OT - Políticas para Portugal
Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:BearManBull Escreveu:Antes existiam 5 escolas publicas no topo na actualidade a primeira aparece em 49.
Não consigo encontrar evidências de 5 escolas públicas no top 10.
O ranking começou a ser publicado em 2001.
É possível que tenha ocorrido nalgum(s) dos anos por conferir (alguns dos anos mais antigos, ainda não encontrei fontes).
Existem algumas "anomalias" a considerar também. Em particular, o Conservatorio de Musica Cal. Gulbenkian às vezes aparece bem classificado mas tendo realizado um número super reduzido de exames (8 exames em 2004, 7 exames em 2010; atenção: exames, que alunos ainda será menos!). Optei por exclui-lo da lista seguinte, que aponta o número de publicas no Top 10 e a média da melhor (mesmo que esteja fora do top10) nos anos que consegui conferir:
2001: ?
2002: ?
2003: ?
2004: 1 (13.60)
2005: ?
2006: ?
2007: 1 (13.34)
2008: 0 (13.54)
2009: 0 (13.34)
2010: 0 (13.70)
2011: 0 (13.53)
2012: 0 (12.48)
2013: 1 (12.96)
2014: 0 (12.81)
2015: 0 (13.16)
2016: 0 (12.74)
2017: 0 (12.79)
2018: 0 (12.93)
2019: 0 (13.12)
2020: 0 (15.21)
2021: 0 (13.41)
As fontes são diversas (especialmente para os anos mais remotos é difícil encontrar a informação) e os critérios podem diferir entre anos e/ou fontes. Os resultados são os da média dos exames nacionais do secundário. Penso também que para 2001, o primeiro ranking (cujos números nem consegui conferir) só utilizava a média dos exames nacionais do 12º ano.
Podem existir lapsos ou inconsistências.
Se alguém conseguir complementar ou melhorar esta informação, excelente, agradeço.
Os dados são os mesmo para todos os OCS, cada um trata como quiser, para o 1º do ranking o Expresso dá 115 exames, no Observador dá 104 e o Publico dá 101. Agora escolham...
Desconfio que os 5 públicos nos 10 primeiros é mais um lapso do Bear, rigor não é uma palavra que faça parte do dicionário dele...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:Não consigo encontrar evidências de 5 escolas públicas no top 10.
Talvez no outro tópico em que se abordou os rankings, tenho ideia que retirei isso de um jornal na altura.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:mais_um Escreveu:O capitalismo não se move pelo bem estar da sociedade, este (bem estar da sociedade) aparece (quando aparece) como consequência e não como objectivo, Penso que é aqui que discordamos. E não é conversa de BE e PCP, é a realidade.
Quando montas um negocio, se lícito e desvinculado de subsídios é para atender a uma necessidade social.
As empresas são um agente colectivo que existem para atender a uma necessidade da sociedade. Esse é o verdadeiro vinculo.
Tu podes tentar maximizar o lucro mas se actuas dentro de um contexto legal onde existe escrutínio é impossível maximizar lucro sem prestar um serviço social de excelência.
Podem existir algumas praticas como marketing agressivo, que aí entra no contexto daquilo que é actividade criminosa... depois temos exemplos como o da TAP que a definição da palavra corrupção.
Provavelmente a nossa discordância é derivada do que entendemos o que é social ou necessidade da sociedade.
Não conheço nenhuma empresa que tenha como missão atender questões sociais ou da sociedade, atender as necessidades de cliente ainda encontro.
De qualquer forma, na minha opinião isso é conversa para boi dormir ou seja quando empresas como a Google ou Apple utilizam todos os estratagemas possíveis para pagarem impostos abaixo dos 2 dígitos, apesar de terem lucros brutais, significa que a preocupação deles é entregar valor ao acionista e ganharem os prémios chorudos que são indexados aos resultados. Isto não é uma critica, é algo com que concordo, se quero fazer caridade, crio uma fundação ou dou dinheiro para esse fim, agora as empresas são criadas para ganharem dinheiro e muitas estudam os clientes de forma de conseguirem ganharem o mais possível, por exemplo a Microsoft. É por isso que o capitalismo é imbatível na criação de riqueza. Sociedade? Bem estar social? Também acreditas no pai natal?
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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Antes existiam 5 escolas publicas no topo na actualidade a primeira aparece em 49.
