Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MVP » 30/3/2022 6:09

Carrancho_ Escreveu:Mas há quem aparentemente deixe que os dogmas a que estão presos se sobreponha aos valores morais, estes deviam repensar as suas prioridades, já os que sofrem de uma inversão de valores, são casos perdidos.

Enquanto cidadão livre de um Ocidente democrático o que exijo dos nossos governantes é que atuem de acordo com o que o povo que representam defende, sem complexos.

O que era escusado e cai mal aqui são as falsas moralidades de quem tenta suavizar a gravidade do que esta besta do Putin está a fazer na Ucrânia com a desculpa que outros fizeram igual ou pior.

Primeiro ter um sistema democrático e sermos pessoas livres é completamente diferente e infelizmente é continuamente confundido. Muitas pessoas acham que vivemos em "liberdade" porque podemos pôr uma cruz num sistema controlado de 4 em 4 anos :lol:

Depois, dogmas são mais os de ter dois pesos duas medidas consoante quem disse ou fez. Aquilo que disse foi apenas em resposta ao que biden disse sobre putin. E sobre aquilo que não dizem quando os EUA faz e fez o mesmo a tantos outros países.

Por fim, mais dogma ainda é esta pratica de atacar a moralidade de quem não concorda com a visão dos maus e dos coitadinhos, e escusado era isso. Os ucranianos são um povo que tem sofrido imenso nas ultimas decadas. Os ucranianos devem ser ajudados. Mas a realidade é que guerra é guerra e haverá inevitavelmente sofrimento.

Pessoalmente cedi espaço a uma associação que serve como interposto logistico para recolha de bens que seguem para a ucrânia. Tento também ligar ucranianos(as) com empresas para que tenham integração rapida no mercado de trabalho. Não é dificil. São um povo trabalhador e é necessária mão de obra. É essa falta de valores morais ou falsas moralidades que referes? Ou estás tu preso num dogma?

Registado: 27/6/2010 23:26

por Carrancho_ » 30/3/2022 1:54

Para quem teme que o Putin possa ser substituído por alguém ainda pior, aqui fica um bom exemplo de um

Igor Girkin parece querer candidatar-se ao lugar :oh:

Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por Carrancho_ » 30/3/2022 1:21

MarcoAntonio Escreveu:Nesta versão alternativa (filmada por outra pessoa, mas trata-se do mesmo incidente) não me parece nada que se trate de bombardeamento, que é o que a agência russa est´a alegar:

O video não é totalmente esclarecedor, o evento já está a desenrolar-se quando começa a filmagem. Mas a explosão maior dá-se a posteriori e o fumo que é visível de início não me parece indicar uma explosão causada por um projectil. Não excluindo um míssil ou rocket - vindo sabe-se lá de onde, isto passa-se do lado russo da fronteira - inclino-me para sabotagem ou acidente.

Espero que não seja a fabricação de um motivo para justificar uma qualquer reação.

Estou como o pepe7, não há a mínima margem de confiança no regime de Putin.

- Aparente evolução nas negociações
- Aparente disponibilidade para ceder muito mais do que seria expectável
- Aparente abertura para aceitar resoluções que seriam a assunção por parte da Rússia e do seu ditador de uma clara derrota, evidente demais para esconder do mundo e dos próprios russos.
- Ordem para afastar as tropas de Kiev
- Depois de tanta demonstração de boa vontade sofrem um evento de ataque em solo Russo
- Quem não assume sequer que há guerra na Ucrânia não tem problemas em atribuir de imediato a um ataque Ucraniano.

