Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 2/9/2023 13:18

Curiosidades: :oh:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA vs BCP.png
MOTA vs BCP.png (62.47 KiB) Visualizado 6330 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NICK NAME 17 » 2/9/2023 7:17

Por me encontrar ausente de Portugal com fuso horário de + 3h aqui vai;
Considero uma + valia para este Forum da Mota / Engil, a qualidade da argumentação espelhada de forma genuína por parte dos seguintes Nicks e pode ser que me esteja a esquecer na máximo de mais 1.
Que são os seguintes; AQUI-VALE / MINIBULL / TOPGUN /
Acabo de ler mais uma excelente argumentação fidedigna de parte de Minibull, e desde já reconheço claramente a tal argumentação excelente e bem fundamentada.
Sobre os resultados vão em linha com o comportamento da ação e a sua valorização que teve até este momento, porque como todos sabemos os mercados antecipam. Foram melhores que os apresentados anteriormente e isso tinha sido refletido pelas subidas % que o título teve de forma antecipada.
Ao serem conhecidos não defraudou essas expectativas que o mercado criou, mas a apresentação dos mesmos não garante em nada o que pode vir a ser o comportamento futuro. Para ocorrer uma linha de continuidade de recuperação do valor da ação é preciso que tanto aquilo que é sinalizado no Plano Estratégico seja claramente concretizável e que até venha a superar...para garantir dessa forma recuperação futura. Valo em recuperação e não em ganhos porque a Mota Engil já andou em valores bem superiores ao que reflete neste momento mas o que irá acontecer daqui para a frente depende sempre do comportamento do mercado em geral, e nas novidades vindas de parte da Gestão.
Quem acha que o percurso - subida está esgotada - vende e ainda por cima pode vender com ganhos ! quem acha que aquilo que vai ocorrer daqui para a frente pode ainda trazer mais aditivos que se mantenha.
O que sabemos é que desde ocorreu a entrada na empresa por parte do grupo Chinês, acima dos 3€ para a Família Mota, a valorização tendo por base o preço pago, o beneficio para os acionistas em geral foi zero ! porque o comportamento e o seu valor foi sempre inferior ao valor pago e o valor que pagaram já foi altamente baixo. Em outubro volto a digerir algo, sobre que conclusões a retirar. Cptos.

Registado: 31/8/2023 15:37

por minibull » 2/9/2023 2:09

Caro Yaya,
Obrigado pelo teu "feedback", e pelo teu raciocinio, o qual eu compreendo perfeitamente, o qual é lógico, decorrente de uma simples leitura, embora interessada e atenta, de um relatório e contas. Sobretudo se o referido relatório e contas for de âmbito intercalar (trimestral ou semestral), e não reflita a total realidade do exercicio (anual). É perfeitamente normal a tua leitura.

No entanto, tal como afirmas, "que se foi para comprar máquinas ? , não o sabes".

Assim, posso dizer-te que este acréscimo pontual de dívida, destinado a grandes obras que se estão a iniciar, implicam grandes investimentos, e bons resultados expectáveis; e é exactamente isso: um acréscimo pontual, o qual normalmente não se refletirá no balanço anual, nem obviamente no relatório e contas de 2023.

Aliás, como bem poderás ler no referido relatório exacta e textualmente este facto, do qual tenho conhecimento, mas ao qual todos teem acesso, mediante as notas ao referido relatório e contas, que aparentam uma análise correcta e transparente da ralidade e da situação da empresa (diga-se de passagem, excelente, e em consonancia com a gestão dinamica e ambiciosa da empresa, embora exercida de um modo profissional e responsável, sem dar "passos maiores que a perna").

Relativamente "ao custo da dívida de 7,4%",como bem dizes, reflete o custo em moeda local, que como sabes, tem vindo a desvalorizar. O que, ao contrário do que alguns julgam, é benéfico, para as empresas contratadas, e pagas em Dólares ou Euros.
Ora bem,sendo os contratos, normalmente celebrados em dólares, isto pode confundir, quem apesar de uma leitura atenta e interessada dos números, poderá não se aperceber que os ditos 7,4% de uma moeda local, em desvalorização deslizante, correspondem na prática a 3% ou 4%, reais para o contratado cuja obra está a correr, e a receber em dólares.
Do mesmo modo o contratado/ Mota-Engil, que estará a ser pago em dólares, normalmente pagará aos trabalhadores locais, bem como consumiveis locais ( areias, saibros, etc. ) em moeda local desvalorizada (ex: Kwanza). Ora, este facto que aos olhos de alguns, pode parecer um prejuizo para a empresa, efectivamente, é o oposto, e representa um potencial acréscimo da ML.

