Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Concordo em pleno contigo Vale , a dimensão do nosso mercado para um qualquer grande fundo são trocos e a facilidade com que consegue fazer essa rotação vem dessa mesma falta de liquidez , ( com meia duzia de milhões de euros dá para tudo)
Num mercado como o nosso um episódio de short squeeze contra um fundo de grande dimensão é praticamente impossivel de acontecer , excepto em caso de um evento extraordinário , tipo eventual OPA ou algo semelhante.
Parece-me que como tu próprio já disseste em tempos que este movimento tinha um roteiro e eventualmente um objectivo.
E que irá terminar quando o objectivo for alcançado ou eventualmente abandonado , mas quase de certeza com lucro envolvido para o "alugador" e para quem as alugou.
O gráfico desde Junho do ano passado quase que permite identificar o momento em que defeniram a estratégia .
Julgo que até aos dividendos iremos aos 4 euros no minimo.
By the way , como dizer isto ... já sei .. adoro as tuas linhas e legendas !!!

Num mercado como o nosso um episódio de short squeeze contra um fundo de grande dimensão é praticamente impossivel de acontecer , excepto em caso de um evento extraordinário , tipo eventual OPA ou algo semelhante.
Parece-me que como tu próprio já disseste em tempos que este movimento tinha um roteiro e eventualmente um objectivo.
E que irá terminar quando o objectivo for alcançado ou eventualmente abandonado , mas quase de certeza com lucro envolvido para o "alugador" e para quem as alugou.
O gráfico desde Junho do ano passado quase que permite identificar o momento em que defeniram a estratégia .
Julgo que até aos dividendos iremos aos 4 euros no minimo.
By the way , como dizer isto ... já sei .. adoro as tuas linhas e legendas !!!

Editado pela última vez por Pmart 1 em 19/3/2025 22:37, num total de 2 vezes.
- Registado: 13/7/2011 20:38
Este investidor está a tomar posições curtas ou longas?
O ideal era colocares a sequência de transações (com indicação da posição corrente durante cada movimento).
Podem ser valores exemplo e arredondados, naturalmente.
O ideal era colocares a sequência de transações (com indicação da posição corrente durante cada movimento).
Podem ser valores exemplo e arredondados, naturalmente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
MarcoAntónio, será que estou a fazer mal as contas?
Se o "Abutre" comprar a 2 e vender a 2,5 e as fizer cair até aos 2,3 para depois as ir recomprando, está ou não a ganhar com a rotação do papel?
Os valores aqui são apenas exemplo, se o método for repetitivo , o papel vai subindo e descendo conforme a procura e a oferta. E sim , o "Abutre" na rotação do papel faz mais valias que poderão ser superiores ao do emprestador.
"Se estou errado, dis-me em quê"
CumPrim/
ValeAquilino
Se o "Abutre" comprar a 2 e vender a 2,5 e as fizer cair até aos 2,3 para depois as ir recomprando, está ou não a ganhar com a rotação do papel?
Os valores aqui são apenas exemplo, se o método for repetitivo , o papel vai subindo e descendo conforme a procura e a oferta. E sim , o "Abutre" na rotação do papel faz mais valias que poderão ser superiores ao do emprestador.
"Se estou errado, dis-me em quê"
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Vale, ao certo, no teu exercício, que posições é que o "abutre" está a tomar no mercado e exactamente porque é que é o responsável por uma subida (fez subir) 72% ao mesmo tempo que lucrou 96%?
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AAA_ Escreveu:Caro Vale,
O Abutre julgo que está à espera da melhor oportunidade para comprar E porque não para vender ? uma vez que tem uma posição short. Por isso não aguarda que a cotação suba mas que baixe. Ele já as baixou até onde conseguiu, levando muitos a vender
Ele não está carregado delas uma vez que as que «tem» não são dele, pediu-as emprestadas e tem que as devolver.Claro que tem que as devolver no final do contrato
Tudo ao contrário de nós... A única coisa que é ao contrário de nós e que nós trabalhamos com o nosso papel e ele é fiel depositário de outro, até lá as ações são suaspenso eu de que...
Estarei a ver mal o filme?
Meu amigo, vamos lá a esquartejar esta "peça".
Há muitos, muitos anos que me ensinaram: "há um falar e dois entenderes". Esta é uma situação tipica.
Tu vez de uma maneira e eu de outra, a oposta.
O "Abutre" tomou de empréstimo X Milhões de ações (vamos supor a: 3,50 €) se bem que para aqui não é necessário o respetivo valor.
Logo, no fim do contrato terá que entregar o mesmo X de Milhões de ações (vamos supor a 6 €) só como referência.
Neste espaço de tempo, conseguiu rodar as ações 12 vezes com um lucro médio de 8%, pelas minhas contas (de tasqueiro) , teve um lucro de 96%

