Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 3/10/2024 11:14

trend=friend Escreveu:Ou a malta da Mota acorda aqui ou 2,20, 1,85 e 1,50 é o destino, em escadinha… a passividade tem limites, senão é demasiado fácil ser short.

Só uma nota Trend, os bons shorters ganham na queda e na subida, mas para isso convém não deixar a empresa ir contra a da lógica financeira das cotadas em bolsa.
Fechar um short implica comprar as ações que se vendeu a descoberto, o que significa que o shorter, quando fechar a posição curta, vai ficar com ações da empresa. Era do seu próprio interesse que, quando fechasse o short, o preço voltasse a subir para as vender em lucro e assim ganhar tanto com a queda como com a posterior subida.

A previsão dos analistas para o lucro líquido da Mota-Engil em 2024 é de 114M€, para 2025 de 121M€ e para 2026 de 139M€ e um crescimento estável do EBITDA para 2025 e 2026 na ordem dos 4% ao ano e derrepente a ação, com este outlook, voltava a cotar nos 1,5€??!?! Nessa cotação estava e manteve-se a Mota em 2021 depois de apresentar resultados negativos referentes ao exercício de 2020.

Cotar em 1,8€ ou 1,5€ com os resultados atuais, e com estas projeções financeiras para os próximos 3 anos, nunca aconteceu na história da Mota-Engil

Registado: 1/1/2024 14:39

por Alfa Trader » 3/10/2024 10:28

Boas,

Como vai haver muita obra para fazer no futuro, assim que as guerras abrandem.... :pray: :pray: , pois acabarem vais ser difícil.. :shame: :shame:
comprei algumas a 2.40€.
Esperemos que corra bem.... :pray: :pray: :pray: apesar de ser um risco, são para longo prazo.

BN
AlfaTrader

Registado: 20/12/2013 16:05

por trend=friend » 3/10/2024 10:21

AAA_ Escreveu:O que fazer quando uma acção com bons fundamentais cai, sem parecer ter rede que a segure?
Aproveitam-se os saldos e compram-se mais acções.
Perguntem ao Warren Bufett que ele explica isso melhor que eu. :lol:

Por muito que goste da Mota pelos seus ciclos, não creio que os seus fundamentais sejam muito buffetianos…
:wink:
Bem, parece que terão acordado para preservarem os 2,40.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por AAA_ » 3/10/2024 10:16

O que fazer quando uma acção com bons fundamentais cai, sem parecer ter rede que a segure?
Aproveitam-se os saldos e compram-se mais acções.
Perguntem ao Warren Bufett que ele explica isso melhor que eu. :lol:

Registado: 21/10/2010 13:08

por trend=friend » 3/10/2024 9:40

Ou a malta da Mota acorda aqui ou 2,20, 1,85 e 1,50 é o destino, em escadinha… a passividade tem limites, senão é demasiado fácil ser short.
Clint Eastwood

por Crissssx » 3/10/2024 8:50

Goya777 Escreveu:O que vlae é que o companheiro Alvaro vai da tristeza à euforia em menos de 24h, tendo vendido e voltado a comprar a mesma acçao.

E tudo isto com uma subida diária de 0.5% :lol:

Não se pode falar assim acerca do Álvaro ...

Registado: 22/2/2019 14:19

por trend=friend » 2/10/2024 23:51

Rolling_Trader Escreveu:
trend=friend Escreveu:(...) quem se guia exclusivamente por AT como eu, tem aí uma red flag na bandeira (no pun intended…), se for ativada o target é na zona de 1,50 (com uma paragem talvez pelos 1,85 onde no passado aguentou correções na subida). Mas para isso terá de perder os 2,40, onde tem sempre entrado muito volume comprador (zona mais negociada da última década, recordo, “o” suporte).

Olá Trend,

Saudações então de um ex-investidor que só se guiava por AT (eu) e que muitas vezes nem sequer sabia qual era o negócio das ações que estava a investir. Felizmente deixei-me disso :lol:

Excelente post. Não digo que não preste atenção a alguns indicadores como a dívida ou o tangible book value para posições menos especulativas e mais de longo prazo, mas 90% é AT. O meu caminho foi o inverso, em tempos ainda ligava aos fundamentais, mas são tão reactivos que hoje fico só pelo essencial…
Clint Eastwood

por Rolling_Trader » 2/10/2024 22:47

trend=friend Escreveu:(...) quem se guia exclusivamente por AT como eu, tem aí uma red flag na bandeira (no pun intended…), se for ativada o target é na zona de 1,50 (com uma paragem talvez pelos 1,85 onde no passado aguentou correções na subida). Mas para isso terá de perder os 2,40, onde tem sempre entrado muito volume comprador (zona mais negociada da última década, recordo, “o” suporte).

