Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
PMP69 Escreveu:
Que há uma ofensiva ucraniana a Norte/Este e a Sul, não há dúvidas, pois os movimentos estão lá.
Respeito a tua leitura, nem a contesto, pois não há informações do planeamento dessa ofensiva.
Vamos aos factos, a ofensiva é anunciada a Sul, com muita publicidade e bombardeamentos na retaguarda das linhas russas para dar credibilidade, na pratica os avanços no terreno são limitados.
A norte não há anuncio, nem bombardeamentos na retaguarda russa até o inicio da ofensiva e o resultado são os avanços no terreno bastante significativos.
Parece-me que atacar o local onde o inimigo é mais forte (sul) não é uma boa estratégia, pode ser um desafio quando estamos a brincar, agora quando é a sério e se decide o destino de um país não me parece que as decisões sejam tomadas apenas porque é um desafio, digo eu.

Durante semanas a comunicação social, os americanos, os responsáveis ucranianos, etc... promoveram a ideia de uma contra ofensiva a sul, sempre considerei muito estranho estar a dizer ao inimigo onde vou atacar antes de o fazer, desculpa as minhas palavras mas é estúpido fazê-lo. Agora percebo porque o fizeram.
Já agora não sei quem é o Cor. Mendes Dias

PMP69 Escreveu:Uma ofensiva é planeada tendo em conta vários factores, como terreno, forças e equipamentos, linhas de reabastecimento, clima ......, isto para achar que nada de estranho se passou:
A norte/este, as forças ucranianas não têm grandes obstáculos naturais, e com o apoio da artilharia e VBTP do Ocidental que têm estado a usar, o seu avanço não é de espantar, nem o movimento russo, que tem feito ações retardadoras, que basicamente consistem em trocar espaço por tempo, por não terem capacidade de combater naquele momento e naquele sítio. (à uns meses, nos mesmos locais, os papeis foram invertidos).
Vejamos, nem é preciso perceber de estratégia militar para saber que não se anuncia previamente ao inimigo o que vamos fazer.
Tendo em conta o que se vai sabendo, neste caso os russos estão em fuga desordenada (tropas cercadas e a renderem-se não é algo planeado), os ucranianos cederem espaço para ganhar tempo há uns meses atrás na mesma situação, como bem referes sem terem tropas cercadas e a renderem-se.
PMP69 Escreveu:A sul, as forças ucranianas reduziram a capacidade russa, com ataques cirúrgicos atrás das linhas russas, que culminou com a destruição das ponte sobre o Dniepre, que isolou as forças russsas.
Uma vez mais, e bem, as forças russas por falta de capacidade de combater na zona de Kherson, retiraram e vão continuar até terem o rio Dniepre nas costas e não poderem recuar mais, o que não acontece no leste.
Retiraram na zona de Kherson? Onde? A anunciada ofensiva já começou há dias e os avanços são mínimos.
PMP69 Escreveu:À muitos meses que disse aqui, que quem conseguisse aguentar o esforço da guerra ia vencer, e o tempo corre contra os russos, pois não têm capacidade de mobilizar homens e substituir equipamento, e do lado ucraniano temos a vontade de vencer e uma fonte de abastecimento inesgotável e do mais moderno que existe.
Não partilho da tua opinião no que diz respeito à fonte inesgotável do lado ucraniano, não tens acompanhado as noticias? Os europeus e os americanos estão a ficar sem reservas, fabricar grandes quantidades de armamento demora tempo, os russos estão a receber munições dos bielorrussos e aparentemente estão a comprar à Coreia do Norte. Neste tema talvez a balança esteja a favor dos ucranianos mas não são favas contadas.
Em relação à mobilização de homens, os russos têm mais capacidade do que os ucranianos (vê a população

E lembraste da grande batalha por Izyum que iria decidir o destino do Donbass, que anunciaste há 4 meses? Parece que não vai existir

Russian Ministry of Defense now states that Russian military grouping withdraw from Izyum-Balakliya direction to reenforce Donetsk direction
Editado pela última vez por mais_um em 10/9/2022 15:54, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Confirma-se que os russos estão mesmo em debandada em todo oblast de Kharkiv.
Com a libertação da Kupiansk (circulo a verde), há relatos que as tropas no eixo Iziuym/Lyman (o circulo grande a vermelho) estão em fuga, abandonado equipamentos, também há relatos dos próprios russos que as tropas russas também estão a abandonar Svatove (circulo pequeno a vermelho), já no oblast de Luhansk.
