Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por mais_um » 27/8/2022 15:08

PMP69 Escreveu:Não nos esqueçamos que ainda têm uma boa reserva de misseis hipersónicos, nomeadamante Kinzhal,

Podes partilhar a fonte dessa informação?

PMP69 Escreveu:Nos últimos dias têm havido movimentações na base de Zyabrovka na Bielorrúsia, a poucos kms da fronteira, nomeadamente a instalação de vários sistemas de defesa aérea S-400 Triumph, Pantsir-S1 e radares KASTA-2E2, o que indica que poderão receber Mig31 ou TU22.

Falar em TU22 nessa base é na minha opinião um disparate, ninguém estaciona um bombardeiro com quase 5000 km de alcance num local que pode ser atacado pelo inimigo (fica a 90km da fronteira). :roll:
É do conhecimento comum que a Russia tem usado o espaço aéreo bielorrusso para lançar ataques com misseis na Ucrânia, principalmente com TU22, que vêm das suas bases onde têm munições, mecânicos, combustível e peças, neste caso é de Shaykovka, que fica a 495 km de Kiev.

Mig31 seria possível mas mais uma vez, não têm peças, mecânicos e munições, tudo isso tem que ser levado para lá.
Confirmado é a presença de radares por várias fontes, o resto só tem uma fonte, um blog da Bielorrussia se não estou em erro.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 27/8/2022 15:06

Pedro, é caso para dizer "esquece teorias da conspiração". Armas nucleares tácticas são armas nucleares convencionais, os efeitos da utilização de uma arma nuclear são por demais evidentes para serem "escondidos". Todo o mundo saberia se realmente tivessem sido utilizadas (nomeadamente nos supostos exemplos que deste).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por PMP69 » 27/8/2022 14:54

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Tens a noção do que falas? Ataques táticos com bombas sujas? No dia a seguir já não haveria manhã no Kremlin. O ponto é que muito passou a estar na mão da China, esse é o ponto. Mas não ponhas de parte a hipótese de chineses e amaricanos comerem a Rússia às postas. A China,a Índia e a Turquia até já estão a petiscar :P

Sabes o que é um ataque nuclear táctico?

Os inglesses fizeram nas Malvinas, como os americanos fizeram em Tora Bora.

Não seria a primeira vez.

Pedro

Estou chocado! :shock: :shock: :shock:
Como é que alguém que aparenta ter conhecimentos nestes temas escreve um disparate destes?!?!?
Em nenhum conflito até hoje foi utilizado uma arma nuclear tactica.

Em Tora Bora os americanos utilizaram ogivas termobáricas, nas Malvinas os ingleses tinha à sua disposição cargas de profundidade nucleares mas nunca foram usadas.

https://edition.cnn.com/2003/WORLD/euro ... index.html

Quando passar o choque, questiona as tuas certezas e podes começar por cargas nucleares WE177.

Em choque fiquei eu quando um Amigo morreu devido à exposição que sofreu a urânio empobrecido, numa missão da KFOR, e a Nato afirmava que não usava urânio empobrecido nas suas bombas.

Uns anos mais tarde, e depois de muita luta do seu pai, a causa de morte "Encefalite", afinal estava "errada".

Esquece a "net", pois há muita literatura fora do sistema, e acabas por perceber que o que te querem impingir, não é bem assim.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por mais_um » 27/8/2022 13:47

PMP69 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Tens a noção do que falas? Ataques táticos com bombas sujas? No dia a seguir já não haveria manhã no Kremlin. O ponto é que muito passou a estar na mão da China, esse é o ponto. Mas não ponhas de parte a hipótese de chineses e amaricanos comerem a Rússia às postas. A China,a Índia e a Turquia até já estão a petiscar :P

Pedro

Estou chocado! :shock: :shock: :shock:
Como é que alguém que aparenta ter conhecimentos nestes temas escreve um disparate destes?!?!?
Em nenhum conflito até hoje foi utilizado uma arma nuclear tactica.

Em Tora Bora os americanos utilizaram ogivas termobáricas, nas Malvinas os ingleses tinha à sua disposição cargas de profundidade nucleares mas nunca foram usadas.

https://edition.cnn.com/2003/WORLD/euro ... index.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por PMP69 » 27/8/2022 11:59

Pedro

por Àlvaro » 27/8/2022 10:59

Tens a noção do que falas? Ataques táticos com bombas sujas? No dia a seguir já não haveria manhã no Kremlin. O ponto é que muito passou a estar na mão da China, esse é o ponto. Mas não ponhas de parte a hipótese de chineses e amaricanos comerem a Rússia às postas. A China,a Índia e a Turquia até já estão a petiscar :P

Registado: 31/5/2014 23:07

por PMP69 » 27/8/2022 10:49

Àlvaro Escreveu:Marco, a Rússia avançar para o nuclear? Nunca ouviste dizer que quem tem núcleo tem medo? É não ter a noção? Imagianm que Putin e Medvev e companhia são loucos a esse ponto? É tudo estratégia de pressão e chantagem, como, aliás, acontece em qualquer guerra.

