Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Eu não estou a perceber bem qual é o drama, o movimento descendente que a cotação está a fazer não é semelhante às anteriores?
O movimento ascendente também não foi semelhante?
A Mota está melhor do que estava, se vão baixar o preço melhor ainda, é uma oportunidade que se avizinha.
" Como já referiram aqui, a única maneira de contrariar o short é comprar... massivamente."
Acho que esta frase diz tudo ...
Quanto a mim, já que segunda-feira é para avacalhar e dar ordens descabidas, vou colocar 4 ordens de 1,25€ a 1,00€.
O movimento ascendente também não foi semelhante?
A Mota está melhor do que estava, se vão baixar o preço melhor ainda, é uma oportunidade que se avizinha.
" Como já referiram aqui, a única maneira de contrariar o short é comprar... massivamente."

Acho que esta frase diz tudo ...
Quanto a mim, já que segunda-feira é para avacalhar e dar ordens descabidas, vou colocar 4 ordens de 1,25€ a 1,00€.

"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
Ganhar e executar obras em África e América Latina é diferente da Europa, com a agravante da ME ser uma empresa do regime.
Vi algumas desapareceram pir causa da presença em África.
Psdto
Vi algumas desapareceram pir causa da presença em África.
Psdto
PMP69 Escreveu:Não percebendo nada de AT, é normal uma empresa que factura 2.732 milhões, ter os resultados que tem?
A ME opera em Portugal, África, América Latina..
Não conhecendo a ME por dentro, conheço o mercado da construção, e a presença portuguesa em África.
Pedro
A ME é dona maioritária de muitas empresas, e os resultados são reportados de forma consolidada (considerando a totalidade das empresas/participações do grupo). Mas depois o resultado liquido atribuído ao grupo retira os interesses minoritários, e daí sobrar pouco. Para ter uma melhor visão do RL total, também é possível ver no report. Por ex, 2023, o lucro total incluindo interesses minoritários foi de 265M, sobrando 113M após retirar esses interesses minoritários.
Mas faz parte do negócio deles. Para estarem em certos mercados, só com parceiros locais.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Não percebendo nada de AT, é normal uma empresa que factura 2.732 milhões, ter os resultados que tem?
Não conhecendo a ME por dentro, conheço o mercado da construção, e a presença portuguesa em África.
Pedro
Pedro
Eu só acho estranho é não haver nenhum fundo do lado longo a tomar uma posição, ou os atuais dirigentes e acionistas comprarem ações no mercado, se a empresa vai ter assim tanto sucesso, se a 3.5€ era boa a 2.5€ está ótima. Não deve haver risco nenhum em investir nela. Aguardam-se novidades nas próximas semanas desses movimentos de fundo que tragam alguma confiança aos mercados.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
Têm, sido uma troca de informação, onde , aos poucos te esta a perceber, toda a " jogada" preparada por essa empresa.
Sei , que é pedir muito, mas bom,bom era seja atraves de informação privilegiada, ou nao saber se os da Caixa BI estao por detras desta operação.
Caso assim fosse ,era certinho que as contas das empresas e pessoais , saltavam fora de la ja na próxima semana.
Posto,isto, alem de todos os que podem meterem as suas accoes á venda bem acima do actual valor, tambem a administração da MOTA Engil deveria tomar uma accao firme.
Vamos ver, mas que deveriamos conseguir dar cabe desse fundo e mostrar o que os " tugas" valem , la isso deviamos.
Sei , que é pedir muito, mas bom,bom era seja atraves de informação privilegiada, ou nao saber se os da Caixa BI estao por detras desta operação.
Caso assim fosse ,era certinho que as contas das empresas e pessoais , saltavam fora de la ja na próxima semana.
Posto,isto, alem de todos os que podem meterem as suas accoes á venda bem acima do actual valor, tambem a administração da MOTA Engil deveria tomar uma accao firme.
Vamos ver, mas que deveriamos conseguir dar cabe desse fundo e mostrar o que os " tugas" valem , la isso deviamos.
