Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 6/12/2024 1:53

Pmart 1 Escreveu:
Rolling Trader Escreveu:(...)

Meu caro colega forista !!!
(...)
Nada mais me move , gosto de ler o que escreve e fiz um pequeno reparo que me pareceu adequado , visto daqui mas isso sou eu que nada sei .

Pmart, "no harm, no foul", como referi pode fazer os reparos que quiser aos meus comentários, só lhe peço para que o faça em resposta direta ao meu post e não no meio de outra informação, que efetivamente foi relevante como já referi (e acabou por "se perder").

Pmart 1 Escreveu:O que me trouxe aqui hoje, foi a informação que já tinha partilhado num post anterior mas que ainda não tinha visto publicada nos media ,dos cerca de 15% do free float em posições SHORT.

E fez muito bem, e vou aproveitar, para elaborar sobre a notícia do Jornal de Negócios que citou, que diz especificamente o seguinte:

As ações da empresa sob empréstimo, uma indicação das posições a descoberto, representavam cerca de 14% do "free float" a 3 de dezembro, de acordo com dados da S&P Global Market Intelligence, abaixo do máximo de 12 meses de 17% alcançado a 16 de setembro.

Primeiro facto relevante, ações da empresa sob empréstimo não é sinónimo cabal de posições a descoberto, a própria notícia indica que ações sob empréstimo são uma indicação das posições a descoberto.
Uma ação pode ser emprestada para outros fins que não o short selling (os outros fins estão predominantemente associados a instrumentos financeiros complexos).

Segundo facto 14% de ações do free float correspondem a 10 955 135 ações (como fiz estas contas? De acordo com a informação constante no site da própria Mota-Engil o Free Float da empresa corresponde a 25,51% do número total de ações ordinárias, ou seja 78 250 971 ações, portanto 14% desse free float corresponde a 0.14 x 78 250 971 = 10 955 135 ações)

Terceiro facto 10 955 135 ações correspondem apenas a 3.57% do capital de ações da Mota Engil (i.e. do número total de ações ordinárias, ou seja 10 955 135 / 306 775 950)

Quarto facto, a Muddy só tem uma posição a descoberto de 0.57% sobre as ações da Mota (até vou incluir nas contas a totalidade das ações ordinárias e não apenas as ações em circulação), ou seja, 0.57 * 306 775 950 = 1 748 622 ações

Quinto facto, de acordo com a notícia, o número de ações sob empréstimo desceu de 17% para 14% desde setembro. Ou seja uma descida de 21% em quase 3 meses desde a abertura do short.

Conclusões:

No máximo, se só estão 10 955 135 ações sob empréstimo, significa que apenas podemos ter um máximo de posições a descoberto de 3.57% do capital em bolsa da Mota Engil (assumindo que todas as ações foram emprestadas para efeitos de short selling).
Ou seja, pode haver uma horda de short sellers que, no seu conjunto têm uma posição a descoberto 426% superior à da Muddy Waters (mas isso foi o que eu sempre defendi, assim como o próprio CEO)

A descida de 21% das ações em empréstimo pode significar também o cansaço dos shorters. É que com a lateralização que se verifica desde setembro, não ganham nem os curtos, nem os longos, só os day traders.

Pmart 1 Escreveu:Dei também a informação que hoje apareceu nos terminais Bloomberg ( só aparece normalmente quando é comunicada ao mercado) uma posição short da Muddys como se fosse uma nova posição .

Relativamente à mensagem do Bloomberg Terminal, deduzo que tenha acesso (ou conheça alguém com acesso), qual foi o texto específico dessa mensagem, no seu original em inglês? Consegue partilhar por favor?

Pmart 1 Escreveu:Bons negócios e Rolling keep the trades e opina escreve mas tira as difamações e códigos se assim o entenderes

Desde que leio o fórum do Caldeirão, acusações difamatórias sobre a reputação e idoneidade da Mota Engil, só as li a serem escritas pelos utilizadores muad'dib e xxxJJxxx.