Não consigo encontrar evidências de 5 escolas públicas no top 10.
O ranking começou a ser publicado em 2001.
É possível que tenha ocorrido nalgum(s) dos anos por conferir (alguns dos anos mais antigos, ainda não encontrei fontes).
Existem algumas "anomalias" a considerar também. Em particular, o Conservatorio de Musica Cal. Gulbenkian às vezes aparece bem classificado mas tendo realizado um número super reduzido de exames (8 exames em 2004, 7 exames em 2010; atenção: exames, que alunos ainda será menos!). Optei por exclui-lo da lista seguinte, que aponta o número de publicas no Top 10 e a média da melhor (mesmo que esteja fora do top10) nos anos que consegui conferir:
2001: ?
2002: ?
2003: ?
2004: 1 (13.60)
2005: ?
2006: ?
2007: 1 (13.34)
2008: 0 (13.54)
2009: 0 (13.34)
2010: 0 (13.70)
2011: 0 (13.53)
2012: 0 (12.48)
2013: 1 (12.96)
2014: 0 (12.81)
2015: 0 (13.16)
2016: 0 (12.74)
2017: 0 (12.79)
2018: 0 (12.93)
2019: 0 (13.12)
2020: 0 (15.21)
2021: 0 (13.41)
As fontes são diversas (especialmente para os anos mais remotos é difícil encontrar a informação) e os critérios podem diferir entre anos e/ou fontes. Os resultados são os da média dos exames nacionais do secundário. Penso também que para 2001, o primeiro ranking (cujos números nem consegui conferir) só utilizava a média dos exames nacionais do 12º ano.
Podem existir lapsos ou inconsistências.
Se alguém conseguir complementar ou melhorar esta informação, excelente, agradeço.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
mais_um Escreveu:O capitalismo não se move pelo bem estar da sociedade, este (bem estar da sociedade) aparece (quando aparece) como consequência e não como objectivo, Penso que é aqui que discordamos. E não é conversa de BE e PCP, é a realidade.
Quando montas um negocio, se lícito e desvinculado de subsídios é para atender a uma necessidade social.
As empresas são um agente colectivo que existem para atender a uma necessidade da sociedade. Esse é o verdadeiro vinculo.
Tu podes tentar maximizar o lucro mas se actuas dentro de um contexto legal onde existe escrutínio é impossível maximizar lucro sem prestar um serviço social de excelência.
Podem existir algumas praticas como marketing agressivo, que aí entra no contexto daquilo que é actividade criminosa... depois temos exemplos como o da TAP que a definição da palavra corrupção.
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Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:Para não estar a olhar estritamente para a melhor, aqui ficam as classificações médias (segundo o Observador) para as 5 melhores públicas em 2016 e 2021, com a respectiva posição no ranking global entre parentisis:
2016
----------------------------------------------------------------------
12.74(35) 12.63(38) 12.45(40) 12.45(41) 12.40(44)
----------------------------------------------------------------------
2021
----------------------------------------------------------------------
13.41(49) 13.41(50) 13.36(51) 13.21(56) 13.20(57)
----------------------------------------------------------------------
De uma forma geral, as médias subiram, porém isso corresponde a uma posição mais baixa no ranking. Isto é uma consequência das privadas terem subido mais que as públicas entre os dois anos a comparação. O que é que isto quer mesmo dizer, enfim, podemos especular e advogar/defender uma série de coisas, mas isso é ler mais do que o que está nos números.
Também há novas escolas privadas, por exemplo a primeira do ranking em 2021, abriu em 2008 e só teve exames do secundário pela primeira vez em 2020 (3º do ranking), é a única privada em Matosinhos. E como este caso há mais, escolas privadas recentes que entram directamente para o top dos rankings por motivos óbvios. Em relação às escolas publicas o facto de a escolaridade ter sido estendida até o 12º e ser obrigatório para concluir fazer exames (excepto nos anos do COVID), seguramente que aumentou o nº de alunos com menos performance na esfera publica.
