Caldeirão da Bolsa

OT - Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 1/3/2022 12:03

Inúmeras vezes me fartei de alertar para o extremismo do PCP e sempre fui criticado por grande parte da comunidade do CdB. Aqui têm a prova. Que sirva de exemplo para o que é defender partidos/causas extremistas.

Aqui têm o que é o extremismo do PCP. Até a Visão se envergonha.



“O PCP age como se não tivesse caído o muro de Berlim”. Não condenar claramente a Rússia “vai levar a dissidências, mesmo que silenciosas”


Foi o único partido no Parlamento que não condenou frontalmente a invasão russa à Ucrânia. Os comunistas têm criticado as ações de Putin, mas deslocam a responsabilidade da guerra para a NATO, para a União Europeia ou para os norte-americanos. O antigo deputado Miguel Tiago foi mesmo ao Twitter do presidente ucraniano demarcar-se das palavras de solidariedade de Marcelo Rebelo de Sousa para com a Ucrânia. Não estamos em período eleitoral, mas a atitude do PCP não vai passar em branco, anteveem analistas políticos


Até agora, a invasão russa à Ucrânia foi responsabilidade da NATO, da União Europeia e dos Estados Unidos: é este o olhar comunista sobre o conflito no leste europeu. O PCP escolheu não se envolver demasiado e, na Assembleia da República, foi o único partido a não condenar o avanço das tropas separatistas pela Ucrânia; não participou em nenhuma das manifestação de apoio aos ucranianos, que têm estado a acontecer em Portugal, e um antigo deputado até o fez saber ao presidente da Ucrânia, via Twitter. A postura dos comunistas não é uma novidade: agiram de forma semelhante quanto ao pacto germano-soviético (1939), à invasão da Hungria (1956) e de Praga (1968). “Qualquer uma destas datas são tempos de negrume para as linhas oficiais dos comunistas”, diz o politólogo José Adelino Maltez, que prevê que, tal como aconteceu em 1968, a falta de clareza do partido perante “a defesa do principio da autodeterminação vá levar a dissidências, mesmo que sejam silenciosas”.

Antes da madrugada da última quinta-feira, 24, quando a Rússia entrou território ucraniano a dentro, o PCP defendia que não estava a ser preparada nenhuma invasão. O dirigente António Filipe chegou mesmo a ironizar na sua conta no Twitter que “Biden decidiu que a Rússia tem de invadir a Ucrânia quer queira quer não queira. Se não invadir a bem terá de invadir a mal” ou: “a guerra da Ucrânia não será uma recreação televisiva da Guerra dos Mundos do Orson Welles? Recriação, queria eu dizer”. Horas mais tarde, com as imagens dos tanques de guerra e das explosões a circular por todo o mundo, seria inevitável manter a mesma convicção, já a leitura que o partido fazia dessas imagens começou logo a destoar da dos restantes. A guerra resulta do “problema da utilização da NATO como instrumento desses objetivos e o problema da subordinação da União Europeia à política belicista dos Estados Unidos e da NATO”, argumentou o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, na primeira reação oficial, em que também defendeu ser preciso “travar a escalada de confrontação política, económica e militar”.

As declarações que se seguiram de outros dirigentes não destoaram: o vereador da Câmara de Lisboa João Ferreira atribuiu, no Twitter, a responsabilidade também à “estratégia de alargamento e confrontação da NATO/EUA”; e a deputada e membro do Comité Central Alma Rivera escrevia que as violações ao acordo de paz de Minsk já aconteciam há oito anos, não são de agora, acusando os média de fazerem “tábua rasa de bombardeamentos a estruturas civis no Donbass” anteriores. “Um dos problemas é que a nossa história não começa a contar a partir do momento em que se torna notícia”, acrescentou.


