Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Este é talvez uma das maiores operações short´s feita numa cotada Portuguesa e na minha modesta opinião e após verificar o modo de operação da Muddy Waters ainda estaremos numa fase intermedia de todo um movimento .
Normalmente noutras operações o climax só é atingido com a divulgação de um research , em que identificam os motivos que os levam a abrir posição , a maior parte das vezes incidem essencialmente em eventuais fraudes nos relat´rios e contas , claro fraudes pode ser muita coisa , perdas , não reportadas, valorização de activos , divida encapotada , diversas hipoteses .
Como parece já é evidente continua a forte pressão vendedora e se o eventual research for mauzinho aí sim poderemos ter um movimento de exaustão, onde irá não sei , mas ..... que estão com grande vontade é evidente.
Já agora por vezes os research deles não são confirmados nem verdadeiros , por vezes, servem apenas para atingir um objectivo , essa é a questão sempre colocada a este Fundo
Como acima mencionaram provavelmente a ME estará a aguardar o dito research
Bem isto digo eu que não percebo nada disto
Normalmente noutras operações o climax só é atingido com a divulgação de um research , em que identificam os motivos que os levam a abrir posição , a maior parte das vezes incidem essencialmente em eventuais fraudes nos relat´rios e contas , claro fraudes pode ser muita coisa , perdas , não reportadas, valorização de activos , divida encapotada , diversas hipoteses .
Como parece já é evidente continua a forte pressão vendedora e se o eventual research for mauzinho aí sim poderemos ter um movimento de exaustão, onde irá não sei , mas ..... que estão com grande vontade é evidente.
Já agora por vezes os research deles não são confirmados nem verdadeiros , por vezes, servem apenas para atingir um objectivo , essa é a questão sempre colocada a este Fundo
Como acima mencionaram provavelmente a ME estará a aguardar o dito research
Bem isto digo eu que não percebo nada disto
- Registado: 13/7/2011 20:38
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:A quem encontrar um comportamento idêntico, ofereço um Chupa Chupa.
CumPrim/
ValeAquilino
A própria Mota em 2018

Mas nos outros grandes ciclos de facto teve recuperações de 30 ou 40% a meio da queda.
Aqui a mesma percentagem de 64% significaria... 2,15-2,20... curioso, face ao que escrevi de manhã.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
A quem encontrar um comportamento idêntico, ofereço um Chupa Chupa.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Se perguntássemos a um acionista core que tenha 40 ou 50% de uma empresa (nem falo nos 80% da Semapa ou nas maravilhas do passado da Sonae...) se prefere que ela em bolsa esteja alta ou baixa, o que acham que responde se realmente quiser comprar ações próprias...?
Será preferível comprar ações próprias algures entre 2 e 3 ou na zona dos 6... ? E isto traz à memória a Mota África... Entra a 11,5 e sai a 6...
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _valer_612
E como aqui se dizia há uns dias, para se shortar é necessário pedir ações emprestadas. Para já comunicadas foram só cerca de 2 milhões de ações. Se a % de shorts já realizados subir nos próximos dias (atendendo ao perfil do dia de ontem), seria curioso saber quem as está a emprestar. Podem não ser a Mota FM nem os chineses, mas é alguém que as tem e que não se importa que caiam... Os CTT quando isto começou foi mais de 50% de queda depois de entrarem.
E na perspectiva dos shorts, se estamos em máximos nos EUA, quais os melhores veículos para shortar quando isto começar mesmo a cair? Pois...
Será preferível comprar ações próprias algures entre 2 e 3 ou na zona dos 6... ? E isto traz à memória a Mota África... Entra a 11,5 e sai a 6...
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _valer_612
E como aqui se dizia há uns dias, para se shortar é necessário pedir ações emprestadas. Para já comunicadas foram só cerca de 2 milhões de ações. Se a % de shorts já realizados subir nos próximos dias (atendendo ao perfil do dia de ontem), seria curioso saber quem as está a emprestar. Podem não ser a Mota FM nem os chineses, mas é alguém que as tem e que não se importa que caiam... Os CTT quando isto começou foi mais de 50% de queda depois de entrarem.