De igual modo, referiste num teu "post" anterior que o lucro do primeiro semestre, apesar de ser o maior de há vários anos, o achaste decepcionante. Contudo, teve uma subida de 2,5 x, relativamente ao primeiro semestre do ano anterior, o qual, por sua vez, já era superior ao de anos transactos. Pois o deste ano foi "apenas" duas vezes e meia superior ! facto relevante, e que prova a pujança da empresa.

No entanto, isto não é tudo, se não vejamos : relativo a 2022, os resultados do primeiro semestre foram 12 M, sendo que o resutado anual foi 41 M. Este ano só o os resultados do primeiro semestre foram 30 M.

Efectivamente, estes numeros que à primeira vista, poderão confundir alguns, penso que será util lembrar, que será necessário ter em conta a consolidação dos balanços, que normalmente se reporta ao exercicio total (anual), o qual, normalmente, no fim do ano será efectuada a consolidação dos balanços das empresas participadas, que no caso vertente é muito favorável, e irá reflectir-se no balanço anual, demostração de resultados e relatório e contas do exercício de 2023.

Abraço.

Registado: 17/5/2021 15:59

por yaya » 1/9/2023 23:50

minibull Escreveu:Caro Yaya,
A Mota-Engil tem vindo de forma sistemática e consistente a diminuir o valor da dívida, não só em termos absolutos, mas também, e principalmente, comparativamente ao EBITDA.

Aquilo que referes, é exactamente aquilo que eu "suspeitava" :

A Mota-Engil "arrancou" recentemente com uma "brutalidade" de obras em simultâneo (a isso obriga o seu estatuto de gigante Mundial, brevemente entre as 20 maiores da Europa).
A isso não é alheio o facto de há duas semanas e meia, ter efectuado uma expedição de máquinas e equipamentos no valor de 200 milhões de Euros.
Assim é preciso, para o arranque de obras de mais de 3 B. - Em África e Continente Sul Americano. Já para não falar da tuneladora com 130 metros de comprimento, este ano chegada, para abrir os 2 tuneis gigantes, de escoamento de águas de Lisboa.

a dívida aumentou ou não aumentou? ou estarei a ler mal? anulou todas essas descidas que vinha fazendo
dez 2021 1,125B
jun 2022 1,117B
dez 2022 0,939B
Jun 2023 1,359B
se foi para comprar máquinas? pois não sei, com a quantidade de obras que aí vêm e a necessidade de mais máquinas então é expectável que aumente mais

já agora se é para ver as notas de rodapé também tens estas

"Custo da dívida de 7,4%, uma subida de 200 p.b. YTD, em linha com o aumento das taxas de juro mundiais. O custo da dívida reflete o financiamento local em várias moedas, nomeadamente em África e na América Latina cujo peso aumentou na dívida total"
"Dívida líquida inclui as obrigações do Governo de Angola denominadas em USD, indexadas a USD e em kwanzas e as obrigações do Governo de Moçambique como “Caixa e seus equivalentes” no montante de €118 M (€119 M de valor nominal) em junho de 2023 (€126 M em obrigações do Governo de Angola e de Moçambique em dezembro de 2022) e exclui leasing, factoring e confirming."

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

pode ir até aos 6 agora, agora são mesmo os melhores resultados de sempre?
depende sempre o que se entende por resultados, se formos pelos lucros não são de certeza
3.PNG
3.PNG (29.38 KiB) Visualizado 3645 vezes

Registado: 28/8/2013 22:19

por cristianosantos85 » 1/9/2023 16:31

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... mota-engil

Realmente as boas notícias relacionadas com a Mota-Engil não param.

Registado: 10/9/2015 16:45

por nuuuuno » 1/9/2023 12:39

AS01 Escreveu:
Os 180 M€ de RL no plano estratégico dizem respeito ao resultado atribuível aos acionistas.

A partilha de operações com terceiros é tem sido importante para diversificar a abrangência geográfica e a carteira de encomendas do grupo. Em certos projetos foi provavelmente até condição necessária. A alternativa seria uma ME mais pequena, concentrada em menos operações. É uma característica que diminui o risco e a variabilidade dos resultados.

eu sei que os 180 sao para "nos" accionistas da mota. Eu queria indicar é que o EBIT é artificialmente inflado pela consolidacao dos minoritarios e é preciso ter cuidado ao avaliar o potencial de cash da mota. Era bom que a mota tivesse opcao para comprar / aumentar a participacao aestes minoritarios.

