Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fosgass2020 » 4/4/2025 8:45

Trump recuar? Não me parece que vá acontecer a menos que alguns países se sentem à mesa das negociações e reduzam algumas das suas tarifas, mas pelo que vemos da UE, por exemplo, a vontade é de escalar o problema!

Alguém podia explicar ao Trump o que é o IVA e como é que ele o poderia implementar nos EUA e assim tínhamos o problema resolvido!

Registado: 7/12/2020 19:33

por SalvaFP » 4/4/2025 8:29

se nada acontecer em duas semanas....fecham
vamos esperar que o Trump recue em toda a linha !

Registado: 3/7/2023 13:03

por fosgass2020 » 4/4/2025 8:28

SalvaFP Escreveu:cuidado com as tarifas
a Stellantis acaba de anunciar o encerramento das suas fabricas no Mexico e Canada

Calma... não foi bem isso!

https://www.reuters.com/business/autos-transportation/stellantis-says-will-temporarily-lay-off-900-us-workers-following-tariff-2025-04-03/

Stellantis said its Windsor Assembly, where the Chrysler Pacifica and Voyager minivans and Dodge Charger Daytona are made, will be down for two weeks while Toluca Assembly in Mexico, where the Jeep Compass and Jeep Wagoneer S are made, will be down for the month of April.

por SalvaFP » 4/4/2025 8:21

cuidado com as tarifas
a Stellantis acaba de anunciar o encerramento das suas fabricas no Mexico e Canada

Registado: 3/7/2023 13:03

por J.f.vieira » 3/4/2025 22:41

O esquema de pagamentos anunciado por Claudia Sheinbaum beneficia diretamente a Mota-Engil ao garantir maior liquidez financeira para os seus projetos no México, incluindo a construção de uma planta de fertilizantes em Veracruz, avaliada em 1,2 mil milhões de dólares. Com pagamentos mais previsíveis da PEMEX, a empresa pode avançar com segurança nas fases do projeto, reduzindo riscos financeiros e operacionais.

https://www.elpinero.mx/claudia-sheinba ... -veracruz/

Registado: 29/11/2007 3:59

por Apramg » 3/4/2025 21:43

São 30 milhoes de euros. Era mais nessa altura porque o psso colombiano desvalorizou bastante.

Registado: 5/9/2013 12:26

por J.f.vieira » 3/4/2025 19:44

A Mota-Engil venceu o litígio arbitral contra o Estado colombiano, que foi condenado a pagar cerca de 140 mil milhões de pesos devido a disputas contratuais relacionadas com um megaprojeto educativo iniciado durante o governo de Juan Manuel Santos. O caso reflete problemas na execução do projeto, resultando numa decisão favorável à construtora portuguesa.

https://www.google.com/amp/s/www.elespe ... utType=amp

por Rolling_Trader » 3/4/2025 19:38

tami Escreveu:Foi adjudicada ao consórcio liderado pelos espanhóis - Ortiz Construcciones y Proyectos SA.

Sim também estava a assistir em direto ao streamer da adjudicação, a Mota Engil apresentou a proposta mais cara.

A obra foi adjudicada ao consórcio "Estructura Plural Línea Férrea Central", composto por "Ortiz Construcciones y Proyectos, CI Colombian Natural Resources e Transferport"

No entanto, importa referir que a Colômbia está com uma inflação acentuada (5.28% em fevereiro passado), uma desvalorização de mais de 50% do peso colombiano face ao euro nos últimos 12 anos e com uma taxa de juro atual de 9,5% definida pelo Banco Central da Colômbia.

Por isso é bom ver que a Mota-Engil não "se atirou para o chão" apresentando o preço mais baixo, significa que está a ser seletiva a prudente na escolha das próximas obras (pode-se dar a esse luxo dado ao backlog de obras em carteira).

