Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Petróleo...

por PC05 » 7/3/2022 3:30

Alberta oil can be a solution to U.S. energy supply crunch - minister

HOUSTON (Reuters) - Alberta, Canada's main oil-producing region, can help alleviate the global oil supply crunch caused by energy disruptions, Alberta energy minister, Sonya Savage, said on Sunday.

Alberta has some spare pipeline and rail capacity and can move more oil to the United States, Savage said in Houston ahead of the CERAWeek energy conference by S&P Global (NYSE:SPGI). Oil prices in Monday trading in Asia have soared to $128 per barrel, up from about $83 per barrel in January.

"We are the solution, not Venezuela and others," Savage told Reuters, an apparent reference to U.S. sending a delegation to Caracas last week to discuss an easing of U.S. oil sanctions.


https://www.investing.com/news/commodit ... er-2778905
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3258
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Petróleo...

por 654235 » 7/3/2022 1:44

No pior dos cenários será uma Coreia do Norte em tamanho XXL
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4378
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Petróleo...

por Mr. Mad_off » 6/3/2022 19:10

Boa tarde
Como também estou a pensar investir nestes produtos, fiz uma pesquisa e deixo aqui os ISIN:

US74347Y8628 SCO;
US74347Y8883 UCO.

Aproveito para perguntar de que forma é possível aceder à cotação em tempo real?
 
Mensagens: 84
Registado: 26/12/2013 17:20

Re: Petróleo...

por vinas1976 » 3/3/2022 10:33

Bom dia a todos ,

Obrigado Cloubird pelas informações e explicações, foram bastante esclarecedoras ;) !

Bons negócios
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Petróleo...

por NirSup » 3/3/2022 10:07

A implosão do regime de Putin

Fuga sem precedentes das empresas está a colapsar a Rússia.
António José Gouveia
JN - Hoje às 08:41

IMG_20220303_090327.jpg

By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Petróleo...

por cloubird » 3/3/2022 8:26

vinas1976 Escreveu:Boa noite,

Conhecem algum ETF que invista na cotação do petróleo mas numa posição curta ou seja que aposte na queda do petróleo ?

Se sim podem por favor colocar aqui o ISIN ?

Obrigado

Bons Negócios


o SCO é bom, é alavancado 3X mas não no investimento, no valor da queda ou seja multiplica a mesma por 2, se o wti cair 2% ete produto valoriza 2*2 . não é no que investes, como no forex. investes 100 no máximo perdes 100, não é com no forex que investes 100 e no máximo podes perder isso e muito mais.
https://www.etf.com/SCO

eu especializei-me neste produto assim copm no UCO.

não vou dar concelho, nem siga nada que eu diga sobre isto. tenho uma estratégia de quadrado nisto. MAs tenho nestes últimos tempos enchido o camião com isto, mas com usao uma estratégia do quadrado, com o UCO não estou muito preocupado.

hoje vou carregar mais um pouco, acho que hoje vai andar na casa dos 115, embora os 120 não estejam fora da equação. o unico concelho que te posso dar é, não compres tudo já, ou seja, divide, uma parte hoje outra amanhã, porque as subidas do WTI vão continuar.

Não te assustes com o produto, tive muitas alegrias com ele em 2020 , ou seja se comprares agora, poderás de um dia par o outro ver ali uma potencial perca de 10% .

Se tiveres método e paciência, e uma estratégia, pode ster muitas alegrias.

Dou-te o meu exemplo, em 2017 estava a perder no SCO 30%, não vendi, em 2022 vendi com um ganho de 120% .é garantido ? não !!

MAs acho que a probabilidade de as subidas no WTI começam a baixar.

A estratégia do quadrado, que não vou explicar, se bem usada é uma rede que tens, bem utilizada permite-te dormir descansado.

Hoje vou carregar de novo com SCO, mas pretendo despejar o meu UCO dentro de dias ou semanas.

vou deixar que chegue os 120. só se os 120 forem ultrapassado, nesse caos sou capaz de aguardar até aos 150.

o único concelho que te dou, se comprares e vires-te a perder num ápice, 10% não te assustes e pensar, bom mais vale perder 10% do que 50%. neste comodity em concreto

1º estratégia
2º paciência
3º sangue frio.