Dizer mal de um título enquanto ativo financeiro é uma coisa (há argumentos para dizer bem e para dizer mal), porém, bramir acusações criminosas, sem provas, num fórum público é outra e eu não compactuo com esse tipo de discurso.

Se eu enviar um email à direção do Jornal de Negócios com CC do Investor Relations da Mota Engil, será que eles irão relevar as acusações do muad'dib? :-k

Bons negócios para si também Pmart!

Tudo de bom a quem vem por bem!

Registado: 1/1/2024 14:39

por macau5m » 6/12/2024 0:09

Sucedeu o que eu andava a vaticinar há algum tempo e que pensava que já tinha passado.
Com a forte subida das 2 ultimas semanas, esperava que a muddy waters ou outras que apostam nos curtos tivessem uma reação.
Ontem ao inicio da tarde meti uma ordem de compra nos 2.70€
Quando vi o fecho nos 2,81€ pensei que o caminho era para norte e ponderei alterar a ordem para um valor aproximado ao do fecho.
Não alterei a ordem e a meio da manhã fui verificar os mercados, verificando que a ordem tinha sido realizada.
Conclusão, andei tanto tempo à espera para ver se ela de decidia e quando fui eu a decidir ela pregou-me a rasteira.
PS. Não utilizo stops, por isso vai ficando por cá até recuperar o investimento ou até falir.
Estou em crer que se nada de anormal se passar, a primeira situação deve vir em primeiro lugar.
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por Pmart 1 » 5/12/2024 23:48

Rolling_Trader Escreveu:
Pmart 1 Escreveu:a posição short na Mota Engil é da ordem dos 15% do seu free float , podem ver em

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... mota-engil

(...)

Nota final , parece-me que estamos a sair um pouco da normalidade do caldeirão com supostos " donos da verdade" (SIM O SHORT NÃO É 0,57% DO CAPITAL SOCIAL ) a falar de códigos disto e daquilo e de alguma forma a ameaçar outros foristas por pensarem e terem ideias diferentes .

Boa Pmart,

Em primeiro lugar obrigado pelo link e pela "highlight" dos 15% de freefloat (embora a notícia diga 14%) assignados a posições a descoberto. Muito relevante e essa informação e podia-me ter passado ao lado (pois costumo ignorar as notícias com "resumos do dia"). Farei um post sobre isso mais tarde.

Em segundo lugar, desafio-o a citar-me em "quote" ou a nomear-me por nick quando se refere a coisas que eu escrevi, especialmente se é para me corrigir.

Por último vou invocar o meu direito ao contraditório e vou corrigir as suas correções:

1. Eu não disse que o short é de 0.57% do capital social, disse que é sobre "0.57% do capital", subentenda-se capital em bolsa, esse é o jargão oficial que consta no site da CMVM que lista as posições curtas sobre a Mota Engil (ou sobre qualquer outra cotada), conforme printscreen abaixo do site da CMVM:

CMVM_Short_ME.jpg

2. Eu não ameacei utilizador nenhum, fiz uma séria (segunda) sugestão à moderação para refrear os ímpetos de um forista que, pela quarta vez, insinuou que a Mota Engil emprestou ações próprias à Muddy Waters para fazer um short.
    Esse utilizador, o muad'dib, não tem provas do que diz e insiste recorrentemente no tema, o que é punível pelo código penal português.

3. Não sou "dono da verdade", eu argumento veementemente sim, mas não o faço por disputa, mas sim como um processo de troca de ideias, apresentando pontos de vista baseados em factos e evidências que sustentam as minhas posições.
    Cada um tem a autonomia para avaliar os meus argumentos e os considerar, ou não, para chegar às suas próprias conclusões.

Por isso Pmart, saúdo-o pelo seu post, foi informativo e argumentativo, e eu tomei a liberdade de contra argumentar.

As divergências de opiniões não precisam ser vistas como ameaças, mas sim como oportunidades para aprender e crescer, é o que eu faço quando leio um post de outro forista.

Sinta-se à vontade de me corrigir sempre que quiser (eu farei o mesmo tal como fiz agora), é assim que desafiamos as nossas próprias teorias e ideias. Eu já mudei de ideias algumas vezes com base no que outros escreveram, certamente não mudei de opinião por alguém repetir incessantemente a mesma teoria sem argumentação válida.