Entregou as ações aos tais 6 €, e fez com que elas subissem 71,4%, foi o que emprestador, sem qualquer risco, lucrou.
Em contrapartida, o "Abutre" lucrou 96%.
É ou não é um bom negócio para os dois?!
Eu também vendo quando me parece para depois recomprar mais abaixo.
Vai aqui um Boneco, que me parece não deixar dúvidas, eu não inventei as velas, apenas coloquei as retas paralelas num escorrega invertido.
Está ou não o papel a ser bem controlado?
A questão que falta desvendar é se continua a movimentar-se dentro do canal, ou se o vai rasgar para norte.
Eu aposto nesta segunda hipótese, e só não aposto um "culhão" porque me faz falta
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Eu acho que os Abutres, são pessoas qualificadas e bem pagas para ganhar dinheiro, porém como neste tempo todo não conseguiram ganhar dinheiro com a queda, só lhe resta ganhar agora com a subida. Eu já vi esse filme com os CTT, que chegou a estar a 2,5€. Não acham? Alguém sabe se as posições curtas se mantém?
Nem vou por ai, penso que tem que haver condiçoes de mercado para ultrapassar os desafios que tem pela frente, e junto não existirem de momento, dado o sentimento do outro lado do atlantico que empurra tudo para baixo.
- Registado: 29/11/2007 4:19
Caro Vale,
O Abutre julgo que está à espera da melhor oportunidade para comprar uma vez que tem uma posição short. Por isso não aguarda que a cotação suba mas que baixe.
Ele não está carregado delas uma vez que as que «tem» não são dele, pediu-as emprestadas e tem que as devolver.
Tudo ao contrário de nós... penso eu de que...
O Abutre julgo que está à espera da melhor oportunidade para comprar uma vez que tem uma posição short. Por isso não aguarda que a cotação suba mas que baixe.
Ele não está carregado delas uma vez que as que «tem» não são dele, pediu-as emprestadas e tem que as devolver.
Tudo ao contrário de nós... penso eu de que...

- Registado: 21/10/2010 13:08
Àlvaro Escreveu:A posição curta vai jogar tudo aqui.
vamos lá a ver se nos entendemos, ou eu estarei muito enganado...

As posições curtas é que fazem mover o Mercado. E quantos de nos não estamos curtos tantas vezes?!
Quando vendemos a 3 para recomprar a 2,5, estamos a apostar nas quedas. Então, os outros é que são maus?!
O "Abutre", para abreviar por estas horas deve estar carregado de papel à espera de vender, provavelmente por volta dos 3,80, depois recompra 30 ou 40 cêntimos mais abaixo, e poderá estar nestas andanças até que lhe dê na gana, quiçá até aos 6 €uros e aproveita assim a volatilidade do papel, que é grande como sabemos.
Só temos que acertar o passo, e tirar partido disto mesmo.

Poderá não ser agradável para muito boa gente, mas é assim que funciona.
Humildemente, aceito o contraditório.

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Àlvaro Escreveu:A posição curta vai jogar tudo aqui.
Na minha analise, a Mota embora tudo indique que vai para norte, ainda não será desta, esta a bater na linha de tendencia, bem como o rsi está esticado para tal, e tem pela frente uma resistencia bem grande. ( só palpites)
- Registado: 29/11/2007 4:19
A minha opinião é que os curtos agora nem lhe querem tocar.....tem bicho
- Registado: 12/4/2021 11:59
E a acao vai aguentar firme e irta, como uma barra de ferro. 