Cheiram-me muito mal estes últimos desenvolvimentos.
Um abraço,

Carrancho

por Carrancho_ » 30/3/2022 0:58

Claro que a moralidade é importante e temos de a trazer à baila, seja aqui ou noutra situação qualquer. Se não restar a moralidade do povo que livremente defende os seus valores então não vai restar nada. Não me sinto minimamente responsável por nenhum dos atropelos e crimes que os americanos, outros povos ou mesmo outros portugueses cometeram. Não é por ser português que me sinto inferiorizado moralmente para condenar veementemente qualquer situação de escravidão, seja ela praticada na Mauritânia ou na China.
Aqui há um povo inocente a sofrer às mãos de um criminoso sem qualquer tipo de justificação para tal. Por condenar isto, por me colocar ao lado dos Ucranianos, não tem necessariamente de significar que estou a defender uma terceira parte e muito menos a desculpar os seus crimes. Mas há quem aparentemente deixe que os dogmas a que estão presos se sobreponha aos valores morais, estes deviam repensar as suas prioridades, já os que sofrem de uma inversão de valores, são casos perdidos.

Enquanto cidadão livre de um Ocidente democrático o que exijo dos nossos governantes é que atuem de acordo com o que o povo que representam defende, sem complexos.

O que era escusado e cai mal aqui são as falsas moralidades de quem tenta suavizar a gravidade do que esta besta do Putin está a fazer na Ucrânia com a desculpa que outros fizeram igual ou pior.
Um abraço,

Carrancho

por pepe7 » 30/3/2022 0:39

Países ocidentais advertem contra "relaxamento" perante invasão russa

Os líderes britânico, norte-americano, francês, alemão e italiano falaram por telefone sobre a guerra na Ucrânia.

Os líderes britânico, norte-americano, francês, alemão e italiano alertaram hoje contra qualquer "relaxamento da determinação ocidental" perante a invasão russa da Ucrânia, revelou Downing Street após uma conversa telefónica entre os governantes.

Boris Johnson, Joe Biden, Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Mario Draghi "concordaram que não pode haver um relaxamento da determinação ocidental até que o horror infligido à Ucrânia termine", salientou o gabinete do primeiro-ministro do Reino Unido.

"O primeiro-ministro [britânico] salientou que devemos julgar o regime de Putin pelas suas ações e não pelas suas palavras", vincou fonte de Downing Street na reação às palavras de Moscovo sobre uma redução das ações militares no oeste ucraniano, em particular nas proximidades de Kiev.
https://www.tsf.pt/mundo/paises-ocidentais-advertem-contra-relaxamento-perante-invasao-russa-14725015.html
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por pepe7 » 30/3/2022 0:31

Na minha opinião, a tolerância para o agressor/criminoso é ZERO...não confio numa única palavra.

E logo ontem que saiu esta noticia com palavras proferidas pelo porta-voz do Kremlin...

"Ninguém está a pensar em usar armas nucleares", garante porta-voz do Kremlin
Moscovo alega que só se houvesse uma "ameaça à existência" da Rússia é que consideraria usar armas nucleares para eliminar a ameaça.

O porta-voz do Kremlin garante que a Rússia não está a considerar o uso de armas nucleares no conflito na Ucrânia. Em entrevista à televisão norte-americana PBS, Dmitry Peskov afirmou, esta terça-feira, que tal ideia nem sequer está em questão.

"Ninguém está a pensar em usar ou sequer na ideia de usar armas nucleares", declarou.

"Não temos dúvidas de que os objetivos da nossa operação militar especial na Ucrânia vão ser atingidos. Mas qualquer que seja o desfecho da operação não será motivo para o uso de armas nucleares", garantiu. "Só quando houver ameaça à existência do nosso país é que poderemos e iremos usar armas nucleares para eliminar essa ameaça", ressalvou, apesar de tudo.

O porta-voz russo falou também sobre a aplicação de sanções, por parte da comunidade internacional, que classificou como "uma guerra contra a Rússia". Na visão de Peskov, o Ocidente está "a empurrar [o Kremlin] para um canto".

"Essas condições, infelizmente, não são amigáveis. São como se fossemos o inimigo. Entrámos numa fase de guerra total. Nós, na Rússia, estamos a ser empurrados para a guerra pelos países da Europa Ocidental, pelos Estados Unidos, pelo Canadá, pela Austrália. Eles estão a levar-nos para a guerra, na economia", indicou.