é o único ativo financeiro que podemos confiar nas probabilidades...ou pensas por exemplo que o crude pode chegar aos 200 ?

a não ser que algo muito extraordinário aconteça, o intervalo poderá ser

70- 150

Abaixo de 70 pode ir ?, pode mas por pouco tempo, e acima de 150, o mesmo.

Eu especializei-me nestes dois etf.

Mais não digo,

Para já surfo a onda das subidas, mas com te disse eu estou quadrado, portanto é diferente se estivesse exposto só ao sco.

Mesmo assim escolhe a tua estratégia, cuidado .

Podes perder tudo ?, sim se a entidade emissora do ETF falir.

e os splites ( inverso ou não) ?, sim neste etfs á muito comum. Já tenho isto ha tantos anos, que por norma quando há um split é quando o produto tem potencial de ir a valores muito baixo, abaixo de 2$ por titulo.

Ou então porque são previsiveis mudanças bruscas. tenho notado esse comportamento.

Portanto SE vai colocar auqi dinheiro que te possa faze falta cuidado.

Se é um investimento de longo prazo, nesse caso o risco de o teres d fechar cm pedas é menor, tens é de ter paciência.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: Petróleo...

por vinas1976 » 3/3/2022 2:49

Boas ,

Eu também não estou entusiasmado com o preço do petróleo , muito pelo contrário acho que poderá haver para breve uma correção na cotação do mesmo se as noticias da guerra acalmarem ou não piorarem e daí a minha possivel intenção e avaliação de shortar petróleo como referiu e bem o Penaforte .

Para já é apenas uma suposta intenção mas estou seriamente a pensar nisso , pois acho que poderá existir para breve uma retração forte .

Bons negócios a todos !

Abraços
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Petróleo...

por Penaforte » 3/3/2022 1:55

NirSup Escreveu:A Rússia já perdeu a guerra

Os sinais de desespero do Putin para segurar a moeda e evitar a corrida aos bancos e o colapso da economia já são evidentes.
O Putin já vinha, desde há muito tempo, a preparar-se para invadir a Ucrânia, mas a vida dá muitas voltas e ele não contava com o congelamento ou com o impedimento (em parte) de acesso ao cofre de guerra de 630 mil milhões de dólares que foi aprovisionando nos últimos 8 anos.
Os sinais de desespero do regime russo são por demais evidentes (a proibição de saída do capital privado estrangeiro das empresas russas, controlo de saída de divisas estrangeiras, subida da taxa diretora do Banco Central de 9,5% para 20%, etc).
A única forma do Putin manter a economia a funcionar, assegurando as necessidades básicas da população e evitando a corrida aos bancos (que já começou) é através das receitas do petróleo e gás natural.
Se as receitas do petróleo e gás natural falharem, é o afundanço (colapso) sem precedentes da economia russa (que já estava numa situação delicada antes da invasão da Ucrânia).
Os EUA e os seus parceiros europeus não vão perder esta oportunidade para fazer com que o Putin pague o preço e um preço muito alto por ter ousado invadir a Ucrânia.
Portanto, não se entusiasmem demasiado com esta alta aparente do preço do petróleo e gás natural.
By Nirvana


Eu não estou nada entusiasmado, pelo contrário. E pelo que percebi, o vinas quer shortar petróleo.. não entrar longo.
Não negoceio petróleo e gás natural nem relacionados (seja em que direcção for), portanto para mim que negoceio ações cotadas nos ´índices americanos, seria bastante melhor que o petróleo recuasse em breve.

Apenas estava a partilhar a minha leitura técnica (que vale o que vale - 0) ao Vinas, sendo que o petróleo está num momento de aceleração do movimento ascendente e quando assim é, no contexto em que estamos, é muito difícil acertar no timing de fim do movimento. Facilmente pode valorizar 10/20% no final do movimento (blow off top) e se assim for, entras logo a levar 20/40% no lombo (ETF 2x). O que é desagradável!

