Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 3/3/2025 11:35

Boneco, acabado de sair do forno.
Continua dentro dos meus riscos: Canal e Triângulo Ascendentes.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 03Mar..png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

Re: Despedida "uma opinião"

por Aqui_Vale » 3/3/2025 11:24

[/b]
fosgass2020 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Meus caros, despeço-me dos fóruns do caldeirão.

Bons negócios a todos.

Penso que não há necessidade disso. Todas as opiniões/análises são importantes até porque é na diversidade que conseguimos perceber melhor como os mercados funcionam.

Tirando as picardias gratuitas, todos os pontos de vista que vão sendo apresentados são válidos até prova em contrário. E é sempre o mercado a ditar as regras porque nenhum de nós sabe a "verdade". Depois vai da experiência e conhecimento de cada um interpretar as situações e os movimentos.

Muitos de nós - que andam nisto há anos - não precisam de análises técnicas para perceber os "momentuns" ou as volatilidades porque nos habituámos a "ler a fita", coisa do tempo em que praticamente só havia isso. Mas as ATs que a malta vai publicando são muito importantes para validarem essa "intuição".

Outra coisa é a leitura dos relatórios. Cada um de nós procura, no relatório, as coisas que achamos serem importantes para o futuro da empresa em causa, enviesados pelos nossos próprios hábitos. Eu, por exemplo, não gosto de dívida, mas conheço excelentes gestores que não conseguem viver sem dívida nas suas empresas, apesar de terem balanços muito positivos e cuja utilização de dívida é desnecessária e dispendiosa!

Por outro lado, e na minha opinião, olhar para a dívida numa empresa de construção de obras públicas é um exercício inútil. Até porque a maior parte dessa dívida é forçada, isto é, é dívida que é necessário ter para poder aceder a esses concursos (tem a ver principalmente com garantias em cash que é necessário prestar e com o desfasamento entre os autos de medição e os recebimentos) e onde a vida da empresa não pára - continuam a ter que pagar aos empregados ao dia "tal", continuam a ter que pagar aos bancos, fornecedores, etc que não esperam pelo recebimento do governo "x" ou do programa "y"... claro que se existir 10 em dívida e só 5 em carteira de encomendas, aí haverá problemas graves, claro!

Bom dia pessoal. Rolling_Trader Lamento sinceramente a decisão (?) de abandonar o Forum, a decisão é individual, mas todos perdemos com isso, e certamente será uma satisfação para algum metralha..

As dividas são para se ir pagando com uma gestão séria.
Eu contraio dividas para ir pagando com os rendimentos % que ultrapassam os juros das dívidas.
Não é preciso ter "manga de esperto na cabeça" para fazer esse exercício.

È sabido que quem não contai divida, não chega a ter nada.

Se a decisão de abandonar o Forum, for irreversível, o que eu lamento. Aqui fica o meu reconhecimento pela participação.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

Re: Despedida

por AAA_ » 3/3/2025 11:20

Bons negócios a todos.

Caro Rolling_Trader,
Espero que reconsideres.
Trazes uma mais valia muito significativa ao fórum. Não tenho dúvida que há uma maioria silenciosa que diria o mesmo.
Pensa nisso e não nas pedras no caminho que sempre existem, estejas onde estiveres ou vás para onde fores.
Abraço.

Registado: 21/10/2010 13:08

Re: Despedida

por fosgass2020 » 3/3/2025 10:33

Bons negócios a todos.

Penso que não há necessidade disso. Todas as opiniões/análises são importantes até porque é na diversidade que conseguimos perceber melhor como os mercados funcionam.

Tirando as picardias gratuitas, todos os pontos de vista que vão sendo apresentados são válidos até prova em contrário. E é sempre o mercado a ditar as regras porque nenhum de nós sabe a "verdade". Depois vai da experiência e conhecimento de cada um interpretar as situações e os movimentos.

Muitos de nós - que andam nisto há anos - não precisam de análises técnicas para perceber os "momentuns" ou as volatilidades porque nos habituámos a "ler a fita", coisa do tempo em que praticamente só havia isso. Mas as ATs que a malta vai publicando são muito importantes para validarem essa "intuição".

