EDP Renováveis - Tópico Geral
Re: EDP Renováveis - Tópico Geral
Não sei qual a estupefação, às vezes é bom sair um pouco do imediato e olhar para o quadro geral.
A EDPR valorizou 1000% em 8/9 anos. Diria que isso por si só já é fantástico mas.. é uma empresa cotada no PSI! É quase um milagre!
Está a 13% do máximo histórico depois de uma valorização de 55% em 8 meses (Março-Outubro).
Se capitalizaram estes movimentos ou não, não sei. O que vai acontecer no futuro próximo? Não faço ideia. Mas não me parece caso para pânicos.
A EDPR valorizou 1000% em 8/9 anos. Diria que isso por si só já é fantástico mas.. é uma empresa cotada no PSI! É quase um milagre!
Está a 13% do máximo histórico depois de uma valorização de 55% em 8 meses (Março-Outubro).
Se capitalizaram estes movimentos ou não, não sei. O que vai acontecer no futuro próximo? Não faço ideia. Mas não me parece caso para pânicos.
ParaCima Escreveu:NirSup Escreveu:Crescimento Exponencial da Iberdrola Renováveis
Dados dos 9 meses de 2021
Lucro líquido: 1.280 ME (+270%)
EBITDA: 3.040ME (+ 70.9%)
Receitas: 3.900 ME (+ 32.8%)
Resultados Operacionais: 3.550 ME (+ 33.6%)
Produção: 55.139 GWh de energia renovável (+10.4%)
Capacidade instalada: 37.378 MW (+10.4%)
By Nirvana
Nirvana estou a pensar shortar a edpr.
Achas que a iberdrola r é o goggle? Qual é a divida da empresa e o fcf? Isso é que me interessa. Posso ter roic negativos com crescimento das vendas.
Eu acho que é tudo culpa do ParaCima! WSB à moda do Caldeirão.
fosgass2020 Escreveu:Que massacre!
Vestas: -18,41%
Siemens Gamesa: -11,63%
Nordex: -10,26%
Solaria: -8,54%
EDPR: -5,98%
Orsted: -5.19%
SMA Solar: -4,76%
Greenvolt: -0,72%
Penso que amanhã a EDPR deve recuperar qualquer coisa...
Mas alguém tem uma ideia como se explica este massacre?
- Registado: 29/11/2007 1:36
NirSup Escreveu:fosgass2020 Escreveu:Que massacre!
Salvou-se, ao menos, a GreenVolt. Salvou a honra do Convento.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nirvana estás em negaçao. Está a vista de todos o negocio da edpr.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
- Registado: 12/3/2009 3:42
NirSup Escreveu:fosgass2020 Escreveu:Que massacre!
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
fosgass2020 Escreveu:Que massacre!

Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Que massacre!
- Registado: 7/12/2020 19:33
NirSup Escreveu:Resultados da EDPR: 9M2021
Negativo:
a) Receitas decresceram €68 ME (-5% YoY).
b) Menos receitas da rotação de ativos
c) Variação cambial (valorização do dólar)
d) EBITDA €917 ME (-15% YoY)
f) Resultado Líquido somou €148 ME (-54% YoY)
Positivo:
a) Despesas Financeiras desceram €29 ME vs 9M20
b) Dívida Líquida totalizou €3,320 ME (-€122 ME vs Dec-20)
c) Capacidade instalada (EBITDA): +1.281 MW (YoY)
d) Capacidade instalada (EBITDA + Eq. MW): +1.501 MW (YoY)
e) Capex: 1762 ME (+44% YoY)
A explicação dada pela empresa para a queda das receitas e do RL (quietude global, valorização do dólar e menos valias na rotação de ativos) aceita-se. Mas as críticas não deixam de ser fundadas e serão de aceitar igualmente.
Foi um trimestre mauzinho com resultados mauzinhos.
Uma surpresa para mim e para o mercado em geral.
Melhores tempos virão. Espero eu.
By Nirvana
E o shutdown no texas em jan/fev que teve influencia nos resultados no primeiro trimestre e, por consequéncia, no acumulado dos restantes trimestres.
Já na altura do primeiro trimestre achei que os resultados não foram maus apesar da quebra nos lucros, tendo em conta o que aconteceu no texas nessa altura. outras empresas foram mais penalizadas.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... de-dolares
https://expresso.pt/economia/2021-05-13 ... e-b05cf3e2
Não estou a ver aqui comparação feita entre a EDPR e a Greenvolt.
