Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Carrancho_ Escreveu:Obrigado Marco. Os resultados que mais estranho mesmo são a % que não responde, muito pequenas, seria espectável algo muito, muito superior a esses valores que absorviam uma parte significativa dos que não suportam mas não têm coragem para o assumir.
Atenção que isso não são os que se recusam a participar, são os que não têm opinião sobre uma pergunta específica. Se fores contactado por uma empresa de sondagens e logo de início disseres que não queres participar/responder, não entras para a poll (o pollster contacta outro potencial participante até preencher a amostra).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Estava na altura de começar a relembrar Vladivostok aos Chineses, afinal de contas ainda lá vivem muitos 

Um abraço,
Carrancho
Carrancho
MarcoAntonio Escreveu:Isso está a acontecer essencialmente em Mariupol e, em medida mais limitada, nalgumas outras poucas cidades mas por motivos diferentes. Chernihiv será um caso. Entretanto as forças ucranianas estão a aproximar-se de Chernihiv mas estão do lado "errado" do rio e a única ponte que existia parece entretanto ter sido demolida. Ao longo dos últimos dias tem existido um significativo recuperar de terreno praticamente a toda a volta de Kiev e também, de forma mais limitada, a norte de Kherson. Os ucranianos alegam ainda ter recuperado algumas vilas a nordoeste de Mariupol (mas bastante longe da cidade, a mais de 100Km).
Eu penso que em muitas regiões o que se está a passar é manutenção de forças para manter os ucranianos "ocupados", aliado a bombardeamentos estratégicos para atrapalhar logisticamente os ucranianos e para manter a pressão psicológica sobre os civis, tudo com vista a assegurarem o que realmente querem e a futuras negociações. Nesse sentido, julgo que o objectivo principal é ampliar a região controlada no Donbass e garantir um corredor até à Crimeia (o que passa por tomar Mariupol).
O resto é para atrapalhar e irem para as negociações com o máximo de força possível, julgo. Não me surpreenderia que acabem por abrir mão de Kherson também...
Os russos vão ter que abrir mão de tudo, pois cada dia que passa, é menos um dia que têm.
Cada vez é mais claro, que a Rússia pensou que tomando Kiev, toda a Ucrânia capitulava, e era esse o objectivo de Putin.
Hoje, a Rússia limita-se a bombardear, não tem capacidade ofensiva e acredito que nem para defender as suas posições.
Para vencer uma guerra, é necessário vontade de vencê-la, e os russos, além de sub-dimensionados, grande parte de equipamento obsoleto, não têm soldados com vontade de vencê-la. Já os ucranianos têm de sobra.
Militarmente é uma derrota enorme para a Rússia.
Pedro
Aqui fica também a notícia mais completa na BBC que refere precisamente que o que o Putin terá assinado é que os clientes terão é de abrir conta no banco da gazprom e transferir euros ou dolares para lá, o qual depois converte isso para rublos.
Russia threatens to stop supplying gas if not paid in roubles
Ora, se for assim, só é pago em rublos de conversa. Os clientes pagam em dolares ou euros e o Putin diz que recebeu em rublos.
O rublo entretanto está a valores semelhantes aos do pré-invasão, note-se bem...
Russia threatens to stop supplying gas if not paid in roubles
The order signed by Mr Putin means foreign buyers of Russian gas will have to open an account at Gazprombank and transfer euros or US dollars into it.
Gazprombank will then convert this into roubles which will then be used to make the payment for gas.
Ora, se for assim, só é pago em rublos de conversa. Os clientes pagam em dolares ou euros e o Putin diz que recebeu em rublos.
O rublo entretanto está a valores semelhantes aos do pré-invasão, note-se bem...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Parece tratar-se de too much ado about nothing...
Talvez seja só uma forma de Putin dizer para dentro que "vergou" o ocidente neste ponto mesmo sem ter feito nada na prática, conforme sugere este outro comentário (e os europeus também não precisam de mudar praticamente nada).
Talvez seja só uma forma de Putin dizer para dentro que "vergou" o ocidente neste ponto mesmo sem ter feito nada na prática, conforme sugere este outro comentário (e os europeus também não precisam de mudar praticamente nada).
BBCWhat could Putin's gas payment threat mean for Europe?
Faisal Islam
BBC Economics Editor
For the Kremlin this is designed to suggest a dramatic escalation in the economic battle between the West and Russia over the invasion of Ukraine.