Quanto ao que o Ocidente poderia fazer em relação ao preço do petróleo, seria interessante abrir essa discussão!
Kasparov falou em reabrir Keystone.. que impacto teria isso? pouco, nada?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: Petróleo...

por NirSup » 3/3/2022 1:36

A Rússia já perdeu a guerra

Os sinais de desespero do Putin para segurar a moeda e evitar a corrida aos bancos e o colapso da economia são evidentes.
O Putin já vinha, desde há muito tempo, a preparar-se para invadir a Ucrânia, mas a vida dá muitas voltas e ele não contava com o congelamento ou com o impedimento (em parte) de acesso ao cofre de guerra de 630 mil milhões de dólares que foi aprovisionando nos últimos 8 anos.
Os sinais de desespero do regime russo são por demais evidentes (a proibição de saída do capital privado estrangeiro das empresas russas, controlo de saída de divisas estrangeiras, subida da taxa diretora do Banco Central de 9,5% para 20%, etc).
A única forma do Putin manter a economia a funcionar, assegurando as necessidades básicas da população e evitando a corrida aos bancos (que já começou) é através das receitas do petróleo e gás natural.
Se as receitas do petróleo e gás natural falharem, é o afundanço (colapso) sem precedentes da economia russa (que já estava numa situação delicada antes da invasão da Ucrânia).
Os EUA e os seus parceiros europeus não vão perder esta oportunidade para fazer com que o Putin pague o preço e um preço muito alto por ter ousado invadir a Ucrânia.
Portanto, não se entusiasmem demasiado com esta alta aparente do preço do petróleo e gás natural.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Petróleo...

por Penaforte » 3/3/2022 0:48

E digo cuidado obviamente pela alavancagem e porque tecnicamente, apesar de já parecer esticado, movimentos tão fortes podem sempre estender com alguma violência antes de recuar.

Nota: O gráfico semanal não é tecnicamente válido (para já), apenas deixo como referência
Anexos
CLXXXX-Weekly.png
CLXXXX-Daily.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: Petróleo...

por vinas1976 » 3/3/2022 0:32

Ok obrigado Penaforte ! ;)

Cumprimentos
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Petróleo...

por Penaforte » 2/3/2022 22:36

vinas1976 Escreveu:Boa noite,

Conhecem algum ETF que invista na cotação do petróleo mas numa posição curta ou seja que aposte na queda do petróleo ?

Se sim podem por favor colocar aqui o ISIN ?

Obrigado

Bons Negócios


Em ETF's conheço o SCO - cuidado que é alavancado :) .
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: Petróleo...

por vinas1976 » 2/3/2022 21:38

Boa noite,

Conhecem algum ETF que invista na cotação do petróleo mas numa posição curta ou seja que aposte na queda do petróleo ?

Se sim podem por favor colocar aqui o ISIN ?

Obrigado

Bons Negócios
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Petróleo...

por cloubird » 1/3/2022 15:32

hoje teremos nos 100, e este poderá ser novo normal.

valores superiors será possivel ?

não se sabe, mas repor no mercado a oferta russa pode ser dificil e etes valores convém muito à OPEP.

Não sou bruxo, mas arriscava-me a que possamos visitar os 120 a médio prazo.

E agora o "sonho" da OPEPE a opinião publica pode estar um pouco mais receptiva a esses valores, com o argumento da guerra.

Portanto onde vamos não sei, mas o descalabro nos mercados pode começar agora.

Veremos, com calma, devo confessar que mantenho a minha estratégia de quadrado no WTI, com o UCO e SCO. no resto tenho SPXS.

Mas acho sujo eu estar a ganhar com o sofrimento dos outros.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: Petróleo...

por BearManBull » 22/2/2022 13:42

O oil realmente parece estar a perder momentum.

No semanal fez o bearish engulfing, parece que temos tudo para formar um topo de médio prazo.
Anexos
oil.png
oil.png (41.31 KiB) Visualizado 9234 vezes
oilw.png
oilw.png (42.21 KiB) Visualizado 9234 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8979
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Petróleo...

por BearManBull » 17/2/2022 23:29

Market Conundrum: With Oil Prices So High Why Is Exploration, Production So Low?


What's Holding Back Exploration & Production
In the U.S., production is 1.6 million bpd lower than it was in January 2020, even though prices are at least $35 per barrel higher and thus more enticing to producers.

The oil rig count is still around 500, compared to the nearly 700 oil rigs in operation pre-pandemic. This indicates that output is not growing all that much despite the potential for greater profit.

Indicators like the Dallas Fed Survey and others have told us that U.S. producers are particularly concerned about investing in production for a variety of reasons at the moment. Some of these reasons are unique to the U.S. situation, but others also impact those operating outside the U.S.