Está confirmado que as forças ucranianas já estão nos arredores de Izyum e Lyman (círculos a azul).
Diria que os russos foram completamente surpreendidos, tudo à espera da grande ofensiva em Kherson e esta acontece a norte, muito bem jogado pelos ucranianos.
Em 3 dias libertaram toda a zona no circulo amarelo.
Para perceber o impacto estratégico do avanço ucraniano deixo um mapa mais alargado:
Que há uma ofensiva ucraniana a Norte/Este e a Sul, não há dúvidas, pois os movimentos estão lá.
Respeito a tua leitura, nem a contesto, pois não há informações do planeamento dessa ofensiva. Permite-me uma pequena provocação, O Cor. Mendes Dias defende o que tu defendes (é apenas uma brincadeira).

Uma ofensiva é planeada tendo em conta vários factores, como terreno, forças e equipamentos, linhas de reabastecimento, clima ......, isto para achar que nada de estranho se passou:
A norte/este, as forças ucranianas não têm grandes obstáculos naturais, e com o apoio da artilharia e VBTP do Ocidental que têm estado a usar, o seu avanço não é de espantar, nem o movimento russo, que tem feito ações retardadoras, que basicamente consistem em trocar espaço por tempo, por não terem capacidade de combater naquele momento e naquele sítio. (à uns meses, nos mesmos locais, os papeis foram invertidos).
A sul, as forças ucranianas reduziram a capacidade russa, com ataques cirúrgicos atrás das linhas russas, que culminou com a destruição das ponte sobre o Dniepre, que isolou as forças russsas.
Uma vez mais, e bem, as forças russas por falta de capacidade de combater na zona de Kherson, retiraram e vão continuar até terem o rio Dniepre nas costas e não poderem recuar mais, o que não acontece no leste.
Se os ucranianos podiam, nesta fase, forçar o contacto em Kherson? Claro que podiam, mas isso ia obrigar os russos a efectuarem roturas de combate, que feitas com forças ofensivas (os catedráticos dizem que devem ser feitas com forças defensivas), e tendo em conta as que se encontram na zona, iam provocar baixas pesadas às forças ucranianas.
A primeira grande vitória em Kherson, foi o adiamento do referendo com vista à anexação.
No futuro próximo e sem grandes perdas, os ucranianos vão entrar em Kherson, pois os russos estão isolados a oeste do Dniepre. Passar o Dniepre, vai ser outra história. (para quem tiver interesse há um livro do Ricardo Marques "Fantasmas do Rovuma", que retrata o confronto português com os alemães no norte de Moçambique, tempo por base o Rio Rovuma)
À muitos meses que disse aqui, que quem conseguisse aguentar o esforço da guerra ia vencer, e o tempo corre contra os russos, pois não têm capacidade de mobilizar homens e substituir equipamento, e do lado ucraniano temos a vontade de vencer e uma fonte de abastecimento inesgotável e do mais moderno que existe.
Pedro
Carrancho_ Escreveu:Acho isso pouco mais_um. Já ouvi muitos para todos os gostos, com ruido de fundo, sem ruido e de repente ouve-se uma bomba e o gajo continua calmo como se nada fosse. Aí pode ser muita coisa, uns demonstram desespero, outros resignação, loucura... há de tudo.
Acho que tanto pode ser real como fake, não garanto nenhum. Mas muitos comprovam-se verdadeiros.
Tenho muitas reservas neste tipo de gravações, seja de que lado for, pode ser feito em qualquer parte do mundo, não há referencias, mesmos os vídeos também podem ser facilmente manipulados, não lhes dou importância.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Confirma-se que os russos estão mesmo em debandada em todo oblast de Kharkiv.
Com a libertação da Kupiansk (circulo a verde), há relatos que as tropas no eixo Iziuym/Lyman (o circulo grande a vermelho) estão em fuga, abandonado equipamentos, também há relatos dos próprios russos que as tropas russas também estão a abandonar Svatove (circulo pequeno a vermelho), já no oblast de Luhansk.
Está confirmado que as forças ucranianas já estão nos arredores de Izyum e Lyman (círculos a azul).
Diria que os russos foram completamente surpreendidos, tudo à espera da grande ofensiva em Kherson e esta acontece a norte, muito bem jogado pelos ucranianos.