O secretário-geral do PCP usou as mesmas palavras para se referir à Guerra na Ucrânia, sublinhado, no entanto, que Putin “desfere um ataque à União Soviética e à notável solução que esta encontrou para a questão das nacionalidades e o respeito pelos povos e as suas culturas”. Segundo o professor universitário e investigador José Adelino Maltez, os comunistas também não estão a respeitar a autodeterminação da Ucrânia, quando não se posicionam claramente ao lado deste país. “Gostava de ter visto uma bandeira comunista na manifestação de ontem”, lamenta o politólogo. Confessa-se ainda “desgostoso” com a atitude do PCP, que não encontra paralelo noutros partidos comunistas na Europa – “na Bélgica, por exemplo, vemos bandeiras com foices e martelos nas ruas em defesa da Ucrânia”.

“Há quem queira ver a realidade e há quem queira ver filmes de ficção”, continua José Adelino Maltez, que refere que o partido está “embarcado numa propaganda que os faz ser aliados de regimes como o de Cuba, da Venezuela, da Síria. Utilizam uma terminologia de guerra híbrida para se manterem fiéis ao conceito de ódio à NATO e à União Europeia. E estão a equiparar isto à defesa de um povo”.

Não estamos em período eleitoral e, por isso, o professor não crê que esta posição vá prejudicar muito o partido nas urnas, daqui a dois ou três anos, mas José Adelino Maltez prevê alguma contestação interna. Recordando o exemplo da invasão à Checoslováquia pelos exércitos do Pacto de Varsóvia, que colocou um ponto final na Primavera de Praga, em 1968, virando o país para o comunismo. Morreram 72 pessoas e outras 700 ficaram feridas. Em Portugal, Álvaro Cunhal defendeu a invasão da então União Soviética, contrariamente ao que aconteceu com a maioria dos partidos comunistas da Europa, como o francês, o espanhol, o italiano, o austríaco. Cunhal não tomou esta decisão, sem resistêcia interna e teve até de se deslocar à Checoslováquia para acalmar os ânimos na célula comunista portuguesa, mas não evitou uma onda de desertores. “Dentro do partido houve resistência em aceitar a invasão soviética mas fomos sendo convencidos dos riscos que a revolução checoslovaca podia representar e venceu a doutrina Brejnev”, contava o histórico dissidente comunista Carlos Brito, ao DN, a propósito dos 50 anos da Primavera Árabe.

“O PCP não evoluiu, ao contrário de outros partidos comunistas”, considera José Palmeiras, professor de ciência política na Universidade do Minho. “Mantém a mesma ortodoxia: O PCP age como se não tivesse caído o muro de Berlim e com nostalgia da União Soviética”. O que lhe pode valer um desgaste “ainda maior” da sua imagem e “seria pior se ainda existisse Geringonça”, acrescenta o politólogo, que descreve a posição comunista perante a Guerra na Ucrânia como “embaraçosa”.

Esta segunda-feira, o antigo deputado do PCP Miguel Tiago fez questão de dar mais um passo no seu posicionamento em relação à Ucrânia e comentou uma publicação do presidente Volodymyr Zelensky, em que este agradecia o telefonema de apoio do Presidente da República português e os contributos de Portugal (que enviou armas e equipamento de proteção individual para a Ucrânia). “Não em meu nome”, quis esclarecer Miguel Tiago.

A relação do PCP com a Ucrânia
O posicionamento do PCP em relação à Ucrânia tem de ser contextualizado com os acontecimentos de 2014, quando a Crimeia foi invadida pela Rússia, e do ano seguinte, quando a lei da descomunização do País foi levada a cabo.

Há oito anos, a par do que já vinha acontecendo desde o início do século com a Revolução Laranja, o Partido Comunista Ucraniano (KPU) opôs-se aos episódios na Praça Maidan, que passaram pela luta da população para uma maior integração europeia e por protestos contra o presidente Viktor Yanukovych – próximo da Rússia. Isto foi em fevereiro de 2014, e nos meses seguintes o executivo que se seguiu decide perseguir o partido por alegada colaboração quer com a Rússia, quer com os separatistas russófonos do leste ucraniano.

