Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 20/6/2023 6:49

PORQUE É QUE A PARPUBLICA NÃO FOI OBRIGADA A LANÇAR UMA OPA SOBRE O RESTANTE CAPITAL SOCIAL QUE NÃO CONTROLA NA INAPA


Para compreendermos esta situação teremos de analisar de forma atenta o disposto no artigo 13.º-A dos Estatutos, que se transcreve “ipsis verbis” :

ARTIGO DÉCIMO TERCEIRO – A

Um – Não serão considerados os votos emitidos por um acionista, em nome próprio ou como representante de outro, que excedam um terço da totalidade dos votos correspondentes ao capital social.

Dois – Para os efeitos do presente artigo, consideram-se abrangidos: a) Os direitos de voto que, nos termos do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Valores Mobiliários, ou de norma legal que o venha a modificar ou substituir, sejam imputáveis a um acionista; b) Os direitos de voto correspondentes a ações detidas por acionista que com ele se encontre sujeito a um domínio comum.

Três - No caso de a limitação de contagem de votos prevista no presente artigo afetar vários acionistas, a referida limitação opera proporcionalmente às ações por cada um detidas.

Quatro – A limitação da contagem de votos aplica-se em todas as deliberações, incluindo aquelas para as quais a lei ou os presentes estatutos exigem uma maioria qualificada determinada sobre o capital da sociedade.

Cinco – Os acionistas detentores de percentagem superior à fasquia fixada no número 1 do presente artigo mantêm os deveres de informação quanto a aquisições e alienações de participações qualificadas de acordo com os limiares estabelecidos na lei.

Seis – O Conselho de Administração submete, de cinco em cinco anos, uma proposta de deliberação pela assembleia geral de alteração ou manutenção desta disposição estatutária sem requisitos de quórum agravado relativamente ao quórum supletivamente estabelecido por lei.

Sete – Na deliberação referida no número anterior, contam-se todos os votos emitidos sem que opere a limitação de contagem de votos.


Da convocatória para a reunião da Assembleia Geral de 25 de maio de 2023, de entre alguns pontos da ordem de trabalhos constava um de especial relevância, o ponto quinto: a deliberação sobre a manutenção do art.º 13.º-A do contrato de sociedade, na redação que lhe foi dada pela deliberação da Assembleia Geral de 15 de novembro de 2018, a qual é apresentada para cumprimento do n.º 6 da referida disposição estatutária e da Recomendação III.6 do Código do Governo das Sociedades do IPCG.

O ponto seis deste artigo dos Estatutos, diz-nos que decorridos cinco anos tem de ser levado à deliberação e aprovação por maioria qualificada de dois terços dos votos presentes em Assembleia Geral.

De igual forma daqui a cinco anos se irá passar o mesmo, tendente a que a Parpública tenha os direitos de voto limitados a 33,33 do capital social e assim ser dispensada de lançar a OPA.

No ponto sete vejo uma ilegalidade, pois se a Parpública tem os direitos de voto limitados a 33,33 por cento da participação social, não pode na votação atinente a esta blindagem votar com 44,89 por cento do capital social, como o fez nesta Assembleia Geral.

A Parpública tem 236.199.384 ações da INAPA e os seus direitos de votos estão limitados a 175.408.502, tal como também é realçado na lista de presenças.

O Novo Banco esteve representado com 34.445.831 ações.

A Nova Expressão com 53.000.000 ações.

Os restantes acionistas presentes/representados estiveram com 33.653.827 ações.

Faltou um acionista com 100.000 ações.

Por incompetência de um intermediário financeiro não foram comunicadas nos termos legais a que o mesmo está adstrito 11.000.000 de ações de um acionista e, portanto, foram invalidadas pela Assembleia Geral.

Vamos agora às contas e uma vez que o Novo Banco votou em sintonia com a Parpública.

Se votasse com a limitação, ou seja, com 175.408.502 e o Novo Banco com 34.445.831, em conjunto votavam com 209.854.332 ações.

