Caldeirão da Bolsa

OT - Mundo Automóvel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 8/8/2024 14:03

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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 5/8/2024 12:50

The wonderfull experience of owning an EV.


Charger hogs’ are ruining the electric vehicle experience. One company is clamping down on bad manners


Sometimes, technology doesn’t fulfill its promise. But, other times, it isn’t the tech that let’s you down, it’s the people using it. So one electric vehicle charging company company is experimenting with cutting off people who linger, attempting to “fill ‘er up.”

Recently, I drove a new Chevrolet Blazer EV from New York City to Bristol, Pennsylvania. I figured the drive down to Bristol with my family would take about 90 minutes and, since I didn’t start with a full battery, the return trip would take 15 to 20 minutes more with a stop along the way to charge up the EV some.

I was so very wrong.

It took us four hours to get home that night. We were sitting in line for electric vehicle chargers. Blame ill-mannered charger hogs who don’t respect EV etiquette. It’s like waiting for your table in a restaurant while watching people casually chat over empty plates and half-empty wine glasses.

What’s wrong? EV fast chargers – the big tall units that look like major appliances – aren’t generally designed to completely fill an EV’s batteries. They are designed to pour electricity into a battery quickly so drivers can make a short stop and get back on the road after, say, 20 minutes or so. They’re different from the smaller and more common “slow” or “destination chargers,” in Tesla parlance, that are designed for drivers to park, plug in… and leave for hours.

Fast charging can be stressful for a car’s batteries, though. So, to protect batteries from damage, charging speeds slow way down once batteries get beyond 80% full. In fact, it can take as long, or even longer, to go from 80% charged to completely full than to reach 80%. Meanwhile, lines of electric vehicles wait behind almost-full cars.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 4/8/2024 16:00

Já tem umas semanas, mas aqui fica:

McKinsey Mobility Consumer Pulse

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 4/8/2024 13:27

Quero estar vivo em 2047 .para saber o que esta lacrado num envelope em França sobre este homem o maior génio automóvel , quase todas as marcas tem o seu dedo mas fez tanques de 207 toneladas aviões e barcos ate foguetões ou em miúdo consegue produzir eletricidade para a casa dos pais .
O Ocidente deixa de ser Ocidente porque morreram os gênios .

Curiosidade
F. Porsche serviu como motorista num carro de sua construção o arquiduque Francisco Fernando, cujo assassinato desencadearia a Primeira Guerra Mundial

Porque é pouco falado fez prisão depois da segunda guerra ? Estaline contrato-o com um ordenado de CR7 para fazer da Rússia uma potência no sector automóvel , mas fala com outro ditator Hitler e fica na Alemanha ele que seria austro-húngaro mas nasceu em terras que hoje são a República Checa .

Seria um único homem na terra que tinha acesso direto a Hitler .
Depois a França onde precisamos de esperar até 2047 .
 
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Re: Mundo Automóvel

por acintra » 27/7/2024 12:10

Na 1ª foto lá vou eu a subir a rampa num Bugatti 35 B de 1930 conduzido pelo Tiago Patrício Gouveia, em 2021. O carro pertence à colecção do Museu do Caramulo.

Na 2ª e 3ª foto num Messerschmitt 200, mais conhecido pelo Messi, preparado para subir a rampa em 2018 e conduzido pelo Tiago Patricio Gouveia. O carro foi todo restaurado pelas oficinas do Museu do Caramulo.
Anexos
T1.jpg
T1.jpg (56.08 KiB) Visualizado 32552 vezes
MS1.jpg
MS2.jpg
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
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Re: Mundo Automóvel

por acintra » 27/7/2024 11:54

Após cada subida cronometrada nas disciplinas de velocidade ou Regularidade os carros descem a rampa todos juntos em modo de celebração e agradecimento aos milhares de espectadores.
Na 1ª foto temos a chegada dos carros de competição e na 2ª foto a concentração Porsche. Existem concentrações de várias marcas, que dão a possibilidade de subirem a rampa sem ser em competição.
Na 3ª e 4ª fotos temos os Formula preparados para começar a subir
Na 5ª e 6ª foto temos as motos (na box e moto com sidecar dos anos 30) Nem imaginam a posição do pendura que vai no sidecar.

Os carros são selecionados por categorias e anos.

Eu vou pela 7ª vez consecutiva, vale a pena para quem gosta.
Anexos
2.jpg
Carros competicão
3.jpg
Concentraçao Porsche
S1.jpg
S2.jpg
M1.jpg
M3.jpg
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
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Re: Mundo Automóvel

por acintra » 27/7/2024 11:25

Bom dia,

Peço desculpa por este período de ausência neste tópico que gosto muito.

