Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por fatura.pt » 5/5/2025 12:09

Alguém sabe quando vão ser pagos os dividendos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 79
Registado: 1/9/2023 20:06

Re: REN - Tópico Geral

por Opcard33 » 3/5/2025 21:13

No momento do apagão que afetou a Península Ibérica em 28 de abril de 2025, a distribuição da geração de eletricidade em Espanha era a seguinte:
• Solar fotovoltaica: aproximadamente 59%
• Energia eólica: cerca de 12%
• Nuclear: 11%
• Gás natural: 5%

Estas percentagens indicam que, no momento da falha, cerca de 71% da eletricidade era proveniente de fontes renováveis (solar e eólica) .
 
Mensagens: 1526
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: REN - Tópico Geral

por yaya » 3/5/2025 19:46

Opcard33 Escreveu:Ter ou não ter è a mesma coisa ,desde que estejam paradas para dar primazia ao Sol e ao vento ( será assim tão difícil de perceber )


eu não vejo as centrais nucleares e carvão paradas no dia do apagão no site da REE
1.PNG
1.PNG (20.62 KiB) Visualizado 21012 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2428
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: REN - Tópico Geral

por Opcard33 » 3/5/2025 19:28

Ter ou não ter è a mesma coisa ,desde que estejam paradas para dar primazia ao Sol e ao vento ( será assim tão difícil de perceber )
 
Mensagens: 1526
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: REN - Tópico Geral

por yaya » 3/5/2025 19:10

BenjaminMartins Escreveu:
JPereira2021 Escreveu:Viva, boa noite,

Análise do Jornal Página Um...

https://www.paginaum.pt/2025/05/01/ren- ... r-no-chile


Artigo bastante tendencioso e manipulador da opinião pública.
É fácil desmontar todos os argumentos elencados no artigo que dão a entender nas entre-linhas que a REN é a má da fita e que não está interessada em manter a rede eléctrica nacional.


Dá a entender que o investimento na rede depende exclusivamente da empresas que gere a rede.
Ora o investimento na rede está pendente de burocracias, do regulador e do estado.

https://sol.sapo.pt/2025/05/03/maria-da ... no-apagao/

Durante muitos anos a REN pedia investimento e eles não eram autorizados.
Há cada vez mais a consciência de que o principal investimento que temos que fazer no sistema para produção de energia é na rede. Felizmente a produção das renováveis não precisa de financiamento público. Ela já é competitiva. Os financiamentos, as políticas públicas, têm que ser muito dirigidas para a rede e para melhorias na rede.


------------------------------------------------------------------------

Espanha tem centrais a carvão e centrais nucleares e mesmo assim não evitou o apagão.

“Não considero que estejamos mais vulneráveis que outros países europeus”

Entrevista à ministra do ambiente e energia

https://eco.sapo.pt/entrevista/nao-cons ... -europeus/

Depois do apagão Pt parou de importar eletricidade de Espanha, mas continuou a exportar.
Ou seja atualmente Pt produz eletricidade suficiente para auto-consumo e para exportação, logo, ao contrário do que muitos disseram, não há qualquer dependência. A dependência que existe está nas energias fósseis (gás e combustível).
Imagine-se o grau de dependência em que o país estaria se não tivéssemos investido nas renováveis.

--------------------------------------------------------------------
Maria da Graça Carvalho. “As centrais a carvão não teriam feito diferença no apagão

https://sol.sapo.pt/2025/05/03/maria-da ... no-apagao/

França continua a pôr barreiras à construção das interligações. Há aqui um país que está a por barreiras ao mercado interno.
Editado pela última vez por yaya em 3/5/2025 19:31, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2428
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 1/5/2025 22:55

JPereira2021 Escreveu:Viva, boa noite,

Análise do Jornal Página Um...

https://www.paginaum.pt/2025/05/01/ren- ... r-no-chile


Artigo bastante tendencioso e manipulador da opinião pública.
É fácil desmontar todos os argumentos elencados no artigo que dão a entender nas entre-linhas que a REN é a má da fita e que não está interessada em manter a rede eléctrica nacional.
 
