Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/9/2024 7:23

Com este corte agressivo de juros não vão segurar as posições curtas. O dia do estouro anunciado poderá ser hoje. :shock:

Registado: 31/5/2014 23:07

por Pmart 1 » 18/9/2024 22:07

Nao acredito que alguns que até tem bastante Know How , continuem a acreditar que a percentagem de curtos na Mota Engil seja de 0,65.

Ao que se diz em algumas financeiras , correctoras ou o que quiserem chamar estarão em Short entre 13 a 15 Milhões de ações , ou seja algo entre 4 e 5% do capital social. Sim é uma especie de união faz a força com posições de fundos ou individuais inferiores a 0,5% do capital social , como tal nem comunicam .

Já agora os mesmo também sabem que quando a Muddys abre uma posição curta tem N seguidores é uma especie de Warren Buffet ao contrário . Fico surpreendido com tantos experts e ninguém fala disso .

Estamos em banho maria , a indecisão sem qualquer report indicará um caminho ascendente se sai algum report ,mesmo que seja menos claro e prontamente esclarecido , pode continuar a descer, vamos ver , mas esta indecisão irá acabar em breve e as Odds neste momento são .... 40% vs 60% , para irmos até aos 3 , se houver panic buy até pode ser mais violento, mas atenção porque o mesmo embora com menos probabilidade pode acontecer em sentido inverso

Como diz o outro prognostico só no fim do jogo ...mas os 3 estão aí

Registado: 13/7/2011 20:38

por Investor Tuga » 18/9/2024 19:57

Woman_Trader Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Este corte de 50 pontos vem mesmo ao pintar da faneca para os touros. E prometem mais cortes para este ano. O touro ganha assim mais força. :mrgreen:

Previsão até final do ano: taxa de juro a 4,4... Das duas uma, ou teremos mais uma descida de 50p talvez em dezembro, ou duas de 25p \:D/

Boas noticias para os mercados, para as empresas, sobretudo como a Mota, com atividade muito alavancada em endividamento.
A cotação tem estado em “banho maria”, com muito menos volatilidade e hoje já com um volume mais próximo do “normal”.
Quem arrisca previsões?

Registado: 7/9/2024 8:51

por Woman_Trader » 18/9/2024 19:39

Àlvaro Escreveu:Este corte de 50 pontos vem mesmo ao pintar da faneca para os touros. E prometem mais cortes para este ano. O touro ganha assim mais força. :mrgreen:

Previsão até final do ano: taxa de juro a 4,4... Das duas uma, ou teremos mais uma descida de 50p talvez em dezembro, ou duas de 25p \:D/
Woman_Trader

Registado: 10/9/2024 22:53

por Àlvaro » 18/9/2024 19:34

Este corte de 50 pontos vem mesmo ao pintar da faneca para os touros. E prometem mais cortes para este ano. O touro ganha assim mais força. :mrgreen:

por Àlvaro » 17/9/2024 22:00

A recuperação é tímida, mas o importante é que está a acontecer com volume. Se os ursos não estivessem a ceder jamais teríamos esta recuperação.

por MarcoAntonio » 17/9/2024 18:23

Aqui fica o update, após 5 sessões que se podem descrever como de ligeira recuperação, com volumes acima da média.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/9/2024 16:53

Não acompanhei as negociações durante o dia. Só depois das 14.30 horas é que tive oportunidade de o fazer.

A força vendedora, já não se faz sentir grandemente.
No nível dos 2,52 / 2,522, entravam sistematicamente pequenas ordens, conforme iam roendo os 2,52. Algum atrevido, tal como eu, fui buscar a 2,522 quando estavam a 2,52. Apanhei dos dois preços.

Último negócio antes do leilão a: 2 526. No leilão foram buscar 200.875 a 2,528, gostei do desempenho.

Fim do relato :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Investor Tuga » 17/9/2024 13:06

Rolling_Trader Escreveu:
Investor Tuga Escreveu:Boa noite,
Conseguem perceber se a Muddys (ou outro) ainda tem uma posição curta aberta e qual o grau se intervenção que ainda tem no trade diário?

Bom dia Investidor,

A posição curta da Muddys ainda está aberta.

