Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por Marco Martins » 14/6/2022 20:26

Opcard Escreveu:
Por outras palavras a fragilidade das democracias que cedem quando na rua há
0,5% da população , já as ditaduras aguentam …

E quanto mais tempo a guerra na Ucrânia durar, mais população haverá nas ruas a fazer manifestações...

Para já ainda existe a ideia que tudo isto (o aumento abrupto de preços) é por uma justa causa (apoio e situação na Ucrânia)... mas não tarda nada, isto vai ter um impacto bem visível na nossa realidade!

As rendas vão aumentar, as empresas vão começar a fechar, o desemprego irá aumentar e a meu ver, novamente naqueles países com uma dívida grande!!! .... e aí o povo irá para as ruas....

Para já a Europa está unida, mas as dificuldades e manifestações de cada um, levarão cada país a tentar olhar por si.... (não é o correcto, mas creio que será o que irá acontecer...)

Mesmo a união entre o UK e UE está mais fragilizada desde que o UK nos deixou (embora isso tenha sido atenuado com isto da Ucrânia... mas o problema continua cá).

Mesmo o atraso da Alemanha em fornecer o material prometido para a Ucrânia, também não me parece inocente!!
Quanto ao Zelensky criticar abertamente a Alemanha, também não acredito que seja muito positivo... pois não tarda nada, recebe respostas para que eles resolvam os problemas deles próprios!!

Posto isto, acredito que mais facilmente as democracias cederão e a Russia, mesmo com problemas internos se irá aguentar!!!
Não dúvido que a Ucrânia vá ficar sem uma parte grande dos territórios que a Rússia quer!

A única solução, seria mesmo o aumento de problemas e revoltas internas na Rússia com vários estados a pedir independência... ou a morte/substituição do Putin por alguém "melhor" ...

No limiar da imaginação, seria a simples eliminação de Moscovo do mapa...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Opcard » 14/6/2022 19:36

Lusitanus Escreveu:
Opcard Escreveu:Há um aspecto nunca falado mas diz o que é hoje o Ocidente vendo casos passados .

Se fosse os USA a utilizar esta brutalidade contra outro país não escolhendo entre civis e militares ,teríamos manifestações diárias em todas as capitais ocidentais frente a sua embaixada .

As pessoas protestam ou continuam a protestar apenas quando acham que poderão ser atendidas, quando percebem que não adianta protestar, calam-se! 8-)

Por outras palavras a fragilidade das democracias que cedem quando na rua há
0,5% da população , já as ditaduras aguentam …

Registado: 14/3/2009 0:19

por Lusitanus » 14/6/2022 19:25

Opcard Escreveu:Há um aspecto nunca falado mas diz o que é hoje o Ocidente vendo casos passados .

Se fosse os USA a utilizar esta brutalidade contra outro país não escolhendo entre civis e militares ,teríamos manifestações diárias em todas as capitais ocidentais frente a sua embaixada .

As pessoas protestam ou continuam a protestar apenas quando acham que poderão ser atendidas, quando percebem que não adianta protestar, calam-se! 8-)

Registado: 19/3/2021 0:23

por Opcard » 14/6/2022 18:09

Há um aspecto nunca falado mas diz o que é hoje o Ocidente vendo casos passados .

por mais_um » 14/6/2022 17:58

PMP69 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:É uma luta desigual à base de força bruta de um dos lados. Como já escrevi há muitas semanas atrás, é praticamente impossível aos ucranianos (sozinhos) expulsarem os russos e há muito que está decidido que os outros (EU/UE/etc) não se vão envolver directamente. Ninguém quer uma guerra mundial, não obstante o que é a opinião (penso que da maioria) em relação ao que se passa na Ucrânia.

Como ainda não há ganhadores (Putin está longe de ter conseguido aquilo que queria inicialmente e ainda nem os mínimos consolidou direito!) a guerra continua e do lado russo vai continuar enquanto Putin estiver ali no poder e não estiver satisfeito com o que obteve. Carne para canhão e material bélico (mesmo que de segunda) não falta para repor os soldados, tanques e generais que vão caindo.