Entre a ostracização dos 29 deputados do KPU no Parlamento até às eleições de outubro, que deixaram os comunistas de fora do hemiciclo, o PCP foi alertando para tais acontecimentos – basta observar os vários comunicados que a Soeiro Pereira Gomes emitiu na altura. Daí que, já em 2015, quando o Estado ucraniano decide “descomunizar” o País, mandando retirar todos os símbolos comunistas (ação para a qual contou com a colaboração de forças de extrema-direita) e impedir – até hoje – Petro Symonenko, secretário-geral do partido, de se candidatar, o PCP nunca mais viu Kyev com os mesmos olhos, nem mesmo agora, com os russos a invadiram aquele território. Ainda há duas semanas, os eurodeputados comunistas Sandra Pereira e João Pimenta votaram contra a prestação de assistência macrofinanceira à Ucrânia no valor de 1,2 milhões de euros (e os bloquista José Gusmão e Marisa Matias abstiveram-se).
Anexos
PCP.jpg
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10871
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por Marco Martins » 23/2/2022 20:47

Masterchief Escreveu:
Marco Martins Escreveu:...
Tal como não faz sentido o vencimento mínimo aumentar e o patrão em vez de aumentar os trabalhadores mais antigos e experientes e que já ganhavam um pouco mais, resolve, dar-lhes o vencimento mínimo na mesma (nãoos aumenta proporcionalmente) e aos novos dá também o vencimento mínimo e ficam todos por igual independentemente da experiência!!!

Ou seja, o bom senso também deveria imperar na fiscalização que é feita.

É este o socialismo reinante na Tugalandia. E é isto que o povo quer. É isto que o povo gosta.
Portugal está como está por escolha da maioria. E não vai mudar.


O facto de pedir mais decencia no tratamento dos trabalhadores nada tem a ver com o socialismo, senão estavamos mal!!!
Por outro lado, esqueceu-se de ler a primeira parte:

E aqui voltamos ao mesmo... Portugal precisa de crescer pela dinâmica das empresas e não pela imposição de salários!
Embora aparentemente os salários sejam baixos, muita coisa poderia melhorar se as empresas fossem mais fiscalizadas e o oportunismo e exploração dos trabalhadores fosse mais fiscalizado!
 
Mensagens: 6450
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Políticas para Portugal

por Masterchief » 23/2/2022 18:52

Marco Martins Escreveu:...
Tal como não faz sentido o vencimento mínimo aumentar e o patrão em vez de aumentar os trabalhadores mais antigos e experientes e que já ganhavam um pouco mais, resolve, dar-lhes o vencimento mínimo na mesma (nãoos aumenta proporcionalmente) e aos novos dá também o vencimento mínimo e ficam todos por igual independentemente da experiência!!!

Ou seja, o bom senso também deveria imperar na fiscalização que é feita.

É este o socialismo reinante na Tugalandia. E é isto que o povo quer. É isto que o povo gosta.
Portugal está como está por escolha da maioria. E não vai mudar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 644
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Políticas para Portugal

por Marco Martins » 22/2/2022 17:18

Opcard Escreveu:
Marco Martins Escreveu:https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/grupo-portugu%C3%AAs-que-produz-cabos-para-a-maserati-e-ferrari-n%C3%A3o-consegue-contratar-trabalhadores/vi-AAU846V?ocid=entnewsntp

São de Castelo Branco e como não conseguem contratar lá, vão para a Turquia!!!!

Porque não mudam para outra zona de Portugal, em vez de irem para a Turquia ?!?!?


Porque a lira turca desvalorizou 40% e o euro 0%


Sim, era aí que queria chegar... ou seja, a mudança não acontece por causa da falta de operários mas sim por causa dos custos.