1 Regulatory Uncertainty: Federal regulations governing oil and gas production are in flux, especially rules governing emissions, permitting, and leasing. Despite the potential for short-term profits, producers in the U.S. remain anxious about how government policies will impact any investments they make now, especially investments in longer term projects.

2 Hesitancy From Financiers: Similarly, banks and investors are unsure of the future vis-à-vis government policy. Many large banks have also been subject to harassment from activists over big investments in oil and gas companies in recent years, and face pressure to divest from the industry as a whole. These pressures and uncertainty de-incentivize risk-taking in the oil and gas industry.

3 Environmentalist Positions: With so much uncertainty, oil and gas producers are wary of drawing the ire of the environmentalist movement. This can be a force against any commitments to expand E&P. It is especially strong in European companies where government policies discourage oil and gas producers from engaging in new exploration and production. Many companies, like BP (NYSE:BP), continue to commit more money and investment to non-oil and gas projects even though oil prices are high and crude oil sales and refining remain their largest sources of revenue and profit.

4 Share Prices: Oil companies are demonstrating a preference for short-term, high share prices. Since the price of oil began to drop in 2014, oil producers cut back on E&P due to low prices. They also cut investments in efforts to protect their own share prices. Now that oil prices are higher again, producers could reinvest the revenue in E&P (with the accounting benefits and tax breaks that provides), or they could use the profits to prop up their share prices via dividends and excellent earnings numbers. Much of the industry has chosen the latter, as it has become preoccupied with high share prices and dividends in the present and immediate future, at the expense of E&P. (This also is not particular to U.S. producers only.)
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8979
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Petróleo...

por Goya777 » 17/2/2022 18:47

cloubird Escreveu:
BearManBull Escreveu:Ok mas mesmo assim a generalidade das grandes empresas realizam penetration tests regularmente e até tenho ideia que os piores ataques ocorrem por hacking social mais do que problemas de infra. Um ataque generalizado para derrubar a infra web de um país como Portugal é praticamente impossível.


Voltando ao oil. De momento tecnicamente nada relevante, mas pelas noticias com oil iraniano e se a situação na Ucrânia acalma pode ocorrer um sell off para retestar os suportes dos 67 e 77.



um pen teste é algo diferente, é malta que normalmente utiliza kali linux, muito usado para pen testing, alias as empresas ficam a tremer quansdo detectam alguém a entrar usando um pc com kali linux, por vezes não tem boas intensões.

um pen test mais não é do que garantir que o meu sistema esta protegido. Alias posso dizer com toda a segurança, que o maior objetivo de um haker, profissional não é mandar os sistemas abaixo, só se for por diversão, o que também acontece .

o grande objeto é estar lá dentro sem ninguém saber, por exemplo para roubar segredos e dados, esses são os mais complicados de detectar.

Sobe isto meus senhores é um mundo muito grande e complexo, , posso arriscar-me que um ataque com os que se falam é porque algo correu mal, e agora se estavam la ´em segredo, agora vão ser descobertos.

Pessoalmente acho que o mai s perigso dos dias wue correm não é o terrorismo , nem a violência, é a ignorância.

vejam o caso daquele rapaz que estava chateado, e disse num chat qq que ia fazer não sei o quê.

qual o azar...não era arabe, não professava nenhuma religião conotada com terrorismo, e a comunicação social em Portugal, principalmente a CMTV tiveram um desgosto.
Eu sei que em Portugal a comunicação Social anda frustrada por nunca termos tido cá um atentado terrosta. isso para mim esta claro, quando num caso ainda mais recente um tipo lancou chamas a um edificio, rebentou umas coisass que lá estavam. foi outro ataque terrorista.

O problema é que a comunicação social em Portugal está cheia de gente muito ignorante, e desejosa de furos jornalistas quem sabe o premio de melhor artigo. um pilitzer.

Portnato com não há nada, e os caso piloto rosa estão a acabar, falta coias, e agora vem a calhar um tipo que disse que ia levar umas facas e umas bestas.. imaginem um individuo só. não sie se é culpado ou não, mas estamos sempre a fazer figura de ursos.

