Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Quase 8M de ações transacionadas... Ufa!
Vamos ver o lado positivo: quem queria vender, em princípio já vendeu tudo hoje!

Já agora, com este volume, em forte queda, e sem notícia aparente, a CMVM não devia ter pedido algumas explicações?
Vamos ver o lado positivo: quem queria vender, em princípio já vendeu tudo hoje!

Já agora, com este volume, em forte queda, e sem notícia aparente, a CMVM não devia ter pedido algumas explicações?
- Registado: 8/3/2012 17:31
MarcoAntonio Escreveu:Discutam a Mota. Não discutam os participantes.
Boa tarde Marco,
Editei (i.e. removi) a última parte do meu post em resposta ao muad'dib.
Porém, em defesa da honra, não irei editar nem remover a primeira parte.
Alias, já fiz aqui um apelo público à moderação para refrear o ímpeto do muad'dib em lançar rumores conspirativos sancionáveis pelo artigo 180.º do código penal português
CÓDIGO PENAL > Livro II > Título I > Capítulo VI
Artigo 180.º
Difamação
- 1 - Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias.
2 - A conduta não é punível quando:
- a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e
b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira.
muad'dib Escreveu:RollingTrader Escreveu:Bastavam 38 investidores privados com o mesmo número de ações que eu, e com uma conta normal na Degiro, para que esta tivesse ações suficientes para emprestar à Muddy Waters!!!
nem farei qualquer comentário a esta afirmação, apenas me dá vontade de rir![]()
Típico seu, quando não consegue contra-argumentar ri-se.
muad'dib Escreveu:Rolling Trader Escreveu:Recapitulo o que já referi anteriormente ao xxxJJxxx e a si também.
quer então dizer que, segundo as suas premissas eu imponho, e voçê faz o quê?
quer então dizer que, voçê é que está certo, e a mim deverão ser colocados processos em tribunal, é isso?
quer então dizer que, eu é que sou cansativo, mas voçê é que é brilhante, é isso?
Eu não ando a difamar e a acusar sem provas. Quer que lhe coloque aqui os artigos do código civil que está a violar?
Ainda estou à espera que você identifique "as premissas que eu imponho"
Discutam a Mota. Não discutam os participantes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bastavam 38 investidores privados com o mesmo número de ações que eu, e com uma conta normal na Degiro, para que esta tivesse ações suficientes para emprestar à Muddy Waters!!!
nem farei qualquer comentário a esta afirmação, apenas me dá vontade de rir

Recapitulo o que já referi anteriormente ao xxxJJxxx e a si também.
quer então dizer que, segundo as suas premissas eu imponho, e voçê faz o quê?
quer então dizer que, voçê é que está certo, e a mim deverão ser colocados processos em tribunal, é isso

quer então dizer que, eu é que sou cansativo, mas voçê é que é brilhante, é isso

Eu não desejo impor qualquer coisa que seja
A minha ambição é que como eu, todos duvidem de tudo, e tudo coloquem em causa![]()
cada vez mais a minha ideia confirma-se![]()
movimentos destes são perfeitamente normais, há muitos que os denominam como esoterismo ou movimentações do oculto
compram aquilo que podem, ao preço que o operador short permite, pois a informação ventilada da quantidade disponível, é mesmo essa, isto é:
o short no movimento especulativo conseguiu reunir uma certa quantidade, dessa forma, com a operação controlada em lotes, leva o preço a um determinado patamar, permitindo a re-compra das quantidades disponíveis, daquelas que originalmente foram emprestadas na operação, permitindo a re-compra, das que foram adquiridas no mercado, pelo esmagamento do preço.
quando o objectivo do mandante da operação for completado, e quando o seu desejo tiver sido concretizado, nessa altura, quem entrou curto em ações, irá fechar a posição, nunca antes.
por isso, a quem está dentro uma palavra: paciência, e muito alento, pois a mota irá subir, e subir bem, quando perguntarão alguns, quando eles quiserem

um reparo a quem está de fora, com vontade de entrar, e não sabe se há-de ser agora, ou o preço virá muito mais abaixo, pois bem....
quem negoceia a mota conhece que, são poucas as oportunidades de viagem a bom preço, por isso mesmo a calhar, será de entrar quando ela permite.
de ontem para hoje, o que mudou na mota, para esta variação de preço![]()
posso estar enganado, mas, a mota poderá bem nos próximos 24 meses estar nos dois dígitos.... não me crucifiquem já, por um lado!
por outro lado, não considerem esta afirmação como nota para investimento, eu não pesco nada disto