Pode consultar todas as posições curtas qualificadas diretamente no site da CMVM em https://www.cmvm.pt/PInstitucional/Cont ... E5A91518E4

Quanto à segunda parte da sua pergunta, não sei se a entendo bem. Uma posição curta aberta, desde que não seja aumentada, não influencia diretamente o trade diário. Indiretamente há outros (sejam institucionais ou investidores privados) que se aproveitam do short para, eles próprios, abrirem posições a descoberto, enquanto que outros, com posições longas, sentem-se pressionados a vender gerando assim um círculo vicioso de queda.
Ao fim de algum tempo a pressão vendedora equilibra-se com a compradora e isso já se consegue verificar no gráfico da Mota Engil. Alguns indicadores técnicos, no gráfico diário, evidenciam o alívio do momentum de queda, alívio da distribuição de títulos e aumento da sua acumulação.

A todos recomendo a leitura de um artigo muito interessante do Jornal de Negócios de ontem, com o título "Da indústria à saúde, ações que sobem com cortes de juros". Como é conteúdo premium, deixo aqui apenas alguns pequenos excertos que muito têm a ver com o comportamento da Mota Engil neste momento (na minha modesta opinião):

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... s-de-juros
    "A perspetiva de um contexto macroeconómico mais favorável deverá beneficiar as ações em geral e os setores cíclicos em particular, como é o caso das cotadas do ramo industrial"

Inicialmente, após o primeiro corte de juros, "as ações cíclicas podem sofrer movimentos de venda, em resposta a um cenário de fraco crescimento e inflação. Mas, a determinada altura, são áreas do mercado que se tornam atrativas, à medida que estas ações vão ficando mais baratas e os investidores vão antecipando um ‘boost’ da atividade económica e dos lucros das empresas"

"títulos mais cíclicos não têm uma performance tão boa nos primeiros três meses após o início dos cortes - mas, um ano depois, tendem a apresentar retornos mais robustos"

Obrigado Rolling Trader pelos esclarecimentos e contributo, sempre muito útil.

Partilho também as perspectivas desse artigo, extensíveis ao caso particular da Mota-Engil.

A evolução da empresa e da cotação será seguramente ascendente, a curto prazo está dependente de facto da pressão que os shorts ainda exercem sobre a ação.

Ainda agora estão a ser colocados à venda grandes lotes, para impedir que a ação suba!!!

por Àlvaro » 17/9/2024 8:43

Claro que está aberta, quando começarem a fechar a Mota faz cavalinho. Talvez o objetivo imediato seja 2,60. O corte de juros beneficia muito a Mota e toda a especulação por causa da crise das construtoras chinesas é um absurdo sem nenhuma sustentação. A menos que o fundo esteja a trabalhar para alguém entrar na Mota. :mrgreen:

por Rolling_Trader » 17/9/2024 8:04

Investor Tuga Escreveu:Boa noite,
Conseguem perceber se a Muddys (ou outro) ainda tem uma posição curta aberta e qual o grau se intervenção que ainda tem no trade diário?

Bom dia Investidor,

A posição curta da Muddys ainda está aberta.

Pode consultar todas as posições curtas qualificadas diretamente no site da CMVM em https://www.cmvm.pt/PInstitucional/Cont ... E5A91518E4

Quanto à segunda parte da sua pergunta, não sei se a entendo bem. Uma posição curta aberta, desde que não seja aumentada, não influencia diretamente o trade diário. Indiretamente há outros (sejam institucionais ou investidores privados) que se aproveitam do short para, eles próprios, abrirem posições a descoberto, enquanto que outros, com posições longas, sentem-se pressionados a vender gerando assim um círculo vicioso de queda.
Ao fim de algum tempo a pressão vendedora equilibra-se com a compradora e isso já se consegue verificar no gráfico da Mota Engil. Alguns indicadores técnicos, no gráfico diário, evidenciam o alívio do momentum de queda, alívio da distribuição de títulos e aumento da sua acumulação.

A todos recomendo a leitura de um artigo muito interessante do Jornal de Negócios de ontem, com o título "Da indústria à saúde, ações que sobem com cortes de juros". Como é conteúdo premium, deixo aqui apenas alguns pequenos excertos que muito têm a ver com o comportamento da Mota Engil neste momento (na minha modesta opinião):

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... s-de-juros
    "A perspetiva de um contexto macroeconómico mais favorável deverá beneficiar as ações em geral e os setores cíclicos em particular, como é o caso das cotadas do ramo industrial"

Inicialmente, após o primeiro corte de juros, "as ações cíclicas podem sofrer movimentos de venda, em resposta a um cenário de fraco crescimento e inflação. Mas, a determinada altura, são áreas do mercado que se tornam atrativas, à medida que estas ações vão ficando mais baratas e os investidores vão antecipando um ‘boost’ da atividade económica e dos lucros das empresas"

