Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 6/1/2025 13:53

J.f.vieira Escreveu:Bom dia, este movimento mudou a minha ideia de venda e de compra...já não vendo por volta do GAP.

Comprei mais umas tantas 20mil por volta dos 3€... a qualquer momento vamos ter uma subida à Mota-Engil \:D/
As 100mil que era para vender :shame: por volta dos 3€... Vou guardá-las para mais tarde...

Registado: 29/11/2007 3:59

por Rolling_Trader » 6/1/2025 12:58

Opcard33 Escreveu:(...)
a minha interpretação é que são 14% do free float , e não da totalidade das ações pois seria um número impensável , como está escrito não é claro .
(...)

Sim concordo, também me quer parecer que o BPI redigiu isso mal, até porque a frase"representavam cerca de 14% as ações admitidas em bolsa" é gramaticalmente incorreta face ao contexto onde se insere.

Em dezembro o utilizador Pmart1 referiu uma notícia do jornal de negócios que referia "As ações da empresa sob empréstimo, uma indicação das posições a descoberto, representavam cerca de 14% do "free float" a 3 de dezembro, de acordo com dados da S&P Global Market Intelligence, abaixo do máximo de 12 meses de 17% alcançado a 16 de setembro."

Pelas minhas contas na altura, o free float correspondia a 25,51% do número total de ações ordinárias, ou seja 78 250 971 ações, portanto 14% de ações do free float corresponderia a 10 955 135 ações (0.14 x 78 250 971 = 10 955 135 ações).

Portanto, estando só 10 955 135 ações sob empréstimo, significa que apenas podemos ter um máximo de posições a descoberto de 3.57% sobre o capital em bolsa da Mota Engil (assumindo que todas as ações foram emprestadas para efeitos de short selling).

O importante aqui é que entre setembro e dezembro, do ano passado, as ações sob empréstimo reduziram 3% (de 17% para 14% do free float), o que significa que os curtos podem estar a começar a largar a Mota Engil.

Registado: 1/1/2024 14:39

por AAA_ » 6/1/2025 12:39

O CEO Carlos Mota dos Santos na entrevista ao Expresso de há uma semana referia esses 14% do free float.
Deixo o excerto.
Anexos
Capturar.PNG
Capturar.PNG (106.72 KiB) Visualizado 4343 vezes

Registado: 21/10/2010 13:08

por Opcard33 » 6/1/2025 12:02

Rolling_Trader Escreveu:
Opcard33 Escreveu:Eu vejo um caminho reforçar já o vinha a fazer mesmo antes de ler está nota do BPI de hoje

“… Pode ser apontado ainda um outro fator, mais indefinido mas que a prazo se poderá tornar positivo. As ações
da empresa que foram cedidas como empréstimo, uma indicação das potenciais posições
vendedoras, representavam cerca de 14% as ações admitidas em bolsa, uma percentagem elevada para uma
ação nacional. Estas posições vendedoras terão, no futuro, de serem recompradas. Estas recompras constituirão
um importante impulsionador para o título, na medida em que, tendencialmente, estas operações realizam-se
simultaneamente por parte dos investidores que detinham as referidas posições vendedoras.”

Bom dia Opcard33, essa nota do BPI está corretamente citada?

A nota refere que as ações cedidas a empréstimo representam "14% das ações admitidas em bolsa" ou "14% do free float das ações admitidas em bolsa"?

Bom dia Rolling a minha interpretação é que são 14% do free float , e não da totalidade das ações pois seria um número impensável , como está escrito não é claro .

A tal nota do BPI na totalidade .