Recomendo, fortemente, uma ida ao Motorfestival no Caramulo a todos aqueles que gostem de ver carros clássicos, desportivos e envolverem-se nesta mítica prova.

https://www.caramulo-motorfestival.com/pt/
Anexos
376901790_355321523490098_7685941549716831198_n.jpg
Um Lancia Stratos pronto para subir a rampa na Edição do Motorfestival 2023
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
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Re: Mundo Automóvel

por acintra » 27/7/2024 11:11

MarcoAntonio Escreveu:Quando um Volvo não parece um Volvo:

Imagem

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Volvo P 800S um dos carros mais bonitos de sempre e o carro escolhido para a serie "O Santo" dos anos sessenta.

A primeira imagem é um "restomod" e a segunda na versão original.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
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Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 26/7/2024 20:32

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Crissssx » 22/7/2024 19:28

BearManBull Escreveu:

Envenenamento por cobalto é um dos riscos de fogos em EVs


Foi esse o teu vizinho?
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 22/7/2024 18:53



Envenenamento por cobalto é um dos riscos de fogos em EVs
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 22/7/2024 18:03

Pessoal, concentrem-se nos argumentos.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por bráscubas » 22/7/2024 17:32

Este Bear passou-se !!! Fim de conversa.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Crissssx » 22/7/2024 10:51

BearManBull Escreveu:Tenho 3 vizinhos com EVs e 2 deles tiveram o mesmo problema.

Fumo intentenso a sair dos EVs sem jutificaçao. :shock: rapida intervençao dos bombeiros impedirarm males piores.

Menos mal que cheira tao mal que alertou facilmente metade do bairro as duas vezes.


epá se isto não é inventado .

conheço tantos mas tantos evs e até agora não vi nem soube de qualquer situação do género , mas só na sua rua teve logo 2 casos .

Você é perseguido pelo mal !
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 22/7/2024 10:22

xzx Escreveu:actualmente tenho 400Cv. "eléctricos". Não é por ser Ev, é mesmo pelos pela relação preço/Cv.


Que sejas muito muito muito muito feliz!
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 22/7/2024 10:21

Tenho 3 vizinhos com EVs e 2 deles tiveram o mesmo problema.

Fumo intentenso a sair dos EVs sem jutificaçao. :shock: rapida intervençao dos bombeiros impedirarm males piores.

Menos mal que cheira tao mal que alertou facilmente metade do bairro as duas vezes.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por bráscubas » 22/7/2024 9:27

Bom dia
Porque alguém lá para trás pareceu-me pôr em dúvida, aconteceu comigo. Há já uns bons anos, com um Lancia Delta HF Turbo de boa memória, só não ardeu, estando estacionado, porque da janela do meu escritório de então, vi a coluna de fumo a sair debaixo do capot. Não ardeu porque o combate ao inicio de incêndio foi muito rápido e eficaz...
P.S. - Não é para "picar", mas actualmente tenho 400Cv. "eléctricos". Não é por ser Ev, é mesmo pelos pela relação preço/Cv.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 22/7/2024 8:24

BearManBull Escreveu:Calor extremo afeta os carros elétricos: estudo aponta a impressionante redução da autonomia da bateria em dias muito quentes

Quase um terço da vida útil da bateria é perdido devido ao calor: a faixa de temperatura ideal para baterias elétricas é entre 20 e 25°C. Em períodos de calor extremo, a vida útil da bateria pode ser reduzida em até 31% (por exemplo, uma autonomia de 400 km seria reduzida para cerca de 280 km). Este valor leva em consideração apenas as consequências da temperatura ambiente na bateria e não outros fatores, como as condições da estrada ou o estilo de condução, por exemplo. Estes são os valores observados durante este estudo (temperatura e perda de autonomia que isso acarreta):

27ºC: 2,8%

29ºC: 3,5%

32ºC: 5%

35ºC: 15%

38ºC: 31%

Assim, face a estes números, conclui-se que quanto maior for a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura ótima de funcionamento, mais diminui a autonomia dos carros elétricos. A partir dos 32°C, o veículo perde 5% da sua autonomia, valor que aumenta para 15% a partir dos 35°C, temperaturas muito comuns em muitas zonas de Portugal no verão.


