Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Investor Tuga » 11/9/2024 10:36

Goya777 Escreveu:Quando as taxas de juro eram negativas, como de espectaculares eram os resultados da Mota?

Precisamente…mais mérito temos de dar ao desempenho recente da empresa que, mesmo num período de taxas de juro elevadas, conseguiu crescer em VN e resultados.
Alguma razão para, num contexto que se perspetiva melhor, a empresa não continuar esta trajetória ascendente de VN e resultados?

Registado: 7/9/2024 8:51

por Goya777 » 11/9/2024 10:22

Quando as taxas de juro eram negativas, como de espectaculares eram os resultados da Mota?

Registado: 17/7/2014 22:33

por Investor Tuga » 11/9/2024 10:05

Continuo a pensar que, no contexto que estamos a viver, economias com fracos crescimentos no presente mas com inflação a descer, taxas de juro altas mas em vias de descerem porque a inflação está controlada, não vejo razões para desconfiar das perspectivas de uma empresa como a Mota. Pelo contrário, neste cenário e com a carteira recorde da empresa e desempenho recente, o futuro só pode ser sorridente, com crescimento, menores custos financeiros e melhores resultados.

por trend=friend » 11/9/2024 9:36

Lusitanus Escreveu:Como a malta, aqui, está desmoralizada e anda é à procura de um ressalto na cotação, talvez o mesmo surja na "zona" em que a cotação se encontra, à semelhança do que já aconteceu no passado.

Mota Engil.png

Volto a dizer, é a zona de preço onde a Mota mais negociou nos últimos anos… portanto uma parede em termos técnicos. Se será trampolim ou não, veremos…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Investor Tuga » 11/9/2024 8:45

Bom dia,
Mais um dia de luta e resistência!
Uma boa noticia para as economias e as empresas, sobretudo para a Mota, é as descidas previstas das taxas de juro de referência esta semana (BCE) e na próxima (FED).
Tendo em conta as preocupações sobre a divida da Mota amplamente expressas neste forum penso serem ótimas noticias.

por mauroxavier » 11/9/2024 8:30

As empresas concorrentes da Mota podem vir a lucrar mais com esta operação/ataque do que a própria Moody.

Isto em filme, era possível imaginar a Armada Espanhola a patrocinar esta operação da Moody.

Registado: 6/9/2024 18:18

por Àlvaro » 11/9/2024 8:02

Bem, se aqui chegados os acionistas de referência nada fizerem, isso aí começa a parecer que algo de grave se passa com a empresa... :shock:
Tudo isto é absurdo, os Ctt sentiram imediatamente o cheiro a ursos e avançaram com recompra de ações. Acabou-se logo a brincadeira.

Registado: 31/5/2014 23:07

por minibull » 11/9/2024 4:10

Caro xxxjjxxx,

Constatei agora que apagaste os teus posts aqui no Caldeirão.
Não sei quais os motivos.
Mas sejam eles quais forem, peço-te que reconsideres, pois o teu contributo e participação aqui no Forum, são por demais valiosos.

G. abraço.

Registado: 17/5/2021 15:59

por minibull » 10/9/2024 22:55

Esta medida, efectivamente não convém às empresas estrangeiras no México, mas é benéfica para as empresas mexicanas.
Logo, a Mota-Engil México, nada tem a perder, mas tudo a ganhar, com esta medida, pois a Mota Engil México, é uma empresa mexicana.
Abc.

por afcapitao » 10/9/2024 22:37

Acerca da dívida da ME vs EDP, REN.. não faz muito sentido comparar a dívida da ME com empresas do setor de utilities.
Há muito mais risco nas operações da ME, que opera em mercados em vias de desenvolvimento, e cujas condições podem mudar subitamente, comparativamente a empresas que têm rendimentos estáveis, e até monopolistas.
Mas isto não é novidade nenhuma, espero eu, para os investidores da ME.