Compsrra um estudante que tinha uma facas em casa , eu por acaso tambem tenho na cozinha, pronto já é um caso de terrorismo.... por isso por esse mundo fora não nos dão muito credito, somos memso ridicularizados.. comprar isto ao verdadei terorismo, é uma ofença às vitmas do daesh, do IRA ou da ETA.

Eu faço um apelo senhores jornalistas se querem ganhar um premio pulitzer sentado no sofa, peham nas perninhas vão até africa que irão lá ver muita desgraça para relatar, iinvadem m o univeros espirito Santo, denunciem caos. agora nãpoo fabriquem coisas que não existem.

Um rapazote de 18, com uma faca. quem nem a missa deve ir... um perisgoso terroista.

por acaso estive meio doente e embora esteja em casa a trabalhar remotamente não costumo olhar para a TV, e é constrangedor ver canais com a tvi e a sic, de manhã, cheio de gente de inteligência duvidosa, a debitarem cada um mais asneiras do que o outro.

isto é uma praga, só dizem asneiras, coisas sme sentido. ele é vodafones , harker russsos,

A classe jornalista e de TV está cheia de malta que não sabe escrever um artigo e fazer uma invetsigação de jeit, eu quero ver quando jornslistas com a Judite de sousa, ou o Miguel sousa tavares ou o josé rodrigues dos santos ou clara de Souza, quanto de reformarem, o que vai ser da classe u jornalística, uma praga que deve ser silenciada, tal vai se a quantidade de asneiras que vai ser dito.

Tínhamos o josé eduardo Moniz, mas esse agora já não é jornalista.
o jornalismo do bom é importante para informar, para investigar e sté memso para garantir a democracia.

Mas o que vemos é jornalistas histéricos em vários canis de informação, e outros qu não passam de entretenimento que pensam que sõ grandes jornalistas de renome, e comentadores pouco escrupulosos que só dizem barbaridades.


o único jornalista minimamente sério que conheço e gosto de ouvir é o José Gomes ferreira.

A única critica que lhe teço é ainda não ter esclarecido ou entendido que a energia renovável com ela é tratada é um erro e uma asneira.

a produção de energia está dividada em PRODUçÂO, e capacidade produtiva.

eu ter uma central de 1GW d eeolica ou fotovoltaica não me permite dizer que tenho uma capacidade instalada de 1GW uma capacidade instalada só é valida se em qualquer altura do ano, faça chuva ou sol, ou noite, possa ter à disposição essa capacidade.

Dai as renováveis terem de coexistir com as não renováveis, senhores isto é simple,s ma saqui o José Gomes Ferreira acho que ainda nbão entendeu esta dictioma.


Urge uma reforma no conteúdo televisivo, que só contribui para a estupidificação em massa ada população.

claro que nem todo sos jornalista cabem nesta critica felizmente temos alguns, pouos, bons exemplo.


Sobra-te tempo para escrever... falas é de tudo menos petroleo mas pronto...
 
Mensagens: 2894
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Petróleo...

por cloubird » 17/2/2022 18:08

BearManBull Escreveu:Ok mas mesmo assim a generalidade das grandes empresas realizam penetration tests regularmente e até tenho ideia que os piores ataques ocorrem por hacking social mais do que problemas de infra. Um ataque generalizado para derrubar a infra web de um país como Portugal é praticamente impossível.


Voltando ao oil. De momento tecnicamente nada relevante, mas pelas noticias com oil iraniano e se a situação na Ucrânia acalma pode ocorrer um sell off para retestar os suportes dos 67 e 77.



um pen teste é algo diferente, é malta que normalmente utiliza kali linux, muito usado para pen testing, alias as empresas ficam a tremer quansdo detectam alguém a entrar usando um pc com kali linux, por vezes não tem boas intensões.

um pen test mais não é do que garantir que o meu sistema esta protegido. Alias posso dizer com toda a segurança, que o maior objetivo de um haker, profissional não é mandar os sistemas abaixo, só se for por diversão, o que também acontece .

o grande objeto é estar lá dentro sem ninguém saber, por exemplo para roubar segredos e dados, esses são os mais complicados de detectar.

Sobe isto meus senhores é um mundo muito grande e complexo, , posso arriscar-me que um ataque com os que se falam é porque algo correu mal, e agora se estavam la ´em segredo, agora vão ser descobertos.