Mensagens: 222
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por JPereira2021 » 1/5/2025 22:06

Viva, boa noite,

Análise do Jornal Página Um...

https://www.paginaum.pt/2025/05/01/ren- ... r-no-chile
 
Mensagens: 10
Registado: 4/6/2021 9:51

Re: REN - Tópico Geral

por Opcard33 » 1/5/2025 7:51

A França nunca haveria um apagao generalizado seria só na % da falta de produção ,sim 70% nuclear ajuda mas o seu sistema de defesa da rede (Supervisory Control and Data Acquisition) é mais evoluído .

Além d3 ter outros meios de defesa da rede cortam automaticamente consumos ( acordos com empresas voluntárias ) ou isolam zonas problemáticas
Sistemas de previsão com inteligência artificial, que ajustam a produção e consumo ,

Ainda hoje Portugal e Espanha são países entre África e a Europa embora desde o tempo de Eça tem havido uma aproximação.
 
Mensagens: 1526
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: REN - Tópico Geral

por yaya » 30/4/2025 21:48

Mais uma vez desmascarado o mito que as renováveis foram as responsáveis pelo apagão de 28 abril 2025.
Tal como no apagão no Texas em 2021.

Red Électrica: as renováveis “não são a causa” do apagão e que “o ‘mix'” de geração de energia com renováveis “é seguro” e “pode participar em todos os sistemas de segurança do sistema elétrico”.

A presidente da empresa que gere a rede elétrica de Espanha, Beatriz Corridor, desvinculou hoje a alta penetração de renováveis do apagão de segunda-feira e realçou a resiliência e rápida recuperação do sistema perante um incidente tão grave.
Relacionar o incidente tão grave de segunda-feira com a penetração das renováveis não é verdade, não é correto”, disse a presidente da empresa Red Eléctrica (REE), numa entrevista à rádio Cadena Ser.
Beatriz Corridor realçou que as renováveis funcionam já “de forma estável”, com “mecanismos que já lhes permitem operar praticamente como uma tecnologia, digamos, convencional”.
“Não há um problema de quanta geração [de renováveis] entra, já operámos o sistema em condições muito mais extremas de renováveis a entrar no sistema sem qualquer problema de segurança”, acrescentou.
A presidente da REE destacou que a geração de energia com fontes renováveis tem “índices de penetração excecionais” na Península Ibérica, com dias em que responde a todo o consumo de eletricidade.
“Operamos o sistema em condições de alta penetração das renováveis nos últimos anos de forma habitual”, afirmou, antes de realçar que não houve na segunda-feira “nenhuma circunstância diferente das habituais na geração de renováveis e de interconexão”.
Beatriz Corridor sublinhou que as renováveis “não são a causa” do apagão e que “o ‘mix'” de geração de energia com renováveis “é seguro” e “pode participar em todos os sistemas de segurança do sistema elétrico”.
No último relatório de contas da empresa, enviado em fevereiro à Comissão Nacional do Mercado de Valores de Espanha e agora citado pela imprensa espanhola, a REE alertou para o risco de “desconexões severas” devido à elevada penetração de renováveis, por ser uma produção menos estável e que envolve instalações pequenas e de autoconsumo, entre outros aspetos, o que tem como consequência uma menor capacidade de adaptação a perturbações.
Em relação a este relatório, Betriz Corridor, antiga ministra de governos socialistas, disse ser um documento do Conselho de Administração, sem competências técnicas, a quem não cabe fazer alertas de segurança.
A presidente da REE, uma empresa cotada em bolsa com 80% de capital privado, acrescentou que o relatório responde a exigências de prestação de informações sobre todos os riscos e possíveis incidentes num horizonte de 30 a 50 anos, no âmbito da sustentabilidade e da resposta às alterações climáticas.
Sobre as causas do apagão, disse que continuam a investigar-se, mas que estão “mais ou menos localizadas”, sem dar mais detalhes.
Beatriz Corridor reiterou que, em cinco segundos, houve duas “desconexões massivas” antes do apagão, que colocou a zero todo o sistema e as ligações da Península Ibérica com França.
A REE opera em Espanha “o centro de controlo nacional”, mas há no país mais 35, na rede de mais baixa tensão, a de distribuição, com “geradores de todo o tipo de tecnologia”, tendo sido pedida informação a todos os operadores que está a ser analisada em detalhe.
Beatriz Corridor realçou que se trata de analisar “milésimo a milésimo de segundo o comportamento do sistema para saber que geração em concreto se desligou e quando”.
“São milhões de dados, recebem-se sinais a cada milésimo de segundo”, insistiu, para explicar o motivo para não haver ainda uma conclusão.
A presidente da REE afirmou que o sistema elétrico ibérico funciona com as medidas de segurança mais estritas da Europa e defendeu que mostrou a sua resiliência e segurança neste apagão, uma vez que foi restabelecido rápida e totalmente, sem ter sido detetada qualquer falha.
“O sistema respondeu perfeitamente, sem qualquer elemento da rede a falhar”, sublinhou, antes de reconhecer que “a rapidez em termos elétricos não é a mesma de que precisam os cidadãos”.
Numa conferência de imprensa na segunda-feira ao final da manhã, o diretor de operações da REE, Eduardo Prieto, afastou a possibilidade de um ciberataque à empresa ter sido a causa do apagão e explicou que foram detetadas duas “perdas de geração” consecutivas no sudoeste de Espanha segundos antes do colapso.
O diretor da REE acrescentou que “é muito possível que a geração [de eletricidade] afetada possa ser solar”, mas sublinhou que todas estas conclusões são preliminares e pediu para serem evitadas especulações sobre a origem do apagão inédito na Península Ibérica.
Mais tarde, o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, disse que as causas do apagão continuam a ser investigadas, mas negou que tenha havido “um problema de excesso de renováveis”, de “uma sobreprocura sem resposta” ou de “falta de energia nuclear”.