Os UEA e parte da Europa querem o arrastar da guerra, pois acham que com isso vão conseguir destruir a Rússia, ou colocá-la numa posição submissa. Quanto o Macron disse que não se devia humilhar a Rússia, tinha toda a razão, pois a história já nos ensinou que nações humilhadas criam ditadores.

Se o Ocidente, tem fornecido o equipamento militar solicitado pela Ucrânia, e a um ritmo acelerado, a situação no terreno seria bem diferente.

Pedro

Neste caso, mesmo antes de ser humilhada a Russia já tinha um ditador.
Em relação ao fornecimento de armamento e o impacto na frente de combate estás a ver a coisa de uma forma pouco racional, a superioridade russa em artilharia (obuses, MLRS e misseis em todas as suas variantes) e aviação é enorme, mesmo que o ocidente forneça o dobro ou o triplo do que já forneceu os ucranianos estarão sempre em desvantagem, pode tornar as coisas mais difíceis aos russos mas estes para já continuam a bombardear todos os dias, isto é o cenário de hoje que era o mesmo de ontem...:
Anexos
Screenshot 2022-06-14 at 17-52-24 Ukraine Interactive map - Ukraine Latest news on live map - liveuamap.com.png
Screenshot 2022-06-14 at 17-52-24 Ukraine Interactive map - Ukraine Latest news on live map - liveuamap.com.png (546.63 KiB) Visualizado 7361 vezes
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por pepe7 » 14/6/2022 16:52

Rússia faz "pequenos avanços" na região de Kharkiv

O Kremlin aumentou o investimento em defesa para corresponder às exigências da guerra, mas atrasos tecnológicos são obstáculo aos objetivos de Putin.

Na sua atualização diária desta terça-feira sobre a situação na Ucrânia, o Ministério da Defesa do Reino Unido informou que as tropas russas fizeram "pequenos avanços" na região de Kharkiv "pela primeira vez em várias semanas"; depois dos ucranianos terem celebrado a retirada dos russos da segunda maior cidade do país, que fica na zona nordeste.
Numa nota publicada no Twitter, os britânicos alertam ainda que o "principal esforço operacional russo continua a ser o assalto contra a região de Severodonetsk".

De recordar que, no final de maio, a retirada de tropas russas da região de Kharkiv motivaram a reabertura do serviço de metro na cidade e uma visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, às tropas destacadas na periferia da cidade.

Na mesma nota, os serviços de informação britânicos mencionam que o investimento em defesa na Rússia está a aumentar para corresponder ao esforço de guerra.

Segundo o Reino Unido, o "vice-presidente da comissão industrial militar russa previu que o investimento do estado em defesa aumente em 600 a 700 mil milhões de rublos (entre 10 a 11,7 mil milhões de euros), o que se aproximaria de um aumento de 20% no orçamento de defesa".

No entanto, o comunicado refere que as sanções e o atraso tecnológico no material bélico russo continuam a complicar as contas do Kremlin. Apesar do investimento reforçado pelo estado permitir que a máquina de guerra continue a funcionar, "a indústria continua a ter dificuldades em corresponder a muitos requisitos" e "a produção russa de sistemas eletrónicos avançados provavelmente continuará perturbado e poderá enfraquecer os seus esforços em substituir equipamentos perdidos na Ucrânia".

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2015586/russia-faz-pequenos-avancos-na-regiao-de-kharkiv
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por imauroxavier » 14/6/2022 16:15

PMP69 Escreveu:
Opcard Escreveu:Como o desconhecimento leva muitos a escrever a Europa quer prolongar a guerra que disparate ,

Se a Rússia tiver êxito total na Ucrânia a seguir vai exigir um corredor que ligue a Rússia a Kaliningrado antiga Prussia-Orientale vejam o mapa a partir da Bielorrússia são 2 países Polónia e Lituânia teriam de ceder passagem , leiam os discurso da diplomacia russa sobre estes 2 países .

A Europa e os USA não querem prolongar a guerra nenhum dos seus líderes ganha votos com a crise, mas tem a noção que são obrigados dar armas a Ucrânia para não ser um passeio para os russos

O arrastar de uma guerra cria problemas internos a quem tem que sustentar essa guerra, foi assim em África (Portugal), Vietname, Afeganistão, Iraque, ..... e entre uma derrota rápida ou uma derrota a longo prazo, que abane o poder instalado no Kremlin, o EUA preferem a segunda opção. Quanto a mim erradamente.