E na perspectiva dos shorts, se estamos em máximos nos EUA, quais os melhores veículos para shortar quando isto começar mesmo a cair? Pois...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Ninguém se interroga porque foi a cotação de 1.3 para perto dos 6 euros, sendo uma construtora? e em tao pouco tempo, quando a 1,5 o aumento capital não foi todo subscrito !!
- Registado: 3/7/2023 13:03
Quem é o fundo abutre a sobrevoar a Mota-Engil?
Mota-Engil perde metade do valor desde recorde
Os famosos “short-sellers” Muddy Waters abriram uma posição a descoberto de 0,65% do capital da Mota-Engil.
Mota-Engil perde metade do valor desde recorde
Uma dívida persistente e receios sobre o enfraquecimento do crescimento económico global conjugaram-se com um movimento de correção após as fortes valorizações do último ano e meio. A gota de água foi uma investida de um “short-seller” a apostar na queda as ações.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A Mota sempre foi uma empresa com uma volatilidade muito elevada, com oscilações muito exacerbadas, tanto nas descidas como nas subidas.
O seu valor intrínseco está lá e não devemos ter medo dessas oscilações nesta altura. Devemos, isso sim, aproveitá-las a nosso favor e ir contra a corrente quando a cotação atinge níveis extremos, tanto nas subidas como nas descidas.
Buy and hold não é a melhor estratégia para este papel.
O seu valor intrínseco está lá e não devemos ter medo dessas oscilações nesta altura. Devemos, isso sim, aproveitá-las a nosso favor e ir contra a corrente quando a cotação atinge níveis extremos, tanto nas subidas como nas descidas.
Buy and hold não é a melhor estratégia para este papel.
- Registado: 21/10/2010 13:08
Nem será essa compra a surpreender-me, é simplesmente uma desnecessidade. O que me surpreende é a empresa deixar acontecer sem reagir. Mas por agora o estrago está feito, vamos lá virar o abutre. Porque razão a Mota não anuncia compra de ações próprias. Os Ctt's assim que sentiram o cheiro a abutre fizeram isso e vê o resultado.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Pelo ambiente do forum, o "pânico" está quase instalado.
Bom sinal. Deve estar para breve a inversão!

Bom sinal. Deve estar para breve a inversão!

- Registado: 13/4/2024 0:05
Crissssx Escreveu:o que são 4000 accoes a 5€ para estes artistas ?
NADA !
Mas serviu como engodo .
Não estão em causa as 4.000 ações a 5€, mas sim justificar por "estarem subavaliadas".
Deve por isso, agora vir a público justificar. Caso não o faça, poderá ser considerada falsa informação.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Cofina (medialivre.pt)
Vai aqui mais "COMBERSA".
Para quem segue a MOTA, e não só, pode ser observado no histórico que nunca houve um procedimento idêntico. Até parece que a MOTA foi/ vai à falência.
De: 5,94 para 2,642 vão -55,52%, sem respirar.
Onde estão os Motoqueiros da Administração? Os acionistas precisam ser esclarecidos, com urgência.
CumPrim/
ValeAquilino
Vai aqui mais "COMBERSA".
Para quem segue a MOTA, e não só, pode ser observado no histórico que nunca houve um procedimento idêntico. Até parece que a MOTA foi/ vai à falência.
De: 5,94 para 2,642 vão -55,52%, sem respirar.
Onde estão os Motoqueiros da Administração? Os acionistas precisam ser esclarecidos, com urgência.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
o que são 4000 accoes a 5€ para estes artistas ?
NADA !
Mas serviu como engodo .
NADA !
Mas serviu como engodo .
- Registado: 22/2/2019 14:19
Vale, em relação ao CEO e FM, é a mesma questão que tenho para mim. A comprar ações era agora, para dar um sinal em como confia na avaliação que fez há poucos meses.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Quem é o fundo abutre a sobrevoar a Mota-Engil? - Mercados - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)
Os famosos “short-sellers” Muddy Waters abriram uma posição a descoberto de 0,65% do capital da Mota-Engil.