muad'dib Escreveu:afcapitao Escreveu:Não achas demasiado rebuscada essa insinuação? Uma empresa em princípio não quer perder valor.
Se fosse apanhada numa dessas operações, era uma perda total de valor e credibilidade, prejudicando o negócio.
Honestamente, acho que não faz sentido
(...)
sabe quem emprestou é isso?
É que eu não sei, e continuo a colocar a questão, apenas para ver se existe alguém que tenha feito uma busca com mais exactidão, e/ou tenha mais capacidade a nível de informação, por um lado.
por outro lado, torno a reforçar a ideia de origem!quando descobrirem quem emprestou as ações, tudo ficará mais claro![]()
muad'dib ainda diz você que os outros é que tentam impor as suas ideias quando você, de forma reiterada e cansativa, já tem 4 posts diferentes sempre à volta da mesma teoria da conspiração.
Como já referi, quem fazia muito isso era o utilizador xxxJJxxx que, tal como você (coincidentemente), também estava dentro da Mota Engil mas queria que ela fosse a 1,5 para "se encher delas" e (coincidentemente) também tinha a mesma teoria da conspiração do muad'dib.
Recapitulo o que já referi anteriormente ao xxxJJxxx e a si também.
Neste momento a Muddy Waters tem um short de 0.57% sobre o capital da Mota Engil, ou seja 1 713 901 ações.
Segundo a DeGiro, a titularidade da Mota Engil junto de institucionais com mais de 500 mil ações, distribui-se neste momento desta forma (excluindo a FM e a CCCC):
- (3 550 000) IM Gestão de Ativos - Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Co
(2 348 057) The Vanguard Group Inc,
(2 306 695) American Century Investment Management Inc,
(1 785 296) Dimensional Fund Advisors L,P,
(1 304 751) DWS Investment GmbH
(1 158 394) Norges Bank Investment Management (NBIM)
(1 010 109) APG Asset Management N,V,
(995 242) Mellon Investments Corporation
(873 347) BlackRock Institutional Trust Company N,A,
(832 631) Optimize Investment Partners
(679 000) GVC Gaesco Gestión SGIIC S,A,
(582 611) Bessemer Trust Company N,A, (US)
(567 200) GNB Gestão de Ativos
(563 621) State Street Global Advisors (US)
Qualquer uma destas entidades podia ter emprestado ações à Muddy. As 4 primeiras individualmente e as restantes de forma combinada.
Por fim, reitero que as corretoras são os principais market makers visto que emprestar ações a descoberto é uma das suas principais fontes de receita.
Vamos fazer contas simples, só eu, investidor particular, tenho 45 mil ações da Mota Engil, tenho conta na Degiro em que não pago custódias, portanto, por omissão, o contrato que assinei, autoriza a DeGiro a poder emprestar as minhas ações.
E não é por eu colocar uma ordem de venda que isso os inibe de emprestar as minhas ações na mesma, basta ler o contrato da degiro (o que quase ninguém faz).
https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Contrato_Cliente_Degiro.pdf
Artigo 20º
Empréstimos de títulos
20.1 Consentimento do Cliente
A menos que o Cliente tenha selecionado a opção "Custody" para a Página Pessoal relevante, ao assinar o Formulário
de Aceitação para Serviços de Investimento, o Cliente autoriza a DEGIRO a emprestar os Títulos que sejam objeto de
uma Ordem de Compra ou que sejam mantidos para o Cliente pelo SPV. Ao fazê-lo, a DEGIRO em todos os momentos
será a contraparte a este respeito para a SPV e, como tal, terá a obrigação de voltar a entregar os Títulos que são
emprestados. É dado um breve esclarecimento sobre empréstimos no documento Serviços de Investimento na
Informação sobre Serviços de Investimento.
Dividindo o número de ações do short da Muddy pelo número de ações que eu tenho 1 713 901 / 45 000 = 38.
Bastavam 38 investidores privados com o mesmo número de ações que eu, e com uma conta normal na Degiro, para que esta tivesse ações suficientes para emprestar à Muddy Waters!!!
Pelo menos hoje o board tenta dar um sinal comprando ações… mas são peanuts, com cerca de 10% do free float negociado!
Voltou para o canal, só tem uma coisa a fazer, preservar os 2,40 nos próximos dias. Veremos se os compradores que lá estiveram estes meses continuam por lá.
Voltou para o canal, só tem uma coisa a fazer, preservar os 2,40 nos próximos dias. Veremos se os compradores que lá estiveram estes meses continuam por lá.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Investor Tuga Escreveu:Na minha opinião isto são movimentos concertados de vários fundos, estiveram a comprar de forma concertada, fazendo subir a cotação, estimulando a compra de pequenos acionistas no processo…
Hoje despejam as ações compradas de uma só vez, fazendo a cotação descer a pique e levando os pequenos accionistas a vender no pânico…
- Registado: 7/9/2024 8:51
Na minha opinião isto são movimentos concertados de vários fundos, estiveram a comprar de forma concertada, fazendo subir a cotação, estimulando a compra de pequenos acionistas no processo…
Hoje despejam as ações compradas de uma só vez, fazendo a cotação descer a pique e levando os pequenos accionistas a vender no pânico…
Editado pela última vez por Investor Tuga em 5/12/2024 16:59, num total de 1 vez.
Dragão_bravo Escreveu:O que se está a passar hoje no mercado. Será que já saíram os shorts ?
Estava a ser uma excelente semana de investimento e a mota a superar as minhas expectativas . De repente cai o que acham que aconteceu ?
Obrigado a quem me conseguir explicar.
Quanto muito voltaram a entrar os shorts. Por isso cai.
- Registado: 17/7/2014 22:33
"insiders might sell their shares for any number of reasons, but they buy them for only one: they think the price will rise."
Peter Lynch,
Peter Lynch,
SalvaFP Escreveu:site CMVM o Mota acaba de anunciar a compra de 40.000 ações a 2,7 eur hoje
A CMVM anuncia igualmente uma nova compra do CEO, Carlos Mota Santos, 15.000 acordo a 2,613 €, detendo agora 170.000 ações, 0,06% do capital da Mota.
O que se está a passar hoje no mercado. Será que já saíram os shorts ?
Estava a ser uma excelente semana de investimento e a mota a superar as minhas expectativas . De repente cai o que acham que aconteceu ?
- Registado: 17/10/2024 22:10
Suporte 1:
2,55 (-9,38%)
Resistência 1:
2,98 (6,01%)
segundo o J Negócios !
2,55 (-9,38%)
Resistência 1:
2,98 (6,01%)