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Re: Políticas para Portugal
Para não estar a olhar estritamente para a melhor, aqui ficam as classificações médias (segundo o Observador) para as 5 melhores públicas em 2016 e 2021, com a respectiva posição no ranking global entre parentisis:
2016
----------------------------------------------------------------------
12.74(35) 12.63(38) 12.45(40) 12.45(41) 12.40(44)
----------------------------------------------------------------------
2021
----------------------------------------------------------------------
13.41(49) 13.41(50) 13.36(51) 13.21(56) 13.20(57)
----------------------------------------------------------------------
De uma forma geral, as médias subiram, porém isso corresponde a uma posição mais baixa no ranking. Isto é uma consequência das privadas terem subido mais que as públicas entre os dois anos a comparação. O que é que isto quer mesmo dizer, enfim, podemos especular e advogar/defender uma série de coisas, mas isso é ler mais do que o que está nos números.
2016
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12.74(35) 12.63(38) 12.45(40) 12.45(41) 12.40(44)
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2021
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13.41(49) 13.41(50) 13.36(51) 13.21(56) 13.20(57)
----------------------------------------------------------------------
De uma forma geral, as médias subiram, porém isso corresponde a uma posição mais baixa no ranking. Isto é uma consequência das privadas terem subido mais que as públicas entre os dois anos a comparação. O que é que isto quer mesmo dizer, enfim, podemos especular e advogar/defender uma série de coisas, mas isso é ler mais do que o que está nos números.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
Diferentes fontes utilizam diferentes critérios de filtragem aos dados divulgados pelo ME, o threshold dos 100 alunos era um que já tinha dado conta pois está indicado nas outras fontes...
Aliás, isto é um rabbit hole pois as escolas não fazem todas os mesmos exames. Isto é, a distribuição de exames não é a mesma para todas as escolas, uma escola pode ter imensos exames de matemática (por exemplo) e outra poucos ou nenhuns.
Os dados que estou a deixar são meramente indicativos. Como já disse, isto justificava uma análise muito mais aprofundada do que aquilo que é concebível que eu vá fazer aqui...
Aliás, isto é um rabbit hole pois as escolas não fazem todas os mesmos exames. Isto é, a distribuição de exames não é a mesma para todas as escolas, uma escola pode ter imensos exames de matemática (por exemplo) e outra poucos ou nenhuns.
Os dados que estou a deixar são meramente indicativos. Como já disse, isto justificava uma análise muito mais aprofundada do que aquilo que é concebível que eu vá fazer aqui...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:E o Estado deve apenas assegurar os 3 pilares que permitem uma sociedade viável, nomeadamente a educação, a saúde e a justiça, além das questões de soberania, como a segurança e forças armadas.
Isso é exactamente a minha visão do que deve ser o estado. E julgo ser a dos liberais de referencia com Friedman/Hayek.
Não consigo entender o que te leva a afirmar que as empresas se movem só pelo lucro. Isso são afirmações estilo BEs/PCPs. Uma empresa com código de ética move-se para prover o melhor serviço/produto, o lucro é mais uma consequência do que uma necessidade. Claro que no caso de monopólios, entidades criminosas e subsidio dependentes são casos á parte.
O capitalismo não se move pelo bem estar da sociedade, este (bem estar da sociedade) aparece (quando aparece) como consequência e não como objectivo, Penso que é aqui que discordamos. E não é conversa de BE e PCP, é a realidade.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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Re: Políticas para Portugal
E o Estado deve apenas assegurar os 3 pilares que permitem uma sociedade viável, nomeadamente a educação, a saúde e a justiça, além das questões de soberania, como a segurança e forças armadas.
Isso é exactamente a minha visão do que deve ser o estado. E julgo ser a dos liberais de referencia com Friedman/Hayek.
Não consigo entender o que te leva a afirmar que as empresas se movem só pelo lucro. Isso são afirmações estilo BEs/PCPs. Uma empresa com código de ética move-se para prover o melhor serviço/produto, o lucro é mais uma consequência do que uma necessidade. Claro que no caso de monopólios, entidades criminosas e subsidio dependentes são casos á parte.
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Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:Creio que o Observador está a incluir todas as escolas (há outras fontes que excluem escolas com menos de 100 alunos a exame).
Aqui ficam os rankings do Observador (só disponíveis desde 2016):
2016: 15.20 12.74 (35)
2017: 15.03 12.79 (31)
2018: 15.51 12.93 (29)
2019: 15.62 13.12 (37)
2020: 18.17 15.21 (51)
2021: 16.10 13.41 (49)
(ano, melhor privada, melhor publica, posição da melhor publica entre parentisis)
O Observador omite escolas publicas nos primeiros 50, por exemplo a Escola Artística Soares dos Reis, Porto que fez só 620 provas.
