Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/2/2025 13:04

:mrgreen: Os ursos estão à toa e não conseguem baixar o preço. Voltar em força à Mota. A carteira tem agora 70% Mota - 10% Martifer e 20% índice (a apanhar a retração).

Registado: 31/5/2014 23:07

por icemetal » 27/2/2025 12:58

Pageup Escreveu:Fonix a ganhar 6%, a ordem de venda não foi concretizada por problemas técnicos do banco best, tenho azar em tudo... :( :(

Plataforma Site e App Novobanco sem funcionar à mais de uma hora...

Registado: 25/10/2019 10:15

por SalvaFP » 27/2/2025 12:56

a divida na Mota julgo estar ligada aos projectos ..que aumentaram tambem

Registado: 3/7/2023 13:03

por muad'dib » 27/2/2025 12:53

na mota, tudo é possível...
ademais, eu diria que movimentos fugazi, também aqui se aplicam, onde o esoterismo e as artes do oculto, não conseguem desmistificar quais os motivos do aumento da dívida em € 557M :mrgreen: mais 47,4% que em 2023?!
https://www.youtube.com/watch?v=KPD2fUcYUsM
:arrow: depois não querem que a shortaria carregue, com comunicações destas :lol:

Registado: 15/11/2024 12:20

por Pageup » 27/2/2025 12:44

Fonix a ganhar 6%, a ordem de venda não foi concretizada por problemas técnicos do banco best, tenho azar em tudo... :( :(

Registado: 1/4/2019 10:52

por SalvaFP » 27/2/2025 12:21

com volume brutal hoje , e ainda são apenas 11H..será que os shorts fecharam posição ou ainda vamos ter aumento de posições curtas !!

por hugob0ss » 27/2/2025 11:20

muad'dib Escreveu:os resultados são ainda melhores daqueles que vislumbrei há uns meses atrás, com a estimativa de dividendos nos €0,15 a ser bem generosa.
mas, o crescimento da dívida é assustador,.
:arrow: para os €123M de lucros apresentados são necessários mais 14 anos para pagar os €1732M, da dívida líquida.
lá está o que fala o ECO na alavancagem de resultados através de não recorrentes, é que não irão lá de outra maneira.

entrada de um fundo abutre no capital. Um movimento de queda que tem sido aproveitado pela família para reforçar a sua participação na empresa, com um investimento superior a 900 mil euros em 2024.

https://eco.sapo.pt/2025/01/24/caixabi- ... ota-engil/
:arrow: o valor do dividendo irá pressionar os shortes pelo posicionamento do preço da mota no curto prazo, acrescendo que talvez o mandante esteja satisfeito com aquilo que acumulou em 2024 :lol:

Acho que isto são excelentes noticias para os longos, tanto no aspeto de resultados como na capacidade de colocação de dívida junto da banca. Num negócio tradicional é sinal de capacidade financeira e de honra dos compromissos. Tem [url]cash[/url]suficiente para pagar a dívida não renovável, assim como a dívida que foi e vai ser refinanciada tendencialmente vai ser com um custo menor, justificando assim a tese que vinha sendo propagada há algum tempo.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por Lusitanus » 27/2/2025 11:09

Quer dizer, a dívida aumenta assustadoramente e o diividendo aumenta bem. Enfim ...

Registado: 19/3/2021 0:23

por BullDuck » 27/2/2025 9:51

Está ali com uma mola..... que quando arrancar nem poeira vai deixar \:D/

Registado: 28/7/2013 12:28

por trend=friend » 27/2/2025 9:28

Acho que alguém vai começar a ficar aflito com a passagem dos 3,15… 8-) ora só as posições declaradas ainda são uns bons milhões de ações se tiverem de fechar à pressa
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por iniciado1 » 27/2/2025 9:21

Impropria para cardíacos....... :mrgreen:

Registado: 12/4/2021 11:59

por jcovas77 » 27/2/2025 9:19

A mota foi la abaixo mas ja vai a 3.14. Com 20min de negociacao ja tem mais de 1 milhao de acoes negociadas.. \:D/ As EDPs ate dá medo ver o grafico neste momento...

Registado: 28/3/2017 10:20

por SalvaFP » 27/2/2025 8:59

os projetos tem todos divida d longo prazo...

Vai para cima dos 4 antes do div

por jcovas77 » 27/2/2025 8:11

A divida da EDP Renovaveis passou de 5.8 Bi para 8.3 Bi de 2024 para 2025. com prejuizos que foram o que foram. a Mota-Engil nao ta mal \:D/

Registado: 28/3/2017 10:20

por muad'dib » 27/2/2025 7:58

Não se ajudam a eles mesmos para clarificar já a coisa…?

é a arte do oculto a trabalhar para criar dúvida, mistério, no sentido de provocar alguma esperança nos curtos, pois à rasca para sair como estão, estão curtos de tanto sofrer :lol:

por trend=friend » 27/2/2025 7:38

Já aqui disse em tempos que a viragem do negócio (e mais do que o negócio, do lucro) para os não recorrentes, rotação de ativos, etc parece muito positiva pois só aí abandonam o tema das margens curtas. Excelente.