A soma total dos direitos de voto, se tivesse havido compreensão do Presidente da Mesa da Assembleia Geral seria de 307.508.159.

Feitas as contas daria 68,24 por cento e estaria aprovada de acordo com as pretensões da Parpública/Novo Banco.

Mas se estivessem presentes/representados mais acionistas, a situação seria completamente diferente pois a não obtenção dos 66,66 por cento implicaria uma OPA por parte da Parpública, dado o entendimento que tenho quanto à ilegalidade do citado ponto sete do artigo 13.º-A dos Estatutos.


COMPREENDEM AGORA PORQUE É QUE TENHO ANDADO POR AQUI COM COMENTÁRIOS E A APELAR À MOBILIZAÇÃO/PARTICIPAÇÃO EM ASSEMBLEIA GERAL.



Saudações bolsistas
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 19/6/2023 16:10

Embora tenha estado presente na reunião da Assembleia Geral da INAPA de 25 de maio findo, tenho a ata da reunião da mesma, com a interpelação e intervenção de alguns acionistas.

Se alguém pretender ter cópia da mesma é solicitarem-ma que enviarei por email.

Saudações bolsistas
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Joe359 » 19/6/2023 12:23

Bom dia. Eu so queria ajudar a perceber por onde andam as ações dispersas.
Não tenho intenção de fazer parte de grupos ou grupinhos de qualquer natureza.
Eu negoceio por mim...
Obrigado
 
Mensagens: 20
Registado: 1/11/2022 20:10

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 19/6/2023 7:21

Caro joe359!

Se lhe for mais fácil e se este comentário não for apagado, o meu número de telemóvel é o 9 3 4 1 4 3 8 0 6. O meu email é jose.p.martinho@sapo.pt.
Tente contactar-me pois tenho alguma informação e documentação que lhe gostaria de disponibilizar.

Saudações bolsistas
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 19/6/2023 6:54

Caro joe359 bom dia!

Enviei-lhe uma mensagem privada a fim de obter o seu contacto e de onde constam os meus.

Seja bem-vindo!

Saudações bolsistas
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Joe359 » 18/6/2023 22:22

Boa noite
Só para ajudar nas vossas contas das ações de particulares eu sou detentor de 3600000 de ações da Inapa
 
Mensagens: 20
Registado: 1/11/2022 20:10

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 18/6/2023 18:09

Ainda andam no anonimato os detentores de 148.485.864 ações da INAPA, segundo o último recenseamento (hehe).

Aqui neste fórum foram poucos, mas bons e isso é o que interessa e é de enaltecer!

Interessa acima de tudo, que os donos das supracitadas se sintam satisfeitos com a atual administração e que não a deixe ir administrar a TAP porque tem praticado bons atos de gestão, com bons reflexos na criação de valor para os acionistas, visíveis nos valores da cotação, e que em próximas Assembleias Gerais não compareçam e nem se façam representar.

Pessoalmente, em consciência sinto que fiz o melhor, inclusivamente providenciando contactos quer com grupos nacionais quer com dois internacionais agora vou descansar por uns tempos e pode ser que entretanto surja um milagre.

Saudações bolsistas
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 18/6/2023 10:53

Bem com mais 10% nas mãos de Portugueses é hora de

OPV , esse grupo e a Nova Expressão e os Media deviam pedir ao Ministro da Economia e ao Governo a venda da participação do estado na INAPA

Portugal emprega 1000 alemães na Alemanha tem de terminar.

Quem tem dinheirinho que assuma a Empresa

Venha a OPV é hora de caminhar sozinha e privada a empresa
 
Mensagens: 314
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 18/6/2023 7:41

Caro Apramg é sempre muito gratificante ler as tuas excelentes sugestões!

Mas para a prossecução desse desiderato, vais contribuir com quantas ações da INAPA?