PS: Não lamenta mais do que eu, o facto de me ter feito perder tempo a escrever este post num dia como este, em que eu queria estar mais concentrado a investigar as causas da queda e posteriormente as transmitir aqui neste fórum.

Não tardará muito e vencem-me pelo cansaço, se calhar ficam com o muad'dib e as suas teorias da conspiração e eu guardo as informações que encontro para mim.... já faltou mais.

Meu caro colega forista !!!

O que me trouxe aqui hoje , foi a informação que já tinha partilhado num post anterior mas que ainda não tinha visto publicada nos media ,dos cerca de 15% do free float em posições SHORT.

Dei também a informação que hoje apareceu nos terminais Bloomberg ( só aparece normalmente quando é comunicada ao mercado) uma posição short da Muddys como se fosse uma nova posição .

Com base nesse informação procurei justificar o volume e a venda forte de hoje com investidores que seguem a Muddys e com algoritmos que acompanham o mercado ( convenhamos a ME é uma migalha no oceano.

Nada mais me move , gosto de ler o que escreve e fiz um pequeno reparo que me pareceu adequado , visto daqui mas isso sou eu que nada sei .

Espero ter conseguido dar uma ajuda a encontrar uma razão possivel para o que sucedeu hoje .

A outra hipotese a considerar e seria muita má para a maioria de nós que temos posições longas é um outro fundo ter aberto uma nova posição curta e aí meus amigos FASTEN SEAT BELTS .

Nas próximas sessões saberemos no entanto amanhã na abertura iremos ter sinais.

Bons negócios e Rolling keep the trades e opina escreve mas tira as difamações e códigos se assim o entenderes

Como diria o outro assobia para o lado .

Registado: 13/7/2011 20:38

por MarcoAntonio » 5/12/2024 23:17

Hoje foi um dia em que se falou muito da Mota (pudera!).

Ainda assim, venho pedir que falem mais da Mota. E menos dos participantes.

:wink:

Recordo que se houver alguma situação que entendam que merece a atenção da moderação e esta não tenha actuado pro-activamente, há um botão para o efeito (aviso/alerta) no canto superior direito dos posts. Nesse(s) caso(s), a moderação irá rever os posts e agir em conformidade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ASimoes » 5/12/2024 23:13

8-) :clap: 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por mcstreet » 5/12/2024 23:10

Não querendo subestimar a proposta do minibull, acho que quem está na EGL não se devia preocupar assim tanto com o short seller, normalmente quando uma empresa vai à falência não é por isso, as posições curtas o que fazem é acompanhar o sentimento do mercado, e que como já disse a empresa estava muito acima de uma cotação realista, portanto era uma questão de tempo para alguém a shortar. Neste caso quem shortou já percebeu até onde o mercado acha qual o valor mínimo da Mota, portanto não se preocupem, ele vai acabar por fechar à medida que se aproximarem resultados, e mais do que quem está bull, ele já percebeu o risco que está a correr para não haver um short squeeze, hoje para mim foi um excelente sinal disso. Na bolsa americana há imensas ações com posições short bem acima de 15% que andam a espremer bem os curtos, nem falo de situações como as da Gamestop. Por isso continuo a dizer que shorts fazem falta no mercado e não devem ser diabolizados, basicamente o que fazem é aproveitar a falta de consistência de pequenos investidores, portanto se acham que as premissas que os fizeram investir ou sair fora se mantém, não se deixem influenciar por uma posição short. E já agora, deixem-se de tricas

Registado: 28/4/2006 17:30

por minibull » 5/12/2024 22:53

Caríssimos,

Permitam-me uma sugestão:

Todos nós, aqui estamos pela Mota-Engil, pois bem sabemos o valor da empresa ( que nada tem a ver com a sua irrisória cotação actual).
As divergências que parecem existir, não as são de facto, são apenas visões diferentes da mesma realidade, e que não esconde o que todos nós sabemos e que é o valor e alto potêncial da empresa, e todos obviamente temos interesse em que a sua cotação reflita o real valor da empresa (enfim, quase todos...), e que há quem ache, através de análises bem elaboradas, que é várias vezes a sua cotação actual.

