Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
É muito raro escrever algo neste Forum, assim como sobre a Mota Engil, mas quando vejo pessoas que tanto estão dentro da ação como quando estão fora, com posições / opiniões tão antagónicas / e depois os muitos outros que estão 80% do tempo fora da Mota Engil, dá vontade de perguntar tendo em conta o tempo decorrido até ao dia de hoje e como baliza temporal o inicio do ano, contabilizar a performance que o título teve ! e os ganhos reais que essas mesmas pessoas tiveram na Mota Engil, e sinceramente mesmo assim o discurso com ela nos 2.90€ é o mesmo que tinham com ela nos 1.70€ etc...é cansativo ! os mercados não vivem de certezas ! não existem certezas nos mercados ! mas os mercados não funcionam com base em argumentação que espremida é zero ! não vale a pena referir nomes porque quem acompanha este Forum sabe que pelo menos 2 a 3 estão sempre muito activos a dizerem mais do mesmo porque não têm o minimo de perfil para terem uma ação como a Mota Engil se calhar mesmo só com perfil para Certificados de Aforro !
- Registado: 31/8/2023 15:37
Caro Yaya, devo dizer que tenho acompanhado as tuas opiniões, relativamente à NOS, e concordo com elas.
Relativamente à Mota-Engil, poderias ter a amabilidade de indicar a fonte destes teus dados ?
Porque aqui o pessoal menos informado, apesar de andar nisto há mais de 50 anos, e tanto a minha área de estudo, como profissional foi sempre nesta área, estava convencido que a dívida tinha sido reduzida para pouco mais de 900 M, e os juros préviamente contratualizados a 3 e a 5 anos preferencialmente, e estão assegurados nos 4,75% / 5,25%.
E de acordo com o que já aqui referi aquando a cotação estava na ordem de 1,28, a minha opinião mantem-se, com a espectativa fundada em vários posts anteriores, que estou nesta empresa, pelo dividendo, e que só venderei quando ultrapassar os 2 digitos.
Cumpts. e abc.
Relativamente à Mota-Engil, poderias ter a amabilidade de indicar a fonte destes teus dados ?
Porque aqui o pessoal menos informado, apesar de andar nisto há mais de 50 anos, e tanto a minha área de estudo, como profissional foi sempre nesta área, estava convencido que a dívida tinha sido reduzida para pouco mais de 900 M, e os juros préviamente contratualizados a 3 e a 5 anos preferencialmente, e estão assegurados nos 4,75% / 5,25%.
E de acordo com o que já aqui referi aquando a cotação estava na ordem de 1,28, a minha opinião mantem-se, com a espectativa fundada em vários posts anteriores, que estou nesta empresa, pelo dividendo, e que só venderei quando ultrapassar os 2 digitos.
Cumpts. e abc.
- Registado: 17/5/2021 15:59
yaya, vi isso e precisamente por causa disso vendi na 1.ª resistência. Embora a tendência de subida de juros esteja esgotada é muita massa queimada em juros. Claro que não reentro aqui porque Setembro vem aí e porque o Spx parece dirigir-se para 4540. Aí poderá estar uma resistência importante. Estas subidas recentes não me deixam nada otimista para Setembro. Mas... nunca sabemos até que ponto as quererão fazer subir antes de cairem com estrondo.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Dívida líquida, em termos homólogos, sobe de 1.117mM para 1.359mM
Custo da dívida de 7,4%, uma subida de 200 p.b. YTD, em linha com o aumento das taxas de juro mundiais.
O custo da dívida reflete o financiamento local em várias moedas, nomeadamente em África e na América Latina cujo peso aumentou na dívida total.
Custo da dívida de 7,4%, uma subida de 200 p.b. YTD, em linha com o aumento das taxas de juro mundiais.
O custo da dívida reflete o financiamento local em várias moedas, nomeadamente em África e na América Latina cujo peso aumentou na dívida total.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
minibull Escreveu:Caro Aquilino Simões, excelente gráfico, como sempre, e também excelente análise.
Mas por quê 4,19 e não novos máximos, globais e históricos ... ?
Abraço
Obrigado, pela classificação dos meus bonecos.
Os 4,19 teem que ver com o último Máximo histórico, se bem que: eu acredito num valor Máximo entre os 6 e os 6,40. Mas como "o caminho se faz caminhando", prefiro ir aos poucos.
Para já e conforme o boneco que se segue, o meu objectivo é: 3,20 esta projeção baseia-se na análise do boneco semanal.
Como o papel está com um comportamento muito agressivo, daí eu dizer que vou ficar muito quietinho (até ? aos 4,19)
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA projeção.png (68.43 KiB) Visualizado 3855 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
trend=friend Escreveu:XxxTOP GUNxxX Escreveu:não sei se a empresa # top trafulha, com o contrato # top volatina, com o corpo de gestão de última geração # top “corleone” amanhã irá ver o # top preço registar subidas, ou descidas![]()
mas, o paradigma onde assenta a negociação alterou-se profundamente, na medida em que, dá aos investidores a segurança que os resultados futuros ir-se-ão alterar para níveis de magnitude singulares.
dito isto,
assinalo 2 passagens que irão nortear a alteração do # top preço:
…..“A Mota-Engil, que não apresentava até agora resultados trimestrais, anunciou ainda que "atualizará trimestralmente o seu guidance operacional e financeiro com início no terceiro trimestre deste ano, a ser divulgado a 14 de novembro"…..
…..”As novas metas para 2026 passam assim por um volume de negócios de 6.040 milhões de euros, assim como por um EBITDA de 955 milhões - 60% no negócio de engenharia e construção - (quando no plano apresentado em novembro de 2021 apontava para 670 milhões) e um resultado líquido de 180 milhões de euros (que compara com o anterior objetivo de 105 milhões).”…..
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -faturacao
resta saber se, para o ano não irá alterar novamente as metas para 2026, e qual o patamar de alteração![]()
pessoalmente, e já acompanho a empresa # top trafulha há muito, não me admirava nada, que antes de apresentar resultados já este novembro próximo, o # top preço estivesse acima dos €4, sendo certo que, os chinos irão espremer a # top teta dos dividendos, pelo que em 2024, se os dividendos subirem, a cotação subirá por arrasto.
por conseguinte, o patamar dos €5 no # top preço é perfeitamente alcançável.
este ano vou de férias para um continente # top maravilha
Em grande, parabéns, pois lembro-me que estiveste firme nos primórdios desta leg up.
Se concretizarem EPS anuais de 60 cêntimos (!) baseados nos 180 milhões de RL, 5 euros na cotação será ainda assim pouco.
Quando há cerca de um ano cotava a 1 euro e pouco e dizia que era uma das poucas multibaggers evidentes que sobravam, a par da Inapa, Cofina, era disto que falava… há que olhar para a frente e não para o passado, é assim a bolsa, ao contrário da contabilidade e afins.
Podes por favor elaborar um pouco mais, pouco percebo de AF,
desde já obrigado
- Registado: 16/9/2014 15:30
Caro Aquilino Simões, excelente gráfico, como sempre, e também excelente análise.
Abraço
Abraço
- Registado: 17/5/2021 15:59
Aqui_Vale Escreveu:E agora... Eu vou ficar muito quietinho![]()
![]()
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA águas passadas.png (113.86 KiB) Visualizado 4071 vezes
José Ortega Y Gasset
É mesmo, vai a 3, parece ser esse o objetivo. Adivinhar é proibido. Aí então terá certamente um recuo mais significativo. Aquela diagonal de longo prazo não deverá dar outra hipótese. Podem estar a comprar carradas delas para despejarem quando se aproximar de 3. Estou agora a apostar nesse cenário, à espera desse recuo. Depois de passar assim 2.77 com este volume a ida a 3 parece inevitável.
Mãos fracas e stop loss's limpos, e segue o caminho correspondente aos resultados que apresentou. Também gostei muito que voltassem a apresentar contas trimestrais, melhor sinal de confiança que podiam passar aos investidores, assim como a revisão do plano estratégico ainda antes de chegar a meio...
- Registado: 28/12/2015 16:15
XxxTOP GUNxxX Escreveu:não sei se a empresa # top trafulha, com o contrato # top volatina, com o corpo de gestão de última geração # top “corleone” amanhã irá ver o # top preço registar subidas, ou descidas![]()
mas, o paradigma onde assenta a negociação alterou-se profundamente, na medida em que, dá aos investidores a segurança que os resultados futuros ir-se-ão alterar para níveis de magnitude singulares.
dito isto,
…..“A Mota-Engil, que não apresentava até agora resultados trimestrais, anunciou ainda que "atualizará trimestralmente o seu guidance operacional e financeiro com início no terceiro trimestre deste ano, a ser divulgado a 14 de novembro"…..
…..”As novas metas para 2026 passam assim por um volume de negócios de 6.040 milhões de euros, assim como por um EBITDA de 955 milhões - 60% no negócio de engenharia e construção - (quando no plano apresentado em novembro de 2021 apontava para 670 milhões) e um resultado líquido de 180 milhões de euros (que compara com o anterior objetivo de 105 milhões).”…..
resta saber se, para o ano não irá alterar novamente as metas para 2026, e qual o patamar de alteração![]()
pessoalmente, e já acompanho a empresa # top trafulha há muito, não me admirava nada, que antes de apresentar resultados já este novembro próximo, o # top preço estivesse acima dos €4, sendo certo que, os chinos irão espremer a # top teta dos dividendos, pelo que em 2024, se os dividendos subirem, a cotação subirá por arrasto.
Em grande, parabéns, pois lembro-me que estiveste firme nos primórdios desta leg up.
Se concretizarem EPS anuais de 60 cêntimos (!) baseados nos 180 milhões de RL, 5 euros na cotação será ainda assim pouco.
Quando há cerca de um ano cotava a 1 euro e pouco e dizia que era uma das poucas multibaggers evidentes que sobravam, a par da Inapa, Cofina, era disto que falava… há que olhar para a frente e não para o passado, é assim a bolsa, ao contrário da contabilidade e afins.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
E foi assim, lá foram de vez. Agora sem mãos na Mota. Liquidez precisa-se que o mercado não está para brincadeiras. 

Já passou os 2,8 e já descarregaram meio milhão delas...
Gun, muito provável que passe 2.80 

não sei se a empresa # top trafulha, com o contrato # top volatina, com o corpo de gestão de última geração # top “corleone” amanhã irá ver o # top preço registar subidas, ou descidas
dito isto,
resta saber se, para o ano não irá alterar novamente as metas para 2026, e qual o patamar de alteração

dito isto,
resta saber se, para o ano não irá alterar novamente as metas para 2026, e qual o patamar de alteração

- Anexos
-
Mota-Engil revê metas para 2026 e aponta aos 6 mil milhões de faturação - Constr.pdf
- (52.21 KiB) Transferido 65 Vezes
Resultados fantásticos e perspetivas óptimas, subir, ou descer amanhã (hoje) nada significa no médio prazo.
Quem acha que é pouco faça uma simples conta. Imaginemos um segundo semestre igual ao primeiro e faça as contas ao PER...
Quem acha que é pouco faça uma simples conta. Imaginemos um segundo semestre igual ao primeiro e faça as contas ao PER...
30M no 1ºS
esperava mais, bastante mais face ao comportamento da ação e às notícias de contratos e mais contratos de muitos milhões
o crescimento em relação o semestre anterior foi apenas de 3,4%
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... adComments
esperava mais, bastante mais face ao comportamento da ação e às notícias de contratos e mais contratos de muitos milhões
o crescimento em relação o semestre anterior foi apenas de 3,4%
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... adComments
Os resultados serão bons, a questão é se serão melhores que aquilo que a cotação reflete. Continuo dentro, e não saio enquanto a tendencia não seja invertida, o que poderia acontecer se amanhã defraudarem as expectativas do mercado
Ps: não me surpreendia se ainda pagassem um dividendo extraordinário até final do ano, como aconteceu no ano passado.
Ps: não me surpreendia se ainda pagassem um dividendo extraordinário até final do ano, como aconteceu no ano passado.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Amanhã é apresentação de resultados, penso que poderão ser noticias positivas... altura de vender???
A verdade é que a ME têm ganho negócios em várias geografias e destaco a linha CFB (Angola) que poderá potenciar muitos negócios com países à volta.
A verdade é que a ME têm ganho negócios em várias geografias e destaco a linha CFB (Angola) que poderá potenciar muitos negócios com países à volta.
O nervosismo já se sente..
- Registado: 23/4/2015 17:00
Vendi ontem as minhas , pois parecia me já bem esticada ( bem assim como o psi20 ) na esperança de hoje ela corrigir e voltar a entrar mais abaixo.
Trocou me as voltas....continua a haver muito interesse comprador .
Vou ter de me sentar e esperar por elas mais abaixo ou então compro na zona dos 3 aquelas que vendi a 2,70

Trocou me as voltas....continua a haver muito interesse comprador .
Vou ter de me sentar e esperar por elas mais abaixo ou então compro na zona dos 3 aquelas que vendi a 2,70

- Registado: 12/4/2021 11:59
Quieto é que não, aqui na Mota trabalha-se.
Entreguei algumas, mas ainda fica uma pajela para uma possível surpresa. Uma correção e será a oportunidade para recomprar as que entreguei.

Entreguei algumas, mas ainda fica uma pajela para uma possível surpresa. Uma correção e será a oportunidade para recomprar as que entreguei.

E agora... Eu vou ficar muito quietinho
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA 30Agosto.png (131.71 KiB) Visualizado 5421 vezes
José Ortega Y Gasset
Mota-Engil assegura contratos de 945 milhões no Senegal e África do Sul
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ica-do-sul
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ica-do-sul
- Registado: 29/11/2007 1:33
os € 2,80 são possíveis
na empresa # top trafulha, com o contrato de liquidez # top volatina, tudo é possível
contudo, sair do carrossel quando o corpo de gestão # top corleone já informou que, abaixo dos € 3 a sociedade # top mundial está sub avaliada, parece-me má opção.
a acrescer que, quem acompanha o comportamento do # top preço, no histórico da empresa # topo trafulha, sempre que entra em modo bull, sabe que, os movimentos são elásticos, em ambos os sentidos.
dito isto, no imediato, estar dentro é a melhor decisão, para quem está dentro obviamente

na empresa # top trafulha, com o contrato de liquidez # top volatina, tudo é possível

contudo, sair do carrossel quando o corpo de gestão # top corleone já informou que, abaixo dos € 3 a sociedade # top mundial está sub avaliada, parece-me má opção.
a acrescer que, quem acompanha o comportamento do # top preço, no histórico da empresa # topo trafulha, sempre que entra em modo bull, sabe que, os movimentos são elásticos, em ambos os sentidos.
dito isto, no imediato, estar dentro é a melhor decisão, para quem está dentro obviamente

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, cali010201, fatura.pt, Gold Stock, Google [Bot], iniciado1, macau5m, MP65, MPAM, Phil2014, Shimazaki_2, Tiago2006, trilhos2006 e 153 visitantes