E aqui voltamos ao mesmo... Portugal precisa de crescer pela dinâmica das empresas e não pela imposição de salários!
Embora aparentemente os salários sejam baixos, muita coisa poderia melhorar se as empresas fossem mais fiscalizadas e o oportunismo e exploração dos trabalhadores fosse mais fiscalizado!

Por exemplo, um dia destes estacionei num parque "Low-cost" perto do aeroport sa carneiro, e por 30min paguei 12€ !!!
E isto porque é um parque que funciona com diárias e na entrada não tem qualquer indicação sobre isso!!!! E a ASAE nada faz e permite que muitas pessoas sejam assim enganadas!!!! São estes (e tantos outros idênticos) abusos e oportunismos que não podem acontecer numa sociedade justa!!
Tal como não faz sentido o vencimento mínimo aumentar e o patrão em vez de aumentar os trabalhadores mais antigos e experientes e que já ganhavam um pouco mais, resolve, dar-lhes o vencimento mínimo na mesma (nãoos aumenta proporcionalmente) e aos novos dá também o vencimento mínimo e ficam todos por igual independentemente da experiência!!!

Ou seja, o bom senso também deveria imperar na fiscalização que é feita.
 
Mensagens: 6450
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Políticas para Portugal

por Opcard » 21/2/2022 21:16

Marco Martins Escreveu:https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/grupo-portugu%C3%AAs-que-produz-cabos-para-a-maserati-e-ferrari-n%C3%A3o-consegue-contratar-trabalhadores/vi-AAU846V?ocid=entnewsntp

São de Castelo Branco e como não conseguem contratar lá, vão para a Turquia!!!!

Porque não mudam para outra zona de Portugal, em vez de irem para a Turquia ?!?!?


Porque a lira turca desvalorizou 40% e o euro 0%
 
Mensagens: 4883
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Políticas para Portugal

por Marco Martins » 21/2/2022 20:27

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/grupo-portugu%C3%AAs-que-produz-cabos-para-a-maserati-e-ferrari-n%C3%A3o-consegue-contratar-trabalhadores/vi-AAU846V?ocid=entnewsntp

São de Castelo Branco e como não conseguem contratar lá, vão para a Turquia!!!!

Porque não mudam para outra zona de Portugal, em vez de irem para a Turquia ?!?!?
 
Mensagens: 6450
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Políticas para Portugal

por Caramelo » 21/2/2022 11:15

Progressivamente mais pobres

Não somos competitivos, não atraímos talento nem investimento, não crescemos. Qual é a nossa política fiscal para sairmos da cauda da Europa?

https://eco.sapo.pt/opiniao/progressiva ... is-pobres/
 
Mensagens: 525
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 20/2/2022 12:31

Palmira287 Escreveu:Deixo também aqui um vídeo interessante para reflexão:


Exacto por isso que me recuso a votar.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10871
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 15/2/2022 23:58

cloubird Escreveu:bem sei que falar disso não faz chover....mas educarem a população par hábitos de poupança de água.


Eles resolvem facilmente o problema do consumo privado, levas com um aumento de impostos que vais chorar cada gota. :mrgreen:


Ao mesmo tempo esvaziaram barragens para produzir electricidade...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10871
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por caldeirum » 15/2/2022 21:31

Vão refazer a eleição no círculo da europa sabendo à partida o resultado de milhões de votos? Que bela salgalhada!
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 345
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Políticas para Portugal

por cloubird » 12/2/2022 19:11

a classe jornalística principalmente do canais cor de rosa com a CMTV ou a CNN Portugal são uma lastima temos o mundo `beira de um conflito e essa gente só fala de um tipo, que sofria bolling, e que estava a planear matar colegas..

e pronto no meio de guerras, politicas é isso que nos dão.

a classe jornalista pelo menos os que estão nestes canais, devem escolhe-los s a dedo para terem os piores.


já lá vai tempo de jornalismo d verdade e sério, a cmtc v é uma lastima.