Registado: 10/11/2011 10:05

por AS01 » 1/9/2023 12:10

nuuuuno Escreveu:
AS01 Escreveu:O que aqui foi argumentado é que para um EPS de 60 cêntimos (que é aquilo para que aponta o plano estratégico em 2026), 6 euros é um preço aceitável. Mantendo-se a estrutura de financiamento próxima da atual, EU compraria ME a 6 euros. Tendo em conta a política de dividendos da ME e observando os yields no restante mercado, provavelmente não seria o único.

É a minha opinião, porque eu vejo na empresa uma fonte de cash para mim enquanto acionista. E vejo o potencial de geração de cash a subir.
É por isso que tenho uma posição na ME desde 2020, após a entrada da CCCC no capital.

Sem duvida, valeria 6€ sem euforias e ate digo sem perspectivas de crescimento. Mas qual a tua analise dos minoritarios? Eu julgo que o EBIT esta insuflado pela consolidação a 100% dos minoritários, dai, quando olhamos para o lucro efetivo para a mota a coisa reduzir e muito.
Em resumo, agora é esperar para ver se o plano se efetivamente realiza.

Os 180 M€ de RL no plano estratégico dizem respeito ao resultado atribuível aos acionistas.

A partilha de operações com terceiros é importante para diversificar a abrangência geográfica e a carteira de encomendas do grupo. Em certos projetos foi provavelmente até condição necessária. A alternativa seria uma ME mais pequena, concentrada em menos operações. É uma característica que diminui o risco e a variabilidade dos resultados.
Editado pela última vez por AS01 em 1/9/2023 14:02, num total de 1 vez.

Registado: 16/9/2018 9:50

por nuuuuno » 1/9/2023 11:45

AS01 Escreveu:O que aqui foi argumentado é que para um EPS de 60 cêntimos (que é aquilo para que aponta o plano estratégico em 2026), 6 euros é um preço aceitável. Mantendo-se a estrutura de financiamento próxima da atual, EU compraria ME a 6 euros. Tendo em conta a política de dividendos da ME e observando os yields no restante mercado, provavelmente não seria o único.

É a minha opinião, porque eu vejo na empresa uma fonte de cash para mim enquanto acionista. E vejo o potencial de geração de cash a subir.
É por isso que tenho uma posição na ME desde 2020, após a entrada da CCCC no capital.

Sem duvida, valeria 6€ sem euforias e ate digo sem perspectivas de crescimento. Mas qual a tua analise dos minoritarios? Eu julgo que o EBIT esta insuflado pela consolidação a 100% dos minoritários, dai, quando olhamos para o lucro efetivo para a mota a coisa reduzir e muito.
Em resumo, agora é esperar para ver se o plano se efetivamente realiza.

por AS01 » 1/9/2023 10:41

Àlvaro Escreveu:Neste patamar parece-me boa opção ter cuidado com o tom eufórico, talvez a Mota trave aqui um pouco. A sobrecompra é elevada e a estes níveis surgirão vendedores. À parte isso diria que 3 euros é um valor aceitável para os resultados por ação, mas esssas euforias de 6 euros e por aí acima, hum... isso aí não me convence, nem pensar. :shock:

O que aqui foi argumentado é que para um EPS de 60 cêntimos (que é aquilo para que aponta o plano estratégico em 2026), 6 euros é um preço aceitável. Mantendo-se a estrutura de financiamento próxima da atual, EU compraria ME a 6 euros. Tendo em conta a política de dividendos da ME e observando os yields no restante mercado, provavelmente não seria o único.

No entanto percebo que quem restringe a análise que faz da ME a trocadilhos sobre gasolina e pistões ponha prioridade noutros indicadores.

por Àlvaro » 31/8/2023 22:09

Neste patamar parece-me boa opção ter cuidado com o tom eufórico, talvez a Mota trave aqui um pouco. A sobrecompra é elevada e a estes níveis surgirão vendedores. À parte isso diria que 3 euros é um valor aceitável para os resultados por ação, mas esssas euforias de 6 euros e por aí acima, hum... isso aí não me convence, nem pensar. :shock:

Registado: 31/5/2014 23:07

por ZéManuel » 31/8/2023 21:38

Como nada percebo de análise contabilistica, pedia o favor de alguém com conhecimentos práticos me esclarecer o que significa na prática o EBITDA, o EBIT, de que forma é que esses rácios podem condicionar a cotação e qual a sua relação com o PER.
Obrigado a quem de forma prática sem grandes paleios técnicos me souber esclarecer.
Sinceramente estive a ver o que vários intervenientes falaram hoje e fiquei sem perceber esta temática, para mim é como chinês.
Obrigado.