O que está em discussão, são eventuais ataques tácticos, que pessoalmente, acho que a Rússia os poderá fazer, se começar a perder terreno conquistado, especialmente a Crimeia.

Pedro

por Àlvaro » 27/8/2022 9:24

Marco, a Rússia avançar para o nuclear? Nunca ouviste dizer que quem tem núcleo tem medo? É não ter a noção? Imagianm que Putin e Medvev e companhia são loucos a esse ponto? É tudo estratégia de pressão e chantagem, como, aliás, acontece em qualquer guerra.

por Marco Martins » 27/8/2022 9:09

A Rússia avançou para este cenário de conquista com um objectivo claro de conquistar aquela região e negando sempre a soberania e a existência de um povo ucraniano!
Desde o início que a luta da Rússia está a ser feita contra o mundo e principalmente contra os usa!
Nessa luta os apoiantes da Rússia são todos anti-usa, o que em nada ajuda a acalmar os russos.
Assim que a Rússia comece a sentir que fica ameaçada nos territorios que já conquistou, certamente irá avançar para o nuclear (o suficiente para provocar o caos em Kiev e pouco para evitar que outros avancem para a guerra) e isso a ser feito tem de ser antes que o ocidente consiga ter os mísseis hipersonicos.
Como o Portas diz, em Agosto parece que nada acontece na política é quando acontecem mais coisas.

Os turcos poderão ser uma pedra no sapato para a Nato, devido à Suécia e Finlândia. O crescimento das relações comerciais com a Rússia mostra um pouco isso.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Lusitanus » 27/8/2022 2:25

Àlvaro Escreveu:Eh lá! o Carrancho agora auto-nomeou-se polígrafo do grande líder Mundial! :lol:

Graceja-se, fingindo-se que o homem (Lukashenko) nada disse de especial ou que não é para levar a sério :wall: Isto, claro, enquanto as bombas caírem apenas na Ucrânia. :roll:

Registado: 19/3/2021 0:23

por Àlvaro » 26/8/2022 23:10

Eh lá! o Carrancho agora auto-nomeou-se polígrafo do grande líder Mundial! :lol:

por Carrancho_ » 26/8/2022 22:35

Se o Lukashenko o diz é porque é verdade, é o único político da guerra (Ocidentais incluídos) em que acredito. O homem é um desbocado, ainda andava o Putin a dizer que os Ocidentais eram histéricos, que não iam invadir a Ucrânia, já o Lukashenko fazia conferências de imprensa a dizer como iam entrar na Ucrânia... e assim foi.
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por Marco Martins » 26/8/2022 21:34

PMP69 Escreveu:
PMP69 Escreveu:Mais_um, pela situação que se verifica no terreno (impasse) e para não caírem no Afeganistão II, não ponho "as mão no fogo" pelos russos, e não me admirava que as utilizassem. Não nos esqueçamos que ainda têm uma boa reserva de misseis hipersónicos, nomeadamante Kinzhal, com capacidade convencional ou nuclear até 500 kg.

Nos últimos dias têm havido movimentações na base de Zyabrovka na Bielorrúsia, a poucos kms da fronteira, nomeadamente a instalação de vários sistemas de defesa aérea S-400 Triumph, Pantsir-S1 e radares KASTA-2E2, o que indica que poderão receber Mig31 ou TU22.

Posso estar engando, mas parece-me que os russos têm alguma na manga e que Kiev pode ser um objectivo.

Pedro

https://observador.pt/2022/08/26/bielorrussia-diz-estar-a-preparar-avioes-para-transportarem-armas-nucleares/

Pedro

Eles bem dizem que não vão usar armas nucleares, mas todo o seu comportamento diz o contrário. Pode apenas ser uma pressão psicológica, mas tantas vezes falam, que a certa altura fazem mesmo.