Leonor Mateus Ferreira leonorferreira@negocios.pt | Maria João Babo mbabo@negocios.pt
09:30
“Orgulhamo-nos de avaliar o verdadeiro valor de uma empresa e de sermos capazes de ver através da opacidade e da propaganda que algumas administrações criam”. É assim que o grupo Muddy Waters se apresenta, dizendo que é pioneiro no “research” de investimento e que “descasca” as camadas “muitas vezes construídas por escritórios de advogados aparentemente respeitados, mas bajuladores, auditores e gestores venais”.
Fundada por Carson Block, a gestora norte-americana é um dos mais famosos investidores ativistas do mundo, tendo-se tornado famosa por documentar alegadas práticas contabilísticas fraudulentas levadas a cabo por cotadas chinesas. Ganhou especial notoriedade por lançar uma campanha que resultou, em 2011, na falência da Sino-Forest, que chegou a ser um dos principais operadores comerciais de plantações florestais na China.
Em 2021, a empresa norte-americana recebeu um mandado de busca e intimações como parte de uma ampla investigação das autoridades dos Estados Unidos sobre suspeitas de potencial manipulação coordenada do mercado por “short-sellers”, acionistas ativistas e “hedge funds”. Seriam abrangidas uma dezena de gestoras, incluindo também a Citron Research de Andrew Left, e algumas resolveram mesmo cessar atividade. Mas, no mês passado, a Reuters noticiou, citando fontes próximas, que Carson Block foi informado de que foram encerradas as investigações civis e criminais sem que fossem tomadas quaisquer medidas.
A Muddy Waters chega agora a Portugal, com uma posição a descoberto na Mota-Engil – ou seja, uma aposta na desvalorização dos títulos em bolsa. Representa apenas 0,65% do capital da construtora e é a única posição a descoberto, mas chegou para exacerbar as perdas da empresa liderada por Carlos Mota dos Santos. Num dia que já era negativo (especialmente para empresas de setores cíclicos, como é o caso da Mota-Engil), a cotada deu o maior tombo do PSI, de 8,5%, levando cada ação para os 2,792 euros, o valor mais baixo desde agosto do ano passado.
Contactadas pelo Negócios, nem a Muddy Waters nem a Mota-Engil quiseram fazer comentários.
O que me impressiona e surpreende é o silencio e passividade da Administração da MOTA.
Esta situação , parece-me, conivente, tanto mais que o chefão comprou 4.000 ações acima dos 5 €uros e justificou que a Empresa ainda estava subavaliada. Então porque não compra agora, e se assim era/ é, porque razão não adquirem ações próprias?
Agora não aparece. Porque será?
Há aqui areia de mais para a minha carroça
CumPrim/
ValeAquilino
Leonor Mateus Ferreira leonorferreira@negocios.pt | Maria João Babo mbabo@negocios.pt
09:30
“Orgulhamo-nos de avaliar o verdadeiro valor de uma empresa e de sermos capazes de ver através da opacidade e da propaganda que algumas administrações criam”. É assim que o grupo Muddy Waters se apresenta, dizendo que é pioneiro no “research” de investimento e que “descasca” as camadas “muitas vezes construídas por escritórios de advogados aparentemente respeitados, mas bajuladores, auditores e gestores venais”.
Fundada por Carson Block, a gestora norte-americana é um dos mais famosos investidores ativistas do mundo, tendo-se tornado famosa por documentar alegadas práticas contabilísticas fraudulentas levadas a cabo por cotadas chinesas. Ganhou especial notoriedade por lançar uma campanha que resultou, em 2011, na falência da Sino-Forest, que chegou a ser um dos principais operadores comerciais de plantações florestais na China.
Em 2021, a empresa norte-americana recebeu um mandado de busca e intimações como parte de uma ampla investigação das autoridades dos Estados Unidos sobre suspeitas de potencial manipulação coordenada do mercado por “short-sellers”, acionistas ativistas e “hedge funds”. Seriam abrangidas uma dezena de gestoras, incluindo também a Citron Research de Andrew Left, e algumas resolveram mesmo cessar atividade. Mas, no mês passado, a Reuters noticiou, citando fontes próximas, que Carson Block foi informado de que foram encerradas as investigações civis e criminais sem que fossem tomadas quaisquer medidas.