Olá Trend,

Saudações então de um ex-investidor que só se guiava por AT (eu) e que muitas vezes nem sequer sabia qual era o negócio das ações que estava a investir. Felizmente deixei-me disso :lol:
Na minha opinião conciliar a AT com a AF é fundamental para tomar decisões informadas que minimizem o risco de perdas, logo, que maximizem os ganhos e só me arrependo de não ter percebido isso mais cedo.

É certo que o gráfico aparenta estar a formar uma bearish flag, nesse caso um breakout teoricamente daria a continuação da queda projetada aos 1.8x€ sim, mas o que precipitaria tal queda? Os fundamentais subvalorizados não serão concerteza.
As ações shortadas pela Muddy's tipicamente fizeram o início desse pattern que, no fim de contas, se veio a revelar uma falsa bearish flag.

Quanto à zona mais negociada na última década, numa análise do indicador price by volume a 10 anos, este seria sem dúvida o intervalo entre os 1.151€ e os 1.361, até porque a holding da Família Mota costuma ir às compras nestes valores e sustentar a cotação.

PBV_10anos.jpg
PBV_10anos.jpg (61.72 KiB) Visualizado 5103 vezes

Porém, analisar a zona mais negociada na última década, na minha opinião é estéril. Demasiados eventos negativos assombraram essa década, inclusive o COVID19 e os resultados atuais não se comparam com os apresentados quando a cotação rondava os mínimos.

Quanto à análise técnica da Mota-Engil. Bem, faz tempo que está uma desgraça autêntica e já perdeu praticamente todos os suportes importantes. A EMA100 em abril, a EMA200 em junho, uma Death Cross em julho e, o "coup de grâce", a quebra da linha de tendência ascendente mais "desesperada" que se poderia traçar desde o início de 2023, no final de agosto, que representava o importante suporte dos 3.33€, que colocava a capitalização bolsista nos 1000 M€.

Não foi à toa que a holding da Família Mota foi às compras de ações, de 14 a 19 de abril, gastando quase 600 mil euros para as comprar a um preço médio de 3.47€. O CEO veio posteriormente afirmar, na entrevista ao canal Now, que a Mota-Engil, em termos fundamentais, não vale menos do que 1 000 M€ (em market cap), daí estas compras terem sido realizadas a este preço. Ou seja, a Mota-Engil, de acordo com o CEO, não vale menos de 3.33€.

No entanto falta ainda um último suporte Fibonacci para "segurar" o preço, nos 2.183€.
Mesmo que este não se aguente, não me parece que a cotação vá abaixo de 2€ dado que o intervalo entre os 2€ e os 2,10€ foi, esse sim, o que teve a mais forte negociação (em volume) nos últimos 2 anos.

Se a cotação for abaixo disso, por pressões shortistas, então recomendo seriamente à direção da Mota fazer qualquer coisa para que os investidores não comecem a achar que a empresa é lixo especulativo.

Deixo o gráfico, desde o início de 2023, com o indicador Price-By-Volume e retração Fibonacci traçada (tal como referi antes, descartando o bull trap do início de março).

PBV_2anos.jpg

por Pageup » 2/10/2024 21:57

Se o amigo Àlvaro entrou na mota então amanhã sobe de certeza, já reparei que nisso não falha. :mrgreen:

Registado: 1/4/2019 10:52

por Goya777 » 2/10/2024 18:13

O que vlae é que o companheiro Alvaro vai da tristeza à euforia em menos de 24h, tendo vendido e voltado a comprar a mesma acçao.

E tudo isto com uma subida diária de 0.5% :lol:

Registado: 17/7/2014 22:33

por Àlvaro » 2/10/2024 16:58

PAFS, agora ficou mais claro que não faz sentido a bandeira de baixa, não faz sentido porque há indicadores que não batem de todo com esse movimento, o nível de sobrevenda no mensal está tão esticado que me parece absurdo e claro que a aposta em definitivo é mesmo Mota. Se estivesse em zona de sobrecompra aí apostaria na bandeira. :mrgreen:
O petróleo a subir? Por quanto tempo. Seria preciso a Arábia saudita corta a produção e, mesmo assim, não sei não. Pode fazer um pico, mas isso seria preciso Israel atacar os poços e os gasodutos no Irão. Não creio que vá acontecer. :shock:

Registado: 31/5/2014 23:07

por PAFS » 2/10/2024 12:20

Àlvaro Escreveu:A projeção dessa bandeira é mesmo cá para baixo, essas bandeiras de baixa têm um pau gigante. Vai dái a posição foi cortada em 50%, Parece irracional, mas se acontecer não vai tempo para sair. Essas figuras quando ativam é o diabo. 50% e rezar um pouco. Vamos ver se haverá reforço na filha da Mota. :shock:

Tendo em atenção o previsível aumento do preço do petróleo, se calhar o melhor seria a comprar GALP ou similares.
Isto sou eu a dizer que não percebo nada disto.