Registado: 7/8/2014 18:53

por nuuuuno » 31/8/2023 21:11

A mim parece-me que os resultados estao em linha com a cotacao e que esta por aqui devera ficar a marinar.
Reportar a cada 3 meses parece-me bom e a ambicao no plano estrategico tb.
O que me preocupa / chateia é o lucro ir todo para os minoritarios :( Parece-me que a dependencia da America Latina é muito grd tb.

por minibull » 31/8/2023 20:35

Caro TOPGUN,

Obrigado, um abraço :D

Bons negócios :wink:

por XxxTOP GUNxxX » 31/8/2023 20:26

minibull,

há muito que não te via por aqui....

é com muito agrado que, assisto à tua afirmação dos dois dígitos,
minibull Escreveu:e que só venderei quando ultrapassar os 2 digitos.

viewtopic.php?p=1812085#p1812085

minibull Escreveu:Como deverás ter reparado, no relatório e contas, sobejamente conhecido, mas que amavelmente me indicaste, pois não saberias que eu tivesse conhecimento do mesmo, o que eu agradeço.
Contudo, isso não me traz ao conhecimento o elemento que te solicitei, e que pensava que me pudesse ter passado despercebido, talvez fruto da época estival que atravessamos.
Abraço.

quanto à contabilidade nacional e afins, não batas mais no ceguinho :lol:

bons negócios :wink:

Registado: 16/3/2021 21:17

por minibull » 31/8/2023 19:36

Caro Yaya,
A Mota-Engil tem vindo de forma sistemática e consistente a diminuir o valor da dívida, não só em termos absolutos, mas também, e principalmente, comparativamente ao EBITDA.

Aquilo que referes, é exactamente aquilo que eu "suspeitava" :

A Mota-Engil "arrancou" recentemente com uma "brutalidade" de obras em simultâneo (a isso obriga o seu estatuto de gigante Mundial, brevemente entre as 20 maiores da Europa).
A isso não é alheio o facto de há duas semanas e meia, ter efectuado uma expedição de máquinas e equipamentos no valor de 200 milhões de Euros.
Assim é preciso, para o arranque de obras de mais de 3 B. - Em África e Continente Sul Americano. Já para não falar da tuneladora com 130 metros de comprimento, este ano chegada, para abrir os 2 tuneis gigantes, de escoamento de águas de Lisboa.

Como deverás ter reparado, no relatório e contas, sobejamente conhecido, mas que amavelmente me indicaste, pois não saberias que eu tivesse conhecimento do mesmo, o que eu agradeço.
Contudo, isso não me traz ao conhecimento o elemento que te solicitei, e que pensava que me pudesse ter passado despercebido, talvez fruto da época estival que atravessamos.

Assim, se repares no ponto que me indicaste, e relativamente à dívida líquida, embora em letras pequenas, está claramente referido :

" Objectivo financeiro de dívida líquida/EBITDA < 1,98 x foi atingido, não obstante a sasonalidade, aliada a um investimento significativo por parte de algumas unidades de negócio - (no Ambiente, na Engenharia Industrial e em outros projectos Não E e C) - (leia-se não engenharia e construção). Que só irão gerar cashflow durante o período de execução dos contrato de longo-prazo.

Abraço.

por AS01 » 31/8/2023 18:31

Talvez não tenha lido o que escrevi?

1) O resultado de 2016 resultou da alienação da Indaqua. Sem isso seria de 10 milhões.
Já agora, se do mesmo modo a ME alienasse hoje as operações talvez recebessemos mais do que 2,88 por ação. É um palpite.

2) O resultado atribuível aos acionistas em 2015 foi de 19 milhões. Os R&C ainda estão no site.

