Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Aqui fica o histórico recente da Mota com uns rabiscos.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
J.f.vieira Escreveu:A notícia do Novo Jornal discute a crescente dependência de Angola da China para o seu desenvolvimento econômico e infraestrutura. A visita do presidente angolano João Lourenço à China destaca-se pela procura de um novo empréstimo volumoso, pela renegociação da dívida existente e pelo fortalecimento das relações bilaterais, incluindo o fim da dupla tributação entre os dois países (Novo Jornal) (Novo Jornal).
Para a Mota-Engil, uma empresa portuguesa de construção com significativas operações em Angola, esta notícia é potencialmente positiva por várias razões:
Acesso a Financiamento: Angola está á procura de um novo empréstimo de até 10 bilhões de dólares da China. Este financiamento pode ser destinado a projetos de infraestrutura, que são a principal área de atuação da Mota-Engil. A empresa pode se beneficiar diretamente através de contratos para construção e manutenção de infraestrutura (Novo Jornal).
Investimentos Diretos: O governo angolano também busca atrair mais investimentos diretos de empresas chinesas. Isso pode resultar em parcerias e colaborações que envolvem a Mota-Engil, especialmente em projetos que requerem transferência de tecnologia e formação de mão-de-obra local (Novo Jornal).
Estabilidade Econômica: A renegociação da dívida e a obtenção de novos empréstimos podem trazer uma maior estabilidade econômica para Angola. Um ambiente econômico mais estável pode resultar em mais projetos de infraestrutura e desenvolvimento, o que beneficiaria a Mota-Engil no longo prazo (Novo Jornal).
Em resumo, a estreita cooperação entre Angola e China, com foco em financiamento e desenvolvimento de infraestrutura, cria um cenário positivo para a Mota-Engil, aumentando suas oportunidades de contratos e parcerias em um mercado crucial para a empresa.
https://www.novojornal.co.ao/economia/i ... 19100.html
J.f.vieira
É tudo positivo, só não pára de caír.... Isso só pode ser para se enganar a si próprio! A tendência na ME é negativa neste momento, e o resto é conversa para encher chouriços!!!
- Registado: 28/1/2019 22:27
A notícia do Novo Jornal discute a crescente dependência de Angola da China para o seu desenvolvimento econômico e infraestrutura. A visita do presidente angolano João Lourenço à China destaca-se pela procura de um novo empréstimo volumoso, pela renegociação da dívida existente e pelo fortalecimento das relações bilaterais, incluindo o fim da dupla tributação entre os dois países (Novo Jornal) (Novo Jornal).
Para a Mota-Engil, uma empresa portuguesa de construção com significativas operações em Angola, esta notícia é potencialmente positiva por várias razões:
Acesso a Financiamento: Angola está á procura de um novo empréstimo de até 10 bilhões de dólares da China. Este financiamento pode ser destinado a projetos de infraestrutura, que são a principal área de atuação da Mota-Engil. A empresa pode se beneficiar diretamente através de contratos para construção e manutenção de infraestrutura (Novo Jornal).
Investimentos Diretos: O governo angolano também busca atrair mais investimentos diretos de empresas chinesas. Isso pode resultar em parcerias e colaborações que envolvem a Mota-Engil, especialmente em projetos que requerem transferência de tecnologia e formação de mão-de-obra local (Novo Jornal).
Estabilidade Econômica: A renegociação da dívida e a obtenção de novos empréstimos podem trazer uma maior estabilidade econômica para Angola. Um ambiente econômico mais estável pode resultar em mais projetos de infraestrutura e desenvolvimento, o que beneficiaria a Mota-Engil no longo prazo (Novo Jornal).
Em resumo, a estreita cooperação entre Angola e China, com foco em financiamento e desenvolvimento de infraestrutura, cria um cenário positivo para a Mota-Engil, aumentando suas oportunidades de contratos e parcerias em um mercado crucial para a empresa.
J.f.vieira
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (AMLO), declarou que a política econômica do país está protegida pelo "humanismo mexicano" implementado por seu governo. Ele assegurou que não há motivos para temer no próximo mandato, destacando que Claudia Sheinbaum, a provável próxima presidente, está bem preparada para enfrentar os desafios econômicos. AMLO enfatizou que a política econômica do México é definida internamente e se mantém saudável devido à independência das influências de organismos financeiros internacionais.