Outra coisa é a leitura dos relatórios. Cada um de nós procura, no relatório, as coisas que achamos serem importantes para o futuro da empresa em causa, enviesados pelos nossos próprios hábitos. Eu, por exemplo, não gosto de dívida, mas conheço excelentes gestores que não conseguem viver sem dívida nas suas empresas, apesar de terem balanços muito positivos e cuja utilização de dívida é desnecessária e dispendiosa!

Por outro lado, e na minha opinião, olhar para a dívida numa empresa de construção de obras públicas é um exercício inútil. Até porque a maior parte dessa dívida é forçada, isto é, é dívida que é necessário ter para poder aceder a esses concursos (tem a ver principalmente com garantias em cash que é necessário prestar e com o desfasamento entre os autos de medição e os recebimentos) e onde a vida da empresa não pára - continuam a ter que pagar aos empregados ao dia "tal", continuam a ter que pagar aos bancos, fornecedores, etc que não esperam pelo recebimento do governo "x" ou do programa "y"... claro que se existir 10 em dívida e só 5 em carteira de encomendas, aí haverá problemas graves, claro!

Registado: 7/12/2020 19:33

Despedida

por Rolling_Trader » 2/3/2025 20:27

Meus caros, despeço-me dos fóruns do caldeirão.

Bons negócios a todos.

Registado: 1/1/2024 14:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 2/3/2025 20:09

Pessoal, concentrem-se na Mota e no que diz respeito à Mota. Concordem, discordem, argumentem, contra-argumentem (incluindo, comentar/criticar a argumentação dos outros participantes, no que entenderem que não está bem).

No entanto, os últimos posts já não são sobre isso, não são para este forum e terão de sair.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pageup » 2/3/2025 16:56

jcovas77 Escreveu:“Metro de Lisboa já tem luz verde para avançar até Alcântara
Obtido o parecer favorável condicionado da APA, o Metropolitano de Lisboa prevê que a consignação da empreitada deverá ocorrer “previsivelmente no primeiro semestre” deste ano, mais de um ano depois de a obra ter sido adjudicada à Mota-Engil por 322 milhões de euros”

Negocios - 01.03.2025

É uma boa notícia, conjugada com que não vai haver queda de governo e tudo vai ficar igual, notícia esta que desancou a mota na sexta feira, penso que amanã tem tudo para voltar a pisar os 3,20.

Registado: 1/4/2019 10:52

por jcovas77 » 1/3/2025 17:55

“Metro de Lisboa já tem luz verde para avançar até Alcântara
Obtido o parecer favorável condicionado da APA, o Metropolitano de Lisboa prevê que a consignação da empreitada deverá ocorrer “previsivelmente no primeiro semestre” deste ano, mais de um ano depois de a obra ter sido adjudicada à Mota-Engil por 322 milhões de euros”

Negocios - 01.03.2025

Registado: 28/3/2017 10:20

por Rolling_Trader » 1/3/2025 10:12

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Agora, com quase 3 vezes mais volume só conseguem deitar a ação 2% abaixo do fecho do dia anterior à apresentação de resultados?

perceberá mais de mercearia :mrgreen:

É mesmo típico seu insultar-me, gratuitamente, por despeito a uma critica passada que eu lhe fiz quando você fez um post que estava errado em termos financeiros.

A crítica que lhe fiz antes, volto a fazer: você troca conceitos financeiros. O que eu ainda não percebi é se é de propósito ou se é por simples ignorância, leia o resto desta resposta para perceber esta "nova" crítica.

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:No lado da luz (Yang),

:arrow: +47% de dívida, para quando correr mal ser paga em géneros, notes, crowdfunding, e aumentos de capital tiktok

Novamente você está errado: A dívida total (dívida bruta) da Mota-Engil cresceu "apenas" 6,7% e não 47%.

Eu explico-lhe a diferença entre dívida bruta e dívida líquida:

:arrow: A dívida bruta é a dívida total da empresa (e como lhe disse cresceu apenas 6.7% em 2024), inclui todas as rubricas do passivo que possam ser consideradas dívidas a terceiros, desde empréstimos e financiamentos, dívidas a fornecedores, dívidas a credores (obrigações, papel comercia ou equiparadoss) e leasings (ou outros passivos de locação).

:arrow: A dívida líquida (a tal que subiu 47%), segundo a fórmula de cálculo mais consensual, calcula-se através da seguinte diferença matemática: dívida bruta - dinheiro em caixa e seus equivalentes.

