Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
E porque não este
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Eu sou membro do clube daqueles que também perdem
Mas no fim do ano, contas feitas, fico de cara alegre
Vai aqui um Boneco cheio de mania agora cada um, se lhe agradar, escolha a opção que mais lhe parecer acertada, e façam as Vossas apostas.
Espero que com o reforço da Carteira com 38,5%, fique confortavelmente compensado dos cerca de 7,5% que me custou a rodagem.
Assinalei os eventuais 6,20 € por já haver uma avaliação por esse valor.
Todos os dias estamos a aprender.
CumPrim/
ValeAquilino

Mas no fim do ano, contas feitas, fico de cara alegre

Vai aqui um Boneco cheio de mania agora cada um, se lhe agradar, escolha a opção que mais lhe parecer acertada, e façam as Vossas apostas.
Espero que com o reforço da Carteira com 38,5%, fique confortavelmente compensado dos cerca de 7,5% que me custou a rodagem.
Assinalei os eventuais 6,20 € por já haver uma avaliação por esse valor.

Todos os dias estamos a aprender.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Este arranque matinal foi muito forte. Quanto desaparece um milhão desta forma é capaz de haver mais qquer coisa escondida.
A próxima paragem nos 2,80 está por um fio.
Aí está a marca do início do novo bull market na MOTA.
Óptimo momento de entrada ou reforço a estes valores 2,65/2,70.
A próxima paragem nos 2,80 está por um fio.
Aí está a marca do início do novo bull market na MOTA.
Óptimo momento de entrada ou reforço a estes valores 2,65/2,70.
- Registado: 7/3/2007 19:42
trend=friend Escreveu:Parece que temos breakout acima dos 2,65, vamos ver se confirma em fecho.
Parece que continua com uma valorização continua no tempo sem grandes recuos. O volume de hoje também já vai bem razoável.
Seria interessante que o fecho de hoje fosse no mínimo próximo dos 2.70.
Vamos ver o que vai acontecer, mas os sinais continuam a acumular-se.
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
- Registado: 12/11/2002 16:18
Parece que temos breakout acima dos 2,65, vamos ver se confirma em fecho.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Aqui_Vale Escreveu:Adeus à laterização...![]()
Diria que falta confirmar mas bom aspecto para um break up até aos 3,4.
Advertiria para o facto de estar em claro bear market e ter stops devidamente ajustados.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Pageup Escreveu:Amanhã estão mais caras.