Aliás, do que percebi omite todas as escolas artísticas.
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“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Políticas para Portugal
Creio que o Observador está a incluir todas as escolas (há outras fontes que excluem escolas com menos de 100 alunos a exame).
Aqui ficam os rankings do Observador (só disponíveis desde 2016):
2016: 15.20 12.74 (35)
2017: 15.03 12.79 (31)
2018: 15.51 12.93 (29)
2019: 15.62 13.12 (37)
2020: 18.17 15.21 (51)
2021: 16.10 13.41 (49)
(ano, melhor privada, melhor publica, posição da melhor publica entre parentisis)
Plot:

(melhor publica a azul, melhor privada a laranja, por ano; fonte: observador; anos: 2016-2021)
Aqui ficam os rankings do Observador (só disponíveis desde 2016):
2016: 15.20 12.74 (35)
2017: 15.03 12.79 (31)
2018: 15.51 12.93 (29)
2019: 15.62 13.12 (37)
2020: 18.17 15.21 (51)
2021: 16.10 13.41 (49)
(ano, melhor privada, melhor publica, posição da melhor publica entre parentisis)
Plot:
(melhor publica a azul, melhor privada a laranja, por ano; fonte: observador; anos: 2016-2021)
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Trabalhas num banco e vens para aqui cantar que se movem pelo lucro é conversa típica de bloquistas. Dinheiro incomoda no bolso dos outros. Os bancos são instituições com alto alto impacto social e quanto mais desenvolvido é o sistema bancário mais desenvolvida é uma nação. Outra coisa é subsídios e actividades ilícitas mas aí é outra questão.
Estar a rotular as pessoas que trabalham no ensino privado como avarentos que só veem dinheiro á frente é extremamente redutor.
Finalmente para os miúdos que não têm determinado desempenho obviamente que tem de haver regras, no meu tempo creio que ao terceiro chumbo no mesmo ano eram expulsos da escola. Existem limites, não tem cabimento um gaijo com 16 anos estar no sétimo, isso só na engenharia social de um socialista com os cabos todos soltos nos neurónios é que funciona.
Como fazes questão de provar nos 3 parágrafos do teu comentário, a única pessoa nesta discussão que coloca rótulos nas pessoas és tu....
Sou a favor do capitalismo, é o melhor sistema económico para produzir riqueza, não o é a distribuir mas isso é outra discussão. E sou a favor da iniciativa privada, sem apoio do Estado. E o Estado deve apenas assegurar os 3 pilares que permitem uma sociedade viável, nomeadamente a educação, a saúde e a justiça, além das questões de soberania, como a segurança e forças armadas. Agora que rotulo me atribuis?
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“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Políticas para Portugal
mais_um Escreveu:BearManBull Escreveu:
Só para veres eu nunca comparei o privado com o publico.
Estou farto de dizer o mesmo. E pela quinta vez volto a repetir que o problema é que as instituições publicas têm perdido lugares no ranking.
O que está em causa é que as escolas publicas no passado tinham melhor prestação do que agora. Na minha analise tenho-me limitado a enfatizar essa degradação da escola publica ao longo dos anos, nem sequer disse nada de publico vs privado. É uma analise de publico vs publico em diferentes momentos. Antes existiam 5 escolas publicas no topo na actualidade a primeira aparece em 49.
Antes existiam 5 escolas publicas no top foi quando? Estás a comparar, quando apontas o nº de escolas publicas no ranking global.
E que ranking andas a ver para dizer que a primeira aparece em 49º lugar?!?!?!
Expressamente que não foi um jornal do sistema, ou pelo menos não tanto do sistema.
https://observador.pt/interativo/rankin ... cou-a-sua/
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― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Insistes que não existe nenhum problema.
Podes apontar onde é que eu disse que não existia nenhum problema?
E de seguida, apresenta evidências de que eu insisto que não há nenhum problema.
BearManBull Escreveu:Degradação -> incapacidade de prestar um serviço com o mesmo nível de qualidade de outros tempos, apesar de existir uma panóplia de tecnologias que potenciaram a capacidade de aprendizagem.
Ok, então como é que estás a medir que não presta um serviço com o mesmo nível de qualidade de outros tempos?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:
Só para veres eu nunca comparei o privado com o publico.