Ora bem, este vosso companheiro, não passa de um minibull, pelo que não sou eu, mas um grupo de amigos e colegas, no qual eu modestamente (comparativamente aos outros) me incluo, conseguimos mobilizar 38 * 45 000, sensivelmente 3% do free float.
Já o fizemos perante o ataque de há três meses, e apenas por coincidência, a cotação segurou-se na casa dos 2,40. Mera coincidência.

No entanto, a partir de amanhã, voltaremos à "guerra" com tudo com que temos, e as nossas acções serão postas "à venda" a 3,33 , por forma a que as mesmas, caso estejam a ser emprestadas aos "camones" eles não contem mais com elas para as suas brincadeiras com o "coitadinho" do portuga.

E, com a boa notícias que ele "brincam" com 14% do free float, imaginem o ressalto brutal que elas poderão ter, num curto espaço de tempo, se os curtos tiverem que fechar as posições sob pressão. Isso poderíamos nós conseguir, se nos unirmos, e tomarmos todos esta acção concertada, que eu desafiava aqui todos os companheiros a fazerem o mesmo; pois nada perdem, e se todos o fizermos, poderemos ter muito a ganhar.

Abc.

Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '

por Aqui_Vale » 5/12/2024 22:43

É uma pena se assim for. Também eu já muito me senti agredido, neste tópico. Mas a pedido de, tantos, não desisti de opinar e colocar os meus bonecos.

CumPrim/
Vale Aquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Rolling_Trader » 5/12/2024 21:52

Pmart 1 Escreveu:a posição short na Mota Engil é da ordem dos 15% do seu free float , podem ver em

(...)

Nota final , parece-me que estamos a sair um pouco da normalidade do caldeirão com supostos " donos da verdade" (SIM O SHORT NÃO É 0,57% DO CAPITAL SOCIAL ) a falar de códigos disto e daquilo e de alguma forma a ameaçar outros foristas por pensarem e terem ideias diferentes .

Boa Pmart,

Em primeiro lugar obrigado pelo link e pela "highlight" dos 15% de freefloat (embora a notícia diga 14%) assignados a posições a descoberto. Muito relevante e essa informação e podia-me ter passado ao lado (pois costumo ignorar as notícias com "resumos do dia"). Farei um post sobre isso mais tarde.

Em segundo lugar, desafio-o a citar-me em "quote" ou a nomear-me por nick quando se refere a coisas que eu escrevi, especialmente se é para me corrigir.

Por último vou invocar o meu direito ao contraditório e vou corrigir as suas correções:

1. Eu não disse que o short é de 0.57% do capital social, disse que é sobre "0.57% do capital", subentenda-se capital em bolsa, esse é o jargão oficial que consta no site da CMVM que lista as posições curtas sobre a Mota Engil (ou sobre qualquer outra cotada), conforme printscreen abaixo do site da CMVM:

CMVM_Short_ME.jpg

2. Eu não ameacei utilizador nenhum, fiz uma séria (segunda) sugestão à moderação para refrear os ímpetos de um forista que, pela quarta vez, insinuou que a Mota Engil emprestou ações próprias à Muddy Waters para fazer um short.
    Esse utilizador, o muad'dib, não tem provas do que diz e insiste recorrentemente no tema, o que é punível pelo código penal português.

3. Não sou "dono da verdade", eu argumento veementemente sim, mas não o faço por disputa, mas sim como um processo de troca de ideias, apresentando pontos de vista baseados em factos e evidências que sustentam as minhas posições.
    Cada um tem a autonomia para avaliar os meus argumentos e os considerar, ou não, para chegar às suas próprias conclusões.

Por isso Pmart, saúdo-o pelo seu post, foi informativo e argumentativo, e eu tomei a liberdade de contra argumentar.

As divergências de opiniões não precisam ser vistas como ameaças, mas sim como oportunidades para aprender e crescer, é o que eu faço quando leio um post de outro forista.

