Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mota-Engil sob fogo cruzado no México por causa de adjudicação do Tren Maya
https://www.publico.pt/2020/07/11/econo ... ya-1923960
Diretor do Ministério dos Transportes do Malawi detido por adjudicar contrato à Mota-Engil
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -de-bogota
Espanhóis põem Mota-Engil fora do metro de Bogotá
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -de-bogota
E neste contexto solicito à moderação o favor de refrear o ímpeto do muad'dib de bramir, num fórum público, acusações de fraude, subornos, crimes financeiros contra países, empresas ou entidades sem apresentar provas factuais concretas.
não é por repetirmos as mesmas coisas vezes sem fim, que se tornarão verdade

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Opcard33 Escreveu:Rolling_Trader Escreveu: a sua fonte qual foi quando afirmou "Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa ."? Qual era o contexto dessas afirmações?
Rolling foi um pensamento com volume sonoro no teclado .
O meu receio que seja uma vantagem é mesmo o medo que a Europa se transforma na zona doente do mundo, um exemplo as empresas francesas que tinha grande parte do negócio fora d França foi a sorte grande muitas delas conseguem 90% do lucro é feito fora do país o que lhe permitiu sobreviver , por isso pode ser um vantagem para a Mota estar longe .
Um exemplo se Trump tirar o seu país da NATO hoje de manhã ouvi números do que seria necessário em termos de dinheiro para manter a defesa da Europa assusta .
Sem falar da única indústria onde a Europa que era líder o sector automóvel está a ser destruída a grande , os anúncios de redução efectivos não para , ouvi na Valeo vão ser mais de mil , um automóvel tem dezenas de fornecedores vai ser a catástrofe .
Por isso os europeus estão a levar o dinheiro para a América , originado uma anormalidade , a moeda de um país altamente deficitário sobe ,a moeda da zona com maior exedente comercial tomba
Afinal o seu pensamento era mais profundo do que eu interpretei. Assumi que tinha escrito "vantagem" por engano e que queria dizer "desvantagem" por a Mota estar a operar maioritariamente fora da Europa.
No caso da Mota está tudo dito, foi uma opção estratégica que está a dar frutos e que colocou a Mota numa fase de crescimento como nunca antes visto.
Quanto ao futuro da Europa, apesar desta estar a enfrentar alguns desafios sem precedentes, continuará a ser muito rentável para determinados setores de atividade (você também escolheu logo o pior que é o automóvel, que sofre em todo o lado).
Como estamos no fórum da Mota Engil, para não fugir ao tópico, a Europa continuará a ter sempre gigantescas oportunidades de crescimento na área das engenharia e construção, desde ligações ferroviarias, estradas e autoestradas, pontes, aeroportos, fábricas a outras infraestruturas ligadas à energia (como barragens por exemplo), infraestruturas sempre necessárias à medida os países europeus forem crescendo (mesmo que esse crescimento seja fraco como se prevê nos próximos anos).
Até arriscaria dizer que o setor da construção é dos poucos que beneficiaria com uma guerra, de forma diferida no tempo, (ou seja, no fim da guerra) dado que após a destruição vem sempre a necessidade de reconstrução.
Relativamente às empresas de construção francesas, não sei bem de onde tirou os números, mas se analisar os relatórios de contas de 2023 da Vinci (a maior construtora europeia, francesa por sinal) esta tem 43% da sua receita com origem em França, 8.6% no Reino Unido, 7% na Alemanha, 5% na Espanha 4.5% na Europa Central e de Leste, e 9.1% no resto da Europa, ou seja 77.2% do VN é obtido no continente Europeu pela Vinci.
Já a Eiffage tem 90% do seu VN a vir da Europa e mais de 60% é feito em França.
Apenas a Bouygues pode ser mais comparável em termos de risco com a Mota Engil pois opera em África e nas Américas, mas mesmo essa tem 34% do seu VN a vir do mercado doméstico (i.e. da França) e outros 30% a vir do resto da Europa.
Se a Mota conseguir "penetrar" no mercado europeu, para além do que se faz em Portugal, seria excelente.
Não é à toa que a Europa é considerado pela própria empresa como um dos mercados "core" no seu plano estratégico e ao qual pretende aumentar a sua exposição até 2026.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Hoje no Financial Times:
Presidente Trump diz que teve uma "wonderful"
conversação com a Presidente Mexicana
Presidente Trump diz que teve uma "wonderful"
conversação com a Presidente Mexicana
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
muad'dib Escreveu:Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.
