Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
inversão dos mercados globais
então qual a aderência do número 3,51€, podes explicar com um gráfico, onde suportas esse valor por favor!

então qual a aderência do número 3,51€, podes explicar com um gráfico, onde suportas esse valor por favor!
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
@nmv! Escreveu::arrow: a ida aos 3,51€ ainda esta semana!
deve-se a quê?
As minhas , a: 3,178 foram todas duma vez procurar outro stand

Boneco a 30 minutos
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
@nmv! Escreveu::arrow: a ida aos 3,51€ ainda esta semana!
deve-se a quê?
Á inversão dos mercados/bolsas para terrenos positivos...
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

deve-se a quê?
- Registado: 2/4/2025 19:55
Ida aos 3,51 esta semana...
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
A Mota, vai dar uma volta a subir, e eu estou a ajudar
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
"Compre-se ao som de canhões, venda-se ao som dos violinos” Rotchild sugeriu que uma guerra, é um bom momento para investir no mercado de ações. Quanto pior o mercado, melhores são as oportunidades de lucro. Chamamos isso no mercado de “contrarian investment”.
Já W. Buffett acredita que as melhores oportunidades surgem quando outros estão com medo e que por vezes ficar líquido também faz parte do jogo.
Já W. Buffett acredita que as melhores oportunidades surgem quando outros estão com medo e que por vezes ficar líquido também faz parte do jogo.
Vendi o que comprei em 2024 e 2025. Consegui sair entre os 3€ e os 3,06€, aproveitando o fecho do gap.
Agora, fico apenas com as posições mais antigas, que mantenho com vista a uma venda em 2026, como sempre planeei.
Não foi uma decisão impulsiva. Olhei para o gráfico, pesei os sinais e optei por realizar. Há alturas em que o mais sensato é simplificar e proteger ganhos.
A ideia agora é voltar a entrar, mas só se os preços recuarem para a zona entre os 2,50€ e os 2,40€. Se lá chegarem, estarei pronto. Caso contrário, paciência — o mercado não se força, lê-se.
Isto tudo faz parte do plano: agir com calma, sem pressas nem medos, e adaptar conforme o terreno. Porque no fim, é a consistência que faz a diferença.
Agora, fico apenas com as posições mais antigas, que mantenho com vista a uma venda em 2026, como sempre planeei.
Não foi uma decisão impulsiva. Olhei para o gráfico, pesei os sinais e optei por realizar. Há alturas em que o mais sensato é simplificar e proteger ganhos.
A ideia agora é voltar a entrar, mas só se os preços recuarem para a zona entre os 2,50€ e os 2,40€. Se lá chegarem, estarei pronto. Caso contrário, paciência — o mercado não se força, lê-se.
Isto tudo faz parte do plano: agir com calma, sem pressas nem medos, e adaptar conforme o terreno. Porque no fim, é a consistência que faz a diferença.
- Registado: 29/11/2007 3:59
J.f.vieira Escreveu: " Os mercados sobem e descem, o importante é manter a cabeça fria."
Concordo
J.f.vieira Escreveu:" depois do caos, vem a calma. E é aí que se fazem os melhores movimentos."
Para fazer esses movimentos é necessário ter liquidez.
- Registado: 21/10/2015 20:28
Se isto for como no antigamente, como em 2008, quando tudo abanou com o subprime, pode ser que estes dias de quedas e nervosismo sejam só a tempestade antes da bonança. Lembro-me bem: três dias de quedas fortes… e depois, contra todas as expectativas, veio uma recuperação. Lenta, mas firme.
Agora, olho para os mercados e vejo o mesmo padrão a querer formar-se. Tudo está instável, o sentimento é de medo, e ninguém sabe muito bem o que esperar. Mas se há coisa que aprendi é que estas fases fazem parte. Os mercados sobem e descem, o importante é manter a cabeça fria.
O meu plano de vender no início de 2026 continua de pé. Esse é o meu horizonte e não mudou. Mas, sendo honesto, tudo o que comprei em 2024 e 2025 estou disposto a vender mais cedo, se o cenário não melhorar ou se pintar uma boa oportunidade. Não estou agarrado a datas — estou atento aos sinais.
Vamos ver como isto corre. Aver vamos, como se costuma dizer por cá. Porque às vezes, depois do caos, vem a calma. E é aí que se fazem os melhores movimentos.
Agora, olho para os mercados e vejo o mesmo padrão a querer formar-se. Tudo está instável, o sentimento é de medo, e ninguém sabe muito bem o que esperar. Mas se há coisa que aprendi é que estas fases fazem parte. Os mercados sobem e descem, o importante é manter a cabeça fria.
O meu plano de vender no início de 2026 continua de pé. Esse é o meu horizonte e não mudou. Mas, sendo honesto, tudo o que comprei em 2024 e 2025 estou disposto a vender mais cedo, se o cenário não melhorar ou se pintar uma boa oportunidade. Não estou agarrado a datas — estou atento aos sinais.
Vamos ver como isto corre. Aver vamos, como se costuma dizer por cá. Porque às vezes, depois do caos, vem a calma. E é aí que se fazem os melhores movimentos.
- Registado: 29/11/2007 3:59
Já deu para uma voltinha
, amanhã há mais
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Fecho da posição curta da Qube Research
A Qube Research comunicou na passada sexta feira (dia 4) o fecho total da sua posição curta no dia anterior (quinta, dia 3).
Ao contrário da maioria dos fundos, que apenas reduz a posição para um limiar inferior ao da comunicação obrigatória, a Qube fechou completamente o short.
Mas... a Qube Research tem tendências bipolares, no caso do BCP, entre outubro e novembro do ano passado, este hedge fund abriu e fechou o short umas 10 vezes... por isso é melhor não lançar já os foguetes.
Ao contrário da maioria dos fundos, que apenas reduz a posição para um limiar inferior ao da comunicação obrigatória, a Qube fechou completamente o short.
Mas... a Qube Research tem tendências bipolares, no caso do BCP, entre outubro e novembro do ano passado, este hedge fund abriu e fechou o short umas 10 vezes... por isso é melhor não lançar já os foguetes.

Àlvaro Escreveu:Boa malha, Vale. Nem tudo foi mau, o Dax deu mesmo o trambolhão. Agora parece-me que chega de quedas na Mota. Como diz o homem das tarifas: é hora de ficar rico.
Ainda há quem ache que o Trump merece alguma credibilidade

- Registado: 27/10/2006 15:32
Àlvaro Escreveu:Boa malha, Vale. Nem tudo foi mau, o Dax deu mesmo o trambolhão. Agora parece-me que chega de quedas na Mota. Como diz o homem das tarifas: é hora de ficar rico.
Anélito Escreveu:As partilhas do Vale Aquilino têm sido extraordinariamente certeiras. Obrigado por partilhar.
Ás vezes acertamos,

Faço os Bonecos para consumo próprio, não me custa partilhar, se bem que nem todos gostem, principalmente quando as indicações são de vir para baixo. Em qualquer dos cenários é que alguém tire proveito, mas nunca por influência.

Vai mais um Boneco, talvez possa se útil.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao "Rolling_Trader", o contributo e partilha da análise às contas da MOTA.
Aos moderadores, também deixo aqui um apelo, tal como o "Rolling_Trader" já o fez por diversas vezes: coloquem lá um "botão" com o polegar para cima, e já agora outro com o polegar para baixo pois tem que haver possibilidade ao contraditório.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Boa malha, Vale. Nem tudo foi mau, o Dax deu mesmo o trambolhão. Agora parece-me que chega de quedas na Mota. Como diz o homem das tarifas: é hora de ficar rico. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
As partilhas do Vale Aquilino têm sido extraordinariamente certeiras. Obrigado por partilhar.
As partilhas do Vale Aquilino têm sido extraordinariamente certeiras. Obrigado por partilhar.
Aqui_Vale Escreveu:Apenas uma atualização...![]()
![]()
CumPrim/
ValeAquilino
está visto que temos marinheiro...

- Registado: 21/8/2011 19:31
Trump recuar? Não me parece que vá acontecer a menos que alguns países se sentem à mesa das negociações e reduzam algumas das suas tarifas, mas pelo que vemos da UE, por exemplo, a vontade é de escalar o problema!
Alguém podia explicar ao Trump o que é o IVA e como é que ele o poderia implementar nos EUA e assim tínhamos o problema resolvido!
Alguém podia explicar ao Trump o que é o IVA e como é que ele o poderia implementar nos EUA e assim tínhamos o problema resolvido!
- Registado: 7/12/2020 19:33
se nada acontecer em duas semanas....fecham
vamos esperar que o Trump recue em toda a linha !
vamos esperar que o Trump recue em toda a linha !
- Registado: 3/7/2023 13:03
SalvaFP Escreveu:cuidado com as tarifas
a Stellantis acaba de anunciar o encerramento das suas fabricas no Mexico e Canada
Calma... não foi bem isso!
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/stellantis-says-will-temporarily-lay-off-900-us-workers-following-tariff-2025-04-03/
Stellantis said its Windsor Assembly, where the Chrysler Pacifica and Voyager minivans and Dodge Charger Daytona are made, will be down for two weeks while Toluca Assembly in Mexico, where the Jeep Compass and Jeep Wagoneer S are made, will be down for the month of April.
- Registado: 7/12/2020 19:33
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, acintra, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], Goya777, jls1, latbal, macau5m, malakas, Manchini888, MarketGodzilla, maturidade, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pedro1974, Phil2014, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 135 visitantes