No entanto, a empresa pode melhorar o custo da dívida se melhorar os rácios financeiros. O CEO apontou para 15% de autonomia financeira em 2026. É uma métrica muito melhor que os 9,5% de hoje. Mas para lá chegar, a meu ver a estratégia será a alienação de concessões, e com isso a amortização significativa da dívida.
Volto a referir que os dividendos só foram distribuídos tendo em conta os resultados recorrentes, ao passo que a rotação de ativos são resultados não-recorrentes. Logo a expectativa de grandes subidas de dividendos não me parece possível por agora.

Duas notas finais:
- interessante que a cotação da ME está hoje inferior ao valor do seu equity:
- pode haver novidades do México nos próximos dias acerca da reforma para a eleição de juízes por voto popular. Ao passar, teme-se uma diminuição da separação de poderes (a ME depende muito deste mercado)

https://apnews.com/article/mexico-const ... 76bf472448

Registado: 8/3/2012 17:31

por Investor Tuga » 10/9/2024 22:32

minibull Escreveu:Boa noite,
O plano segue sem qualquer desvio. As compras recomeçaram hoje; serão para continuar.
Por outro lado, as ordens de venda continuam, a preços bem acima do mercado actual, com vista à proteção dos seu proprietários.
Caso haja mais companheiros a fazer o mesmo, os cam***s vão ver qual a têmpera dos Lusitanos.
Para quem julgue que se trate de 31 de b*c* e tiver paciência, vidé o nº de ações que logo à abertura estará à venda a 3,33.
E será para continuar, pois a união é cada vez maior. Quantos mais aderirem, mais o processo terá êxito.
Abc.

Minibull…estamos juntos…ordens de venda dadas para proteger as ações e ordens de compra para aproveitar este preço de saldo.

por minibull » 10/9/2024 22:22

Boa noite,
O plano segue sem qualquer desvio. As compras recomeçaram hoje; serão para continuar.
Por outro lado, as ordens de venda continuam, a preços bem acima do mercado actual, com vista à proteção dos seu proprietários.
Caso haja mais companheiros a fazer o mesmo, os cam***s vão ver qual a têmpera dos Lusitanos.
Para quem julgue que se trate de 31 de b*c* e tiver paciência, vidé o nº de ações que logo à abertura estará à venda a 3,33.
E será para continuar, pois a união é cada vez maior. Quantos mais aderirem, mais o processo terá êxito.
Abc.

por Investor Tuga » 10/9/2024 21:29

Lusitanus Escreveu:Como a malta, aqui, está desmoralizada e anda é à procura de um ressalto na cotação, talvez o mesmo surja na "zona" em que a cotação se encontra, à semelhança do que já aconteceu no passado.

Mota Engil.png

Pergunta: Consegue identificar nesse gráfico, nos momentos em que a cotação chegou aos minimos, em quais desses momentos a Mota faturou, teve resultados e teve uma carteira iguais aos que tem nesta data?

por Lusitanus » 10/9/2024 21:15

Rolling_Trader Escreveu:
Lusitanus, o Tx9262 respondeu-lhe com perguntas tal como eu fiz em resposta a um post passado seu.

O objetivo, tanto do Tx9262 como o meu, é de fazer ver ao fórum que você não consegue sustentar as afirmações que escreve (ainda por cima acompanhadas de frases como "Caiam na real!!", demonstrando superioridade de conhecimentos que, na prática, você nunca provou ter)

Mas apesar de tudo Lusitanus, vou lhe dar uma resposta construtiva.

Citando diretamente do relatório de contas anual de 2023 da EDP "Em 2023, o custo médio da dívida foi de 5,0%", também lá está escrito que "Todas as emissões da EDP em 2023 foram obrigações verdes", que tipicamente têm taxa de juro mais baixa.

Obviamente que o negócio da energia sustentável permite à EDP financiar-se com este tipo de emissões e ter uma taxa de juro inferior à da Mota.

Já agora, sabia que a dívida líquida da EDP, em 2023 era 15 319M€ e neste primeiro semestre de 2024 ascendeu aos 17 406M€? Muito superior à dívida bruta da Mota que é de 2 784M€ no 1S2024? Já agora a dívida líquida da Mota é de 1 268M€, ou seja, a EDP tem, neste momento, um valor de dívida liquida 13 vezes superior à da Mota (em termos absolutos).