Dmitry Peskov sublinhou que é preciso que a comunidade internacional compreenda a Rússia, que tem medo do avanço da NATO para leste.

"Temos demasiado medo de que a NATO se aproxime das nossas fronteiras com as suas infraestruturas militares. Por favor, tratem disso. Não nos empurrem para o canto", apelou, afirmando que quando a Rússia manifestou preocupação com a possibilidade de a Ucrânia se juntar à Aliança, "arruinando o balanço na Europa", não houve reação e que quando a Rússia pediu que as suas preocupações fossem tidas em contas, continuou a "não haver reação".https://www.tsf.pt/mundo/ninguem-esta-a-pensar-em-usar-armas-nucleares-garante-porta-voz-do-kremlin-14723645.html
Enfim...e a NATO nem sequer entrou até à data na fronteira Ucraniana!

Os bombardeamentos intensos com várias explosões continuam...mesmo nos arredores de Kiev.
E continuam a matar indiscriminadamente e criminosamente Civis...

Entretanto, as tropas Ucranianas continuam a recuperar armamento ao agressor, em Kharkiv.
Anexos
Tropas Ucranianas recuperam armamento russo em Kharkiv.PNG
Tropas Ucranianas recuperam armamento russo em Kharkiv.PNG (473.47 KiB) Visualizado 6114 vezes
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por mais_um » 29/3/2022 23:35

p3droPT Escreveu:Os EUA já não estão em posição de dar lições de moral a ninguém infelizmente.

Nunca estiveram, as bombas atómicas em Nagasaki e Hiroshima, os bombardeamentos da 2ª WW, da Coreia do Norte, do Vietname do Norte, os motivos inventados para atacar Espanha para ficarem com as Filipinas e Cuba (tipo Putin com a Ucrânia), os golpes de estado contra governos democraticamente eleitos, etc....´e um rol demasiado negro de atropelos morais.
Mas apesar de de todos os defeitos que têm, não hesito de que lado estou, mas não me venham com moralidades....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Carrancho_ » 29/3/2022 23:28

p3droPT Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:Não te preocupes (como pareces estar com as dores Russas), eles enviaram esse material mais moderno também, só que como estava protegido pela antiguidades, ainda foi mais fácil "cair nas mãos do não participante". É uma situação win-win, o "não participante" consegue os exemplares modernos que necessita estudar e não encontra grande resistência para os capturar.

É um fartote a rir esta guerra do criminoso Putin que não tem problema nenhum em matar crianças, mulheres, velhos, bebés, deficientes, doentes ... e carregar os próprios canhões com carne Russa.

- ridículo sistema político
- ridícula invasão
- ridículos argumentos
- ridícula força militar
- ridículo Putin.

Tanta coisa para criticar mas alguns parece que não vêm nada de criticável nesta invasão do criminoso Nazi Putin. "Ai o que fizeram ao Lavrov na UN", "ai o que o Macron foi tão mauzão a ameaçar com guerra económica", "ai não compram petróleo aos Russos mas vão comprá-lo aos Turcos que os compram aos Russos", "ai que o Biden chamou o Putin pelo nome" enfim, tanta coisa terrível que o Ocidente pratica sobre esses santos, indefesos, mártires, inocentes... Russos.

Guerra é guerra, existem baixas e danos colaterais em todas, o putin agora ser o carniceiro, criminoso e os outros os bons é o tal mundo binário dos bons e dos maus.. Em que difere esta guerra do Iraque, Libia, Siria Yemen ou Afeganistão? O Obama ainda recebeu o prémio da paz por atingir o recorde de bombardeamentos por drone no médio oriente. O Biden ou os EUA são os moralistas que o Putin precisa de ouvir sem duvida :lol: Os EUA já não estão em posição de dar lições de moral a ninguém infelizmente.