https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... 1746034104
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2428
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: REN - Tópico Geral

por Opcard33 » 30/4/2025 19:38

Do conhecimento de todos que desejam saber a falta de centrais com capacidade de “black start” prolongou o apagão apenas as centrais da Tapada do Outeiro (dos japoneses que esfregam as mãos pois vão ser pagos por muitos anos não produzido energia ) e de Castelo de Bode conseguiram iniciar o processo de restabelecimento da rede elétrica .

O governo ou melhor os portugueses vão abrir as bolsas para incluir outras centrais, como as do Baixo Sabor e do Alqueva, na função de “black start”, para melhorar a resiliência do sistema elétrico nacional .  

Ax energias renováveis pela sua natureza intermitente requer um sistema elétrico robusto e flexível, com capacidade de resposta rápida a falhas, para garantir a segurança e estabilidade do fornecimento de energia e isso foi esquecido pelos governos de Espanha e Portugal , por exemplo França tem uma seria de empresas que obedecem as ordem da EDF e são pagas por isso.
 
Mensagens: 1526
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: REN - Tópico Geral

por yaya » 30/4/2025 19:20

https://eco.sapo.pt/entrevista/nenhum-p ... essencial/

ex-ceo da Endesa pt

NRS: Há uma coisa que francamente me choca: perante uma situação crítica, desagradável, que causa prejuízos económicos e que pode causar problemas de segurança às pessoas, aparecerem, seja a nível dos partidos políticos, seja a nível de alguns comentadores, que têm os seus ódios de estimação e têm as suas fixações e as suas obsessões, a vomitar o fel todo que lhes vai na alma. É de um oportunismo inacreditável.

Mas que exemplos de oportunismo vê?
NRS: O PCP que vem dizer: ‘ah, isto é porque tudo foi privatizado, os operadores elétricos são privados, os operadores de telecomunicações são privados… E, portanto, é preciso é recomprar essa coisa toda’. O Chega, a dizer: ‘vamos pedir responsabilidades’. Quando se ouve as razões e os comentários, percebe-se que a pessoa não percebe nada do que está a dizer. Dos comentadores, ouvi de um: ‘porque fecharam o carvão…[impactou negativamente no caso do apagão]’. Ou vir alguém dizer que foi grande especialista há 55 anos de gestão da segurança do sistema ibérico, quando está longe de ser algo comparável ao que é um sistema elétrico nos nossos dias. É feio, sobretudo quando as pessoas não têm de saber destes assuntos e estão preocupadas.


:clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2428
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: REN - Tópico Geral

por yaya » 30/4/2025 18:44

Opcard33 Escreveu:
yaya Escreveu:
Opcard33 Escreveu:Se foram pedidos subsídios devem ser pagos dos bolsos dos ministros dos governos ultra-ambientalistas .

Governos que tomaram medidas como o encerramento prematuro de centrais .


:lol:

o que é que o cú tem a ver com as calças?

Não havia nem falta de potência, nem falta de energia elétrica no sistema. Se Portugal não tivesse fechado as Centrais de Sines e Pego, às 11h30 da manhã da passada segunda-feira ambas as centrais a carvão estariam paradas, porque a quantidade de solar, eólica e hídrica no sistema elétrico era mais do que suficiente para satisfazer o consumo de energia elétrica a essa hora. Ou seja, a manutenção em exploração das centrais a carvão em Portugal nada teria feito para evitar o que se passou.

o problema não está na fonte de energia mas no sistema da rede


Já dizia o padre Antonio Vieira M

“ A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas.”


os outros é que são cegos

https://eco.sapo.pt/entrevista/nenhum-p ... essencial/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2428
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: REN - Tópico Geral

por Opcard33 » 30/4/2025 17:37

yaya Escreveu:
Opcard33 Escreveu:Se foram pedidos subsídios devem ser pagos dos bolsos dos ministros dos governos ultra-ambientalistas .

Governos que tomaram medidas como o encerramento prematuro de centrais .


:lol:

o que é que o cú tem a ver com as calças?

Não havia nem falta de potência, nem falta de energia elétrica no sistema. Se Portugal não tivesse fechado as Centrais de Sines e Pego, às 11h30 da manhã da passada segunda-feira ambas as centrais a carvão estariam paradas, porque a quantidade de solar, eólica e hídrica no sistema elétrico era mais do que suficiente para satisfazer o consumo de energia elétrica a essa hora. Ou seja, a manutenção em exploração das centrais a carvão em Portugal nada teria feito para evitar o que se passou.

o problema não está na fonte de energia mas no sistema da rede


Já dizia o padre Antonio Vieira M

“ A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas.”
 
Mensagens: 1526
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: REN - Tópico Geral

por yaya » 30/4/2025 17:22



E, se calhar, a governos. O investimento em redes e sistemas black start depende de decisões dos estados e reguladores.
Políticas de cortar o investimento em redes ou sistemas de arranque para evitar que o contribuinte pague a fatura fica bem no voto, depois quando chega a hora da verdade sacodem a água do capote.

Em Espanha (e Pt) castigaram as energéticas durante a pandemia com windfalltaxes, como se fossem os culpados da inflação (afinal quem ganhou mais foram os bancos), agora Sanchez volta apontar a mira aos mesmos, mas o tiro agora pode sair pela culatra.

-----------------------------------------------------------------------

Não existe dependência energética de Espanha mas os media insistem na narrativa

Sobre a questão da autonomia com Espanha, João Conceição garantiu que “Portugal não tem um sistema dependente do espanhol”.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ack-start/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2428
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: REN - Tópico Geral

por yaya » 30/4/2025 17:04

Opcard33 Escreveu:Se foram pedidos subsídios devem ser pagos dos bolsos dos ministros dos governos ultra-ambientalistas .

Governos que tomaram medidas como o encerramento prematuro de centrais .


:lol:

o que é que o cú tem a ver com as calças?

Não havia nem falta de potência, nem falta de energia elétrica no sistema. Se Portugal não tivesse fechado as Centrais de Sines e Pego, às 11h30 da manhã da passada segunda-feira ambas as centrais a carvão estariam paradas, porque a quantidade de solar, eólica e hídrica no sistema elétrico era mais do que suficiente para satisfazer o consumo de energia elétrica a essa hora. Ou seja, a manutenção em exploração das centrais a carvão em Portugal nada teria feito para evitar o que se passou.

o problema não está na fonte de energia mas no sistema da rede
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2428
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: REN - Tópico Geral

por Opcard33 » 30/4/2025 15:16

Se foram pedidos subsídios devem ser pagos dos bolsos dos ministros dos governos ultra-ambientalistas .

Governos que tomaram medidas como o encerramento prematuro de centrais .
 
Mensagens: 1526
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 30/4/2025 14:32



É uma questão complexa, apurar-se a responsabilidade numa situação destas. Se o problema deveu-se à rede espanhola teria a REN de pedir contas à sua congénere espanhola.
Por outro lado, demorou mais tempo a ser reposta a electricidade por falta de investimento nos tais geradores de arranque de sistema, facto não imputável à REN.
Pelo que vi nas notícias o governo vai chegar-se à frente com apoios às empresas afectadas.
 
Mensagens: 222
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por Tosta mista » 30/4/2025 14:08

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 44
Registado: 9/11/2021 15:08

Re: REN - Tópico Geral

por Tiago2006 » 30/4/2025 8:09

A REN simplesmente provou que é altamente qualificada.
Técnicos internacionais elogiam REN pela recuperação de todo os sistema em menos de 10 horas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 171
Registado: 24/4/2023 20:14

Re: REN - Tópico Geral

por yaya » 29/4/2025 22:54

Apetece-lhe dizer mal? Diga antes bem: EDP, REN e E-Redes fizeram um trabalho gigante

https://cnnportugal.iol.pt/apagao/eletr ... 2ee44549b8
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2428
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: REN - Tópico Geral

por yaya » 29/4/2025 18:07

Opcard33 Escreveu:O único português com saber ,que há muito que tem escrito artigos contra os disparates da governação na área elétrica,ele explica


https://expresso.pt/sociedade/apagao/20 ... o-4016a2cd



:lol:

aqui está bem explicadinho

O Apagão
João Galamba

https://eco.sapo.pt/opiniao/o-apagao/

---------------------------------------

o apagão no Texas em 2021
https://en.wikipedia.org/wiki/2021_Texas_power_crisis

Aqui a 1ª coisa que fizeram os populistas e defensores do fóssil foi atirarem as culpas para as renováveis pelo apagão.
Depois concluiu-se que a energia fóssil foi a que falhou mais durante o nevão.
Em 3º a rede estava obsoleta e não preparada para invernos rigorosos, apesar de inúmeros avisos do regulador.
Finalmente 4º tiveram a "genial" ideia de isolar a rede dos estados vizinhos, ficando impossibilitados de receberem energia em caso de falha.
Portanto neste caso houve culpas para governantes. Colocar as culpas nas renováveis foi uma forma de tirar a água do capote.

"Autoridades estaduais, incluindo o governador republicano Greg Abbott, inicialmente culparam erroneamente as interrupções em turbinas eólicas e painéis solares congelados. Os dados mostraram que a falha em preparar para o inverno as fontes tradicionais de energia, principalmente a infraestrutura de gás natural, mas também, em menor extensão, as turbinas eólicas, causou a falha da rede, com uma queda na produção de energia do gás natural mais de cinco vezes maior do que a das turbinas eólicas. A rede elétrica do Texas está há muito tempo separada das duas principais redes nacionais para evitar a supervisão federal, embora ainda esteja conectada às outras redes nacionais e à do México; o número limitado de conexões dificultou a importação de eletricidade de outros estados pelo estado durante a crise. A desregulamentação de seu mercado de eletricidade a partir da década de 1990 resultou na competição nos preços de eletricidade no atacado, mas também na redução de custos para preparação de contingências.

O governador do Texas, Greg Abbott, e alguns outros políticos disseram inicialmente que as fontes de energia renováveis ​​foram a causa das quedas de energia, citando turbinas eólicas congeladas como um exemplo de sua falta de confiabilidade.
Imagens virais de um helicóptero descongelando uma turbina eólica que supostamente estava no Texas foram tiradas em 2015 na Suécia. No entanto, a energia eólica é responsável por apenas 23% da produção de energia do Texas. Além disso, equipamentos para outras fontes de energia, como instalações de geração de energia a gás natural, congelando ou apresentando falhas mecânicas, também foram responsáveis. O governador Abbott reconheceu mais tarde que as usinas de carvão, gás natural e nucleares desempenharam um papel relevante na falha. Cinco vezes mais gás natural do que energia eólica foram perdidos. Quando a energia foi cortada, desativou alguns compressores que empurram o gás pelos gasodutos, derrubando outras usinas de gás devido à falta de fornecimento.


A ERCOT estava ciente, em 13 de fevereiro, que apagões seriam prováveis ​​e que a rede teria que desligar mais de 10% de sua demanda. No dia seguinte, a demanda de eletricidade ultrapassou 67,2 gigawatts, mais alta do que a operadora da rede havia planejado para o clima de inverno extremo. Durante a noite, a ERCOT ordenou que as concessionárias cortassem vários milhares de megawatts de carga, mas a frequência da rede continuou a cair, pois a demanda excedeu a oferta. A rede chegou a minutos de sobrecarregar e desligar completamente, o que exigiria uma partida apagada lenta e custosa."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2428
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: REN - Tópico Geral

por BenjaminMartins » 29/4/2025 16:46

Tiago2006 Escreveu:
Opcard33 Escreveu:O único português com saber ,que há muito que tem escrito artigos contra os disparates da governação na área elétrica,ele explica


https://expresso.pt/sociedade/apagao/20 ... o-4016a2cd



Por isso mesmo é que a REN referiu ontem que é uma questão do poder politico fazer as apostas e estratégias que entender.
A transição deve fazer-se mas salvaguardando a segurança e a economia do país.
Ontem estavamos a comprar / importar mais barato porque em Espanha há muito mais energia solar. Ontem era um dia com pouco vento e as barragens estão a ser salvaguardadas por motivos de abastecimento e evitar por longos meses as secas.
A REN fez um trabalho notável.
É uma empresa a ter em conta e da qual vamos ouvir falar muito nos próximos tempos de transição energética.


Permite me uma pequena correção. A produção hídrica apenas ocorre em horas de ponta com preços mais altos.
 
Mensagens: 222
Registado: 12/1/2008 0:35
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por Tiago2006 » 29/4/2025 14:01

Opcard33 Escreveu:O único português com saber ,que há muito que tem escrito artigos contra os disparates da governação na área elétrica,ele explica


https://expresso.pt/sociedade/apagao/20 ... o-4016a2cd



Por isso mesmo é que a REN referiu ontem que é uma questão do poder politico fazer as apostas e estratégias que entender.
A transição deve fazer-se mas salvaguardando a segurança e a economia do país.
Ontem estavamos a comprar / importar mais barato porque em Espanha há muito mais energia solar. Ontem era um dia com pouco vento e as barragens estão a ser salvaguardadas por motivos de abastecimento e evitar por longos meses as secas.
A REN fez um trabalho notável.
É uma empresa a ter em conta e da qual vamos ouvir falar muito nos próximos tempos de transição energética.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 171
Registado: 24/4/2023 20:14

Re: REN - Tópico Geral

por Opcard33 » 29/4/2025 9:31

O único português com saber ,que há muito que tem escrito artigos contra os disparates da governação na área elétrica,ele explica


https://expresso.pt/sociedade/apagao/20 ... o-4016a2cd
 
Mensagens: 1526
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 29/4/2025 8:39

Sinedrio Escreveu:Não deixa de ser impressionante verificar que foram as centrais a gás a salvar o dia de hoje, como a central de gás da Tapada do Outeiro que tem a capacidade de fazer black start. Por isso é que algumas zonas no norte ficaram logo com energia pelas 16h, ou até antes. Parques solares e eólicos não fazem black start. Nem o nuclear. Se isto ainda pode ser mais ridículo? Pode. Portugal tem reservas de gás interessantes e não as explora.


1 central a gas e outra hidro.
 
Mensagens: 3633
Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 107 visitantes