Para perceber o impacto estratégico do avanço ucraniano deixo um mapa mais alargado:
yaya Escreveu:se as fábricas da VW na alemanha pararem vários dias/semana por causa preço energia na Alemanha, porque razão a autoeuropa haveria de fazer o mesmo se o preço cá da energia é mais barato?
A componente automóvel ocupa uma percentagem grande da população alemã.
Alguns dos grandes grupos creio que têm também participação do governo alemão.
Se os custos aumentarem, certamente será necessário reduzir pessoal ou no limite fechar fábricas. Isso trará um impacto grande na economia e no emprego alemão, pelo que a meu ver, levaria o governo alemão a pressionar os grandes grupos para se livrarem do que está fora do país e tentarem assim manter as fábricas dentro da Alemanha.
Isso também pode ser um pau de dois bicos pois tornará toda a produção mais cara penalizando ainda mais esses grupos.. por outro lado será o garante para evitar problemas sociais maiores ao governo alemão.
Se os custos da energia dentro da UE forem muito díspares, a tendência será tentarem uniformizar.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Marco Martins Escreveu:yaya Escreveu:As principais vítimas do preço da energia serão as empresas industriais de produção intensiva que dependem da energia como gás. Os países que estavam mais dependentes do gás russo, como Alemanha serão os mais afetados.
É de esperar que na Alemanha as fábricas fechem vários dias da semana, e é provável que o estado alemão acabe por resgatar algumas empresas estratégicas.
A primeira vítima, uma empresa alemã, maior exportadora de papel higiénico abriu falência.
https://newsingermany.com/toilet-paper- ... bankruptcy
As sanções não estão a correr tão bem como planeado.
Se as fábricas da Alemanha começarem a fechar uns dias por semana, a tendência será muitas fábricas na europa e subsidiárias das fábricas alemãs também serem afectadas... A Alemanha é o motor da europa e se não funciona bem, os primeiros a sentir serão os que dependem dela... como Portugal..
Por outro lado, o euro desvalorizado permitirá exportar mais para os USA, resta saber se mesmo assim lhes compensa mais comprar à China.
a alemanha é o motor da europa? está bem abelha, por ser o motor com uma indústria intensiva depende da energia para as fábricas
se as fábricas da VW na alemanha pararem vários dias/semana por causa preço energia na Alemanha, porque razão a autoeuropa haveria de fazer o mesmo se o preço cá da energia é mais barato?
mais outra empresa alemã a ir de vela (desta vez do gás), como disse o cenários de empresas alemãs a falir ou a serem nacionalizadas/ajudadas pelo estado era previsível
https://eco.sapo.pt/2022/09/09/importad ... a-estatal/
Zaporizhzhia: AIEA alerta para risco crescente de um acidente
A Agência Internacional de Energia Atómica alertou que as condições na central nuclear de Zaporizhzhia são cada vez mais precárias e que é necessário criar uma zona de segurança para evitar bombardeamentos na área e um acidente nuclear. Um aviso que acontece quando a Ucrânia reivindica que já reconquistou mais de mil quilómetros quadrados de território desde o início do mês, avanços confirmados por um responsável russo.
Agência de Energia Atómica alerta para situação insustentável em central
A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) alertou hoje para a "situação insustentável" na central nuclear ucraniana de Zaporijia devido a um apagão em Enerhodar, a cidade onde está localizada esta infraestrutura
Para além das preocupações da agência internacional de energia atómica em relação à central nuclear de Zaporizhzhia.
Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo. Todos os conteúdos da VISÃO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa. Apoie o jornalismo de qualidade, não partilhe violando Direitos de Autor.
https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/ ... m-central/
Num vídeo publicado na página oficial da AIEA, o diretor-geral da agência, Mariano Grossi, deu conta da “grave situação” que aconteceu na noite de quinta-feira em Zaporijia na sequência de um apagão em Enerhodar, onde fica localizada a central nuclear ucraniana, devido a um bombardeamento que destruiu a infraestrutura de energia que alimenta a cidade.
“Esta é uma situação insustentável e cada vez mais precária. Enerhodar escureceu. A central nuclear não tem energia externa. E vimos que quando a infraestrutura foi reparada, acabou por ser danificada novamente”, lamentou.