Se, eventualemente, fores tímido, e caso não queiras revelar em público a tua participação societária, envia mensagem para o privado!

Como não tenho dúvidas, que o teu comportamento se pauta por princípios, valores e ética sei que me irás dar a resposta com espiríto de grande seriadade.

Saudações bolsistas
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Apramg » 17/6/2023 22:48

Agora é encontrar uma fusão entre o Rio Mondego e a nova expressão de mpdo a chegar à Figueira com um caudal significativo. Que é como quem diz chegar a bom porto com as pretensões.
 
Mensagens: 329
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 16/6/2023 16:10

Caro Purificação obrigado pelo reconhecimento e estimulo!

Após o meu comentário anterior surgiram mais 1.250.000 ações a somar às divulgadas e portanto já são 10 por cento do capital social.

Tudo o que tinha para dizer foi dito e portanto não virei "poluir" este espaço tão cedo, a não ser que surja motivos excecionais para isso.

Saudações bolsistas
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Purificaçao » 16/6/2023 15:17

Rio Mondego Escreveu:Na minha humilde opinião, enquanto não houver a consciência e a boa vontade de que é necessário união e comunicação entre os pequenos acionistas da INAPA, nada se poderá conseguir.

Comecei a escrever em fóruns, neste em 13 de maio e noutro em 9 de fevereiro, deste ano, reunindo assim alguns acionistas que estiveram presentes ou se fizeram representar em Assembleia Geral de 25 de maio findo.

Enquanto na Assembleia Geral do ano passado estiveram presentes/fizeram-se representar 4 acionistas a saber: Parpública, BCP, Nova Expressão e NovoBanco, este ano já estiveram presentes/fizeram-se representar 17 acionistas, os atrás indicados excluindo o BCP e mais 14.

Presentemente somos 23 acionistas que mantemos contacto regular e em conjunto detemos 51.402.626 ações correspondente a 9,7682 por cento do capital social.

Sendo o free float de 38,49 por cento correspondente a 202.544.198 ações e subtraindo as 51.402.626 ações já identificadas, faltarão ainda identificar 151.141.572 ações.

Portanto se os titulares destas mesmas tentarem conjugar esforços entre si, tal como o faz o grupo onde estou inserido, talvez se consiga mudar alguma coisa para melhor.

Se com a limitação dos direitos de voto a Parpública juntar os seus 33,33 % aos 6,55 % do NovoBanco, votarão em conjunto com 39,88 %.

Mas como se verifica pelas atas das Assembleias Gerais do passado a Nova Expressão na sua grande maioria das vezes votou sempre em oposição à dupla Parpública/BCP pelo que este status quo ainda se poderá continuar a manter, com a hipotética nova dupla.

Evidentemente que se passarmos para o campo das hipóteses ideais o free float de 38,49 por cento é inferior ao da dupla que reúne os 39,88 por cento, que não será certo nem garantido que formarão a mesma dupla, mas presumindo que isso acontece, passamos a ter um árbitro que é a Nova Expressão com os seus 10,07 por cento.

Portanto enquanto não se reunirem com vista a comparecerem ou fazerem-se representar em Assembleias Gerais nada mudará e tudo o que eventualmente possamos aqui escrever serão apenas meros desabafos pessoais.


Em 2025 haverá eleições dos corpos sociais para o triénio 2025/2027 irão permitir que a Parpública em conjunto com o Novo Banco apresente uma lista à semelhança do ocorrido para anteriores eleições.


Não estarão interessados em apresentar também uma lista?


E agora que não digam que ninguém se interessa pala causa.
Da minha parte só tenho a agradecer.
Na verdade este esgrimir de opiniões, só contribui para o bem dos pequenos acionistas.
Há um caminho a percorrer que vai dar frutos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: gandra

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 16/6/2023 7:46

Na minha humilde opinião, enquanto não houver a consciência e a boa vontade de que é necessário união e comunicação entre os pequenos acionistas da INAPA, nada se poderá conseguir.