A Muddy Waters chega agora a Portugal, com uma posição a descoberto na Mota-Engil – ou seja, uma aposta na desvalorização dos títulos em bolsa. Representa apenas 0,65% do capital da construtora e é a única posição a descoberto, mas chegou para exacerbar as perdas da empresa liderada por Carlos Mota dos Santos. Num dia que já era negativo (especialmente para empresas de setores cíclicos, como é o caso da Mota-Engil), a cotada deu o maior tombo do PSI, de 8,5%, levando cada ação para os 2,792 euros, o valor mais baixo desde agosto do ano passado.
Contactadas pelo Negócios, nem a Muddy Waters nem a Mota-Engil quiseram fazer comentários.
O que me impressiona e surpreende é o silencio e passividade da Administração da MOTA.
Esta situação , parece-me, conivente, tanto mais que o chefão comprou 4.000 ações acima dos 5 €uros e justificou que a Empresa ainda estava subavaliada. Então porque não compra agora, e se assim era/ é, porque razão não adquirem ações próprias?
Agora não aparece. Porque será?
Há aqui areia de mais para a minha carroça
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Mas todo este expediente tem depois o reverso. À violência da queda pode corresponder igual violência na alta, a Mota pode rapidamente chegar a 3 euros. Isto é uma especulação só possível porque estas empresas não reagem a estes ataques. A apciência de chinês dá nisto... não faz sentido a Mota não comprar ações próprias.
Vendo o perfil deste fundo, o que é que eles escolhem? Ações muito voláteis, que tenham pouco volume e em mercados secundários. Assenta como uma luva no perfil da Mota.
Vamos ver se também publicam o disclosure das razões por que estão a shortar a Mota como fizeram para ações francesas, alemãs, canadianas, pois segundo eles são short "moralistas"
(há moral nos mercados?!) que descobrem situações pouco transparentes.
Vamos ver se também publicam o disclosure das razões por que estão a shortar a Mota como fizeram para ações francesas, alemãs, canadianas, pois segundo eles são short "moralistas"

Clint Eastwood
Clint Eastwood
Àlvaro Escreveu:O fundo abutre deu sinal que não aguenta tanta pressão. Estava a ver que teria de vender para baixar o preço médio. Não me parece ser o caso, estã aceder, o fundo foi feito.
Eles são muito brincalhões. Parece-me que ainda estão a aquecer os motores.
- Registado: 14/12/2023 10:14
O fundo abutre deu sinal que não aguenta tanta pressão. Estava a ver que teria de vender para baixar o preço médio. Não me parece ser o caso, estã aceder, o fundo foi feito.
Ainda vem ao valor do aumento de capital !!
- Registado: 3/7/2023 13:03
A Mota já está a valer 800 milhões metade metade do que valia a algum meses entrei ontem a 2,7 mas os meus cálculos estavam errados , mas para já vou ficar com elas .
- Registado: 9/9/2013 15:13
Já foi a 2,65.. incrível a ME, nas subidas e nas descidas.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Se continua o despejo sem restrições e os 2,70 vão mesmo, 2,30 é a próxima paragem (2,20 a 2,40 na verdade, olhando para o passado só esses são relevantes...)
Clint Eastwood
Clint Eastwood
traderh Escreveu:O que este short seller merecia, era um movimento tuga igual à meme stock gamestop.
E rebentar com o gajo.
Sim porque a situação até parece identica !
Só que NÂO .
- Registado: 22/2/2019 14:19
traderh Escreveu:O que este short seller merecia, era um movimento tuga igual à meme stock gamestop.
E rebentar com o gajo.
Era giro, porque o free float não é assim tão grande, 20 e poucos % do capital. Enquanto os 2,70 fizerem o seu trabalho... Mas penso que ontem terá sido reforço de shorts (perfil de vendas muito parecido ao de quarta-feira anterior e outra vela muito negativa).
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Calma, só precisa entrar no verde que eles começam a sair da toca a pensar que é alface. 

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Denário, fosgass2020, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 171 visitantes