Estou farto de dizer o mesmo. E pela quinta vez volto a repetir que o problema é que as instituições publicas têm perdido lugares no ranking.
O que está em causa é que as escolas publicas no passado tinham melhor prestação do que agora. Na minha analise tenho-me limitado a enfatizar essa degradação da escola publica ao longo dos anos, nem sequer disse nada de publico vs privado. É uma analise de publico vs publico em diferentes momentos. Antes existiam 5 escolas publicas no topo na actualidade a primeira aparece em 49.
Antes existiam 5 escolas publicas no top foi quando? Estás a comparar, quando apontas o nº de escolas publicas no ranking global.
E que ranking andas a ver para dizer que a primeira aparece em 49º lugar?!?!?!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:BearManBull Escreveu:Ambos ensino privado e publico seguem o mesmo programa e avaliação. A evolução devia ser equivalente, excepto claro existindo a tal degradação do sistema publico de ensino.
Como é que defines degradação?BearManBull Escreveu:Nem sei porque continuas a insistir nisso, a educação esta como a saúde -> um caos de meandros burocráticos e de doutrinamento. E vai piorar nos próximos anos.
Insisto em quê?
Insistes que não existe nenhum problema. Aliás nunca te vi assumir nenhum problema no país nos mais de 10 anos que frequento o fórum, nota-se claramente que tens aversão a criticar o que quer que seja que está mal. Está sempre tudo perfeito. E mais que vens sempre tentar defender posições das decisões tomadas. Parece que estou a falar com deputados do PS (se calhar até é o caso)...
Degradação -> incapacidade de prestar um serviço com o mesmo nível de qualidade de outros tempos, apesar de existir uma panóplia de tecnologias que potenciaram a capacidade de aprendizagem. Existem muitos problemas que na altura foram referidos noutro tópico sobre a temática.
Já disse o que tinha a dizer, é indiferente, quem quer qualidade de ensino que lute por os filhos numa escola privada e o resto é conversa.
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― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
Pois sim lidar com putos mimados também é fresco...
Nem é essa a questão como vou referir outra vez dasss... estou a falar do desempenho das escolas publicas no histórico do ranking. Todos os problemas que inventes sempre existiram.
Pior é que cada vez mais pais se têm possibilidades evitam ter os filhos em escolas publicas.
Trabalhas num banco e vens para aqui cantar que se movem pelo lucro é conversa típica de bloquistas. Dinheiro incomoda no bolso dos outros. Os bancos são instituições com alto alto impacto social e quanto mais desenvolvido é o sistema bancário mais desenvolvida é uma nação. Outra coisa é subsídios e actividades ilícitas mas aí é outra questão.
Estar a rotular as pessoas que trabalham no ensino privado como avarentos que só veem dinheiro á frente é extremamente redutor.
Finalmente para os miúdos que não têm determinado desempenho obviamente que tem de haver regras, no meu tempo creio que ao terceiro chumbo no mesmo ano eram expulsos da escola. Existem limites, não tem cabimento um gaijo com 16 anos estar no sétimo, isso só na engenharia social de um socialista com os cabos todos soltos nos neurónios é que funciona.
Nem é essa a questão como vou referir outra vez dasss... estou a falar do desempenho das escolas publicas no histórico do ranking. Todos os problemas que inventes sempre existiram.
Pior é que cada vez mais pais se têm possibilidades evitam ter os filhos em escolas publicas.
Trabalhas num banco e vens para aqui cantar que se movem pelo lucro é conversa típica de bloquistas. Dinheiro incomoda no bolso dos outros. Os bancos são instituições com alto alto impacto social e quanto mais desenvolvido é o sistema bancário mais desenvolvida é uma nação. Outra coisa é subsídios e actividades ilícitas mas aí é outra questão.
Estar a rotular as pessoas que trabalham no ensino privado como avarentos que só veem dinheiro á frente é extremamente redutor.
Finalmente para os miúdos que não têm determinado desempenho obviamente que tem de haver regras, no meu tempo creio que ao terceiro chumbo no mesmo ano eram expulsos da escola. Existem limites, não tem cabimento um gaijo com 16 anos estar no sétimo, isso só na engenharia social de um socialista com os cabos todos soltos nos neurónios é que funciona.
Editado pela última vez por BearManBull em 13/7/2022 17:23, num total de 1 vez.