« PORTUGAL
O PSI deverá abrir com ganhos contidos. Um dos temas da bolsa nacional será associado à Mota-Engil. Na
semana passada, a ação quebrou o intervalo de consolidação, entre os 2.41 e os 2.72, que se prolongava desde
meados de setembro. A Mota-Engil já tinha quebrado uma vez esse intervalo em dezembro, mas esse
movimento não assumiu contornos muito duradouros. Geralmente, a períodos sem uma tendência indefinida,
de volatilidade contida, seguem-se movimentos com uma tendência bem definida e uma maior volatilidade.
De facto, a ação é o palco de forças contrapostas. Por um lado, diversos elementos fundamentais da construtora
são positivos: geração de cash-flow e resultados operacionais elevados, novas adjudicações em África, América
Latina e Portugal, alienações de ativos não principais e menor alavancagem financeira. Por outro lado, a Mota-
Engil está presente em diversos países emergentes que, no seu conjunto, se debatem com a desaceleração da
economia global, mais concretamente com a chinesa. Adicionalmente, a imposição de tarifas pela nova
Administração Trump representa uma enorme incerteza, sobretudo para países como o México, um dos
principais parceiros comerciais dos EUA e um importante mercado para a Mota-Engil.
Pode ser apontado ainda um outro fator, mais indefinido mas que a prazo se poderá tornar positivo. As ações
da empresa que foram cedidas como empréstimo, uma indicação das potenciais posições
vendedoras, representavam cerca de 14% as ações admitidas em bolsa, uma percentagem elevada para uma
ação nacional. Estas posições vendedoras terão, no futuro, de serem recompradas. Estas recompras constituirão
um importante impulsionador para o título, na medida em que, tendencialmente, estas operações realizam-se
simultaneamente por parte dos investidores que detinham as referidas posições vendedoras.

Registado: 9/9/2013 15:13

por ASimoes » 6/1/2025 11:47

:roll: TU_Barões 8-) :!: vendias todas e aguardo, sentado ! :-k :-k à espera de que :mrgreen: :?: :idea: :!:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Rolling_Trader » 6/1/2025 11:30

Opcard33 Escreveu:Eu vejo um caminho reforçar já o vinha a fazer mesmo antes de ler está nota do BPI de hoje

“… Pode ser apontado ainda um outro fator, mais indefinido mas que a prazo se poderá tornar positivo. As ações
simultaneamente por parte dos investidores que detinham as referidas posições vendedoras.”

Bom dia Opcard33, essa nota do BPI está corretamente citada?

A nota refere que as ações cedidas a empréstimo representam "14% das ações admitidas em bolsa" ou "14% do free float das ações admitidas em bolsa"?

Registado: 1/1/2024 14:39

por Pageup » 6/1/2025 11:02

Fiz agora uma entrada nos 3 euros, estava sem mota de momento em carteira, a ver se vai aos 3,40 até ao fim do mês...

Registado: 1/4/2019 10:52

por Opcard33 » 6/1/2025 10:10

Eu vejo um caminho reforçar já o vinha a fazer mesmo antes de ler está nota do BPI de hoje

Registado: 9/9/2013 15:13

por Àlvaro » 5/1/2025 23:20

Para perceber foi de facto preciso voltar a ler. Onde é que isso já vai! A minha convicção com Biden foi que o jornalismo de um modo geral seria compensado pelo prejuízo que as redes sociais causaram. Nesse contexro tbm sempre acreditei que Impresa e a Cofina acabariam por se entender. Não aconteceu nem uma, nem outra coisa. Se fosse sempre acertar!... Mas isso está lá tão para trás que nem estava a ver :P

Registado: 31/5/2014 23:07

por Sinedrio » 5/1/2025 23:01

Amanhã ao final do dia encerra a entrega de propostas para o segundo troço do TGV e vai ser dado conhecimento público de quem fez proposta...

Registado: 20/11/2015 17:22

por tami » 5/1/2025 20:58

Não me referia ao jornalismo em si, e se leres TODO o meu comentário e não só a ultima palavra (que foi a unica coisa que refutaste), acho que consegues perceber o contexto, e onde queria chegar.

Registado: 28/12/2015 16:15

por Àlvaro » 5/1/2025 14:01

tami, o jornalismo não está na moda, nem nas graças de Trump, mas terá sempre a vantagem de estar mais próximo da verdade, precisamente por causa do escrutínio e da regulação. O jornalismo é regulado, sem contemplações. Se um jornalista mentir, ou repõe a verdade, ou paga. Se um utilizador de redes sociais mentir, levas com a mentira no teu feed e a plataforma ganha. Essa é a diferença substancial entre jornalismo e redes sociais.
Repara que Meloni não foi chamada a Mar a Lago por acaso, Trump percebe a dificuldade de pôr os chiness KO e em Itália eles estão tão Ok que são um problema gigante. E no resto da Europa? Não será essa papa anunciada e dificlmente os alemães e os franceses morreram de amores por Trump. A princípio será simple, as bolsas farão mais festa, mas o embate mais sério virá a seguir. :shock:

por tami » 5/1/2025 13:30

"É que o que se compra nas plataformas chinesas e tão mais barato e de qualidade tão equivalente ou superior que dá que pensar."

