Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MNPTLIS » 26/1/2023 19:50

Editado pela última vez por MNPTLIS em 26/1/2023 20:11, num total de 1 vez.

Registado: 7/11/2014 12:30

por djovarius » 24/1/2023 18:28

BearManBull Escreveu:
djovarius Escreveu:Já a China está a passar agora pelo que nós passámos na Europa no inverno de 2020/21.

Custa-me a acreditar nisso, porque o vírus já leva 3 anos com ou sem confinamentos o vírus espalha-se à mesma. A vida continua os camionistas/transportistas continuam na estrada e os aviões a voar.

Podes ter sucesso a reduzir quando muito a 40-50% a mobilidade de pessoas (está algures neste tópico que foi os valores que se atingiram em Portugal) mas ir muito abaixo desses valores é praticamente impossível.

Portanto essencialmente discordo contigo na crença que desconfinar (no sentido de permitir as populações de viajar livremente) seja um vector que influencie de forma tao drástica a propagação de um vírus.

Ou seja aquilo que esteja a acontecer na China iria ocorrer com ou sem confinamento, até porque estamos no inverno.

Não mesmo. Nos últimos invernos, vigorou a política "covid zero". Nada aconteceu em especial. Mas eles erraram à mesma, pois não acompanharam o resto do mundo. Em boa verdade, só adiaram o problema, pelo que só tinham duas hipóteses. Continuar eternamente essa política desastrosa socialmente ou alinhar numa abordagem semelhanteà do Ocidente, mais gradual, com base nas terapeuticas já conhecidas.
Afinal, não foram para nenhuma dessas hipóteses: agora é bola para a frente :shock:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por BearManBull » 24/1/2023 14:07

djovarius Escreveu:Já a China está a passar agora pelo que nós passámos na Europa no inverno de 2020/21.

Custa-me a acreditar nisso, porque o vírus já leva 3 anos com ou sem confinamentos o vírus espalha-se à mesma. A vida continua os camionistas/transportistas continuam na estrada e os aviões a voar.

Podes ter sucesso a reduzir quando muito a 40-50% a mobilidade de pessoas (está algures neste tópico que foi os valores que se atingiram em Portugal) mas ir muito abaixo desses valores é praticamente impossível.

Portanto essencialmente discordo contigo na crença que desconfinar (no sentido de permitir as populações de viajar livremente) seja um vector que influencie de forma tao drástica a propagação de um vírus.

Ou seja aquilo que esteja a acontecer na China iria ocorrer com ou sem confinamento, até porque estamos no inverno.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por djovarius » 24/1/2023 13:45

Porque nós temos as mesmas estirpes que o Reino Unido. Há transparência e informação sobre isso.
Também nós temos gente em cuidados intensivos.

Mas a maioria de nós já tem proteção e tudo o mais... deixou de causar alarme social.

Já a China está a passar agora pelo que nós passámos na Europa no inverno de 2020/21. Recorde-se que nesse inverno em Portugal chegámos a médias de mais de 200 óbitos diários, enquanto no inverno 2021/22 já não passámos de médias de 60 por dia e neste 2022/23, ao que parece, nem chega a 10 por dia, apesar de algumas hospitalizações.

Sem as vacinas, teria sido mais lento. Ainda ontem estavam a falar de 1918 como o ano onde tivemos um saldo natural negativo da população portuguesa. Era o início trágico da "pneumonica" em conjunto com o fim da I Guerra...
A "pneumonica" matou ainda com muita força em 1919 e menos em 1920 - só dois anos depois se banalizou. O mesmo processo, mas mais lento...

Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por BearManBull » 24/1/2023 10:30

djovarius Escreveu:Por lá, o mundo é o que sempre foi. Temos pena.

Exactamente o meu ponto. O cenário actual não é muito diferente do que seria antes da era covid...

Já no ocidente cada vez estamos piores. Os números do NHS são piores agora do que em pleno pico de pandemia. Porque não se confina o Uk? Pelo menos já deviam ter fechado fronteiras!
Anexos
UK_NHS.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por djovarius » 23/1/2023 17:37

BearManBull Escreveu:
djovarius Escreveu:Ora, como eu previa, o caos instalou-se no sistema hospitalar da China comunista.