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Jogo de xadrez entre o CEO da Mota-Engil contra a Muddy Waters
CEO da Mota-Engil faz xeque em duas jogadas:
Estas declarações e esta compra são efetuadas numa altura em que as contas do 3º trimestre de 2024 estarão "fechadas" e a sensivelmente 1 mês de serem comunicadas, o que é uma excelente forma de transmitir confiança no que podemos esperar das mesmas (dia 19 de novembro mais precisamente).
As declarações de dia 14 põem também em causa, de certa forma, a credibilidade da Muddy Waters.
O conteúdo completo da notícia da bloomberg é o seguinte:
NOTA: O conteúdo transcrito acima pode ser consultado gratuitamente neste link alternativo da Bloomberg https://www.bnnbloomberg.ca/business/company-news/2024/10/14/mota-engil-ceo-says-company-stock-worth-twice-its-current-value/
CEO da Mota-Engil faz xeque em duas jogadas:
- Dia 14, na apresentação dos resultado das ofertas obrigacionistas, onde se encontrava um jornalista da Bloomberg, o CEO declara que a empresa está subavaliada e que devia valer, no mínimo, o dobro do valor (mais ou menos 5€ portanto) e que só não está a cotar nesse valor devido aos short sellers.
Dia 15, após se aperceber que as suas declarações foram publicadas no site internacional da bloomberg (com o título Mota-Engil CEO Says Company Stock Worth Twice Its Current Value), reforça as declarações com uma compra de ações da Mota-Engil a título particular.
Estas declarações e esta compra são efetuadas numa altura em que as contas do 3º trimestre de 2024 estarão "fechadas" e a sensivelmente 1 mês de serem comunicadas, o que é uma excelente forma de transmitir confiança no que podemos esperar das mesmas (dia 19 de novembro mais precisamente).
As declarações de dia 14 põem também em causa, de certa forma, a credibilidade da Muddy Waters.
O conteúdo completo da notícia da bloomberg é o seguinte:
- Mota-Engil, Portugal’s biggest construction company, is undervalued and its shares should be worth twice their market value, its chief executive officer said.
Mota-Engil is down 27% since it released results for the first half-year on Aug. 28 and short sellers ramped up bets against the stock. Muddy Waters Capital Domino Master Fund reported a short position of 1.99 million shares, or 0.65% of the company’s stock, as of Sept. 2.
“What happened between the end of August and during the month of September is a phenomenon that makes no sense to us and has to do with short positions that have no fundamental basis,” CEO Carlos Mota dos Santos said in an interview on Monday. The stock is “surely worth more than twice its current value,” he said.
Mota-Engil fell 0.6% on Monday to close at €2.53 a share, giving the company a market value of €776.8 million ($847 million), according to data compiled by Bloomberg.
Santos said he expects the company to maintain a “strong” order book as it continues to benefit from large railway and road projects in Africa, Latin America and in Portugal. Last week, the company won a contract to build the first stretch of high-speed rail in Portugal.
“All we can do is continue to work to show Mota-Engil’s value,” said Santos, adding that Muddy Waters has never contacted Mota-Engil. “We have no idea why they decided to take this short position. What we hope, in fact, is that this phenomenon is about to end.”
NOTA: O conteúdo transcrito acima pode ser consultado gratuitamente neste link alternativo da Bloomberg https://www.bnnbloomberg.ca/business/company-news/2024/10/14/mota-engil-ceo-says-company-stock-worth-twice-its-current-value/
Com as bolsas Americanas positivas, VIX em queda, aposto que amanhã continua a escalada.
- Registado: 1/4/2019 10:52
Uma boa surpresa quando hoje me cheguei para o computador.
Bom volume, com salto à vara e fechou muito bem. Adeus à laterização...
CumPrim/
ValeAquilino
Bom volume, com salto à vara e fechou muito bem. Adeus à laterização...

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Muito importante o simbolismo desta compra do CEO. Uma injeção de confiança que estava a começar a faltar. Vamos lá então. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
andraderui Escreveu:Gráfico semanal ...
O 1º sinal será o rompimento dos 2.65 com alguma força. Tocar nos 2.65 e marinar é um perigo!
Edit:
Nota 1: a vela da semana passada é um inside bar e esta semana está a rompê-la para cima. Claro que ainda é 4ª feira e esta vela ainda está em formação.
Nota 2: O volume hoje está acima da média dos últimos dias.
Como disse abaixo e nos entretantos, dos próximos dias, desfiz-me de umas quantos, e ... vende na notícia ;-=
A Mota-Engil liderou os ganhos, ao acelerar 5,58% para 2,612 euros, depois de ter sido divulgado que o CEO da empresa, Carlos Mota dos Santos, adquiriu 10 mil ações da construtora a um preço médio de 2,484 euros, passando a deter 0,05% do capital.
Gráfico semanal ...
O 1º sinal será o rompimento dos 2.65 com alguma força. Tocar nos 2.65 e marinar é um perigo!
Edit:
Nota 1: a vela da semana passada é um inside bar e esta semana está a rompê-la para cima. Claro que ainda é 4ª feira e esta vela ainda está em formação.
Edit:
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
- Registado: 12/11/2002 16:18
Amanhã estão mais caras.
Boa tarde
Está difícil passar os 2.60 ...
Opiniões sobre um valor para reentrar ?
Obrigado
Está difícil passar os 2.60 ...
Opiniões sobre um valor para reentrar ?
Obrigado
- Registado: 12/1/2023 10:51

Bons negócios, se possivel !

A subir assim, a ver se o CEO com o próximo ordenado consegue comprar mais umas ações! Será o sinal decisivo!