Com o frio também não é melhor:

Sujeitos a uma temperatura de -6,7 °C e a utilizar o sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) os veículos perdem em média 41% de autonomia.
Sujeitos às mesmas condições climatéricas, mas sem o sistema de AVAC ligado, os automóveis perdem em média 12% da sua autonomia.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 22/7/2024 1:02

Calor extremo afeta os carros elétricos: estudo aponta a impressionante redução da autonomia da bateria em dias muito quentes

Quase um terço da vida útil da bateria é perdido devido ao calor: a faixa de temperatura ideal para baterias elétricas é entre 20 e 25°C. Em períodos de calor extremo, a vida útil da bateria pode ser reduzida em até 31% (por exemplo, uma autonomia de 400 km seria reduzida para cerca de 280 km). Este valor leva em consideração apenas as consequências da temperatura ambiente na bateria e não outros fatores, como as condições da estrada ou o estilo de condução, por exemplo. Estes são os valores observados durante este estudo (temperatura e perda de autonomia que isso acarreta):

27ºC: 2,8%

29ºC: 3,5%

32ºC: 5%

35ºC: 15%

38ºC: 31%

Assim, face a estes números, conclui-se que quanto maior for a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura ótima de funcionamento, mais diminui a autonomia dos carros elétricos. A partir dos 32°C, o veículo perde 5% da sua autonomia, valor que aumenta para 15% a partir dos 35°C, temperaturas muito comuns em muitas zonas de Portugal no verão.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 3/7/2024 23:29

Que sejas muito feliz.

O que não faltaram foram subsídios. Os EVs são subsidiados directa ou indirectamente em toda a cadeia produtiva e durante o ciclo de vida do produto.

Não é nada que seja ocultado nos media. Os marxistas orgulhosamente exibem que gastam ridos de dinheiro dos contribuintes nesta industria.

Entretanto o consumo de oil global continua a aumentar. Se as previsões dos agencias comunistas estivessem certas o planeta estaria prestes a dar o estouro.

EU offers battery makers €3bn to jump start electric vehicle industry
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por tami » 3/7/2024 16:35

BearManBull Escreveu:
tami Escreveu:Isto. Segundo li,


Segundo li onde?

Na imagem não parece nada isso.

É diferente entre ser-se um especialista ou não se ser um mancebo e comer gelados com a testa.

Se tens tanta confiança nos EVs compra e gasta o dinheiro como queiras quero lá saber. Agora andar a usar subsídios com dinheiro dos outros contribuintes é crime (pelo menos eticamente).


Wow, e o especialista és tu? A escola da vida nunca deixa de surpreender...

Tenho toda a confiança nos EVs, já comprei e gastei o dinheiro como quis em comprar o primeiro Tesla há quase 3 anos, que carrega tranquilamente na garagem durante a noite - sem nunca me tirar o sono. E encerrando a discussão contigo, para que fiques ainda mais descansado, nunca usei nenhum subsidio para o efeito.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Crissssx » 2/7/2024 23:29

BearManBull Escreveu:Marco

Também tenho a liberdade de dar notas pessoais aos meus comentários ou não?

Para mim é estranho. É uma constatação, se é ou não relevante é outro ponto.


Vou aproveitar para comprar outra com iva dedutivel e apoio aos EV com o teu dinheiro .
Obg.

Lá por não gostares não tens que pintar horrores...

Ainda andavas a cavalo nesta altura...
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 2/7/2024 21:48

BearManBull Escreveu:Marco

Também tenho a liberdade de dar notas pessoais aos meus comentários ou não?

Para mim é estranho. É uma constatação, se é ou não relevante é outro ponto.


Claro que tens. Mas não é relevante para saber se existe ou não ou para comparar o risco e é esse ponto que estou a comentar. O que é importante, é o que realmente ocorre (e sim, os automóveis convencionais também pegam fogo estacionados, as causas podem ser diversas e incluem, entre outras, fugas de combustível e curtos-circuito / avaria no circuito elétrico). Acontece, não acontece o tempo todo felizmente.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 2/7/2024 21:42

Marco

Também tenho a liberdade de dar notas pessoais aos meus comentários ou não?

Para mim é estranho. É uma constatação, se é ou não relevante é outro ponto.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 2/7/2024 20:54

Bear, eu não me propus a discutir o risco de incendio em navios, nem especificamente o risco de combustão expontânea. Penso que isso está claro nos meus posts anteriores.

Quanto a nunca teres ouvido falar de veículos ICE estacionados incendiarem, não creio que seja realmente relevante (a menos que o tópico de discussão passe a ser o que lês/ouves ou de que te recordas). O que será relevante é se ocorre ou não (e, também, independentemente disso ser noticia de jornal ou não).
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