Minha opinião é que a confiança expressa por AMLO na preparação de Claudia Sheinbaum e na política econômica baseada no "humanismo mexicano" demonstra uma visão otimista e autossuficiente para o futuro econômico do México. No entanto, a eficácia dessa abordagem dependerá da capacidade do próximo governo em manter a estabilidade econômica e responder adequadamente aos desafios internos e externos. A ênfase na autonomia econômica é positiva, mas a execução será crucial para sustentar o crescimento e a saúde financeira do país...o que poderá ser muito bom para a Mota-Engil.
https://elceo.com/economia/politica-eco ... cano-amlo/
J.f.vieira
Minha opinião é que a confiança expressa por AMLO na preparação de Claudia Sheinbaum e na política econômica baseada no "humanismo mexicano" demonstra uma visão otimista e autossuficiente para o futuro econômico do México. No entanto, a eficácia dessa abordagem dependerá da capacidade do próximo governo em manter a estabilidade econômica e responder adequadamente aos desafios internos e externos. A ênfase na autonomia econômica é positiva, mas a execução será crucial para sustentar o crescimento e a saúde financeira do país...o que poderá ser muito bom para a Mota-Engil.
https://elceo.com/economia/politica-eco ... cano-amlo/
J.f.vieira
Àlvaro Escreveu:Eh lá! A DIGI? o que tem a DIGI a ver com a Mota? A DIGI é de outra concorrência e está quase a fazer mossa. Aliás, basta ligar para uma operadora concorrente para perceber isso. Para evitarem saídas baixam a mensalidade, mesmo quando o período de fidelização ainda é longo. Haja o que houver para mim a DIGI já me deu alegrias, pois baixou bastante a mensalidade da MEO.
Esse verbo "sofrer" aplicado à Mota é que não estou a ver. Sofrer numa empresa que viu multiplica a cotação por 5 em pouco tempo e que faz agora esta bela retração? Ai, sofrer...o verbo aqui é desfrutar, aqui não há crise, há boas retrações que permitem boas entradas. É o caso. Que interesse se vai a 3.20? Será ua questão de esperar. Cada coisa para a sua coisa, esta aqui não é cá para sofrimento.Esta é para dar alegrias.
Se surgir uma notícia, então aí será mais cedo que tarde.
Então compra e mantém sem chorar pelo meio...
- Registado: 22/2/2019 14:19
Eh lá! A DIGI? o que tem a DIGI a ver com a Mota? A DIGI é de outra concorrência e está quase a fazer mossa. Aliás, basta ligar para uma operadora concorrente para perceber isso. Para evitarem saídas baixam a mensalidade, mesmo quando o período de fidelização ainda é longo. Haja o que houver para mim a DIGI já me deu alegrias, pois baixou bastante a mensalidade da MEO.
Esse verbo "sofrer" aplicado à Mota é que não estou a ver. Sofrer numa empresa que viu multiplica a cotação por 5 em pouco tempo e que faz agora esta bela retração? Ai, sofrer...o verbo aqui é desfrutar, aqui não há crise, há boas retrações que permitem boas entradas. É o caso. Que interesse se vai a 3.20? Será ua questão de esperar. Cada coisa para a sua coisa, esta aqui não é cá para sofrimento.
Esta é para dar alegrias.
Esse verbo "sofrer" aplicado à Mota é que não estou a ver. Sofrer numa empresa que viu multiplica a cotação por 5 em pouco tempo e que faz agora esta bela retração? Ai, sofrer...o verbo aqui é desfrutar, aqui não há crise, há boas retrações que permitem boas entradas. É o caso. Que interesse se vai a 3.20? Será ua questão de esperar. Cada coisa para a sua coisa, esta aqui não é cá para sofrimento.