Sinta-se à vontade de me corrigir sempre que quiser (eu farei o mesmo tal como fiz agora), é assim que desafiamos as nossas próprias teorias e ideias. Eu já mudei de ideias algumas vezes com base no que outros escreveram, certamente não mudei de opinião por alguém repetir incessantemente a mesma teoria sem argumentação válida.

PS: Não lamenta mais do que eu, o facto de me ter feito perder tempo a escrever este post num dia como este, em que eu queria estar mais concentrado a investigar as causas da queda e posteriormente as transmitir aqui neste fórum.

Não tardará muito e vencem-me pelo cansaço, se calhar ficam com o muad'dib e as suas teorias da conspiração e eu guardo as informações que encontro para mim.... já faltou mais.

por muad'dib » 5/12/2024 21:09

15% de curtos na mota

então as contas de de 38 investidores a 45k de ações de empréstimo já não dá. :lol:

nem degiros mais saxos,entre outras que aguentem :idea:

haviam em tempos um sr que terminava as frases com, e esta hein

Registado: 15/11/2024 12:20

por mcstreet » 5/12/2024 20:31

Goldendust Escreveu:Não sou entendido na matéria e sigo a Mota como possível investimento para o ano de 2025 mas só quero alertar para a situação do CEO comprar acções da própria empresa pq foi assim que fiquei agarrado ao BCP durante muitos anos.
Fui atrás do "sinal de confiança" do então CEO Nuno Amado e passado uns tempos levei com um AC em cima.
Não será o caso da Mota mas só quero alertar para o facto de que nem sempre esse tal sinal de confiança é um bom sinal...
Bons negócios!

Como o contrário, na bolsa raramente há certezas, há indícios, mas entre um e outro prefiro ver um insider a comprar do que a vender, mas concordo que a bolsa portuguesa é useira e vezeira nesse tipo de habilidades, por isso mesmo só lá tenho 15% da carteira com intenção de reduzir e muito em 2025.

por Investor Tuga » 5/12/2024 20:28

Ora, resumindo os comentários de ontem e de hoje: ontem era uma empresa top, a caminho dos 3,50 / 4,00 €….hoje é um buraco a caminho dos famosos 1,50 €!
Foi uma noite complicada para a Mota portanto…
O que será que mudou no presente e futuro da empresa?

Registado: 7/9/2024 8:51

por Lucky_Luke » 5/12/2024 20:19

Hoje foram 7,997 milhões e depois do fecho foram 585.000. Dia de record para a Mota.

Eu vou seguindo as vossas conversas sobre a duvida que é de todos: Que ações estão a ser usadas para este short?

Não sei a dimensão de transações em situações de um ataque de curtos, mas na ME tem-se transacionado um número bem elevado de ações. Hoje transacionaram-se quase 2,5% das ações totais da ME.

Se há investidores de relevo metidos nisto, eu entendo-os, entre os 2.40 e os 2.70 consegue-se fazer muito dinheiro.

Curiosamente deixei uma ordem de compra a 2.5 a uns 15min do final e foi executada a 2.49 depois do fecho.

Amanhã vê-se como corre.

Registado: 19/11/2024 11:06

por Pmart 1 » 5/12/2024 20:17

Bem hoje já todos poderam ler que a quantidade da posição short na Mota Engil é da ordem dos 15% do seu free float , podem ver em

Dito isto também me parece importante salientar e se calhar alguns de vocês tem acesso a um terminal Bloomberg , hoje apareceu um tick que dizia mais ou menos como se fosse coisa nova , open Posição Short Muddy Waters , , sendo que nem era claro se era a que existia ou um outro movimento.

Dito isto como certamente os "sábios" sabem ou deviam saber quando aquilo aparece outros replicam posições , os algoritmos disparam sem DÓ.

Pode também ser este efeito que provocou hoje um volume ANORMAL.

Bem também pode ser isto ou o seu contrário.

Bem só sei que nada sei
Editado pela última vez por Pmart 1 em 5/12/2024 20:20, num total de 1 vez.