Registado: 1/1/2024 14:39

por tami » 3/4/2025 19:29

Foi adjudicada ao consórcio liderado pelos espanhóis - Ortiz Construcciones y Proyectos SA.

Registado: 28/12/2015 16:15

por fosgass2020 » 3/4/2025 15:56

Penso que a esta hora é de aguardar para perceber que caminho vai querer seguir. Vai ter muito que ver com a concessão em regime de PPP da ferrovia entre Dorada-Chiriguaná na Colômbia. são 740 milhões € a 10 anos.

Penso que se a ME receber essa concessão poderá arrancar definitivamente, de outro modo poderá ir abaixo um pouco, tendo em conta a expectativa que tem sido gerada à volta desta concessão.

The National Infrastructure Agency (ANI) has invited parties to submit their offers for the construction, rehabilitation, improvement, operation and maintenance of the La Dorada-Chiriguaná corridor for 10 years, with a planned investment of US$3.4 billion.

The successful bidder will have to carry out the rehabilitation of the railway track and the construction of an administrative building, an operations control center, two workshops for train maintenance and a cargo transfer center. In addition, they have to do maintenance and repair of the rolling stock. Among the most important social works are the construction of the vehicular and pedestrian bridge over the Sogamoso River in the municipality of Puerto Wilches and Barrancabermeja, and the relocation of two Educational Institutions Santo Domingo and San José, in Cimitarra. The railway corridor crosses the municipalities of La Dorada (Caldas); Sonsón, Puerto Triunfo, Cocorná, Puerto Nare and Puerto Berrío (Antioquia); Cimitarra, Puerto Parra, Simacota, Barrancabermeja, Puerto Wilches, Sabana de Torres and Rionegro (Santander); San Alberto, San Martín, Aguachica, Gamarra, La Gloria, Pelaya, Pailitas, Tamalameque, Chimichagua, Curumaní and Chiriguaná (Cesar).

https://www.infrapppworld.com/update/final-specifications-published-for-la-dorada-chiriguana-railway-corridor

por tami » 3/4/2025 15:15

Temos tendencia para olhar para janelas curtas no mercado, talvez seja por aí. Lembro-me da Mota andar meses a lateralizar no intervalo 1,20-1,40 há não muito tempo, e de ter lá cada vez mais capital "empatado", por não perceber como estava tão sub-avaliada. De repente, no inicio de 2023 começou a subir e valorizou alguns bags em poucos meses. Estou muito confiante que o vai repetir em 2025, mas se for em 2026 também não tenho pressa - tenho perto de 50k ações, e o meu maior problema com a Mota são os impostos que me obriga a pagar em IRS. :)

por J.f.vieira » 3/4/2025 15:02

tami Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Não compreendo como, com tanta notícia positiva em torno da Mota-Engil, há uma pressão tão grande para manter os valores da ação relativamente baixos. Temos visto uma série de desenvolvimentos favoráveis, seja no crescimento das suas operações, na diversificação dos seus negócios, ou até mesmo no impacto positivo de projetos internacionais que têm vindo a realizar. Tudo isto deveria refletir-se no valor das suas ações, mas, curiosamente, parece que a pressão no mercado continua a ser no sentido de manter os preços baixos.
É frustrante ver que, apesar de todos os indicadores positivos, a ação não acompanha esse desempenho. Há muitas pessoas, incluindo alguns investidores mais inexperientes, que acabam por tomar decisões precipitadas, vendendo as suas posições com receio de uma queda que nunca chega, ou com base em uma leitura errada da situação. Eu, pessoalmente, continuo a manter a minha confiança na empresa e vejo um grande potencial no seu futuro, mas fico a pensar por que razão os preços não refletem a realidade dos factos.
Tenho seguido de perto a evolução da empresa e, enquanto não houver motivos concretos para acreditar que a Mota-Engil seja um ativo de risco elevado, continuarei a manter a minha posição. Se algum dia a situação mudar e a empresa der sinais de risco, serei o primeiro a avisar. Até lá, continuo a acreditar que o valor real da Mota-Engil está longe de ser refletido nas suas cotações atuais.