- Registado: 31/5/2014 23:07
Àlvaro Escreveu:Controlam porque sabem que o mercado poderá corrigir e exploram ainda a possibilidade de maiores desentendimentos UE/China. São os fatores que têm a favor, para além do gráfico onde a cotação continua debeixo da canga. Eu vendi algumas na abertura, já reentrei nos 3,45, mas estou a ver que a probabilidade de ir a 3.20 é elevada. Agora é aguentar.
ai Álvaro tu sofres tanto que nunca acabarás por ganhar...
Penso que só com a DIGI irás ganhar!!! No dia que cá chegarem como é obvio .
- Registado: 22/2/2019 14:19
Controlam porque sabem que o mercado poderá corrigir e exploram ainda a possibilidade de maiores desentendimentos UE/China. São os fatores que têm a favor, para além do gráfico onde a cotação continua debeixo da canga. Eu vendi algumas na abertura, já reentrei nos 3,45, mas estou a ver que a probabilidade de ir a 3.20 é elevada. Agora é aguentar.
Os curtos controlam a coisa e com pouco volume, pelo perfil meticuloso dos despejos
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Ao preço atual:
- PER (resultados 2023) = 9.2
- PER (resultados estimados pelo CEO para 2026) = 5.7
- Dividendo atual: 3.6%
- Novos negócios a aparecer
Parece-me uma excelente oportunidade
- PER (resultados 2023) = 9.2
- PER (resultados estimados pelo CEO para 2026) = 5.7
- Dividendo atual: 3.6%
- Novos negócios a aparecer
Parece-me uma excelente oportunidade
- Registado: 8/3/2012 17:31
Mota espanhola.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Vamos ver se será hoje, Auele fundo em 3.44 parece-me seguro. Se assim for os touros tomarão conta dela até esse target. 

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Àlvaro Escreveu:Vale, também estou dentro com essa leitura. No pior dos cenários os ursos (que os há com posição aberta) poderão conseguir os 3.20. A 3 não creio que consigam.
Já antecipei um Duplo Fundo, se se concretizar amanhã romperá a L. T. descendente.
Veremos... Hoje já ameaçou, e o minimo do dia foi superior ao de ontem, e com um pouco mais de Volume.
A maior parte da negociação foi ao vendedor.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Vale, também estou dentro com essa leitura. No pior dos cenários os ursos (que os há com posição aberta) poderão conseguir os 3.20. A 3 não creio que consigam.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Só para atualizar, entretanto aproveitei para reforçar.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
trend=friend Escreveu:Foi adjudicado, faltará ser assinado o contrato… claro que pode falhar, mas deverá estar orientado.
Se/quando for divulgado, o crédito será do afcapitao que desvendou a coisa.
Nem mais. Assim que isto seja divulgado e se correr bem, os caros colegas do caldeirão têm que me pagar umas Tequilas em Cancun

Foi adjudicado, faltará ser assinado o contrato… claro que pode falhar, mas deverá estar orientado.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Entretanto tive resposta ao email que enviei para o investor relations da ME no final da semana passada, e basicamente não podem comentar notícias, partilhando apenas com os investidores "sempre que exista a conclusão de negociações materializada em contratos assinados, o que não é o caso do tema apresentado".
- Registado: 28/12/2015 16:15
A notícia destaca que a Presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, está a considerar expandir o projeto "Tren Maya", incluindo serviços de carga e passageiros. O "Tren Maya" é um projeto ferroviário que atravessa cinco estados do sul do México e é um dos maiores projetos de infraestrutura do país. A Mota-Engil, em parceria com a China Communications Construction, está envolvida na construção de um segmento importante deste projeto, avaliado em cerca de 636 milhões de euros. A expansão do projeto pode trazer mais oportunidades e fortalecer a presença da Mota-Engil no México.
Link para mais detalhes: SAPO 24.
https://24.sapo.pt/noticias/presidente- ... 09f11311c4
J.f.vieira
Link para mais detalhes: SAPO 24.
https://24.sapo.pt/noticias/presidente- ... 09f11311c4
J.f.vieira
A notícia do Jornal de Negócios destaca que, segundo o JPMorgan, Portugal continua a atrair investidores institucionais chave, mesmo em um cenário global desafiador. A estabilidade política, a recuperação económica, e as reformas estruturais são apontadas como fatores de atração. Para empresas como a Mota-Engil, este cenário pode ser positivo, pois um ambiente de investimento favorável pode facilitar o acesso a financiamento e parcerias estratégicas, além de aumentar a confiança dos investidores na robustez e potencial de crescimento das operações da empresa.