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Hoje vai partir os 2,60!
O que é a CMVM tem a ver com isso? Desde quando as posições curtas são necessariamente justificadas com relatórios? Eu estou longo na Mota-engil, tenho as minhas razões para isso, e não fiz nem conto fazer nenhum relatório para o fundamentar.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Mota Engil - Tópico Geral
Estão a ver se aproveitam os saldos e as notícias de compras da administração vão continuar.
Não tendo grande significado por serem aquisição pequenas, ainda assim sinalizam que estão atentos e sabem que a cotação actual é apenas fruto de uma manipulação grosseira do mercado.
Enquanto não se conhecer o relatório do fundo que abriu posição short é lamentável que a CMVM não actue. Vindo da CMVM é apenas o costume. Comportamentos lamentáveis.
No mínimo essa posição curta devia ser bloqueada até haver um relatório e ser o mesmo analisado de forma independente. Aí deixavam de brincar...
Não tendo grande significado por serem aquisição pequenas, ainda assim sinalizam que estão atentos e sabem que a cotação actual é apenas fruto de uma manipulação grosseira do mercado.
Enquanto não se conhecer o relatório do fundo que abriu posição short é lamentável que a CMVM não actue. Vindo da CMVM é apenas o costume. Comportamentos lamentáveis.
No mínimo essa posição curta devia ser bloqueada até haver um relatório e ser o mesmo analisado de forma independente. Aí deixavam de brincar...
- Registado: 7/3/2007 19:42
JN, hoje:
Carlos Mota dos Santos compra 10 mil ações da Mota-Engil por 24,8 mil euros
O presidente da construtora voltou a comprar ações da empresa, desta vez a um preço médio de 2,484 euros cada, totalizando um investimento de quase 25 mil euros. Carlos Mota dos Santos é agora dono de 0,05% da Mota-Engil.
Carlos Mota dos Santos compra 10 mil ações da Mota-Engil por 24,8 mil euros
O presidente da construtora voltou a comprar ações da empresa, desta vez a um preço médio de 2,484 euros cada, totalizando um investimento de quase 25 mil euros. Carlos Mota dos Santos é agora dono de 0,05% da Mota-Engil.
- Registado: 7/9/2024 8:51
Olá Pmart 1,
As questões que coloca são interessantes para fazer um debate puramente especulativo (pois quem sabe as respostas nunca as irá revelar).
Eu faço a seguinte leitura especulativa da situação:
Várias hipóteses:
Esta questão é colocada várias vezes, o que me choca particularmente.
Um shorter não precisa de "pedir ações emprestadas" (não diretamente pelo menos). Eu, investidor particular, posso fazer um short amanhã simplesmente porque a minha corretora me permite fazê-lo. Quem tem de se preocupar com a cobertura da venda a descoberto é a corretora, eu apenas tenho de ter "fundos" para cobrir as perdas caso a ação comece a subir acima do valor do meu short.
Normalmente são as corretoras as pricipais entidades a emprestar ações para short selling, porém podem exisir outros intermediários como fundos de investimento e bancos de investimento.
Quem emprestou na realidade, devido aos acordos de confidencialidade que estão sempre envolvidos nestas operações, nunca saberemos.
Interessa a quem possa estar a acumular posições longas a preços de saldos.
Se for esse o caso, também é do interesse dos mesmos que a cotação não vá abaixo de um determinado limiar de preço, em que os investidores deixem simplesmente de acreditar no título por estar desalinhado com a lógica financeira de uma cotada em bolsa.
2,4€ já me parece ser esse limiar.
As questões que coloca são interessantes para fazer um debate puramente especulativo (pois quem sabe as respostas nunca as irá revelar).
Eu faço a seguinte leitura especulativa da situação:
Pmart 1 Escreveu:2 - A manutenção da posição por tanto tempo , cerca de 30 sessões neste momento , com a baixa volatilidade desde o movimento inicial é com que intuito ?
Várias hipóteses:
- 1. Vencer por cansaço os investidores privados mais resilientes e "obrigá-los" a vender, fazendo assim com que uma parte considerável do free-float possa ser absorvido pelos "parceiros no crime" da Muddy Waters;
2. A Muddy estar realmente a apostar num evento económico adverso que ainda faça cair mais as ações da Mota (improvável).