Na apresentação de resultados de 2024 o dinheiro em caixa "reportado" é de 551M€. Em 2023 essa rubrica (Cash and equivalents) cifrava-se nos 640M€. Portanto a Mota-Engil gastou 89M€ do dinheiro que tinha em caixa em 2023, o que explica, parcialmente, o aumento da dívida líquida.

Porém a fórmula de cálculo da dívida líquida, efetuada pela Mota-Engil, difere do clássico "Total Debt - Cash and Equivalents". Como não existe nenhuma norma IAS ou IFRS rígida para o cálculo da dívida líquida, a Mota está no seu direito de fazer outras contas. Mas é transparente e a fórmula de cálculo da dívida líquida é pública (pode consultá-la até na página 36 do PDF da apresentação de resultados de 2024 enviado à CMVM).

A Mota usa a seguinte fórmula para cálculo da dívida líquida (e cito): “Dívida Líquida” ou “DL” significa a soma algébrica das seguintes rubricas da demonstração consolidada da posição financeira: “Caixa e seus equivalentes sem recurso à vista”, “Caixa e seus equivalentes com recurso à vista”, “Outras aplicações financeiras”, “Outros investimentos financeiros registados ao custo amortizado”, “Empréstimos sem recurso” e “Empréstimos com recurso”;

Foi por isso que eu, de forma o mais honesta possível, disse que precisava do relatório de contas para tirar mais conclusões e perceber em que rubricas se encaixa este aumento de 47% da dívida líquida.

Já você, com a bazófia que lhe é característica, anda a apregoar falsidades aos 7 ventos que "a dívida" da Mota-Engil subiu 47% mas isso é errado do ponto de vista financeiro, o que subiu 47% foi a dívida líquida, já "a dívida" (total, entenda-se) subiu "apenas" 6.7%.

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:temos as tarifas sobre o México que Trump

o trump&gaza falou em taxas ao canadá, 25%, e dobrar os 10% à china, não vi referências ao méxico, contudo é imperioso explicar eloquentemente a bazófia, para o ego rejubilar de alegria.

Primeiro de tudo, é lindo você vir falar em ego quando o seu não cabe nem no Meo Arena (é só ler os argumentos que você usa nas suas conclusões conspirativas). Eu explano os meus argumentos, mas você brama os seus como se fossem certezas e não aceita críticas. Afinal quem tem o ego maior? :-k

Não viu referências ao méxico? Existe uma coisa chamada google já há uns anos, experimentou a pesquisa básica "tarifas méxico"? Aqui estão alguns hits do search do google com notícias recentes:

E uma notícia particularmente interessante, avançada pela Bloomberg (segundo a XTB), que as tarifas afinal poderão ser adiadas mais um mês, até abril:

De salientar que foi a Bloomberg que avançou, em janeiro (segundo fontes "internas" da casa branca, não reveladas), que as tarifas iam ser adiadas até março, apesar de Trump espernear e dizer que eram fake news (veio afinal a confirmar-se que a fonte da Bloomberg era bem mais confiável do que o presidente, mas isso não devia espantar ninguém).

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Estes próximos dias serão impróprio para cardíacos.

provavelmente o tempo do empréstimo aproximar-se-á do fim, e colocarem o preço mais abaixo dos €3 pode implicar maiores perdas a sair, ou terem que gastar mais € por via de pagarem dividendos, pelo que decorre das que têm em short.
:arrow: resumidamente, talvez tenha mais sucesso na área da reposição, :lol:

Se calhar, da próxima vez, poupava-se ao ridículo de escrever que eu devia trabalhar na área de reposição (sem desprimor a esse trabalho honesto), dado que a sua linha de argumentação baseia-se no bitaite e a minha em informação financeira factual.

Novamente faço-lhe o desafio, rebata o que escrevi aqui com factos financeiros. Se acha que escrevi algo errado, evidencie-o! Fica-lhe melhor do que me estar a ofender entre um arroto e uma cuspidela para o chão... mas infelizmente esse é o muad'dib que se tem vindo a revelar cada vez mais ultimamente... quem perde com isso é o fórum todo (que se escusava a ler estas peixeiradas).

por muad'dib » 1/3/2025 8:42

Agora, com quase 3 vezes mais volume só conseguem deitar a ação 2% abaixo do fecho do dia anterior à apresentação de resultados?

perceberá mais de mercearia :mrgreen:

No lado da luz (Yang),

:arrow: +47% de dívida, para quando correr mal ser paga em géneros, notes, crowdfunding, e aumentos de capital tiktok

temos as tarifas sobre o México que Trump

o trump&gaza falou em taxas ao canadá, 25%, e dobrar os 10% à china, não vi referências ao méxico, contudo é imperioso explicar eloquentemente a bazófia, para o ego rejubilar de alegria.