Pessoalmente acho que o mai s perigso dos dias wue correm não é o terrorismo , nem a violência, é a ignorância.

vejam o caso daquele rapaz que estava chateado, e disse num chat qq que ia fazer não sei o quê.

qual o azar...não era arabe, não professava nenhuma religião conotada com terrorismo, e a comunicação social em Portugal, principalmente a CMTV tiveram um desgosto.
Eu sei que em Portugal a comunicação Social anda frustrada por nunca termos tido cá um atentado terrosta. isso para mim esta claro, quando num caso ainda mais recente um tipo lancou chamas a um edificio, rebentou umas coisass que lá estavam. foi outro ataque terrorista.

O problema é que a comunicação social em Portugal está cheia de gente muito ignorante, e desejosa de furos jornalistas quem sabe o premio de melhor artigo. um pilitzer.

Portnato com não há nada, e os caso piloto rosa estão a acabar, falta coias, e agora vem a calhar um tipo que disse que ia levar umas facas e umas bestas.. imaginem um individuo só. não sie se é culpado ou não, mas estamos sempre a fazer figura de ursos.

Compsrra um estudante que tinha uma facas em casa , eu por acaso tambem tenho na cozinha, pronto já é um caso de terrorismo.... por isso por esse mundo fora não nos dão muito credito, somos memso ridicularizados.. comprar isto ao verdadei terorismo, é uma ofença às vitmas do daesh, do IRA ou da ETA.

Eu faço um apelo senhores jornalistas se querem ganhar um premio pulitzer sentado no sofa, peham nas perninhas vão até africa que irão lá ver muita desgraça para relatar, iinvadem m o univeros espirito Santo, denunciem caos. agora nãpoo fabriquem coisas que não existem.

Um rapazote de 18, com uma faca. quem nem a missa deve ir... um perisgoso terroista.

por acaso estive meio doente e embora esteja em casa a trabalhar remotamente não costumo olhar para a TV, e é constrangedor ver canais com a tvi e a sic, de manhã, cheio de gente de inteligência duvidosa, a debitarem cada um mais asneiras do que o outro.

isto é uma praga, só dizem asneiras, coisas sme sentido. ele é vodafones , harker russsos,

A classe jornalista e de TV está cheia de malta que não sabe escrever um artigo e fazer uma invetsigação de jeit, eu quero ver quando jornslistas com a Judite de sousa, ou o Miguel sousa tavares ou o josé rodrigues dos santos ou clara de Souza, quanto de reformarem, o que vai ser da classe u jornalística, uma praga que deve ser silenciada, tal vai se a quantidade de asneiras que vai ser dito.

Tínhamos o josé eduardo Moniz, mas esse agora já não é jornalista.
o jornalismo do bom é importante para informar, para investigar e sté memso para garantir a democracia.

Mas o que vemos é jornalistas histéricos em vários canis de informação, e outros qu não passam de entretenimento que pensam que sõ grandes jornalistas de renome, e comentadores pouco escrupulosos que só dizem barbaridades.


o único jornalista minimamente sério que conheço e gosto de ouvir é o José Gomes ferreira.

A única critica que lhe teço é ainda não ter esclarecido ou entendido que a energia renovável com ela é tratada é um erro e uma asneira.

a produção de energia está dividada em PRODUçÂO, e capacidade produtiva.

eu ter uma central de 1GW d eeolica ou fotovoltaica não me permite dizer que tenho uma capacidade instalada de 1GW uma capacidade instalada só é valida se em qualquer altura do ano, faça chuva ou sol, ou noite, possa ter à disposição essa capacidade.

Dai as renováveis terem de coexistir com as não renováveis, senhores isto é simple,s ma saqui o José Gomes Ferreira acho que ainda nbão entendeu esta dictioma.


Urge uma reforma no conteúdo televisivo, que só contribui para a estupidificação em massa ada população.

claro que nem todo sos jornalista cabem nesta critica felizmente temos alguns, pouos, bons exemplo.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: Petróleo...

por BearManBull » 15/2/2022 11:07

Ok mas mesmo assim a generalidade das grandes empresas realizam penetration tests regularmente e até tenho ideia que os piores ataques ocorrem por hacking social mais do que problemas de infra. Um ataque generalizado para derrubar a infra web de um país como Portugal é praticamente impossível.