Comecei a escrever em fóruns, neste em 13 de maio e noutro em 9 de fevereiro, deste ano, reunindo assim alguns acionistas que estiveram presentes ou se fizeram representar em Assembleia Geral de 25 de maio findo.

Enquanto na Assembleia Geral do ano passado estiveram presentes/fizeram-se representar 4 acionistas a saber: Parpública, BCP, Nova Expressão e NovoBanco, este ano já estiveram presentes/fizeram-se representar 17 acionistas, os atrás indicados excluindo o BCP e mais 14.

Presentemente somos 23 acionistas que mantemos contacto regular e em conjunto detemos 51.402.626 ações correspondente a 9,7682 por cento do capital social.

Sendo o free float de 38,49 por cento correspondente a 202.544.198 ações e subtraindo as 51.402.626 ações já identificadas, faltarão ainda identificar 151.141.572 ações.

Portanto se os titulares destas mesmas tentarem conjugar esforços entre si, tal como o faz o grupo onde estou inserido, talvez se consiga mudar alguma coisa para melhor.

Se com a limitação dos direitos de voto a Parpública juntar os seus 33,33 % aos 6,55 % do NovoBanco, votarão em conjunto com 39,88 %.

Mas como se verifica pelas atas das Assembleias Gerais do passado a Nova Expressão na sua grande maioria das vezes votou sempre em oposição à dupla Parpública/BCP pelo que este status quo ainda se poderá continuar a manter, com a hipotética nova dupla.

Evidentemente que se passarmos para o campo das hipóteses ideais o free float de 38,49 por cento é inferior ao da dupla que reúne os 39,88 por cento, que não será certo nem garantido que formarão a mesma dupla, mas presumindo que isso acontece, passamos a ter um árbitro que é a Nova Expressão com os seus 10,07 por cento.

Portanto enquanto não se reunirem com vista a comparecerem ou fazerem-se representar em Assembleias Gerais nada mudará e tudo o que eventualmente possamos aqui escrever serão apenas meros desabafos pessoais.


Em 2025 haverá eleições dos corpos sociais para o triénio 2025/2027 irão permitir que a Parpública em conjunto com o Novo Banco apresente uma lista à semelhança do ocorrido para anteriores eleições.


Não estarão interessados em apresentar também uma lista?
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 15/6/2023 23:18

Tenho como convição que quem anda a comprar a este preço e a assustar os pequenos investidores é Português .

Se fossem eles fariam abertamente , isto é jogada de Tuga , seja pequeno com aspiração a grande , ou seja a Nova Expressão ou a Altri ou mesmo a Navigator ( este parece menos provável). E outros que nem sonhamos se calhar até serão os tais. Estará a Parpublica a fazer um favor a alguém

Já faltou mais , acredito que alguém tem de trazer para a praça publica , agenda mediatica o facto do estado Português , através da Inapa ter cerca de 1000 ( mil ) colaboradores Alemães, 300 e tal franceses e outros 100 de diversas nacionalidades e somente 200 Portugueses, atenção que a maior parte dos trabalhadores trabalham no seu Pais de origem .

Será normal o estado ter 44% de uma empresa em que a maior parte dos seus resultados , colaboradores e vendas ,etc serem na Alemanha .

Para enquadrar foi assim parte do nosso dinheiro " Estado compra 33% da Inapa à CGD por 15,8 milhões."

"No global, estas operações representam um montante próximo dos 35 milhões de euros", diz o comunicado da Parpública.
Em resultado destas operações, a participação da Parpública na INAPA passou a ser de 44,12% do respetivo capital social sendo que, nos termos do nº 1 do artigo décimo terceiro - a dos estatutos da INAPA - a participação acionista da Parpública confere-lhe 33,33% da totalidade dos direitos de voto correspondentes ao capital social."

Ora bem o Estado Português meteu 35 M€ por 44,12% da empresa , meus senhores é hora de terminar esta história

Será que não há comprador ?????

É tempo de Portugal o Estado terminar com isto , nós não temos nenhum fundo soberano .

Deixo um gráfico semanal a compra foi em Janeiro de 2019
Anexos
Inapa semanal.png
Inapa semanal.png (33.77 KiB) Visualizado 6313 vezes
 
Mensagens: 314
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Purificaçao » 15/6/2023 22:11

Rio Mondego Escreveu:Tentando perceber o negócio dos 50 milhões de euros, que foi a obrigação a que ficou adstrita a INAPA pela compra da Papyrus (ainda por cumprir 12 milhões de euros) percebemos que com esse montante contratado a Papyrus poderá, se assim o entender, comprar 100 por cento da INAPA ou seja as 526.225.508 ações em que o seu capital social se encontra distribuído a um preço de 9,5 cêntimos por ação.
(Para os menos sensibilizados com operações aritméticas 50.000.000,00 € /526.225.508 ações).

(hipótese meramente académica, para simplicidade de exposição e partindo do pressuposto que todos os acionistas vendiam e que uma OPA era realizada a esse preço)

Portanto a Papyrus, por hipótese, com 50 M€ iria aplicá-los na compra da INAPA e fica com a empresa “de borla”.

Mas como o valor de mercado da cotação oscila à volta dos 4 cêntimos, poderá começar a comprar paulatinamente no mercado a preço inferior aos 9,5 cêntimos.

CONCLUSÃO: No termo do processo ficaria com a INAPA a um valor inferior aos 50 M€, que recebeu/irá receber. Ou seja, ainda recebia “algum” para ficar com a INAPA, de “borla”, recebendo de volta o património que tinha alienado e já incorporado na INAPA.

Quem é que fez bom negócio?

A administração deve ser louvada?

Será que estou a ver mal ou filme?

Saudações bolsistas


Na verdade fica em aberto uma boa questão.
Mas ainda vai demorar a ver o seu fim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: gandra

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 15/6/2023 19:48

Tentando perceber o negócio dos 50 milhões de euros, que foi a obrigação a que ficou adstrita a INAPA pela compra da Papyrus (ainda por cumprir 12 milhões de euros) percebemos que com esse montante contratado a Papyrus poderá, se assim o entender, comprar 100 por cento da INAPA ou seja as 526.225.508 ações em que o seu capital social se encontra distribuído a um preço de 9,5 cêntimos por ação.
(Para os menos sensibilizados com operações aritméticas 50.000.000,00 € /526.225.508 ações).

(hipótese meramente académica, para simplicidade de exposição e partindo do pressuposto que todos os acionistas vendiam e que uma OPA era realizada a esse preço)

Portanto a Papyrus, por hipótese, com 50 M€ iria aplicá-los na compra da INAPA e fica com a empresa “de borla”.

Mas como o valor de mercado da cotação oscila à volta dos 4 cêntimos, poderá começar a comprar paulatinamente no mercado a preço inferior aos 9,5 cêntimos.

CONCLUSÃO: No termo do processo ficaria com a INAPA a um valor inferior aos 50 M€, que recebeu/irá receber. Ou seja, ainda recebia “algum” para ficar com a INAPA, de “borla”, recebendo de volta o património que tinha alienado e já incorporado na INAPA.

Quem é que fez bom negócio?

A administração deve ser louvada?

Será que estou a ver mal ou filme?

Saudações bolsistas
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Purificaçao » 14/6/2023 15:49

Pmart 1 Escreveu:Purificação a INAPA , ficou com as condições que já estavam estabelecidas entre a Papyrus e os seus colaboradores .

Mas é tempo do estado Português deixar de ser o maior acionista da INAPA e certamente que estaremos perto de tal acontecer.

O book da INAPA tem estado interessante e com sinais que alguém procura acumular a estes preços , formando mini barreiras com o intuito de alguém vender sempre abaixo da cotação .