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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Ambos ensino privado e publico seguem o mesmo programa e avaliação. A evolução devia ser equivalente, excepto claro existindo a tal degradação do sistema publico de ensino.
Como é que defines degradação?
BearManBull Escreveu:Nem sei porque continuas a insistir nisso, a educação esta como a saúde -> um caos de meandros burocráticos e de doutrinamento. E vai piorar nos próximos anos.
Insisto em quê?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:
Nunca pensei que fosses de tal maneira radical nestes assuntos. Mas enfim, em Portugal deve ser uma questão genética. Quem trabalha são lobos, os políticos e agentes do estado são cordeiros...
Se há alguém radical aqui és tu, eu não sou seguramente. Usando a tua caracterização sou um lobo e daqueles que sustenta isto, ando entre o escalão dos 45% e dos 48%. Nem eu, nem a minha mulher trabalhamos para o Estado ou em empresas que dependem do Estado ou de empresas publicas. E o Banco onde trabalho não só não precisou do Estado na altura da crise, como emprestou dinheiro para resolver alguns problemas da concorrência.
BearManBull Escreveu:Os miúdos de 17-18 anos que andam nas escolas nas turmas dos de13-14 a vender drogas e fazer bullying. Nada simplesmente iam fazer o mesmo mas fora da escola. Aliás existem escolas profissionais que podem acudir esse tipo de alunos se realmente tiverem vontade de se integrar.
Há muitas escolas publicas e privadas em que no mesmo espaço coabitam os alunos do 3º ciclo e secundário, isso não é um problema generalizado, pode acontecer pontualmente.
Sobre os alunos com dificuldades serem encaminhados para o ensino profissional isso já acontece há muitos anos, mas como aconselhamento (o Estado não pode obrigar, se o fizesse estarias a criticar como fazes em n posts....
BearManBull Escreveu:Miúdos com algum tipo invalidez, depende se têm ou não as capacidades intelectuais intactas dentro daquilo que se considera normal. Se estão fora desse espectro não me parece que possam acudir a uma escola regular (das que estão nos rankings). Não seria correcto nem para a escola nem para o aluno.
Não estamos a falar de atrasados mentais, há n problemas que impedem que os alunos seja de excelência, no entanto conseguem com o apoio apropriado concluírem o secundário e alguns até seguem para a universidade. Claro que as escolas privadas fogem deste alunos como o diabo foge da cruz, além de serem um problema para a imagem de sucesso da escola há ainda a questão dos custos extra.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:Há uma tendência geral para a subida da média da melhor privada. A média da melhor pública é mais errática.
Uma boa palavra para definir o estado actual da educação publica -> errática.
MarcoAntonio Escreveu:Contudo, é suficiente para mostrar que as escolas publicas não têm de se degradar (de acordo com a métrica utilizada para construir o ranking) para descerem nesse ranking.
Ambos ensino privado e publico seguem o mesmo programa e avaliação. A evolução devia ser equivalente, excepto claro existindo a tal degradação do sistema publico de ensino.
Nem sei porque continuas a insistir nisso, a educação esta como a saúde -> um caos de meandros burocráticos e de doutrinamento. E vai piorar nos próximos anos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
Esta análise precisava de ser feita com muito mais cuidado (francamente não tenho tempo para isso) mas é suficientemente indicadora. Sobre o resto, não vou comentar...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:Aqui ficam as médias das melhores escolas privadas e publicas no secundário de acordo com o Publico/Expresso, com os dados fornecidos pelo ME, em diversos anos:
[ano / melhor media privada / melhor media publica / posição da melhor media publica entre parentisis]
2007: 13.96 13.34 (05)
...
2010: 14.80 13.70 (10)
...
2013: 14.18 12.96 (09)
...
2016: 14.98 12.48 (30)
2017: 15.04 12.87 (28)
2018: 15.30 12.55 (33)
2019: 15.47 12.76 (38)
2020: 18.03 15.24 (41)
2021: 16.10 13.41 (40)
Há uma tendência geral para a subida da média da melhor privada. A média da melhor pública é mais errática.