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
J.f.vieira Escreveu:Bom dia, será que hoje ainda fecha positiva???
J.f.vieira
lol, pergunta aos " tubarões" não as vendi na abertura e caíram mais de 10%

Penso em reforçar, talvez amanhã ! lol

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
SalvaFP Escreveu:site CMVM o Mota acaba de anunciar a compra de 40.000 ações a 2,7 eur hoje
Estou a imaginá-lo colado ao ecrã a ver as transações ao minuto, e a pensar "devia ter esperado para entrar mais abaixo". Ou então não.

- Registado: 28/12/2015 16:15
site CMVM o Mota acaba de anunciar a compra de 40.000 ações a 2,7 eur hoje
- Registado: 3/7/2023 13:03
Ainda o short...
Normalmente quem empresta as ações são investidores passivos e de longo prazo, e claro que o fazem a troco de uma remuneração.
Será difícil de acreditar que neste caso o próprio Mota o fizesse, para apostarem contra a empresa dele...mas !
Normalmente quem empresta as ações são investidores passivos e de longo prazo, e claro que o fazem a troco de uma remuneração.
Será difícil de acreditar que neste caso o próprio Mota o fizesse, para apostarem contra a empresa dele...mas !
Lucky_Luke Escreveu:SalvaFP Escreveu:com 78.250.971 de free float, já negociou 5% desse valor
E vai com 1.5% da capitalização bolsista negociada em 4 horas.
7.586.000 ações foi quantas se transacionaram no dia 28 de Agosto. A este ritmo vai ultrapassar.
A minha pergunta onde se arranjam tantas ações para um movimento destes
Naked shorts, talvez? Dando como colateral outros activos