Estes próximos dias serão impróprio para cardíacos.

provavelmente o tempo do empréstimo aproximar-se-á do fim, e colocarem o preço mais abaixo dos €3 pode implicar maiores perdas a sair, ou terem que gastar mais € por via de pagarem dividendos, pelo que decorre das que têm em short.
:arrow: resumidamente, talvez tenha mais sucesso na área da reposição, :lol:

Registado: 15/11/2024 12:20

Aviar Xanax para os próximos dias

por Rolling_Trader » 1/3/2025 1:02

Muddy 1 na china, muddy 2 na inglaterra, valha-me deus, nem vou comentar o devaneio de alguns comentários hoje... :roll:

Meus caros o que é certo é que, mesmo que tenha existido, entre ontem e hoje, atividade concertada de short sellers, vamos a factos:

:arrow: O volume de ontem foi de uns impressionantes 8.86 milhões de ações e hoje de outros tantos 8.37 milhões de ações, o que, combinado, dá qualquer coisa como 17.23 milhões de ações negociadas em 2 dias (entre 27 e 28 de fevereiro).
    :arrow: O preço de fecho no dia 26 (há 3 dias atrás) foi de 3.052€ e o fecho de hoje nos 2.99€, o que se traduz num diferencial de apenas -2,03%
Estarão os shorters a perder qualidades :?: É que no passado dia 7 de janeiro, quando o preço também ameaçava romper a resistência dos 3.10€, com um volume menor (de "apenas" 6,63 milhões de ações transacionadas), conseguiram fazer o preço tombar 11.63%, apenas num dia, tendo a cotação levado 2 semanas a recuperar desse tombo.
Agora, com quase 3 vezes mais volume só conseguem deitar a ação 2% abaixo do fecho do dia anterior à apresentação de resultados? :-k

A minha leitura é que está a ocorrer uma luta titanica entre os bulls e os bears, e a cotação continua acima da EMA13, acima da EMA50 e da EMA 100, furou pelo 3º dia consecutivo a EMA200 (apesar de ter fechado sempre abaixo) e continua no topo da bollinger band.

egl_bull_vs_bear.jpg

A pressão vendedora (assinalada nos indicadores de volume (OBV) e de acumulação/distribuição) não está a conseguir criar sinais técnicos relevantes de venda (por agora pelo menos), o que pode começar a provocar pânico nos short sellers e iniciar um efeito de squeeze por exaustão.

Tirando o nariz dos gráficos, a alta volatilidade destes dois últimos dias também se explica pelos catalisadores de curto prazo:

:arrow: No lado negro (Yin), temos as tarifas sobre o México que Trump já reiterou que entram em vigor dia 4 de março (mas o que Trump diz não se escreve, como ficou provado há um mês atrás quando a entrada dessas tarifas era irrevogável até à vigésima quinta hora, mas afinal foi adiada), a confirmar-se será um catalisador negativo.

:arrow: No lado da luz (Yang), temos os resultados excelentes que atingiram grande parte dos objetivos traçados no guidance, que só eram suposto serem atingidos em 2026 e a promessa de, já neste ano, termos um novo guidance até 2030, com objetivos ambiciosos (de acordo com a adjetivação dada pelo próprio CEO).
Para este Yin-Yang que se aproxima, recomendo Xanax.
Estes próximos dias serão impróprio para cardíacos.

por ASimoes » 1/3/2025 0:07

Kikoff Escreveu:De algum tempo a esta parte vê-se em particular os lotes de 900 todo o dia, onde está alguém a dar ordens de compra de 900 ações e simultaneamente a dar ordens de venda de 900 ações mas com um preço ligeiramente maior de uns poucos centimos.

pois com 900, em short, dá uns dinheiros, em centimos !!! Mas sempre foi assim , julgo eu nos meus mais de 40 anos, em Bolsa !!! :-k :-k
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Luzemburg » 28/2/2025 22:12

De algum tempo a esta parte vê-se em particular os lotes de 900 todo o dia, onde está alguém a dar ordens de compra de 900 ações e simultaneamente a dar ordens de venda de 900 ações mas com um preço ligeiramente maior de uns poucos centimos.