Como é que sabes? Vives lá? E os nossos hospitais? E os dos alemães? (ainda há pouco tempo andaram bem aflitos...)

Para propaganda/desinformação já chega o RTP, SIC, Expresso, BBC, CNN...

Em PT se retirarmos o mês de Janeiro 2022 foi tao mau ou pior que 2020 e 2021...

Olha, não é preciso viver lá, nem há aqui guerras de informação da nossa parte. Basta ver as "informações" oficiais do regime em relação a tudo.
A bota não bate com a perdigota.

A vida humana, a oriente do Cairo, não vale nada. Eles agoram contaminam-se todos (os que faltam) nas festas e viagens do ano novo... depois é bola para a frente, vive quem viver, morre quem morrer.

Nem sequer mandam informações sobre mutações, estirpes, sublinhagens, nada. Por lá, o mundo é o que sempre foi. Temos pena.

Abraço

dj

por BearManBull » 16/1/2023 19:41

djovarius Escreveu:Tudo o que a UE precisava de fazer ainda em Janeiro de 2020 era parar de olhar para os "memes" e para a desinformação que de lá chegava e tomar medidas sérias como a total restrição de viagens. A seguir, ainda em Fevereiro, perante os relatos de possíveis casos (Itália), confinamento geral em toda a UE, sem viagens, até ao fim de Março.
Jamais esta m#$%&/%&% se teria espalhado, o que permitiria reabrir antes do Verão e seguir a vida. Entretanto, apareceram as máscaras que poderiam ser usadas por quem quisesse, teríamos já os testes que permitiriam reabrir as viagens sem espalhar nada...

Aqui concordo em grande parte contigo. Nessa altura valia a pena andar com quarentenas, depois do bicho estar espalhado foi só mais uma forma de tortura do povinho.
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 16/1/2023 19:30

djovarius Escreveu:Ora, como eu previa, o caos instalou-se no sistema hospitalar da China comunista.

Como é que sabes? Vives lá? E os nossos hospitais? E os dos alemães? (ainda há pouco tempo andaram bem aflitos...)

Para propaganda/desinformação já chega o RTP, SIC, Expresso, BBC, CNN...

Em PT se retirarmos o mês de Janeiro 2022 foi tao mau ou pior que 2020 e 2021...
Anexos
mortalidade.JPG
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 16/1/2023 19:26

djovarius Escreveu:Ainda existem territórios que exigem aos turistas vacinas para certas doenças, especialmente tropicais. Eu próprio levei uma vacina uma vez no Aeroporto de SP, em que nunca cheguei a saber para o que era, mas se te recusasses... a porta da rua é a serventia da casa!!

Uma coisa é impor uma regra acessível, outra coisa é simplesmente proibir a circulação sem dar alternativas. Na altura existiam workarounds, bastava um papel que disse-se que estavas em trabalho. Quem tem empresas circulava a bel prazer. A plebe era restringida de ver amigos e familiares.
― Leon C. Megginson

por djovarius » 16/1/2023 17:32

Viva bull bear (e tutti quanti...)

Podes perfeitamente ser um daqueles assintomáticos (talvez 30% de todos) ou mesmo imune (provavelmente mais de 5% da malta).
Se convives com infetados e nada te acontece (ou apenas um sintoma ligeiro), então bem vindo ao grupo dos "endémicos" deste vírus.
Agora, em relação a restrições, vale lembrar que as mesmas sempre existiram, embora pouco se fale disso...
Ainda existem territórios que exigem aos turistas vacinas para certas doenças, especialmente tropicais. Eu próprio levei uma vacina uma vez no Aeroporto de SP, em que nunca cheguei a saber para o que era, mas se te recusasses... a porta da rua é a serventia da casa!! Um familiar meu que esteve há anos em São Tomé teve que levar umas quantas em Lisboa antes de embarcar...
Sabes porquê?

Não é para proteger os locais. É para te proteger a ti. É que certas doenças são endémicas em certos territórios, mas potencialmente perigosas para quem vem de fora e é "naif" aos patogénios em causa.