Resumindo: estes são os melhores resultados provenientes das operações da ME desde 2014. 9 anos. É pouco tempo? E recordo que em 2014 a ação andou perto dos 6 euros...

por yaya » 31/8/2023 17:57

AS01 Escreveu:
yaya Escreveu:
cristianosantos85 Escreveu:Sem querer influenciar ninguém, creio que todos estávamos à espera de bons resultados na Mota dado o comportamento da ação nos tempos mais recentes. Mas, sinceramente, pelo menos eu não esperava uns resultados TÃO bons. Depois de anos consecutivos com lucros anemicos, a Mota apresenta finalmente lucros dignos desse nome e o melhor, perspectivas futuras de evolução positiva. Acredito que a Mota pode perfeitamente voltar a cotar nos 5 ou 6 euros, se mantiver está tendência. Aliás, já lá esteve e dava menos lucro.

Em 2015 tiveste lucros maiores

viewtopic.php?p=1811989#p1811989

O resultado consolidado do exercício de 2015 foi de 19 milhões. Inferior ao deste semestre...
Em 2016, no primeiro semestre, houve sim um resultado de cerca de 70 milhões resultante sobretudo da alienação da participação na Indaqua por 60 milhões.

Quem pretende diminuir a trajetória que temos observados deveria procurar informação mais consistente.

Em suma: há muitos anos que a ME não tinha resultados deste nível.
Já agora, o EBIT semestral mais do que duplicou. Aumentou 160%. Se isto não chega...

este gráfico mostra-te os lucros semestrais

Já teve lucros mais altos, não há muito tempo

1S 2016: 70M
https://expresso.pt/economia/2016-08-30 ... o-semestre

2S 2014: 50M
https://observador.pt/2014/11/27/lucro- ... -setembro/

2S 2015: 41M

por AS01 » 31/8/2023 17:14

yaya Escreveu:
cristianosantos85 Escreveu:Sem querer influenciar ninguém, creio que todos estávamos à espera de bons resultados na Mota dado o comportamento da ação nos tempos mais recentes. Mas, sinceramente, pelo menos eu não esperava uns resultados TÃO bons. Depois de anos consecutivos com lucros anemicos, a Mota apresenta finalmente lucros dignos desse nome e o melhor, perspectivas futuras de evolução positiva. Acredito que a Mota pode perfeitamente voltar a cotar nos 5 ou 6 euros, se mantiver está tendência. Aliás, já lá esteve e dava menos lucro.

O resultado consolidado do exercício de 2015 foi de 19 milhões. Inferior ao deste semestre...
Em 2016, no primeiro semestre, houve sim um resultado de cerca de 70 milhões resultante sobretudo da alienação da participação na Indaqua por 60 milhões.

Quem pretende diminuir a trajetória que temos observados deveria procurar informação mais consistente.

Em suma: há muitos anos que a ME não tinha resultados deste nível.
Já agora, o EBIT semestral mais do que duplicou. Aumentou 160%. Se isto não chega...

por Spiff69 » 31/8/2023 17:10

Se o petróleo subir alguns países onde a Mota Engil está implantada ficarão com os cofres mais gordos para executar ainda mais obras.

Mas se não for o petróleo, depois são os juros, se não forem os juros depois é a desvalorização do Kwanza, se depois não for a desvalorização do Kwanza são as monções. Terás sempre mil e umas razões para não investir na Mota Engil, como aliás acontece com toda e qualquer ação Simplesmente parece-me que tens aqui alguma embirraçãozinha especial com esta empresa.

O que é certo é que este último ano tem passado e ela não tem parado de subir. Mais uma que deu imenso tempo a todos para entrar. Ainda falam mal do mercado nacional, eu adoro-o!!!
Editado pela última vez por Spiff69 em 31/8/2023 17:16, num total de 2 vezes.

Registado: 2/5/2020 20:05

por yaya » 31/8/2023 17:03

Àlvaro Escreveu:yaya, vi isso e precisamente por causa disso vendi na 1.ª resistência. Embora a tendência de subida de juros esteja esgotada é muita massa queimada em juros. Claro que não reentro aqui porque Setembro vem aí e porque o Spx parece dirigir-se para 4540. Aí poderá estar uma resistência importante. Estas subidas recentes não me deixam nada otimista para Setembro. Mas... nunca sabemos até que ponto as quererão fazer subir antes de cairem com estrondo.

Não sei não. Ainda não vi sinais de paragem nos juros da FED. E se o petróleo continuar a subir ...

por yaya » 31/8/2023 16:58

por yaya » 31/8/2023 16:54

minibull Escreveu:Caro Yaya, devo dizer que tenho acompanhado as tuas opiniões, relativamente à NOS, e concordo com elas.