Mas não há pelo menos uma notinha para colocar no powerpoint a explicar quase mais 50% de dívida líquida? Tem de se esperar pelo relatório? Não se ajudam a eles mesmos para clarificar já a coisa…?
Clint Eastwood

por muad'dib » 27/2/2025 7:32

os resultados são ainda melhores daqueles que vislumbrei há uns meses atrás, com a estimativa de dividendos nos €0,15 a ser bem generosa.
mas, o crescimento da dívida é assustador,.
:arrow: para os €123M de lucros apresentados são necessários mais 14 anos para pagar os €1732M, da dívida líquida.
lá está o que fala o ECO na alavancagem de resultados através de não recorrentes, é que não irão lá de outra maneira.

entrada de um fundo abutre no capital. Um movimento de queda que tem sido aproveitado pela família para reforçar a sua participação na empresa, com um investimento superior a 900 mil euros em 2024.

https://eco.sapo.pt/2025/01/24/caixabi- ... ota-engil/
:arrow: o valor do dividendo irá pressionar os shortes pelo posicionamento do preço da mota no curto prazo, acrescendo que talvez o mandante esteja satisfeito com aquilo que acumulou em 2024 :lol:
Anexos
IMG_8159.jpeg

Re: Resultados surpresa

por trend=friend » 27/2/2025 7:14

Rolling_Trader Escreveu:
No reverso da medalha, a surpresa no downside foi um aumento da dívida líquida em 47,4% face a 2024, o que foi 21,5% acima do esperado pelos analistas.
Como a dívida bruta "só" cresceu 6,7%, significa que o dinheiro em caixa levou uma machadada valente (e já é o segundo ano consecutivo).
Em parte isto é explicado pelos juros ainda elevados que a Mota pagou o ano passado (7.7%) em princípio isto melhorará para o ano com a descida das taxas de juro.

Como a Duro terá ido a provisões, e bem, dada a incerteza, não estará relacionado com isto…

Acho que o diferencial dos juros também não pode justificar um acréscimo tão grande de 47% na dívida líquida.

Vamos ver o que diz o relatório, mas se não me engano este só é publicado algumas semanas depois.
Clint Eastwood

Resultados surpresa

por Rolling_Trader » 27/2/2025 2:21

À data da publicação deste post ainda só foi divulgada a apresentação de resultados por parte da Mota-Engil, ou seja, ainda não posso fazer uma análise completa aos resultados porque me falta o relatório de contas detalhado.

Mas posso analisar em termos macro:

Os resultados são bem melhores do que os analistas andaram a projetar durante todo o ano passado, senão vejamos:

:arrow: Carteira de encomendas aumentou 20.6% face ao ano passado
    :arrow: Volume de negócios aumentou 7.2% face ao ano passado e superou as estimativas em 3.1%
    :arrow: EBITDA aumentou 14.1% face ao ano passado e superou as estimativas em 9.4%
    :arrow: EBIT aumentou 13.5% face ao ano passado e superou as estimativas em 7.5%
    :arrow: EBT aumentou 3.9% face ao ano passado e superou as estimativas em 10.4%
    :arrow: O lucro líquido aumentou 8.7% face ao ano passado e superou as estimativas em 5.1%
A grande surpresa, no upside, esteve no dividendo proposto de 0,1497€ por ação, um crescimento de 17,2% face ao do ano passado e superou a melhor das estimativas (que era de 0,1259€) em 8,9%.
É de notar que, durante todo o ano passado, os analistas projetavam um dividendo inferior ao de 2023, de apenas 0,12€.

No reverso da medalha, a surpresa no downside foi um aumento da dívida líquida em 47,4% face a 2024, o que foi 21,5% acima do esperado pelos analistas.
Como a dívida bruta "só" cresceu 6,7%, significa que o dinheiro em caixa levou uma machadada valente (e já é o segundo ano consecutivo).
Em parte isto é explicado pelos juros ainda elevados que a Mota pagou o ano passado (7.7%) em princípio isto melhorará para o ano com a descida das taxas de juro.

Mesmo assim o rácio de alavancagem Dívida Bruta / EBITDA decresceu para 3.12x, um decréscimo de 6.5% face ao ano passado, o que é positivo, mantendo-se abaixo do guideline das 4x.

Já o rácio Dívida Líquida / EBITDA, aumentou para os 1,81x, quando o ano passado se situou nos 1,4x e em 2022 nos 1,74x, cresceu portanto 29,2% face ao ano passado, o que é negativo, mas também não é terrível pois este rácio, mesmo assim, encontra-se abaixo do limiar de alavancagem proposto no guidance para 2026, que é de 2x (keep calm e não comecem já a diabolizar a dívida, pois esta continua controlada).

Em conclusão, o ano de 2024 esperava-se de consolidação, com os resultados em linha de equivalência com os do ano passado, mas foram de crescimento e surpreenderam pela positiva.

E notem que foram feitas provisões 54M€ superiores às do ano passado, provavelmente para acautelar as possíveis imparidades na Duro Felguera entre outras coisas preocupantes como a situação em Moçambique.
Não fosse isso o resultado líquido ainda teria sido superior :!:

Preciso de mais dados (i.e. do relatório de contas) para tirar melhores conclusões.