A minha opinião é baseada nos valores que defendo. O lado que escolho, se escolho algum, está única e exclusivamente dependente desses valores morais. Outros crimes, outros sanguinários, a penalização que sofreram ou deixaram de sofrer não vai de forma alguma influenciar o quanto condeno estes. Que eu saiba estes Ucranianos não têm nada haver com as situações que referes, neste tópico discute-se esta e nesta como em outras não tenho a mínima dúvida de que lado me posicionar, não estou preso a nenhum dogma, Slava Ukraini!
Um abraço,

Carrancho

por mais_um » 29/3/2022 23:25

PMP69 Escreveu:
O T-14 Armata, é um fantasma que ninguém vê desde a sua breve aparição em 2015.

Pedro

E foi uma aparição fantástica, ficou parado no meio do desfile militar na praça Vermelha...

https://www.bbc.com/news/world-europe-32628236

Tem havido problemas na produção e a entrega das primeiras 100 unidades para testes tem sido sucessivamente adiada
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por MVP » 29/3/2022 23:08

Carrancho_ Escreveu:Não te preocupes (como pareces estar com as dores Russas), eles enviaram esse material mais moderno também, só que como estava protegido pela antiguidades, ainda foi mais fácil "cair nas mãos do não participante". É uma situação win-win, o "não participante" consegue os exemplares modernos que necessita estudar e não encontra grande resistência para os capturar.

É um fartote a rir esta guerra do criminoso Putin que não tem problema nenhum em matar crianças, mulheres, velhos, bebés, deficientes, doentes ... e carregar os próprios canhões com carne Russa.

- ridículo sistema político
- ridícula invasão
- ridículos argumentos
- ridícula força militar
- ridículo Putin.

Tanta coisa para criticar mas alguns parece que não vêm nada de criticável nesta invasão do criminoso Nazi Putin. "Ai o que fizeram ao Lavrov na UN", "ai o que o Macron foi tão mauzão a ameaçar com guerra económica", "ai não compram petróleo aos Russos mas vão comprá-lo aos Turcos que os compram aos Russos", "ai que o Biden chamou o Putin pelo nome" enfim, tanta coisa terrível que o Ocidente pratica sobre esses santos, indefesos, mártires, inocentes... Russos.

Guerra é guerra, existem baixas e danos colaterais em todas, o putin agora ser o carniceiro, criminoso e os outros os bons é o tal mundo binário dos bons e dos maus.. Em que difere esta guerra do Iraque, Libia, Siria Yemen ou Afeganistão? O Obama ainda recebeu o prémio da paz por atingir o recorde de bombardeamentos por drone no médio oriente. O Biden ou os EUA são os moralistas que o Putin precisa de ouvir sem duvida :lol: Os EUA já não estão em posição de dar lições de moral a ninguém infelizmente.

Registado: 27/6/2010 23:26

por MarcoAntonio » 29/3/2022 23:01

Nesta versão alternativa (filmada por outra pessoa, mas trata-se do mesmo incidente) não me parece nada que se trate de bombardeamento, que é o que a agência russa est´a alegar:

O video não é totalmente esclarecedor, o evento já está a desenrolar-se quando começa a filmagem. Mas a explosão maior dá-se a posteriori e o fumo que é visível de início não me parece indicar uma explosão causada por um projectil. Não excluindo um míssil ou rocket - vindo sabe-se lá de onde, isto passa-se do lado russo da fronteira - inclino-me para sabotagem ou acidente.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Carrancho_ » 29/3/2022 22:59

Também pode ser a criação de um motivo para justificar algo. Não confio absolutamente nada neste deficiente mental do Putin.
Um abraço,

Carrancho

por MarcoAntonio » 29/3/2022 22:40

Acidente, sabotagem ou bombardeamento. A agência russa está a sugerir bombardeamento mas não creio que haja evidência.

Como foi do lado de lá da fronteira, vai ser mais difícil saber o que aconteceu ao certo...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Carrancho_ » 29/3/2022 22:23

Terá sido acidente?

Depósito de munições explode em Belgorod, Rússia.