Dantes era uma historia qualquer de um piloto, depois uma rosa de não do que, depois um miúdo que coitado caiu num buraco em Marrocos, foram horas, agora é um tipo de 18 anos que acredito que deve ter algum distúrbio ui psíquico, confesso que tenho pena.

Enquanto isso temos a brutal seca que pode atira Portugal so charco e menos de nada, Se não chover de verdade, até final de AMio podemos ter de fechar sectores de atividade, agricultura turismo, bem sei que falar disso não faz chover....mas educarem a população par hábitos de poupança de água.


Por isso somos uma nação tão fraca e nula, é olhar para o que a TV oferece que temos logo um ideia.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: Políticas para Portugal

por Caramelo » 11/2/2022 11:38

Flav Escreveu:Só uma observação. Raramente (dou pouco que consigo ler no meu tempo disponível) vejo uma opinião própria do Caramelo. É mais especialista em "copy pastes", lol.
Já do camarada socialista Flav, desde o dia 31 de janeiro, tem sido um fartote (coincidências) :mrgreen:
 
Mensagens: 525
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por Flav » 11/2/2022 11:34

Só uma observação. Raramente (dou pouco que consigo ler no meu tempo disponível) vejo uma opinião própria do Caramelo. É mais especialista em "copy pastes", lol.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Políticas para Portugal

por Caramelo » 11/2/2022 11:28

 
Mensagens: 525
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: Políticas para Portugal

por cloubird » 9/2/2022 20:33

Pata-Hari Escreveu:
suminvestido Escreveu:Com tanto iluminado direitola que por aqui anda, o país nem vai precisar dos postes de iluminação durante a noite, vai ser só poupar :lol: :lol: :lol:


Este teu post, claramente, não acrescenta nada ao fórum.

Como já foi devidamente e adequadamente respondido, não há necessidade de o apagar mas, este tipo de conteúdo é intolerável em qualquer espaço moderado e que pretenda ter trocas de opiniões civilizadas.


eu diria intolerável pois faltam ali personagens. e muitas.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 9/2/2022 14:06

PXYC Escreveu:
PT_10Y_2022_02_07.png


:roll:


Presidente do Bundesbank prevê inflação superior a 4% na Alemanha e insta BCE a reagir rapidamente



Uma coisa e certa se tivermos novamente banca rota vou voltar as urnas para votar PS :mrgreen:

Para ja ainda parece cenario altamente improvavel, a inflacçao pode vir a reduzir-se com a verdadeira abertura da economia e estabilizaçao das cadeias produtivas e agora o oil parece estar a ter um bom aumento de oferta o que pode reduzir bastante a pressao inflacionaria durante 2022.


Lusitanus concordo que tambem tera sido outro factor fulcral o voto util da esquerda.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10871
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por Lusitanus » 9/2/2022 13:53

É evidente que o primeiro-ministro indigitado tem o dever de OUVIR todos os partidos com assento na Assembleia da República. É o que se espera de quem se diz democrata. Há que respeitar TODOS os portugueses!!!
Não tem que concordar mas tem que OUVIR!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1781
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: os cordoes sanitários na politica

por Marco Martins » 9/2/2022 13:36

cloubird Escreveu:
O Costa vai ignorar 500.000 eleitores ?



Esta atitude do Costa em não ouvir a 3a maior força no parlamento também não me parece muito correcta!!!

Se o Chega lá está representado, o Costa por respeito aos eleitores deveria também dar-lhes o mesmo tempo de antena que aos restantes partidos!

Com isto, o Costa está somente a ser aquilo que tantos criticam nas ditaduras... seleciona o que quer fazer e ignora o povo!!
 
Mensagens: 6450
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Políticas para Portugal

por Lusitanus » 9/2/2022 13:31

BearManBull Escreveu:
Masterchief Escreveu:O PS engatou no discurso da austeridade e a culpa é do Passos e o povo "engoliu" o isco, o anzol e até o fio.