Vladimir Putin has outlined a pathway for the cutting off gas supplies to Europe, if Western customers refuse to pay for supplies in the Russian currency the rouble.
However, the market reaction suggests the details of the mechanism, means that, in practice, European customers will just have to change their currency dealers to Gazprombank. That bank has already been left unsanctioned, for the purpose of continuity of energy trade.
As a result, gas prices remain very high, but did not today shoot into the stratosphere. There should be a work-around. As one leading analyst told me, this solution has “saved face” for Putin, who can sound tough on domestic TV. Ultimately, as Russian officials have repeatedly said for decades, Russian supply of energy to the West continued uninterrupted even during the height of the Cold War.
Ultimately, Russia still needs the money for the gas and still wants to leave the possibility of a market for its main export, once a peace deal is signed. However, it is also true to say that the threat of a cut-off has escalated. EU nations have prepared emergency measures to manage demand, and would be more willing to face that now during spring and summer than winter.
The net effect of the mechanism announced is to limit the ability of the West to freeze the revenues they pay to Gazprom, which Putin described as receiving the gas for free.
Some Ukrainian officials have suggested such an approach. Oil and gas dollars and euros continue to help the Kremlin resist an otherwise tough set of financial sanctions.
Vamos ver, a Alemanha disse hoje mesmo que não e que estará preparada para tudo (incluindo o eventual corte do gás). Ver a notícia que postei atrás. Também, segundo outra fonte que postei, o pagamento vai ser sempre em dolares ou euros e convertido para rublos pelo banco da gazprom. Enfim, vamos ver...
yaya Escreveu:Para quem achava que o boicote ocidental à energia russa se resolvia aumentando as vendas à China e Índia.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... troliferas
Continua o braço de ferro da venda em rublos.
É impressão minha ou Lavrov anda a tentar vender a falsa ideia de uma nova ordem mundial formada pelos BRICs?
"Planos para pagamentos de gás em rublos podem ser detalhados esta quinta"
Será que o Putim vai vergar a Alemanha?
Isso está a acontecer essencialmente em Mariupol e, em medida mais limitada, nalgumas outras poucas cidades mas por motivos diferentes. Chernihiv será um caso. Entretanto as forças ucranianas estão a aproximar-se de Chernihiv mas estão do lado "errado" do rio e a única ponte que existia parece entretanto ter sido demolida. Ao longo dos últimos dias tem existido um significativo recuperar de terreno praticamente a toda a volta de Kiev e também, de forma mais limitada, a norte de Kherson. Os ucranianos alegam ainda ter recuperado algumas vilas a nordoeste de Mariupol (mas bastante longe da cidade, a mais de 100Km).
Eu penso que em muitas regiões o que se está a passar é manutenção de forças para manter os ucranianos "ocupados", aliado a bombardeamentos estratégicos para atrapalhar logisticamente os ucranianos e para manter a pressão psicológica sobre os civis, tudo com vista a assegurarem o que realmente querem e a futuras negociações. Nesse sentido, julgo que o objectivo principal é ampliar a região controlada no Donbass e garantir um corredor até à Crimeia (o que passa por tomar Mariupol).
O resto é para atrapalhar e irem para as negociações com o máximo de força possível, julgo. Não me surpreenderia que acabem por abrir mão de Kherson também...
Tendo em conta o desenrolar das operações no terreno ontem e hoje, diria que cessar fogo só quando a Rússia tiver sobre seu controlo os territórios que pretende anexar, até lá as negociações vão ser só para entreter.
Entretanto os russos começaram a aplicar de uma forma mais generalizada a tactica habitual, bombardeamentos massivos das cidades e quando estão substancialmente destruídas avançam com a infantaria e blindados, já é assim desde a 2ª WW.
Sem capacidade aérea (aviões e misseis) as possibilidades ofensivas do exercito ucraniano são limitadas.
Entretanto os russos começaram a aplicar de uma forma mais generalizada a tactica habitual, bombardeamentos massivos das cidades e quando estão substancialmente destruídas avançam com a infantaria e blindados, já é assim desde a 2ª WW.
Sem capacidade aérea (aviões e misseis) as possibilidades ofensivas do exercito ucraniano são limitadas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Obrigado Marco. Os resultados que mais estranho mesmo são a % que não responde, muito pequenas, seria espectável algo muito, muito superior a esses valores que absorviam uma parte significativa dos que não suportam mas não têm coragem para o assumir.