Um abraço,

Carrancho

por mais_um » 29/3/2022 22:17

Na minha opinião as negociações são só para empatar, a Rússia usa a estratégia de alternar entre congelar ou aquecer um conflito, conforme os seus interesses.
Penso que o Putin tem o aparelho (serviços secretos e forças armadas) bem controlado, não corre perigo de ser deposto, pelo menos nos próximos tempos, só se a situação do povo piorar muito o que não me parece que aconteça tão depressa.

Além da Crimeia e do Donbass ele quer a ligação por terra entre ambas as regiões, não o diz nas negociações mas no terreno é isso que os russos estão a implementar.

por MarcoAntonio » 29/3/2022 20:59

Já agora, aqui fica o lembrete. Fonte: Levada Center.

Imagem

(Relativo a Fevereiro de 2022)
Imagem

Administrador Fórum

por Carrancho_ » 29/3/2022 20:53

Não me parece, pelo que vou vendo creio até que têm um conhecimento da realidade bastante satisfatório, principalmente os jovens até 50.

Já sabia que os russos na fuga não tinham problema em abandonar os cadáveres e feridos, agora assim é novidade.

Um abraço,

Carrancho

por MarcoAntonio » 29/3/2022 20:02

Creio que sim, que é um risco, pode ocorrer. Mas não vejo alternativa melhor.
Imagem

Administrador Fórum

por PMP69 » 29/3/2022 20:00

MarcoAntonio Escreveu:
PMP69 Escreveu:
A Ucrânia diz ao que vai, e a Rússia está mortinha por sair desta confusão.

No entanto, Putin fica por aqui? Que estragos fez na Rússia? Algum pais vai conseguir lidar com ele no futuro? Quem paga a reconstrução da Ucrânia?

O maior feito da carreira de ditador do Putin est´a por fazer e é conseguir sobreviver a isto tudo (se conseguir, naturalmente).

Mas não achas que a sanções que têm efeito no povo russo e a desinformação, não vão aprofundar o nacionalismo e o perigo de ele se manter, ou aparecer alguém pior?

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por MarcoAntonio » 29/3/2022 19:50

PMP69 Escreveu:

No entanto, Putin fica por aqui? Que estragos fez na Rússia? Algum pais vai conseguir lidar com ele no futuro? Quem paga a reconstrução da Ucrânia?

O maior feito da carreira de ditador do Putin est´a por fazer e é conseguir sobreviver a isto tudo (se conseguir, naturalmente).

Resumo da conversa de hoje entre líderes/membros da NATO:

The White House has provided a read-out of the five way phone call earlier today between top Nato member leaders Joe Biden, the US president, the UK’s Boris Johnson, Germany’s Olaf Scholz, France’s Emmanuel Macron and Italy’s Mario Draghi.

“The leaders affirmed their determination to continue raising costs on Russia for its brutal attacks in Ukraine, as well as to continue supplying Ukraine with security assistance to defend itself against this unjustified and unprovoked assault,” the White House statement said.

It continued: “They reviewed their efforts to provide humanitarian assistance to the millions affected by the violence, both inside Ukraine and seeking refuge in other countries, and underscored the need for humanitarian access to civilians in Mariupol. They also discussed the importance of supporting stable energy markets in light of current disruptions due to sanctions.”

In the last three days, Biden and Macron essentially disagreed over the US president’s ad lib at the end of a speech in Poland on Saturday where he said that Russian president Vladimir Putin was a butcher who “cannot remain in power".

On Sunday, as US officials rushed to play down Biden’s remarks and insist they were not meant to signal a new US policy stance of “regime change” in Russia, Macron warned warned against the use of inflammatory language in an already volatile situation.

Yesterday, Biden said he was not “walking anything back”, made no apologies for his use of language and said the comment had been made from a personal sense of moral outrage after meeting with Ukrainian refugees in Poland.
The Guardian
Imagem

Administrador Fórum

por PMP69 » 29/3/2022 19:47

MarcoAntonio Escreveu:Aqui em algum detalhe as propostas do lado ucraniano.

