Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
O dia estava a assemelhar-se bastante àquele de final de Agosto… começo forte para enganar e despejos violentos depois. Mas parece que a tarde é comparativamente bem mais positiva e não vai fechar em mínimos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
machadosoares31 Escreveu:Boa tarde,
para registo considerem como mais valia na Polônia cerca de 8 M , mas também não esquecer a contabilização dos prejuízos da Duro Felguera, que estimo tenham sido 3 M. Significa um lucro trim. expurgado de não recorrentes , de cerca de 23 €.
Extrapolando para o ano de 2024 podemos apontar para um lucro de 77 + 23 + 30 (concessão México) = 130€
Isto na folha de excel
Boa tarde machadosoares,
Fiquei com algumas dúvidas nas suas contas.
Os 77M€ são as contas para os resultados do 3T2024 já com a mais valia de 8M da polónia e o prejuízo de 3M da Duro Felguera, é isso?
Os 23M€ corresponderiam ao lucro para o exercício do último trimestre (sem recorrentes) e os 30M€ a mais valia da concessão do méxico, é isso?
Estima então 130M€ de lucro líquido para 2024? Para o acionista? (i.e. já excluíndo os interesses minoritários?)
Lucky_Luke Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:Em balanço, os resultados não são maus (embora não sejam excelentes). Vamos ver como o mercado reage.
Os resultados da ME têm sido razoáveis, não se podem considerar bons.
Quando uma empresa tem uma rentabilidade abaixo de 2% os resultados não se podem considerar bons quando as suas semelhantes andam com rentabilidades umas décimas acima dos 2%, e outras em 4 ou 5%. Mas aqui tem de ser ter cuidado porque algumas deles têm concessões bem rentáveis.
(...)
Confesso que esperava resultados um bocadinho melhores, não só nos lucros como na faturação.
As quedas de hoje não devem ser só efeito dos shorts, deverá ser também efeito dos resultados em si.
Entrei ontem no final a esperar boas notícias, mas já me queimei.
Eu não escrevi que os resultados foram bons, escrevi que "não foram maus" e isso não deixa de ser verdade se compararmos os resultados atuais com o histórico de resultados da Mota Engil.
A margem de lucro médio da Mota Engil, desde 2003, situa-se nos 1,8%, portanto uma margem de 2% concordamos que é razoável.
Quanto à comparação da Mota com o "setor" depende muito de que empresas está a falar. Meter no mesmo saco tudo o que é empresa de construção, sem a mesma diversificação setorial ou uma diversificação geográfica equivalente (em volume de negócios e em países equivalentes), ou com empresas que não perdem margem de lucro para interesses minoritários, é meio caminho andado para tirar conclusões erradas.
Que empresas considera bons benchmarkings de comparação com a Mota Engil?
Por fim, como referiu e bem, isto não é uma apresentação de resultados, mas sim um trading update. Não dá para tirar conclusões financeiras sem extrapolar. E a meu ver hoje o mercado está simplesmente a fazer especulação pura em torno da Mota, basta ver a volatilidade do preço de hoje.
Num dia pintado de vermelho aproveitaram e deram de tabela na Mota, mas vão sair-se mal que depressa recupera.
- Registado: 1/4/2019 10:52
machadosoares31 Escreveu:Boa tarde,
para registo considerem como mais valia na Polônia cerca de 8 M , mas também não esquecer a contabilização dos prejuízos da Duro Felguera, que estimo tenham sido 3 M. Significa um lucro trim. expurgado de não recorrentes , de cerca de 23 €.
Extrapolando para o ano de 2024 podemos apontar para um lucro de 77 + 23 + 30 (concessão México) = 130€
Isto na folha de excel
Grato pelas contas! Apenas considerar o facto de que os 30M da concessão é a + valia apurada, que ainda será tributada antes de apurar o RL.
Rolling_Trader Escreveu:Sim, embora na frase completa do comunicado se leia "1,85x sobre o Book Value, indicador representativo do investimento realizado".
Aqui interpreto que vai ser vendido com reflexo no lucro, mas que dará apenas para cobrir o investimento realizado (o que já não é mau).
No passado a explicação dada sobre estas vendas é que elas iam desbloquear valor oculto do balanço, sendo este 1.85x o tal valor oculto face ao balanço.
- Registado: 8/3/2012 17:31
afcapitao Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:Só não percebo afcapitao porque é que considera que a venda das operações no méxico serão vendidas acima do seu valor contabilístico e os da polónia não, pode elaborar por favor?
A venda da concessão mexicana ontem anunciada diz isso (1.85x sobre o book value):
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... 99AE5ECD6D
(edit: sobre os da Polónia, não me recordo de ter havido mais-valias)
Sim, embora na frase completa do comunicado se leia "1,85x sobre o Book Value, indicador representativo do investimento realizado".