Voltando ao oil. De momento tecnicamente nada relevante, mas pelas noticias com oil iraniano e se a situação na Ucrânia acalma pode ocorrer um sell off para retestar os suportes dos 67 e 77.
Anexos
oil.png
oil.png (58.92 KiB) Visualizado 9587 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8979
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Petróleo...

por cloubird » 14/2/2022 23:21

BearManBull Escreveu:
cloubird Escreveu: e em caso de conflito destruirem todos os sistemas de informação mundial. imaginem etodas as vodafones noes, ptes por esse mundo fora ficarem infisponiveis, incluindo outros serviços.


Os ataques cibernéticos dificilmente podem passar de algo esporádico e isolado. Cada empresa tem sistemas diferentes e a generalidade tem sistemas com um bom nível de segurança. Para ultrapassar esses sistemas é preciso investir muito tempo e recursos (independentemente de ser força bruta ou hacking social).



antes de mais temos de conseguir distinguir, roubo de dados e indisponibilidade de serviço.

Nos dias que correm o roubo de dados só é simplificado se as entidades não optarem pelos milhentos sistema de criptografia doa dados. ou seja as bd costumam estar encriptadas e memso os sistemas de filcheriso tambem.

Em cloud, existe muitas sistemas que possibilitam isso.

Outra coissa é indisponibilizar um serviço, aqui existem doi temas, uo porque houve repriogramação de hardware e nesse caso pode s mais complicado.

Sistemas informáticos "danificados" nos dias que correm não se pode dizer que isso seja uma relidade, em cloud, conseguimos em poucas horas recriar um nova infraestrutura ( inclui maquinas bd, rede, etc) , exiset que se chama IaC que é infraextrutura com código, ou seja usando a tecnologia terraform ( uma das minhas especialidades), tenho código que ciar toda uma infra.

Exemplifico, imagiunem auqi o site do caldeira, não sei se esta a correr em cloud, imaginemn que sim, e que o memso sofreu uma falha catastrifica.

Se tiveram o tipo com eu a desenhar infra, isso resolve-se em pouco tempo, simplesmente recriado a tecnologia IaC ( neste caso terraform) , posso criar o servidor semelhante ( colocando de fora a possibilidadd de estarem a usar conteineres, mas isos não é tema para aqui, é mais complexo .

Assim teriamso
1- 10:00 caldeira a funcionar bem
2:- uma ataque que danificou o site do caldeirão 10:10
3:- Supondo que são feitos backups regulares ou que tem configurado read replicas. e supondo uma bd com os posts do caldeirão , inferior a 20GB.

4: Alguem limpa a infra "avariada" ou seja máuinas e outros srviços ( caso esteja na cloud) , 10 minutos.

5: alguem mudar os scrpst terra form para urecriar a auma infra noutra região ( a AWS tem varias),

6: pelas 10:30 alguem faz um terraform apply na nova região.

7: 11:00 o site do caldeirão esta a funcionar.

No caos da vodafone, e não posso falar muito pois já trabalhei num projetco para eles, são sisetmas mais complexo e estes rpocesso demoram mais tempo.

MAS no essencial, se o arquiteto da infra tecve em conta os parâmetros RDO e RTO, e uma plano de DR, rápidamente coneguem ultgrapassara as dfificuldades.

MAs isto é só assim aparentemenet tão simples ?

Sim , no essencial um arquitecto de cloud, só tem de prguntar qual os valores RTO e RDO desejavos.

em função disso desenha a melhor arquitetura possível,, calor que esses dois parâmetro vão definir o custo da infra, mas pode pou par muiti dinheiro no futuro.

MAs temos de colocar nas nossa cabeças duas coisas diferentes, uma coisa e´roubo de dad outra coisa é danificar algum tipo de hardware e outra mais complexa de descobrir, que é um ataque ter altarado algum software, possibilitando, memso haveno uma reposição da infra noutro lugar que o problema seja transportado.

Um dos calcanahres de aqulies em dicker´é por vezes usarmos imagens libvres de docker para construirmos imagens que correm em PRD.

Numa empresa cuidadosa, usam ou imagens hardenizads, ou imagnes fornecidas pelo "fabricante". Mas existe muita malta que usa imagens publicas do dockerhub, sem mitos cuidados ....
MAs enfim, deixo de debitar aqui matéria, pois é um tema chato, eu gosto porque é isto que paga-me as contas.