- Registado: 28/3/2017 10:20
A posição curta vai jogar tudo aqui. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Outras projeções, mais optimistas
, a partir do cruzamento das Médias Moveis.
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Apenas um reparo para Teixeira Duarte: a Golden Cross foi há seis dias e, desde então, a ação subiu 20% em apenas seis dias.
- Registado: 29/11/2007 3:59
Aqui_Vale Escreveu:Bom dia hoje, não foi pessoal ?!
Para variar, vão uns Bonecos à moda da casa, só come quem gostar. Quem não gostar e tiver outros que os "bote cá" porque estou interessado.
O cruzamento das médias verificado hoje , para comparar com o respetivo cruzamento em 2023. E a progressão das cotações.
Mais uma vez relembro que quem levantou esta lebre foi o "J.F.vieira", e se quiserem pagar-lhe uns copos ele pode aceitar, não se esqueçam das azeitonas.
No Boneco de hoje, também coloquei resistências e fiz uma projeção aproximada.
"A ver vamos , como dizia o cego"...
CumPrim/
ValeAquilino
.....................................................................................
ValeAquilino, obrigado pelo comentário espirituoso! É sempre interessante ver a criatividade e a análise que o "Boneco" rende – desde o cruzamento das médias comparado com 2023 até a identificação das resistências. Concordo que essa projeção, mesmo que aproximada, abre espaço para debates e outras interpretações. E claro, a oferta dos copos (com azeitonas, naturalmente) já anima qualquer conversa!

Cumprimentos
J.F.Vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
Será desta?
Vamos ver como acorda o psi.

Vamos ver como acorda o psi.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Então temos golden cross perto de uma resistência gigante?
- Registado: 5/9/2013 12:26
Atenção pode vir a fazer o M....
- Registado: 1/4/2019 10:52
Bom dia hoje, não foi pessoal ?!
Para variar, vão uns Bonecos à moda da casa, só come quem gostar. Quem não gostar e tiver outros que os "bote cá" porque estou interessado.
O cruzamento das médias verificado hoje , para comparar com o respetivo cruzamento em 2023. E a progressão das cotações.
Mais uma vez relembro que quem levantou esta lebre foi o "J.F.vieira", e se quiserem pagar-lhe uns copos ele pode aceitar, não se esqueçam das azeitonas.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Bom, aqui fica com o fecho:

Deixo aqui outro protótipo (AdjTrend) que considera a possibilidade de lateralização, sem detectar explicitamente tendência lateral (o indicador ou está up ou down, mas aproxima-se de zero à medida que decresce o grau de convicção na tendência actual):

Já agora, nos CTT, que foram aqui mencionados ontem, com um exemplo mais extremo:

Já agora, nos CTT, que foram aqui mencionados ontem, com um exemplo mais extremo:
Bom dia, companheiros.
A Mota tem vinda a fazer a sua caminhada e nada como um gráfico semanal para fugir à espuma das horas ou dos dias!
Já aqui coloquei muitas vezes este mesmo gráfico, mas estamos pela 2ª vez num ponto muito importante!
E o lobo mau talvez ainda ande por aí! Vamos ver!
A última vela ainda agora está no começo! Um fecho acima da linha é um excelente indicador.
A Mota tem vinda a fazer a sua caminhada e nada como um gráfico semanal para fugir à espuma das horas ou dos dias!
Já aqui coloquei muitas vezes este mesmo gráfico, mas estamos pela 2ª vez num ponto muito importante!
E o lobo mau talvez ainda ande por aí! Vamos ver!
A última vela ainda agora está no começo! Um fecho acima da linha é um excelente indicador.
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
- Registado: 12/11/2002 16:18
Forte volume pela manhã (até às 10h já tinha um volume comparável ao da sessão de ontem praticamente completa).

É de livro, tal teoria tal prática.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], LMMV, Minsk, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 115 visitantes