Como você escreveu em tempos "esse valor é um balúrdio!!!"

Já agora, você sabia que a EDP, em 2023, emitiu um cupão de obrigações verdes no valor de 1 000M€ (quase a dívida líquida total da Mota) com a taxa de juro de 5.943% com maturidade até 2083? Sim, leu bem, a EDP atravessou-se com um empréstimo obrigacionista a 60 anos quase a 6% (um balúrdio, não?).

Como os valores absolutos da dívida não querem dizer nada (estou farto de repetir isto) nem indicam se ela está ou não controlada, vamos comparar os rácios Dívida Líquida (DL) / EBITDA da EDP e da Mota (retirados diretamente dos relatórios de contas de cada cotada).

O rácio DL / EBITDA da EDP situava-se, em dezembro de 2022 em 2.9x, em dezembro de 2023 em 3.3x e no primeiro semestre de 2024 em 3.7x, ou seja, tem vindo a aumentar.
    O rácio DL / EBITDA da Mota situava-se, em dezembro de 2022 em 1.7x, em dezembro de 2023 em 1.4x e no primeiro semestre de 2024 também em 1.4x, ou seja, reduziu de 2022 para 2023 e agora manteve-se estável.

Para quem não sabe o que é o rácio DL / EBITDA é um rácio que serve para avaliar a capacidade de uma empresa de pagar as suas dívidas com base no lucro das suas operações core antes de descontados juros, impostos, depreciações e amortizações (o EBITDA). O número obtido indica quantos anos a empresa demoraria a pagar a sua dívida só com o valor do EBITDA (assumindo que a dívida e o EBITDA se mantivessem constantes durante esse período). Quanto menor for esse número, melhor, pois significa que a empresa tem mais folga para pagar e, portanto, é considerada menos alavancada.

Como vê Lusitanus, se tivesse investigado um pouco veria que a dívida da Mota Engil está bem mais controlada que a da EDP pois a Mota consegue pagar a sua dívida líquida em pouco mais de um ano, enquanto que a EDP levaria mais de 3 anos, ou seja o dobro do tempo.

Para além disso o plano estratégico da Mota-Engil até 2026 prevê manter a dívida controlada, isto é manter este rácio inferior a 2x, valor até ao qual, na generalidade das empresas, é considerado um nível saudável de dívida.

A dívida da Mota Engil está bem mais controlada do que a da EDP?! A Mota Engil consegue pagar a sua divida líquida em pouco mais de um ano?! :lol: Eu digo então que é pena que não o faça, pois muitos dos seus acionistas dormiriam bem mais descansados, e a cotação da Mota Engil seria bem mais alta, tenho a certeza disso!

Repito: Se a taxa de juro média da dívida da Mota Engil, pelo menos 2750 milhões de euros, for 8 %, diga-se o que se disser, é um balúrdio!!! Não vale a pena tentar dourar a pílula! O mercado, como se vê, não vai em cantigas!

Registado: 19/3/2021 0:23

por Rolling_Trader » 10/9/2024 20:42

Lusitanus Escreveu:
Tx9262 Escreveu:Consegue sustentar o que diz?
Perguntando de outra maneira, tem ideia qual é a taxa média de divida (de qualquer boa ou muito boa empresa nacional ou internacional) aplicada aos ultimos 6/12 meses?

Responde com perguntas?

Lusitanus, o Tx9262 respondeu-lhe com perguntas tal como eu fiz em resposta a um post passado seu.

O objetivo, tanto do Tx9262 como o meu, é de fazer ver ao fórum que você não consegue sustentar as afirmações que escreve (ainda por cima acompanhadas de frases como "Caiam na real!!", demonstrando superioridade de conhecimentos que, na prática, você nunca provou ter)

Mas apesar de tudo Lusitanus, vou lhe dar uma resposta construtiva.