O pior disto tudo é que todos os loucos estão ao lado do Putin e em vez de apaziguar qualquer acto mais violento, possivelmente até se levantam para ir carregar no botão!

por PMP69 » 26/8/2022 20:30

PMP69 Escreveu:Mais_um, pela situação que se verifica no terreno (impasse) e para não caírem no Afeganistão II, não ponho "as mão no fogo" pelos russos, e não me admirava que as utilizassem. Não nos esqueçamos que ainda têm uma boa reserva de misseis hipersónicos, nomeadamante Kinzhal, com capacidade convencional ou nuclear até 500 kg.

Nos últimos dias têm havido movimentações na base de Zyabrovka na Bielorrúsia, a poucos kms da fronteira, nomeadamente a instalação de vários sistemas de defesa aérea S-400 Triumph, Pantsir-S1 e radares KASTA-2E2, o que indica que poderão receber Mig31 ou TU22.

Posso estar engando, mas parece-me que os russos têm alguma na manga e que Kiev pode ser um objectivo.

Pedro

https://observador.pt/2022/08/26/bielorrussia-diz-estar-a-preparar-avioes-para-transportarem-armas-nucleares/

Pedro

por PMP69 » 26/8/2022 15:01

https://twitter.com/nexta_tv/status/1561308839269613568?ref_src=twsrc%5Etfw

Não me parece descabido, especialmente se perderem terreno na Crimeia.

Pedro

por Marco Martins » 26/8/2022 8:41

Flavc Escreveu:Passei novamente pelo CdeB, depois de um período de férias e como era expectável a situação internacional pouco se alterou, designadamente, a evolução da guerra na Ucrânia. Contudo, o Marco Martins faz uma pergunta na sua última intervenção que eu diria ser no mínimo de uma frieza ofensiva. Quer dizer o putinhas manda uma arma nuclear para destruir Kiev ( e arredores) e não teria mais nada a perder!!?? E o mundo ocidental e a Nato e qualquer cidadão minimamente consciente e preocupado com a humanidade ficaria parado a ver esse filme de horror!!?? Eu ainda não tenho os seres humanos assim em tão péssima consideração, embora haja cada vez mais malucos e alucinados por esse mundo fora. E sim Marco Martins, há algumas perguntas que ofendem as pessoas de bom senso.

Infelizmente os seres humanos tanto são capazes de fazer do melhor como do pior!
O nosso repúdio por massacres existe desde sempre, mas houve sempre alguém na história que ultrapassou esse limite e respeito pela humanidade.
A frieza da minha pergunta não tem intenção de ser ofensiva, mas apenas uma análise daquilo que poderá ser uma realidade.
O Putin tem de avançar antes que o inferno comece, e o recurso a bombas de fragmentação tem aumentado e também essas são proibidas.
O objectivo do Putin, até pode passar por utilizar um ogiva para destruir uma área pequena de Kiev, pois isso será suficiente para uma fuga em massa! Se é um risco fazer isso? Sim é! Mas volto à pergunta inicial.. (sem intenção de ser ofensivo). Será que o Putin teria muito a perder?

por Carrancho_ » 25/8/2022 22:54

O que importa é a sensação de segurança da carne para canhão do Putin...

Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por Flavc » 25/8/2022 10:53

Passei novamente pelo CdeB, depois de um período de férias e como era expectável a situação internacional pouco se alterou, designadamente, a evolução da guerra na Ucrânia. Contudo, o Marco Martins faz uma pergunta na sua última intervenção que eu diria ser no mínimo de uma frieza ofensiva. Quer dizer o putinhas manda uma arma nuclear para destruir Kiev ( e arredores) e não teria mais nada a perder!!?? E o mundo ocidental e a Nato e qualquer cidadão minimamente consciente e preocupado com a humanidade ficaria parado a ver esse filme de horror!!?? Eu ainda não tenho os seres humanos assim em tão péssima consideração, embora haja cada vez mais malucos e alucinados por esse mundo fora. E sim Marco Martins, há algumas perguntas que ofendem as pessoas de bom senso.

Registado: 9/3/2017 16:10

por Marco Martins » 25/8/2022 9:09

Pedro

Neste momento já se viu que os aliados darão apoio à Ucrânia, mas isto apenas enquanto ela tiver um governo ucraniano.
Caso esse governo deixe de existir, será que os aliados querem avançar para uma guerra com a Rússia? Provavelmente não!!
Nesse sentido, não me admirava que a Rússia avançasse para Kiev com toda a força, ignorando o número de baixas civis que possa provocar.

Nesta fase da guerra, os russos já sabem quem está com eles bem como até onde os aliados dão apoio a Ucrânia!
Para além disso, a seca ajudou a expor muitas fragilidades da Europa em relação aos combustíveis.