- Registado: 20/6/2022 9:55
Pergunto: o VN, resultados, carteira, indicadores de divida são os mesmos da altura em que as ações desceram a 1 €?
- Registado: 7/9/2024 8:51
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Barão de Soestrova Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Substitui o Boneco acima.
CumPrim/
ValeAquilino
Boa tarde, não consigo encontrar o ano de 2018 no "boneco". Era interessante analisar esse ano e colocar em perspectiva.
Grato pela atenção,
Melhores Cumprimentos
Cá vai a queda 2018 a 2020 .
CumPrim/
ValeAquilino
Bom dia,
Grato pelo "boneco". A mim parece-me que as quedas são idênticas. Resta agora saber qual o fundo que irá ter antes da recuperação. De momento estou fora, mas atento.
Melhores Cumprimentos
- Registado: 10/8/2011 14:26
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:34, num total de 1 vez.
Não é preciso reforçar uma posição curta para fazer cair uma ação. Esses tipos do fundo abutre (assim lhe chamam) aida nem viera ao mercado dizer qual a posição e malham fortemente. Com 1% da empresa a negociá-la para sul podem fazer estragos gigantescos. Sim, há aqui a história do México, mas o que há que mais prejudica a Motá é ter capital chinês. Convirá não esquecer que o capitalismo americano é capitalismo financeiro. Dito isto, claro que tive que vender algumas depois de partir 2.70. Ficou claro que não funcionaria como suporte, Parece absrdo, mas o mercado é o que é. Se retomo? É provável, vamos ver se acordam segunda feira a malhar forte e feio. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Bom dia a todos,
Tal como o Rolling Trader fugi do forum do investing para ver se aqui encontro um local de partilha de informações e opiniões, sem insultos e sem opiniões absurdas emitidas apenas para criar confusão e barulho.
Sobte a Mota-Engil…partilho de muitas opiniões que aqui já li…quer sobre a empresa e este grupo português quer sobre as recentes quedas e o ataque do fundo abutre às ações.
Estou como o minibull: longo e firme!
E vou proceder como proposto: dar ordens de venda das ações acima de 4 € para bloquear as ações e dar sinal ao mercado e aos curtos que me recuso ceder ao ataque, entrar em pânico e vender as ações a preço de saldo!
E quem puder devia comprar para entalar ainda mais este fundo!
Abraço a todos!
Tal como o Rolling Trader fugi do forum do investing para ver se aqui encontro um local de partilha de informações e opiniões, sem insultos e sem opiniões absurdas emitidas apenas para criar confusão e barulho.
Sobte a Mota-Engil…partilho de muitas opiniões que aqui já li…quer sobre a empresa e este grupo português quer sobre as recentes quedas e o ataque do fundo abutre às ações.
Estou como o minibull: longo e firme!
E vou proceder como proposto: dar ordens de venda das ações acima de 4 € para bloquear as ações e dar sinal ao mercado e aos curtos que me recuso ceder ao ataque, entrar em pânico e vender as ações a preço de saldo!
E quem puder devia comprar para entalar ainda mais este fundo!
Abraço a todos!
- Registado: 7/9/2024 8:51
.
Barão de Soestrova Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Substitui o Boneco acima.
CumPrim/
ValeAquilino
Boa tarde, não consigo encontrar o ano de 2018 no "boneco". Era interessante analisar esse ano e colocar em perspectiva.
Grato pela atenção,
Melhores Cumprimentos
Cá vai a queda 2018 a 2020 .
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Barão de Soestrova Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Substitui o Boneco acima.
CumPrim/
ValeAquilino
Grato pela atenção,
Melhores Cumprimentos
Cá vai a queda 2018 a 2020.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Tenho alguma dificuldade em aceitar que os Bancos com quem trabalho emprestem as minhas ações sem meu conhecimento. Mas face à sugestão, e pelo sim pelo não, acabei de pôr tudo à venda acima dos 4€uros.
Não entendo estes Volumes, e o Regulador deve estar desregulado.
