Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 13/12/2024 9:01

"valores intrínsecos" calculados por máquinas, na generalidade, faz bons negócios.

não me digas que os algoritmos foram feitos por eles próprios :lol:

Eu faço bons negócios porque sei interpretar os price targets e uso-os como já descrevi anteriormente neste post.

E isto contribui para o preço da mota, descida, subida, lateralização, como? mas para o teu ego sim :lol:

os PT de humanos, e algoritmos :lol: estão certos no que toca ao preço da mota no imediato?
Anexos
IMG_7843.jpeg

Registado: 15/11/2024 12:20

por Sinedrio » 13/12/2024 8:45

Não é que eu ache que este caso fosse assim tão importante nas contas da Mota (não é, de todo) mas não deixa de ser uma boa notícia.

"La CNMV levanta la suspensión de Duro Felguera Pese a la declaración de preconcurso, la provisión de 100 millones es suficiente para admitir las acciones a cotización de nuevo Ha estado casi tres semanas fuera de los parqués."

Registado: 20/11/2015 17:22

por Rolling_Trader » 12/12/2024 23:53

muad'dib Escreveu:quem negoceia com base em PT, na generalidade não faz bons negócios, pois poucas são as vezes, para não dizer nenhumas :lol: , que a banca de investimento, fundos e afins, estão certos nas avaliações que fazem aos activos.

Só é pena que o muad'dib confunda price targets de analistas financeiros (humanos) com o que denominou por "afins" (máquinas).

A plataforma MarketScreener reune o consenso de (alguns) analistas financeiros (aqueles da listagem da GoBulling)

A plataforma SimplyWallSt calcula automaticamente (i.e. sem intervenção humana) um "valor intrínseco" usando o modelo "2 Stage Free Cash Flow to Equity" com base em extrapolações automáticas de crescimento do cash flow da empresa para os próximos 10 anos. Não leva em consideração a dependência da Mota-Engil (e do setor da construção) aos ciclos económicos, daí estar a debitar um valor estratoesférico de 12,23€

A Alpha Spread usa uma variante própria de um modelo de valorização DCF a 5 anos que deriva um absurdo "valor intrínseco" de 39.3€, depois minorado pela média de um valor relativo calculado com base em múltiplos de avaliação de valor como o P/S, P/E, P/B, EV/EBITDA, EV/FCFF (entre outros), que deriva um valor, também absurdo, de 13€ dado que usa como base de comparação, empresas não comparáveis.

A listagem dos price targets elencados pelo relatório da GoBulling, esse sim refere "price targets", calculados por profissionais da área financeira, que alimentam os modelos de cálculo com as projeções de cash flow baseado nas projeções financeiras dos próximos anos, levando em conta todos os fatores intrínsecos e extrínsecos à empresa.

O mal das plataformas do Simply Wall St e Alpha Spread é que são baseadas em algoritmos informáticos que, quando aplicados a empresas com as particularidades de dispersão geográfica e setorial da Mota Engil, usam bases de cálculo muito discutíveis que derivam valores irrealistas. (esses algoritmos ainda não conseguem raciocinar. Mesmo um algoritmo de inteligência artificial generativo LLM muito bem treinado é tão falível quanto o treino que teve. Um LLM não é inteligente, apenas aparenta ser).

Parafraseando-o muad'dib, quem sabe distinguir entre price targets calculados por seres humanos e "valores intrínsecos" calculados por máquinas, na generalidade, faz bons negócios.

Eu faço bons negócios porque sei interpretar os price targets e uso-os como já descrevi anteriormente neste post.

Registado: 1/1/2024 14:39

CaixaBank/BPI sobe preço-alvo das ações da Mota-Engil para 5

por Massao1 » 12/12/2024 18:05

CaixaBank/BPI sobe preço-alvo das ações da Mota-Engil para 5,65 euros
A empresa, cotada no índice PSI, tem um potencial de valorização de 113% em bolsa, de acordo com um ‘research’ do CaixaBank/BPI.

Registado: 5/10/2009 12:35

por MarcoAntonio » 12/12/2024 17:56

Bom, aqui vai o update após a sessão de hoje. Os indicadores incluídos são de volume, de momentum e de volatilidade, por esta ordem.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por SalvaFP » 12/12/2024 17:45

no dia que caiu 10% a mota negociou 8M açoes desde aí negociou cerca de 12M e voltou quase ao valor que estava..
Com as noticias do Lobito, os target e o aproximar d dividendo que deve rondar 10centimos , julgo que poderá continuar a subida, e parece haver interesse comprador..
Esta visita do Biden a Angola pode ter despertado o interesse de americanos que nem conheciam a Mota..
Tem tudo para estar acima de 3 final ano...

Registado: 3/7/2023 13:03

por muad'dib » 12/12/2024 17:17

há price targets, (PT), para todos os gostos, mas o preço, esse é apenas um :-"

por ora, não venceu a resistência na zona dos € 2,80, e nada garante que no imediato, o consiga fazer.
quem negoceia com base em PT, na generalidade não faz bons negócios, pois poucas são as vezes, para não dizer nenhumas :lol: , que a banca de investimento, fundos e afins, estão certos nas avaliações que fazem aos activos.
Anexos
1.png
2.png
4.png
5.png
3.png

Registado: 15/11/2024 12:20

por Rolling_Trader » 12/12/2024 15:39

Pageup Escreveu:Depende da matéria a avaliar aquela noticia da caixaBI não trazia nada de substancial, nem acrescentava valor as contas da empresa, como me palpitou era lenha para os primeiros trinta minutos de bolsa. Há que avaliar sempre o que vale a notícia.

Pageup, a sério? Leu o que escreveu?