Registado: 2/1/2024 11:03

por fosgass2020 » 28/2/2025 18:41

muad'dib Escreveu:
Está claro como a água que o salto vai ser grande... A acumulação está a ser gigantesca

a peninsula ibérica nos mercados é um tubarão num grupo de grandes tubarões
portugal nos mercados é uma sardinha :lol:

:arrow: muddy 1 sentado em xangai vai dando ordens de compra
:arrow: muddy 2 sentado em londres aceita as ordens de compra do muddy 1
:arrow: muddy 3 sentado em hong kong vai dando ordens de compra
:arrow: muddy 4 sentado em nova york vai aceitando as ordens de compra do muddy 3

:arrow: múltiplas ordens de compra e venda a serem construídas em plataforma.

o mesmo se aplica à capital funds, todavia, articulam-se entre ambos pois os mandantes são os mesmos, com o mesmo objectivo,

:arrow: ...provocar o pânico...

no final do dia, os muddy e capital chegam ao final das contas, e dos 7 milhões de acções, apenas realmente, trocaram de mãos uns "curtos" milhares, que foram para quem conhece a mota, e está interessado em comprar......

através dos movimentos acima esperam comprar os títulos de quem se cansar, e desistir a perder, ou porque deixou de acreditar, ou porque entretanto, os fundamentais até sorriram os shortes, provocando enormes perdas para quem está longo.

o cenário acima, apenas é admissível num mercado como o português, sem notoriedade e volume :!:

:!:

É que é isso mesmo!

Há ainda uns sistemas de trading automáticos a gerir algumas posições (é evidente para quem estiver atento aos books), mas a esses no fim do dia, só lhes interessa os cents de diferencial entre compras e vendas!

Registado: 7/12/2020 19:33

por MarcoAntonio » 28/2/2025 18:27

Aqui vai o update, após duas sessões voláteis e volumes expressivos ao longo da sessão. Complementando o comentário de ontem, entre ontem e hoje, para o OBV foi uma espécie de fim do mundo. No entanto, a cotação continua pelos 3 euros...

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por muad'dib » 28/2/2025 18:08

Está claro como a água que o salto vai ser grande... A acumulação está a ser gigantesca

a peninsula ibérica nos mercados é um tubarão num grupo de grandes tubarões
portugal nos mercados é uma sardinha :lol:

:arrow: muddy 1 sentado em xangai vai dando ordens de compra
:arrow: muddy 2 sentado em londres aceita as ordens de compra do muddy 1
:arrow: muddy 3 sentado em hong kong vai dando ordens de compra
:arrow: muddy 4 sentado em nova york vai aceitando as ordens de compra do muddy 3

:arrow: múltiplas ordens de compra e venda a serem construídas em plataforma.

o mesmo se aplica à capital funds, todavia, articulam-se entre ambos pois os mandantes são os mesmos, com o mesmo objectivo,

:arrow: ...provocar o pânico...

no final do dia, os muddy e capital chegam ao final das contas, e dos 7 milhões de acções, apenas realmente, trocaram de mãos uns "curtos" milhares, que foram para quem conhece a mota, e está interessado em comprar......

através dos movimentos acima esperam comprar os títulos de quem se cansar, e desistir a perder, ou porque deixou de acreditar, ou porque entretanto, os fundamentais até sorriram os shortes, provocando enormes perdas para quem está longo.

o cenário acima, apenas é admissível num mercado como o português, sem notoriedade e volume :!:
Anexos
Screenshot 2025-02-28 at 16.57.55.png

por SalvaFP » 28/2/2025 17:19

muito estranho esta volatilidade...e volume
em 2 dias faz 16M acoes, os curtos não anunciam fecho posição, e o papel não aguenta acima dos 3 !!