Amanhã os mercados podem reagir de forma apreensiva face ao aumento da dívida líquida, ou de maneira efusiva face ao rácio de surpresa.

(Já desisti de fazer vaticínios de como reagirá o mercado face a bons resultados :wall:)

Registado: 1/1/2024 14:39

por icemetal » 27/2/2025 1:28

Dividendo Mota 0,1497 €

Registado: 25/10/2019 10:15

por MarcoAntonio » 26/2/2025 17:52

Com a sessão de hoje:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por SalvaFP » 26/2/2025 14:43

curto a fechar ? ou alguém a adivinhar que os resultados vão ser bons,,noticias e dividendo !!??

por trend=friend » 26/2/2025 13:48

MarcoAntonio Escreveu:
trend=friend Escreveu:Interessante aqui o teu indicador ter acordado bem cedo capturando grande parte da subida, mas mais interessante ainda não se ter assustado com o primeiro reteste aos mínimos

Não deverei colocar com regularidade dado que é trabalho em andamento (preciso de analisar melhor como ajustar a sensibilidade, o que é mais/menos benéfico para a generalidade dos cenários). Mas a razão para ele tender a ser mais estável do que o supertrend, por exemplo, é fundamentalmente por sendo ele também volatility-based, utilizar o meu próprio indicador de volatilidade, que é forecast oriented (enquanto que o ATR e STD limitam-se a medir a volatilidade histórica para uma dada janela temporal passada).

O STD tem um lag medonho e o ATR tende a ser um pouco mais sensível a sessões voláteis isoladas, por desenho (o meu tenta antecipar a volatilidade futura com base num modelo autoregressivo; o ATR tende a ser mais sensível a sessões isoladas pela forma como a componente TR é calculada). Em baixo ficam os 3 indicadores de volatilidade mencionados, para comparação. O comportamento do meu aproxima-se mais do ATR, embora a metodologia seja substancialmente diferente. Mas, para resumir, o meu indicador de trend não se assustou dado que ele já esperava mais volatilidade do que, por exemplo, o ATR "antecipava"...

Já agora, os valores do meu têm um significado bem preciso: são valores de volatilidade a um mês (valor este que está anualizado). É exactamente a mesma coisa que o VIX mede/fornece e, sim, o meu indicador tende a fornecer valores parecidos com o VIX para o S&P500, muito embora seja extraído directamente do preço do ativo e não inferido de derivados do ativo.

Imagem

Acho que está a ficar algo excelente. E estás também a criar um ATR prospectivo :D

As minhas correções ao Supertrend são baseadas em dilação temporal (torna-o ainda mais apurado) conjugadas com cruzamentos de médias móveis. Com uma pitada de awesome oscilator associado ao RSI, os quais procuram dar o toque mais casuístico (Mota não é EDP para nos restringirmos a Portugal), que penso que consegues pelo teu trabalho na volatilidade. Irei acompanhar sempre que possas.
Clint Eastwood

por MarcoAntonio » 26/2/2025 13:36

trend=friend Escreveu:Interessante aqui o teu indicador ter acordado bem cedo capturando grande parte da subida, mas mais interessante ainda não se ter assustado com o primeiro reteste aos mínimos

Não deverei colocar com regularidade dado que é trabalho em andamento (preciso de analisar melhor como ajustar a sensibilidade, o que é mais/menos benéfico para a generalidade dos cenários). Mas a razão para ele tender a ser mais estável do que o supertrend, por exemplo, é fundamentalmente por sendo ele também volatility-based, utilizar o meu próprio indicador de volatilidade, que é forecast oriented (enquanto que o ATR e STD limitam-se a medir a volatilidade histórica para uma dada janela temporal passada).

O STD tem um lag medonho e o ATR tende a ser um pouco mais sensível a sessões voláteis isoladas, por desenho (o meu tenta antecipar a volatilidade futura com base num modelo autoregressivo; o ATR tende a ser mais sensível a sessões isoladas pela forma como a componente TR é calculada). Em baixo ficam os 3 indicadores de volatilidade mencionados, para comparação. O comportamento do meu aproxima-se mais do ATR, embora a metodologia seja substancialmente diferente. Mas, para resumir, o meu indicador de trend não se assustou dado que ele já esperava mais volatilidade do que, por exemplo, o ATR "antecipava"...

Já agora, os valores do meu têm um significado bem preciso: são valores de volatilidade a um mês (valor este que está anualizado). É exactamente a mesma coisa que o VIX mede/fornece e, sim, o meu indicador tende a fornecer valores parecidos com o VIX para o S&P500, muito embora seja extraído directamente do preço do ativo e não inferido de derivados do ativo.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por muad'dib » 26/2/2025 13:21

os resultados de 2024 serão publicados na cmvm às 24:00 de dia 27, ou seja, em menos de 12 horas :mrgreen:
habitualmente, aqui o negócios fará a notícia subjacente depois dessa hora

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, silva_39, slbnnbobadela, tami, trilhos2006 e 75 visitantes