Angola tem uma dívida grande e um problema de liquidez sim, mas tem uma relevância geoestratégica, do ponto de vista das cadeias de abastecimento (Corredor do Lobito), que rivaliza com a China, daí Angola já ter obtido financiamentos por parte do G7 e estar declarada a intenção, por parte dos EUA, de financiar Angola no sentido de a colocar como ator principal na guerra fria entre os EUA e a China.
Para além disso está perto de ser concedido a Angola novo empréstimo, por parte do FMI, que pode chegar aos 4 800 M€.
Os pagamentos que a Mota Engil recebeu de Angola e Moçambique como pagamento das obras devia-se à falta de liquidez desses países para fazer face aos pagamentos em 2021, mas fique a saber também que essas obrigações foram as principais responsáveis pelos juros obtidos para a Mota de 67M€ em 2022 e 96M€ em 2023.
Por fim, em 2024, a maior parte dessas obrigações atinge a sua maturidade e terá de ser reembolsada gerando caixa efetiva para a Mota Engil.
muad'dib Escreveu:Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.
A situação de Moçambique é sensível. Não existe propriamente falta de vontade no diálogo e Venâncio Modlane não quererá certamente destruir o país para conquistar a sua liderança.
A proclamação dos resultados eleitorais será efetuado no dia 23 de dezembro e até lá a agitação civil poderá continuar. O impacto deste cenário nas contas da Mota ainda está por apurar, mas Moçambique representa "apenas" 4% do volume de negócios da empresa e não estão em causa a continuidade dos projetos na região (a menos que o conflito se estenda indefinidamente, o que também não acredito).
Sendo frio e calculista, o mais certo é que a destruição de infraestruturas durante este períodos de agitação civil, venha a gerar mais negócio para a Mota Engil quando a situação normalizar.
muad'dib Escreveu:Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.
Primeiro de tudo ninguém sabe ainda se as tarifas de 25% sobre o México são definitivas, foram anunciadas num "tweet", à moda pouco profissional e inidónea de Trump.
Já aqui se dissertou sobre as tarifas sobre o México e sobre o facto destas também afetarem as empresas americanas e a própria guerra comercial com a China, visto que o nearshoring do México é uma das principais formas que os EUA têm para diminuir a dependência de alguns processos produtivos chineses.
Para não falar do paradoxo que impor novas tarifas e afastar as empresas americanas do nearshoring vai provocar um aumento da imigração do México para os EUA, que é a última coisa que Trump quer. Neste momento, dissertar muito mais sobre isso é alarmismo.
Também não vou embarcar nas suas teorias de conspiração e acusações de ilegalidades, pois qualquer dia leva com um processo-crime em cima por parte dos visados (e eu não quero ter nada a ver com isso). E neste contexto solicito à moderação o favor de refrear o ímpeto do muad'dib de bramir, num fórum público, acusações de fraude, subornos, crimes financeiros contra países, empresas ou entidades sem apresentar provas factuais concretas.
muad'dib Escreveu:Em suma, resta saber como estará a tesouraria da mota no final de 2024.
Talvez por isso o operador short torne a reforçar a posição curta em breve
Discordo totalmente de si neste ponto.
Se a Muddy fechou parte do short logo após a apresentação de um trading update, com a pouca (ou quase nenhuma) informação financeira que é disponibilizada nestes updates intercalares, o mais provável era estar à espera de um impacto financeiro significativo nos resultados operacionais, líquidos ou numa redução mais acentuada do crescimento do volume de negócio global (ou de alguma região em particular).
Portanto acredito que o short seja para ir abaixo dos 0.5% do capital da Mota Engil ainda antes do fim do ano (e assim sai do radar dos investidores) e finalmente a Mota poderá subir em convergência com a tendência dos resultados três anos passados e projeção de crescimento dos próximos três anos.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
afcapitao Escreveu:muad'dib Escreveu:Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.
Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.
Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.
Em suma, resta saber como estará a tesouraria da mota no final de 2024.
Isso até pode ser tudo verdade, mas será uma novidade? Já não está incorporado no preço? Muitos dos riscos não existiam já quando subiu quase até aos 6€?
Na minha opinião, em linha com o meu último post, parece-me que a cotação já desconta esses riscos.
Que o risco de operar nesses mercados é maior é óbvio, toda a gente sabe…e por isso as margens são muito superiores!