Pois quem será que tem esse interesse .

Provavelmente se entrar alguém a comprar 20000 euros de ações iremos por aí acima


Concordo perfeitamente!
Se a INAPA der nas mãos de alguém que domine o terreno, tem um longo caminho para subir.
Mas isso quanto menos Estado, melhor.
Mas será que os políticos que gerem a Parpublica, sabem isso?
Eu diria que com menos percentagem na empresa, iam ganhar mais dinheiro via INAPA.
O que restasse valia mais do que com esta percentagem. Mas com tantos anos e tantos políticos a passar por ali, não entendem isso.
Haja alguém que tenha essa clareza.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: gandra

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 14/6/2023 14:53

Purificação a INAPA , ficou com as condições que já estavam estabelecidas entre a Papyrus e os seus colaboradores .

Mas é tempo do estado Português deixar de ser o maior acionista da INAPA e certamente que estaremos perto de tal acontecer.

O book da INAPA tem estado interessante e com sinais que alguém procura acumular a estes preços , formando mini barreiras com o intuito de alguém vender sempre abaixo da cotação .

Pois quem será que tem esse interesse .

Provavelmente se entrar alguém a comprar 20000 euros de ações iremos por aí acima
 
Mensagens: 314
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Purificaçao » 14/6/2023 12:55

fosgass2020 Escreveu:
Pmart 1 Escreveu::mrgreen: Bom dia

Hoje trago ao forum algo que não me parece aceitávell segundo as regras da União Europeia e no minimo estranho isto porque a INAPA é na prática uma empresa controlada pelo Estado Português.

A Inapa tem a maioria dos seus colaboradores na Alemanha e França e compete nesses mercados com empresas privadas, a maior parte da facturação da INAPA vem da Alemanha onde os seus colaboradores tem planos de reforma que serão assegurados pela INAPA e indirectamente pelo Estado Português

Será que e olhando para o caso TAP isto é aceitável ? Em Portugal os colaboradores não tem planos de reforma na Inapa na Alemanha a Inapa paga 8complementa) as reformas dos seus trabalhadores ????

Se fosse em vez do Governo Português ( Parpublica) fossem os Chineses ou outro qualquer estado a UE deixaria isto andar ?

A questão fica no ar , até porque á semelhança de outros casos parece que a alguém interessa que o preço seja baixo , para eventualmente existir uma venda a preços "controlados" da participação de todos nós via Parpublica

É altura de algum partido ou jornalista pegar neste matéria a sério e certamente este enredo será resolvido.

O estado tem de vender seja directamente e com regras ou em oferta geral ao mercado e quem tiver unhas que toque guitarra , que não fique a suspeita após a venda do BCP que alguém tem arranjinho para comprar baratinho.

Falta saber quem é esse alguém, se calhar até vamos percebendo quem se perfila .


Boas,

Entendo a "reserva" em relação à ligação da empresa ao Estado, via Parpublica, mas a Inapa é uma sociedade anónima. Se algo correr mal, o Estado perde a sua participação (o mesmo acontecerá a qualquer um dos acionistas) e as responsabilidades da empresa são limitadas àquilo que houver dentro da empresa.

Os países da UE têm, cada um, as suas regras relativas a pensões e outros benefícios de reforma. Há um pouco de tudo - desde planos públicos a privados, obrigatórios ou nem por isso - mas o que me mete mais confusão é a Inapa assumir nesse relatório essa responsabilidade como sendo "sua". Na Holanda, por exemplo, é obrigatória a existência de 2 planos em paralelo: o do Estado (AOW) e um plano privado de reforma da empresa. As contribuições para esse plano privado são excluídas do perímetro da empresa e são colocadas num fundo (que normalmente é gerido por uma seguradora) e são do trabalhador. Ora, neste caso, deveria acontecer o mesmo, expurgando essas responsabilidades das contas da Inapa.