Não custa nada, não dá despesa e deixam de estar disponíveis.
Obrigado pela ideia
CumPrim/
ValeAquilino
Não entendo estes Volumes, e o Regulador deve estar desregulado.
Não custa nada, não dá despesa e deixam de estar disponíveis.
Obrigado pela ideia
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
minibull Escreveu:Dois motivos para me trazer aqui hoje:
1 º - Bem vindo Rolling-Trader a este magnifico Forum. De facto, noutro forum em que estiveste, eu lia esporadicamente por causa das tuas análises, e também de uma senhora, e mais meia dúzia de intervenientes. Porém, fiz questão de nunca me inscrever nele, pois apareciam por lá comentários que eu não sei se seria a gozar com quem investe, ou se seriam alguns deles de individuos com problemas psiquiátricos.
Neste Forum estás bem, pois aqui encontras pessoas de outro nível, em todos os aspectos, as quais não vêm aqui para gozar com ninguém, nem dizer disparates, e muito menos obscenidades ou insultos pessoais.
(...)
É por tudo isto que aqui encontrarás um Forum de excelência. Bem vindo, abraço.
Boa noite.
Obrigado minibull pelo acolhimento.
A aproveito para me apresentar aos restantes, chamo-me Nuno Monteiro e escrevia regularmente nos fóruns do investing.com com este mesmo nick (Rolling_Trader) (fórum que efetivamente não recomendo a ninguém pelas razões que eloquentemente expuseste no teu post).
Escrevo em fóruns principalmente com o objetivo de me ajudar a pensar, aprender com os outros e ao mesmo tempo partilhar o conhecimento que vim adquirindo ao longo de 20 anos de investimento, quer na vertente de análise técnica como na vertente da análise fundamental.
Acompanho os fóruns do caldeirão desde o início do ano (apenas como leitor) por isso sei que, felizmente, não precisarei de fazer automoderação por aqui

minibull Escreveu:2 º - Tenho sobejamente referido o desprezo e a repulsa que me merecem as posições curtas.
Acompanho-o nesse sentimento, infelizmente o short selling é considerado (salvo situações pontuais) benéfico para o regular funcionamento dos mercados bolsistas e até está consagrado o seu direito de existência (e proteção) na legislação europeia no regulamento UE 236/2012:
https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2012:086:0001:0024:pt:PDF
"Embora em determinadas situações possam ter efeitos negativos, em condições normais de mercado as vendas a descoberto desempenham um importante papel de garantes do funcionamento adequado dos mercados financeiros, designadamente no contexto da liquidez do mercado e da eficiente formação dos preços."
Essa regulamentação europeia prevê porém que os reguladores de cada estado membro possam interverir pontualmente para proibir, em situações excecionais, o short selling no mercado desse país, ou apenas num título específico. Essa regulamentação específica está transposta na legislação portuguesa, especificamente no Código de Valores Mobiliários (DL 486/99) no Artigo 361.º, referente ao "Exercício da supervisão", na alínea i) do n.º2, consagra o seguinte:
https://pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?artigo_id=450A0361&nid=450&tabela=leis&pagina=1&ficha=1&so_miolo=&nversao=#artigo
"2 - No exercício da supervisão, a CMVM dispõe das seguintes prerrogativas:
(...) i) Proibir ou limitar a comercialização, distribuição ou venda de instrumentos financeiros ou um determinado tipo de atividade ou prática financeira, nos termos previstos na legislação da União Europeia relativa aos mercados de instrumentos financeiros, e exercer os demais poderes de intervenção previstos na lei e na legislação da União Europeia relativa às vendas a descoberto."
Teria de aprofundar um pouco mais a leitura da lei para perceber se os pequenos acionistas poderiam exercer pressão junto da CMVM para proibir o short selling provisório da Mota Engil até a Muddy Waters apresentar a nota de research que fundamenta o seu short e a Mota Engil pudesse ter tempo para dar as devidas explicações ao mercado, ou então até a Muddy fechar o short (o que quer que ocorresse primeiro).