Registado: 13/7/2011 20:38

por Goldendust » 5/12/2024 20:08

Não sou entendido na matéria e sigo a Mota como possível investimento para o ano de 2025 mas só quero alertar para a situação do CEO comprar acções da própria empresa pq foi assim que fiquei agarrado ao BCP durante muitos anos.
Fui atrás do "sinal de confiança" do então CEO Nuno Amado e passado uns tempos levei com um AC em cima.
Não será o caso da Mota mas só quero alertar para o facto de que nem sempre esse tal sinal de confiança é um bom sinal...
Bons negócios!

Registado: 12/5/2015 16:47

por SalvaFP » 5/12/2024 19:35

se for um curto,,,,a parte boa é que tem de recomprar tudo!!

Registado: 3/7/2023 13:03

por Silvaz77 » 5/12/2024 19:23

Aproveito para referir que estou completamente de acordo con a visao do Muad'dib.

Mesmo com tantas incertezas sobre tantas coisas, desde logo a Economia e o crescimento, sem mencionar o resto, continua a ser espantoso como o otimismo prevalece... não só continuam os touros de ouro do costume, mas também agora o DAX a atingir os míticos 20.000 pontos.
Na Alemanha diz-se que já é o rally da vitória da CDU e teremos um novo Governo de centro direita. As coisas poderão mudar.
Nota-se a falta de ligação na Europa. Se há mercados tipo o da Alemanha e França onde há nervosismo, regista que a crise poderá ser longa.

Considerando isto tudo, estou muito negativo para o mercado de ações na Europa, fruto da incerteza politica e económica na Alemanha e na França, bem como no ajustamento das taxas alfandegarias que serão impostas pelo Trump, o declínio na Europa da indústria automóvel e o incremento do pib de cada pais, para os compromissos de armazenamento

Relativamente às acções americanas, exatamente ao contrario, forte expansão das indústrias americanas, novos investimentos e construção de novas fabricas de empresas europeias nos usa, para redução do efeito das taxas, medidas proteccionistas de Trump...

Relativamente à Mota, com isto referido, com base também da analise tecnica, que bem o Muad'dib, demonstrou acima, continuo a defender a correção no minimo ate ao suporte dos 1.5€
Os gráficos estao la e dizem isso, dizer o contrário, lamento mas é desvirtuar tudo o que aprendemos nos livros...

Percebe-se também a argumentação de alguns, porque estão dentro, e com numeros significativos 45k, que tendem a usar a emoção e influenciar ourros das suas narrativas...
Serão certamente opiniões validas, mas nao devem ser fonte de verdade absoluta que origine a influência de outros a comprar...

Registado: 15/9/2015 21:52

por mcstreet » 5/12/2024 19:08

Depois de hoje considero que usar AT com exceção do suporte nos 2,40 é uma perfeita perda de tempo. E mesmo assim, ao contrário da minha estratégia que está pensada para vender numa quebra dos 2,40 vou ficar quieto até haver novidades consistentes, sejam notícias, resultados, etc

por Rolling_Trader » 5/12/2024 18:28

Investor Tuga Escreveu:
afcapitao Escreveu:Quase 8M de ações transacionadas... Ufa!
Vamos ver o lado positivo: quem queria vender, em princípio já vendeu tudo hoje! :lol: :lol:

Já agora, com este volume, em forte queda, e sem notícia aparente, a CMVM não devia ter pedido algumas explicações?

Explicações a quem afcapitao?

À empresa não me parece: o CEO e vice CEO compraram 55.000 ações…
Aos fundos que hoje despejaram lotes ao longo do dia?

Verdade Investidor Tuga, a CMVM tem bastante mais informação do que nós.

Se há alguém que deve pedir explicações, somos nós à CMVM :lol:

Vamos ver se isto está mesmo só relacionado com a especulação em torno da Duro Felguera.

Se calhar o CEO devia clarificar bem aos acionistas, qual é o pior cenário possível, quanto ao impacto nas contas da Mota-Engil, de uma nacionalização (ou até falência) da Duro Felguera.