3. Ou, pura e simplesmente estar a existir um equilíbrio de forças compradoras e vendedoras em que os shorters não conseguem levar o preço abaixo dos 2.40€ devido às compras efetuadas por quem ainda sabe avaliar o valor de uma empresa (aposto nesta como sendo a mais provável)
Pmart 1 Escreveu:3 - Quem terá disponibilizado, emprestado "whatever" entre 10 a 15 milhões de ações durante todo este tempo ?
Esta questão é colocada várias vezes, o que me choca particularmente.
Um shorter não precisa de "pedir ações emprestadas" (não diretamente pelo menos). Eu, investidor particular, posso fazer um short amanhã simplesmente porque a minha corretora me permite fazê-lo. Quem tem de se preocupar com a cobertura da venda a descoberto é a corretora, eu apenas tenho de ter "fundos" para cobrir as perdas caso a ação comece a subir acima do valor do meu short.
Normalmente são as corretoras as pricipais entidades a emprestar ações para short selling, porém podem exisir outros intermediários como fundos de investimento e bancos de investimento.
Quem emprestou na realidade, devido aos acordos de confidencialidade que estão sempre envolvidos nestas operações, nunca saberemos.
Pmart 1 Escreveu:4 - Talvez a mais interessante e talvez até polémica A QUEM INTERRESSA ESTE MOVIMENTO? ,ou de outra forma a sua pouca volatilidade após o movimento inicial, sim eles tem de ter algum objectivo se já tivesse sido alcançado ...iam para outro poiso ..
Interessa a quem possa estar a acumular posições longas a preços de saldos.
Se for esse o caso, também é do interesse dos mesmos que a cotação não vá abaixo de um determinado limiar de preço, em que os investidores deixem simplesmente de acreditar no título por estar desalinhado com a lógica financeira de uma cotada em bolsa.
2,4€ já me parece ser esse limiar.
Bem , após 45 dias volto a escrever umas palavrinhas neste post que ultimamente tem andado animado com a geração Trader !!!
Aquando da abertura deste movimento da Muddys escrevi que sem relatório isto acabaria por esfumar-se , o que o tempo nos vem mostrando é que não é bem assim o que levanta outras questões,
1 - Como certamente já muitos de vós perceberam a posição Short é muito superior aos poucos mais de 0,5% declarados , seja por outros fundos replicarem o movimento seja por força da "maré" certamente estaremos a falar de algo entre 3 a 5 %.
2 - A manutenção da posição por tanto tempo , cerca de 30 sessões neste momento , com a baixa volatilidade desde o movimento inicial é com que intuito ?
3 - Quem terá disponibilizado, emprestado "whatever" entre 10 a 15 milhões de ações durante todo este tempo ?
4 - Talvez a mais interessante e talvez até polémica A QUEM INTERRESSA ESTE MOVIMENTO? ,ou de outra forma a sua pouca volatilidade após o movimento inicial, sim eles tem de ter algum objectivo se já tivesse sido alcançado ...iam para outro poiso ..
Bem talvez algum dos Trader Female or Male , ou qualquer outro forista queira escrever algo sobre as questões que levantei...
Melhor seria amanhã subir 10%

Aquando da abertura deste movimento da Muddys escrevi que sem relatório isto acabaria por esfumar-se , o que o tempo nos vem mostrando é que não é bem assim o que levanta outras questões,
1 - Como certamente já muitos de vós perceberam a posição Short é muito superior aos poucos mais de 0,5% declarados , seja por outros fundos replicarem o movimento seja por força da "maré" certamente estaremos a falar de algo entre 3 a 5 %.
2 - A manutenção da posição por tanto tempo , cerca de 30 sessões neste momento , com a baixa volatilidade desde o movimento inicial é com que intuito ?
3 - Quem terá disponibilizado, emprestado "whatever" entre 10 a 15 milhões de ações durante todo este tempo ?
4 - Talvez a mais interessante e talvez até polémica A QUEM INTERRESSA ESTE MOVIMENTO? ,ou de outra forma a sua pouca volatilidade após o movimento inicial, sim eles tem de ter algum objectivo se já tivesse sido alcançado ...iam para outro poiso ..
Bem talvez algum dos Trader Female or Male , ou qualquer outro forista queira escrever algo sobre as questões que levantei...

Melhor seria amanhã subir 10%

- Registado: 13/7/2011 20:38