Para o bem e para o mal…é a realidade da empresa…e a sua opção estratégica.
Quem quer negócios sem ou com pouco risco mantém-se na europa ou portugal apenas, fatura menos e tem menos resultados!
Outra coisa diferente é dizer que nesses países só existe governos e responsáveis corruptos! É generalizar só porque no passado houve essa prática e se ouviu esta ou aquela notícia…está a falar de que situações em concreto e que negócios da Mota podem ser afetados por essas praticas?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .
Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
Opcard não entendo o seu comentário, era uma pergunta? Um lamento? Uma deambulação?
No final de 2023, os projetos em África e na América Latina compunham 89% da carteira de encomendas e representavam 77% do volume de negócios.
Se não fossem os projetos fora da Europa a Mota Engil tinha um décimo da sua dimensão (e provavelmente um décimo da sua cotação atual).
Foi a reboque dessas dispersões geográficas, fora do continente europeu, que permitiu à Mota Engil:Nada disto teria sido possível se a Mota Engil tivesse apenas a quota atual de projetos que tem na Europa (11% do VN em 2023).
Entre 2021 e a presente data, aumentar em 94% a carteira de encomendas dos 7 200 M€ (reportados no final do ano de 2021) para os atuais 14 800 M€ (reportados no trading update de 3º trimestre de 2024)
Entre 2021 e 2023, aumentar em 114% o volume de negócios dos 2 591 M€ (reportados no final do ano de 2021) para os 5 552 M€ (reportados no final do exercício de 2023)
Aumentar os resultados líquidos em 157% de 2021 para 2022, e em 109% de 2022 para 2023 (RL de 21 M€ em 2021, 54 M€ em 2022 e 113 M€ em 2023)
Entre 2022 e 2023 subir 395% dos 1,19€ aos 5.90€
Entre 2022 e a cotação atual (2,5€ vá), ter subido 110%
A Europa é uma geografia altamente concorrencial onde se encontram gigantes da construção como as francesas Vinci, Bouygues e Eiffage, as espanholas Ferrovial e FCC, a Sueca Skanska AB, a austríaca Porr AG, a alemã Hochtief (do mesmo grupo da ACS) que dominam praticamente 70% do mercado da construção na Europa. Ou seja, a Mota não tem (ainda) grande capacidade e oportunidades de crescimento na Europa para enfrentar este nível de concorrência.
Já em África e na América Latina “dá cartas”, sendo, em Volume de Negócios, a 8ª maior construtora no continente Africano e a 2ª maior construtora na América Latina
É devido à África e à América Latina que as projeções dos resultados para 2024, 2025 e 2026 continuam em valores record, acima dos registados em de toda a história da Mota Engil.
Eu citei os números dos relatórios de contas da Mota Engil e do último relatório da ENR. E a sua fonte qual foi quando afirmou "Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa ."? Qual era o contexto dessas afirmações?
Rolling foi um pensamento com volume sonoro no teclado .
O meu receio que seja uma vantagem é mesmo o medo que a Europa se transforma na zona doente do mundo, um exemplo as empresas francesas que tinha grande parte do negócio fora d França foi a sorte grande muitas delas conseguem 90% do lucro é feito fora do país o que lhe permitiu sobreviver , por isso pode ser um vantagem para a Mota estar longe .
Um exemplo se Trump tirar o seu país da NATO hoje de manhã ouvi números do que seria necessário em termos de dinheiro para manter a defesa da Europa assusta .
Sem falar da única indústria onde a Europa que era líder o sector automóvel está a ser destruída a grande , os anúncios de redução efectivos não para , ouvi na Valeo vão ser mais de mil , um automóvel tem dezenas de fornecedores vai ser a catástrofe .
Por isso os europeus estão a levar o dinheiro para a América , originado uma anormalidade , a moeda de um país altamente deficitário sobe ,a moeda da zona com maior exedente comercial tomba
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
muad'dib Escreveu:Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.
Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.
Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.
Em suma, resta saber como estará a tesouraria da mota no final de 2024.
Isso até pode ser tudo verdade, mas será uma novidade? Já não está incorporado no preço? Muitos dos riscos não existiam já quando subiu quase até aos 6€?
Na minha opinião, em linha com o meu último post, parece-me que a cotação já desconta esses riscos.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Já em África e na América Latina “dá cartas”, sendo, em Volume de Negócios, a 8ª maior construtora no continente Africano e a 2ª maior construtora na América Latina
É devido à África e à América Latina que as projeções dos resultados para 2024, 2025 e 2026 continuam em valores record, acima dos registados em de toda a história da Mota Engil.