Não percebi bem a parte que não compreendes, mas até acho que tendo em conta a macro (quando o mercado cai, primeiro cai tudo e depois logo se vê quais recuperam), se tem aguentado muito bem. Uma queda de 1% num dia em que TODOS os indices, sejam europeus ou americanos, caem 4%...podia ser bem pior.

.................... ................... ..................

Caro Tami,

Entendo o teu ponto de vista, mas o que eu acho estranho é justamente a Mota-Engil não ter acompanhado o crescimento do mercado durante o período em que os índices estavam a subir. Sim, agora, com a queda dos índices, a Mota-Engil tem aguentado bem, o que é positivo, e uma queda de 1% num dia em que todos os índices caem 4% é de facto um bom sinal de resiliência. No entanto, a questão que coloco é por que razão, quando os mercados estavam a subir, a Mota-Engil não acompanhou essa tendência e não refletiu mais o seu bom desempenho.
Parece que, apesar de todos os indicadores positivos, o mercado ainda não tem dado o devido reconhecimento ao crescimento da empresa. Pode ser que haja um atraso na avaliação por parte dos investidores, ou que haja alguma reticência em perceber o real potencial da empresa. Mas, no fundo, acredito que a Mota-Engil tem muito a oferecer e, a médio/longo prazo, o mercado vai acabar por refletir isso.

J.f.vieira

por tami » 3/4/2025 14:33

J.f.vieira Escreveu:Não compreendo como, com tanta notícia positiva em torno da Mota-Engil, há uma pressão tão grande para manter os valores da ação relativamente baixos. Temos visto uma série de desenvolvimentos favoráveis, seja no crescimento das suas operações, na diversificação dos seus negócios, ou até mesmo no impacto positivo de projetos internacionais que têm vindo a realizar. Tudo isto deveria refletir-se no valor das suas ações, mas, curiosamente, parece que a pressão no mercado continua a ser no sentido de manter os preços baixos.
É frustrante ver que, apesar de todos os indicadores positivos, a ação não acompanha esse desempenho. Há muitas pessoas, incluindo alguns investidores mais inexperientes, que acabam por tomar decisões precipitadas, vendendo as suas posições com receio de uma queda que nunca chega, ou com base em uma leitura errada da situação. Eu, pessoalmente, continuo a manter a minha confiança na empresa e vejo um grande potencial no seu futuro, mas fico a pensar por que razão os preços não refletem a realidade dos factos.
Tenho seguido de perto a evolução da empresa e, enquanto não houver motivos concretos para acreditar que a Mota-Engil seja um ativo de risco elevado, continuarei a manter a minha posição. Se algum dia a situação mudar e a empresa der sinais de risco, serei o primeiro a avisar. Até lá, continuo a acreditar que o valor real da Mota-Engil está longe de ser refletido nas suas cotações atuais.

Não percebi bem a parte que não compreendes, mas até acho que tendo em conta a macro (quando o mercado cai, primeiro cai tudo e depois logo se vê quais recuperam), se tem aguentado muito bem. Uma queda de 1% num dia em que TODOS os indices, sejam europeus ou americanos, caem 4%...podia ser bem pior.

por J.f.vieira » 3/4/2025 14:16

Não compreendo como, com tanta notícia positiva em torno da Mota-Engil, há uma pressão tão grande para manter os valores da ação relativamente baixos. Temos visto uma série de desenvolvimentos favoráveis, seja no crescimento das suas operações, na diversificação dos seus negócios, ou até mesmo no impacto positivo de projetos internacionais que têm vindo a realizar. Tudo isto deveria refletir-se no valor das suas ações, mas, curiosamente, parece que a pressão no mercado continua a ser no sentido de manter os preços baixos.

por J.f.vieira » 3/4/2025 13:42

O governo vai investir 211 milhões de euros do PRR na compra de mais de 800 autocarros elétricos para os municípios, com o objetivo de tornar os transportes públicos mais sustentáveis. Isto é uma excelente oportunidade para empresas que trabalham nesta área, e a Mota-Engil pode ser uma das grandes beneficiadas.
A Mota-Engil Renewing, que se foca na mobilidade elétrica e transição energética, já ganhou contratos importantes para fornecer autocarros elétricos. Em Viana do Castelo, por exemplo, vai entregar 15 autocarros num negócio de mais de 5 milhões de euros. Também conseguiu um contrato para fornecer oito autocarros elétricos à STCP por 2,75 milhões de euros.
Além disso, a empresa tem um plano ambicioso para expandir a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, com a meta de atingir 7.500 pontos de carregamento em Portugal, Espanha e Polónia até 2028.
Tendo em conta esta aposta da Mota-Engil no setor da mobilidade elétrica e os concursos que já venceu, é provável que consiga aproveitar este novo investimento do PRR. Isto não só reforça a sua posição no mercado dos transportes sustentáveis, como também ajuda a diversificar o seu negócio e garantir crescimento futuro.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... oes-do-prr

por J.f.vieira » 3/4/2025 13:33

O reforço do interesse dos EUA e da UE no Corredor do Lobito é uma excelente notícia para a Mota-Engil. Com os investimentos a aumentar e o envolvimento direto das potências ocidentais, este projeto ferroviário ganha ainda mais relevância estratégica. Para a Mota-Engil, isto traduz-se em novas oportunidades de crescimento, contratos e financiamento, consolidando a sua posição como player de referência em África. A aposta internacional neste corredor não só impulsiona o desenvolvimento regional como também reforça o papel da empresa na modernização de infraestruturas críticas no continente.

https://observador.pt/2025/04/03/estado ... parcerias/

por trend=friend » 3/4/2025 13:07

Se o canal continuar com a mesma taxa de sucesso, haverá um spike down aos 3,15…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 3/4/2025 13:04

Apenas uma atualização... :-" :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA na eventualidade.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

Re: Relatório de contas de 2024 publicado

por hugob0ss » 3/4/2025 11:58

fosgass2020 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu: A taxa de juros paga pelos empréstimos bancários é elevada, no entanto isso é uma opção estratégica. A Mota-Engil procura financiamentos em moedas locais, um hedge natural que permite mitigar o risco de desvalorização da moeda em que foram celebrados os contratos. Assim se a moeda em que são contabilizados os recebimentos dos clientes desvalorizar, a dívida contraída para essas obras está expressa na mesma moeda e desvalorizará na mesma proporção.

Rolling_Trader, agradecendo desde já as tuas explicações e, em especial, a qualidade das mesmas, queria perguntar-te qual poderia ser o efeito se, em vez desta estratégia, fizessem empréstimos cá e hedging no mercado?

A tua explicação tem alguma lógica, mas para mim não faz muito sentido uma empresa poder financiar-se a 5% em mercado desenvolvido e moeda forte e andar a pedir financiamentos a 10, 15, 20% em mercados cujo "ambiente financeiro" não é muito estável.

Será que esses financiamentos não serão antes contrapartidas obrigatórias dos contratos, tendo em conta a magnitude que algumas dessas obras têm para os países envolvidos, como forma de também desenvolver a sua indústria financeira?