Aí um vídeo com direito a relato de soldado na frente de batalha a dizer que tem a filha em Portugal.
Aí um vídeo com direito a relato de soldado na frente de batalha a dizer que tem a filha em Portugal.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Carrancho_ Escreveu:Mas como fazem eles esses inquéritos, por telefone, na pessoa... como? A sede da empresa é onde, será que o ocidente ainda pode considerá-los uma entidade independente? Estou a questionar porque não sei mesmo, posso estar a ser preconceituoso e eles serem muito fiáveis, mas com todo o controlo de informação do regime de Putin duvido que pelo menos não tivessem já tentado interferir aqui também.
Utilizam vários métodos, semelhantes aos utilizados pelos pollsters ocidentais (entrevistas telefónicas, pessoais, etc). Estas que estive a colocar são baseadas em entrevistas pessoais. A sede é em Moscovo (as polls são desenvolvidas a nível nacional).
Que eu tenha conhecimento, nenhuma entidade ocidental questiona que sejam independentes do governo (são variadas as instituições que os seguem no ocidente, incluindo imprensa e think tanks ocidentais). O que se questiona é a validade dos resultados tendo em conta as condições locais. Por exemplo, nem todos estarão à vontade para responder realmente o que pensam numa entrevista telefónica sem saber quem está do outro lado a fazer as perguntas, ou mesmo até em pessoa. Portanto, a "fiabilidade" estará sempre em questão. Agora, que eu tenha conhecimento, eles não são postos em questão na perspectiva de serem "controlados pelo kremlin".
Existem outros pollsters na rússia que é do conhecimento público que são controlados pelo kremlin (eg, https://wciom.ru).
Algumas referências:
Why Russia needs the Levada Center
Who Is “Soviet Man” Today? An Interview with Levada Center’s Lev Gudkov
What do ordinary Russians really think about the war in Ukraine?
MarcoAntonio Escreveu:Não creio, a entidade é considerada independente pelo ocidente e considerada um "agente estrangeiro" pelo Kremlin.
Mas como fazem eles esses inquéritos, por telefone, na pessoa... como? A sede da empresa é onde, será que o ocidente ainda pode considerá-los uma entidade independente? Estou a questionar porque não sei mesmo, posso estar a ser preconceituoso e eles serem muito fiáveis, mas com todo o controlo de informação do regime de Putin duvido que pelo menos não tivessem já tentado interferir aqui também.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Não creio, a entidade é considerada independente pelo ocidente e considerada um "agente estrangeiro" pelo Kremlin.
Sim, eu sei Marco. E sei que isto é em grandes Cidades, longe da Rússia profunda e da Rússia rural.
O que disseste no post anterior têm certamente um grande efeito nos resultados, mas temo que não seja só isso, duvido que não estejam também controlados pelo regime.
O que disseste no post anterior têm certamente um grande efeito nos resultados, mas temo que não seja só isso, duvido que não estejam também controlados pelo regime.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Não sei se leste o meu post anterior, carrancho.

Quanto aos vídeos, são interessantes de ver, para se ter uma perspectiva das percepções, argumentos, etc mas não é representativo do ponto de vista estatístico (mesmo que não seleccionem propositadamente).

Quanto aos vídeos, são interessantes de ver, para se ter uma perspectiva das percepções, argumentos, etc mas não é representativo do ponto de vista estatístico (mesmo que não seleccionem propositadamente).
MarcoAntonio Escreveu:Dito isto, hoje publicaram também uma poll sobre o conflito na Ucrânia (apenas disponível em russo):
(...)
Levanto muitas reservas em relação a esses números.
Claro que a Rússia é grande e o que tenho visto está limitado a Moscovo e São Petersburgo. Também é verdade que os sentimentos dos que são entrevistados pode estar a ser selecionado, embora tenha algum cuidado com quem sigo. Estes continuam no ativo e são os que mais gosto de seguir. Acreditando que o fazem indiscriminadamente, embora se note que em maioria são jovens, a percepção que deixa está muito longe desses números.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho

Alguns sinais mais animadores de que o conflito pode estar a desescalar.
Provavelmente a Russia vai ficar com meia lua da Ucrânia e enquanto não reconhecer a assimilação da Russia desses territórios vão continuar a ser assediados com bombardeamentos talvez com menor intensidade mas a Russia não deve abdicar de nenhum centímetro de território conquistado no sudeste.