A abertura de uma petição online para reunir assinaturas e o pedido ativo de atuação junto da CMVM, com a ajuda da APAM (associação portuguesa de acionistas minoritários) são tudo ideias a explorar, mas o tempo que isso irá demorar, especialmente neste país burocrático, demove-me um pouco da ideia.
O que é certo é que o short da Muddy, dado o modus operandi deste fundo abutre, está a provocar um efeito manada, ao instalar o pânico e a dúvida razoável sobre a integridade dos resultados da Mota. É um pouco como o efeito Warren Buffet ou das meme stock que catalisam uma compra massiva.
Para mim isto pode ser considerado manipulação de mercado, visto que está a provocar movimentações anormais do título por força de informação especulativa ainda por divulgar, que não se sabe sequer se existe e, a existir, não se sabe qual poderá ser o impacto nos resultados da Mota. Essa incerteza está a provocar pânico, medo, a aumentar o short selling de terceiros e o panic sell de posições longas.
Em contrapartida outros fundos podem estar a usar estratégias de hedging para proteger as suas posições na Mota como a abertura de mais shorts, opções de venda, contratos futuros ou credit default swaps e a pressionar ainda mais o preço da Mota Engil para baixo.
Este círculo vicioso, a meu ver, pode ser enquadrado na situações de exceção previstas na lei e pode e deve ser quebrado por intervenção do regulador (na minha modesta opinião).
Mas 3 dias passados, o regulador não fez nada. Assobia para o lado

minibull Escreveu:Mas obviamente que tudo isto funciona com empréstimos, nesta e em qualquer outra empresa de sucesso; como já aqui disse há anos, ter dívidas não é grave, grave é não as conseguir pagar, e isso nunca esteve em causa na "velha" Mota Engil, muito menos nesta nova Mota Engil
(...)
Ah mas vêm agora lançar a atoarda que uma parte dos lucros não é recorrente... Então e a política de rotação de activos a par da diminuição da dívida ? não conta ?
(...)
Ah, e já agora se quiserem ser "seriozinhos", quando falam de encargos financeiros, já agora digam que uma parte dos juros é variável, e outra parte vençe para o ano, com as taxas directoras dos Bancos Centrais, substancialmente mais baixas.
Refere aqui vários pontos importantes da Dívida das empresas (e da Mota) com os quais concordo em absoluto, quando tiver oportunidade dissertarei sobre os mesmos para provar ao Lusitano que a taxa de juro ponderada da dívida de uma empresa não é igual à taxa de juro que ele paga pela casa. E que a dívida da Mota tem vindo ficar mais controlada, semestre após semestre, segundo o próprio guidance da empresa no plano estratégico 2022-2026.
Porém, os analistas financeiros do café da esquina, só vêem que o valor absoluto da dívida cresce e não vêem que a Mota está a aumentar a capacidade de a pagar, enfim.
A Vinci (a maior construtora europeia) tinha, no final de 2023, uma dívida líquida de 16 126 milhões de euros "upa upa, puxadote não?". Não! Nem por isso. É mais alta em termos absolutos mas está até mais controlada que a dívida da Mota Engil.
Tema para outro post.
minibull Escreveu:Resolvemos então que a partir de 2a ferira essas acções serão postas à venda por pouco mais de1/3 do valor que nós lhe atribuímos, mas que será suficiente para tirar campo de manobra, para aqueles que se servem das acções alheias ("legal mas imoral") para tomando posições curtas "espremer" os proprietários das mesmas.
Tem a certeza que esta estratégia funciona bull?
Não depende da corretora?