Portanto roubo dad dados é uma coisa, e infisponibilização é outar.

claro que quem tem ainda aos seus serviços informáticos a correr em servidores fisico, tem muitos mai problemas do que quem tem em cloud.

Em cloud, consigo em poucos minutos recriar a infra do caldeirão, fazer as mesmas operações num datacenter é mais complicaod e demorado, embora no fundo as operações vão ser as mesmas.

Por isso cada vez há mais empresas a migrara para cloud, sendo um dos motivos para tipos com eu, com certificações oficiais e experiencia, consegue participar em projetos interessantes.

Deixemo-nos de teorias, acima de tudo , não clicar em links, e se perderem o telemóvel, toca a trocar tudo o que é pass. se vos roubarem e se no vosso telemovel tiverem configurados sistemas de multy factory autentication informem de imediato a vossa empresa.























4:-
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: Petróleo...

por BearManBull » 14/2/2022 17:40

cloubird Escreveu: e em caso de conflito destruirem todos os sistemas de informação mundial. imaginem etodas as vodafones noes, ptes por esse mundo fora ficarem infisponiveis, incluindo outros serviços.


Os ataques cibernéticos dificilmente podem passar de algo esporádico e isolado. Cada empresa tem sistemas diferentes e a generalidade tem sistemas com um bom nível de segurança. Para ultrapassar esses sistemas é preciso investir muito tempo e recursos (independentemente de ser força bruta ou hacking social).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8979
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Petróleo...

por cloubird » 14/2/2022 14:20

RFPB Escreveu:Não virá o petróleo para baixo?
Por causa do conflito Rússia, Ucrânia e outros, quando está tudo à espera que o movimento se faça para cima, não poderá o petróleo fazer o movimento inverso? :-k


não sei, mas penso que depende de 2 factores, se houver conflito e a Rússia não poder exportar crude.

havendo conflito depende da dimensão do mesmo.

Se envolver a Europa, ou armamento nuclear, o crude pode cair muito por o crescimento econômico poder relevar um tombo gigante.

MAs se houver algum tipo de concertação, também pode subir, por exemplo se os russos garantirem que iriam afundar tudo o que fosse transporte de crude.

também pode não acontecer nada, pois os russos poderiam fzer politica d eterra qeuimada e em caso de conflito destruirem todos os sistemas de informação mundial. imaginem etodas as vodafones noes, ptes por esse mundo fora ficarem infisponiveis, incluindo outros serviços.

nesse caso s investimentos seriam o nosso menor problema, sendo o mais sensato admitir percas totais, de tudo o que tínhamos investido.

Portanto esperemos que sejam sensatos, e aqui aplico isso não tanto ao russso, mas aos americanos, pois eu entendo que eles não queiram ter a nato na fronteira.

devem-se rcordar da baia dos pocos em cuba.

Portanto, entendo a posição de putim. Espero que exista bom senso, e que os americanos sejam travados.

Se virmos bem eles estão desertos que lançar bombas, há 2 mese que andamos a ouvir que os russos vão invadir hoje, agora é 4f, o biden podia ter a delicadeza de dizer a hora, e avisar a CM tv patra lá estar a filmar.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: Petróleo...

por RFPB » 14/2/2022 13:10

Não virá o petróleo para baixo?
Por causa do conflito Rússia, Ucrânia e outros, quando está tudo à espera que o movimento se faça para cima, não poderá o petróleo fazer o movimento inverso? :-k
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1448
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Petróleo...

por edvieira » 4/2/2022 19:13

Concordo que os 100$ é a meta, mais não seja pelo factor psicológico, e como alguém disse acima, que espera que ainda este ano visite os 75$ novamente o que tb concordo...
Deixo aqui um gráfico com uns Fibonacci extensions, e a resistencia dos 100$ corresponde quase perfeitamente 0s 161.8% e tb (não tão bem) com os 127,20%. A partir dai espero uma inversão de tendência.
Anexos
USOIL.jpg
 
Mensagens: 49
Registado: 30/12/2017 18:02

Re: Petróleo...

por cloubird » 4/2/2022 16:18

Os 100$ é uma questão de dias, para a semana já lá vai estar.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado: