, um mercado-chave.
Acresce ainda a crescente incerteza geopolítica e comercial, com os Estados Unidos a ponderarem novas tarifas sobre produtos e sectores estratégicos. Este clima de instabilidade pode afetar a confiança dos investidores e provocar uma retração no investimento internacional, penalizando empresas com grande exposição externa como a Mota-Engil.
Com este enquadramento, considero prudente sair temporariamente da posição e observar a evolução dos próximos dias. Em mercados voláteis e influenciados por fatores externos, preservar capital é muitas vezes a melhor estratégia. Estarei atento a novos sinais técnicos e fundamentais que possam justificar um eventual reingresso em condições mais favoráveis.
J.f.vieira
Olá j.f.vieira, não consigo mesmo visualizar qualquer duplo topo na tendência da Mota Engil desde o início do ano.
Note que um duplo topo (ou triplo topo) é um dos padrões técnicos mais claros que existem de exaustão de tendência ascendente, tal como descrito em Double Top: Definition, Patterns, and Use in Trading
Três premissas são fundamentais para um duplo topo clássico ocorrer:

Repare no gráfico da investopedia (do link que forneci acima) e verá um duplo topo "falso", seguido de um verdadeiro... esse padrão "verdadeiro" não se está a formar no gráfico da Mota.
Quanto aos fundamentais, vamos fazer como o Jack o Estripador... vamos por partes

Primeiro, de acordo com o RC de 2024 da Mota Engil, no final do ano passado, a apreciação de 1% do Kwanza face ao euro teria um impacto de 312 mil euros no resultado líquido enquanto que a apreciação de 1% do dólar face ao euro teria um impacto (um pouco menor) de 257 mil euros, portanto a sua análise que a desvalorização do Kwanza e Dólar face ao euro são negativos para os resultados da Mota é verdadeira... mas o que não fez foi dimensionar verdadeiramente esse impacto.
Eu dou uma ajuda:
Note que a desvalorização do kwanza angolano foi mais expressivo durante 2023, tendo contribuído ativamente para um impacto negativo de 5.5M€ por efeito de variações cambiais ao custo amortizado. Mas desde 2024 que o kwanza angolano ficou relativamente lateralizado face ao euro (conforme se verifica no gráfico abaixo) e já não teve esse impacto nas contas de 2024.
A desvalorização do dólar face ao euro também tem impacto na Mota, mas também esta cotação está contida num canal lateral desde 2023, tendo "ameaçado" quebrar o canal em alta quando Trump foi eleito, e em baixa face à recente asneira das tarifas para o mundo. Fazendo alguma futurologia, não me parece que a estratégia de Trump seja desvalorizar o dólar (apesar de isso até não ser mau para gestão da astronómica dívida americana).
O segundo ponto importante é que a estratégia das tarifas americanas já devia ser sobejamente descontada pelos investidores da Mota-Engil que já viram este filme com o "braço de ferro", EUA e México/Canadá que acabaram por ficar suspensas (Tarifas: EUA não aplicarão taxas de 10% ao México e ao Canadá).
Na minha opinião, Trump quer apenas alavancagem negocial e as tarifas nunca foram talhadas para entrar definitivamente em vigor.
Isso pode-se verificar com o mais recente acordo efetuado com o Reino Unido (e divulgado hoje nesta notícia Trump baixa tarifas sobre aço e carros do Reino Unido. Londres facilita importações dos EUA) que detalha que as mega tarifas ao UK foram revertidas mediante alguns acordos comerciais que beneficiam os EUA (para mim é claro que esta sempre foi a verdadeira intenção de Trump desde início, com todos os países do mundo).
Uma coisa que eu sei: Estas subidas não vêm do nada...
Enquanto uns se preocupam com as posições a descoberto declaradas de +/- 1% sobre o capital da Mota-Engil por parte de fundos "abutres", ninguém se dá ao trabalho de procurar que outros fundos ou investidores institucionais andam a reforçar desde o início do ano e que já têm uma posição longa bem superior a essa "mísera" percentagem.
No gráfico da titularidade da Mota Engil, constante na DeGiro, referente a posições longas abertas até 31 de março, podemos constatar que, excluíndo os 2 acionistas de referência e a posição quase fixa da IMG, já temos 7 fundos a deter 3.5% do capital da Mota-Engil e a maioria não tinha ações da empresa no final de 2024, agora cada um tire as suas conclusões daqui