Registado: 29/11/2007 11:26

por Àlvaro » 2/10/2024 11:09

A projeção dessa bandeira é mesmo cá para baixo, essas bandeiras de baixa têm um pau gigante. Vai dái a posição foi cortada em 50%, Parece irracional, mas se acontecer não vai tempo para sair. Essas figuras quando ativam é o diabo. 50% e rezar um pouco. Vamos ver se haverá reforço na filha da Mota. :shock:

por smog63 » 2/10/2024 10:46

Bom dia

No meu gráfico bateu na SMA200 (mensal) e rebotou e iniciei a minha posição na mota.

Na minha opinião esta ação não é para day trading pois tem pouca volatilidade diária por isso colega Álvaro não entendo a sua lógica mas estou neste fórum para aprender.

Registado: 30/10/2012 18:30

por Woman_Trader » 2/10/2024 8:39

Rolling_Trader Escreveu:A queda de ontem foi provocada pelo sobressalto do ataque Iraniano a Islrael, que afetou todo o mercado europeu e americano conforme já tem vindo a ser hábito, provocando um natural pico nos índices "do medo" (VIXX e VSTOXX).
Este ataque do Irão já era "devido" como retaliação às mortes do líder do Hamas e do Hezbollah e foi essa a justificação do Irão para o ataque. Não foi necessariamente uma declaração formal de guerra.

Esta tensão no médio oriente já está "bem descontada" no preço da Mota-Engil. É de relembrar que a Mota tem apenas uma operação residual em Omã, no segmento do ambiente, pelo que uma escalada ainda maior das tensões no médio oriente apenas poderia repercutir-se nas contas da empresa indidiretamente caso ocorressem disrupções significativas às cadeias de abastecimento que, por sua vez, aumentassem o preço das matérias primas das quais a Mota Engil depende para executar o seu negócio, ou tivesse outras repercussões financeiras que afetassem a economia global (embora aí afetasse o mercado acionista mundial).

Podemos até argumentar que este ataque, no imediato, teve mais efeitos positivos para a Mota do que o contrário, na medida em que travou a queda do petróleo e poderá fazer disparar o preço do Brent e do WTI no curto prazo caso Israel faça um contra ataque estratégico com vista a afetar a produção de petróleo por parte do Irão. Isto porque há países, em que a a Mota Engil opera, que são altamente dependentes da receita do petróleo para cumprir os pagamentos das obras contratadas ou para contratar novas obras.

A Mota Engil ontem teve uma queda mais expressiva do que todas as restantes empresas europeias de construção, o que, na minha modesta opinião, pode-se justificar por panic sell de alguns investidores que entraram recentemente no título ou o reforço de algumas posições curtas.

A cotação da Mota Engil está subavaliada e a continuação de uma queda até aos 2€ seria incompreensível em termos de avaliação fundamental, pese embora que tudo é possível se shorters suficientes se juntarem para fazer estrago (como já ficou provado).

Eu pessoalmente aproveitarei para fazer um reforço significativo durante o dia de hoje (dependendo da evolução da cotação durante o dia).

Subscrevo na íntegra!
Woman_Trader

Registado: 10/9/2024 22:53

por trend=friend » 2/10/2024 8:36

Rolling_Trader Escreveu:
Podemos até argumentar que este ataque, no imediato, teve mais efeitos positivos para a Mota do que o contrário, na medida em que travou a queda do petróleo e poderá fazer disparar o preço do Brent e do WTI no curto prazo caso Israel faça um contra ataque estratégico com vista a afetar a produção de petróleo por parte do Irão. Isto porque há países, em que a a Mota Engil opera, que são altamente dependentes da receita do petróleo para cumprir os pagamentos das obras contratadas ou para contratar novas obras.

Concordo plenamente.