Nesta notícia do ECO, o CFO, diz que a participação na Duro Felguera não "deve" ter impacto no Grupo (mas convém clarificar o "não deve")

In Eco

Acionistas “muito minoritários” na Duro Felguera

Numa semana em que surgiram novas notícias sobre a espanhola Duro Felguera, participada da Mota-Engil que está a passar por dificuldades, o responsável pelo pelouro financeiro mostra-se tranquilo, notando que a situação não deverá ter impacto no grupo português.

“O tema da Duro Felguera nasce como um braço capaz para o desenvolvimento de grandes investimentos que vai haver na reindustrialização, mas é importante perceber que a Mota-Engil esteve envolvida como parceiro industrial, mas posicionou-se sempre com um ticket de capital muito, muito exíguo, abaixo dos 13%, nos 12,5%”, esclarece José Carlos Nogueira.

O CFO da Mota acrescenta que a empresa tinha conhecimento que “a Duro Felguera tinha três mercados onde apresentava problemas”, fez “o caminho com a Duro Felguera de acomodar antes da operação o que eram as perdas e a avaliação de risco dessa mesma operação”. E a Mota-Engil “entra já numa ótica de futuro e de ter um parceiro industrial num setor em que ainda hoje em dia é muito difícil encontrar e é muito especializado com parcerias capazes de nos darem essa expertise para incorporação nos nossos grandes projetos”, acrescenta.

Dito isto, o CFO nota que a exposição do grupo “está dentro de um ambiente bastante controlado. Somos muito minoritários na estrutura acionista da Duro Felguera“, reforça.

Também ficaremos a saber nos próximos dias se a Muddy reforçou o short ou não (esperemos que não, senão a Mota Engil vai ter seriamente de considerar comprar ações próprias, ou a Holding da Família Mota reforçar como já o fez este ano).

por muad'dib » 5/12/2024 18:27

Não é inédito a CMVM suspender negociação de uma cotada até ser divulgada informação relevante ao mercado em certos casos.

a cmvm regula pouco :idea:

quanto ao código penal, e artigo sobre difamação, apenas faço um reparo que, aquele que atirar a primeira pedra neste caso, não deve ser bom da cabeça.

os tribunais fazem muito pouco :!:

quanto a rir, era o que mais faltava, precisar de argumentar aquilo que é uma ideossincrasia :lol:

por yaya » 5/12/2024 18:23

mcstreet Escreveu:está com pinta de ir aos 2,40, o breakout foi flop.. até resultados anuais vai ser mais do mesmo por este andar.

também me parece, a chave para esta cotada vão ser os resultados anuais, mas só lá para o ano

esta lateralização que durou semanas pareceu-me enganadora

Registado: 28/8/2013 22:19

por afcapitao » 5/12/2024 18:20

Investor Tuga Escreveu:
Vamos ver o lado positivo: quem queria vender, em princípio já vendeu tudo hoje! :lol: :lol:

Já agora, com este volume, em forte queda, e sem notícia aparente, a CMVM não devia ter pedido algumas explicações?

Não é inédito a CMVM suspender negociação de uma cotada até ser divulgada informação relevante ao mercado em certos casos.

Edit: correção do link:
https://informador.pt/legislacao/lexit/ ... lamentado/
Editado pela última vez por afcapitao em 5/12/2024 19:04, num total de 1 vez.

Registado: 8/3/2012 17:31

por muad'dib » 5/12/2024 18:12

não estou aqui para entrar em conflito com ninguém, apenas tenho a minha opinião, e não ambiciono que ninguém pense como eu.

não estou a ofender ninguém, logo, julgo que posso partilhar a minha visão, sabendo que os demais poderão nem ler, ou ligar à minha conversa.

posto isto:

porque imagens valem mais que muitas palavras:

péssimo fecho da mota :idea:
Anexos
DIARIO.png
SEMANAL.png
fecho mota.png

por MarcoAntonio » 5/12/2024 18:10

Aqui ficam os gráficos actualizados após a sessão de hoje, que com um volume enorme, trouxe a cotação de novo para o range dos últimos 3 meses...

Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Investor Tuga » 5/12/2024 18:07

Registado: 7/9/2024 8:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, iniciado1, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2 e 151 visitantes