Se assim não fosse, não andavam a fornecer equipamento a "conta-gotas".

Pedro

Pois, mas a verdade é que só há uma forma de derrotar Putin sem escalar para uma guerra mundial, e essa, é a forma lenta, quer seja em estilo de "vitoria" ou de "derrota".

Sad but True

Registado: 23/4/2015 17:00

por PMP69 » 14/6/2022 15:27

Opcard Escreveu:Como o desconhecimento leva muitos a escrever a Europa quer prolongar a guerra que disparate ,

Se a Rússia tiver êxito total na Ucrânia a seguir vai exigir um corredor que ligue a Rússia a Kaliningrado antiga Prussia-Orientale vejam o mapa a partir da Bielorrússia são 2 países Polónia e Lituânia teriam de ceder passagem , leiam os discurso da diplomacia russa sobre estes 2 países .

A Europa e os USA não querem prolongar a guerra nenhum dos seus líderes ganha votos com a crise, mas tem a noção que são obrigados dar armas a Ucrânia para não ser um passeio para os russos

O arrastar de uma guerra cria problemas internos a quem tem que sustentar essa guerra, foi assim em África (Portugal), Vietname, Afeganistão, Iraque, ..... e entre uma derrota rápida ou uma derrota a longo prazo, que abane o poder instalado no Kremlin, o EUA preferem a segunda opção. Quanto a mim erradamente.

Se assim não fosse, não andavam a fornecer equipamento a "conta-gotas".

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Opcard » 14/6/2022 15:16

Como o desconhecimento leva muitos a escrever a Europa quer prolongar a guerra que disparate ,

por Masterchief » 14/6/2022 12:58

Lamento a discussão mais "acesa" que os meus comentários possam ter provocado.

Eu entendo as várias opiniões expressas aqui neste tópico e, para ser sincero, não discordo da maioria delas. Esta é uma situação muito complicada.

Não posso deixar de expressar a minha revolta e nojo pelo personagem Putin e pela Rússia também pois os russos no geral não estão livres de responsabilidade ao permitirem um ditador sanguinário no governo, e custa-me ver que provavelmente não lhe vai acontecer nada e vai levar a sua avante. Espero sinceramente que não mas duvido muito que justiça seja feita.

Não sei qual é a solução para esta situação. Acho que ninguém sabe. No entanto podem-se atribuir responsabilidades e acho que nenhum dos envolvidos, directa e indirectamente, está livre de responsabilidades.

Uma coisa eu sei, não é possivel permitir uma vitória a Putin e á Rússia sob pena de incentivar a continuação de barbáries sejam da Rússia ou outros ditadores que possam ver esta situação como incentivo para tal.

Registado: 29/11/2007 2:53

por PMP69 » 14/6/2022 8:46

MarcoAntonio Escreveu:É uma luta desigual à base de força bruta de um dos lados. Como já escrevi há muitas semanas atrás, é praticamente impossível aos ucranianos (sozinhos) expulsarem os russos e há muito que está decidido que os outros (EU/UE/etc) não se vão envolver directamente. Ninguém quer uma guerra mundial, não obstante o que é a opinião (penso que da maioria) em relação ao que se passa na Ucrânia.

Como ainda não há ganhadores (Putin está longe de ter conseguido aquilo que queria inicialmente e ainda nem os mínimos consolidou direito!) a guerra continua e do lado russo vai continuar enquanto Putin estiver ali no poder e não estiver satisfeito com o que obteve. Carne para canhão e material bélico (mesmo que de segunda) não falta para repor os soldados, tanques e generais que vão caindo.

Os UEA e parte da Europa querem o arrastar da guerra, pois acham que com isso vão conseguir destruir a Rússia, ou colocá-la numa posição submissa. Quanto o Macron disse que não se devia humilhar a Rússia, tinha toda a razão, pois a história já nos ensinou que nações humilhadas criam ditadores.