Nesta fase, será que a Rússia perderia alguma coisa se enviasse uma pequena ogiva nuclear para Kiev?

por PMP69 » 24/8/2022 15:57

Mais_um, pela situação que se verifica no terreno (impasse) e para não caírem no Afeganistão II, não ponho "as mão no fogo" pelos russos, e não me admirava que as utilizassem. Não nos esqueçamos que ainda têm uma boa reserva de misseis hipersónicos, nomeadamante Kinzhal, com capacidade convencional ou nuclear até 500 kg.

Pedro

por mais_um » 24/8/2022 14:53

PMP69 Escreveu:
rg7803 Escreveu:Pedro, achas que a Rússia tem condições para escalar a guerra? Terá recursos?
Há aquele adágio que diz que a Rússia nunca é tão forte como parece, mas também não é tão fraca como parece...mas parece que os seus recursos estão um tanto exauridos.

Quando falei em escalar, referia-me a bombardeamentos massivos e indiscriminados, nomeadamente Kiev e recurso a armas nucleares de uso tático.

No terreno, não me parece que tenham capacidade para esticarem as suas linhas, muito menos com o aproximar do inverno.

Desde o início que digo que ganha a guerra quem tiver capacidade para aguentar mais tempo o esforço dessa mesma guerra, e a Rússia tinha e tem tudo contra si nesse campo.

Pedro

Não me parece que a Rússia tenha capacidade para fazer bombardeamentos massivos, selectivos sim. E indiscriminados já o faz quase desde o inicio da invasão. E tendo em conta a actual situação no terreno a utilização de armas táticas nucleares parece-me de todo muito pouco provável.

por PMP69 » 24/8/2022 12:29

rg7803 Escreveu:Pedro, achas que a Rússia tem condições para escalar a guerra? Terá recursos?
Há aquele adágio que diz que a Rússia nunca é tão forte como parece, mas também não é tão fraca como parece...mas parece que os seus recursos estão um tanto exauridos.

Quando falei em escalar, referia-me a bombardeamentos massivos e indiscriminados, nomeadamente Kiev e recurso a armas nucleares de uso tático.

No terreno, não me parece que tenham capacidade para esticarem as suas linhas, muito menos com o aproximar do inverno.

Desde o início que digo que ganha a guerra quem tiver capacidade para aguentar mais tempo o esforço dessa mesma guerra, e a Rússia tinha e tem tudo contra si nesse campo.

Pedro

por rg7803 » 24/8/2022 12:19

Pedro, achas que a Rússia tem condições para escalar a guerra? Terá recursos?
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por PMP69 » 24/8/2022 8:55

mais_um Escreveu:
rg7803 Escreveu:
mais_um Escreveu:Considero plausível que o atentado tenha sido fabricado pelos russos para justificar um ataque a centros de decisão em Kiev.

Para esse fim não funcionaria melhor bombardear uma escola cheia crianças, numa qualquer cidade/vila fronteiriça?
Just a thought…

Pouco provável. O ano lectivo na Russia ainda não começou.
Além disso há n satelites a fotografar a Ucrânia e arredores, seria possível provar que era fabricado.
Isto é diferente, morre só uma pessoa que é suficiente para justificar um ataque selectivo a altas individualidades do governo ucraniano.

Até porque o russo que vive em Moscovo não quer saber se morrem dezenas de crianças a 1.000 kms de distância, ou se morrem milhares de soldados do Cáucaso, Daguestão, Sibéria .... Basta recordar o episódio da ecola primária de Beslan em 2004.

A guerra está num impasse, e este atentado pode ser a justificação para voltar ao plano inicial, e tentar decapitar o poder ucraniano.

Acho que podemos esperar um escalar da guerra, por parte da Rússia, até porque se aproxima o inverno, e no terreno o impasse mantém-se.

Pedro

por mais_um » 23/8/2022 22:21

rg7803 Escreveu:
mais_um Escreveu:Considero plausível que o atentado tenha sido fabricado pelos russos para justificar um ataque a centros de decisão em Kiev.

Para esse fim não funcionaria melhor bombardear uma escola cheia crianças, numa qualquer cidade/vila fronteiriça?
Just a thought…

Pouco provável. O ano lectivo na Russia ainda não começou.
Além disso há n satelites a fotografar a Ucrânia e arredores, seria possível provar que era fabricado.
Isto é diferente, morre só uma pessoa que é suficiente para justificar um ataque selectivo a altas individualidades do governo ucraniano.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 113 visitantes