A minha teoria para a maioria é simples, primeiro o Rio era um Costa pintado cor de laranja (o PSD não passa de um PS com gente um poucoxinho menos pessima) e segundo ninguém quiz arriscar ficar de fora da distribuição dos dinheiros comunitarios, isto justifica como é que o PS conseguiu ganhar todos os distritos do pa´ís. Por fim a zanga com o PCP/BE por gerarem uma crise politica em plena pandemia.

O PS teve agora mais cerca de 300 000 votos do que há 2 anos. A minha teoria para a maioria simples do PS diz que esses votos vieram sobretudo do PCP e do BE. O povinho de esquerda resolveu votar "útil" no PS ante a ameaça de um Rio reformista e a perspetiva de, com Costa, os reformados terem mais um aumento de 10 euros na sua pensão e o salário mínimo aumentar até aos 850 euros, até 2025. Simples! :-"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1781
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Políticas para Portugal

por PXYC » 9/2/2022 12:44

PT_10Y_2022_02_07.png
PT_10Y_2022_02_07.png (41.35 KiB) Visualizado 7717 vezes


:roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 663
Registado: 13/10/2014 16:44

os cordoes sanitários na politica

por cloubird » 9/2/2022 9:51

Não votei chega, mas porque não acho que sejam extrama direita, ou que se pareca, acho-os um bando de oportunistas e pouco qualificados.

Compara-los a Salazar é criem, pois Salazar foi um grande govrnante, homem com valores eticos e morias, e que teve de lidar com os piores da historia e sem que tivessemos side apanhado na teia, teve de negociar com hitler, não ser incomodado pels tropas nazis, e teve de conviver com Franco. e mais importente combater os comunas

"Deus Patria e famila " Tirando a questão religiosa, onde esta o mal desta frase, o estado novo não foi o terror que se diz, Salazar era um hhomem integro, nunca roubou, não morreu rico, certo era conservador. Lutou feroz mente contra os comunistas, e então ?, qual o mal ?

Alentejo, essa grande patria comunista, veja-se como está hoje

Falam do cordão sanitario ao chega, ok, eu não teria grande orgulho de pertencer ao chega, MAs sejamos honeto, o BE ou o PCP são melhores ?

Se querem fazer um cordão ao chega, então ergam uma estatu a estaline e apoem o maduro.

O Costa vai ignorar 500.000 eleitores ?

No funfdo o que o Ventura quer é isto mesmo, ser ostracisado, a aposta do chega vai ser captar votos de protesto. quem daqui a uns 4 anos estiver farto do costa e da esquerdalha vai votar Ventura, a não ser que Montenegro chege para o Ventura.

Pergunto aqui e é simples,, gostariam mais de ter um gover com a esquerdalha radical, BE, PCP e PAN, ou o chega ?

Concordo, que qualquer um deles seria mau.

O chavão racista etc, etc, diz-me pouco, tenho mais medo de uns tipos que são contra a propriedade rpivada, mas depois tem o caso Robles, do que um tipo que fala de uma familia qq que tirou uma foto com o MArelo e eram uns delinquentes.

Teria medo de vver num pais controlado pelos comunistas e bloquistas, e panistas.

Tomara o Ventura ser 10% de Salazar.

O tal cordão sanitario mais não é do que dra força ao ventura. pensemos num exemplo, vemos um cão raivoso na rua, a quere morder, e depois vemos um conjunto de outros caes a tentar morder ou matar esse cão raivoso. Se esse cão não nos fez mal, vamos ter pena do cão raivoso.

e é assim que o ventura vai ganhar votos.

de que vejo muitos dos políticos do chaga são intelectualmente fracos, e bastava um debate sério para desmontar esse partido. Portanto a estratégia de fazer isso ao chega só lhe da força. Alias é o que a esquerdalha quer, dar froça ao chega para a tirar ao PSD.