Para mais detalhes, acesse a notícia completa aqui.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... nais-chave
J.f.vieira
Para mais detalhes, acesse a notícia completa aqui.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... nais-chave
J.f.vieira
xxx JJ xxx Escreveu: ...
(quanto à notícia do méxico, não foi anunciada porque não deverão existir certezas do negócio vir a conhecer desenvolvimentos positivos)
JJ, a verdade é que o negócio está na pagina da petrolífera Mexicana, nas adjudicações.
https://www.pemex.com/procura/procedimi ... trial.aspx
Quanto a um AC, não sei se seria de descartar, dada a envergadura de um negocio destes. Até mesmo podendo a família mota assumir grande parte da participação. Mas isto sou eu a tentar encontrar razões para a não publicação imediata do negócio (para dar tempo para uma preparação de AC). É sempre mais fácil um AC quando está aliado a uma perspectiva positiva e de expansão.
Para determinar um valor justo para as ações da Mota-Engil e analisar a empresa, vamos considerar alguns pontos chave do relatório consolidado de 2023 e outras informações disponíveis:
Análise Financeira
Receitas e Crescimento:
Receitas: A Mota-Engil apresentou um crescimento significativo nas receitas em 2023, impulsionado por novos contratos, especialmente na América Latina.
Perspectivas Futuras: Com novos contratos significativos no México e outros projetos em andamento, espera-se um crescimento contínuo.
Margens de Lucro:
Margem Bruta: Manutenção ou ligeira melhoria nas margens brutas devido a economias de escala e maior eficiência operacional.
Margem Líquida: A gestão de custos e o controle de despesas financeiras são críticos para melhorar a margem líquida.
Endividamento:
Dívida: A empresa possui um nível elevado de endividamento, mas tem mostrado capacidade de gestão eficaz com refinanciamentos e alongamento de prazos de pagamento.
Aumento de Capital vs. Crédito: Um aumento de capital pode ser mais favorável a longo prazo para reduzir a pressão do serviço da dívida, permitindo mais flexibilidade financeira.
Fluxo de Caixa:
Operacional: Fluxo de caixa operacional positivo, mas com pressão devido ao elevado nível de investimentos em novos projetos.
Investimentos: Grandes investimentos em infraestruturas são esperados para continuar, o que pode pressionar o fluxo de caixa livre.
Análise Técnica e Valor Justo
Gráfico de Longo Prazo:
A ação tem mostrado volatilidade, mas com uma tendência de recuperação após quedas significativas.
Níveis de Suporte e Resistência: Suporte importante em torno de €3.00 e resistência forte em €6.00. A ação está atualmente perto do suporte, o que pode representar um ponto de entrada interessante para investidores de longo prazo.
Eu acredito que possa testar o valor dos mil milhões ( 3.326€ )
Valuation:
P/E Ratio: Comparando o P/E atual com a média histórica e com empresas do mesmo setor, a ação parece subavaliada.
DCF (Discounted Cash Flow): Uma análise DCF ajustada para os contratos recentes e projeções de crescimento sugere um valor justo em torno de €5.00 a €6.00, assumindo uma taxa de crescimento moderada e riscos controlados.
Recomendação
Para os Próximos 12 Meses:
Valor Justo Atual: Aproximadamente €5.00, €6.00 considerando os novos contratos e a capacidade de gestão da dívida.
Perspectiva de 12 Meses: Se a empresa continuar a executar os contratos eficazmente e manter o controle sobre os custos, o valor justo pode aumentar para a faixa de €6.00 a €7.00.
"ESTOU A FALAR EM VALOR JUSTO POR AÇÃO!"
Conclusão
Dada a situação atual da Mota-Engil, a recomendação seria manter ou comprar as ações...E se está otimista sobre a capacidade da empresa de gerir sua dívida e continuar a crescer.
No entanto, é crucial monitorar os resultados trimestrais e quaisquer desenvolvimentos significativos que possam impactar a performance financeira da empresa.