Basicamente:
- a segurança dada pela nato mas com outro nome e/ou participantes;
- crimeia fica nas mãos dos russos por agora e discute-se mais tarde;
- donbass ainda por discutir (mas talvez uma solução semelhante).

During the negotiations with Russia, the Ukrainian delegation officially outlined its proposals for a new system of security guarantees for our country

A ver vamos quais vão ser as condições finais. Até porque ainda não é claro até que ponto a Rússia quer desescalar ou retirar (e se sim, de onde). Mas que a Ucrania esteja a apresentar publicamente estas propostas ao mesmo tempo que a Rússia dá sinais de evolução positiva nas negociações já é de si extraordinário...

Zelensky já é o grande herói da Ucrânia, mas vai ter que lidar com alguns grupos que saem desta guerra com uma força que não tinham, e armados pelos EUA e RU.

Pedro

por MarcoAntonio » 29/3/2022 19:38

Aqui em algum detalhe as propostas do lado ucraniano.

Basicamente:
- a segurança dada pela nato mas com outro nome e/ou participantes;
- crimeia fica nas mãos dos russos por agora e discute-se mais tarde;
- donbass ainda por discutir (mas talvez uma solução semelhante).

During the negotiations with Russia, the Ukrainian delegation officially outlined its proposals for a new system of security guarantees for our country

A ver vamos quais vão ser as condições finais. Até porque ainda não é claro até que ponto a Rússia quer desescalar ou retirar (e se sim, de onde). Mas que a Ucrania esteja a apresentar publicamente estas propostas ao mesmo tempo que a Rússia dá sinais de evolução positiva nas negociações já é de si extraordinário...
Imagem

Administrador Fórum

por PMP69 » 29/3/2022 19:32

yaya Escreveu:
PMP69 Escreveu:Começa a ruir o mito da modernização das forças armadas russas.

O T-72 é da década de 70, e mesmo com actualizações é um blindado obsoleto, com uma blindagem inadequada para os dias de hoje. O T-14 Armata, é um fantasma que ninguém vê desde a sua breve aparição em 2015.

Se olharmos para o Admiral Kuznetsov idem, passa o tempo na doca seca e com custos atronomicos.

Pedro

Eu diria mais, a ruir o mito de potência militar.

Qualquer avaria ou falta de combustível os soldados russos desistem e abandonam os tanques em qualquer lugar.
Veículos que custam milhões atenção, são ricos 8-)

E vêm os ucranianos agradecem, arranjam os defeitos e ficam com eles.

A antítese do Raul Solnado que puxa a bala com um fio.

Algo que gostava saber, a taxa de deserção nas forças russas.

Posso estar enganado, mas acho que deve ser altíssima.

Pedro

por yaya » 29/3/2022 19:05

PMP69 Escreveu:Começa a ruir o mito da modernização das forças armadas russas.

O T-72 é da década de 70, e mesmo com actualizações é um blindado obsoleto, com uma blindagem inadequada para os dias de hoje. O T-14 Armata, é um fantasma que ninguém vê desde a sua breve aparição em 2015.

Se olharmos para o Admiral Kuznetsov idem, passa o tempo na doca seca e com custos atronomicos.

Pedro

Eu diria mais, a ruir o mito de potência militar.

Qualquer avaria ou falta de combustível os soldados russos desistem e abandonam os tanques em qualquer lugar.
Veículos que custam milhões atenção, são ricos 8-)

E vêm os ucranianos agradecem, arranjam os defeitos e ficam com eles.

A antítese do Raul Solnado que puxa a bala com um fio.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Carrancho_ » 29/3/2022 19:02

Além da lama é a primavera que vai camuflar a resistência também fora das cidades.

Eles (russos) que recolham rápido ou são apanhados na curva.
Um abraço,

Carrancho

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], darkreflection, HFCA, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nickforum, OCTAMA, PAULOJOAO, PXYC, Shimazaki_2, trilhos2006 e 94 visitantes