Se o Ocidente, tem fornecido o equipamento militar solicitado pela Ucrânia, e a um ritmo acelerado, a situação no terreno seria bem diferente.

Pedro

por PMP69 » 14/6/2022 8:38

mais_um Escreveu:Pedro, noutros fóruns já fui acusado de ser comunista porque afirmei e expliquei que o Ocidente também tinha responsabilidades no que está a acontecer na Ucrânia.

Os EUA e a UE não estão borrados de medo, principalmente os EUA a coisa está a correr bem, têm uma guerra com os Russos via Ucrânia, não arriscam tropas, é só dinheiro.
A UE sofre um bocado, quando o impacto da guerra começar a chegar a sério às famílias provavelmente os partidos extremistas ganham votos, a solidariedade é muito bonita mas é para quem tem a barriga cheia.
Sobre este tema aconselho o livro do Ian Khershaw, "À beira do abismo" (está disponível na NET em PDF, português e inglês), como as democracias saídas do fim da 1ª guerra mundial com o colapso dos impérios centrais, em poucos anos se transformaram em regimes totalitários.

Partilho dos teus princípios mas não podemos dissociar-nos da realidade e é isso que te falta, ao ler os teus comentários sobre o tema, vais atrás das pequenas vitorias ucranianas mas desvalorizas a realidade, se fores ao link que deixei em tempos todos os dias (eu faço-o) verificarás que os russos todos os dias bombardeiam a frente toda de uma ponta à outra, não é por acaso que os ucranianos reconhecem que perdem cerca de 100 militares todos os dias, é um desgaste enorme e é aqui que vai estar a chave para parar o conflito, a capacidade dos ucranianos de encaixar as baixas e ver as suas cidades bombardeadas regularmente versus o desgaste das forças russas.

Claro que tem, se olharmos para os últimos 20/30 anos, o Ocidente, a reboque dos EUA andou a desestabilizar uma boa parte do mundo.

Já li, tenho alguns livros dele, um até já o tinha mencionado aqui "Continente Dividido", sendo que o "Até ao Fim", foi o que mais gostei. É provavelmente o maior historiador do séx. XX.

Os ucranianos estão dependentes do Ocidente, e acredito que se a cadeia de abastecimento fluir, militarmente ganham a guerra. Porquê? Porque a querem vencer, porque estão a defender a sua terra, porque conhecem o terreno, porque militarmente são mais evoluídos, enquanto os russo não têm capacidade de suportar o esforço de uma guerra de longa duração, porque não tem tropas moralizadas e bem treinadas (à excepção de algumas unidades como o VDV), porque têm uma boa parte dos equipamentos obsoletos, porque têm uma filosofia militar desactualizada....

Pedro

por Marco Martins » 13/6/2022 22:08

É uma luta muito desigual, porque a Ucrânia simplesmente está somente a levar porrada e simplesmente não pode contra-atacar em território russo.
Para além disso a diferença de ataque é que um destrói tudo o que encontra causando terror e os outros apenas se tentam defender.
As ajudas à Ucrânia, por um lado ajudam a manter algumas posições, mas impedem que a Ucrânia no limite entre em guerra no território russo, pois para isso iria ter de usar armamento oferecido por países da Nato. Sinceramente, não sei se a estratégia ocidental não será mesmo ver até que ponto a Rússia deixa de ter armamento válido e aí fazer algo mais para iniciar outra guerra (a certa altura tudo deve ser ponderado) .
No impacto mundial a Rússia parece-me que está a ser bem sucedida, e as afirmações do Biden sobre o Zelinsky mostram a tensão que começa a surgir no apoio à Ucrânia...

Registado: 7/4/2007 17:13

por MarcoAntonio » 13/6/2022 15:14

É uma luta desigual à base de força bruta de um dos lados. Como já escrevi há muitas semanas atrás, é praticamente impossível aos ucranianos (sozinhos) expulsarem os russos e há muito que está decidido que os outros (EU/UE/etc) não se vão envolver directamente. Ninguém quer uma guerra mundial, não obstante o que é a opinião (penso que da maioria) em relação ao que se passa na Ucrânia.

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mais_um » 13/6/2022 15:02

PMP69 Escreveu:
BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:Não leves a mal, mas ou és daqueles que engoliu a cassete do PCP, ou és de uma cobardia assustadora.

Pessoalmente, acho que és dos primeiros, dos que vão até ao fim, atrás de uma ideologia que fez e faz miséria no mundo e em Portugal.

Se é covardia é um mal geral porque ninguém quer arriscar confronto directo de larga escala com a Rússia. Ainda ontem até mesmo o Biden mandou umas bocas ao Zelensky, demonstra que existe ali algum atrito...

Neste momento não consigo vislumbrar a Ucrânia recuperar território pela via militar. No longo prazo se a URSS colapsou, esta Rússia de Putin pode cair da mesma forma, mas isso implica que o ocidente seja novamente a imagem da liberdade, da justiça e da abundancia como foi durante a guerra fria.

Estou solidário com os ucranianos, mas o menor mal parece mesmo ser o de cingir-se a um território que tenham capacidade de defender e tentar recuperar a economia para evitar agravar a crise humanitária.

PS: no worries da minha parte, vou lendo as intervenções e aportas sumo á discussão, entendo que sentimentalmente não vejas bem a coisa, mas acredita que praticamente ninguém esta disposto a escalar esta guerra e potencialmente destruir o estilo de vida ocidental.

Se calhar até tens razão, a Europa e os EUA estão "borrados" perante o que se está a passar na Ucrânia, e/ou estão a olhar para a guerra a pensar no que podem tirar dela para seu benefício.

Mais, sei que os eua são o país que mais fomentou golpes de estado e guerras. Até aceito que tiveram uma grande influência no passado recente da Ucrânia, via Canvas.

O que não "aceito" é que digam que alguém tem que abdicar de algo para um louco que não vai parar.

Se te ofendi, peço desculpa, até porque não te conheço, e acho que defendes uma ideologia, que não concordando, respeito.

Mas custa ver gente a morrer em pleno século XXI, numa guerra surreal.

Pedro

Pedro, noutros fóruns já fui acusado de ser comunista porque afirmei e expliquei que o Ocidente também tinha responsabilidades no que está a acontecer na Ucrânia.

Os EUA e a UE não estão borrados de medo, principalmente os EUA a coisa está a correr bem, têm uma guerra com os Russos via Ucrânia, não arriscam tropas, é só dinheiro.
A UE sofre um bocado, quando o impacto da guerra começar a chegar a sério às famílias provavelmente os partidos extremistas ganham votos, a solidariedade é muito bonita mas é para quem tem a barriga cheia.
Sobre este tema aconselho o livro do Ian Khershaw, "À beira do abismo" (está disponível na NET em PDF, português e inglês), como as democracias saídas do fim da 1ª guerra mundial com o colapso dos impérios centrais, em poucos anos se transformaram em regimes totalitários.

Partilho dos teus princípios mas não podemos dissociar-nos da realidade e é isso que te falta, ao ler os teus comentários sobre o tema, vais atrás das pequenas vitorias ucranianas mas desvalorizas a realidade, se fores ao link que deixei em tempos todos os dias (eu faço-o) verificarás que os russos todos os dias bombardeiam a frente toda de uma ponta à outra, não é por acaso que os ucranianos reconhecem que perdem cerca de 100 militares todos os dias, é um desgaste enorme e é aqui que vai estar a chave para parar o conflito, a capacidade dos ucranianos de encaixar as baixas e ver as suas cidades bombardeadas regularmente versus o desgaste das forças russas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 13/6/2022 12:20

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu: ou afirmar que a UE não é autosuficiente em cereais para produzir pão), já o escrevi aqui

Ok parece que sim, que chega.

100Mt chegam para 500M

https://ec.europa.eu/eurostat/statistic ... on_-_crops

Estou surpreendido (ou tendo em conta o teu histórico talvez não :lol: ) por não saberes que a UE é desde a sua criação não só auto suficiente no sector alimentar como um dos maiores exportadores a nível mundial.
Um dos motivos porque surgiu a PAC foi para lidar com a produção excedentária que fazia com que os preços fossem muitos baixos, correndo o risco de levar à falência milhares de agricultores.