Concordo com essa visão, pode ser uma forma de estabelecer relações com os governos locais e dinamizar o mercados financeiro, mas acho que sobretudo é feito como hedge cambial. As taxas de juro obtidas em moeda local refletem o risco inerente à atuação em países em vias de desenvolvimento, onde pode existir uma grande desvalorização da moeda. De forma a minimizar esse risco, os empréstimos são contraídos de forma a manter a relação entre o custo da dívida e a receita obtida, assim se os governos decidirem desvalorizar a moeda o custo da dívida reduz-se proporcionalmente, garantido a margem entre a receita e a despesa financeira.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por fosgass2020 » 3/4/2025 11:42

https://www.youtube.com/watch?v=uYyvTocz5ug

Parece que podemos assistir em directo...

por fosgass2020 » 3/4/2025 9:40

J.f.vieira Escreveu:A recente decisão judicial contra a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) da Colômbia, que obriga o Estado a pagar uma quantia significativa a uma empresa envolvida num projeto ferroviário do governo Petro, levanta algumas questões sobre a sua possível relação com a Mota-Engil. Embora a notícia do El Tiempo não identifique diretamente a empresa beneficiada, há razões para considerar que poderá tratar-se da Mota-Engil, dado o seu histórico e interesse no setor ferroviário colombiano.
A Mota-Engil tem vindo a reforçar a sua presença na América Latina, estando envolvida em projetos de grande dimensão, incluindo infraestruturas de transporte. Além disso, o setor ferroviário na Colômbia tem sido um dos focos da empresa, o que torna plausível a possibilidade de que seja a beneficiária desta decisão judicial. Caso se confirme, este desfecho poderá representar um desenvolvimento positivo para a empresa, tanto do ponto de vista financeiro como na sua posição estratégica no país.
No entanto, sem uma confirmação oficial, esta hipótese permanece especulativa. Resta aguardar por mais detalhes para perceber o impacto real deste caso e se poderá, de facto, beneficiar a Mota-Engil no seu posicionamento no mercado colombiano.

https://www.eltiempo.com/unidad-investi ... ro-3440818

A notícia parece-me bastante clara e fala clara e inequivocamente na Mota-Engil. 140.000 milhões de pesos colombianos são pouco mais de 30 milhões de euros - não é nada de especial mas se vier é bem bom!
El fallo, fechado el pasado 25 de marzo, señala que los demandantes son Mota-Engil Engenharia y Construção, S.A. y Mota-Engil Perú, S.A. como integrantes del Consorcio Mota-Engil, conformado el 23 de mayo de 2016.

Importa é saber se eles apanham o corredor La Dorada-Chiriquaná, cujo resultado do concurso sai hoje:
En cuanto al proceso en el que están participando para el tren La Dorada-Chiriguaná, para mañana 3 de abril está programada la audiencia de adjudicación en la que se sabrá si Mota Engil gana o pierde la millonaria obra.

por J.f.vieira » 3/4/2025 8:31

A recente decisão judicial contra a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) da Colômbia, que obriga o Estado a pagar uma quantia significativa a uma empresa envolvida num projeto ferroviário do governo Petro, levanta algumas questões sobre a sua possível relação com a Mota-Engil. Embora a notícia do El Tiempo não identifique diretamente a empresa beneficiada, há razões para considerar que poderá tratar-se da Mota-Engil, dado o seu histórico e interesse no setor ferroviário colombiano.
A Mota-Engil tem vindo a reforçar a sua presença na América Latina, estando envolvida em projetos de grande dimensão, incluindo infraestruturas de transporte. Além disso, o setor ferroviário na Colômbia tem sido um dos focos da empresa, o que torna plausível a possibilidade de que seja a beneficiária desta decisão judicial. Caso se confirme, este desfecho poderá representar um desenvolvimento positivo para a empresa, tanto do ponto de vista financeiro como na sua posição estratégica no país.
No entanto, sem uma confirmação oficial, esta hipótese permanece especulativa. Resta aguardar por mais detalhes para perceber o impacto real deste caso e se poderá, de facto, beneficiar a Mota-Engil no seu posicionamento no mercado colombiano.

https://www.eltiempo.com/unidad-investi ... ro-3440818

por J.f.vieira » 3/4/2025 8:19

por J.f.vieira » 3/4/2025 8:18

por J.f.vieira » 3/4/2025 8:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 227 visitantes