- Anexos
-
- Moex and the war.png (29.45 KiB) Visualizado 6000 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Dito isto, hoje publicaram também uma poll sobre o conflito na Ucrânia (apenas disponível em russo):
https://www.levada.ru/2022/03/31/konflikt-s-ukrainoj/
53% - suportam definitivamente
28% - inclinam-se para suportar
8% - inclinam-se para não suportar
6% - não suportam definitivamente
14% - não conseguem responder
Total seguido das várias faixas etárias:

São também os mais velhos que dizem que seguem o conflito com atenção:

https://www.levada.ru/2022/03/31/konflikt-s-ukrainoj/
53% - suportam definitivamente
28% - inclinam-se para suportar
8% - inclinam-se para não suportar
6% - não suportam definitivamente
14% - não conseguem responder
Total seguido das várias faixas etárias:
São também os mais velhos que dizem que seguem o conflito com atenção:
A Levada Center é um pollster considerado independente e respeitado no ocidente, no entanto como tinhamos comentado aqui há várias páginas atrás, para além da propaganda nos media russos, o aumento do clima de repressão desde o início da invasão pode condicionar as respostas também. Este post da Sky News tem um detalhe precioso em relação a essa questão:
Se tivessemos acesso a estas percentagens (antes e depois) poderia avançar-se com o guesstimate da taxa de aprovação antes e depois da invasão, mais realista do que os números publicados.
Sky NewsVladimir Putin is gradually getting to know his strategy is not working, Western officials say
Vladimir Putin appears to know Russian forces are suffering "heavy losses", Western officials have said.
This can be seen, they said, in his decision to refocus military strategy on trying to capture territory in the Donbas region of eastern Ukraine.
They added that information about what is really happening in Ukraine "has to be getting through" to Mr Putin and it is slowly getting through to the Russian public.
Despite seeing that his original plan to take all of Ukraine is faltering, the officials said Mr Putin's inner circle of Kremlin aides are likely too scared to tell him the full truth of how badly the invasion is going for Russia.
And they said countries who have a close dialogue with Russia are telling the West they "definitely have a sense of him not accepting the full picture" at the moment.
About 10,000 Russian soldiers are understood to have been killed since the invasion started on 24 February.
The Western officials also said Mr Putin clearly "did not understand Ukraine is a nation and Ukrainians feel they are Ukrainian" when he chose to invade - and the echo chamber around him "might well have reinforced that".
They also said polls in Russia - which do have to be taken slightly with a pinch of salt - predictably have shown support for the invasion (which Russia calls a "special military operation").
However, they said pollsters have told them more and more Russians are refusing to answer the polls, which they said means more people do not support the invasion and it is only those who are pro-Kremlin who are answering.
Se tivessemos acesso a estas percentagens (antes e depois) poderia avançar-se com o guesstimate da taxa de aprovação antes e depois da invasão, mais realista do que os números publicados.
Dizem que estão preparados até para a eventualidade de o gás ser cortado...
De qq das formas, o gás será sempre pago em dolares ou euros e convertido para rublos pelo banco da gazprom, segundo outra fonte.
De qq das formas, o gás será sempre pago em dolares ou euros e convertido para rublos pelo banco da gazprom, segundo outra fonte.
Sky NewsGermany says it will not be blackmailed by Putin's gas demands
Earlier, we reported as Russian President Vladimir Putin said that, from tomorrow, countries buying gas from Russia must pay in roubles (see 2:35pm post).
In a televised statement, Mr Putin said he had signed a decree to that effect, adding that the switch to roubles was designed to "strengthen our sovereignty" and protect Russian jobs.
Now, responding to the move, Germany said the West will not be "blackmailed".
Robert Habeck, the economy minister, said he had not yet seen a new degree signed by Mr Putin mandating gas payments in roubles.
He added that Germany was prepared for all scenarios, including a stoppage of Russian gas flows to Europe. Mr Habeck said Western allies are determined not to be "blackmailed" by Russia.
Meanwhile, France rejected Russia's demand outright.
Russian gas accounts for approximately 40% of the EU's natural gas imports, according to the BBC.
BBCWhat does Putin's announcement actually mean?
Jenny Hill
BBC News, Moscow
Vladimir Putin said that from tomorrow foreign buyers of Russian gas must pay in roubles.