Em África a mota engil recebia até há bem pouco tempo de Angola parte dos valores adjudicados em obrigações e notes do tesouro Angolano.
Em Moçambique, vive-se a incerteza, com o país quase a mergulhar numa guerra civil.
Na nigéria, no méxico e restantes países da américa latina, além dos constrangimentos sérios com as tarifas a serem implementadas pelo dump&trump, acresce serem zonas de operação e regiões do globo onde a subversão, fraudes, subornos, e crimes de colarinho branco ditam o mote de como operar e desenvolver negócios.
Em suma, resta saber como estará a tesouraria da mota no final de 2024.
Talvez por isso o operador short torne a reforçar a posição curta em breve

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .
Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
Opcard não entendo o seu comentário, era uma pergunta? Um lamento? Uma deambulação?
No final de 2023, os projetos em África e na América Latina compunham 89% da carteira de encomendas e representavam 77% do volume de negócios.
Se não fossem os projetos fora da Europa a Mota Engil tinha um décimo da sua dimensão (e provavelmente um décimo da sua cotação atual).
Foi a reboque dessas dispersões geográficas, fora do continente europeu, que permitiu à Mota Engil:





A Europa é uma geografia altamente concorrencial onde se encontram gigantes da construção como as francesas Vinci, Bouygues e Eiffage, as espanholas Ferrovial e FCC, a Sueca Skanska AB, a austríaca Porr AG, a alemã Hochtief (do mesmo grupo da ACS) que dominam praticamente 70% do mercado da construção na Europa. Ou seja, a Mota não tem (ainda) grande capacidade e oportunidades de crescimento na Europa para enfrentar este nível de concorrência.
Já em África e na América Latina “dá cartas”, sendo, em Volume de Negócios, a 8ª maior construtora no continente Africano e a 2ª maior construtora na América Latina
É devido à África e à América Latina que as projeções dos resultados para 2024, 2025 e 2026 continuam em valores record, acima dos registados em de toda a história da Mota Engil.
Eu citei os números dos relatórios de contas da Mota Engil e do último relatório da ENR. E a sua fonte qual foi quando afirmou "Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa ."? Qual era o contexto dessas afirmações?
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mais um dia típico…rápida subida…chega a subir mais de 3%.
Lenta descida em agonia…resta saber até que valor…
Lenta descida em agonia…resta saber até que valor…
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:O estranho gráfico da Mota. Vamos em mais de dois meses disto...
Interessante a convergência de médias móveis, sendo que o preço está hoje acima da MM 20 e da MM 50.
Se a ME se aguentou desta forma após as más notícias das tarifas de Trump sobre o México e da situação da Duro Felguera, parece-me que o Sr Mercado está a dizer que não desce abaixo de 2,55€.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .
Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
O problema nao é ser fora de Europa, é ser em mercados emergentes. Se ganharem obras nos EUA, Canadá, Australia, Japao, ninguem aponta isso como uma fraqueza
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .
Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Se não estou enganado fez um padrão parecido antes da última grande escalada. Andou ali em redor de 1.5 durante meses. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
O estranho gráfico da Mota. Vamos em mais de dois meses disto...


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Esteve no verde durante o dia.
Caiu no final. Sinceramente alguém tem a pontaria no momento certo e foi um volume grande
Caiu no final. Sinceramente alguém tem a pontaria no momento certo e foi um volume grande
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Depois da recuperação…em dia de depressão…ainda fecha negativa, em dia de assinatura de mais um grande contrato!
Sim senhor/senhora…os meus parabéns a quem de direito!
Sim senhor/senhora…os meus parabéns a quem de direito!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:trend=friend Escreveu:Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.
É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.
Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.
O peso mexicano entretanto levou forte.
Trend, daí vem o paradoxo de que falava. Aumentar as tarifas interfere no Nearshoring no México sim, concordamos. Porém, se isso afeta as empresas ao ponto de já não se quererem deslocalizar para o México isso vai reduzir a oferta de emprego nesse país, logo incentiva o fluxo migratório do México para os EUA, que é o contrário de que o Trump quer.
A presidente do México já veio dizer que as tarifas não vão evitar o tráfico de drogas nem a imigração. Resta saber qual o "ângulo de Trump", será que ele quer que o México abra os cordões à bolsa e contribua para a construção do famigerado muro?