J.f.vieira
Análise Financeira
Receitas e Crescimento:
Receitas: A Mota-Engil apresentou um crescimento significativo nas receitas em 2023, impulsionado por novos contratos, especialmente na América Latina.
Perspectivas Futuras: Com novos contratos significativos no México e outros projetos em andamento, espera-se um crescimento contínuo.
Margens de Lucro:
Margem Bruta: Manutenção ou ligeira melhoria nas margens brutas devido a economias de escala e maior eficiência operacional.
Margem Líquida: A gestão de custos e o controle de despesas financeiras são críticos para melhorar a margem líquida.
Endividamento:
Dívida: A empresa possui um nível elevado de endividamento, mas tem mostrado capacidade de gestão eficaz com refinanciamentos e alongamento de prazos de pagamento.
Aumento de Capital vs. Crédito: Um aumento de capital pode ser mais favorável a longo prazo para reduzir a pressão do serviço da dívida, permitindo mais flexibilidade financeira.
Fluxo de Caixa:
Operacional: Fluxo de caixa operacional positivo, mas com pressão devido ao elevado nível de investimentos em novos projetos.
Investimentos: Grandes investimentos em infraestruturas são esperados para continuar, o que pode pressionar o fluxo de caixa livre.
Análise Técnica e Valor Justo
Gráfico de Longo Prazo:
A ação tem mostrado volatilidade, mas com uma tendência de recuperação após quedas significativas.
Níveis de Suporte e Resistência: Suporte importante em torno de €3.00 e resistência forte em €6.00. A ação está atualmente perto do suporte, o que pode representar um ponto de entrada interessante para investidores de longo prazo.
Eu acredito que possa testar o valor dos mil milhões ( 3.326€ )
Valuation:
P/E Ratio: Comparando o P/E atual com a média histórica e com empresas do mesmo setor, a ação parece subavaliada.
DCF (Discounted Cash Flow): Uma análise DCF ajustada para os contratos recentes e projeções de crescimento sugere um valor justo em torno de €5.00 a €6.00, assumindo uma taxa de crescimento moderada e riscos controlados.
Recomendação
Para os Próximos 12 Meses:
Valor Justo Atual: Aproximadamente €5.00, €6.00 considerando os novos contratos e a capacidade de gestão da dívida.
Perspectiva de 12 Meses: Se a empresa continuar a executar os contratos eficazmente e manter o controle sobre os custos, o valor justo pode aumentar para a faixa de €6.00 a €7.00.
"ESTOU A FALAR EM VALOR JUSTO POR AÇÃO!"
Conclusão
Dada a situação atual da Mota-Engil, a recomendação seria manter ou comprar as ações...E se está otimista sobre a capacidade da empresa de gerir sua dívida e continuar a crescer.
No entanto, é crucial monitorar os resultados trimestrais e quaisquer desenvolvimentos significativos que possam impactar a performance financeira da empresa.
J.f.vieira
O JJ revela aqui o sonho dos ursos: levarem a mota a 3.20 e, quiçá, abaixo de 3. Tenho muitas dúvidas, os institucionais por certo entrarão a comprar em redor deste preço. O fecho de ontem mostra que os touros não estão dispostos a que vá tão abaixo assim. Os ursos têm para explorar a fragilidade em torno dos 3.75, mas se a notícia bomba sair aí, então teremos festa e os target's mais otimistas serão atingidos.
Máximos este ano não sei, mas nesta zona pelo menos os insiders já mostraram que vão comprar.
Entretanto, a notícia do México será divulgada quando eles quiserem, já foi assim no passado com algumas bem relevantes na Nigéria… e ainda bem! Lembro-me de uma já não sei quando que fez subir mais de 20% num dia. Dá tempo para tudo…
Entretanto, a notícia do México será divulgada quando eles quiserem, já foi assim no passado com algumas bem relevantes na Nigéria… e ainda bem! Lembro-me de uma já não sei quando que fez subir mais de 20% num dia. Dá tempo para tudo…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], breakout_bull, Dragon56, Google Adsense [Bot], Karra, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 138 visitantes