Citando diretamente do relatório de contas anual de 2023 da EDP "Em 2023, o custo médio da dívida foi de 5,0%", também lá está escrito que "Todas as emissões da EDP em 2023 foram obrigações verdes", que tipicamente têm taxa de juro mais baixa.

Obviamente que o negócio da energia sustentável permite à EDP financiar-se com este tipo de emissões e ter uma taxa de juro inferior à da Mota.

Já agora, sabia que a dívida líquida da EDP, em 2023 era 15 319M€ e neste primeiro semestre de 2024 ascendeu aos 17 406M€? Muito superior à dívida bruta da Mota que é de 2 784M€ no 1S2024? Já agora a dívida líquida da Mota é de 1 268M€, ou seja, a EDP tem, neste momento, um valor de dívida liquida 13 vezes superior à da Mota (em termos absolutos).

Como você escreveu em tempos "esse valor é um balúrdio!!!"

Já agora, você sabia que a EDP, em 2023, emitiu um cupão de obrigações verdes no valor de 1 000M€ (quase a dívida líquida total da Mota) com a taxa de juro de 5.943% com maturidade até 2083? Sim, leu bem, a EDP atravessou-se com um empréstimo obrigacionista a 60 anos quase a 6% (um balúrdio, não?).

Como os valores absolutos da dívida não querem dizer nada (estou farto de repetir isto) nem indicam se ela está ou não controlada, vamos comparar os rácios Dívida Líquida (DL) / EBITDA da EDP e da Mota (retirados diretamente dos relatórios de contas de cada cotada).

O rácio DL / EBITDA da EDP situava-se, em dezembro de 2022 em 2.9x, em dezembro de 2023 em 3.3x e no primeiro semestre de 2024 em 3.7x, ou seja, tem vindo a aumentar.
    O rácio DL / EBITDA da Mota situava-se, em dezembro de 2022 em 1.7x, em dezembro de 2023 em 1.4x e no primeiro semestre de 2024 também em 1.4x, ou seja, reduziu de 2022 para 2023 e agora manteve-se estável.

Para quem não sabe o que é o rácio DL / EBITDA é um rácio que serve para avaliar a capacidade de uma empresa de pagar as suas dívidas com base no lucro das suas operações core antes de descontados juros, impostos, depreciações e amortizações (o EBITDA). O número obtido indica quantos anos a empresa demoraria a pagar a sua dívida só com o valor do EBITDA (assumindo que a dívida e o EBITDA se mantivessem constantes durante esse período). Quanto menor for esse número, melhor, pois significa que a empresa tem mais folga para pagar e, portanto, é considerada menos alavancada.

Como vê Lusitanus, se tivesse investigado um pouco veria que a dívida da Mota Engil está bem mais controlada que a da EDP pois a Mota consegue pagar a sua dívida líquida em pouco mais de um ano, enquanto que a EDP levaria mais de 3 anos, ou seja o dobro do tempo.

Para além disso o plano estratégico da Mota-Engil até 2026 prevê manter a dívida controlada, isto é manter este rácio inferior a 2x, valor até ao qual, na generalidade das empresas, é considerado um nível saudável de dívida.

Registado: 1/1/2024 14:39

por Lusitanus » 10/9/2024 19:40

Como a malta, aqui, está desmoralizada e anda é à procura de um ressalto na cotação, talvez o mesmo surja na "zona" em que a cotação se encontra, à semelhança do que já aconteceu no passado.

Mota Engil.png
Mota Engil.png (70.39 KiB) Visualizado 5838 vezes

por PMP69 » 10/9/2024 19:24

RFPB Escreveu:Claro que não existe o termo, foi o contexto.
Nada te garante que uma vez adjudicada, a obra não tenha lucro.
Provavelmente já estudaram a obra e identificaram erros e omissões.
É sempre uma mais valia para a ME.

Claro que sim e acontece com frequência, até porque os Trabalhos Complementares podem ir até aos 50% do valor contratual.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por MarcoAntonio » 10/9/2024 19:08

O tema já passou por aqui, mas aqui vai:

Júri recomenda adjudicar primeiro troço da alta velocidade a consórcio liderado pela Mota-Engil

A única proposta admitida foi da Lusolav e agora o júri do concurso público avaliou de forma "mainfestamente positiva" a adjudicação ao consórcio português.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por RFPB » 10/9/2024 18:13

PMP69 Escreveu:
RFPB Escreveu:"O júri recomenda" é termo que se usa, após a análise das propostas, neste caso seria, "sem alternativa o júri recomenda".

O que em caso de adjudicação é uma mais valia para a ME, é um potencial lucro. Se será ou não, é outra história.

Já vi centenas de relatórios de análise de propostas e nunca vi o termo "sem alternativa", mas pode existir.

Não me parece que exista lucro, e o próprio CEO comentou que espereva não ficar com os ossos e os espanhóis com a carne.

O que aconteceu com este concurso, acontece com tantos outros, que ficam desertos devido à base ser muito baixa.

Pedro

Claro que não existe o termo, foi o contexto.
Nada te garante que uma vez adjudicada, a obra não tenha lucro.
Provavelmente já estudaram a obra e identificaram erros e omissões.
É sempre uma mais valia para a ME.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por Investor Tuga » 10/9/2024 18:04

Aqui_Vale Escreveu:
Investor Tuga Escreveu:
trend=friend Escreveu:A verdade é que ninguém a acusou ainda de nada. Há um fundo short como outros 10 que ainda ontem vinham no Expresso em várias ações do PSI…

Faz 2 semanas amanhã sobre os resultados e o short e nada, nem uma acusação…

Pois…mantêm o carrossel…à espera de que ainda caiam mais pequenos investidores com medo…e depois fecham os milhões de lucro e seguem para a próxima…

“Orgulhamo-nos de avaliar o verdadeiro valor de uma empresa e de sermos capazes de ver através da opacidade e da propaganda que algumas administrações criam”. É assim que o grupo Muddy Waters se apresenta, dizendo que é pioneiro no “research” de investimento e que “descasca” as camadas “muitas vezes construídas por escritórios de advogados aparentemente respeitados, mas bajuladores, auditores e gestores venais”.

Na frase acima. Como interpretas?

..."da opacidade e e da propaganda que alguns administradores criam" ...

CumPrim/
ValeAquilino

Interpreto que fazem propaganda do trabalho que supostamente fazem…e intitulam-se guardiões do verdadeiro valor das empresas…
Mas se no limite a empresa com os descobertos, a especulação e o pânico fosse a zero euros…eles sairiam antes, no valor justo, deixando de ganhar mais uns milhões?

por Lusitanus » 10/9/2024 18:02

Lusitanus Escreveu:Se a taxa média de juro sobre a divida da Mota Engil for 8 %, ou mesmo 7,7 %, é um balúrdio, é um encargo financeiro enorme! Enfim ...

Qual será, por exemplo, a taxa média de juro da dívida da EDP ou da REN?

Àlvaro Escreveu:É impossível sustentar porque o que diz não corresponde à verdade, não faz a mínima ideia da taxa e atira um número que, diga-se, é disparatado.

Meu caro, o número a que se refere dizendo que é disparatado, não foi inventado por mim, de resto já foi aqui referido no Fórum por outros intervenientes. Disparatado é o seu comentário, como é costume!

afcapitao Escreveu:Para quem acompanhou o tema acerca dos juros pagos vs dívida bruta, coloquei a questão à prórpria ME, que me respondeu de forma bastante satisfatória:

No seguimento do pedido formulado abaixo, junto remetemos de seguida um conjunto de situações, não exaustiva, que justificam a divergência entre a taxa média de juro por nós suportada no primeiro semestre de 2024 (8%) e a resultante da divisão que mencionou (306M€ / 2.784M€ = 11%):

(i) no primeiro semestre de 2024, a Mota-Engil registou na sua demonstração de resultados cerca de 18M€ de gastos com juros relativos aos custos financeiros incorridos pelas empresas polacas, bem como por algumas empresas concessionárias mexicanas, as quais estão/foram classificadas no balanço como “Ativos/passivos não correntes detidos para venda”. Deste modo, no balanço a respetiva dívida encontrava-se registada nas rubricas atrás referidas (e não nos 2.784M€ acima indicados) mas os respetivos juros foram registados na rubrica de despesas com juros;

(ii) na rubrica de gastos com juros são registados juros que não respeitam a dívida bancária (aos 2.784M€ acima indicados), como por exemplo o efeito do valor temporal do dinheiro das contas a receber e das provisões (aquelas que estão sujeitas a desconto financeiro), bem como o efeito financeiro dos adiantamentos recebidos de clientes (de acordo com a IFRS-15) – representando este último mais ou menos 35M€ por ano;

(iii) na rubrica de gastos com juros são também registados os impostos retidos na fonte sobre os juros pagos que não são recuperáveis ​​no consolidado fiscal do Grupo – representando aquelas retenções mais ou menos 21M€ por ano;

(iv) o custo médio da dívida é determinado com base no stock médio trimestral de dívida (últimos 5 trimestres de 30.06.2023 a 30.06.2024) e nos juros trimestrais estimados determinados de acordo com as condições em vigor no final daqueles trimestres . Deste modo, se os saldos de dívida durante os trimestres forem diferentes daqueles do final dos trimestres essa situação irá gerar algumas diferenças no cálculo abaixo apresentado;

(v) Diferenças cambiais e outros

Tendo em consideração apenas as situações descritas nas alíneas (i); (ii) e (iii) acima chegaríamos a um montante teórico de juros suportados de [306-18*2-35-21]/2.784] = 7,7%.
Editado pela última vez por Lusitanus em 10/9/2024 18:06, num total de 1 vez.

por Aqui_Vale » 10/9/2024 17:44

Investor Tuga Escreveu:
trend=friend Escreveu:A verdade é que ninguém a acusou ainda de nada. Há um fundo short como outros 10 que ainda ontem vinham no Expresso em várias ações do PSI…

Faz 2 semanas amanhã sobre os resultados e o short e nada, nem uma acusação…

Pois…mantêm o carrossel…à espera de que ainda caiam mais pequenos investidores com medo…e depois fecham os milhões de lucro e seguem para a próxima…

“Orgulhamo-nos de avaliar o verdadeiro valor de uma empresa e de sermos capazes de ver através da opacidade e da propaganda que algumas administrações criam”. É assim que o grupo Muddy Waters se apresenta, dizendo que é pioneiro no “research” de investimento e que “descasca” as camadas “muitas vezes construídas por escritórios de advogados aparentemente respeitados, mas bajuladores, auditores e gestores venais”.

Na frase acima. Como interpretas?

..."da opacidade e e da propaganda que alguns administradores criam" ...

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Àlvaro » 10/9/2024 17:37

É impossível sustentar porque o que diz não corresponde à verdade, não faz a mínima ideia da taxa e atira um número que, diga-se, é disparatado.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Lusitanus » 10/9/2024 17:29

Tx9262 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Se a taxa média de juro sobre a divida da Mota Engil for 8 %, ou mesmo 7,7 %, é um balúrdio, é um encargo financeiro enorme! Enfim ...

Qual será, por exemplo, a taxa média de juro da dívida da EDP ou da REN?

Consegue sustentar o que diz?

Perguntando de outra maneira, tem ideia qual é a taxa média de divida (de qualquer boa ou muito boa empresa nacional ou internacional) aplicada aos ultimos 6/12 meses?

Se conseguir fazer ese exercicio para uma boa empresa nacional (ou internacional) e comparar com a divida da ME (que no contexto da area de negócio em que atua e do montante significativo que tem, sofre algum agravamento), provavelmente vai perceber que a taxa não está nada desajustada.

Provavelmente vai achar que afinal até é boa?!

Abraço

Responde com perguntas?

Seria mais interessante indicar a taxa média, por exemplo, da dívida da EDP ou da REN, para então, como diz, se comparar uma taxa média com outra ...

por MarcoAntonio » 10/9/2024 17:23

Actualizado:

Imagem

Longo-prazo:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, latbal, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 151 visitantes