Quanto ao resto parece-me claro existir um "bot" (um computador) a colocar ordens no lado da venda e é (quase) sempre o melhor vendedor (já o testei várias vezes). Poderá ser o BCP com alguma participação que ainda terá (eu não acredito que já tenham vendido tudo) e que terá mudado de estratégia tentando ir vendendo no mercado aquilo que ainda falta. Como poderá ser alguém que tenta limitar a subida da cotação. Como até poderá ser alguém apenas a tentar aproveitar os movimentos do mercado. Nestas coisas só o próprio é que sabe, o resto são especulações!


Boas! Nós por cá também temos empresas que pagam suplementos de reforma. É o caso da EDP e REN, mas para que isso aconteça, os colaboradores fazem um desconto extra durante a sua vida laboral.
Não será esse o Casona Alemanha?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: gandra

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/6/2023 9:30

Mesmo com um potencial enorme a Inapa patina estupidamente na superar dos 4. Absurdo!...
 
Mensagens: 9766
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/6/2023 9:13

Voltou o medo. Talvez teste de novo 37. Parece absurdo, mas a dúvida em relação ao que poderá fazer o Novo Banco atiça mais o medo que a audácia. :shock:
As posições curtas em barda no PSI não acontecem por acaso, isto está uma bela alhada:
https://eco.sapo.pt/entrevista/o-sistem ... stentavel/
 
Mensagens: 9766
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por fosgass2020 » 14/6/2023 9:05

Pmart 1 Escreveu::mrgreen: Bom dia

Hoje trago ao forum algo que não me parece aceitávell segundo as regras da União Europeia e no minimo estranho isto porque a INAPA é na prática uma empresa controlada pelo Estado Português.

A Inapa tem a maioria dos seus colaboradores na Alemanha e França e compete nesses mercados com empresas privadas, a maior parte da facturação da INAPA vem da Alemanha onde os seus colaboradores tem planos de reforma que serão assegurados pela INAPA e indirectamente pelo Estado Português

Será que e olhando para o caso TAP isto é aceitável ? Em Portugal os colaboradores não tem planos de reforma na Inapa na Alemanha a Inapa paga 8complementa) as reformas dos seus trabalhadores ????

Se fosse em vez do Governo Português ( Parpublica) fossem os Chineses ou outro qualquer estado a UE deixaria isto andar ?

A questão fica no ar , até porque á semelhança de outros casos parece que a alguém interessa que o preço seja baixo , para eventualmente existir uma venda a preços "controlados" da participação de todos nós via Parpublica

É altura de algum partido ou jornalista pegar neste matéria a sério e certamente este enredo será resolvido.

O estado tem de vender seja directamente e com regras ou em oferta geral ao mercado e quem tiver unhas que toque guitarra , que não fique a suspeita após a venda do BCP que alguém tem arranjinho para comprar baratinho.

Falta saber quem é esse alguém, se calhar até vamos percebendo quem se perfila .


Boas,

Entendo a "reserva" em relação à ligação da empresa ao Estado, via Parpublica, mas a Inapa é uma sociedade anónima. Se algo correr mal, o Estado perde a sua participação (o mesmo acontecerá a qualquer um dos acionistas) e as responsabilidades da empresa são limitadas àquilo que houver dentro da empresa.

Os países da UE têm, cada um, as suas regras relativas a pensões e outros benefícios de reforma. Há um pouco de tudo - desde planos públicos a privados, obrigatórios ou nem por isso - mas o que me mete mais confusão é a Inapa assumir nesse relatório essa responsabilidade como sendo "sua". Na Holanda, por exemplo, é obrigatória a existência de 2 planos em paralelo: o do Estado (AOW) e um plano privado de reforma da empresa. As contribuições para esse plano privado são excluídas do perímetro da empresa e são colocadas num fundo (que normalmente é gerido por uma seguradora) e são do trabalhador. Ora, neste caso, deveria acontecer o mesmo, expurgando essas responsabilidades das contas da Inapa.