Ora, como eu previa, o caos instalou-se no sistema hospitalar da China comunista. Com uma população "naif" ao Sars-cov2, nem poderia ocorrer outra coisa. Além do mais, só tinham uma vacina para propaganda do regime... :wall: :wall:
Nem importa o facto de ser a variante Omicron. Para eles, tudo é perigoso, pois não passaram pela "via sacra" que nós passámos. Como disse antes, foi uma luta contra o tempo até chegarmos aonde chegámos...

Mas mesmo nós não teríamos de ter passado por nada disto. Hoje já é óbvio que eles, lá atrás em Janeiro de 2020 não precisaram de mais do que 2 a 3 meses para eliminar o problema, mesmo sabendo que era através de um "lockdown" duro.

Tudo o que a UE precisava de fazer ainda em Janeiro de 2020 era parar de olhar para os "memes" e para a desinformação que de lá chegava e tomar medidas sérias como a total restrição de viagens. A seguir, ainda em Fevereiro, perante os relatos de possíveis casos (Itália), confinamento geral em toda a UE, sem viagens, até ao fim de Março.
Jamais esta m#$%&/%&% se teria espalhado, o que permitiria reabrir antes do Verão e seguir a vida. Entretanto, apareceram as máscaras que poderiam ser usadas por quem quisesse, teríamos já os testes que permitiriam reabrir as viagens sem espalhar nada...

E não, não era necessário quarentenas de 28 dias. Um teste PCR 48 horas antes do hora do voo seguido de uma quarentena de 3 dias após voo e novo teste seria mais que suficiente para voarmos na Europa. Seguramente este padrão seria seguido por todos.
2021 já poderia ter sido um ano normal. Assim, andámos no faz de conta... foram 2 anos cheios de más decisões, algumas bem equivocadas.

Espero que tenha servido de lição. Quando se ouvir falar num novo vírus respiratório na China (ou algo parecido), o melhor é interditar viagens, mas de uma forma rápida e concertada.

Abraço

dj

por BearManBull » 16/1/2023 12:11

djovarius Escreveu:Bear man bull,

Eu não andei a lamber portas ou maçanetas, vá. Eu lido com muita gente, como ocorreu já no ano passado, mas agora em 2022 mais ainda. Falo de centenas e centenas de pessoas. Depois da primeira infeção, acabam por vir mais. Eu só sei porque sou um daqueles marretas que gosta de fazer um testezinho só para ver o que é que temos por aqui... :-k
Se outros fizessem o mesmo, teríamos seguramente muitos com um histórico de 3, 4 ou 5 infeções !!!

Abraço

dj

Da minha parte parece que tenho boa genética para este vírus, nem eu nem nem nenhum membro directo da minha família testamos positivo nem nunca tivemos sintomas. Ainda esta semana a minha namorada testou positivo (é a segunda vez que tem covid) depois de ficar sem olfacto, eu não tenho sintomas nem testo positivo (felizmente).

Estou vacinado com 2 doses a ultima em Agosto de 2021 da Pfizer e não tomo vacina para a gripe.

Relativo a testes penso que não tem grande sentido nesta altura andar a testar se não tens sintomas ou se não tiveste nenhum contacto.

Noutros momentos poderia-se ter requerido testes para deslocações, mas continuo a enfatizar que para nunca existiu nenhum motivo que justifica-se restringir a liberdade de movimento para deslocações (inter cidades/regiões/países).
― Leon C. Megginson

por yggy » 16/1/2023 11:25

Agora é ate ao final de 2023...@Carrancho_

Registado: 29/11/2007 11:56

por MNPTLIS » 15/1/2023 16:36

Tem calma
A 1º já saiu os documentos já sairam do Biden,em casa, ainda falta as que estão no portatil do filho, falta as referentes a Ucrania, falta as referentes ao envolvimento de muita gente do pentagono,FBI e outros envolvidos em traição contra os USA, falta o envolvimento do Bil Gates, Soros, facebook, Amazom,Fauci e o e mais gente envolvida em actos ..... criminosos ,falta a revelação total da frade que se chama Biden e conhecer os verdadeiros personagens que estão por detras da cortina e dos seu planos , falta a revelação total como foi feito o roubos nas eleições ,as famosas maquinas vai ficar claro, falta sair muita coisa . Estamos apenas no principio. mas podem ter a certeza no fim nada vai ficar como dantes .

por Carrancho_ » 12/1/2023 19:58

Julgava que vinhas com as revelações bombásticas que durante meses andaste aqui a anunciar que iam ser reveladas até ao fim do ano, com Putin e tudo ao barulho que ia abrir a boca e o mundo ia ficar doido. Onde estão essas revelações?