Aqui interpreto que vai ser vendido com reflexo no lucro, mas que dará apenas para cobrir o investimento realizado (o que já não é mau).
Efetivamente as vendas da polónia apenas referem o valor pelo equity value absoluto, o que, sem analisar o relatório de contas detalhado, não nos permite tirar grandes conclusões sem extrapolar.
Boa tarde,
Isto na folha de excel
Isto na folha de excel

- Registado: 7/9/2015 16:18
Silvaz77 Escreveu:Com a chegada do Trump, vamos ter subidas nas criptos e na bolsa americana.
A Europa vai passar pelo ajustamento... Europa já com indicadores de recessão, e a ME virá no arrastamento, com o ajuste devido ate à linha dos 1.5€
Como estou dentro das criptos e bolsa Americana, só posso dizer...Viva o Trump!!!!
Só paraquedistas..
- Registado: 22/2/2019 14:19
Olhando para os seus maiores projectos, não está muita exposta a países como Angola, Nigéria, Guiné, Costa do Marfim e México?
Fazer obras em África e "América Latina", não é o mesmo que fazê-las na Europa.
Pedro
Fazer obras em África e "América Latina", não é o mesmo que fazê-las na Europa.
Pedro
Rolling_Trader Escreveu:Em balanço, os resultados não são maus (embora não sejam excelentes). Vamos ver como o mercado reage.
Os resultados da ME têm sido razoáveis, não se podem considerar bons.
Quando uma empresa tem uma rentabilidade abaixo de 2% os resultados não se podem considerar bons quando as suas semelhantes andam com rentabilidades umas décimas acima dos 2%, e outras em 4 ou 5%. Mas aqui tem de ser ter cuidado porque algumas deles têm concessões bem rentáveis.
Para além disso, como já referiram aqui resta saber qual a valia nas alienações de ativos.
Por exemplo no 1ª semestre de 2024 havia isto:
"No semestre findo em 30 de junho de 2024, o saldo desta rubrica corresponde, essencialmente, à mais valia gerada com a
alienação de 9% do Subgrupo Lineas (1.900 milhares de euros), bem como ao ganho gerado com a revalorização de algumas
empresas concessionárias mexicanas no seguimento da perda de controlo ocorrida nas mesmas (20.000 milhares de euros).
Isto valia quase 10 milhões de Euros no lucro atribuível ao grupo. Resta saber se a Polónia não foi vendida com prejuízo e isso penalizou os resultados.
São uns resultados assim-assim e ainda por cima não é um relatório de contas mas sim um resumo, o que não abona muito.
A Mota Engil está a valer 14% do que fatura, muito abaixo dos mínimos no setor, mas aqui também entra o efeito da Muddy Waters. Sem isso a cotação estaria para aí nos 3Euros.
Confesso que esperava resultados um bocadinho melhores, não só nos lucros como na faturação.
As quedas de hoje não devem ser só efeito dos shorts, deverá ser também efeito dos resultados em si.
Entrei ontem no final a esperar boas notícias, mas já me queimei.
Dragão_bravo Escreveu:Bom dia
Alguém é capaz de me explicar o que se está a passar hoje com as ações da mota?
Um dia que tinha tudo para ser maravilhoso está a ser uma catástrofe.
Será possível chegar nos próximos 12 aos 5 euros por ação?
Sim , provavelmente nos proximos 12 ( anos) deverá chegar aos 5 euros .........podes ficar descansado , isto se não vier uma ameixa atomica..

- Registado: 12/4/2021 11:59
Com a chegada do Trump, vamos ter subidas nas criptos e na bolsa americana.
A Europa vai passar pelo ajustamento... Europa já com indicadores de recessão, e a ME virá no arrastamento, com o ajuste devido ate à linha dos 1.5€
Como estou dentro das criptos e bolsa Americana, só posso dizer...Viva o Trump!!!!
- Registado: 15/9/2015 21:52
Bom dia
- Registado: 17/10/2024 22:10
Rolling_Trader Escreveu:Só não percebo afcapitao porque é que considera que a venda das operações no méxico serão vendidas acima do seu valor contabilístico e os da polónia não, pode elaborar por favor?
A venda da concessão mexicana ontem anunciada diz isso (1.85x sobre o book value):
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... 99AE5ECD6D
(edit: sobre os da Polónia, não me recordo de ter havido mais-valias)
afcapitao Escreveu:Também esperava melhor tendo em conta a venda do negócio da Polónia, mas pelo que percebi, se a venda tiver sido feita em linha com o valor no balanço, não tem impacto no RL (alguém me corrija se assim não for).
A melhor notícia foi a venda da concessão mexicana, essa sim terá uma mais-valia.
Sim, é verdade que, em termos contabilísticos, qualquer alienação pode não ter impacto no RL se for vendida pelo valor contabilístico atual (assumindo que se acautela margem suficiente para cobrir custos administrativos e eventuais impostos decorrentes da venda).
Também é certo que a Mota Engil precisa bastante de aumentar a geração de caixa para melhorar os rácios de solvabilidade (para ser mais atrativa, em termos de risco, para novos investidores) e também para financiar novas operações sem recorrer a aumento de dívida (sendo essa a razão principal da rotação de ativos).
Só não percebo afcapitao porque é que considera que a venda das operações no méxico serão vendidas acima do seu valor contabilístico e os da polónia não, pode elaborar por favor?
0.15 não faz sentido, talvez o dobro. Diria 0.30 por ação. Mas, insisto, a chave está na compra de ações próprias, isso aí é que tramaria os abutres e deixaria as posições curtas que os acompanham muito desconfortáveis. Nem percebo do que estão à espera.
- Registado: 31/5/2014 23:07
PAGAMENTO DE DIVIDENDO RELATIVO AO EXERCÍCIO DE 2023
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... s-2024.pdf
não esperem a distribuição total dos dividendos na mota, não é hábito distribuirem a totalidade dos resultados obtidos.
num cenário onde a empresa tenha melhor resultado que em 2023, acima dos € 0,368/ação do ano passado.
2024 o resultado líquido expurgado de interesses que não controlam, poderá cair 126 milhões, que colocam os EPS na zona dos € 0,41.
2023 os dividendos foram € 0,1277.
2024 brindarão os donos de capital da sociedade com € 0,15
Rolling_Trader Escreveu:EBITDA em linha com o que eu esperava, mas o resultado líquido parece-me aquém do que devia considerando o encaixe dos 62 M€ proveniente da alienação dos negócios de E&C e Imobiliário na Polónia. Como isto foi um trading update, só dá para fazer extrapolações com base nestes números.
Também esperava melhor tendo em conta a venda do negócio da Polónia, mas pelo que percebi, se a venda tiver sido feita em linha com o valor no balanço, não tem impacto no RL (alguém me corrija se assim não for).
A melhor notícia foi a venda da concessão mexicana, essa sim terá uma mais-valia.
Mas lá está, o trading update não dá detalhe nos resultados recorrentes. Assim não é possível antecipar alterações nos dividendos.
Investor Tuga Escreveu:Exatamente o que aconteceu com os resultados semestrais!
Pura manipulação, nada tem a ver com os resultados ou fundamentos da empresa…
Mal subiu na abertura despejaram ações para faze-la cair a pique e lançar o pânico nos “patos” que ainda restam…
Rolling Trader…já analisaste os números divulgados?
EBITDA em linha com o que eu esperava, mas o resultado líquido parece-me aquém do que devia considerando o encaixe dos 62 M€ proveniente da alienação dos negócios de E&C e Imobiliário na Polónia. Como isto foi um trading update, só dá para fazer extrapolações com base nestes números.
Como a Mota Engil tem o mau hábito de incluir os resultados não recorrentes no EBITDA, não conseguimos perceber se os resultados operacionais foram melhores ou piores do que o ano passado. (à Mota Engil, se me estiverem a ler

Infelizmente, tal como referi num post de ontem, resultados líquidos abaixo do expectável, aliados a um dia vermelho nas bolsas, precipitou a tomada de mais valias e, certamente, a abertura de novos shorts por parte dos shorters oportunistas.
Em balanço, os resultados não são maus (embora não sejam excelentes). Vamos ver como o mercado reage.
Para mim a acção já acalmou e já está a descolar dos minimos, entrei nela há pouco, agora é aguardar.
- Registado: 1/4/2019 10:52
bráscubas Escreveu:Convivo naturalmente no mundo chamado " capitalista". O que estamos a assistir agora com a Mota diria que se encaixa no que o pessoal mais à esquerda chamaria de " capitalismo selvagem "... é esperar...
perfeitamente de acordo, desde que os fundamentais se mantenham, não há motivo para alterar estratégias.
estamos numa fase do ano em que os fundos costumam reposicionar-se para o ano seguinte, essa seria uma das explicações para o que está a acontecer, o mais provável é a EGL manter-se neste canal por mais algum tempo até haver novas razões para um breakout, pena não ter sido desta, vamos ver ainda há surpresas..
Convivo naturalmente no mundo chamado " capitalista". O que estamos a assistir agora com a Mota diria que se encaixa no que o pessoal mais à esquerda chamaria de " capitalismo selvagem "... é esperar...
- Registado: 15/12/2004 16:02
E também podes ler o que está lá escrito e perceber que os volumes de hoje são muito superiores ao que lá está autorizado
MOTA-ENGIL INFORMA SOBRE CONTRATO DE LIQUIDEZ
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... quidez.pdf
então e o contrato de liquidez

Analisem o livro de ordens e vão ver o que estão a fazer à cotação...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, karaya75, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, silva_39, slbnnbobadela, tami, trilhos2006 e 74 visitantes