Se´r qque eu sou o único a ver isso ?
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 9/2/2022 0:53

Masterchief Escreveu:O PS engatou no discurso da austeridade e a culpa é do Passos e o povo "engoliu" o isco, o anzol e até o fio.


Uma coisa a é certa os FPs perderam muito poder desde a crise. O PS não repoz nem de perto o poder de compra que tinham noutro tempo, no entanto fez a tolice de engoradar o estado com novo recorde de FPs e pior inundou tudo com mais processos burocráticos e departamentos das inutilidades e isso nos hospitais tem-se sentido e ressentido.

Mas em termos daquilo que a generalidade dos FPs em cargos similares podia comprar em 2005 e o que pode comprar em 2022 não tem sequer termo de comparação e pior que nunca viram o salário tão próximo do salário mínimo.

A minha teoria para a maioria é simples, primeiro o Rio era um Costa pintado cor de laranja (o PSD não passa de um PS com gente um poucoxinho menos pessima) e segundo ninguém quiz arriscar ficar de fora da distribuição dos dinheiros comunitarios, isto justifica como é que o PS conseguiu ganhar todos os distritos do pa´ís. Por fim a zanga com o PCP/BE por gerarem uma crise politica em plena pandemia.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10871
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por António Vieira » 8/2/2022 23:36

Em 20 anos foram metidos na banca portuguesa , 29 mil milhões de euros!!!!

Quanto mais foi para a CP? TAP?

Vamos a caminho do drama da falta de médicos, professores e enfermeiros.

Roubar aos pobres para dar aos ricos. É difícil explicar a quem não quer entender.

Ah claro,... Depois tem que roubar aos FP e pensionistas pq ele não estica.

Vamos outra vez a caminho do precepicio. Sim!!

TGV, TAP, etc e depois..... Lá vai levar os mesmos outra vez (os ricos dos FP). Sempre a mesma conversa!!

Gostava de ler, que não era preciso um Tgv, a tap, etc

Temos dos melhores médicos, professores, enfermeiros, treinadores mundiais e em vez de aproveitar o quanto custaram ao hierario público, o que fazemos??? Desmotivamos esses profissionais, desvalorizam- Los e metemos o cash em elefantes brancos(como 10 estádios de futebol, por ex). Os outros aproveitam-nos pois quantos já emigraram???
 
Mensagens: 243
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Políticas para Portugal

por Palmira287 » 8/2/2022 22:34

Masterchief Escreveu:Partilho aqui um comentário do facebook (de um reformado) que eu já ouvi várias pessoas a repetir aqui pela vizinhança.
Talvez ajude a entender o porquê da maioria do PS nas eleições e o porquê da estratégia do kosta (e outros ilustres socialistas antes dele).
"E o que fez o PSD, quando esteva a governar, para justificar o voto dos Portugueses ? Essa reclamação que continuamos a ser isto ou aquilo, com o PS, mas alguém me convence que se estava melhor com o PSD ? Comparações para os que as queiram fazer. um reformado teve 10 euros de aumento, pouco sem duvida, mas quando o PSD esteve no Governo, não me deu nenhum aumento e TIROU-ME 13 euros por mês. Os funcionários públicos que reclamam nos aumentos que recebem agora, viram o PSD reduzir o vencimento que tinham na altura ( nem piaram), os trabalhadores que tinham direito a alguns feriados que estavam consagrados na nossa constituição, tiveram que passar a trabalhar nessas datas, porque o PSD entendeu que tinham muitas folgas. Os subsídios de férias e Natal passaram a ser pagos ás pinguinhas ( o chamado dinheiro de sardinhas) não tiraram os subsídios, mas foi a mesma coisa, enquanto que as pessoas chegavam ás datas previstas, recebiam todo o montante e viam o dinheiro , a receber aos 30/40 euros por mês, nem o chegavam a somar. O PSD em muitas regiões entendeu fechar Hospitais, Finanças e mudar para outras zonas, a nós aqui em Gaia, nem foram grandes alterações, mas por exemplo em Viseu, tenho família que tinha o Hospital a 7 quilómetros e agora só tem que ir a Lamego ( em vez de 7, faz mais de 40, as finanças que abrangiam uma zona para aquelas aldeias de 6 ou 7 quilómetros de distancia, agora quem quiser ir ás finanças tem que se deslocar mais de 40 quilómetros. agora diz-me lá se o PSD com estas mudanças ( e com muitas outras, mas eu só estou a falar no que me diz respeito) interessou a alguém como Governo. Claro que para muitas pessoas ( os chamados gameleiros) até interessa o PSD, mas a mim não. Por esse motivo tive muito gosto em ver a cara de azia com que ficou o RIO. Esse tipo alias nunca devia ter um único voto da malta que pertence ao PORTO cidade, só por ter feito o que fez nos ALIADOS: Eu não percebo nada de politica, só falo no que é a vida dia a dia, e eu estou bem assim, claro que se pudesse estar melhor, seria óptimo, mas não é com o PSD que iria ficar melhor, de certeza."