O CaixaBank/BPI reviu em alta a estimativa do EBITDA de 2024 a 2030, o que incorpora já o "desastre" do investimento na Duro Felguera e você escreve que "não acrescenta valor às contas da empresa"?

O que são contas da empresa para si?

Registado: 1/1/2024 14:39

por Pageup » 12/12/2024 15:04

J.f.vieira Escreveu:
Pageup Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Mãos fracas!!! :shame:
Pessoal de pouca fé... :wall:

J.f.vieira

Mãos fracas não!! Habilidade e muitos anos, o meu ditado preferido é...mais vale um pássaro nas mãos do que dois a voar, e não podemos querer ganhar tudo, temos que deixar algum para os nossos amigos :lol: :lol:

Quase que consigo comprar 10 cêntimos mais barato que a venda de manhã. É mau?

"Ok, tiveste sorte... Agora imagina se disparasse 20% ou 30%... Ficavas a lamentar. É o que vai acontecer qualquer dia, garanto-te."

Depende da matéria a avaliar aquela noticia da caixaBI não trazia nada de substancial, nem acrescentava valor as contas da empresa, como me palpitou era lenha para os primeiros trinta minutos de bolsa. Há que avaliar sempre o que vale a notícia.

Registado: 1/4/2019 10:52

por Àlvaro » 12/12/2024 14:57

Investidor, a única coisa que falta aqui saber é se o fundo abytre consegue deitar mais abaixo a cotação da Mota. Se perder essa jogada, o abytre vira-se contra o abutre e terão de comprar fazendo a cotação disparar. portanto, o que alguém diz acima, um dia isso acontecerá, só não sabemos quando. :shock:

Registado: 31/5/2014 23:07

por J.f.vieira » 12/12/2024 14:50

Pageup Escreveu:

J.f.vieira

Mãos fracas não!! Habilidade e muitos anos, o meu ditado preferido é...mais vale um pássaro nas mãos do que dois a voar, e não podemos querer ganhar tudo, temos que deixar algum para os nossos amigos :lol: :lol:

"Ok, tiveste sorte... Agora imagina se disparasse 20% ou 30%... Ficavas a lamentar. É o que vai acontecer qualquer dia, garanto-te."

Registado: 29/11/2007 3:59

por Pageup » 12/12/2024 14:13

De manhã indiquei logo a minha saída, aquelas ordens de 15 000 e múltiplos é a construção de um castelo com baralho de cartas....

por Crissssx » 12/12/2024 14:00

Pageup Escreveu:

J.f.vieira

Falar depois dos acontecimentos é senpre muito bom eheh .

Registado: 22/2/2019 14:19

por Sinedrio » 12/12/2024 13:28

Investor Tuga Escreveu:Site CMVM: vice CEO Manuel Mota comprou ontem mais 40.000 ações a 2,711 €.

Os administradores da MOTA têm feito belas compras...Bem, é mais um sinal positivo.

por Pageup » 12/12/2024 13:16

J.f.vieira

por Investor Tuga » 12/12/2024 12:41

Site CMVM: vice CEO Manuel Mota comprou ontem mais 40.000 ações a 2,711 €.

Registado: 7/9/2024 8:51

por Àlvaro » 12/12/2024 12:39

Oh! Retomada a Mota a 2.738. Sempre dá para uns tijolos de chocolate :wink:

Registado: 31/5/2014 23:07

por Crissssx » 12/12/2024 12:26

Adoro a parte em que a empresa é top top , 2 dias depois venda efetuada...
Por isso é que acredito que muito do que se passa em certos comentários são apenas interesse próprio .

Registado: 22/2/2019 14:19

por Sinedrio » 12/12/2024 11:51

Eu que venho aqui de longe a longe, senti hoje necessidade de o fazer para dizer que parece-me muito evidente que a Mota-Engil vai ser a estrela da bolsa nacional em 2025, tal como foi em 2023. Se pudesse apostar, seria nesta. Está numa zona de suporte que aguentou e começa a querer pôr a cabeça de fora. Os fundamentais da empresa estão bem. A participação na Martifer corre bem. E quando ela sobe, não avisa ninguém, nem olha para os ventos lá fora.

por AAA_ » 12/12/2024 11:48

Notou-se ontem com a abertura dos USA uma boa recuperação.
Parece evidente que os fundos estão a voltar ao título, também pelo volume que tem feito.
Tenho reparado que quando há um bom lote na venda, tipo mais de 100 mil, é limpo enquanto o diabo esfrega um olho.

Registado: 21/10/2010 13:08

por J.f.vieira » 12/12/2024 11:47

Diminuição de 50 pontos-base :-k

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ros-do-bce

J.f.vieira

por J.f.vieira » 12/12/2024 11:31

Todos estão a vender, à espera que o GAP seja fechado.
Acho que o tiro vai sair pela culatra."

J.f.vieira

por iniciado1 » 12/12/2024 11:28

J.f.vieira

Gato escaldado de agua fria tem medo.
Por acaso ainda não saí , mas estou a pensar em sair hoje....
Por vezes é mais dificil tomar a decisão para sair do que para entrar.... :mrgreen:

Registado: 12/4/2021 11:59

por J.f.vieira » 12/12/2024 11:23

Mãos fracas!!! :shame:

J.f.vieira

por ASimoes » 12/12/2024 10:54

Pageup Escreveu:Já despachei as minhas, se fiz bem ou não eis a questão...agora faço bolsa TV :lol:

Bom Dia ! Eu, despachei só metade. O resto fica à espera, sentado ! Bons negócios 8-) :-k
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: IX Hispana, Luzemburg, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 123 visitantes