Enfim, os mercados americanos já desvalorizaram o que Trump disse. E hoje a notícia Rei é o cessar fogo no Líbano, vamos ver como os mercados europeus reagem.
Parece que afinal gostamos de tiros e misseis .
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.
É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.
Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.
O peso mexicano entretanto levou forte.
Trend, daí vem o paradoxo de que falava. Aumentar as tarifas interfere no Nearshoring no México sim, concordamos. Porém, se isso afeta as empresas ao ponto de já não se quererem deslocalizar para o México isso vai reduzir a oferta de emprego nesse país, logo incentiva o fluxo migratório do México para os EUA, que é o contrário de que o Trump quer.
A presidente do México já veio dizer que as tarifas não vão evitar o tráfico de drogas nem a imigração. Resta saber qual o "ângulo de Trump", será que ele quer que o México abra os cordões à bolsa e contribua para a construção do famigerado muro?
Enfim, os mercados americanos já desvalorizaram o que Trump disse. E hoje a notícia Rei é o cessar fogo no Líbano, vamos ver como os mercados europeus reagem.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.
É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.
Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.
O peso mexicano entretanto levou forte.
É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.
Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.
O peso mexicano entretanto levou forte.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Penso que é estratégia negocial, tal como fez em 2016 com as ameaças de incrementos de 5% ao estilo de “cláusula penal” enquanto não cedessem às suas exigências.
(...)
25% seria deal breaker total na minha opinião para estabelecer de raiz o que a Mota pretende, basta ver o comportamento hoje da GM e Stellantis, já estão a pensar desviar supply chains do México. E isto depois de dezenas de biliões de investimentos em fábricas.
Mas estratégia negocial para que fim? É que segundo esta notícia do jornal de negócios a "justificação" para estas tarifas, que Trump deu nas redes sociais (lol), foi:
- "Como todos sabem, milhares de pessoas estão a entrar através do México e do Canadá, trazendo crimes e drogas em níveis nunca antes vistos", alega.
Adianta ainda que as tarifas "continuarão em vigor até que as drogas, em particular o fentanil, e todos os imigrantes ilegais cessem esta invasão do nosso país".
Se isto não fossem afirmações tristes por parte do futuro presidente dos EUA, davam vontade de rir, só falta dizer que as tarifas são para evitar que os imigrantes deixem de comer cães e gatos (como ele alegou num debate com Kamala Harris), é absurdo.
Quanto à Stellantis e à GM, ambas reagiram a estas tarifas com a comunicação que o seu plano de expansão de produção no méxico poderá ser revisto, sem que tenha ainda sido tomada qualquer decisão final.
Mas uma coisa é abrandar ou pausar a expansão no méxico, outra é desmantelar e perder todo o investimento já feito.
Para além disso a Stellantis e a GM representam apenas o setor da indústria automóvel, não são necessariamente representativos de todo o espectro de setores que conseguem beneficiar do nearshoring no México, para além de que o setor automóvel enfrenta sérios problemas de rentabilidade e competitividade que podem não lhes permitir dar-se ao luxo de aguentar estas decisões impulsivas e erráticas de Trump.
Na minha opinião, o nearshoring no México não está condenado. Diria antes que enfrentará certamente desafios e contrariedades nestes próximos 4 anos. Mas continuo a achar que a Mota Engil terá, mesmo assim, oportunidades relevantes para o desenvolvimento de infraestruturas neste contexto (não tantas como se tivessem ganho os democratas, é certo).
Ninguém consegue prever o que Trump vai fazer "amanhã" (nem o próprio sabe) e assim vai ser durante 4 anos.
Mas uma coisa é garantida, Trump não irá tomar decisões (na maior parte das vezes) que afetem negativamente as empresas americanas, a sua rentabilidade e a sua solvabilidade, bem pelo contrário.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:trend=friend Escreveu:Mixed feelings quanto às tarifas do Trump:
- por um lado oferece um sinal positivo aos chineses com tarifas muito menores do que se esperava, talvez não retalie CCCC etc;
- por outro lado, se não for só hedging negocial, pode ter acabado com a estratégia de nearshoring da Mota via Mexico…
Trend, pôr em causa toda a estratégia de nearshoring não diria dado que há vantagens que continuam ser inegáveis na relocalização (parcial) da produção industrial americana para o méxico, como a redução de custos (mão de obra mais barata), redução da dependência da ásia para uma região geográficamente adjacente aos EUA (com custos logísticos e de transporte mais baratos) e conformidade da produção com as regulamentações especificas do mercado norte americano (por força do acordo comercial USMCA).
Porém concordo que o Trump é paradoxal nas suas decisões, por um lado quer mais independência da China, por outro lado continua a escalar as tensões comerciais e diplomáticas com o México com estes aumentos tarifários e a sua crescente retórica anti-imigração.
Em última instância a decisão de investimento no nearshoring no México é das empresas americanas e creio que, no médio/longo prazo os benefícios superam os riscos. É que Trump só tem mais um mandato.
Mas concordo que o potencial do Nearshoring do México não deverá atingir o seu potencial máximo durante a administração Trump, não quer isso dizer que o fenómeno não traga, no curto prazo, algumas oportunidades interessantes para a Mota Engil.
Vai ser navegação à vista com um capitão errático ao leme da maior economia do mundo.
God save us all
Penso que é estratégia negocial, tal como fez em 2016 com as ameaças de incrementos de 5% ao estilo de “cláusula penal” enquanto não cedessem às suas exigências.
Mas o México hoje deu sinais contraditórios, entre ameaças de retaliação e promessas de conversação…
25% seria deal breaker total na minha opinião para estabelecer de raiz o que a Mota pretende, basta ver o comportamento hoje da GM e Stellantis, já estão a pensar desviar supply chains do México. E isto depois de dezenas de biliões de investimentos em fábricas.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Mixed feelings quanto às tarifas do Trump:
- por um lado oferece um sinal positivo aos chineses com tarifas muito menores do que se esperava, talvez não retalie CCCC etc;
- por outro lado, se não for só hedging negocial, pode ter acabado com a estratégia de nearshoring da Mota via Mexico…
Trend, pôr em causa toda a estratégia de nearshoring não diria dado que há vantagens que continuam ser inegáveis na relocalização (parcial) da produção industrial americana para o méxico, como a redução de custos (mão de obra mais barata), redução da dependência da ásia para uma região geográficamente adjacente aos EUA (com custos logísticos e de transporte mais baratos) e conformidade da produção com as regulamentações especificas do mercado norte americano (por força do acordo comercial USMCA).
Porém concordo que o Trump é paradoxal nas suas decisões, por um lado quer mais independência da China, por outro lado continua a escalar as tensões comerciais e diplomáticas com o México com estes aumentos tarifários e a sua crescente retórica anti-imigração.
Em última instância a decisão de investimento no nearshoring no México é das empresas americanas e creio que, no médio/longo prazo os benefícios superam os riscos. É que Trump só tem mais um mandato.
Mas concordo que o potencial do Nearshoring do México não deverá atingir o seu potencial máximo durante a administração Trump, não quer isso dizer que o fenómeno não traga, no curto prazo, algumas oportunidades interessantes para a Mota Engil.
Vai ser navegação à vista com um capitão errático ao leme da maior economia do mundo.
God save us all

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Esta reação à notícia é sinal dos tempos conturbados na Mota. Os abutres não desistem facilmente e continuam a dominar o jogo, nem dão hipótese de reação.
A bem da verdade, a boa notícia do contrato para alargamento do aeroporto Humberto Delgado é "anulada" pela má notícia/rumor de ontem sobre a Duro Felguera.
Acresce que, na madrugada do dia de hoje, foi anunciado por Donald Trump a intenção impor tarifas adicionais de 10% sobre os produtos chineses e de 25% sobre todos os bens importados do Canadá e do México, o que marcou as sessões de negociação das principais praças europeias pela negativa, tendo-se verificado uma queda generalizada dos principais índices das ações europeias (e do setor da construção em particular).
Face a tudo isto, a queda da Mota até nem foi expressiva
Em termos de ponderação futura, a cotação atual já desconta todos estes eventos negativos (e bem mais que isso).
Parece que o mercado está disposto a "pagar para ver" (nunca deixando a cotação ir abaixo dos 2.4€), pelo que será questão de tempo até a Muddy fechar o short (na minha opinião) e esse será o maior catalisador que a Mota Engil pode ter no curto prazo.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Esta reação à notícia é sinal dos tempos conturbados na Mota. Os abutres não desistem facilmente e continuam a dominar o jogo, nem dão hipótese de reação. 

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