- Registado: 8/9/2015 13:04
afcapitao Escreveu:Olhando a esses 90M de investimento, ok.
Mas e a potencial perda de negócio, existe? O contrato com a pemex foi ganho com a ajuda da expertise da Duro Felgueira. Se bem me lembro a notícia foi vendida assim.
Mas qual é a preocupação afcapitao? Em caso de nacionalização quem pode perder são os acionistas. Os projetos em curso, o know how e o capital humano não se perdem em caso de nacionalização, bem pelo contrário, tentam-se reter para a empresa não perder mais valor ainda.
A parceria com a Duro Felguera na Pemex não me parece estar em causa.
um contrato de liquidez não precisa fazer nada quando se está a negociar com esta liquidez !!
num mercado onda tudo está para o curto prazo....e com poucos participantes. O short seller só empurrou, depois foram stops.. e vender para comprar mais barato!!
se esta noticia tivesse tanto impacto, o short, que costuma estar bem informado não tinha andado a fechar a posição.
Ainda hoje de manha forma negociadas 500k ações acima dos 2.8
mas se ainda não fechou, poderá via a dar uma ajuda no caminho para cima !!
se esta noticia tivesse tanto impacto, o short, que costuma estar bem informado não tinha andado a fechar a posição.
Ainda hoje de manha forma negociadas 500k ações acima dos 2.8
mas se ainda não fechou, poderá via a dar uma ajuda no caminho para cima !!
muad'dib Escreveu:caso consigam a resposta de quem emprestou as ações ao operador short rapidamente será fácil de compreender o porquê, não só do mesmo não ter fechado ainda a posição, concomitantemente, das quedas serem um movimento para continuar.
acresce, o contrato de liquidez com a malta do caixabi
Nisso concordo, um dia ainda se irá descobrir quem ajudou à festa.
O contrato de liquidez com a Caixa BI ainda estava ativo?
Para além disso no contrato estava acordado que "A suspensão do contrato de liquidez está ainda prevista se ocorrer a divulgação de factos relevantes que originem uma variação anormal de preços das ações"
Se não me engano, o que tens dado a entender é que algum accionista de referência emprestou as ações ao short seller com o objetivo de criar condições para entrar mais barato. Não é esta a ideia que queres passar? Se não é, então foi má interpretação minha.
sempre me ensinaram que ter dúvidas, e não dar nada como certo até ter todas as evidências como provadas, devo duvidar de tudo, e tudo questionar.
2 milhões de ações não é nada, mas, num papel como a mota fazem a diferença pelo parco free float, e número de títulos negociados em dia normal.
2 milhões de ações, são poucos os marketmakers que as têm, para emprestar, pois o capital está de tal maneira disperso, que juntar 2 milhões para as emprestar, não acredito, contudo, até pode ser por aí como já alguém aqui passou a ideia, pessoalmente, não acredito.
todavia, quem negoceia a mota há mais de 30 anos, sabe que, a mota é um híbrido de esoterismo e práticas do oculto![]()
! - Não sabemos se hoje foi um short, ou simples tomada valias, papel esteve a 2,4 pouco tempo....e stops etc..
2- julgo não ser obrigatória a comunicação de quem empresta, mas são normalmente Fundos de investimento, e o short nunca foi superior a 3M de ações...
3- a queda claro que é ampliada por quem vende primeiro e pergunta depois...
Agora também acho que perante uma queda de 10%, e depois de supostas boas noticias de Angola e do corredor do Lobito, a empresa já devia ter comunicado...
A esclarecer a noticia e o impacto que pode ter, julgo que podemos ter boa recuperação...até porque julgo já ter lido , não sei onde, que o Mota se tinha referido ao impacto da Duro como residual.
2- julgo não ser obrigatória a comunicação de quem empresta, mas são normalmente Fundos de investimento, e o short nunca foi superior a 3M de ações...
3- a queda claro que é ampliada por quem vende primeiro e pergunta depois...
Agora também acho que perante uma queda de 10%, e depois de supostas boas noticias de Angola e do corredor do Lobito, a empresa já devia ter comunicado...
A esclarecer a noticia e o impacto que pode ter, julgo que podemos ter boa recuperação...até porque julgo já ter lido , não sei onde, que o Mota se tinha referido ao impacto da Duro como residual.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, acintra, darkreflection, GamesOver, Google [Bot], Goya777, latbal, macau5m, malakas, Manchini888, MarketGodzilla, maturidade, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 128 visitantes