Sell in May and go way is a good strategy?
To answer this, I've also examined the numbers from a more recent perspective, analysing the S&P 500 since 2000: Investing solely from November to April delivered returns around 210%. Investing only from May to October yielded a mere 29%.
Porém maio ainda não acabou.
To answer this, I've also examined the numbers from a more recent perspective, analysing the S&P 500 since 2000: Investing solely from November to April delivered returns around 210%. Investing only from May to October yielded a mere 29%.
Porém maio ainda não acabou.
Editado pela última vez por Luzemburg em 9/5/2025 9:39, num total de 1 vez.
Decidi encerrar totalmente a minha posição em Mota-Engil após identificar sinais claros de exaustão na tendência de subida recente. A ação aparenta estar a formar um padrão de duplo topo, o que fez quando chegou a 5.96...sinal clássico de possível reversão, o que levanta dúvidas quanto à continuidade do movimento ascendente no curto prazo.
J.f.vieira
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
Cada negócio, é um negócio e estas Mais Valias já cá cantam.

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Cada negócio, é um negócio, e estas Mais Valias já cá cantam

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
vais comprá-las depois mais caras... 

- Registado: 10/9/2015 16:45
Para mais tarde recordar...
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
serdom Escreveu:yaya Escreveu:yaya Escreveu:Qual o impacto desta notícia nas construtoras?
Portugal vai expulsar cerca de 18.000 imigrantes ilegais antes das eleições legislativas antecipadas
https://pt.euronews.com/my-europe/2025/ ... lativas-an
Para "roubarem" votos à extrema direita, a AD anuncia expulsão de imigrantes ilegias.
Depois como é que constroem aeroportos? Isso é que eu gostava de saber.
Já para não falar nos concursos públicos desertos.
https://eco.sapo.pt/2025/05/04/autarqui ... -desertos/
já estou afastado do sector da construção há algum tempo, mas duvido que expulsar mão de obra ilegal seja um problema. há falta de gente para trabalhar, sem dúvida, mas isso não é resolvido com subempreiteiros que vão buscar pessoal ao Nepal.
pelo contrário, é um sector que facilmente dá condições e contractos de trabalho para garantir a mão de obra.
de resto, isto só é notícia por serem eleições. o processo é recorrente e não tem nada de extraordinário.
Muitas empresas de construção civil já dão formação e habitação a muitos trabalhadores imigrantes. Não têm problemas de mão de obra.
yaya Escreveu:yaya Escreveu:Qual o impacto desta notícia nas construtoras?
Portugal vai expulsar cerca de 18.000 imigrantes ilegais antes das eleições legislativas antecipadas
Para "roubarem" votos à extrema direita, a AD anuncia expulsão de imigrantes ilegias.
já estou afastado do sector da construção há algum tempo, mas duvido que expulsar mão de obra ilegal seja um problema. há falta de gente para trabalhar, sem dúvida, mas isso não é resolvido com subempreiteiros que vão buscar pessoal ao Nepal.
pelo contrário, é um sector que facilmente dá condições e contractos de trabalho para garantir a mão de obra.
de resto, isto só é notícia por serem eleições. o processo é recorrente e não tem nada de extraordinário.
- Registado: 21/8/2011 19:31
yaya Escreveu:Qual o impacto desta notícia nas construtoras?
ACtualizado, novo máximo relativo no preço. Indicador de volume continua a estabelecer máximos relativos.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quanto estão a ganhar os administradores da empresa, em particular o Carlos Mota, que comprou ações abaixo de 2,50€?