Para o responsável, isto “é completamente inaceitável” e por isso apelou urgentemente ao cessar de todos os bombardeamentos naquela área.
“Somente isso garantirá a segurança do pessoal operacional e permitirá a restauração duradoura da energia para a Enerhodar e para a central”, explicou.
Para Mariano Grossi, “este desenvolvimento dramático” demonstra que absolutamente imperativo “estabelecer agora uma zona de segurança e proteção nuclear”.
“Essa é a única maneira de garantir que não enfrentamos um acidente nuclear”, apelou.
https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2022-09-09-agencia-de-energia-atomica-alerta-para-situacao-insustentavel-em-central/
Curiosa, pois é algo invulgar, é a admissão a uma televisão russa do administrador da zona "controlada" pelos invasores na região de Kharkiv : minuto 0:40
https://cnnportugal.iol.pt/videos/zaporizhzhia-aiea-alerta-para-risco-crescente-de-um-acidente/631b91c50cf2f9a86eb4e1cc
Ucrânia lança contra-ofensiva relâmpago no leste e coloca Rússia em posição delicada
"Cidades estavam sob controle da Rússia. Até mesmo um dirigente das forças de ocupação da Rússia afirmou que o avanço ucraniano foi muito forte e muito rápido.
As forças militares da Ucrânia conseguiram retomar territórios no nordeste do país que haviam sido ocupados por tropas russas nesta sexta-feira (9).
A Rússia não se pronunciou sobre os acontecimentos durante um dia inteiro, mas no fim reconheceu que uma seção da linha de frente em Kharkiv foi empurrada.
Kharkiv é a segunda maior cidade da Ucrânia.
As forças de Kiev também "libertaram várias cidades" no sul e avançaram nas áreas de Kramorsk e Slovinsk, localizadas no Donbass, de acordo com um dirigente de governo ucraniano.
Rússia reconhece as derrotas
Até mesmo um dirigente das forças de ocupação da Rússia afirmou que o avanço ucraniano foi muito forte e muito rápido, de acordo com a agência Reuters.
“O inimigo está sendo retardado o máximo possível, mas diversas posições de guerra já foram tomadas pelas forças ucranianas”, disse Vitaly Ganchev, líder da administração regional de Kharkiv que é apoiada pela Rússia.
Em uma transmissão pela TV, ele afirmou que a administração da ocupação tenta retirar os civis das cidades (inclusive de Izium, onde funciona a principal base logística da Rússia na região)..."
https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/09/09/exercito-ucraniano-afirma-ter-recuperado-territorio-em-kharkiv-no-donbass-e-no-sul.ghtml
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
PMP69 Escreveu:Por confirmar.
https://www.kyivpost.com/russias-war/top-russian-general-possibly-captured-in-uaf-kharkiv-offensive.html
Pedro
Aparentemente face a algumas feições, como o nariz e até as orelhas, não parece ser...

Minuto 1:35 :
SCARED AND CONFUSED - UKRAINE CAPTURE SCORE OF RUSSIAN SOLDIERS IN SURPRISE OFFENSIVE || 2022
https://www.youtube.com/watch?v=84xjCc_ ... hogDefense
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
O soldado capturado é que não é o General que dizem ser.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Acho isso pouco mais_um. Já ouvi muitos para todos os gostos, com ruido de fundo, sem ruido e de repente ouve-se uma bomba e o gajo continua calmo como se nada fosse. Aí pode ser muita coisa, uns demonstram desespero, outros resignação, loucura... há de tudo.
Acho que tanto pode ser real como fake, não garanto nenhum. Mas muitos comprovam-se verdadeiros.
Gosto de ouvir este piloto da aviação civil ucraniana, embora tenha consciência (ele mesmo o refere) que passa muita propaganda ucraniana.
Gosto de ouvir este piloto da aviação civil ucraniana, embora tenha consciência (ele mesmo o refere) que passa muita propaganda ucraniana.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Carrancho_ Escreveu:mais_um Escreveu:
Isso parece-me claramente fake...
Porque dizes isso? Não me apercebo de nada inverosímil.
Não? som de tiros e explosões? vozes em fundo? mais alguém a falar? zero.
Tirando ele dizer fuck em russo n vezes não me parece que haja qualquer pânico na voz dele, pelo contrário bastante calmo, voz totalmente percetível, boa escuta diria.

caldeirum Escreveu:Na era de satélites e IA, não entendo como é possível ser surpreendido. Dentro de 1 mês saberemos a verdade desta semana, se estão a recuperar terreno ou se é apenas propaganda ocidental (o mais provável). Uma guerra também se vence com (de)informação.
Obviamente que há desinformação, principalmente nas redes sociais.
Para evitar isso é que se vê fotos de russos e agora ucranianos a colocar a sua bandeira em edifícios e pontos claramente identificados de forma a provar que estão mesmo ali.
Os vídeos e fotos que têm aparecido dos avanços ucranianos no oblast de Kharkiv não estão a ser negados pelas fontes oficiais do MoD russo, pelo menos para já, ao contrário da zona de Kherson, onde os russos afirmam que impediram a contraofensiva ucraniana na zona.
Se a presença das forças ucranianas corresponder ao que está no mapa (os azuis) , tudo aponta para que as forças russas no eixo Kupyansk/Izyum/Lyman estejam em debandada.
Estou cada vez mais convencido que a verdadeira contra-ofensiva é em Kharkiv e que a de Kherson foi um engodo para desviar tropas para sul, pelo menos para já.
Estou cada vez mais convencido que a verdadeira contra-ofensiva é em Kharkiv e que a de Kherson foi um engodo para desviar tropas para sul, pelo menos para já.
- Anexos
-
- Screenshot 2022-09-09 at 21-43-20 Ukraine Interactive map - Ukraine Latest news on live map - liveuamap.com.png (584.99 KiB) Visualizado 5090 vezes
Carrancho_ Escreveu:mais_um Escreveu:
Porque não é pró russo, aliás os Russos são o supra-sumo da verdade e jamais fazem ou divulgam noticias falsas!...
Até acho mais que seja fack, tantas vezes a palavra é repetida, talvez fosse isso que o ilustre quisesse dizer.
Que nunca por vencidos se conheçam
mais_um Escreveu:
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Na era de satélites e IA, não entendo como é possível ser surpreendido. Dentro de 1 mês saberemos a verdade desta semana, se estão a recuperar terreno ou se é apenas propaganda ocidental (o mais provável). Uma guerra também se vence com (de)informação.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
Carl von Clausewitz 1780 -1831
- Registado: 14/10/2021 22:31
Carrancho_ Escreveu:

Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Está confirmado, os ucranianos já chegaram a Kupiansk:
E podem já estar bem dentro nas linhas de abastecimento russas, em Senkove (circulo a azul):
E podem já estar bem dentro nas linhas de abastecimento russas, em Senkove (circulo a azul):
PMP69 Escreveu:Daí ter dito que era uma ofensiva ousada e ambiciosa, mas quer seja a sul, a norte, ou no leste, os Himars e os obuses de 155 mm (M114, M777, Caesar e Panzerhaubitze), estão a inclinar o campo de batalha para a Ucrânia. Acrescentando as dificuldades russas em logística, equipamentos e homens.
Em Kehrson, os russos estão isolados e com sérias dificuldades de reabastecimentos, pela destruição das pontes sobre o rio Dniepre, logo, colocar mais forças no terreno, ia agravar muito o problema que já têm em mãos.
Continuo a achar que o inverno vai ser decisivo e que pode causar grandes baixas nas forças russas.
Pedro
Acompanho o conflito diariamente e os ataques nos centros de logística e comando têm acontecido essencialmente no sul, há poucos registos no norte (Kharkiv) por isso tudo indicava que a ofensiva tão esperada fosse a sul, os russos há alguns dias que estão a deslocar tropas para o sul, há evidências disso, quer as que estão a ser preparadas na Rússia, quer tropas que estão na Ucrânia assim, tendo em conta a realidade, avanços muito rápidos a norte e muito lentos a sul , penso que a ofensiva de Kherson foi para enganar os russos, acontecerá seguramente mas não de imediato.
Daí ter dito que era uma ofensiva ousada e ambiciosa, mas quer seja a sul, a norte, ou no leste, os Himars e os obuses de 155 mm (M114, M777, Caesar e Panzerhaubitze), estão a inclinar o campo de batalha para a Ucrânia. Acrescentando as dificuldades russas em logística, equipamentos e homens.
Em Kehrson, os russos estão isolados e com sérias dificuldades de reabastecimentos, pela destruição das pontes sobre o rio Dniepre, logo, colocar mais forças no terreno, ia agravar muito o problema que já têm em mãos.