Quanto ao resto parece-me claro existir um "bot" (um computador) a colocar ordens no lado da venda e é (quase) sempre o melhor vendedor (já o testei várias vezes). Poderá ser o BCP com alguma participação que ainda terá (eu não acredito que já tenham vendido tudo) e que terá mudado de estratégia tentando ir vendendo no mercado aquilo que ainda falta. Como poderá ser alguém que tenta limitar a subida da cotação. Como até poderá ser alguém apenas a tentar aproveitar os movimentos do mercado. Nestas coisas só o próprio é que sabe, o resto são especulações!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 13/6/2023 10:00

:mrgreen: Bom dia

Hoje trago ao forum algo que não me parece aceitávell segundo as regras da União Europeia e no minimo estranho isto porque a INAPA é na prática uma empresa controlada pelo Estado Português.

A Inapa tem a maioria dos seus colaboradores na Alemanha e França e compete nesses mercados com empresas privadas, a maior parte da facturação da INAPA vem da Alemanha onde os seus colaboradores tem planos de reforma que serão assegurados pela INAPA e indirectamente pelo Estado Português

Será que e olhando para o caso TAP isto é aceitável ? Em Portugal os colaboradores não tem planos de reforma na Inapa na Alemanha a Inapa paga 8complementa) as reformas dos seus trabalhadores ????

Se fosse em vez do Governo Português ( Parpublica) fossem os Chineses ou outro qualquer estado a UE deixaria isto andar ?

A questão fica no ar , até porque á semelhança de outros casos parece que a alguém interessa que o preço seja baixo , para eventualmente existir uma venda a preços "controlados" da participação de todos nós via Parpublica

É altura de algum partido ou jornalista pegar neste matéria a sério e certamente este enredo será resolvido.

O estado tem de vender seja directamente e com regras ou em oferta geral ao mercado e quem tiver unhas que toque guitarra , que não fique a suspeita após a venda do BCP que alguém tem arranjinho para comprar baratinho.

Falta saber quem é esse alguém, se calhar até vamos percebendo quem se perfila .
 
Mensagens: 314
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 12/6/2023 14:37

Pmart1 para terminar, foi o senhor que me faltou ao respeito. Ao vir com insinuações. Apenas me reservei o dieito de resposta. Escrevo em foruns recentemente e não como afirma. O senhor pelo data do seu registo já é veterano pelo menos neste. Ficamos por aqui.
 
Mensagens: 88
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 12/6/2023 14:20

Rio Mondego a mim só me ofende quem eu deixo e não lhe reconheço esse estatuto.

Quanto ao resto fique lá com a taça, pois eu não a quero , volte atrás na fita do tempo e reveja o seu comportamento em foruns, volto a repetir.

Respeite para ser respeitado

"O capital social da INAPA é de 180.135.111,43 euros está distribuído por 526.225.508 ações. A que corresponde 100%, no qual, de entre outros, (e a título exemplificativo) a Nova Expressão detém uma participação social de 53.000.000 de ações ou seja de 10,07 %.
O capital social final ficaria assim representado por 625.541.297 ações correspondente a 100%.
A Nova Expressão com as mesmas 53.000.000 de ações baixaria a sua participação social para 0,0847 por cento bem como os restantes acionistas na mesma proporção."

Pronto todos temos de saber ler , leia o que escreveu se primeiro é 100% em baixo deveria ser???? Ora se é 10,07% agora será? ora bem é só fazer as contas e apresentar da mesma maneira, ups e não fique preocupado com a Nova Expressão que eles querem comprar aqui e por este preço

Nunca polui este espaço com esse genero de argumentos nem sou dono da sabedoria , como tal escreva á sua vontade , ofenda como quiser , defenda como entender , vaze a boca encha a boca sei lá tipo criança a bolçar quem não estou nem aí

Siga ,
 
Mensagens: 314
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], BOMBA99 e 22 visitantes
cron