Registado: 3/7/2023 13:03

por BullDuck » 28/2/2025 17:13

Pageup Escreveu:A Mota é unica no PSI a permitir estas subidas e descidas magnificas... :D

É a chamada accão esquizofrénica.
Está claro como a água que o salto vai ser grande... A acumulação está a ser gigantesca \:D/

Registado: 28/7/2013 12:28

por Pageup » 28/2/2025 17:05

A Mota é unica no PSI a permitir estas subidas e descidas magnificas... :D

por J.f.vieira » 28/2/2025 14:22

ASimoes Escreveu::lol: :lol: sinceramente ! 2 dias seguidos, perto dos 3,20 e !?! Depois corrige :-k :mrgreen: algo de, se passa :idea: :!: :?: :!: Bom Carnaval ! lol
\:D/
Rolling_Trader Escreveu:muad'dib fugazi são os seus comentários sobre a dívida da Mota-Engil, ou melhor, eu gostaria que fossem fugazi ... fairy dust ... não existissem ...

muad'dib Escreveu:no caso da mota a dívida não se paga com o excedente da equação entre rendimentos e gastos.
:arrow: a dívida, paga-se com mais dívida.

Típico seu olhar só para a evolução da dívida nos últimos de 2 anos (2022 -> 2023 -> 2024)

Então e 2020 -> 2021 -> 2022?

Saiba que:
:arrow: de 2020 para 2021 a dívida líquida da Mota desceu 9,5%?
:arrow: de 2021 para 2022 a Dívida líquida desceu 16,5%?

Como o hugoboss referiu (e bem) como se acomodam os custos decorrentes do brutal aumento do backlog de obras?

Eu respondo: o aumento do VN obriga a um aumento do CAPEX (investimento em equipamentos, máquinas e semelhantes), que por sua vez pode ser financiado com dívida (o que parece ser o caso, teremos de confirmar no RC, quando este sair).
Porém esse investimento tende a diminuir (analogia: não precisa de comprar um berbequim novo cada vez que se quer furar outra parede em sua casa).

O foco até 2026 é no crescimento, mantendo os rácios de endividamento controlados, o que foi conseguido também este ano.

muad'dib Escreveu:pois, a dívida paga-se com receita :lol:

Não necessariamente.

Se por exemplo uma empresa vender uma operação, uma subsidiária ou sua participada, que tenha um passivo elevado, ou "tóxico", vai estar a "desfazer-se de dívida", passando a obrigação de a pagar para o comprador, e isto tudo sem usar nova receita para o efeito.

muad'dib Escreveu:para os €123M de lucros apresentados são necessários mais 14 anos para pagar os €1732M, da dívida líquida.

Parafraseando José Sócrates: "o que aprendi na faculdade é que a dívida não se paga" :lol:

Fora de brincadeiras, apesar de parecer caricata, esta afirmação não é nenhuma inverdade. No caso das empresas a existência de dívida costuma-se perpetuar no tempo, chama-se alavancagem financeira e é uma prática generalizada em vários setores, especialmente no da construção e engenharia.

A dívida é para manter controlada, abatendo sempre que se quer levar a empresa no rumo da rentabilidade e aumentando quando se quer rumar ao crescimento.

Para além disso, pagar a dívida com o lucro líquido atribuível ao acionista? Isso são contas de merceeiro.

Primeiro pagar dívida pode dar isenção de impostos (dependendo do país, leis fiscais, tipo de dívida), pelo que pode ser usada a receita EBT e não apenas o lucro líquido.

Segundo, mesmo que fosse só com lucro líquido, note que a dívida é da empresa e não exclusivamente do acionista.
Portanto, se quiser pagar a dívida da empresa, faça as contas com o lucro da empresa que, em 2024 que foi de 273M€ (os 123M€ referem-se ao lucro atribuível ao acionista subtraído dos interesses minoritários), logo a Mota, se quisesse pagar uma dívida de 1732M€ (um absurdo de hipótese, mas enfim, embarquemos no exercício académico), demoraria 6,34 anos e não 14, é só menos de metade do que referiu... enfim.

Tem mais comentários fugazi para a dívida que queira que eu rebata?

E um velume estranho!!!
Totalmente investido em Mota-Engil :oh:
Mais umas quantas à média de 2.95€ \:D/

Registado: 29/11/2007 3:59

por ASimoes » 28/2/2025 13:53

:lol: :lol: sinceramente ! 2 dias seguidos, perto dos 3,20 e !?! Depois corrige :-k :mrgreen: algo de, se passa :idea: :!: :?: :!: Bom Carnaval ! lol
\:D/
Rolling_Trader Escreveu:muad'dib fugazi são os seus comentários sobre a dívida da Mota-Engil, ou melhor, eu gostaria que fossem fugazi ... fairy dust ... não existissem ...

muad'dib Escreveu:no caso da mota a dívida não se paga com o excedente da equação entre rendimentos e gastos.
:arrow: a dívida, paga-se com mais dívida.