Numa coisa eu concordo, o PC foi longe demais ao mexer nas reformas e nos FPs. Estes não querem saber o porquê. Só sabem que foram prejudicados. O porquê é secundário. Não importa que o país estivesse na falência e sob resgate. Isso não lhe diz nada.
Se as novas gerações andam a pagar as reformas deles e quando chegar a vez deles não vão ter quem lhas pague isso é problema na nova geração. Eles já estão servidos. Os outros que se sirvam.
E assim se ganham eleições e hipoteca o futuro do pais... (hipoteca? O que é isso?)...


Acho que o Masterchief levantou uma questão que me parece importante. Quais são os direitos das futuras gerações?

Encontrei isto https://gulbenkian.pt/de-hoje-para-amanha/o-que-pensam-os-cidadaos-e-os-politicos/ e os resultados falam por si. Desconfio que se a pirâmide demográfica fosse invertida o discurso politico ou a importância dada seria outra.

Encontrei também uma noticia de 2011: https://tvi24.iol.pt/politica/jsd/cada-portugues-nasce-ja-com-divida-de-16-mil-euros,que refere:
(...) a criação de um Alto Comissariado para a Justiça Inter-Geracional que acompanhe a elaboração de actos legislativos com impacto inter-geracional(...), mas até hoje nada.


Deixo também aqui um vídeo interessante para reflexão:
 
Mensagens: 34
Registado: 21/7/2020 23:15

Re: Políticas para Portugal

por Masterchief » 8/2/2022 21:39

Penso que foi apenas para vencimentos acima de 1000€ ou coisa do género, mas sim, houve cortes, claro. Queriam que pagasse as dividas como? Havia alternativas mais "suaves"? Tenho duvidas...
Em relação ás "pinguinhas" é mais do mesmo. Não vale a pena tentar explicar. É fora do costume a que foram habituados desde que nasceram nesta republicas das bananas. É complicado demais para entenderem.

As pessoas não têm noção nenhuma do que aconteceu naquela época. Até hoje não entenderam muito bem o que se passou e muito menos quem foram os responsáveis. E continuam sem entender que vamos a caminho de mais do mesmo.

É como o velho ditado "Com papas e bolos se enganam os tolos.".
O PS engatou no discurso da austeridade e a culpa é do Passos e o povo "engoliu" o isco, o anzol e até o fio.

Eu concordo com aqueles que dizem que a única solução para Portugal passará mesmo por um liberalismo forte durante alguns anos. Não será com o PSD e não vejo isso a acontecer tão cedo. A não ser que o diabo resolva aparecer. E mesmo assim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 644
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, aaugustobb_69 e 55 visitantes