Entretanto, quem se guia exclusivamente por AT como eu, tem aí uma red flag na bandeira (no pun intended…), se for ativada o target é na zona de 1,50 (com uma paragem talvez pelos 1,85 onde no passado aguentou correções na subida). Mas para isso terá de perder os 2,40, onde tem sempre entrado muito volume comprador (zona mais negociada da última década, recordo, “o” suporte).
Editado pela última vez por trend=friend em 2/10/2024 8:48, num total de 1 vez.
Clint Eastwood

por Rolling_Trader » 2/10/2024 8:28

A queda de ontem foi provocada pelo sobressalto do ataque Iraniano a Islrael, que afetou todo o mercado europeu e americano conforme já tem vindo a ser hábito, provocando um natural pico nos índices "do medo" (VIXX e VSTOXX).
Este ataque do Irão já era "devido" como retaliação às mortes do líder do Hamas e do Hezbollah e foi essa a justificação do Irão para o ataque. Não foi necessariamente uma declaração formal de guerra.

Esta tensão no médio oriente já está "bem descontada" no preço da Mota-Engil. É de relembrar que a Mota tem apenas uma operação residual em Omã, no segmento do ambiente, pelo que uma escalada ainda maior das tensões no médio oriente apenas poderia repercutir-se nas contas da empresa indidiretamente caso ocorressem disrupções significativas às cadeias de abastecimento que, por sua vez, aumentassem o preço das matérias primas das quais a Mota Engil depende para executar o seu negócio, ou tivesse outras repercussões financeiras que afetassem a economia global (embora aí afetasse o mercado acionista mundial).

A Mota Engil ontem teve uma queda mais expressiva do que todas as restantes empresas europeias de construção, o que, na minha modesta opinião, pode-se justificar por panic sell de alguns investidores que entraram recentemente no título ou o reforço de algumas posições curtas.

A cotação da Mota Engil está subavaliada e a continuação de uma queda até aos 2€ seria incompreensível em termos de avaliação fundamental, pese embora que tudo é possível se shorters suficientes se juntarem para fazer estrago (como já ficou provado).

Eu pessoalmente aproveitarei para fazer um reforço significativo durante o dia de hoje (dependendo da evolução da cotação durante o dia).

por Àlvaro » 2/10/2024 7:59

Vamos cá então recomprar na abertura para ver se o suporte funciona. Se não funcionar é fugir de novo. :shock:

por Lusitanus » 1/10/2024 22:46

Àlvaro Escreveu:Este ataque mais que provável do Irão fez-me saltar da Mota em andamento. Vá lá que foi só um arranhão. A confirmar-s este ataque a ativação de uma bandeira de baixa parece-me muito provável. :shock:

Acho-te alguma piada porque ora compras, ora vendes, qual catavento ( :lol: ), à mínima coisa que aconteça, e no entanto falas como se fosses capaz de aguentar as açõezinhas que tenhas o tempo necessário para tirar delas toda a valorização que elas possam ter. :lol: Tu nunca serás capaz de esperar o tempo suficiente para ficares com quase toda a valorização que um título possa alcançar num movimento de subida da sua cotação. Nunca ganharás dinheiro que realmente se veja! Na melhor das hipóteses venderás a ganhar uns trocos, face a toda a valorização que um título alcance. Tanto sofrimento para tão reduzido resultado ...
Então foi hoje que vendeste? Então, se era para vender, devias ter vendido ontem, não era? Era mais do que certo que o Irão ia ripostar a Israel (de resto já estava a dever uma resposta a Israel). Se tivesses vendido a mota, ontem, tinhas recebido mais por ela, andas aqui diariamente com parlapié que não leva a coisa nenhuma, pois não leva, por exemplo, a antecipação nenhuma face a determinados eventos. E a antecipação é crucial na Bolsa ...

Registado: 19/3/2021 0:23

por Àlvaro » 1/10/2024 18:09

Este ataque mais que provável do Irão fez-me saltar da Mota em andamento. Vá lá que foi só um arranhão. A confirmar-s este ataque a ativação de uma bandeira de baixa parece-me muito provável. :shock:

por Àlvaro » 30/9/2024 21:33

Exatmente, faço essa leitura está a fazer aí um fundo. Vamos ver se os abutres não se aventuram com a tentar uma bandeira.

por MarcoAntonio » 30/9/2024 20:07

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Crissssx » 30/9/2024 12:06

ou então tanta publcidade faz desconfiar...

Registado: 22/2/2019 14:19

por trend=friend » 30/9/2024 10:34

Os Bancos a ligarem na primeira hora de subscrição das obrigações é um dado interessante. Se fosse daqui a uma semana podia ser preocupante, mas assim mostra o empenho que estão a pôr na coisa.

E para uma boa subscrição, têm de ter bons headlines nas notícias, portanto acho que nos próximos dias dificilmente cai (exceto algum factor externo).
Clint Eastwood

por Àlvaro » 30/9/2024 10:22

A bolsa chinesa trepa e passa resistências como manteiga e a Mota escorrega ao contrário? Grande bluff aqui vai.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, TTM62 e 51 visitantes