"títulos mais cíclicos não têm uma performance tão boa nos primeiros três meses após o início dos cortes - mas, um ano depois, tendem a apresentar retornos mais robustos"

Registado: 1/1/2024 14:39

por Àlvaro » 16/9/2024 21:56

É boa leitura e lá está o início da base para esse movimento que sugeres. Aguarda-se o corte dos juros para fazer a Mota ir pata norte.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 16/9/2024 21:51

"Águas passadas não movem moinhos"... Dito isto, vamos lá a observar um pequeno exercício.

A MOTA, não é um cadaver, daí chamarem "abutre" ao Fundo, parece-me um bocado exagerado.

Vou anexar dois bonecos de: 2015 a 2016 e 2018 a 2020 para vermos as quedas e respetivas recuperações, por uma percentagem de queda, tem uma mais ou menos igual de recuperação.
O boneco de 2024 é onde faço uma projeção de recuperação, considerando que "águas passadas, não movem moinhos", de alguma referência servem.

Amanhã voltarei as compras.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 2015 a 2016.png
MOTA 2018 a2020.png
MOTA recuperação.png

José Ortega Y Gasset

por Investor Tuga » 16/9/2024 20:59

Boa noite,
Obrigado.

por Àlvaro » 16/9/2024 11:50

O melhor é mesmo subir devagar. isso é sinal que não há fecho significativo de posições curtas.

por trend=friend » 16/9/2024 11:11

O primeiro pivot de subida nos 2,55 começa a ser atacado, depois virão 2,70 e 3,05. Se passar o primeiro espero os 2,70 num instante. Já os 3,05 creio que pode levar mais algum tempo.

Para baixo, o pivot é óbvio, a parede dos 2,40. Enquanto aguentar, não é um trade muito difícil …
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por andraderui » 16/9/2024 10:47

???
Anexos
ME.jpg
ME.jpg (3.46 KiB) Visualizado 11445 vezes
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/

Registado: 12/11/2002 16:18

por Rolling_Trader » 16/9/2024 10:19

Aqui_Vale Escreveu:(...)
De A. T. não entendo nada
(...)
O que fará subir o preço da cotação, é sem qualquer dúvida, da minha parte, ir às compras.
(...)
Não são grandes lotes, mas demonstra interesse.
Não me ponho na fila para comprar, vou buscar ao vendedor.

Olá Aqui_Vale,

Parabenizo-o porque você, empíricamente até entende de A.T.

A sua última frase é importantíssima, o ir "buscar ao vendedor" (ou seja comprar acima da cotação atual) vai melhorar uma série de indicadores técnicos que transmitem a informação que está a aumentar a pressão compradora dos títulos como o OBV (On Balance Volume), o RSI, o Stochastic (entre outros mais elaborados).

O aumento da pressão compradora, expresso nos indicadores técnicos, é a última coisa que os shorters querem pois começa a deixá-los nervosos e pode precipitar o fecho das posições curtas (especialmente dos shorts dos investidores privados).

Melhor ainda, se usar parte da sua posição longa para fazer trading e se conseguir sempre ir buscar ao vendedor (i.e. acima da cotação no momento) e vender a um comprador que as foi buscar a si (i.e. também acima da cotação no momento) consegue melhorar o preço médio da sua posição longa e ao mesmo tempo beneficiar a liquidez e os indicadores técnicos da cotada.

Eu ando a usar esta técnica presentemente.
Se todos a passarmos a usar, teríamos o mesmo efeito de um short squeeze (mais lento, mas semelhante) e muito em breve a cotação da Mota voltaria ao seu valor justo.

por Aqui_Vale » 16/9/2024 9:14

minibull Escreveu:Boa noite,

Ponto da situação relativa ao "ataque ao abutre" , e decorrente de nova reunião, efectuada no dia de hoje.

Segunda feira, logo à abertura, estará à venda, a 3,202, novo "lote industrial", maior do que qualquer dos lotes que o "abutre" costuma pôr à compra, e será para continuar.
Aqui digo o preço, pois qualquer participante pode confirmar que " como diz o outro ", "não são "histórias da carochinha".

Este grupo de investidores pode fazer face ao "abutre" 1, no entanto, pode haver "abutres" encobertos, pelo que, para quem tenha interesse, toda a acção conjugada nesse sentido é bem vinda.