In practice Western governments will have to open an account at Gazprom bank and transfer euros or dollars into it.
The bank will use the currency to buy roubles on the stock exchange which will then be used to make the payment.
Putin was on belligerent form telling Russians that the West has been waging an economic war against his country for years in order to undermine its development.
But he said Western sanctions were the price Russia must pay for freedom and independence.
Soldados russos desobedecem a ordens e sabotam próprio equipamento
Um responsável dos serviços de informação do Reino Unido afirma que Putin, aparentemente, "julgou substancialmente mal" a invasão.
Um responsável dos serviços de informação do Reino Unido disse hoje que há soldados russos desmoralizados na Ucrânia a desobedecer a ordens e a sabotar o próprio equipamento, tendo abatido acidentalmente um dos seus aviões.
Jeremy Fleming, que dirige a agência de espionagem eletrónica GCHQ, fez estas declarações na capital australiana, Camberra.
O Presidente russo, Vladimir Putin, aparentemente, "julgou substancialmente mal" a invasão, disse.
"É evidente que ele julgou mal a resistência do povo ucraniano. Ele subestimou a força da coligação que as suas ações iriam galvanizar. Subestimou as consequências económicas do regime de sanções, e sobrestimou as capacidades dos seus militares para assegurar uma vitória rápida", defendeu.
"Vimos soldados russos, com falta de armas e moral, recusarem-se a cumprir ordens, sabotarem o próprio equipamento e até a abaterem acidentalmente um dos seus aviões", acrescentou.
Fleming elogiou a "operação de informação" do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, por ser altamente eficaz na luta contra a campanha maciça de desinformação da Rússia.
Embora houvesse expectativas de que a Rússia ia lançar um grande ataque cibernético como parte da campanha militar, Fleming disse que tal movimento nunca foi uma parte central da estratégia padrão de Moscovo para a guerra.
https://www.tsf.pt/mundo/soldados-russos-desobedecem-a-ordens-e-sabotam-proprio-equipamento-14729332.html
Autoridades ucranianas acusam russos de lançar bombas de fósforo em Marinka
Foram identificados "uma dúzia de incêndios" provocados pelos projéteis e controlados pelos funcionários do Serviço Nacional de Situações de Emergência, alertou o chefe da administração militar da região de Donetsk.
"...As bombas de fósforo são armas incendiárias cujo uso é proibido contra civis, mas não contra alvos militares, segundo uma convenção assinada em 1980 em Genebra (Suíça)..."
https://www.tsf.pt/mundo/autoridades-ucranianas-acusam-russos-de-lancar-bombas-de-fosforo-em-marinka-14729040.html
NATO suspeita que Rússia está apenas a reposicionar forças na Ucrânia
Stoltenberg afirmou que as forças russas estão "a tentar reagrupar-se, reabastecer-se e reforçar a sua ofensiva na região do Donbass" e, ao mesmo tempo, a conduzir "bombardeamentos contínuos de cidades".
https://www.tsf.pt/mundo/nato-suspeita-que-russia-esta-apenas-a-reposicionar-forcas-na-ucrania-14730355.html
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
A Rússia pretendia, suponho, ligar a região de Donbass à Transnístria, ligando a região de Donbass à Crimeia e a Crimeia à Transnistria tomando Odessa. Acho que não vai chegar a tanto devido à forte resistência ucraniana mas a ligação da região de Donbass à Crimeia vai ser feita e os russos não vão abrir mão disso. Eles não querem apenas a região de Donbass e a Crimeia. Eles querem também ligar uma coisa à outra e vão pretender conservar na sua posse essa ligação. Desse modo cortam o acesso dos ucranianos ao Mar de Azov.
Neutralidade da Ucrânia é uma coisa, desmilitarização da Ucrânia é outra. Na minha opinião a primeira deveria ser aceite pela Ucrânia a segunda deveria de ser uma linha vermelha para a Ucrânia.
O único ganho de causa, que eu vislumbro, para a Ucrânia, em resultado do conflito com a Rússia, será a Ucrânia poder aderir à União Europeia, o que não é pouco. Tal só será possível devido também à heróica oposição ucraniana à invasão russa.
Neutralidade da Ucrânia é uma coisa, desmilitarização da Ucrânia é outra. Na minha opinião a primeira deveria ser aceite pela Ucrânia a segunda deveria de ser uma linha vermelha para a Ucrânia.