Carrancho_ Escreveu:
MNPTLIS Escreveu:Meus amigos, tudo isto são manobras de diversão , estes atentados ou outros assim como a guerra na Ucrania e aqui quem sofre é sempre o povo, não passa de uma tremenda tentativa de isolar a Russia e o Putin (não o estou a defender ) mas eles russia têm em poder informação explosiva, de tal modo é esta informação que justificou uma guerra e tudo o resto, só que é uma questão de tempo até que o Putin fale, a partir daí vai ser o caos a revelação dos planos que estavam a ser feitos por elites mundiais na sombra,, como já tenho falado, até ao fim do ano , vamos ouvir muitas noticias e muita gente a perceber que foi completamente enganada e admirada com o que vai ouvir, aqueles que estão sempre a desvalorizar os planos mundias de control, as agendas secretas, etc. vão ouvir muita coisa que nem imaginavam que se fize-se ou existisse.

Faltam 15 dias e ainda não vi nada de extraordinário, nem relativamente à Ucrânia nem às vacinas da Covid que anunciavas muitas detenções até ao final do ano.

Tens 15 dias para acontecer o que tanto andaste aqui a espalhar, é bom que aconteça algo para não caíres em descrédito no fórum (mais).

Tirando Marrocos no Catar, não ouvi até agora nada que me admirasse substancialmente. Vamos ver, pelo que dizes os próximos dias prometem ser muito intensos.

Então, estão atrasadas ou afinal eram só teorias da conspiração?
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por MNPTLIS » 12/1/2023 19:47

por RFPB » 31/12/2022 0:37

Parece que já vimos este filme há pouco tempo.
Dezembro, China, vírus, 2019 ... :roll:

Porque será que a Graça Freitas não quis ficar no cargo? Será que vem para aí a 2.ª parte do filme?

Faço trading na Novacyt e só nestes 2 dias subiu uns 60%.

Bom Ano a Todos.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

por djovarius » 26/12/2022 18:38

Boas,

A R. P. China vai mesmo passar um mau bocado, com auge em Janeiro e Fevereiro, como vimos no Ocidente.
Três anos depois e ainda assim agora é que admitem adquirir vacinas e remédios do mesmo Ocidente.
Entre a humilhação e o colapso dos serviços, as ditaduras têm uma escolha complicada :evil:

Não devem conseguir escapar a centenas de milhões de infetados em 3 meses, com caos no sistema de saúde e mortos aos montes :wall: :wall:

E nós por cá, bola baixa, precisamos de saber que mutações é que circulam por lá... se forem da "família" das nossas, ok, mais do mesmo, mas se for outra coisa, é parar as viagens... a ver vamos !!

Bear man bull,

Eu não andei a lamber portas ou maçanetas, vá. Eu lido com muita gente, como ocorreu já no ano passado, mas agora em 2022 mais ainda. Falo de centenas e centenas de pessoas. Depois da primeira infeção, acabam por vir mais. Eu só sei porque sou um daqueles marretas que gosta de fazer um testezinho só para ver o que é que temos por aqui... :-k
Se outros fizessem o mesmo, teríamos seguramente muitos com um histórico de 3, 4 ou 5 infeções !!!