"A conselho de um amigo a propósito de equipamento desportivo visitei a plataforma AliExpress e verifiquei ser verdade o que me disse, diferenças de preço gigantes."

Não sei o que é mais surreal nesta intervenção, o material das plataformas chinesas ser de "qualidade equivalente ou superior", ou o facto de em 2025 o aliexpress ser novidade para ti. Mas de certa forma, justificam a fé inabalável na impresa e na televisão/jornalismo tradicional.

Registado: 28/12/2015 16:15

por Àlvaro » 4/1/2025 18:44

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... s-chineses
Se a isto juntarmos a desvalorização da moeda chinesas perceberemos a dor de cabeça que daqui poderá vir para a América...e para a Europa. :shock:

por Crissssx » 4/1/2025 15:02

Àlvaro Escreveu:Sim, vi isso mesmo. Faço uma leitura muito idêntica, sendo que convirá ficar atento ao Mundo. Coisa curiosa é o facto da bolsa chinesa não sair da cepa torta e a americana não parar de subir, dos carros elétrico a pequenos objetos os chineses vendem que se fartam e só a bolsa americana sobe. A Tesla cujos carros passaram a risíveis é um bom exemplo de como a bolsa americana é o que os banco americanos quiserem. Não andará aqui muito bluff à espera que Trump tome o poder para depois despejarem? É que o que se compra nas plataformas chinesas e tão mais barato e de qualidade tão equivalente ou superior que dá que pensar. E os chineses não dormem, reparem nesta estratégia:

https://sicnoticias.pt/mundo/2025-01-04 ... r-296352ba

A conselho de um amigo a propósito de equipamento desportivo visitei a plataforma AliExpress e verifiquei ser verdade o que me disse, diferenças de preço gigantes. Não faço ideia o que irá acontecer mas o caldo deverá entornar-se a seguir à tomada de posse de Trump. :shock:

Andas muito muito atrasado...aliexpress vende mas vende muito material barato...
Grande parte sem os standards que queremos...

Registado: 22/2/2019 14:19

por Àlvaro » 4/1/2025 11:14

Sim, vi isso mesmo. Faço uma leitura muito idêntica, sendo que convirá ficar atento ao Mundo. Coisa curiosa é o facto da bolsa chinesa não sair da cepa torta e a americana não parar de subir, dos carros elétrico a pequenos objetos os chineses vendem que se fartam e só a bolsa americana sobe. A Tesla cujos carros passaram a risíveis é um bom exemplo de como a bolsa americana é o que os banco americanos quiserem. Não andará aqui muito bluff à espera que Trump tome o poder para depois despejarem? É que o que se compra nas plataformas chinesas e tão mais barato e de qualidade tão equivalente ou superior que dá que pensar. E os chineses não dormem, reparem nesta estratégia:

https://sicnoticias.pt/mundo/2025-01-04 ... r-296352ba

A conselho de um amigo a propósito de equipamento desportivo visitei a plataforma AliExpress e verifiquei ser verdade o que me disse, diferenças de preço gigantes. Não faço ideia o que irá acontecer mas o caldo deverá entornar-se a seguir à tomada de posse de Trump. :shock:

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 3/1/2025 23:08

Àlvaro Escreveu:Vale, claro que vale, de acordo, mas falava de curto prazo. :wink:

No meu boneco, com boa vontade e criatividade pode encontrar-se alguns pontos para: o Curto, o Médio e o Longo Prazo. Cada um terá que estipular quais os seus prazos.