O único ganho de causa, que eu vislumbro, para a Ucrânia, em resultado do conflito com a Rússia, será a Ucrânia poder aderir à União Europeia, o que não é pouco. Tal só será possível devido também à heróica oposição ucraniana à invasão russa.
“A Ucrânia está na situação em que está porque andámos a vender sonhos de forma displicente”
https://www.publico.pt/2022/03/31/polit ... te-2000769
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Parte da batalha não é vista. Aquele que preparou o conflito, aquele que acompanha as manobras, fornecendo as informações necessárias para a luta.
Seus atores permanecem nas sombras. Sua identidade, número e implantação são confidenciais. Cada lado, ciente dos assuntos dos outros, está tentando monitorar o oponente nesta guerra secreta.
Os ocidentais, principalmente americanos, provavelmente têm, mas sem que seja possível substanciar, agentes na Ucrânia. São eles que fornecem inteligência útil aos ucranianos, junto com os britânicos. O presidente Joe Biden, em um discurso na segunda-feira na Polônia, também deu a entender que as tropas americanas estavam "treinando" os ucranianos antes de se recuperarem ...
Os franceses não estão muito distraídos do seu lado. "Sem comentários", é a resposta dentro do Ministério das Forças Armadas. É impossível saber precisamente o envolvimento do DGSE, inteligência estrangeira, ou o DRM, inteligência militar.
Por sua vez, os russos também implantaram grandes números. "O compromisso do FSB é bastante alto", garante um especialista do mundo da inteligência. O serviço, herdeiro da KGB Soviética, é responsável pela Segurança Interna e do exterior próximo, incluindo a Ucrânia. Suas responsabilidades são fortalecidas nas áreas controladas pelas tropas de Vladimir Putin.
. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é obviamente um dos objetivos militares da Rússia. A guarda nacional russa, sob a Autoridade de Vladimir Putin, é implantada nas áreas conquistadas. É ela quem é responsável pelos sequestros de prefeitos ucranianos para pressioná-los.
Na segunda-feira, os Serviços de inteligência ucranianos publicaram uma lista de 620 pessoas que se acredita serem oficiais do FSB envolvidos em "atividades criminosas" na Europa. Não é possível verificar a credibilidade da lista. Mas antes do início da guerra, o serviço de inteligência da Estônia alertou em seu relatório anual sobre as atividades russas na Europa e na Ucrânia. O GRU foi implicado. "Desde 2014, os centros de inteligência organizaram "grupos de agentes de combate" implantados na Ucrânia para realizar bombardeios, operações de assassinato e preparar esconderijos de armas a serem ativados no caso de um sinal da Rússia (por exemplo, no caso do início das hostilidades entre a Rússia e a Ucrânia)", lê-se em janeiro. Mas não foi assim. O GRU, o FSB e outros serviços russos não parecem estar cooperando, diz-se. As dificuldades russas na identificação de alvos terrestres para seus lançamentos de mísseis também deixam dúvidas sobre a implantação dessas redes. A fraqueza dos ataques cibernéticos, também liderados pelo GRU, também surpreendeu.
As falhas da ofensiva levantam questões sobre a qualidade da preparação russa e sobre as deficiências das agências responsáveis por informar Vladimir Putin: o GRU, para o potencial militar Ucraniano, o FSB para analisar a resiliência da sociedade ucraniana e o SVR, inteligência estrangeira, para esclarecer o Kremlin "em profundidade estratégica".
O desaparecimento por vários dias do Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e do chefe do Estado-Maior Geral Valery Gerasimov, invisível por duas semanas, também levantou questões. "O aparelho de segurança está sob tensão, mas não é hora de Putin, no futuro imediato, fazer mudanças", pensa o especialista em inteligência.
No entanto, Sergei Besseda, chefe do 5º serviço do FSB, encarregado das operações externas do FSB, especialmente nos países do antigo bloco soviético, foi afãstado. As informações foram reveladas pelo site de notícias Meduza.
Os ocidentais estão reduzidos a perceber os erros analíticos da Rússia: má avaliação do exército, erros sobre a sociedade ucraniana que deve entrar em colapso e sobre a capacidade das personalidades da plataforma pró-russa para o Partido Da Vida de tomar o poder em Kiev em benefício do Kremlin, subestimação da reação Ocidental ... "Este é um fracasso para a inteligência russa", foi explicado no final da semana passada no Pentágono.