Dou-lhe o exemplo da DeGiro, o que a maioria dos seus cliente não sabe (porque não lê as condições contratuais) é que essa corretora se reserva ao direito de emprestar os títulos dos clientes. Isso está expresso no artigo 20 das condições contratuais:
https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Contrato_Cliente_Degiro.pdf
Artigo 20. Empréstimos de títulos
20.1 Consentimento do Cliente
A menos que o Cliente tenha selecionado a opção "Custody" para a Página Pessoal relevante, ao assinar o Formulário
de Aceitação para Serviços de Investimento, o Cliente autoriza a DEGIRO a emprestar os Títulos que sejam objeto de
uma Ordem de Compra ou que sejam mantidos para o Cliente pelo SPV. Ao fazê-lo, a DEGIRO em todos os momentos
será a contraparte a este respeito para a SPV e, como tal, terá a obrigação de voltar a entregar os Títulos que são
emprestados. É dado um breve esclarecimento sobre empréstimos no documento Serviços de Investimento na
Informação sobre Serviços de Investimento.
Quem não autoriza terá de pagar custódias de títulos (estes senhores não cobram baixas comissões à toa, têm de ganhar por outros lados).
Não está expresso nas condições contratuais que colocar uma ordem de venda, num título que possui, exclua a possibilidade da Degiro emprestar os seus títulos a terceiros.
Claro que depois o sistema da Degiro deve ter algoritmos para maximizar a quantidade de títulos emprestáveis entre a globalidade dos clientes.
Estou a pensar como consultor informático se tivesse de implementar tal sistema (afinal de contas trabalho nisso).
Se colocar uma ordem de venda a 4€, está a trancar uma ordem a 60% de distância da cotação de fecho de hoje e isso é o mesmo que nada. Se fosse eu a implementar o algoritmo, os seus títulos continuariam claramente a ser candidatos a empréstimo.
Talvez resulte se colocar a ordem de venda com um spread inferior a 10%, mas aí teria de estar regularmente a ajustar o preço de venda.
Não sei se comprou as ações pela DeGiro, mas se quiser trancá-las é investigar a possibildade de mudar o contrato para a opção "Custody". Fica a pagar custódias, mas se der para alternar entre as duas opções, pode ser uma solução para trancar as suas ações até ao fecho do Short da Muddy.
Como já referiram aqui, a única maneira de contrariar o short é comprar... massivamente.
E como eu já referi aqui várias vezes se a Holding da FM comprar, dá dois sinais ao mercado:
1. Não há problemas com as contas
2. Precipita o fecho dos shorts (quer pelo aumento da pressão compradora, mas principalmente pelo efeito tranquilizador que passa ao mercado)
Compras pela Holding da FM (outros 600 mil euros como em abril) já dava pelo menos um sinal.
Eu pelo menos ficava mais tranquilo em manter a minha posição de pedra e cal se a FM voltasse a comprar ações para a semana.
Ou então um dirigente que se chegasse à frente e comprasse nem que fossem uns míseros 5000€ do seu bolso.
Que tal a direção usar uma estratégia à la stock meme? Cada dirigente comprava, alternadamente, todos os dias 1000€ cada um, durante um mês (ou até à próxima apresentação de resultados, neste caso até ao trading update do 3º trimestre).
À direção da Mota Engil: A "Muddy Waters Capital Domino Fund" está a destruir a reputação de V. Exªs.
Com o devido respeito, sugiro que V. Exªs pensem fora da caixa para tranquilizar os mercados.
Não é para isso que serve também a direção de uma empresa?

Abraço minibull.
Bons negócios a todos.
Boa noite, disse que só venderia no primeiro trimestre de 2026, e continuo com o mesmo objetivo.
Por motivos que estão sendo discutidos aqui, também acho que devemos colocar à venda nossas ações por valores mais altos, para evitar que possam ser emprestadas a esse fundo abutre.
Vou colocar a minha participação, que é de 0,065%, à venda segunda feira por 6€.
J.F. Vieira
Por motivos que estão sendo discutidos aqui, também acho que devemos colocar à venda nossas ações por valores mais altos, para evitar que possam ser emprestadas a esse fundo abutre.
Vou colocar a minha participação, que é de 0,065%, à venda segunda feira por 6€.
J.F. Vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
Vai sempre ter um suporte muito forte na zona de 1,75/1,80. Se lá chega ou não é outra conversa mas não me parece descabido. Eles depois têm tempo para ir comprando. Acredito que por agora muitodificilmente quebra os 2€.