Abraço

dj

por PC05 » 24/12/2022 18:11

China's deadliest Wuhan Virus wave

Registado: 5/12/2005 21:28

por MarcoAntonio » 24/12/2022 16:14

Bubka Escreveu:Será verdade?
Diretamente dos média israelitas...

https://www.israelnationalnews.com/news/364787

O texto do artigo israelita contradiz o que está no estudo. Parece-me que o autor do artigo israelita não entendeu bem o que leu no estudo. Os autores dizem que o risco aumenta com o número de doses, segundo a análise, não dizem que as vacinas aumentam o risco, como o autor do artigo israelita alega. Na parte a que ele parece estar a referir-se, os autores avaliam o risco ao longo do tempo entre os vacinados e os previamente infectados (e estão a falar de casos de doentes sintomáticos, ver texto original) por forma a comparar como evolui a imunidade adquirida via vacina e a imunidade adquirida via doença ao longo do tempo (conforme lá explicado). No que diz respeito à eficácia da vacina, na verdade, dizem o oposto do que ele alega, dizem que reduz modestamente. Deixo aqui o sumário dos resultados e das conclusões:

Results

Among 51011 employees, 20689 (41%) had had a previous documented episode of COVID-19, and 42064 (83%) had received at least two doses of a COVID-19 vaccine. COVID-19 occurred in 2452 (5%) during the study. Risk of COVID-19 increased with time since the most recent prior COVID-19 episode and with the number of vaccine doses previously received. In multivariable analysis, the bivalent vaccinated state was independently associated with lower risk of COVID-19 (HR, .70; 95% C.I., .61-.80), leading to an estimated vaccine effectiveness (VE) of 30% (95% CI, 20-39%). Compared to last exposure to SARS-CoV-2 within 90 days, last exposure 6-9 months previously was associated with twice the risk of COVID-19, and last exposure 9-12 months previously with 3.5 times the risk.

Conclusions

The bivalent COVID-19 vaccine given to working-aged adults afforded modest protection overall against COVID-19, while the virus strains dominant in the community were those represented in the vaccine.

Sendo que o autor do artigo israelita vai e escreve isto:

A new study that followed over 50 thousand working-age people has revealed that far from reducing the chance of contracting COVID, the vaccines actually make it more likely that an individual will contract the virus.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Bubka » 24/12/2022 9:52

Será verdade?
Diretamente dos média israelitas...

https://www.israelnationalnews.com/news/364787

Registado: 14/5/2014 11:59

por PC05 » 24/12/2022 9:49

*CHINA ESTIMATES CURRENT COVID SURGE IS INFECTING 37 MILLION PEOPLE A DAY

https://www.investing.com/news/stock-ma ... ns-2969512

por PC05 » 23/12/2022 22:50

OMS preocupada com aumento de casos de covid-19 na China

A OMS está a preocupada com o aumento dos casos na China e com o facto deste país não estar a conseguir enviar relatórios precisos sobre o seu número de infetados.

https://ionline.sapo.pt/artigo/788508/o ... ao=Mundo_i

por BearManBull » 20/12/2022 13:10

Marco Martins Escreveu:O vírus transporta-se pelo ar...

Aerossóis, exactamente o que salta da sanita quando fazes uma descarga.
― Leon C. Megginson

por Marco Martins » 20/12/2022 12:51

BearManBull Escreveu:what happens when you flush

Andavam a fechar fronteiras e proibir deslocações. Mas para trabalhar e partilhar casas de banho nunca se levantou nenhum problema.

Sempre tive a impressão que a maior fonte contágios eram precisamente as casas de banho publicas, pelo menos sempre fui especialmente cuidadoso nesses espaços e parece que este vídeo dá alguns argumentos a essa possibilidade.

O vírus transporta-se pelo ar... basta ser um local fechado para maximizar essa transmissão...
A transmissão do covid acontece com um simples espirro ou tosse num local pouco ventilado... e facilmente se propaga...
Isto tanto pode acontecer num WC como em qualquer lugar...

Por cá, acredito que muitas das inflamações respiratórias que temos visto, serão covid!!!
Ontem por acaso fiz o teste e deu positivo pela primeira vez!
Os sintomas são apenas impressão/sensação de aperto na garganta, tosse e uma ligeira impressão corporal, mas sem febre nem dores.

Todos cá em casa estiveram assim mas não fizeram testes nem restringiram as suas lídes diárias.
Tenho visto muita gente assim, e tudo faz uma vida normal...

Registado: 7/4/2007 17:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 77 visitantes