Típico seu olhar só para a evolução da dívida nos últimos de 2 anos (2022 -> 2023 -> 2024)

Então e 2020 -> 2021 -> 2022?

Saiba que:
:arrow: de 2020 para 2021 a dívida líquida da Mota desceu 9,5%?
:arrow: de 2021 para 2022 a Dívida líquida desceu 16,5%?

Como o hugoboss referiu (e bem) como se acomodam os custos decorrentes do brutal aumento do backlog de obras?

Eu respondo: o aumento do VN obriga a um aumento do CAPEX (investimento em equipamentos, máquinas e semelhantes), que por sua vez pode ser financiado com dívida (o que parece ser o caso, teremos de confirmar no RC, quando este sair).
Porém esse investimento tende a diminuir (analogia: não precisa de comprar um berbequim novo cada vez que se quer furar outra parede em sua casa).

O foco até 2026 é no crescimento, mantendo os rácios de endividamento controlados, o que foi conseguido também este ano.

muad'dib Escreveu:pois, a dívida paga-se com receita :lol:

Não necessariamente.

Se por exemplo uma empresa vender uma operação, uma subsidiária ou sua participada, que tenha um passivo elevado, ou "tóxico", vai estar a "desfazer-se de dívida", passando a obrigação de a pagar para o comprador, e isto tudo sem usar nova receita para o efeito.

muad'dib Escreveu:para os €123M de lucros apresentados são necessários mais 14 anos para pagar os €1732M, da dívida líquida.

Parafraseando José Sócrates: "o que aprendi na faculdade é que a dívida não se paga" :lol:

Fora de brincadeiras, apesar de parecer caricata, esta afirmação não é nenhuma inverdade. No caso das empresas a existência de dívida costuma-se perpetuar no tempo, chama-se alavancagem financeira e é uma prática generalizada em vários setores, especialmente no da construção e engenharia.

A dívida é para manter controlada, abatendo sempre que se quer levar a empresa no rumo da rentabilidade e aumentando quando se quer rumar ao crescimento.

Para além disso, pagar a dívida com o lucro líquido atribuível ao acionista? Isso são contas de merceeiro.

Primeiro pagar dívida pode dar isenção de impostos (dependendo do país, leis fiscais, tipo de dívida), pelo que pode ser usada a receita EBT e não apenas o lucro líquido.

Segundo, mesmo que fosse só com lucro líquido, note que a dívida é da empresa e não exclusivamente do acionista.
Portanto, se quiser pagar a dívida da empresa, faça as contas com o lucro da empresa que, em 2024 que foi de 273M€ (os 123M€ referem-se ao lucro atribuível ao acionista subtraído dos interesses minoritários), logo a Mota, se quisesse pagar uma dívida de 1732M€ (um absurdo de hipótese, mas enfim, embarquemos no exercício académico), demoraria 6,34 anos e não 14, é só menos de metade do que referiu... enfim.

Tem mais comentários fugazi para a dívida que queira que eu rebata?
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Opcard33 » 28/2/2025 13:22

Será que a situação política vai está a afectar a Mota ?

Novas eleições vai atrasar os investimos e dinheiros da Europa voltam a origem .

Registado: 9/9/2013 15:13

por muad'dib » 28/2/2025 11:58

nesse dia tenho que vender...

mas, onde é que eu afirmei que ia descer!
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 1#p1893991

Mas continua assim, és a nossa moeda da sorte, não mudes de discurso,

7: 6 :arrow: mais uma pérola :lol:

por Pageup » 28/2/2025 11:14

Muadib, podes apregoar aos sete ventos o que quiseres, o mercado é soberano, como vês é sempre a subir.

Mas continua assim, és a nossa moeda da sorte, não mudes de discurso, porque no dia que disseres que a Mota vai subir, nesse dia tenho que vender.... :lol: :lol: :lol:

por trend=friend » 28/2/2025 10:25

Os apeadeiros não são tão lineares e direitinhos como os da NOS, mas a verdade é que já leva quase 1 euro desde mínimos, com tanto wall of worries...

Importa agora consolidar acima dos 3,15 (tal como já o fez nos 2,40 ou nos 2,80).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 31 visitantes