Abc.

Caro "minibull" e demais Foristas. A quem reconheço, e agradeço a participação nestas intervenções.

De A. T. não entendo nada e de Fundamentalista ainda pior.

A colocação das Ações à venda, quanto a mim, só terá efeito, porque evita que sejam emprestadas. Embora eu acredite que os Bancos com quem trabalho não as emprestem, por uma questão de solidariedade, também, tenho as minhas à venda.

O que fará subir o preço da cotação, é sem qualquer dúvida, da minha parte, ir às compras. Assim sendo, Comprei da 5 Feira, na 6 Feira e já hoje comprei mais um lote.
Não são grandes lotes, mas demonstra interesse.
Não me ponho na fila para comprar, vou buscar ao vendedor.

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Àlvaro » 16/9/2024 8:47

Olha, olha, um bonito duplo fundo na Mota! :mrgreen:

por Rolling_Trader » 16/9/2024 7:28

xxx JJ xxx Escreveu:a mota, e a família mota não compram acçōes agora por um único motivo. as acções que foram emprestadas aos muddys são deles já, logo não vão comprar aquilo que já é deles :mrgreen:
como em portugal não há naked short, neste caso a empresa ou a família porque possuem informação que levasse a contrariar o naked, reforçava a posição pela oportunidade do preço. lamentavelmente, não é esse caso, e só assim se demonstra que foram eles que emprestaram as acções aos muddys
(...)
.

Bom dia xxxJJxxx,

O seu post começa por uma afirmação grave para a qual espero que tenha provas.
Caso seja uma mera opinião, sugiro que edite o seu post para deixar isso bem claro.

Como já lhe referi, corretoras como a deGiro, XTB (entre outras) têm muito mais do que 2 milhões de ações (+/- o que foi emprestado à Muddys), dos seus clientes, para emprestar a quem quer que seja.

Se o que afirma fosse verdade e essa informação fosse tornada pública a Mota seria totalmente descredibilizada no mercado, e provavelmente seria alvo de uma multa por parte da CMVM bem como de ações judiciais por parte de pequenos investidores (eu interpunha logo um).
Para além do mais é ilógico a dona da empresa fazer isso pois está a lançar dúvida sobre a idoneidade dela própria, da veracidade das contas e da saúde financeira da empresa.

É totalmente desprovido de sentido achar que a FM emprestou ações à Muddy.
O facto de afirmar o que afirmou, sem provas, é grave e criminoso.

Cumprimentos.

por Woman_Trader » 16/9/2024 0:51

Rolling_Trader Escreveu:
trend=friend Escreveu:(...)
É à conta disto e da rotação de concessões que se farão os futuros resultados da Mota Engil (construir, pôr em velocidade de cruzeiro, vender limpinho). Esta rotação fará com que sejam resultados não recorrentes a produzir as maiores mais valias, portanto muito analista vai ter de se habituar a uma empresa feita de resultados extraordinários… ordinários…

E será daqui que virão os 180 milhões anuais daqui a 2 anos e meio, ou 0,60 por ação e um dividendo anual médio de… 0,375 cêntimos (50 a 75% dos resultados conforme política divulgada e mantida há vários anos).
(...)

Trend, concordo que não devemos diabolizar as mais valias não recorrentes. A rotação de ativos na área das concessões está inscrita no plano estratégico 2022-2026 da Mota Engil e prevê a venda dos ativos maduros para reforçar a capacidade de financiamento de novas oportunidades nesta área, num modelo de desenvolvimento greenfield de construção + concessão.

Só discordo do facto de achar que os 180 milhões de lucros projetados para 2026 venham, na sua maioria, daí. Note que o plano estratégico traça vários outros eixos para atingir essa performance, nomeadamente:

Maior foco na rentabilidade da área de Engenharia e Construção (concentração nos mercados nucleares, de maior escala, para atingir rentabilidades mais elevadas);

Crescimento acentuado nas áreas de Concessões (como já foi referido), na Engenharia Industrial e no Ambiente (recentemente foi criada uma unidade de negócio global nesta área https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... na-energia);

Aumento da eficiência ao nível do grupo, reduzindo os custos operacionais e simplificando a estrutura organizacional de forma a maximizar sinergias.

Este ano de 2024 terá concerteza mais mais-valias não recorrentes pois, tal como já foi noticiado, a Mota prevê concluir até ao final do ano a venda de duas concessões rodoviárias no México e a alienação da operação na Polónia, acordada com a húngara Duna Aszfalt.

Woman_Trader Escreveu:Boa tarde a todos!
Inscrevi-me no fórum, depois de vos ler atentamente e, de forma admirável, me surpreender por tamanho conhecimento e lugar de aprendizagem.
(...)
Quanto à ME, estou dentro e estarei de armas em punho. Acredito na empresa e no seu desempenho.

Bem vinda Woman_Trader,

Todos juntos contribuímos para o conhecimento coletivo, seja na partilha, seja no confronto de opiniões.

Quanto a acreditar na empresa, também o CEO acredita, já que na apresentação dos resultados referiu que, com os 13,7 mil milhões de euros de obras em carteira, já foram assegurados 64% dos objetivos de faturação para 2026.

Para além do mais é importante rever o que o CEO, Carlos Mota dos Santos, referiu em entrevista à Bloomberg:

O CEO tem vindo a colocar dinheiro no que diz e já adquiriu 45 mil novas ações da Mota desde 2023. Porém a coisa não lhe está a correr muito bem, mas não me parece que ele esteja preocupado (pois ele sabe mais das perspetivas da Mota do que nós). Partilho aqui um printscreen de um excel que uso para ir acompanhando a evolução das ações compradas pelo CEO desde 2023.

Posições_CEO.jpg

Como se pode ver, a destruição do valor da cotação perpetrado pelos consecutivos ataques shortistas está a fazer mossa nas posições adquiridas pelo CEO.

Eu acredito mais no CEO do que nos especuladores que pretendem lucrar com as quedas e, até agora, ainda não apresentaram fundamentação pública que justifique a aposta nas quedas.

Não é preciso dar um salto de fé. Existe guidance que está a ser cumprido, os resultados ainda não desiludiram e a conjuntura não é desfavorável.

Estou contigo Woman_Trader, pago para ver o bluff dos shorters.

Obrigada, Rolling!
Em pleno acordo!! Acredito que muito em breve estará no seu valor intrínseco... Pelo seu excelente desempenho, carteira de encomendas, baixa de juros e projeção futura, pela detenção de ações próprias a valores muito acima da cotação atual... e até mesmo pela não aquisição ao preço a que está... Sim, sou da opinião que essa mesma atitude é igualmente um sinal de confiança! Não nos esqueçamos que, mais do que ninguém, eles têm inside information, e sabem perfeitamente que o título chegará muito rápido ao seu devido valor, optando por conservar a sua liquidez em vez de investir em mais ações próprias, preferindo aguardar que a situação se estabilize e que o seu valor se normalize .. Até porque nova compra de ações num momento de pressão pública, na minha opinião, e ao contrário do que se possa pensar, poderia ser mal interpretada pelo mercado.
Woman_Trader

por Rolling_Trader » 16/9/2024 0:18

trend=friend Escreveu:(...)
É à conta disto e da rotação de concessões que se farão os futuros resultados da Mota Engil (construir, pôr em velocidade de cruzeiro, vender limpinho). Esta rotação fará com que sejam resultados não recorrentes a produzir as maiores mais valias, portanto muito analista vai ter de se habituar a uma empresa feita de resultados extraordinários… ordinários…

E será daqui que virão os 180 milhões anuais daqui a 2 anos e meio, ou 0,60 por ação e um dividendo anual médio de… 0,375 cêntimos (50 a 75% dos resultados conforme política divulgada e mantida há vários anos).
(...)

Trend, concordo que não devemos diabolizar as mais valias não recorrentes. A rotação de ativos na área das concessões está inscrita no plano estratégico 2022-2026 da Mota Engil e prevê a venda dos ativos maduros para reforçar a capacidade de financiamento de novas oportunidades nesta área, num modelo de desenvolvimento greenfield de construção + concessão.

Só discordo do facto de achar que os 180 milhões de lucros projetados para 2026 venham, na sua maioria, daí. Note que o plano estratégico traça vários outros eixos para atingir essa performance, nomeadamente:

Maior foco na rentabilidade da área de Engenharia e Construção (concentração nos mercados nucleares, de maior escala, para atingir rentabilidades mais elevadas);

Crescimento acentuado nas áreas de Concessões (como já foi referido), na Engenharia Industrial e no Ambiente (recentemente foi criada uma unidade de negócio global nesta área https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... na-energia);

Aumento da eficiência ao nível do grupo, reduzindo os custos operacionais e simplificando a estrutura organizacional de forma a maximizar sinergias.

Este ano de 2024 terá concerteza mais mais-valias não recorrentes pois, tal como já foi noticiado, a Mota prevê concluir até ao final do ano a venda de duas concessões rodoviárias no México e a alienação da operação na Polónia, acordada com a húngara Duna Aszfalt.

Inscrevi-me no fórum, depois de vos ler atentamente e, de forma admirável, me surpreender por tamanho conhecimento e lugar de aprendizagem.
(...)
Quanto à ME, estou dentro e estarei de armas em punho. Acredito na empresa e no seu desempenho.

Bem vinda Woman_Trader,

Todos juntos contribuímos para o conhecimento coletivo, seja na partilha, seja no confronto de opiniões.

Quanto a acreditar na empresa, também o CEO acredita, já que na apresentação dos resultados referiu que, com os 13,7 mil milhões de euros de obras em carteira, já foram assegurados 64% dos objetivos de faturação para 2026.

Para além do mais é importante rever o que o CEO, Carlos Mota dos Santos, referiu em entrevista à Bloomberg:

O CEO tem vindo a colocar dinheiro no que diz e já adquiriu 45 mil novas ações da Mota desde 2023. Porém a coisa não lhe está a correr muito bem, mas não me parece que ele esteja preocupado (pois ele sabe mais das perspetivas da Mota do que nós). Partilho aqui um printscreen de um excel que uso para ir acompanhando a evolução das ações compradas pelo CEO desde 2023.

Posições_CEO.jpg
Posições_CEO.jpg (70.67 KiB) Visualizado 9851 vezes

Como se pode ver, a destruição do valor da cotação perpetrado pelos consecutivos ataques shortistas está a fazer mossa nas posições adquiridas pelo CEO.

Eu acredito mais no CEO do que nos especuladores que pretendem lucrar com as quedas e, até agora, ainda não apresentaram fundamentação pública que justifique a aposta nas quedas.

Não é preciso dar um salto de fé. Existe guidance que está a ser cumprido, os resultados ainda não desiludiram e a conjuntura não é desfavorável.

Estou contigo Woman_Trader, pago para ver o bluff dos shorters.

por ASimoes » 15/9/2024 21:09

Certamente, retirarei mais do que vos posso oferecer, mas parabenizar-vos por toda e qualquer partilha que nos têm facilitado a leigos, como eu própria me identifico. Tenho aprendido muito quer incitada por terceiros, aqueles que realmente importam, presentes noutro fórum (o mesmo aqui já muito identificado), quer de forma autónoma, o que se tem revelado um enorme desafio... Este é um mundo que em nada tem a ver com a minha atividade profissional (ao serviço da educação), mas que me tem conquistado e me levado a pesquisar e aprender mais e mais... neste ponto, muito o devo às leituras de excelentes análises que vou lendo (admitindo que, em muito, me parece uma espécie de chinês, mas esse é o desafio e eu adoro desafiar-me :roll: ).
Agradecer ao Rolling por me ter dado a conhecer este espaço de excelentes presenças e partilhas e, desde já, felicitar um por um pela vossa entrega.

Um bem-haja a todos! :pray:
:clap: :!: :clap: :idea:
Certamente, retirarei mais do que vos posso oferecer, mas parabenizar-vos por toda e qualquer partilha que nos têm facilitado a leigos, como eu própria me identifico. Tenho aprendido muito quer incitada por terceiros, aqueles que realmente importam, presentes noutro fórum (o mesmo aqui já muito identificado), quer de forma autónoma, o que se tem revelado um enorme desafio... Este é um mundo que em nada tem a ver com a minha atividade profissional (ao serviço da educação), mas que me tem conquistado e me levado a pesquisar e aprender mais e mais... neste ponto, muito o devo às leituras de excelentes análises que vou lendo (admitindo que, em muito, me parece uma espécie de chinês, mas esse é o desafio e eu adoro desafiar-me :roll: ).
Agradecer ao Rolling por me ter dado a conhecer este espaço de excelentes presenças e partilhas e, desde já, felicitar um por um pela vossa entrega.

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"

Registado: 10/2/2006 23:18

por Woman_Trader » 15/9/2024 19:54

Boa tarde a todos!

Woman_Trader

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], Goya777, HFCA, latbal, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Phil2014, Shimazaki_2 e 151 visitantes