PARES INTER PARES
Só para acrescentar algo que me esqueci de realçar.
A EDPR tinha, em 30/09/2021, sob construção 2.385 MW (EBITDA) e 2.654 MW (EBITDA + Eq. MW).
Para os que gostam de fazer comparações, a GreenVolt, na mesma data, salvo erro ou omissão, tinha sob construção em 2 parques eólicos na Polónia 50 MW.
PORAMORDASANTA, não comparem o que é incomparável.
By Nirvana
Só para acrescentar algo que me esqueci de realçar.
A EDPR tinha, em 30/09/2021, sob construção 2.385 MW (EBITDA) e 2.654 MW (EBITDA + Eq. MW).
Para os que gostam de fazer comparações, a GreenVolt, na mesma data, salvo erro ou omissão, tinha sob construção em 2 parques eólicos na Polónia 50 MW.
PORAMORDASANTA, não comparem o que é incomparável.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
a) e b) têm de ter base igual para comparação. Ou Dec20 ou 9M20.
Pelo que vejo o dinheiro do aumento de capital já se foi.
Pelo que vejo o dinheiro do aumento de capital já se foi.
Resultados da EDPR: 9M2021
Negativo:
Positivo:
A explicação dada pela empresa para a queda das receitas e do RL (quietude global, valorização do dólar e menos valias na rotação de ativos) aceita-se. Mas as críticas não deixam de ser fundadas e serão de aceitar igualmente.
By Nirvana
Negativo:
Positivo:
By Nirvana
Eu sou daqueles que não acredita muito no eólico onshore. Acho uma tecnologia que não é fiável e é altamente poluidora (especialmente poluição visual).
Acredito sim na tecnologia solar que deveria estar em cima de cada telhado uma vez que o espaço já existe e está a ser "desaproveitado" pelas telhas. Falta uma lei que obrigue à instalação nos telhados superiores a uma determinada área (tipo 200m2), com os custos a serem suportados pelas operadoras (que ficariam com um contrato de aluguer da área a custo zero por um determinado tempo, até amortizar o equipamento). Faria muito mais sentido do que andarem a pagar tarifas.
Entretanto, por uma questão de preço, como não as apanhei a 22.50, entrei a 22.62, para ver o que isto dá. Mas atenção que é para vender quando isto recuperar um pouco (uns 2% já me chega para pagar o "caldo").
Acredito sim na tecnologia solar que deveria estar em cima de cada telhado uma vez que o espaço já existe e está a ser "desaproveitado" pelas telhas. Falta uma lei que obrigue à instalação nos telhados superiores a uma determinada área (tipo 200m2), com os custos a serem suportados pelas operadoras (que ficariam com um contrato de aluguer da área a custo zero por um determinado tempo, até amortizar o equipamento). Faria muito mais sentido do que andarem a pagar tarifas.
Entretanto, por uma questão de preço, como não as apanhei a 22.50, entrei a 22.62, para ver o que isto dá. Mas atenção que é para vender quando isto recuperar um pouco (uns 2% já me chega para pagar o "caldo").
Uma queda enorme nos resultados em comparação logo com 2020? Francamente. Tudo que foi escrito pelo Optimiza no tópico da Greenvolt revela-se verdade. Um elefante mal gerido.
fosgass2020 Escreveu:O meu interesse só desperta a partir dos 22.50€ e cheira-me que entre hoje e amanhã ainda lá vai.
Foi lá mais rápido do que eu esperava! Agora é ver se consolida por aqui...
NirSup Escreveu:Goya777 Escreveu:A EDPR vende tudo ou quase tudo em contratos de longa duraçao, que nao beneficiam das subidas dos ultimos tempos (as grandes subidas sao post Setembro). Tambem estao protegidos das quedas.
O que afirmas é verdade.
Mas há uma coisa que muitos investidores não entendem ou andarão distraídos. Os parques eólicos e as centrais fotovoltaicas em construção valorizaram com a situação atual. E a empresa irá com certeza beneficiar nas vendas futuras de energia (contratos a longo prazo) com a alta de preços atuais da eletricidade.
E um investidor (não um apostador) deve olhar para o futuro e não para o passado. Os resultados da EDPR já são passado.