Relativamente à Mota-Engil, poderias ter a amabilidade de indicar a fonte destes teus dados ?
Porque aqui o pessoal menos informado, apesar de andar nisto há mais de 50 anos, e tanto a minha área de estudo, como profissional foi sempre nesta área, estava convencido que a dívida tinha sido reduzida para pouco mais de 900 M, e os juros préviamente contratualizados a 3 e a 5 anos preferencialmente, e estão assegurados nos 4,75% / 5,25%.
E de acordo com o que já aqui referi aquando a cotação estava na ordem de 1,28, a minha opinião mantem-se, com a espectativa fundada em vários posts anteriores, que estou nesta empresa, pelo dividendo, e que só venderei quando ultrapassar os 2 digitos.

Cumpts. e abc.

página 12 se não me engano
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR86606.pdf

isso foi em dez2022

por cristianosantos85 » 31/8/2023 16:36

Sem querer influenciar ninguém, creio que todos estávamos à espera de bons resultados na Mota dado o comportamento da ação nos tempos mais recentes. Mas, sinceramente, pelo menos eu não esperava uns resultados TÃO bons. Depois de anos consecutivos com lucros anemicos, a Mota apresenta finalmente lucros dignos desse nome e o melhor, perspectivas futuras de evolução positiva. Acredito que a Mota pode perfeitamente voltar a cotar nos 5 ou 6 euros, se mantiver está tendência. Aliás, já lá esteve e dava menos lucro.

Registado: 10/9/2015 16:45

por AS01 » 31/8/2023 15:57

Shimazaki_2 Escreveu:
trend=friend Escreveu:
XxxTOP GUNxxX Escreveu:não sei se a empresa # top trafulha, com o contrato # top volatina, com o corpo de gestão de última geração # top “corleone” amanhã irá ver o # top preço registar subidas, ou descidas :mrgreen:
mas, o paradigma onde assenta a negociação alterou-se profundamente, na medida em que, dá aos investidores a segurança que os resultados futuros ir-se-ão alterar para níveis de magnitude singulares.
dito isto,
assinalo 2 passagens que irão nortear a alteração do # top preço:

…..“A Mota-Engil, que não apresentava até agora resultados trimestrais, anunciou ainda que "atualizará trimestralmente o seu guidance operacional e financeiro com início no terceiro trimestre deste ano, a ser divulgado a 14 de novembro"…..

…..”As novas metas para 2026 passam assim por um volume de negócios de 6.040 milhões de euros, assim como por um EBITDA de 955 milhões - 60% no negócio de engenharia e construção - (quando no plano apresentado em novembro de 2021 apontava para 670 milhões) e um resultado líquido de 180 milhões de euros (que compara com o anterior objetivo de 105 milhões).”…..

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -faturacao

resta saber se, para o ano não irá alterar novamente as metas para 2026, e qual o patamar de alteração :lol:

pessoalmente, e já acompanho a empresa # top trafulha há muito, não me admirava nada, que antes de apresentar resultados já este novembro próximo, o # top preço estivesse acima dos €4, sendo certo que, os chinos irão espremer a # top teta dos dividendos, pelo que em 2024, se os dividendos subirem, a cotação subirá por arrasto.

por conseguinte, o patamar dos €5 no # top preço é perfeitamente alcançável.

este ano vou de férias para um continente # top maravilha :mrgreen:

Em grande, parabéns, pois lembro-me que estiveste firme nos primórdios desta leg up.

Se concretizarem EPS anuais de 60 cêntimos (!) baseados nos 180 milhões de RL, 5 euros na cotação será ainda assim pouco.

Quando há cerca de um ano cotava a 1 euro e pouco e dizia que era uma das poucas multibaggers evidentes que sobravam, a par da Inapa, Cofina, era disto que falava… há que olhar para a frente e não para o passado, é assim a bolsa, ao contrário da contabilidade e afins.

Podes por favor elaborar um pouco mais, pouco percebo de AF,
desde já obrigado

Análise simplista:
A ME tem o compromisso de distribuir pelo menos 50% do RL em dividendos. Com um EPS de 0,60€ teremos um dividendo de 0,30€.
Mantendo-se o yield à data do último pagamento de dividendos (aprox. 5%), terias uma cotação de 6 euros. Estamos a 2,91€...

Tenho posição na ME desde final de 2020, reforcei, mantive e continuarei a manter.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fatura.pt, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Luzemburg, m-m, nunorpsilva, peterteam2, Phil2014, silva_39, trilhos2006, Àlvaro e 152 visitantes