Esta análise não é exaustiva nem pretende ser. Contudo, é suficiente para mostrar que as escolas publicas não têm de se degradar (de acordo com a métrica utilizada para construir o ranking) para descerem nesse ranking. Por exemplo, a segunda melhor publica em 2010 teve 13.28, o que é ligeiramente pior que 13.41, porém isso colocou-a em 18º quando a melhor publica em 2021 com um resultado ligeiramente superior ficou em 40º. Ainda mais flagrante, 13.34 coloca a melhor pública em 5º em 2007 mas 13.41 coloca a melhor publica em 40º em 2021...
Verdade o que dizes...mas nota-se que a tendecia da provada para a publica tem vindo a aumentar...
Isso quererá dizer que ha cada vez mais familias com mais posses...?
NOTA: Eu vivo no Parque das Nações. Toda a gente por aqui tem posses para meter os filhos nos colegios privados. A minha filha anda no Pedro Arrupe. POrque é que nao a vou mudar para a Escola Vasco da Gama ou Parque da Nações SUL...e não vou a mudar porque...Essas 2 escolas quando falta um professor por doenças, gravidez, etc...não é subsituido...chegando os alunos estarem quase 1 nao sem a disciplina. Isso não acontece no Privado!
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Re: Políticas para Portugal
Aqui ficam as médias das melhores escolas privadas e publicas no secundário de acordo com o Publico/Expresso, com os dados fornecidos pelo ME, em diversos anos:
[ano / melhor media privada / melhor media publica / posição da melhor media publica entre parentisis]
2007: 13.96 13.34 (05)
...
2010: 14.80 13.70 (10)
...
2013: 14.18 12.96 (09)
...
2016: 14.98 12.48 (30)
2017: 15.04 12.87 (28)
2018: 15.30 12.55 (33)
2019: 15.47 12.76 (38)
2020: 18.03 15.24 (41)
2021: 16.10 13.41 (40)
Há uma tendência geral para a subida da média da melhor privada. A média da melhor pública é mais errática.
Esta análise não é exaustiva nem pretende ser. Contudo, é suficiente para mostrar que as escolas publicas não têm de se degradar (de acordo com a métrica utilizada para construir o ranking) para descerem nesse ranking. Por exemplo, a segunda melhor publica em 2010 teve 13.28, o que é ligeiramente pior que 13.41, porém isso colocou-a em 18º quando a melhor publica em 2021 com um resultado ligeiramente superior ficou em 40º. Ainda mais flagrante, 13.34 coloca a melhor pública em 5º em 2007 mas 13.41 coloca a melhor publica em 40º em 2021...
[ano / melhor media privada / melhor media publica / posição da melhor media publica entre parentisis]
2007: 13.96 13.34 (05)
...
2010: 14.80 13.70 (10)
...
2013: 14.18 12.96 (09)
...
2016: 14.98 12.48 (30)
2017: 15.04 12.87 (28)
2018: 15.30 12.55 (33)
2019: 15.47 12.76 (38)
2020: 18.03 15.24 (41)
2021: 16.10 13.41 (40)
Há uma tendência geral para a subida da média da melhor privada. A média da melhor pública é mais errática.
Esta análise não é exaustiva nem pretende ser. Contudo, é suficiente para mostrar que as escolas publicas não têm de se degradar (de acordo com a métrica utilizada para construir o ranking) para descerem nesse ranking. Por exemplo, a segunda melhor publica em 2010 teve 13.28, o que é ligeiramente pior que 13.41, porém isso colocou-a em 18º quando a melhor publica em 2021 com um resultado ligeiramente superior ficou em 40º. Ainda mais flagrante, 13.34 coloca a melhor pública em 5º em 2007 mas 13.41 coloca a melhor publica em 40º em 2021...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Só para veres eu nunca comparei o privado com o publico.
Estou farto de dizer o mesmo. E pela quinta vez volto a repetir que o problema é que as instituições publicas têm perdido lugares no ranking.
O que está em causa é que as escolas publicas no passado tinham melhor prestação do que agora. Na minha analise tenho-me limitado a enfatizar essa degradação da escola publica ao longo dos anos, nem sequer disse nada de publico vs privado. É uma analise de publico vs publico em diferentes momentos. Antes existiam 5 escolas publicas no topo na actualidade a primeira aparece em 49.
O que tu estás efectivamente a comparar é a posição relativa das escolas publicas e privadas num ranking. Não se sabe, meramente com base nesta análise (leia-se, comparação) se foram as escolas publicas que se degradaram, se foram as escolas privadas que melhoraram ou se foi um misto das duas coisas.
Isto é elementar.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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