Tenho assinalado os valores onde eventualmente farei a Rotação do papel. V: e Rc: (_10,8%), mas nestas andanças , é preciso acompanhar o gado de perto. :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Àlvaro » 3/1/2025 22:50

Vale, claro que vale, de acordo, mas falava de curto prazo. :wink:

Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '

por Aqui_Vale » 3/1/2025 22:42

Bom ano, minha gente. E espera-se ainda melhor.

Depois de umas longas férias em África , onde a NET predominante era o batuque, chegou agora a minha vez de colocar um boneco. :-"

Uns não irão gostar, outros talvez. Mas quem não gosta não consome.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 03 Jan. ROTAÇÃO.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por iniciado1 » 3/1/2025 20:46

muad'dib Escreveu:
Quem não petisca do assunto até acha parvo que se entre acima, mas isso é normal, quando não percebe nada a pessoa vive feliz.

segunda-feira compras a € 2,89 (ña te rales) :lol:

Onde? no Pingo doce ?

Registado: 12/4/2021 11:59

por Sinedrio » 3/1/2025 20:42

J.f.vieira Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Vieira, as vezes faz sentido, quando se confirma uma quebra de resistência, mas aqui não é o caso, vendi 30 % para reentrar se não conseguir passar 3. E em 3.40 venderei caso se confirme a quebra de 3 euros segunda feira. Bom fdsemana.

Álvaro, o vício de comprar e vender é tramado. Já passei muito por essa vida e, nessa altura, dormia mal. No entanto, cheguei à conclusão de que, em mercados otimistas, ganha-se mais ao comprar e simplesmente ficar quieto.

Há pouco mais de dois meses, comprei 100 mil a uma média de 2,45. Se vendesse agora, teria uma mais-valia de cerca de 25%. Pouca gente se pode gabar de ganhar essa porcentagem apenas a comprar e vender! Por isso, acho o método comprovado e, o mais importante, durmo bem.

Bom fim de semana!

J.f.vieira

Curiosamente passei pelo mesmo processo. Andei anos a comprar e a vender muitas vezes no mesmo dia. Era um desgaste tremendo. Agora sou como tu, compro e fico quieto. Principalmente quando estamos a falar de uma Mota-Engil.

Registado: 20/11/2015 17:22

por Àlvaro » 3/1/2025 20:22

Vieira, durmo bem, a mais valia dos 30% é suficientemente interessante para dormir bem. Uso frequentemente o método de vender 30% na primeira eventual resistência e 30% na segunda, muitas vezes isso permite retomadas interessantes. Mas claro que a Mota poderá ter um disparo em que o dia 6 será a cereja no topo do bolo. :wink:

por J.f.vieira » 3/1/2025 20:02

Àlvaro Escreveu:Vieira, as vezes faz sentido, quando se confirma uma quebra de resistência, mas aqui não é o caso, vendi 30 % para reentrar se não conseguir passar 3. E em 3.40 venderei caso se confirme a quebra de 3 euros segunda feira. Bom fdsemana.

Álvaro, o vício de comprar e vender é tramado. Já passei muito por essa vida e, nessa altura, dormia mal. No entanto, cheguei à conclusão de que, em mercados otimistas, ganha-se mais ao comprar e simplesmente ficar quieto.

Há pouco mais de dois meses, comprei 100 mil a uma média de 2,45. Se vendesse agora, teria uma mais-valia de cerca de 25%. Pouca gente se pode gabar de ganhar essa porcentagem apenas a comprar e vender! Por isso, acho o método comprovado e, o mais importante, durmo bem.

Bom fim de semana!

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por Crissssx » 3/1/2025 19:55

Sempre gostei do vender nos topos e conprar nos fundos , por aqui acontece muito esses timmings perfeitos...

Registado: 22/2/2019 14:19

por muad'dib » 3/1/2025 19:42

Quem não petisca do assunto até acha parvo que se entre acima, mas isso é normal, quando não percebe nada a pessoa vive feliz.

segunda-feira compras a € 2,89 (ña te rales) :lol:
Anexos
Screenshot 2025-01-03 at 18.41.25.png
Screenshot 2025-01-03 at 18.41.25.png (141.08 KiB) Visualizado 4098 vezes

Registado: 15/11/2024 12:20

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Google [Bot], iniciado1, lfstorres, navaldoc, PAULOJOAO, PMP69 e 183 visitantes