Claro que se quiseres comer uvas em Abril estas têm que vir de fora da UE... :lol:

https://ec.europa.eu/info/food-farming- ... -glance_pt

https://www.euractiv.com/section/agricu ... lobal-gap/

https://www.world-grain.com/articles/91 ... rough-2030

Hoje em dia com os meios de acesso à informação que existem é possível evitar afirmar factos errados, uma pesquisa rápida no google evita-o, eu faço-o com frequência, não sou uma BD gigante de estatísticas ou factos e por vezes tenho perceções que não correspondem à realidade mas valido antes de escrever, se tivesses o mesmo tipo de atitude evitarias escrever muitos disparates , fica a sugestão. :wink:

por BearManBull » 13/6/2022 0:12

PMP69 Escreveu:Se te ofendi, peço desculpa, até porque não te conheço, e acho que defendes uma ideologia, que não concordando, respeito.

Se referes comunismos, nem concordo nem respeito. Antes pelo contrario os estados deviam ser muitíssimo mais limitado (provavelmente é o excesso de estado actual que nos arrastou para esta crise, falta de foco no que realmente importa), mas concordo plenamente que a defesa da soberania é uma das poucas funções que só um estado pode prover.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por PMP69 » 12/6/2022 23:28

BearManBull Escreveu:
PMP69 Escreveu:Não leves a mal, mas ou és daqueles que engoliu a cassete do PCP, ou és de uma cobardia assustadora.

Pessoalmente, acho que és dos primeiros, dos que vão até ao fim, atrás de uma ideologia que fez e faz miséria no mundo e em Portugal.

Se é covardia é um mal geral porque ninguém quer arriscar confronto directo de larga escala com a Rússia. Ainda ontem até mesmo o Biden mandou umas bocas ao Zelensky, demonstra que existe ali algum atrito...

Neste momento não consigo vislumbrar a Ucrânia recuperar território pela via militar. No longo prazo se a URSS colapsou, esta Rússia de Putin pode cair da mesma forma, mas isso implica que o ocidente seja novamente a imagem da liberdade, da justiça e da abundancia como foi durante a guerra fria.

Estou solidário com os ucranianos, mas o menor mal parece mesmo ser o de cingir-se a um território que tenham capacidade de defender e tentar recuperar a economia para evitar agravar a crise humanitária.

PS: no worries da minha parte, vou lendo as intervenções e aportas sumo á discussão, entendo que sentimentalmente não vejas bem a coisa, mas acredita que praticamente ninguém esta disposto a escalar esta guerra e potencialmente destruir o estilo de vida ocidental.

Se calhar até tens razão, a Europa e os EUA estão "borrados" perante o que se está a passar na Ucrânia, e/ou estão a olhar para a guerra a pensar no que podem tirar dela para seu benefício.

Mais, sei que os eua são o país que mais fomentou golpes de estado e guerras. Até aceito que tiveram uma grande influência no passado recente da Ucrânia, via Canvas.

O que não "aceito" é que digam que alguém tem que abdicar de algo para um louco que não vai parar.

Se te ofendi, peço desculpa, até porque não te conheço, e acho que defendes uma ideologia, que não concordando, respeito.

Mas custa ver gente a morrer em pleno século XXI, numa guerra surreal.

Pedro

por BearManBull » 12/6/2022 23:16

mais_um Escreveu: ou afirmar que a UE não é autosuficiente em cereais para produzir pão), já o escrevi aqui

Ok parece que sim, que chega.

100Mt chegam para 500M

https://ec.europa.eu/eurostat/statistic ... on_-_crops
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 12/6/2022 23:07

― Leon C. Megginson

por MarcoAntonio » 12/6/2022 23:00

PMP69 Escreveu:Um país soberano é invadido, os seus filhos, pais, avós são mortos ..... se alguém defende que devem ceder hoje um dedo, amanhã uma mão, depois um braço........ para mim, ou defende quem invade e mata ou é cobarde por não se defender.

Mais honesto que isto não me peçam.