Seus atores permanecem nas sombras. Sua identidade, número e implantação são confidenciais. Cada lado, ciente dos assuntos dos outros, está tentando monitorar o oponente nesta guerra secreta.
Os ocidentais, principalmente americanos, provavelmente têm, mas sem que seja possível substanciar, agentes na Ucrânia. São eles que fornecem inteligência útil aos ucranianos, junto com os britânicos. O presidente Joe Biden, em um discurso na segunda-feira na Polônia, também deu a entender que as tropas americanas estavam "treinando" os ucranianos antes de se recuperarem ...
Os franceses não estão muito distraídos do seu lado. "Sem comentários", é a resposta dentro do Ministério das Forças Armadas. É impossível saber precisamente o envolvimento do DGSE, inteligência estrangeira, ou o DRM, inteligência militar.
Por sua vez, os russos também implantaram grandes números. "O compromisso do FSB é bastante alto", garante um especialista do mundo da inteligência. O serviço, herdeiro da KGB Soviética, é responsável pela Segurança Interna e do exterior próximo, incluindo a Ucrânia. Suas responsabilidades são fortalecidas nas áreas controladas pelas tropas de Vladimir Putin.
. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é obviamente um dos objetivos militares da Rússia. A guarda nacional russa, sob a Autoridade de Vladimir Putin, é implantada nas áreas conquistadas. É ela quem é responsável pelos sequestros de prefeitos ucranianos para pressioná-los.
Na segunda-feira, os Serviços de inteligência ucranianos publicaram uma lista de 620 pessoas que se acredita serem oficiais do FSB envolvidos em "atividades criminosas" na Europa. Não é possível verificar a credibilidade da lista. Mas antes do início da guerra, o serviço de inteligência da Estônia alertou em seu relatório anual sobre as atividades russas na Europa e na Ucrânia. O GRU foi implicado. "Desde 2014, os centros de inteligência organizaram "grupos de agentes de combate" implantados na Ucrânia para realizar bombardeios, operações de assassinato e preparar esconderijos de armas a serem ativados no caso de um sinal da Rússia (por exemplo, no caso do início das hostilidades entre a Rússia e a Ucrânia)", lê-se em janeiro. Mas não foi assim. O GRU, o FSB e outros serviços russos não parecem estar cooperando, diz-se. As dificuldades russas na identificação de alvos terrestres para seus lançamentos de mísseis também deixam dúvidas sobre a implantação dessas redes. A fraqueza dos ataques cibernéticos, também liderados pelo GRU, também surpreendeu.
As falhas da ofensiva levantam questões sobre a qualidade da preparação russa e sobre as deficiências das agências responsáveis por informar Vladimir Putin: o GRU, para o potencial militar Ucraniano, o FSB para analisar a resiliência da sociedade ucraniana e o SVR, inteligência estrangeira, para esclarecer o Kremlin "em profundidade estratégica".
O desaparecimento por vários dias do Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e do chefe do Estado-Maior Geral Valery Gerasimov, invisível por duas semanas, também levantou questões. "O aparelho de segurança está sob tensão, mas não é hora de Putin, no futuro imediato, fazer mudanças", pensa o especialista em inteligência.
No entanto, Sergei Besseda, chefe do 5º serviço do FSB, encarregado das operações externas do FSB, especialmente nos países do antigo bloco soviético, foi afãstado. As informações foram reveladas pelo site de notícias Meduza.
Os ocidentais estão reduzidos a perceber os erros analíticos da Rússia: má avaliação do exército, erros sobre a sociedade ucraniana que deve entrar em colapso e sobre a capacidade das personalidades da plataforma pró-russa para o Partido Da Vida de tomar o poder em Kiev em benefício do Kremlin, subestimação da reação Ocidental ... "Este é um fracasso para a inteligência russa", foi explicado no final da semana passada no Pentágono.
- Registado: 14/3/2009 0:19
yaya Escreveu:Para quem achava que o boicote ocidental à energia russa se resolvia aumentando as vendas à China e Índia.
Boicote a energia russa? Neste momento a UE continua a comprar oil e gás à Russia... nesse artigo só fala de gasóleo e nafta.
Os caminhos alternativos não se vão formar instantaneamente mas a longo prazo podem eventualmente formar-se, claro que dificilmente conseguiram manter o mesmo output de antes.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson