Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Olá, afcapitão.
O SBV não é um oscilador. É um indicador cumulativo (algo semelhante ao OBV, mas mais sofisticado). O SBV "deve" ser comparado com o comportamento da acção (para detectar divergências no indicador face à cotação; tende a comportar-se como leading indicator). Por exemplo, se a acção está a lateralizar mas o indicador está com tendência ascendente, é uma indicação bullish (sugere acumulação) e vice-versa.
O indicador de tendência Trend é um indicador de tendência de médio-prazo, volatility-based (na abordagem, segue uma lógica semelhante à do Super Trend, mas as métricas e critérios são implementação minha e diferente do convencional). Intrinsecamente, não detecta/identifica tendências laterais, para ele apenas existe bullish/bearish. Sim, "não aguentou" o descalabro das tarifas e inverteu...
O indicador experimental ao fundo tem por base o indicador de tendência mas dá alguma informação adicional que ajuda a identificar potenciais lateralizações ou iminência de inversão no indicador principal. Proximidade a +1 / -1 pode ser lido como "confiança" na tendência, aproximação a zero, incerteza.
(nota: para que se entenda, os indicadores são meus, não são indicadores standard)
O SBV não é um oscilador. É um indicador cumulativo (algo semelhante ao OBV, mas mais sofisticado). O SBV "deve" ser comparado com o comportamento da acção (para detectar divergências no indicador face à cotação; tende a comportar-se como leading indicator). Por exemplo, se a acção está a lateralizar mas o indicador está com tendência ascendente, é uma indicação bullish (sugere acumulação) e vice-versa.
O indicador de tendência Trend é um indicador de tendência de médio-prazo, volatility-based (na abordagem, segue uma lógica semelhante à do Super Trend, mas as métricas e critérios são implementação minha e diferente do convencional). Intrinsecamente, não detecta/identifica tendências laterais, para ele apenas existe bullish/bearish. Sim, "não aguentou" o descalabro das tarifas e inverteu...
O indicador experimental ao fundo tem por base o indicador de tendência mas dá alguma informação adicional que ajuda a identificar potenciais lateralizações ou iminência de inversão no indicador principal. Proximidade a +1 / -1 pode ser lido como "confiança" na tendência, aproximação a zero, incerteza.
(nota: para que se entenda, os indicadores são meus, não são indicadores standard)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Actualizado:
Caro Marco, grato pelo gráfico.
O que te dizem os indicadores abaixo? O volume é o oscilador, e está bullish, é isso? O de trend está bullish, desde 2024, exceto durante a turbulência das tarifas. É essa a interpretação?
Obrigado
- Registado: 8/3/2012 17:31
Actualizado:

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Alguém sabe (Rolling trader?) com quanto tempo de antecedência normalmente é marcada a AG? O ano passado a assembleia ocorreu a 18/4 (e dividendos pagos 1 mês depois), e estranho ainda não haver nada agendado.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Nova obra de 100M$ na Colombia: https://x.com/LaContratopedia/status/19 ... 3772510335
Apesar de ser um valor baixo face à carteira de encomendas, é bom saber que continua a ganhar obras neste mercado
correção: na verdade tratam-se de 23 milhões de dolares (são 100 mil milhões de pesos colombianos)
Apesar de ser um valor baixo face à carteira de encomendas, é bom saber que continua a ganhar obras neste mercado
correção: na verdade tratam-se de 23 milhões de dolares (são 100 mil milhões de pesos colombianos)
- Registado: 8/3/2012 17:31
La compañia española pacta con la argelina Sonelgaz la resolución de todas las demandas sobre el ciclo combinado de Djelfa de 400 millones en el que lleva 10 años trabajando, con la obra ejecutada al 50%.
Duro Felguera ha conseguido resolver de manera provisional uno de sus mayores frentes de cara a evitar la liquidación de la empresa, en causa de disolución desde diciembre. La compañía, en preconcurso de acreedores hasta junio, ha firmado un acuerdo en Argelia con la energética Sonelgaz para poner fin a todas las demandas cruzadas por el contrato de construcción de un ciclo combinado en Djelfa que fue adjudicado al grupo español en 2014.
La clave de la resolución del conflicto es la cesión del contrato a la corporación asiática China Power, que asume todos los trabajos pendientes por valor de unos 140 millones de euros.
Duro Felguera ha conseguido resolver de manera provisional uno de sus mayores frentes de cara a evitar la liquidación de la empresa, en causa de disolución desde diciembre. La compañía, en preconcurso de acreedores hasta junio, ha firmado un acuerdo en Argelia con la energética Sonelgaz para poner fin a todas las demandas cruzadas por el contrato de construcción de un ciclo combinado en Djelfa que fue adjudicado al grupo español en 2014.
La clave de la resolución del conflicto es la cesión del contrato a la corporación asiática China Power, que asume todos los trabajos pendientes por valor de unos 140 millones de euros.
- Registado: 5/10/2009 12:35
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Isto é a MOTA , no seu tradicional...
E eu vou bem montado
É só escolher o apeadeiro.
CumPrim/
ValeAquilino

E eu vou bem montado

É só escolher o apeadeiro.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Novo máximo relativo no indicador de volume. O indicador mantém um uptrend que vem de meados de outubro.

Mais uma aquisição para alavancar o negócio na Nigéria
In "Billionaires Africa"
Mota-Engil, a leading Portuguese construction company, has revealed plans to acquire DBN Energies, a company that specializes in constructing oil infrastructure
...
DBN Energies, a key subsidiary of Kola Karim’s Shoreline Group, is a prominent player in the oil and gas sector, providing Engineering, Procurement, and Construction (EPC) services.
...
This acquisition is more than just a business deal, it marks Mota-Engil’s entry into West Africa’s key onshore and offshore oil projects. Beyond acquiring an asset, Mota-Engil is gaining the wealth of knowledge and expertise Kola Karim has built over the years
...
Veio ao suporte horizontal nos 2,80 (muito mais do que esperava...) mas aguentou e já está acima dos 3,30s... Cerca de 20% em 5 sessões. Fenomenal desempenho, quando está bull (ou bear) não há discussões
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
J.f.vieira Escreveu:Compras a 3.12€ e vendas a 3.19€...já deu para mais um bom fim...

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Compras a 3.12€ e vendas a 3.19€...já deu para mais um bom fim...
- Registado: 29/11/2007 3:59
tami Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:tami Escreveu:O senão de tentar apanhar topos e fundos é que agora, quem saiu, não faz a minima ideia se reentra hoje, ou se espera por uma retração para apanhar o melhor preço possível. E tentar adivinhar para onde ela vai nos próximos dias dificilmente se vê num gráfico - que ontem no fim da sessão dizia que o caminho era o apocalipse, nos 2,5€ ou menos; e ao fim da tarde, com o mercado fechado e sem transações, mais facilmente apontava para os 3,5€.
Neste Boneco tem duas opções, é preciso saber ler.![]()
O minimo de ontem ficou no mesmo nível do dia anterior, e os indicadores apontavam para cima, certo???
CumPrim/
valeAquilino
Peço desculpa, Vale, mas não consigo mesmo ver para onde os indicadores apontam. E sim, tem sempre 2 opções, dependendo de quem olha para o gráfico - a opção para cima ou para baixo. E tinha ideia de ter lido que o caminho era para 2,5€, mas lá está, tudo muda muito rapidamente, às vezes nem dá tempo de comprar ou vender. ~
Acima de tudo, bons negócios!
Não tens que pedir desculpa, certo?!
Repara:
O MAC, indica limite (?) de baixa.
O Stoch RSI já cruzou.
Os mínimos ficaram ao mesmo nível.
È assim que eu entendo uma previsão de subida, e tento antecipar

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Aqui_Vale Escreveu:tami Escreveu:O senão de tentar apanhar topos e fundos é que agora, quem saiu, não faz a minima ideia se reentra hoje, ou se espera por uma retração para apanhar o melhor preço possível. E tentar adivinhar para onde ela vai nos próximos dias dificilmente se vê num gráfico - que ontem no fim da sessão dizia que o caminho era o apocalipse, nos 2,5€ ou menos; e ao fim da tarde, com o mercado fechado e sem transações, mais facilmente apontava para os 3,5€.
Neste Boneco tem duas opções, é preciso saber ler.![]()
O minimo de ontem ficou no mesmo nível do dia anterior, e os indicadores apontavam para cima, certo???
CumPrim/
valeAquilino
Peço desculpa, Vale, mas não consigo mesmo ver para onde os indicadores apontam. E sim, tem sempre 2 opções, dependendo de quem olha para o gráfico - a opção para cima ou para baixo. E tinha ideia de ter lido que o caminho era para 2,5€, mas lá está, tudo muda muito rapidamente, às vezes nem dá tempo de comprar ou vender. ~
Acima de tudo, bons negócios!
tami Escreveu:O senão de tentar apanhar topos e fundos é que agora, quem saiu, não faz a minima ideia se reentra hoje, ou se espera por uma retração para apanhar o melhor preço possível. E tentar adivinhar para onde ela vai nos próximos dias dificilmente se vê num gráfico - que ontem no fim da sessão dizia que o caminho era o apocalipse, nos 2,5€ ou menos; e ao fim da tarde, com o mercado fechado e sem transações, mais facilmente apontava para os 3,5€.
Neste Boneco tem duas opções, é preciso saber ler.

CumPrim/
valeAquilino
José Ortega Y Gasset
Hoje foi um bom dia para "desentalar" as posições de quem estava longo na MOTA e tem sofrido bullying dos shorts nestes ultimos dias.
Tirando uma posição entalada na PHAROL, e após a venda das MOTA (que tinha a 3.11) só tenho cash na mão. E agora é toca-e-foge porque não sabemos bem o que vem aí!
Tirando uma posição entalada na PHAROL, e após a venda das MOTA (que tinha a 3.11) só tenho cash na mão. E agora é toca-e-foge porque não sabemos bem o que vem aí!
- Registado: 7/12/2020 19:33
O senão de tentar apanhar topos e fundos é que agora, quem saiu, não faz a minima ideia se reentra hoje, ou se espera por uma retração para apanhar o melhor preço possível. E tentar adivinhar para onde ela vai nos próximos dias dificilmente se vê num gráfico - que ontem no fim da sessão dizia que o caminho era o apocalipse, nos 2,5€ ou menos; e ao fim da tarde, com o mercado fechado e sem transações, mais facilmente apontava para os 3,5€.
Sexta-feira após as quedas do mercado e ao chegar à sua mansão em Miami, Trump recomendou que era hora de comprar. "Este é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca antes!!!", publicou Trump na sua plataforma Truth Social. Em 2018, passou-se o mesmo filme e depois as cotações subiram 28%
Uma comprita a 2,958€ e venda a 3,02€ no diário… já deu para um bom fim de semana com a patroa.
O resto está no radar: segunda entrada planeada aos 2,92€, se o mercado lá for hoje.
Terceira posição pensada para os 2,84€, caso venha ao suporte.
E se corrigir mais, entre os 2,50€ e os 2,40€ tenho o resto preparado — onde o risco compensa e a margem começa a sorrir.
Se lá chegar… irei comprar. Até lá, paciência, estratégia e olho bem aberto no gráfico.
O resto está no radar: segunda entrada planeada aos 2,92€, se o mercado lá for hoje.
Terceira posição pensada para os 2,84€, caso venha ao suporte.
E se corrigir mais, entre os 2,50€ e os 2,40€ tenho o resto preparado — onde o risco compensa e a margem começa a sorrir.
Se lá chegar… irei comprar. Até lá, paciência, estratégia e olho bem aberto no gráfico.
Como todo o respeito pelos bonecos, e pelo sucesso dos trades de curto prazo, o que dita o sentido são os tweets/disposição de um limitado mental. E acreditar que isso está escrito num gráfico da mota-engil é ter muito boa vontade, e investir na sorte.
Nyk Escreveu:@nmv! Escreveu:aceito a visão, e o n.º (obrigado pela resposta)
não querendo ser o profeta da desgraça, e se este movimento se inserir no clássico "bull trap"
tornando os mercados a investir para baixo
Pois, tudo pode acontecer, não tenho certeza absoluta que vá aos 3,51 está semana, mas acredito que lá chega...
Os 3,51 que eu também queria estão cada vez mais longe, mas sim, um dia lá chegará.
Com este vendaval, os Bonecos mudam de um dia para o outro., e a cada hora.
Eu tenho andado à hora, e ontem e anteontem deu-me para comprar amendoins, cascas e tudo para uns seis meses, tive sorte.
Hoje estou a pensar seguir a mesma estratégia, mas ainda não chegou a hora certa, veremos se não derrapo.
Espero que o Boneco seja útil , a quem interessar.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
@nmv! Escreveu:aceito a visão, e o n.º (obrigado pela resposta)
não querendo ser o profeta da desgraça, e se este movimento se inserir no clássico "bull trap"
Pois, tudo pode acontecer, não tenho certeza absoluta que vá aos 3,51 está semana, mas acredito que lá chega...
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
aceito a visão, e o n.º (obrigado pela resposta)

- Registado: 2/4/2025 19:55
...
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, acintra, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], Goya777, Investbem, jls1, latbal, macau5m, malakas, Manchini888, MarketGodzilla, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pedro1974, Phil2014, PIKAS, Shimazaki_2, trilhos2006 e 127 visitantes