Pedro

Para além da agressividade desnecessária, li o post do Bear (um bocado na diagonal, é verdade) e não consigo perceber muito bem a justificação para a troca de opiniões escalar desta forma. Já conheces bem o forum: os participantes estão à vontade para discordar uns dos outros, mas há limites quanto à forma e estes teus posts estão a pisar os limites.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por PMP69 » 12/6/2022 22:53

Um país soberano é invadido, os seus filhos, pais, avós são mortos ..... se alguém defende que devem ceder hoje um dedo, amanhã uma mão, depois um braço........ para mim, ou defende quem invade e mata ou é cobarde por não se defender.

Mais honesto que isto não me peçam.

Pedro

por mais_um » 12/6/2022 22:34

PMP69 Escreveu:
BearManBull Escreveu:
Masterchief Escreveu:Ouço muita gente, desde o inicio da "operação especial", a favor da cedência de território por parte da Ucrânia. Fico completamente estupefacto perante esta opção sinceramente. Não consigo compreender como se pode deixar um ditador louco continuar a invadir território que não é dele e a solução seja fazer-lhe a vontade.

Existem alguns pontos importantes:

:arrow: O único resultado da resistência tem sido destruição e morte. A Rússia continua a conseguir fazer progressos, embora lentos e tudo indica que vai atingir uma boa parte dos objectivos que se propôs.

:arrow: Quem estaria disposto a participar numa guerra? Com todas as consequências que teríamos uma guerra NATO vs Rússia, mesmo retirando o nuclear da equação a UE nem sequer tem reservas de oil, numa guerra de desgaste estaremos sempre em desvantagem no longo prazo. Neste momento estamos a perceber que a UE nem sequer tem capacidade de produzir pão... Somos 500 milhões na UE, ainda não vi ninguém pegar em armas para defender a Ucrânia, pintar o Facebook com a bandeira não vale.

:arrow: A Ucrânia não fazia parte da NATO nem da UE. Tudo isto seria diferente se a Rússia atacasse um país NATO, nesse caso seria certo que todos estariam de acordo numa campanha militar NATO vs Rússia. Mesmo nesse cenário poderiam surgir surpresas de países que acabariam por ser neutros ou pro Rússia. E quase certo teríamos de lutar também contra a China...

Para mim como já referi aqui varias vezes, o problema da Rússia é para o longo prazo, vamos ter de esperar que Putin eventualmente saia do poder. A linha vermelha creio que é clara que seria qualquer tentativa de ataque a países NATO, foi para isso mesmo que se criou a NATO...

Entretanto para uma boa parte da Ucrânia provavelmente o melhor que tem a fazer é ceder, senão acaba tudo com a mesma receita de se reduzir tudo a escombros. Têm de definir zonas intransponíveis e focar-se nisso, se tentam contra ofensivas arriscam-se a perder demasiadas forças e arrasar a moral.

Não leves a mal, mas ou és daqueles que engoliu a cassete do PCP, ou és de uma cobardia assustadora.

Pedto

Pedro, acredito que o Bearmanbull já é grande para se defender sozinho e não precisa de ajudantes, então eu sou a ultima pessoa que podem esperar ver fazê-lo, discordo dele a esmagadora maioria das vezes em que ele escreve sobre a sociedade ou como esta se deve organizar, é trapalhão e pouco rigoroso em relação aos factos mas neste caso especifico, dizer que ele é comunista ou covarde pelos pontos que ele refere parece-me injusto mas sobretudo pouco racional, há muita boa gente que de comunista não tem nada que têm a mesma opinião que ele e neste caso especifico, eu concordo em quase tudo com ele (menos trazer a China para a equação ou afirmar que a UE não é autosuficiente em cereais para produzir pão), já o escrevi aqui, não da mesma forma mas com o mesmo significado, pelo menos enquanto os factos no terreno não se alterarem.

por MarcoAntonio » 12/6/2022 21:52

PMP69 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Vamos com calma. Aliás, sugiro que reformules o post, PMP69...

Lamento, mas não posso.

Se tivessemos esse pensamento nos anos 30/40 do século passado, não estávamos aqui.

Pedro

Se discordas do Bear, deves focar-te especificamente nos pontos onde discordas e porquê.

Se continuar nestes moldes, terei de remover a discussão.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 150 visitantes