Continuo a achar que o inverno vai ser decisivo e que pode causar grandes baixas nas forças russas.
Pedro
Pedro
PMP69 Escreveu:Mais_um, não me parece, porque a sul estão das melhores unidades das forças russas, nomeadamente tropas aerotransportadas (VDV), apoiadas pelo Regimento 109 da autoproclamada República de Donetsk.
A ofensiva a sul começou à algum tempo, através de ataques cirúrgicos atrás das linhas russas, incluindo na Crimeia, que destruíram paióis, aeródromos, aeronaves e por último as pontes sobre o rio Dniepre, que isolaram as forças russas.
É um plano ousado e ambicioso, mas se conseguirem tomar Kehrson, é uma grande vitória moral, pois trata-se da primeira grande cidade tomada pelos russos e agora recuperada.
Esta primeira fase da ofensiva foi possível, devido aos Himars americanos. Mas não nos esqueçamos que estamos a assistir a combates de artilharia, quando a infantaria entrar em contacto, vão existir muitas baixas de ambos os lados.
Pedro
Pedro, se as melhores forças russas estão a sul (és tu que o dizes) porque ir atacar onde o inimigo é mais forte? Não é isso que se ensina nas academias militares....

Parece-me que no sul, os ucranianos estão numa guerra de desgaste, como tu referes, mas sem arriscar muito em termos de avanços no terreno, estão a "moer" os russos.
No entanto, o que está acontecer a norte foi uma surpresa para os russos.
Só os ucranianos saberão o que estão a planear.
Mais_um, não me parece, porque a sul estão das melhores unidades das forças russas, nomeadamente tropas aerotransportadas (VDV), apoiadas pelo Regimento 109 da autoproclamada República de Donetsk.
A ofensiva a sul começou à algum tempo, através de ataques cirúrgicos atrás das linhas russas, incluindo na Crimeia, que destruíram paióis, aeródromos, aeronaves e por último as pontes sobre o rio Dniepre, que isolaram as forças russas.
É um plano ousado e ambicioso, mas se conseguirem tomar Kehrson, é uma grande vitória moral, pois trata-se da primeira grande cidade tomada pelos russos e agora recuperada.
Esta primeira fase da ofensiva foi possível, devido aos Himars americanos. Mas não nos esqueçamos que estamos a assistir a combates de artilharia, quando a infantaria entrar em contacto, vão existir muitas baixas de ambos os lados.
Pedro
Pedro
PMP69 Escreveu:Os russos têm executado operações retrógadas, através de retiradas, nomeadamente na zona de Kehrson.
Depois dessas retiradas, os ucranianos tomaram algumas vilas nessa zona, como Vysokopillia, que fica a cerca de 150 km a nordeste da cidade de Kehrson.
Com a destruição das pontes sobre o Rio Dniepre, e as dificuldades da engenharia russa em montar e operar pontes militares, as forças russas vão ter muita dificuldade em manter-se a oeste do Dniepre, pois os seus reabastecimentos vão ser extremamente complicados, ainda mais, quando a logística russa já mostrou inúmeras dificuldades ("A linha entre a desordem e a ordem está na logística" Sun Tzu).
Com o aproximar do inverno, e se os ucranianos continuarem a avançar, penso que os russos vão ter uma missão muito difícil e os fantasmas da guerra da Finlândia vão voltar.
Pedro
Tendo em conta os últimos acontecimentos é possível que a anunciada contra-ofensiva ucraniana em Kherson tenha sido um engodo para os russos transferirem tropas para sul, desguarnecendo o norte.
Vejam a situação há uns dias (1º mapa) e a situação hoje (2º mapa), é visível o avanço ucraniano em direção a Kupiansk /Kivsharivka (circulo azul). Se estas cidades forem conquistadas pelos ucranianos, as forças russas no eixo Izium/Lyman (circulo a vermelho) ficam sem abastecimentos.
Aparentemente já haverá combates nos arredores de Kupiansk mas não confirmados por fontes independentes.
- Anexos
-
- mapa 1
- Imagem11.png (512.62 KiB) Visualizado 4881 vezes
-
- mapa 2
- Screenshot 2022-09-08 at 22-14-59 Ukraine Interactive map - Ukraine Latest news on live map - liveuamap.com.png (755.26 KiB) Visualizado 4881 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 87 visitantes