By Nirvana
totalmente certo
- Registado: 17/7/2014 22:33
NirSup Escreveu:Goya777 Escreveu:A EDPR vende tudo ou quase tudo em contratos de longa duraçao, que nao beneficiam das subidas dos ultimos tempos (as grandes subidas sao post Setembro). Tambem estao protegidos das quedas.
O que afirmas é verdade.
Mas há uma coisa que muitos investidores não entendem ou andarão distraídos. Os parques eólicos e as centrais fotovoltaicas em construção valorizaram com a situação atual. E a empresa irá com certeza beneficiar nas vendas futuras de energia (contratos a longo prazo) com a alta de preços atuais da eletricidade.
E um investidor (não um apostador) deve olhar para o futuro e não para o passado. Os resultados da EDPR já são passado.
By Nirvana
É f´ácil de concordar com isso.
"For wind farms, load factors range between 21% and 41% for onshore wind turbines, and 34% to 43% for offshore wind farms."
http://www.renewableenergyfocus.com/view/8359/wind-and-solar-power-cost-sensitive-to-load-factors/
A EDPR apresenta 94% de capacidade instalada em eólicas e apresenta um load factor de 28% global, quebra de 0,6pp em relação ao ano passado. Enquanto isto não aumentar, vai ser difícil a coisa correr bem! Pode ter 1 zilião de GW de capacidade instalada, se não produzirem energia, valem zero! Tem que correr pró offshore e prà renovação dos parques eólicos com turbinas mais recentes e com load factors muito superiores!
Um artigo muito interessante sobre o tema:
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiyh7KMgvzzAhWqgv0HHe5ICPgQFnoECB8QAQ&url=https%3A%2F%2Fassets.publishing.service.gov.uk%2Fgovernment%2Fuploads%2Fsystem%2Fuploads%2Fattachment_data%2Ffile%2F839515%2FL2C156060-UKBR-R-05-D_-_potential_to_improve_Load_Factors_of_UK_offshore_wind_to_2035.pdf&usg=AOvVaw3AKikF5qmUcQh8Zc_jCEYV
O meu interesse só desperta a partir dos 22.50€ e cheira-me que entre hoje e amanhã ainda lá vai.
NirSup Escreveu:AAA_ Escreveu:Com a escalada dos preços grossistas da electricidade a EDPR deve apresentar neste trimestre resultados robustos.
Espero que vá visitar os máximos históricos nas próximas semanas.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sabendo-se que a EDPR apenas produz energia (não compra para vender),
Sabendo-se que grande parte da sua produção está já vendida a preços contratualizados a longo prazo,
Sabendo-se que, a manterem-se os preços altos no mercado grossista, isso levará necessariamente a melhores condições de mercado para as vendas futuras de energia da EDPR,
Sabendo-se que, até mesmo os ativos que irão ser futuramente vendidos, irão beneficiar dos preços mais altos da energia no mercado grossista,
Sabendo que tudo isto é lógico e racional (basta ter dois dedos de testa para pensar um pouco),
Por que razão os nossos jornalistas e os nossos analistas financeiros são incapazes de ver isso e escrever sobre isso?
By Nirvana
Pois é!!??......
- Registado: 20/6/2011 21:37
Bar38 Escreveu:Enquanto o Nirp não explica....
Agora já não dá para abastecer!!??
Reteste ao suporte antiga resistencia, agora ou é ou não é....

Já expliquei.
Goya777 Escreveu:A EDPR vende tudo ou quase tudo em contratos de longa duraçao, que nao beneficiam das subidas dos ultimos tempos (as grandes subidas sao post Setembro). Tambem estao protegidos das quedas.
O que afirmas é verdade.
By Nirvana
Tenho ordem de compra a 22.49€. A ver se lá chega!
É uma primeira zona para isso, deixaria algum de lado caso precise de recuar um pouco mais e testar os 21 (numa perspetiva temporal mais alargada).
P.S. Não tenho posição nem vou ter.
P.S. Não tenho posição nem vou ter.
Enquanto o Nirp não explica....

- Registado: 20/6/2011 21:37
A EDPR vende tudo ou quase tudo em contratos de longa duraçao, que nao beneficiam das subidas dos ultimos tempos (as grandes subidas sao post Setembro). Tambem estao protegidos das quedas.
- Registado: 17/7/2014 22:33
Onde está NirSup para explicar tudo?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Phil2014 e 61 visitantes