- Registado: 7/3/2007 19:42

nuuuuno Escreveu:alguem leu o relatorio (se existe) da Muddy? no site nao encontrei.
Relativamente á MOTA....se cumprirem o plano de 2026 (NI - 180mEUR), os papeis vao seguramente acompanhar.
On top e como margem de seguranca temos um DY de 4.5%, o que para mim, foi suficiente para entrar.
A meu ver a este nivel da para tudo: seguramente um ressalto esta para breve e +10-20% ganho facil, ou, quem for investidor de LP, segura-as e recebe o dividendo enquanto espera a concretizacao do plano estrategico.
boa sorte
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
minibull Escreveu:Caro HSJC,
Efectivamente tem havido um número desusado de acções em circulação.
Na minha opinião, e não tendo dados para o efeito, somando o número de acções transaccionadas, face ao seu número ultra exagerado, só posso deduzir que tal se deva a um "carrossel" habilmente montado, para provocar o pânico nos pequenos e inexperientes acçionistas, em que o mesmo fundo, compra e vende as mesmas acções, numero esse que será ainda mais engrossado com as dos pequenos que saem em pânico.
Se existisse moral (que enfim não vem ao caso), poderiamos fazer a seguinte analogia : veem ao nosso País recolher as poupanças de uns "coitados" sem ser prejorativo, que ouviram dizer que a Mota é boa ( e é, belíssima mesmo), só que muitos entraram, pensando que iam ganhar para as férias, e vem um fundo "espertalhão" que os deixou depenados, fez isso a uns milhares e arrecada com meia duzia de milhões, que "partem para a América" ou em busca de outra "vítima". e isto porque quem lhes está a vender ao desbarato, até pode ter comprado a um preço bom, mesmo que fosse a 4 ou 5 , só que não soube esperar e saiu mal, não soube resistir à investida. E estes fundos bem sabem disso.
Abraço.
O fundo "abutre" introduziu liquidez no mercado e pequenos investidores podem agora reforçar a sua posição se assim o entenderem ou novos investidores podem entrar a preços mais racionais e beneficiar da excelência da mota-engil na sua trajetória inquestionável de sucesso. Qual google, qual nvidia qual quê.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
Se ninguém vender, eles vão ter que comprar esses milhões de ações para entregar a quem emprestou, e aí sim, para respeitarem o contrato o preço irá disparar em flecha, se a oferta for diminuta!
- Registado: 12/2/2014 14:33
xxx JJ xxx Escreveu:mauroxavier Escreveu:
Desde de 28.06.2028 já foram transacionadas 33.5M, e claro que boa parte foi panic sell. Já só faltam 23M...
de toda essa quantidade que afirmas, sabes quantas accões foram realmente vendas em pânico….
para mim…. o grosso desse volume foi do muddy 1, para o muddy 2, e por aí fora, ou seja, rotaçāo da quantidade que têm para shortar
para mim na mota vai ocorrer o mesmo efeito que na EUROFINS SCIENTIFIC SE, depois dos muddys lá terem entrado
Não estou a afirmar, só estava a realçar a quantidade absurda de acções transacionadas em tão curto espaço de tempo. Mas efetivamente está a causar "paniqueira" nos pequenos, e também nos Motas que tinham como objectivo a curto prazo estabelecer o 1B como base sólida da nova Mota.
- Registado: 6/9/2024 18:18
No passado, como se vê no gráfico, a mota desceu a montanha até ao seu sopé. O que é que acham que vai acabar por acontecer desta vez? Não sei, mas talvez aconteça novamente a mesma coisa ...
.
Tx9262 Escreveu:
E eu adoro pânico (mesmo a levar no corpo)![]()
Efetivamente, há quem ande na Bolsa mais interessado em sentir a adrenalina do que em ganhar dinheiro ...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Garfield, Google [Bot], jprgodinho, macau5m, Shimazaki_2 e 137 visitantes